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Dema Oliveira, o empresário “sócio de mil empresas” que turbina qualquer negócio ou empreendimento

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Com o intuito de auxiliar empresários que almejam incrementar o faturamento de seus negócios, surgiu a ‘Goshen Land’. Sob a liderança de Dema Oliveira, ex-diretor da Samsung e atual CEO da empresa, a consultoria tem se destacado ao estabelecer objetivos grandiosos para seus clientes e para si mesma. Tendo sido executivo da Samsung lança fundo de investimento em startups: ‘Quero ser sócio de mil empresas em dez anos’, afirma Dema, com total convicção.

Demetrius Fernando de Oliveira é formado em marketing e administração de negócios, e possui mais de 25 intensos anos de experiência em diversos nichos e corporações de nível nacional e internacional. Dema já foi membro de empresas como Claro, Samsung, Unilever e Tim. Ingressou na Samsung cem 2010 como gerente sênior de marketing e cresceu na carreira até chegar ao posto de Diretor Executivo, que ocupou até metade deste ano.

Oliveira considera que, no competitivo mundo dos negócios, onde as empresas buscam incessantemente por crescimento e expansão, orientações e direcionamentos são extremamente importantes para alcançar o sucesso financeiro. Recentemente, e em parceria com a Bossa Nova Investimentos (de João Kepler) Dema Oliveira desenvolve negócios no Brasil e no mundo por meio foco nos resultados, metas ambiciosas e métricas rigorosas, enquanto o processo de ampliação dos negócios se desenvolve da forma mais humana possível.

“Foram longos anos de parceria na Samsung. Eu era responsável pela expansão das lojas no Brasil e depois também fui responsável pela expansão do mercado de tablet e de relógios inteligentes. Com uma marca tão conhecida, se você tem um bom produto e faz um bom trabalho, é uma fórmula de muito sucesso. Durante esse período que eu fui fazendo os negócios crescerem ali, nas áreas que eu administrava na Samsung, começou a surgir uma grande oportunidade de fazer isso para o mercado também. O próprio mercado me procurava porque eu já tinha uma vasta experiência. Fui abordado por empresas de vários portes para ajudar nesses processo. Por isso, decidi abrir a Goshen Land, que é uma empresa de consultoria que ajuda as empresas a expandirem seus negócios. Também abri um pool de investimentos, que é um fundo, junto com a Bossa Nova Investimentos, para investir em startups e para também fazer expansão de negócios que são prioritariamente tecnológicos. E tenho trabalhado para transformar a sociedade nesse segmento”, compartilha.

Após atuar mais de 10 anos como diretor executivo da Samsung no Brasil, o desenvolvedor de negócios Dema Oliveira deixou a empresa para se dedicar aos seus próprios empreendimentos. Com vasta experiência em multinacionais, ele utilizou sua expertise para criar um fundo de investimento em startups chamado Goshen Land, em parceria com a Bossa Nova Investimentos, de João Kepler, além de abrir uma consultoria estratégica para ajudar a impulsionar outras companhias. E ele trabalha com uma meta ambiciosa: de se tornar sócio de mil empresas no Brasil e no mundo em dez anos. Em entrevista à Jovem Pan, ele conta como foi a decisão de deixar uma das maiores empresas do mundo de produtos eletrônicos para focar na exponenciação de negócios de diversos segmentos e no investimento de negócios promissores. 

Expansão como sinal de crescimento

“Foram longos anos de parceria na Samsung. Eu era responsável pela expansão das lojas no Brasil e depois também fui responsável pela expansão do mercado de tablet e de relógios inteligentes. Com uma marca tão conhecida, se você tem um bom produto e faz um bom trabalho, é uma fórmula de muito sucesso. Durante esse período que eu fui fazendo os negócios crescerem ali, nas áreas que eu administrava na Samsung, começou a surgir uma grande oportunidade de fazer isso para o mercado também. O próprio mercado me procurava porque eu já tinha uma vasta experiência. Fui abordado por empresas de vários portes para ajudar nesses processo. Por isso, decidi abrir a Goshen Land, que é uma empresa de consultoria que ajuda as empresas a expandirem seus negócios. Também abri um pool de investimentos, que é um fundo, junto com a Bossa Nova Investimentos, para investir em startups e para também fazer expansão de negócios que são prioritariamente tecnológicos. E tenho trabalhado para transformar a sociedade nesse segmento”, frisa Dema.

E o desejo por desafios e a vontade de trabalhar metas audaciosas tem sido os principais motivadores de Dema. Ele revela, na consultoria, que só atende clientes que tenham o desejo de crescer bastante. O processo de consultoria inclui uma análise do modelo de trabalho da empresa, implementação da fórmula do executivo e desenvolvimento de metodologia para o sucesso do necessário. “O que é interessante é que muitas vezes as companhias falam que querem crescer e pensam que, para isso, é preciso vender mais ou fazer mais marketing. Está errado. Você precisa mirar antes de atirar. A minha lógica é o seguinte: para você poder crescer, você precisa antes de mais nada olhar qual é o seu modelo de negócio e as formas que você pode crescer. Uma questão que as pessoas não costumam perceber, por exemplo, é que você pode crescer ampliando sua cartela de produtos e serviços. Não necessariamente você precisa abrir mais lojas ou comprar o concorrente. Essa análise é o segredo do sucesso”, revela.

Já quando o assunto é sociedade ou investimento, ele destaca que “olhar para os sócios do negócio é o primeiro ponto que deve ser analisado”. E enfatiza: “Nem tudo no Excel faz sentido, sabe? Muitas vezes você precisa entender um pouco do momento dos sócios. A segunda coisa é a saúde da empresa,  a parte financeira da empresa. Depois vem a projeção de futuro. Passada essa fase de entrevista inicial, eu começo a analisar de forma completa, por exemplo, desde o balanço até o que a gente chama de apresentação da empresa. Eu olho os números, vendas, margem, que é uma análise mais técnica”, indica. Ele complementa que sempre existem incertezas quando se trata de investimentos, mas que o Brasil vive um bom momento para impulsionar negócios com a liberação de linhas de crédito e atenção maior para soluções de energia e inteligência artificial.  “Eu sou um cara extremamente otimista. Eu vejo que aonde há dor, há uma solução. Então, eu continuo apostando no Brasil. Eu continuo apostando no crescimento do Brasil. E eu tenho visto empresas baterem recordes de faturamento. Esses objetivos foi também um dos principais motivos de eu iniciar essa empresa de consultoria e também a empresa de investimentos”, afirma.

Sonhar alto e trabalhar com positividade

O executivo analisa que, a atividade econômica do Brasil como um todo, está passando por um aquecimento acelerado, e que aparecem diariamente oportunidades para que quem modela bem o negócio, sabe olhar os números e identificar o mercado. Ele complementa que até mesmo empresas de varejo, que passaram por um fase complicada, encontram oportunidades de se reinventar e expandir. “Eu tenho uma meta. Em 10 anos, quero ser sócio de mil empresas no Brasil e no mundo.  Já estou chegando próxima da vigésima. É importante abençoar o mercado brasileiro. Ficar pequeno dá muito trabalho. Então, já que eu tenho a habilidade de fazer as coisas crescerem, empresas crescerem, por que eu vou optar por ficar pequeno?”, questiona. Além do seu trabalho com consultoria, o executivo realiza um podcast semanal chamado “Papo de Expansão”, entrevistando pessoas que estão fazendo o Brasil crescer e trazendo conteúdo para estimular as empresas a se desenvolverem.

Sob a administração e consultoria especializada de Dema, empresas têm alcançado crescimento muitas vezes antes negligenciados.
Além disso, segundo o CEO da Goshen Land, sua consultoria oferece um serviço exclusivo através de seu site, onde empresários podem agendar uma sessão estratégica gratuita com os especialistas em expansão de negócios da consultoria. “Essa oportunidade única proporciona insights valiosos para impulsionar o crescimento do negócio, sem custo adicional.

A firma de Dema oferece diversos fronts de desenvolvimento, tais como consultoria vertical, horizontal, tecnológica, aquisição de concorrentes, aumento de faturamento e vendas, além do desenvolvimento de novos produtos e serviços. Essa variedade de especializações permite que a consultoria personalize suas soluções de acordo com as necessidades específicas de cada cliente, garantindo resultados tangíveis e duradouros”, destaca.

Com base nos projetos em andamento, a Goshen Land destaca com toda convicção que seus clientes “estão no caminho certo para alcançar o faturamento coletivo de R$1 bilhão até o final do ano. “Esse feito impressionante solidifica a posição da consultoria como líder inovadora no setor de consultoria empresarial, destacando sua importância como parceira estratégica para empresas que buscam prosperar e conquistar novos horizontes de sucesso, sob a nossa liderança”, reforça Oliveira, já pronto para mais desafios, e mirando a inclusão de pelo menos mil empresas dentro do seu ecossistema de negóci

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Mulheres e a dívida histórica

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Analice Nicolau e a especialista em Direito Bancário, Dra. Magna Damázio unem forças para trazer clareza a população sobre temas tão pertinentes como o Superendividamento

Levante a mão se você nunca perdeu o sono por causa de uma dívida. É uma realidade para a maioria, não é?. Para milhões de brasileiros, a dívida é uma sombra que paralisa sonhos e, segundo pesquisas, é um gatilho para ansiedade e depressão em mais de 80% dos endividados . Em um país onde a inadimplência afeta quase 72 milhões de pessoas, a jornalista Analice Nicolau, uma das vozes mais respeitadas do país, une sua credibilidade a advogadas especialistas, como a Dra. Magna Damázio, para mostrar que existe um caminho .

A jornalista e Estrategista de Comunicação Digital, Analice Nicolau, com a sensibilidade de quem entende a alma feminina, aponAnalice Nicolauta para uma ferida cultural. “Crescemos ouvindo que dinheiro não era assunto nosso” Que era Sujo”; afirma a jornalista. “Acompanhamos nossos pais em grandes movimentos da economia durante os últimos 40 anos. Começamos a trabalhar muito cedo, e não paramos, mal deu tempo de realmente olharmos para as finanças. O resultado? Hoje, 77% das mulheres brasileiras estão endividadas, um reflexo direto da falta de educação financeira que nos foi negada por gerações. Essa insegurança, alimentada por crenças limitantes, nos torna um alvo vulnerável para um ciclo de dívidas que começa com um sonho, mas pode terminar em um pesadelo de vergonha e solidão .

Paradoxalmente, a estabilidade do serviço público tornou-se uma isca para o superendividamento. Cerca de 70% dos servidores públicos estão endividados, muitos deles presos na armadilha do crédito consignado, que compromete grande parte da renda antes mesmo de chegar à conta . A falsa sensação de segurança abre portas para um ciclo de empréstimos que sufoca o orçamento e a qualidade de vida, transformando o que deveria ser um porto seguro em uma âncora financeira .

E para guiar você e tirar todas as suas dúvidas, Analice Nicolau e advogadas como a Dra. Magna Damázio, especialista em Direito Bancário encontraram, nas lives semanais pelo Instagram da jornalista, o grande motivo para abraçarem temas tão complexos como o Superendividamento. “São mulheres que passam pelos mesmos dilemas.  Mulheres que trabalham fora ou até mesmo Home Office e que tomam conta com a família da casa. Como equilibrar esses pratinhos, pois muitas vezes a conta não fecha no final do mês” salientou a Dra. Magna Damázio. Este é um espaço seguro e de acolhimento, pensado não apenas para mulheres, mas também para servidores públicos. A cada semana, elas traduzem o “juridiquês”, revelam os direitos garantidos pela Lei do Superendividamento e oferecem o passo a passo para você renegociar suas dívidas e virar o jogo .

A união que liberta; de vítima a protagonista da sua história

Este movimento liderado por Analice Nicolau que é colunista do Jornal de Brasília e da Revista GoWhere é a prova de que a comunicação com propósito pode mudar vidas. Mostra que muitas vezes nos negamos a olhar para o nosso quintal. “Enquanto não se faz o básico, dentro de casa, que é anotar cada gasto, fazer uma planilha e criar hábitos que possam lhe ajudar neste processo é fundamental. Se não, nossa qualidade mental cai, nossa força física e principalmente nosso emocional, fica um lixo” reforçou Analice. É a união da credibilidade do jornalismo com a força do direito para oferecer uma solução real. Mais do que informar, a iniciativa busca transformar a sua relação com o dinheiro, mostrando que é possível quitar débitos, recuperar a dignidade e, finalmente, voltar a sonhar .

 

 

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O poder do acolhimento: como Rocheli Rocha transformou o salão em um espaço de inclusão e confiança

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Entre tesouras, escuta e paciência, a cabeleireira potiguar construiu um método de gestão humanizada que devolve autoestima a famílias e inspira profissionais em todo o país

 

A inclusão tem se tornado uma pauta crescente dentro do setor da beleza, mas ainda são raros os profissionais que conseguem traduzir esse conceito em práticas concretas, e entre esses poucos nomes está Rocheli Rocha, cabeleireira licenciada no Brasil e nos Estados Unidos, que desenvolveu um modelo de atendimento e gestão baseado em empatia, paciência e respeito aos diferentes tempos sensoriais dos clientes, uma metodologia que nasceu da observação e da convivência com crianças autistas e que hoje é replicada por outros profissionais como referência para um segmento em transformação que começa a enxergar o salão como um espaço de acolhimento, e não apenas de estética.

Com mais de vinte anos de carreira e formação consolidada em coloração e mechas, Rocheli percebeu, ainda nos anos em que atuava no Dillan Cabeleireiros, em São Paulo, que o comportamento de parte do público infantil exigia uma nova postura dos profissionais, já que crianças com autismo, ansiedade ou hipersensibilidade sensorial reagiam de forma intensa a sons, luzes e toques, o que tornava o simples ato de cortar o cabelo um desafio, e a partir dessa constatação ela desenvolveu procedimentos baseados em aproximação gradual, pausas estratégicas e estímulos sensoriais controlados, criando um modelo de atendimento que valoriza o tempo da criança e prioriza o bem-estar emocional, origem do Peaceful Hair Concept, que mais tarde se tornaria sua principal marca de inovação.

Os resultados foram concretos e rapidamente perceptíveis, com atendimentos antes marcados por crises e desistências passando a ocorrer com tranquilidade, e famílias que evitavam o salão transformando o momento do corte em um gesto de conquista e superação, como no caso de uma adolescente com transtorno de ansiedade que conseguiu realizar o primeiro corte completo após participar ativamente da escolha da cor e do estilo do cabelo, fortalecendo a própria autoestima, ou de uma menina com sensibilidade tátil severa que aprendeu a tolerar o toque dos instrumentos após uma sequência de pausas e estímulos auditivos controlados, histórias que ilustram o impacto prático e emocional do método e consolidaram o nome de Rocheli como referência no atendimento humanizado.

A fase seguinte foi traduzir essa filosofia para a estrutura de gestão e treinamento, e no salão que leva seu nome cada profissional é preparado para compreender as particularidades de cada cliente, com módulos que abordam comportamento infantil, escuta ativa e comunicação não verbal, além de exercícios de observação e controle de estímulos, o que garante uma equipe técnica e emocionalmente preparada para lidar com diferentes perfis e situações, tornando o ambiente previsível, seguro e colaborativo, e reforçando o papel do acolhimento como parte da experiência estética. “A técnica é importante, mas o atendimento humanizado é o que realmente fideliza e transforma”, afirma Rocheli, que acredita que o respeito é o primeiro passo para qualquer resultado duradouro.

A liderança de Rocheli é construída sobre escuta e exemplo, e não sobre imposição, e o formato de gestão que ela criou estimula a troca entre os profissionais, permitindo que observações sobre o comportamento dos clientes e ajustes de abordagem sejam discutidos coletivamente, criando um modelo de gestão sensível alinhado às tendências contemporâneas que valorizam a experiência humana como parte central da operação, o que posiciona sua trajetória como um caso de inovação social dentro da indústria da beleza. “O salão é, antes de tudo, um espaço de convivência, e a liderança precisa refletir isso”, explica ela, que há anos propõe que o cuidado seja tratado como parte do processo de gestão e não apenas como um valor pessoal.

A expansão internacional consolidou essa visão em diferentes contextos culturais, e desde 2022, quando foi convidada a integrar o Studio LaVie, em São Paulo, Rocheli mantém vínculo com a marca mesmo após mudar-se para Orlando, nos Estados Unidos, onde segue recebendo retorno financeiro pela aplicação de suas técnicas e acompanhando a replicação do método, o que comprova sua aplicabilidade em escala e reforça seu caráter sustentável dentro do setor. Participações em eventos como o Keune International Summit 2022, em São Paulo, o Global Hair Awards 2023, em Miami, e o Inspirador Desfile Rosa 2024, em Orlando, ampliaram o alcance do Peaceful Hair Concept, e o reconhecimento veio em 2025 com o XV Notable Brazilian Awards, no Hard Rock de Nova York, onde foi homenageada pelo impacto social de sua atuação.

Atualmente, Rocheli prepara o lançamento de um e-book sobre o Peaceful Hair Concept e desenvolve cursos e workshops voltados à formação de profissionais inclusivos, consolidando sua experiência em formato educacional e mantendo participação ativa no Conselho Nacional dos Profissionais da Beleza (CNPB), onde atua na defesa de práticas éticas e na valorização da categoria, reforçando que a inclusão é um compromisso coletivo. “A inclusão não é uma tendência, é um compromisso, e profissionais que entendem isso estão à frente do seu tempo”, afirma, resumindo o propósito que norteia sua trajetória e o impacto de sua metodologia.

Mais do que uma técnica, o modelo criado por Rocheli Rocha representa uma mudança na forma como o mercado da beleza compreende o atendimento e a gestão, e ao unir sensibilidade e eficiência ela mostrou que acolher pode ser também uma estratégia de liderança e crescimento, revelando que a empatia, quando aplicada com consistência, é capaz de gerar resultados mensuráveis, transformando o cotidiano dos profissionais e a experiência de quem busca nos salões mais do que estética, busca pertencimento, respeito e confiança.

 

Texto criado por Nathalia Pimenta
Supervisão jornalística aprovada por Radija Matos

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Jovem, técnico e com meio bilhão em transações: a trajetória firme de Pedro Paciullo no mercado financeiro

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Liderança precoce, domínio técnico e decisões estratégicas moldam a trajetória de Pedro Paciullo em um dos setores mais exigentes do país

Em um dos maiores escritórios da Criteria Financial Group, um jovem recém-formado liderava sozinho uma mesa de renda fixa com mais de R$2,5 bilhões sob gestão. Não era estagiário de vitrine nem figurante técnico. Era o responsável direto pelas decisões, pelo risco e pelos resultados. Aos 22 anos, Pedro Paciullo já acumulava mais do que responsabilidade: acumulava entregas.

Essa é a base da carreira que ele vem construindo, e não por sorte. Pedro uniu formação sólida, pensamento analítico e foco em execução desde o início. Sua trajetória é marcada por saltos rápidos, mas firmes, da liderança em renda fixa à atuação em fusões e aquisições, com mais de R$500 milhões assessorados antes dos 25. E tudo isso sem deixar de lado o que talvez seja seu traço mais constante: o olhar atento para melhorar processos, formar pessoas e tomar decisões com profundidade.

Pedro começou cedo. Durante a graduação no Insper, foi efetivado como analista e, poucos meses depois, assumia a liderança da mesa de renda fixa. Ali, além de gerir recursos em larga escala, estruturou ferramentas e rotinas que tornaram a operação mais segura e eficiente. Também compartilhou esse conhecimento com outros profissionais, gravando dezenas de aulas para a UCriteria, a plataforma de capacitação da empresa.

“Na renda fixa, a margem de erro é pequena. Cada decisão exige clareza técnica e precisão no detalhe. Meu foco sempre foi trazer agilidade sem perder a qualidade”, explica.

Com esse perfil técnico e a capacidade de pensar o negócio como um todo, Pedro chamou atenção para novos desafios dentro do grupo. Migrou para a área de M&A e operações estruturadas, onde lidaria com uma complexidade ainda maior. Mesmo em um ambiente novo, ele se adaptou com velocidade. Com apenas seis meses na área, liderou a venda da empresa Controle Analítico para a multinacional britânica Intertek, em uma operação avaliada em mais de R$120 milhões.

Desde então, participou de transações que somam mais de R$500 milhões em volume, atuando com estruturas sofisticadas de dívida e equity nos setores de energia, infraestrutura e real estate. Entre as estruturas que domina, estão FIDCs, CRIs, CRAs, debêntures e operações societárias completas.

Mais do que executar, Pedro se tornou conhecido por entender o cenário e antecipar riscos. Sua escuta é estratégica. Ele sabe onde cortar gordura, onde não abrir mão e como negociar com clareza. Essa combinação de leitura técnica e inteligência de contexto é o que diferencia quem só opera de quem realmente lidera.

“É preciso entender o que está em jogo em cada transação. Não se trata só de números. Existe estratégia, existe tempo certo e existe gente do outro lado da mesa”, afirma.

Hoje, com a bagagem que acumulou e a consistência com que entrega, Pedro já mira novos horizontes. O foco agora é expandir sua atuação para o mercado internacional, conectando sua experiência local a operações cross-border com o mesmo padrão de entrega. Ele sabe que, para isso, não basta um bom currículo. É preciso repertório, consistência e uma visão clara de longo prazo.

Pedro não se posiciona como alguém que já chegou lá. Ao contrário. É a consciência de que ainda há espaço para evoluir que o move. Em um mercado que muda o tempo todo, ele aposta em uma mentalidade simples e rara: a de quem aprende rápido, executa bem e segue entregando.

 

Texto criado por Nathalia Pimenta
Supervisão jornalística aprovada por Radija Matos

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