Barra Crescimento do mercado de produtos licenciados: tendências do segmento infantil no Brasil - Business Feed
Connect with us

Business

Crescimento do mercado de produtos licenciados: tendências do segmento infantil no Brasil

Published

on

O segmento infantil é fundamental para o mercado de licenciamento por diversos motivos. As crianças são grandes consumidoras e influenciam fortemente as decisões de compra de suas famílias. Além disso, a construção de um relacionamento com uma marca desde a infância pode gerar consumidores fiéis por toda a vida. As empresas que investem nesse segmento têm a oportunidade de criar conexões emocionais duradouras com seus clientes e fortalecer sua marca. O potencial de crescimento desse mercado é enorme, impulsionado pelo constante desenvolvimento de novos personagens, produtos e experiências que capturam a imaginação das crianças.

Mercado global e seus segmentos

O mercado global de produtos licenciados têm apresentado um crescimento significativo, com as vendas no varejo alcançando US$ 340,8 bilhões em 2022, representando um aumento de 8,02% em relação ao ano anterior. Esse crescimento é impulsionado, principalmente, pela força do setor de Entretenimento/Personagens, que sozinho responde por US$ 138,1 bilhões, ou 40,5% do mercado global. Marcas e personagens populares, especialmente no segmento infantil, continuam a ser os principais motores desse crescimento, com produtos como brinquedos, vestuário e acessórios se destacando.

O setor de Entretenimento/Personagens consolidou sua posição como o maior segmento do mercado, respondendo por mais de 40% do faturamento total. Além disso, setores como Música e Desporto apresentaram um crescimento expressivo, com aumentos de 26,1% e 19,5%, respectivamente. Em relação às categorias de produtos, vestuário, brinquedos e acessórios de moda se destacaram, representando juntas mais de 36% do mercado. Esses resultados demonstram a força e a diversidade do mercado de licenciamento global, impulsionado pela crescente demanda por produtos e serviços relacionados a marcas e personagens populares.

E no Brasil?

No Brasil, essa tendência global se reflete de forma significativa, com o segmento infantil desempenhando um papel central no mercado de produtos licenciados. Personagens de filmes, séries e desenhos animados têm grande apelo entre as crianças, impulsionando as vendas de produtos como roupas, mochilas e material escolar. De acordo com projeções da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral–Licensing International), o faturamento do setor no varejo praticamente dobrou, saindo de R$ 12 bilhões em 2012 para R$ 23,2 bilhões no ano passado.

Além disso, o mercado brasileiro se beneficia da popularidade crescente de plataformas de streaming, que introduzem novos personagens e franquias ao público infantil, expandindo ainda mais as oportunidades de licenciamento.

Como as empresas estão utilizando o licenciamento para fortalecer suas marcas?

O licenciamento de marcas tem se mostrado uma estratégia eficaz para que as empresas ampliem seu alcance, fortaleçam seu posicionamento de mercado e gerem novas fontes de receita. Algumas das principais formas como as empresas estão utilizando o licenciamento incluem:

• Expansão para novos mercados: ao licenciar sua marca para produtos em diferentes categorias, as empresas podem alcançar novos públicos e expandir sua presença em mercados onde ainda não atuam diretamente;

• Aumento da visibilidade da marca: o licenciamento permite que a marca seja associada a uma variedade de produtos e serviços, aumentando sua visibilidade e reconhecimento entre os consumidores;

• Criação de conexões emocionais: ao licenciar sua marca para produtos que os consumidores amam, as empresas podem criar conexões emocionais mais fortes;

• Geração de novas receitas: o licenciamento é uma fonte de receita adicional para as empresas com outras frentes de negócios, permitindo que elas monetizem o valor de sua marca;

• Fortalecimento da identidade da marca: ao controlar o uso de sua marca em diferentes produtos, as empresas podem garantir que a identidade da marca seja consistente e coesa.
Quais são as tendências futuras do mercado de licenciamento?

Impulsionado por novas tecnologias, mudanças no comportamento do consumidor e a busca por experiências mais personalizadas, o mercado de licenciamento segue crescendo. Algumas das principais tendências futuras incluem:

• Licenciamento digital: o crescimento do comércio eletrônico e a popularidade de plataformas digitais estão impulsionando o licenciamento de marcas para produtos digitais, como aplicativos, jogos e conteúdo online;

• Experiências imersivas: as empresas estão buscando criar experiências imersivas, como realidade virtual e aumentada, que podem ser integradas ao licenciamento de marcas. O metaverso oferece novas oportunidades neste sentido;

• Sustentabilidade: a preocupação com o meio ambiente está levando as empresas a buscar parcerias com marcas que compartilham seus valores de sustentabilidade.

• Personalização: os consumidores estão cada vez mais buscando produtos personalizados e o licenciamento pode ser uma forma de atender a essa demanda;

• Influenciadores digitais: desde a ascensão das redes nas últimas décadas, a colaboração com influenciadores digitais é uma estratégia importante para as empresas. E existem grandes nomes no universo infantil;

• Inteligência Artificial: A IA pode ser utilizada para personalizar as experiências de licenciamento, criar novos produtos e otimizar as operações. Além de ajudar na melhor utilização de dados para desenvolvimento de produtos;

• NFTs (tokens não fungíveis): estão revolucionando a forma como as marcas interagem com seus fãs, permitindo a criação de produtos digitais exclusivos e colecionáveis.

Diante de um mercado em forte expansão, há uma expectativa de que o setor de licenciados continue em alta nos próximos anos, influenciado pelo potencial de produtos voltados ao público infantil, que vêm ganhando cada vez mais espaço, sobretudo no varejo brasileiro. E essa crescente demanda promete travar uma disputa acirrada.

Fonte: Mercado e Consumo

Continue Reading
Advertisement

Business

Círio de Nazaré 2024 deve injetar R$ 189 milhões na economia paraense e oferece oportunidades para empreendedores locais

Published

on

By

Capacitação de negócios para a COP 30 já impacta positivamente a recepção das mais de 80 mil pessoas esperadas em Belém no mês de outubro


As festividades do Círio de Nazaré, realizadas em outubro, fazem de Belém um destino de destaque nacional e internacional. Considerado um bem imaterial do Patrimônio Cultural do Brasil, além de ser a maior festa religiosa do país e uma das maiores do mundo, o Círio de Nazaré deverá movimentar, em 2024, cerca de R$ 189 milhões na economia local, conforme dados da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese PA). Essa é uma oportunidade para micro e pequenas empresas da região, com impactos significativos em setores como hospedagem, comércio, alimentação e serviços.

A cada ano, o número de turistas que visitam Belém durante o Círio cresce. Em 2024, estima-se que 89 mil pessoas passarão pela capital paraense, um aumento de mais de 10% em relação às 80,5 mil registradas em 2023. De olho na COP 30, que ocorrerá em Belém no próximo ano, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA) tem capacitado empreendedores locais para aproveitar as oportunidades geradas por grandes eventos. Essa qualificação já beneficiará o público presente no Círio deste ano, contribuindo para um fortalecimento duradouro da recepção turística na região.

“Desde o ano passado, estamos trabalhando na qualificação dos empreendedores paraenses com vistas a preparar a cidade para a conferência do clima da ONU, que acontece em Belém no ano que vem. Isso já trará impactos positivos no Círio deste ano, destacando para o mundo a hospitalidade e a riqueza da cultura local. Muitos negócios que estão se preparando para a COP 30 já poderão aplicar esses conhecimentos agora”, explica o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno. “O sucesso na recepção dos 89 mil turistas esperados para o Círio demonstra que Belém estará preparada para acolher as mais de 60 mil pessoas aguardadas para a COP 30, especialmente com uma estrutura ainda mais robusta em 2024”, completa.

O Círio também movimenta a rede hoteleira da cidade. A poucos dias do evento, 80% das vagas já estão ocupadas, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará (ABIH/PA). No entanto, muitos turistas se hospedam em casas de parentes e amigos, costume local que também está sendo profissionalizado. Em parceria com o Airbnb, o Sebrae/PA está capacitando anfitriões para a COP 30, com o objetivo de garantir a melhor experiência possível para os visitantes. “Essa qualificação já está em andamento e poderá ser percebida pelos turistas que vierem ao Círio deste ano”, acrescenta Rubens Magno.

Outro destaque do Círio é a Feira de Artesanato do Círio (FAC), que se firmou como um dos maiores eventos do segmento na região Norte e no Brasil. Em sua 12ª edição, a feira será realizada de 10 a 16 de outubro, no Parque Urbano Porto Futuro, com 120 estandes e 113 artesãos confirmados, além de espaço gastronômico e uma rica programação cultural. Este ano, cinco indígenas artesãos paraenses, de várias etnias, vão expor suas peças ao público no espaço “Mundo Amazônia”.

Pará se destaca no turismo religioso brasileiro

O turismo religioso nacional merece atenção: é um segmento que, segundo o Ministério do Turismo, gera aproximadamente R$ 15 bilhões por ano. Anualmente, mais de 8 milhões de viagens domésticas são motivadas pela fé, além dos 50 mil turistas internacionais que visitam o Brasil para participar de eventos religiosos. O Pará se destaca nesse cenário. Além de Belém, mais de 100 cidades paraenses realizam seu próprio Círio, e eventos como a Marujada de São Benedito, em Bragança, e o Festival do Sairé, em Santarém, atraem milhares de turistas todos os anos.

Sobre a COP 30 – Promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU),  a Conferência das Partes (COP) é o maior e mais importante evento sobre clima e meio ambiente do mundo. A expectativa do Sebrae/PA é que toda a mobilização gerada para a COP 30, em Belém, deixe um legado importante para a capital paraense, consolidando-a como um novo polo turístico receptivo no Brasil.

Sobre o Sebrae – O Sebrae é uma entidade privada, sem fins lucrativos. Em nível nacional, a instituição existe desde 1972. No Pará, foi criada dois anos depois, em 10 de maio de 1974. Atualmente, o Sebrae/PA está presente em todos os municípios paraenses, por meio de 13 agências regionais, sediadas em municípios polo, e por meio de pontos de atendimento e das Salas do Empreendedor, em parceria com entidades de classe e prefeituras municipais, respectivamente.

fotos: Carlos Borges

Continue Reading

Business

Dia do Empreendedor (5/10): confira dicas de empresários bem sucedidos em suas áreas

Published

on

By

País ultrapassa 20 milhões de empresas ativas e empreendedores compartilham suas estratégias

Neste sábado (05/10) é comemorado o Dia do Empreendedor, uma homenagem ao Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei nº 9.841, em 1999. De acordo com o indicador de criação de novas empresas, um levantamento realizado pelo Serasa Experian, o Brasil registrou cerca de 3,9 milhões de novos negócios somente em 2023. Atualmente, o país possui mais de 20 milhões de empreendimentos ativos, uma consequência do aumento de lançamentos de empreitadas que vêm acontecendo desde 2020. Apesar do cenário positivo, empresários afirmam que é necessário definir algumas estratégias para manter o negócio rentável.


Beatriz Scher www.lojabiabetica.com.br
Para Beatriz Scher, empresária e fundadora da loja Biabética, especializada na venda de produtos para melhorar a rotina de diabéticos, entender a necessidade do seu público é um passo fundamental para ter um negócio de sucesso. “Quem busca entrar no ramo de saúde, pesquisar e estudar é essencial, é necessário ter um conhecimento básico sobre a questão de saúde que a empreitada vai alcançar. Dessa forma é possível saber quais itens são considerados necessários e básicos para a rotina de seus futuros clientes, gerando uma proximidade ainda maior com eles, e consequentemente, bons resultados de vendas. Estar sempre atento em relação a novidades na área que vai atuar também é uma estratégia importante”, recomenda a carioca.

Grupo Conaes Brasilwww.conaesbrasil.com.br
João Paulo Cristofolo, sócio-fundador da startup Grupo Conaes Brasil, afirma que a inovação é o melhor caminho. “É importante ressaltar que acompanhar as novidades do mercado é uma das melhores estratégias que empresários do setor de saúde podem adotar. Isso porque, recentemente, inúmeros tratamentos e medicamentos novos estão sendo descobertos, sendo esses adicionados na rotina de pacientes, o novo empreendedor pode se tornar uma referência por ter sido o pioneiro”, ressalta. Não à toa, sua empreitada conquistou seu primeiro R$1 milhão em 2023, após investir no ensino médico sobre prescrição de cannabis medicinal para profissionais da saúde, o tratamento alternativo que está conquistando cada vez mais espaço entre a área médica.
“Empreender na área médica é um desafio que poucos estão dispostos a enfrentar, mas que traz consigo um imenso potencial para transformar realidades. Acredito profundamente que a educação fornece a base necessária para o conhecimento técnico e científico, enquanto o empreendedorismo impulsiona a inovação e a aplicação prática desse conhecimento. Juntos, eles são forças transformadoras que podem revolucionar a área médica, melhorando não apenas os serviços de saúde, mas também a qualidade de vida das pessoas”, afirma Arthur Melo, sócio do Grupo Conaes Brasil.


Rodrigo Giraldelliwww.chinagate.com.br
Para Rodrigo Giraldelli, CEO da China Gate, empresa especializada em consultoria e educação sobre importação que fatura R$ 18 milhões, a base para o crescimento e sucesso de uma empresa depende de três fatores: entender o que o cliente precisa, cuidar das pessoas e compreender que o concorrente não é uma empresa ou produto. “Escutar o cliente é muito importante, esse é o começo da jornada, porém mais do que isso, é necessário entender o momento do cliente, o que precisa e desenvolver a solução para ele. O segundo é cuidar dos colaboradores e parceiros. Pois, os colaboradores estando bem, cuidam melhor dos clientes, com isso eles retornam e compram mais produtos. A empresa bem cuidada pelos clientes cresce, constrói-se um círculo muito virtuoso entre a companhia, funcionários e clientes. E por último, é muito importante estar conectado e entender a necessidade do cliente para não focar nas ações erradas. Às vezes, o seu concorrente é uma empresa, uma solução, um aplicativo ou uma tecnologia que não tem nada a ver com o produto que você vende”, orienta Giraldelli.

Mariana Tortella – @radiestesiaterapeutica
Mariana Tortella, terapeuta holística fundadora do maior grupo de radiestesia do Brasil, a Comunidade Radiestesia Terapêutica, diz que o segredo em ter um negócio de sucesso, é estar aberto a mudanças e enfrentar o medo. “As mudanças geram medo. Mas, se passar por uma transformação fosse algo ruim, o universo não estaria em constante evolução. Por isso, reflita todas as vezes antes de achar que não pode ou não consegue, que quem é bom em dar desculpas, não é bom em mais nada”. Foi com esse lema na cabeça que Tortella resolveu apostar suas fichas na terapia holística, que até então era apenas um hobby, e largar seu emprego de carteira assinada em uma multinacional. Só em 2023, ela faturou R$ 12 milhões ensinando vários outros alunos a serem terapeutas de si mesmos e a ajudar também outras pessoas.

Continue Reading

Business

Lançamento: Huggies® Supreme Care XXXG é pensada para bebês maiores e pode colaborar em fase de desfralde

Published

on

Nos primeiros anos de vida, deixar as fraldas é um marco crucial no desenvolvimento infantil. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda iniciar o desfralde quando a criança mostra sinais de prontidão, geralmente entre 18 e 24 meses. Mas essa pode não ser a realidade de todas as famílias. O conceito de desfralde gentil está se destacando como uma abordagem mais flexível e adaptada ao ritmo individual da criança, tornando essa transição mais suave e positiva para toda a família.

Para Huggies®, marca da Kimberly-Clark com solução completa de cuidados infantis, todas as fases da jornada de parentalidade são importantes. Por isso, a marca anuncia a chegada do tamanho XXXG, da linha Huggies Supreme Care. Desenvolvida especialmente para atender às necessidades de bebês maiores, com peso entre 18 e 25kg, a nova fralda foi projetada para proporcionar conforto e proteção superior, reafirmando o compromisso da marca em oferecer produtos que acompanham o crescimento e o desenvolvimento das crianças.

Para Bruno Sparapani, gerente de marketing de cuidados infantis e de experiência do consumidor no ambiente digital, a marca está atenta aos pedidos dos consumidores.

 “Na Kimberly-Clark, nosso compromisso é criar soluções que atendam às necessidades reais das famílias, alinhando nossos produtos aos desafios diários. Ao acompanhar cada etapa do desenvolvimento infantil, reconhecemos a importância de respeitar o tempo de cada criança, como exemplificado pelo movimento do desfralde gentil. Essa abordagem reflete como nossos consumidores buscam alternativas práticas e respeitosas, e estamos aqui para oferecer o suporte necessário em cada fase dessa jornada”, afirma.

Atributos e benefícios do lançamento

  •       Pensado para bebês de 18 a 25 kg: o novo tamanho oferece um ajuste adequado graças ao comprimento e cintura maiores, que garantem um ajuste melhor na barriguinha dos bebês maiores.
  •       2x proteção noturna com até 12 horas de proteção para bebês maiores*: Mesmo durante a noite, permitindo que os bebês e os pais tenham uma noite tranquila de sono. Com a qualidade e os atributos da linha Huggies Supreme Care, conhecida pelas famílias por mais conforto e absorção dia e noite, a edição XXXG contempla benefícios como capacidade de absorção superior comparada a fralda convencional Supreme Care XXG. *Desempenho da fralda pode variar com os hábitos, alimentação e características do bebê.
  •       Com canais em X que se adaptam aos movimentos, sem acúmulo do líquido ou incômodo entre as perninhas, evitando que a fralda fique caída.
  •   Cintura, barreiras e orelhas elásticas: Máxima flexibilidade e conforto.

Esse lançamento busca contemplar uma demanda crescente dos consumidores por fraldas em tamanhos maiores. “São dezenas de pedidos em nossas redes sociais e canais oficiais e, agora, estamos felizes em poder compartilhar que estamos atendendo esse público, buscando garantir que as famílias que buscam produtos confiáveis e de alta qualidade para seus filhos sigam confiando em Huggies”, completa Bruno Sparapani.

Para promover a novidade, Huggies® conta com uma série de conteúdos em canais oficiais da marca, com estratégia de conteúdo e mídia assinada pela FCB e ações de PR e relacionamento com influenciadores pela agência PROS. A nova Huggies Supreme Care XXXG pode ser encontrada na Amazon, com entrega em todo o território nacional, além de farmácias e varejo de todo o país. O lançamento contempla embalagens com 42, 46, 70 e 128 tiras.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Geral10 horas ago

What is Really Happening With Ukrainian Mail Order Brides

● Remembering the rules of protected behavior on the Internet is at all times sensible. If you’ve determined to construct...

Geral12 horas ago

Ways To Find Casino Action

Then, we went online to websites that allow players to review a recreation. The majority of the unfavorable complaints we...

Geral12 horas ago

The Secret of Casino Action That No One is Talking About

The higher-paying symbols are green urn, purple urn, ankh cross, scarab, and eye of Ra. These symbols are price between...

Geral13 horas ago

The Expert Key on Dominican Women Revealed

Perseverance is one of the only ways to profitable a Dominican girl’s time, and they’d take pleasure in your moments...

Geral15 horas ago

The Biggest Myth About Hot Korean Woman Revealed

The main drawback is that they don’t need to make use of English every single day, so they could really...

Entretenimento16 horas ago

Shape Luxe: A Nova Abordagem da Dra. Juliana Silva para o Emagrecimento e Bem-Estar

O lançamento do Shape Luxe marca um novo capítulo no mundo do emagrecimento e da autoestima feminina. A Dra. Juliana ...

Geral17 horas ago

The Real Story About Hot Latin Girls That The Authorities Do not Want You To Know

If you don’t converse their language, the message translation tool will assist you to stay conversational with different members. Best...

Geral18 horas ago

Confidential Information on Captain Cooks That Just The Authorities Know Occur

There are different video games from top-tier software program suppliers, but they do not concentrate on cryptocurrencies. To full the...

Famosos18 horas ago

No Conexão Daniella, Beatrice Fontoura fala como foi do Miss Brasil ao sucesso como empresária

Em entrevista ao podcast Conexão Daniella, Beatrice Fontoura, ex-Miss Brasil Mundo 2016, compartilha sua jornada desde as passarelas até o...

WhatsApp Image 2024-10-10 at 11.51.04 WhatsApp Image 2024-10-10 at 11.51.04
Geral18 horas ago

Rafael Alves, mais conhecido como Dr. Festa é o assessor do interior de São Paulo com maior visibilidade

Rafael Alves, mais conhecido como Dr. Festa, conquistou o título de um dos assessores de eventos mais renomados do interior...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed