Barra
Connect with us

Negócios

COP 29: Conheça 6 iniciativas de empresas brasileiras que reduzem a emissão de poluentes

Published

on

Subestações de energia elétrica, créditos de carbono, uso da biomassa e incentivo de descarte correto de resíduos são alguns exemplos de iniciativas adotadas

São Paulo, novembro de 2024 – Autoridades de todo o mundo estão reunidas em Baku, no Azerbaijão, para a 29ª Conferência das Partes (COP29), para discutir novas alternativas e soluções para frear o aumento da temperatura global. No Brasil, empresas de diferentes segmentos avançam nas iniciativas de sustentabilidade para diminuir o impacto ambiental e preservar a natureza. Confira as ações abaixo:

Hypera Pharma: fontes de energia renovável

O Grupo Hypera Pharma, por exemplo, passou a ter 100% de seu consumo de energia proveniente de fontes renováveis. Em 2023, colocou em operação duas novas subestações de energia elétrica em Goiás, em sua subsidiária Brainfarma. Com isso, deixou de utilizar mais de 651 mil litros de combustível para geração de energia. No mesmo ano, foi neutralizada a emissão de 3.888 toneladas de CO2, correspondentes ao plantio de 27,2 mil árvores. Outro avanço em eficiência energética foi a substituição de combustíveis das caldeiras das operações, trocando o óleo BPF (óleo de baixo ponto de fluidez, proveniente do petróleo) por gás natural. Só em 2023, essa alteração resultou na redução de 2.327 toneladas de CO2 em comparação com o ano anterior. Com as iniciativas, o grupo reduziu em quase 28% as emissões diretas, superando a meta de 20% estabelecida para 2030.

epharma: usuários compensam emissões

Outra iniciativa é da epharma, pioneira em programas de benefícios em medicamentos no Brasil, que visa atingir a meta de neutralização do carbono até 2025. Trata-se do epharmaGreen, que permite que usuários da plataforma comprem créditos de carbono para compensar as emissões indiretas de gases de efeito estufa, como aquelas geradas pelo transporte até farmácias, por exemplo. A epharma já alcançou 33% da meta de neutralização de carbono e 42% do uso de energia renovável. Em números absolutos, são 900 mil kWh de energia renovável e a neutralização de 190 toneladas de gás carbônico.

ComBio: biomassa para geração de calor

Na indústria, cerca de 70% das emissões de gases de efeito estufa são provenientes da energia térmica. Uma alternativa para substituição é a biomassa, uma fonte renovável composta por elementos naturais que se regeneram e que pode zerar as emissões de CO2. Além de substituir combustíveis fósseis para geração de energia térmica, a utilização da biomassa proporciona uma destinação para esses resíduos agrícolas, evitando descarte irregular. A biomassa inclusive bateu recorde de contribuição no Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia em 2023.

BASF: Balanço de biomassa para desfossilização das cadeias produtivas

No Brasil há 113 anos, a BASF tem investido em diferentes abordagens para alcançar sua meta global de redução de 25% das emissões de carbono até 2030. Uma das inovações que a líder mundial do setor químico tem trazido para mercado é o conceito de Balanço de Biomassa, que substitui matéria-prima fóssil por renovável.

O Complexo Acrílico da BASF em Camaçari, no estado da Bahia, unidade que fabrica insumos utilizados em várias indústrias, como adesivos, construção civil, higiene e produtos de pintura, é a primeira unidade de produção da empresa na América do Sul a obter o selo Ccycled®, atestando o uso de matérias-primas sustentáveis por meio da abordagem de balanço de massa, diminuindo a pegada de carbono de seus produtos. Em uma de suas cadeias produtivas, a nível de produto, a BASF foi pioneira em oferecer aditivos para plásticos por meio do balanço de biomassa, reduzindo em até 60% a pegada de carbono, em comparação com a pegada de carbono média global desses produtos.

Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB): Potencial em transição energética nos transportes

O Brasil dá um passo significativo em direção à mobilidade sustentável com a formação do Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB). A iniciativa busca impulsionar a transição energética limpa, economicamente viável e socialmente responsável do setor de transportes do Brasil, respeitando a neutralidade tecnológica e estimulando a neoindustrialização. Recentemente, o Acordo de Cooperação divulgou um estudo feito pela LCA Consultores e MTempo Capital, comprovando que o Brasil possui vantagens competitivas para a descarbonização do transporte, uma vez que suas matrizes energética e elétrica são limpas e compostas por energia renovável. O país já desenvolve, há décadas, alternativas efetivas de descarbonização veicular por meio dos biocombustíveis, destacadamente o etanol. O estudo mostra que o aumento progressivo do fator de uso de biocombustíveis em substituição aos fósseis em cerca de 26 pontos percentuais (de cerca de 38% para 64% de 2030 a 2050) poderia equiparar as emissões globais do cenário convergência global-híbridos às do cenário 100% elétricos, mesmo considerando a medição atual e mais restrita, do poço à roda. Estes resultados indicam o potencial de descarbonização dos biocombustíveis, soluções já disponíveis no país, de uma forma mais rápida e de baixo custo, uma vez que ocorreria mesmo sem mudanças relevantes na composição da frota atual de veículos – cuja renovação leva muito tempo, ainda em países como o Brasil, com baixo poder aquisitivo de parcela expressiva da população motorizada.

BD: Gestão de resíduos hospitalares e projeto de mobilidade

A BD, uma das maiores empresas de tecnologia médica o mundo, tem o propósito de impulsionar o setor da saúde através ações de ESG para o fortalecimento da promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas. Uma delas é o BD Recicla, um programa pioneiro implementado pela BD em parceria com a Rede D´Or e com o Hospital Sírio-Libanês, que já transformou mais de 15 toneladas de resíduos hospitalares plásticos não contaminados em matéria-prima para produção de novos produtos plásticos, como lixeiras para uso da própria instituição de saúde. Com o volume reciclado a iniciativa evitou a emissão de mais de 21 toneladas de gás carbônico. O programa engloba treinamento dos profissionais, coleta, transporte, processamento e destinação dos resíduos de forma segura e ambientalmente responsável. Outro compromisso da BD é reduzir as emissões de gases de efeito estufa por meio da substituição dos veículos a combustão por elétricos. O projeto de mobilidade já contribuiu para a redução da emissão de 41 toneladas de CO2 até o momento.

Foto: Ilustrativa

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Romaria do Divino Pai Eterno 2025: Prefeitura de Trindade (GO) estima incremento na renda per capita de 24%

Published

on

 

Turismo Religioso: Prefeitura estima que Romaria resulte em incremento na arrecadação de 35% com receita superior a R$ 100 mi para cidade

Além do aspecto espiritual, a Romaria do Divino Pai Eterno 2025 movimenta a economia e o turismo da cidade de Trindade, em Goiás (GO), no Centro-Oeste do Brasil. A expectativa é de que o evento gere mais de R$ 100 milhões em receitas para o comércio, hotelaria e serviços até o dia 6 de julho, quando o evento encerra, ou seja, reforça o turismo religioso no município, e, indiretamente, no estado goiano durante os dez dias de missa, batismos, confissões e procissões diárias.

A Romaria, que teve início em 27 de junho, aumenta em mais de 30% as vendas com a elevação do fluxo de clientes nos estabelecimentos de produtos religiosos, artesanato, alimentos e bebidas. Os setores de serviços, como hospedagem e transporte, segundo estimativa dos comerciantes locais, também são amplamente beneficiados com o aumento das demandas diárias. A estimativa da Prefeitura de Trindade é que mais de quatro milhões de fiéis passem pela cidade até o término da Romaria de 2025.

A maior festa religiosa do Centro-Oeste atrai turistas de diversas partes do Brasil e do mundo, movimentando a rede hoteleira e impulsionando o turismo na região, gerando empregos temporários e oportunidades de renda extra para a população local, durante e após o período da Romaria, uma vez que muitos turistas permanecem na cidade e no estado ao final do evento religioso para aproveitar outros atrativos regionais. O evento religioso também incentiva investimentos em infraestrutura, como melhorias em rodovias e na própria cidade, a fim de receber os romeiros com segurança e conforto.

De acordo com o Observatório de Emprego e Renda, o Governo de Goiás é um grande parceiro da festa e inaugurou o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR). “As tendas montadas no quilômetro 10 da GO-060 funcionarão 24 horas por dia, até 6 de julho. Cerca de 600 servidores participam das atividades de acolhida aos romeiros. O local tem capacidade para atender cerca de 450 mil pessoas. São oferecidos lanches, como leite com canela, café, chá, suco, água, pão com manteiga e pão com mortadela. O centro também oferece espaço para descanso, banheiros, ambulância e atendimentos de saúde. Todo o trabalho é coordenado pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG)”.

“Do ponto de vista econômico, essa festa movimenta milhões de visitantes e também tem uma incidência econômica ao longo do projeto, com barracas, com comercialização de alimentos, bebidas e também objetos religiosos”, revela ainda o Observatório de Emprego e Renda.

Vale salientar que a Secretaria da Indústria e Comércio de Trindade expediu, aproximadamente, três mil alvarás de ocupação de pontos públicos para uso durante a festa, além de outros 1.500 para vendedores ambulantes. A Prefeitura de Trindade espera um incremento relevante na renda per capita dos empresários e comerciantes locais, com um aumento em torno de 24% e um acréscimo na arrecadação do governo municipal de 35%.

Continue Reading

Negócios

O Contador e a Importância do Registro de Marca

Published

on

Empresas fortes têm contadores que olham além das finanças — e protegem o que realmente importa.

Muita gente ainda vê o contador apenas como responsável pelos impostos e obrigações fiscais. Mas para quem empreende, esse profissional é, muitas vezes, o primeiro a enxergar o verdadeiro valor de um negócio. Ele entende os bastidores, identifica oportunidades, antecipa riscos e contribui diretamente para decisões que impactam o presente e o futuro da empresa. 

Com acesso às informações mais sensíveis da operação, o contador conhece a saúde da empresa como poucos. Ele sabe quando o negócio está crescendo, ganhando mercado, aumentando sua exposição e se tornando alvo de concorrência, e com isso, também mais vulnerável. É por isso que ele costuma ser o primeiro a levantar alertas sobre a importância de proteger ativos essenciais, como a marca. 

A identidade de uma empresa, nome, logotipo, posicionamento não é apenas um detalhe visual. É um patrimônio intangível, construído com esforço, reputação e presença no mercado. E, muitas vezes, o empreendedor só percebe isso quando já é tarde demais. O contador, por estar lado a lado com o empresário, pode antecipar essa conversa, indicar os riscos da ausência de registro e orientar na busca por soluções adequadas. 

Mais do que números, o contador entrega visão estratégica. Ele percebe quando a empresa está em fase de expansão, identifica o momento certo de formalizar processos, melhorar controles e proteger o que foi construído. Nesse contexto, o registro de marca junto ao INPI surge como uma recomendação vital, algo que evita problemas legais e fortalece a base do negócio. 

Contadores atentos entendem que prevenir é sempre melhor do que remediar. Alertar o cliente sobre o risco de perder o nome da empresa ou sofrer sanções por uso indevido de marca é uma atitude de responsabilidade e parceria. E essa postura não passa despercebida: ela gera confiança e fideliza o relacionamento com o cliente. 

Registrar a marca é uma atitude que demonstra maturidade empresarial. E quando essa iniciativa parte de uma recomendação técnica e estratégica do contador, ela ganha ainda mais força. O contador mostra, na prática, que seu papel vai muito além das obrigações: ele é um verdadeiro aliado do crescimento sustentável e da segurança jurídica do negócio. 

Por isso, valorize o contador que caminha ao seu lado, que não só fecha balanços, mas abre seus olhos para o que realmente importa. A marca é o rosto da sua empresa no mercado, e proteger esse patrimônio pode ser a decisão mais inteligente que você vai tomar com a ajuda de quem te orienta todos os dias.

Continue Reading

Negócios

O Nº1 voltou: Brahma retoma parceria com Ronaldo Fenômeno e relembra conexão da marca com a comemoração mais icônica do futebol

Published

on

Durante participação em podcast, Fenômeno conta como sua celebração surgiu e convida público para comemorar como ele nos games

O que não faltam no futebol são momentos icônicos: aquele gol inesperado, a comemoração de um título, o fim de um jejum e até mesmo a celebração do craque após balançar as redes. Uma dancinha, uma homenagem, uma provocação sadia ao time adversário. E se tem uma comemoração icônica é aquela de um eterno camisa 9 balançando o dedo indicador e mostrando quem realmente é o número 1. Ou será a número 1? Pensando nisso, Brahma, a Nº1, entra em campo para retomar a parceria de longa data com Ronaldo Fenômeno, uma sintonia que nasceu na véspera da Copa do Mundo de 1998 e dura até os tempos de hoje, inclusive sendo relembrada pelo próprio ex-atacante.

Em participação especial no podcast “Denílson Show”, o Fenômeno relembrou a história de Brahma. “Quando eu ganhei a primeira bola de ouro, a Brahma fez uma campanha para comemorar o fato de que eu era o Nº 1. E, a partir daí, pegou e eu só celebrava gol assim. Virou uma marca registrada durante toda a minha carreira, algo espontâneo para além da nossa parceria”, comentou Ronaldo Fenômeno.

Confira o corte no link.

“Estamos resgatando a forma emblemática que o Fenômeno comemorava seus gols em 1998 para brindar a volta dele para a marca. Trata-se de um gesto que marcou a história dos brasileiros e tem tudo a ver com a gente: paixão nacional, celebração e autenticidade. Afinal, o N°1 voltou para a Nº1, e com isso, vem a nossa vontade de comemorar como nos velhos tempos. Esta ação é só o  início de um projeto de peso que teremos com o Ronaldo ao longo do ano, que será um marco para o desenvolvimento da modalidade”, comenta Felipe Cerchiari, diretor de marketing de Brahma.

Denílson ainda relembrou que a comemoração de Ronaldo segue atravessando gerações. “No vídeo game, se apertar no controle “R2+R para a esquerda”, o jogador também faz o Nº1 quando marca gol. Eu lembro porque muitos começaram a fazer na época, assim como o corte de cabelo do Ronaldo”, comenta o apresentador. A ação foi idealizada pela Agência Africa.

Desafio R2R leva Brahma até a sua casa

Para celebrar a retomada da parceria, Ronaldo e Brahma convidam o público a comemorar como ele nos games. Quem fizer a comemoração com qualquer jogador e postar marcando Brahma vai ganhar cupom de Brahma para pedir em casa e celebrar a volta do Nº1.

Confira o filme da campanha neste link.

Para participar, basta:

1.Ter mais de 18 anos (não participarão da dinâmica vídeos em que apareçam ou participem, de qualquer forma,  menores de 18 anos)

2.Fazer um gol no vídeo game com qualquer jogador e ativar a comemoração com “R2+R para a esquerda”

3.Fazer um vídeo da comemoração no game e postar marcando @brahmacerveja com  #comemoracaon1

4.Os consumidores vão ganhar um cupom de desconto no Zé Delivery para fazer seu pedido

5.Após finalizar o pedido, basta receber a sua Brahma chegará gelada e pronta para brindar!

A oferta é destinada a adultos – não poderá haver participação de menores de 18 anos nas postagens. Cupom de R$ 45,00 de desconto em produtos Brahma (taxas e frete não incluídos) no app Zé Delivery. Restrito às cidades com atendimento do Zé Delivery. Válido de 25/06/25 até 04/07/25. Limitado a um resgate por CPF.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Geral22 horas ago

‘Curta na Praça’: Belford Roxo recebe festival de cinema com exibição gratuita de 16 filmes

Público esperado é de 450 pessoas e terá direito a pipoca e refrigerante Famílias de plantão da cidade de Belford...

Entretenimento2 dias ago

Simone Morena leva projeto ‘Bar da Morena’ a Lauro de Freitas e agita interior da Bahia

  A cantora baiana Simone Morena, conhecida por sua voz marcante e presença vibrante nos palcos, dá início a julho...

Negócios2 dias ago

Romaria do Divino Pai Eterno 2025: Prefeitura de Trindade (GO) estima incremento na renda per capita de 24%

  Turismo Religioso: Prefeitura estima que Romaria resulte em incremento na arrecadação de 35% com receita superior a R$ 100...

Entretenimento2 dias ago

Chaline Grazik revela nova leva de previsões e causa alvoroço nas redes

  A vidente Chaline Grazik voltou a surpreender com uma série de previsões divulgadas nesta quinta-feira, dia 3 de julho....

Famosos2 dias ago

“Can U Hear Me”: KASINO entrega batida nostálgica com toque moderno

(Crédito da Imagem: Marcos Almeida) Clipe é dirigido por Marcos Vinicius e apresenta a cantora Clarissa nos vocais O grupo...

Saúde2 dias ago

Dra. Silvana Correa: O poder da beleza natural com o tratamento de contorno e volume russo para lábios

A busca por lábios mais definidos, volumosos e com aparência natural tem se tornado uma das principais tendências da estética...

Negócios2 dias ago

O Contador e a Importância do Registro de Marca

Empresas fortes têm contadores que olham além das finanças — e protegem o que realmente importa. Muita gente ainda vê...

Celebridades2 dias ago

Bianca Rinaldi e Rodrigo Phavanello participam do “The Noite com Danilo Gentili” na noite desta quinta-feira

Atores elencam a comédia “Casa Comida e Alma Lavada”, peça de autoria Américo Nouman Jr. e Ricardo Tibau, que terá...

Geral2 dias ago

Alessandra Rodrigues: A Consultora Tributária que Transforma Dívidas em Oportunidades para Empresas

Em um cenário onde a complexidade do sistema tributário brasileiro ainda sufoca muitas empresas, encontrar soluções fora da esfera judicial...

Famosos2 dias ago

Trend do desodorante criada por Luís Augusto Brito viraliza nos shows de Taty Girl

Um momento inusitado durante o São João do Nordeste transformou o influenciador digital Luís Augusto Brito em um dos nomes...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed