Com o intuito de auxiliar empresários que almejam incrementar o faturamento de seus negócios, surgiu a ‘Goshen Land’. Sob a liderança de Dema Oliveira, ex-diretor da Samsung e atual CEO da empresa, a consultoria tem se destacado ao estabelecer objetivos grandiosos para seus clientes e para si mesma. Tendo sido executivo da Samsung lança fundo de investimento em startups: ‘Quero ser sócio de mil empresas em dez anos’, afirma Dema, com total convicção.
Demetrius Fernando de Oliveira é formado em marketing e administração de negócios, e possui mais de 25 intensos anos de experiência em diversos nichos e corporações de nível nacional e internacional. Dema já foi membro de empresas como Claro, Samsung, Unilever e Tim. Ingressou na Samsung cem 2010 como gerente sênior de marketing e cresceu na carreira até chegar ao posto de Diretor Executivo, que ocupou até metade deste ano.
Oliveira considera que, no competitivo mundo dos negócios, onde as empresas buscam incessantemente por crescimento e expansão, orientações e direcionamentos são extremamente importantes para alcançar o sucesso financeiro. Recentemente, e em parceria com a Bossa Nova Investimentos (de João Kepler) Dema Oliveira desenvolve negócios no Brasil e no mundo por meio foco nos resultados, metas ambiciosas e métricas rigorosas, enquanto o processo de ampliação dos negócios se desenvolve da forma mais humana possível.
“Foram longos anos de parceria na Samsung. Eu era responsável pela expansão das lojas no Brasil e depois também fui responsável pela expansão do mercado de tablet e de relógios inteligentes. Com uma marca tão conhecida, se você tem um bom produto e faz um bom trabalho, é uma fórmula de muito sucesso. Durante esse período que eu fui fazendo os negócios crescerem ali, nas áreas que eu administrava na Samsung, começou a surgir uma grande oportunidade de fazer isso para o mercado também. O próprio mercado me procurava porque eu já tinha uma vasta experiência. Fui abordado por empresas de vários portes para ajudar nesses processo. Por isso, decidi abrir a Goshen Land, que é uma empresa de consultoria que ajuda as empresas a expandirem seus negócios. Também abri um pool de investimentos, que é um fundo, junto com a Bossa Nova Investimentos, para investir em startups e para também fazer expansão de negócios que são prioritariamente tecnológicos. E tenho trabalhado para transformar a sociedade nesse segmento”, compartilha.
Após atuar mais de 10 anos como diretor executivo da Samsung no Brasil, o desenvolvedor de negócios Dema Oliveira deixou a empresa para se dedicar aos seus próprios empreendimentos. Com vasta experiência em multinacionais, ele utilizou sua expertise para criar um fundo de investimento em startups chamado Goshen Land, em parceria com a Bossa Nova Investimentos, de João Kepler, além de abrir uma consultoria estratégica para ajudar a impulsionar outras companhias. E ele trabalha com uma meta ambiciosa: de se tornar sócio de mil empresas no Brasil e no mundo em dez anos. Em entrevista à Jovem Pan, ele conta como foi a decisão de deixar uma das maiores empresas do mundo de produtos eletrônicos para focar na exponenciação de negócios de diversos segmentos e no investimento de negócios promissores.
Expansão como sinal de crescimento
“Foram longos anos de parceria na Samsung. Eu era responsável pela expansão das lojas no Brasil e depois também fui responsável pela expansão do mercado de tablet e de relógios inteligentes. Com uma marca tão conhecida, se você tem um bom produto e faz um bom trabalho, é uma fórmula de muito sucesso. Durante esse período que eu fui fazendo os negócios crescerem ali, nas áreas que eu administrava na Samsung, começou a surgir uma grande oportunidade de fazer isso para o mercado também. O próprio mercado me procurava porque eu já tinha uma vasta experiência. Fui abordado por empresas de vários portes para ajudar nesses processo. Por isso, decidi abrir a Goshen Land, que é uma empresa de consultoria que ajuda as empresas a expandirem seus negócios. Também abri um pool de investimentos, que é um fundo, junto com a Bossa Nova Investimentos, para investir em startups e para também fazer expansão de negócios que são prioritariamente tecnológicos. E tenho trabalhado para transformar a sociedade nesse segmento”, frisa Dema.
E o desejo por desafios e a vontade de trabalhar metas audaciosas tem sido os principais motivadores de Dema. Ele revela, na consultoria, que só atende clientes que tenham o desejo de crescer bastante. O processo de consultoria inclui uma análise do modelo de trabalho da empresa, implementação da fórmula do executivo e desenvolvimento de metodologia para o sucesso do necessário. “O que é interessante é que muitas vezes as companhias falam que querem crescer e pensam que, para isso, é preciso vender mais ou fazer mais marketing. Está errado. Você precisa mirar antes de atirar. A minha lógica é o seguinte: para você poder crescer, você precisa antes de mais nada olhar qual é o seu modelo de negócio e as formas que você pode crescer. Uma questão que as pessoas não costumam perceber, por exemplo, é que você pode crescer ampliando sua cartela de produtos e serviços. Não necessariamente você precisa abrir mais lojas ou comprar o concorrente. Essa análise é o segredo do sucesso”, revela.
Já quando o assunto é sociedade ou investimento, ele destaca que “olhar para os sócios do negócio é o primeiro ponto que deve ser analisado”. E enfatiza: “Nem tudo no Excel faz sentido, sabe? Muitas vezes você precisa entender um pouco do momento dos sócios. A segunda coisa é a saúde da empresa, a parte financeira da empresa. Depois vem a projeção de futuro. Passada essa fase de entrevista inicial, eu começo a analisar de forma completa, por exemplo, desde o balanço até o que a gente chama de apresentação da empresa. Eu olho os números, vendas, margem, que é uma análise mais técnica”, indica. Ele complementa que sempre existem incertezas quando se trata de investimentos, mas que o Brasil vive um bom momento para impulsionar negócios com a liberação de linhas de crédito e atenção maior para soluções de energia e inteligência artificial. “Eu sou um cara extremamente otimista. Eu vejo que aonde há dor, há uma solução. Então, eu continuo apostando no Brasil. Eu continuo apostando no crescimento do Brasil. E eu tenho visto empresas baterem recordes de faturamento. Esses objetivos foi também um dos principais motivos de eu iniciar essa empresa de consultoria e também a empresa de investimentos”, afirma.
Sonhar alto e trabalhar com positividade
O executivo analisa que, a atividade econômica do Brasil como um todo, está passando por um aquecimento acelerado, e que aparecem diariamente oportunidades para que quem modela bem o negócio, sabe olhar os números e identificar o mercado. Ele complementa que até mesmo empresas de varejo, que passaram por um fase complicada, encontram oportunidades de se reinventar e expandir. “Eu tenho uma meta. Em 10 anos, quero ser sócio de mil empresas no Brasil e no mundo. Já estou chegando próxima da vigésima. É importante abençoar o mercado brasileiro. Ficar pequeno dá muito trabalho. Então, já que eu tenho a habilidade de fazer as coisas crescerem, empresas crescerem, por que eu vou optar por ficar pequeno?”, questiona. Além do seu trabalho com consultoria, o executivo realiza um podcast semanal chamado “Papo de Expansão”, entrevistando pessoas que estão fazendo o Brasil crescer e trazendo conteúdo para estimular as empresas a se desenvolverem.
Sob a administração e consultoria especializada de Dema, empresas têm alcançado crescimento muitas vezes antes negligenciados. Além disso, segundo o CEO da Goshen Land, sua consultoria oferece um serviço exclusivo através de seu site, onde empresários podem agendar uma sessão estratégica gratuita com os especialistas em expansão de negócios da consultoria. “Essa oportunidade única proporciona insights valiosos para impulsionar o crescimento do negócio, sem custo adicional.
A firma de Dema oferece diversos fronts de desenvolvimento, tais como consultoria vertical, horizontal, tecnológica, aquisição de concorrentes, aumento de faturamento e vendas, além do desenvolvimento de novos produtos e serviços. Essa variedade de especializações permite que a consultoria personalize suas soluções de acordo com as necessidades específicas de cada cliente, garantindo resultados tangíveis e duradouros”, destaca.
Com base nos projetos em andamento, a Goshen Land destaca com toda convicção que seus clientes “estão no caminho certo para alcançar o faturamento coletivo de R$1 bilhão até o final do ano. “Esse feito impressionante solidifica a posição da consultoria como líder inovadora no setor de consultoria empresarial, destacando sua importância como parceira estratégica para empresas que buscam prosperar e conquistar novos horizontes de sucesso, sob a nossa liderança”, reforça Oliveira, já pronto para mais desafios, e mirando a inclusão de pelo menos mil empresas dentro do seu ecossistema de negóci
Pela primeira vez, o Programa de Qualidade de Vida do Trabalhador (QVT), da companhia de alimentos, é reconhecido e conquista o 1º lugar na categoria Empresas Cliente de Grande Porte pelo cuidado com a saúde e o bem-estar dos colaboradores.
Na noite desta quarta-feira, 12, no auditório do BS Design Corporate Towers, a Unimed Fortaleza promove a 3ª edição do Prêmio Empresas que Cuidam, em uma cerimônia que reúne as oito empresas finalistas para celebrar e reconhecer aquelas que se destacam na implementação de ações inovadoras voltadas ao cuidado e ao bem-estar no ambiente corporativo cearense.
A Cialne conquista o 1º lugar na categoria Empresas Cliente de Grande Porte com o case QVT – Qualidade de Vida do Trabalhador, uma iniciativa criada em 2021 com o propósito de promover saúde, cuidado e bem-estar a todos os colaboradores de todas as unidades. Desde então, o programa evolui continuamente, ampliando o escopo das ações para contemplar o cuidado com a saúde física, mental e emocional, o bem-estar social e a gestão de doenças crônicas. O programa abrange acompanhamento médico, práticas de atividade física, apoio psicológico e campanhas de prevenção à saúde.
Para a Cialne, o prêmio representa não apenas um reconhecimento externo, mas também a confirmação de uma cultura corporativa que valoriza o cuidado com quem faz o trabalho acontecer todos os dias. Além disso, a companhia celebra a indicação de Socorro Viana, que figura entre as finalistas do prêmio Profissional de RH do Ano, dentro da mesma premiação. Essa categoria reconhece gestores e práticas que se destacam por promover ambientes de trabalho mais humanos, saudáveis e produtivos.
“O Programa de Qualidade de Vida do Trabalhador nasceu de um diagnóstico dentro da Cialne: para sustentar o crescimento da companhia, precisávamos cuidar integralmente das pessoas, fisicamente, mentalmente, emocionalmente e socialmente. Antes do programa, já víamos uma necessidade de integrar iniciativas de saúde de forma contínua. A virada de chave foi entender que não se tratava de ações pontuais, mas de cultura.
Assim surgiu o QVT, estruturado em pilares sólidos que envolvem prevenção, saúde mental, bem-estar social e acompanhamento de doenças crônicas. O programa evoluiu de forma consistente: começamos com ações de saúde física e alimentação saudável, avançamos para apoio psicológico e campanhas de conscientização, ampliamos práticas sociais e, mais recentemente, incorporamos tecnologia, check-ups anuais e telemedicina.
Essa evolução constante permitiu transformar o cuidado em rotina, não em evento. Os resultados mostram o impacto direto na vida das pessoas e no negócio: eNPS em alta, adesão crescente, 100% de participação no programa de saúde mental, redução do turnover e melhorias evidentes no clima e no sentimento de pertencimento, evidenciado no posicionamento no ranking GPTW.
Hoje vemos colaboradores mais saudáveis, engajados e conectados com o propósito da empresa. Ser reconhecida no Prêmio Empresas que Cuidam 2025 reforça que, quando colocamos as pessoas no centro, o desempenho e a sustentabilidade vêm como consequência. O QVT representa exatamente isso: nosso jeito de cuidar.”, afirma Socorro Viana, Gerente de Gente & Gestão da Cialne.
Com trajetória marcada pela dedicação à gestão de pessoas e à qualidade de vida dos colaboradores, a Gerente de Gente & Gestão lidera programas internos que fortalecem o bem-estar e o engajamento das equipes, consolidando a Cialne como uma companhia de alimentos que investe no desenvolvimento humano como estratégia de crescimento e expansão.
O reconhecimento chega em um momento de consolidação da Cialne como uma das companhias mais admiradas para se trabalhar no Estado do Ceará. A empresa também integra o ranking Great Place to Work® Ceará 2025, ocupando o 5º lugar na categoria Empresas de Grande Porte, que reconhece as melhores práticas de gestão e clima organizacional do mercado local.
SOBRE A CIALNE
Com quase 60 anos de história, a Cialne é referência no setor de alimentos nas regiões Norte e Nordeste e, recentemente, também no Sudeste, após a aquisição da Granja São José, em São Paulo. A companhia de alimentos é líder na avicultura, fornecendo a genética Aviagen Ross® e atuando na produção e comercialização de ovos férteis, pintinhos de um dia e frangos de corte. Além disso, opera na agroindústria, produzindo rações para aves e bovinos.
Atualmente, a Cialne conta com cerca de 1.227 colaboradores diretos, distribuídos em Fortaleza e Região Metropolitana (Aquiraz, Guaiúba, Paracuru, Paraipaba, Maranguape e São Gonçalo do Amarante), além da unidade de Ubajara e, em breve, de uma granja de avós em Pentecoste, ao investir cerca de R$ 54 milhões, que vai gerar mais de 65 empregos diretos no interior do estado. A Cialne também possui operações nos estados do Maranhão, São Paulo e Minas Gerais.
A companhia segue avançando na expansão e no crescimento do mercado avícola no agronegócio brasileiro, com a projeção de faturar R$ 1 bilhão apenas no Ceará, na área da avicultura, e ampliar para 1.300 o quadro de funcionários em 2025. Atualmente, a Cialne é a única do Norte e Nordeste que possui granjas de avós especializadas na geração de pintos matrizes de pescoço pelado adaptado para o clima quente. Ao todo, conta com 35 unidades de produção, 15 integrados e uma produção aproximada de 74 milhões de quilos de frango de corte por ano.
SERVIÇO
Cialne – Companhia de Alimentos do Nordeste
Endereço: Av. Presidente Costa e Silva, 2067 – Mondubim, Fortaleza/CE – 60761-505
Evento reúne escolas do Rio de Janeiro em competição criativa que mistura tecnologia, aprendizado e diversão, com premiação e programação online aberta ao público
O Gamethon chega para movimentar as escolas com criatividade, tecnologia e muita diversão! Projeto realizado pela EGP Brasil com incentivo da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura do ISS e com patrocínio da ICTSI reúne estudantes em um grande desafio: criar, em apenas um dia, um jogo inédito baseado em um tema surpresa, revelado apenas no momento da competição.
No dia 5 de novembro, a Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro será o palco onde cada escola se transforma em um time, apresentando seus games a uma banca de jurados que avaliará critérios como criatividade, jogabilidade e conexão com o tema.
Antes da grande final, os participantes passarão por algumas fases preparatórias dentro das próprias escolas, que também servem como etapa classificatória. Nesse esquenta, haverá palestras em formatos dinâmicos, rodas de conversa, bate-papos e atividades práticas que apresentam os games como ferramenta de transformação social e de oportunidades para jovens das periferias.
Após o dia da competição, a programação segue no ambiente virtual. No dia 7 de novembro, pelo canal oficial do evento no YouTube, será revelado o nome das três equipes campeãs. A transmissão contará também com palestras online de profissionais da área de games, tecnologia e criatividade, além de bate-papos interativos sobre temas como “Trampo Nerd: dá pra viver de games e tecnologia?”, “Favelas Imaginadas: como criar personagens e histórias inspiradas na quebrada” e “Gamer Raiz, Gamer Pro: o caminho do Free Fire ao trampo real”.
“O Gamethon é, ao mesmo tempo, competição e oportunidade de aprendizado. Mais do que desenvolver jogos, os participantes têm a chance de mostrar talento, trocar ideias, aprender na prática e se inspirar com novas possibilidades para o futuro no mundo da tecnologia. Ao mesmo tempo, plantamos uma semente de curiosidade e motivação em estudantes de escolas públicas, que muitas vezes têm acesso limitado a esse tipo de conhecimento, abrindo portas para novas perspectivas e sonhos”, destaca Marianna Muniz, da EGP Brasil e coordenadora do Projeto.
A premiação promete animar ainda mais a disputa. Os vencedores irão ganhar medalhas de ouro, prata e bronze, além de premiações atrativas voltadas para a área de tecnologia, cultura e interatividade. Para quem acompanhar a programação online, haverá ainda o sorteio e premiações atrativas de acordo com o perfil do aluno.
Combinando técnica, consistência e formação de times, Lucas Serrano mostra como a venda estratégica pode transformar não só empresas, mas também pessoas e trajetórias
Existem profissionais que batem metas. E existem os que mudam a forma como uma operação inteira enxerga a ideia de vender. Lucas Serrano pertence a esse segundo grupo.
Com 18 anos de atuação no setor de vendas, sendo 16 deles totalmente dedicados à educação privada, ele aprendeu que performance não nasce do improviso. O que sustenta resultados expressivos é um tripé claro: método, disciplina e pessoas bem formadas.
Sua carreira é marcada por esse padrão. Ao longo dos anos, Lucas liderou quatro franquias de sucesso, criou estruturas comerciais do zero e gerou lucro desde os primeiros meses de operação. O segredo não está em fórmulas prontas, mas em um olhar atento ao que realmente move uma operação: gente comprometida, processos bem definidos e metas que desafiam sem desgastar.
“A venda estratégica não é sobre empurrar produto. É sobre entender onde se quer chegar e preparar o time para sustentar esse caminho com clareza e consistência”, afirma.
Essa visão o acompanha desde os primeiros passos como trainee na Wise Up, em 2008. De lá para cá, acumulou não só cargos, mas responsabilidades de alto impacto: estruturação completa de áreas comerciais, formação de líderes, uso de tecnologia como IA e chatbots para escalar operações e construção de funis que respeitam a jornada do cliente.
Mais recentemente, à frente da estrutura de vendas da Medway, Lucas colocou em prática tudo o que acredita: montou o time do zero, criou os processos internos, implantou inteligência artificial e liderou campanhas com resultados milionários, como o Projeto Embaixadores, que gerou R$4 milhões em vendas em um único mês.
Mas, para ele, o número é apenas uma consequência. O que realmente importa é a capacidade de gerar tração de forma saudável e sustentável. É por isso que suas equipes costumam atingir o ponto de equilíbrio já nos primeiros ciclos, com margens sólidas e operação ajustada.
Além de liderar, Lucas ensina. Como mentor e estrategista comercial, atua na formação de lideranças, ajudando empresas a estruturar seus próprios caminhos de crescimento com inteligência e foco de longo prazo.
“Time bom não nasce pronto. Ele é construído com método, com escuta e com clareza de direcionamento. Quando o líder sabe onde está levando o grupo, a performance aparece como reflexo, não como pressão”, explica.
Seja dentro de grandes grupos educacionais ou em operações franqueadas, sua atuação revela uma constância rara: Lucas forma times preparados e deixa estruturas sólidas que continuam gerando resultado mesmo após sua saída.
No fim das contas, o que ele constrói vai além de metas ou processos comerciais. Lucas Serrano cria culturas de resultado, ambientes onde vender é consequência de propósito, preparo e visão de longo prazo. E talvez seja justamente isso que o diferencia: enquanto muitos focam no agora, ele constrói operações que continuam crescendo mesmo quando ele já partiu para o próximo desafio.
Texto criado por Nathalia Pimenta
Supervisão jornalística aprovada por Radija Matos