Barra
Connect with us

Negócios

Dia da Criatividade: entenda como ideias inovadoras fizeram a diferença para 8 empresas!

Published

on

Saiba mais sobre o caminho a ser trilhado no mundo dos negócios, para ir da inspiração ao lucro

Quando o assunto é criatividade, o que vem em mente de imediato são as expressões artísticas. Mas, a criatividade também está nas ideias inovadoras no mundo dos negócios, originando novos produtos, serviços e até permitindo a virada de chave de inúmeras marcas.  No próximo domingo, 21 de abril, é o Dia Mundial da Criatividade, data oficializada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2017, para valorizar o pensamento criativo, incentivando a inovação como ferramenta essencial na resolução de desafios globais.

Para celebrar a data, apresentamos alguns cases de sucesso de empresas que exemplificam a importância da criatividade em diferentes segmentos do mercado. Confira!

  • Turismo de negócios

Para a Voll, maior agência digital de viagens corporativas do Brasil, criar uma plataforma unificada, que une todo o universo da mobilidade, para trazer mais facilidade e economia para as empresas, foi o que a fez ser procurada por grandes marcas como Itaú, Andrade Gutierrez e Pepsico. Jordana Souza, Cofundadora da VOLL, recusou um cargo internacional para entrar de cabeça nessa ideia e empreender.  “Sem o recurso da tecnologia, pode ser uma dor de cabeça planejar uma viagem, desde a reserva do voo ou da hospedagem, até levantar possível adiantamento financeiro e prestação de contas, seja para o colaborador que trabalha fora de casa, seja  para a companhia empregadora. A partir da solução criativa, mudamos o dia a dia das empresas e ainda permitimos a economia de 30% dos gastos mensais”.

  • Sistema jurídico

No caso de Lorena Lage,  CEO e cofundadora da L&O Advogados, foi a partir de sua inconformidade quanto ao setor jurídico e a morosidade do sistema judiciário que ela e o sócio Robert Oliveira criaram um novo mercado. Hoje eles atuam exclusivamente com preventivo jurídico, antecipando problemas e evitando que eles aconteçam. Dessa forma, as marcas diminuem o risco de processos que podem impactar o desenvolvimento dos negócios. A L&O virou referência para startups e negócios disruptivos exatamente por essa inovação: mesmo atendendo mais de 420 empresas, em 2023 houve apenas dois processos.

“Identificamos, analisando outros mercados, formatos de planos por horas para prestação de serviços. Percebemos que esse era um modelo que os nossos clientes já poderiam estar mais acostumados. Nos inspiramos nas softwares houses, testamos, estruturamos alguns formatos, verificamos alguns planos de acordo com o número de horas que mais se encaixavam para o momento da startup. Foi uma virada de chave para gente. Nas primeiras reuniões a gente já começou a fechar novos contratos e ficou muito mais fácil para os clientes  entenderem a nossa parceria. As startups contratam um plano de horas e as utilizam de acordo com o que efetivamente for demandado pela empresa. Se não utilizar, seguem disponíveis para a utilização no mês que for necessário dentro de 12 meses, tudo acompanhado por um sistema automatizado, afirma Lorena, que com criatividade também vem inspirando outros escritórios a olharem para a forma como praticam o direito.

  • Finanças

E, por falar em investimentos, a demanda por uma consultoria financeira com modelo transparente foi o que levou os sócios da Futuro Capital a se unirem e criarem a empresa em 2022. Adotando o modelo fiduciário (de taxa fixa), pouco conhecido no mercado brasileiro, neste caso, a empresa não recebe comissões sobre os produtos que recomenda, mas um valor fixo pago mensalmente pelo cliente, independentemente do produto financeiro consumido. A Futuro Capital rapidamente atraiu outro nicho de investidores, aqueles que buscam domínio de técnica para objetivos personalizados.

Inovar e sair do comum do setor foi essencial para a assessoria. “No primeiro ano de funcionamento, temos uma carteira de R$ 1,7 bilhão. Prevemos dobrar a carteira de ativos sob custódia ainda no primeiro semestre de 2024 e atingir a marca de R$3 bilhões acumulados em carteira neste mesmo período. Em 5 anos, a Futuro Capital cogita multiplicar por 30 a carteira de clientes defendendo e consolidando no Brasil o Modelo Fiduciário. Tudo surgiu devido ao nosso descontentamento de como é falado sobre os investimentos no país”, diz Henrique Silva, sócio-fundador da Futuro Capital.

  • Universo cripto

A inovação também está em criar novas formas de lidar com a nova economia, pensando nisso, a DUX possui uma robusta infraestrutura blockchain disponível por meio da iDUX, a carteira digital que é uma ponte entre o mercado tradicional e a Web 3.0. “Somos a primeira empresa latino-americana a receber investimento da Old Fashion Research, R$7 milhões de seed round, e uma das primeiras a receber investimento da Animoca Brands no Brasil, no valor de R$3 milhões. E por que essas marcas investem na gente? Porque democratizamos o acesso à Web3, facilitando que empresas e pessoas tenham mais segurança, assim como vivam experiências diferentes. No último ano, por exemplo, criamos do zero o Didicoverso, a presença do ex-jogador de futebol Adriano no metaverso, com oportunidades variadas de interagir com seus fãs”, argumenta Luiz Octávio Gonçalves Neto, CEO e fundador da DUX.

  • Educação

Um levantamento do núcleo de inteligência e análise de dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) estimou que um milhão de novos empregos serão gerados pela economia criativa até 2030, elevando, em consequência, a atual participação de 3,11% do setor no Produto Interno Bruto. Daniel Spolaor, sócio e CEO da Universidade Corporativa Korú,  já acelerou mais de 3,5 mil carreiras e está conectada a mais de 300 negócios de empresas como Suzano, O Boticário, Alpargatas (Havaianas) e iFood, conta que conversou com pessoas em todas as partes do mundo para criar um modelo de negócio pedagógico disruptivo.

“Ouvimos muitos profissionais de outros países e áreas, conversamos com pais e alunos, e decidimos juntar as ideias mais interessantes para fundar a Korú. Com o tempo, para atrair mais marcas e parceiros, adaptamos novamente nosso modelo de educação semelhante a um sistema de construção de brinquedo (Lego) em que a gente consegue colocar cada peça nele, tanto de conteúdo, de assuntos, em qualquer curso nosso, tanto em formato online, ao vivo e presencial. Nosso modelo pedagógico é super adaptável”, fala Daniel, que comenta que esta fórmula de sucesso foi essencial para o crescimento da empresa.

  • Youtubers e marketing de influência

E, se o assunto é marketing de influência e produção de conteúdo, a Curta, o maior hub de Youtubers na América Latina, com mais de 52 criadores de conteúdo focados em entretenimento e games, vem revolucionando esse mercado. Eles criaram um modelo diferenciado: em vez de apenas agenciar influenciadores, eles criam tecnologias e oportunidades. Além da criatividade na hora de fazer publicidade, priorizando a experiência do seguidor com a marca, eles desenvolveram uma plataforma única para identificar o perfil real do público e até inteligência artificial para clonagem de voz em outros idiomas e aumentar a exportação conteúdo.

Por meio de Inteligência Artificial, a Curta cria estratégias completas de divulgação de canais de seus influencers com dublagem em inglês e espanhol. O que se deve a uma demanda de mercado.O YouTube brasileiro ainda não leva os criadores à monetização que um canal americano, por exemplo, levaria. O que mostra uma oportunidade de negócios e uma urgência em internacionalizar canais brasileiros”, explica Pedro Gelli, sócio-fundador da Curta.

  • Alimentação e agronegócios

E quando a criatividade parece não ser mais possível no agro, vem a Verdureira e mostra que não é bem assim. Além de ser pioneira em saladas prontas para consumo no Brasil, a marca, com quase 30 anos de trajetória, conseguiu inovar de novo. Eles viraram o negócio ao se tornarem uma agroindústria nos últimos anos, internalizando todos os processos da cadeia produtiva. E como se não bastasse, para evitar crises de abastecimento e a grande variação climática, como altas temperaturas e excesso de chuva, criaram um novo sistema de hidroponia em floating (cultivo de hortaliças em piscinas), sendo a primeira empresa no país a utilizar a tecnologia em larga escala.

Inspirados nos modelos holandeses, desenvolveram a própria tecnologia para execução do floating, considerando o cenário brasileiro. Criaram desde as placas ideais, onde as hortaliças ficam bem posicionadas para flutuar nas piscinas, até sistemas únicos para a oxigenação da solução nutritiva. Implementaram também um novo uso para nanobolhas. “Sabíamos que era um desafio, mas estávamos dispostos a aprender mais, testar e arriscar, pois acreditávamos que seria um divisor de água para o negócio e também para o agro brasileiro. Agora, produzimos mais, com menos esforços e recursos, além de oferecer um produto com mais qualidade para o consumidor”, explica Ari Rocha, sócio e CEO da Verdureira. Nos próximos meses, a marca será capaz de produzir 39 toneladas mensais de hortaliças.

  • Arte de rua

E já que o Dia da Criatividade remete tanto à arte e cultura, vale entender como o Fábrica de Graffiti fez a cultura se tornar um negócio e ainda trazer mais qualidade de vida em cidades industriais. A marca humaniza distritos urbanos por meio da arte urbana e já percorreu seis estados do Brasil em 30 km² de intervenções artísticas em parceria artistas visuais brasileiros, que colorem os muros com suas obras autorais. A produtora-executiva, Paula Mesquita, acredita no potencial que a arte tem de despertar o olhar criativo e transformador, vocação tem feito grandes empresas apostarem na iniciativa.

“A arte de rua é a expressão artística mais democrática que existe. Sempre me incomodou perceber que ou a arte que era acessível e muito banalizada ou muito cara e  elitizada. Buscava o meio-termo e isso me levou a empreender. Transformar lugares de passagem em grandes galerias ao céu aberto humaniza territórios fabris na cidade. Trabalhar em ambiente marginalizado é, de certa forma, abraçar quem não é visto e a arte tem esse poder. Fazemos isso de forma sustentável. Isso fortalece a cultura e a imagem de empresas que praticam ESG, por isso elas sempre retornam para um novo projeto”.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Raquel Mozzer se destaca no mercado de headhunting por unir visão estratégica, propósito e excelência humana

Published

on

Em um setor marcado pela escassez de talentos e pela rápida evolução das competências técnicas, Raquel Mozzer tem se consolidado como uma das principais referências do headhunting no Brasil, transformando processos de recrutamento em decisões estratégicas que impulsionam crescimento e inovação nas empresas.

Com uma atuação guiada por visão estratégica, sensibilidade humana e assertividade, Raquel vai além da busca por habilidades técnicas. Seu trabalho se baseia em compreender profundamente a cultura, o propósito e o potencial de adaptação de cada profissional, garantindo conexões genuínas e duradouras entre pessoas e organizações.

Inspirada pelos valores que moldam a FourD — proximidade radical, pragmatismo com propósito, excelência humana, coragem para transformar e crescimento compartilhado —, Raquel conduz cada projeto com profundidade, empatia e foco em resultados tangíveis. Seu método alia inteligência de mercado e análise comportamental para entregar soluções sob medida a cada cliente.

O resultado desse trabalho é um crescimento sólido e consistente, que reflete não apenas a qualidade das entregas, mas também a capacidade de enfrentar os desafios do mercado com propósito e impacto real.

Com uma trajetória reconhecida por sua capacidade de conectar talentos estratégicos a empresas em expansão, Raquel Mozzer representa uma nova geração de profissionais que unem resultado, propósito e humanidade — e mostram que o verdadeiro diferencial competitivo nasce da combinação entre pessoas certas e visão de futuro.

Continue Reading

Negócios

Black Diamond RT 360: o programa exclusivo da Dra. Letícia Amaral que promete acelerar tributaristas na era da Reforma Tributária

Published

on

Com o avanço da Reforma Tributária (2025–2033), o mercado tributário brasileiro passa por uma das maiores transformações das últimas décadas — e exige profissionais cada vez mais preparados para atuar de forma estratégica, consultiva e com visão de negócios. Pensando nesse novo cenário, a Dra. Letícia Amaral, CEO da IBPT LA Business, Tax & Education, tributarista e educadora há mais de uma década, acaba de anunciar o lançamento da Black Diamond RT 360, um programa intensivo de aceleração profissional que chega ao mercado durante a Black Friday 2025.

A iniciativa, voltada para advogados, contadores e consultores tributários, foi criada para ajudar profissionais a estruturar, precificar e vender serviços tributários completos, totalmente alinhados às mudanças trazidas pela Reforma Tributária. Com duração de 4 meses, o programa oferece uma aceleração 360°, unindo competências técnicas, comerciais e estratégicas que permitirão ao participante se destacar e assumir posição de liderança nesse novo ciclo do mercado tributário.

“O objetivo é fazer com que o tributarista atue com visão empresarial, domine o impacto da reforma e saiba transformar conhecimento técnico em resultados reais para seus clientes”, destaca a Dra. Letícia.

A Black Diamond RT 360 integra o ecossistema educacional da IBPT LA, responsável também pela renomada Formação Tributarista do Futuro (FTF) e pelo MBA em Tributação e Negócios. Durante a Black Friday, a Dra. Letícia oferecerá condições especiais de acesso para os primeiros inscritos, incentivando profissionais que desejam acelerar a carreira ainda em 2025 e começar o próximo ano preparados para a nova realidade tributária.

Mais do que um curso, o programa é uma experiência de mentoria e acompanhamento prático, onde cada participante recebe orientação personalizada para desenvolver autoridade, posicionamento e diferenciação no mercado.

“A Reforma Tributária abre um novo capítulo para quem atua na área. E os profissionais que entenderem como transformar isso em oportunidade serão os verdadeiros protagonistas dessa nova fase”, conclui a CEO.

Para saber mais informações, clique no link: https://tributaristadofuturo.com.br/black-diamond/

(Foto: Divulgação)

Continue Reading

Negócios

Especialista em Cultura Disney, Daniel Donato consolida-se como referência nacional em atendimento e encantamento de clientes

Published

on

Reconhecido como uma das principais referências do Brasil quando o assunto é encantamento, cultura organizacional e atendimento de excelência, Daniel Donato se tornou protagonista na disseminação dos pilares da Cultura Disney combinados à realidade das empresas brasileiras. Com uma trajetória sólida e fundamentada na prática, ele já transformou mais de 38 mil pessoas em todo o país, conduzindo equipes, gestores e organizações a novos patamares de experiência e resultados.

A história de Daniel é marcada por propósito, disciplina e um olhar profundamente humano para a gestão. Para ele, o grande diferencial das empresas está além do produto: está nas pessoas, na forma como elas cuidam, se comunicam e se conectam.

Da Comunicação ao Encantamento

A jornada profissional de Daniel Donato começou no universo do marketing e da consultoria empresarial, áreas que rapidamente o aproximaram do atendimento e da construção de relacionamentos consistentes com o cliente. Sua sensibilidade para entender dores organizacionais o levou a perceber um padrão recorrente: empresas com ótimos produtos e equipes bem-intencionadas, mas que ainda falhavam na experiência oferecida.

O ponto de virada veio quando Daniel compreendeu que o que realmente conversava com seu propósito era ajudar empresas a transformarem pessoas, criando ambientes saudáveis, equipes engajadas e experiências memoráveis. Assim, mergulhou no estudo da cultura e da liderança humanizada como o real caminho para transformar negócios.

Foi nesse contexto que ele compreendeu seu propósito: capacitar organizações a valorizarem pessoas e a construírem culturas fundamentadas em verdade, propósito e encantamento.

O mergulho no universo Disney

O interesse de Daniel pela Disney surgiu de forma orgânica, mas foi o brilho desse modelo que o fez enxergar um método capaz de mudar realidades. Ao participar como espectador de uma palestra sobre atendimento no estilo Disney, percebeu que a palestrante nunca havia visitado os parques. Diferente dele, que já tinha vivenciado a experiência.

Esse insight fez nascer uma convicção: ele tinha autoridade prática para ensinar sobre a magia e os bastidores desse império da experiência. Assim, iniciou uma jornada intensa de estudo, pesquisa e vivência, investindo em cursos especializados e viajando repetidamente até Orlando para compreender, na prática, como a Disney constrói cultura, liderança e encantamento.

Hoje, já são mais de 20 imersões presenciais nos parques da Disney, somando experiências em bastidores, processos, treinamentos e cultura institucional. “A Disney não encanta por acaso. Ela encanta por propósito, cultura, liderança e detalhes”, explica.

Formação

Além de sua ampla vivência prática, Daniel Donato carrega uma formação sólida que reforça sua autoridade na área. É Certificado Internacional em Guestologia Business pelo Seeds of Dreams Institute, além de possuir certificações em Disney Backstage Magic e Keys to the Kingdom Tour pelo renomado Disney Institute, aprofundando seus conhecimentos sobre cultura organizacional, experiência do cliente e excelência em atendimento.

Donato é fundador da Sinapse Consultoria e Treinamentos, Bacharel em Administração de Empresas, possui MBA em Marketing Estratégico e é especialista em Marketing de Relacionamento com Clientes, combinação que sustenta sua abordagem única, conectando método, cultura e resultados para transformar equipes e encantar clientes em todo o Brasil.

Liderança que transforma e gera resultado

Ao longo de sua caminhada, Daniel Donato já treinou gestores e equipes em 9 estados brasileiros, levando sua metodologia humana e assertiva a empresas de médio e grande porte. Suas abordagens se destacam por ir além da teoria: ele ensina a magia aplicada à cultura do atendimento e da liderança intencional, mostrando como transformar princípios em práticas que geram encantamento real.

Sua experiência aponta para um mesmo diagnóstico: o maior desafio das empresas não está apenas em ensinar procedimentos, mas em transformar mentalidades. Para Daniel, o encantamento só é sustentável quando nasce de dentro — de colaboradores que reconhecem seu valor e de líderes que servem, inspiram e criam um ambiente onde as pessoas se sentem parte de algo maior.

Dessa forma, suas palestras e treinamentos conectam emoção e técnica, mostrando às organizações como criar experiências memoráveis que geram clientes fãs e equipes engajadas. Empresas que vivenciam sua metodologia apresentam mudanças visíveis na cultura interna, no clima organizacional, na retenção de talentos e no desempenho comercial. É encantamento com resultado.

Da filosofia à prática: o método Donato de transformação cultural

O grande diferencial de Daniel Donato é unir emoção + prática + resultado. Para ele, encantamento não é discurso. É comportamento treinado e repetido diariamente. Sua metodologia mostra que pessoas encantadas encantam pessoas, liderança é servir e inspirar e que propósito é atitude, não slogan.
Daniel entende que a magia não está no castelo, mas em cada colaborador que escolhe fazer alguém se sentir especial. Por isso, seu trabalho capacita líderes e equipes a atuarem como protagonistas da experiência, criando ambientes de acolhimento, propósito e entrega.

Hoje, a maior demanda das organizações está justamente em aliar cultura, experiência do cliente e liderança inspiradora, modelo que ele domina com maestria. Empresas que aplicam o método vivenciam uma transformação contínua na forma de servir e gerar valor para o cliente, para a equipe e para a sociedade.

Magic Day — A imersão que está movimentando o Brasil

Após anos percorrendo o país com treinamentos, palestras e experiências imersivas que já transformaram milhares de profissionais, Daniel Donato apresenta a próxima grande edição do Magic Day – Atendimento de Alto Impacto, que acontecerá no dia 17 de janeiro de 2026, no Praiano Hotel, em Fortaleza, das 8h às 18h.

O Magic Day foi criado com o propósito de proporcionar uma experiência prática, profunda e totalmente aplicável à realidade dos negócios. Nesta edição, Daniel conta novamente com Niepson Melo, criador da metodologia Clownecta, para conduzir uma vivência que une Cultura Disney, jogos corporativos, comunicação autêntica e atitude de vendas — tudo para elevar o nível do atendimento e gerar resultados reais no dia seguinte. Garanta sua vaga pelo link a seguir: https://www.danieldonato.com.br/imersao-magic-day-fortaleza

O propósito é transformar líderes, equipes e negócios através de experiências que geram encantamento real. Além de mostrar a construção da cultura Disney de dentro para fora, a imersão oferece ferramentas para que empresas criem sua própria magia com autenticidade, propósito e resultado. Daniel Donato defende que mágica não é fantasia. Mágica é método, intenção e disciplina diária. E é exatamente isso que os participantes vivenciarão.

Siga Daniel Donato no Instagram:
https://www.instagram.com/danieldonato.com.br/

Ou acesse:
https://www.danieldonato.com.br/

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Saúde8 horas ago

Vitamina D de bolso: o novo lançamento com inovação da Atomic Labs

As pastilhas mastigáveis com sabor de laranja fornecem 2000 UI de Vitamina D3 A Atomic Labs segue inovando ao transformar...

Entretenimento9 horas ago

 Adriana Cigana: A mulher que transforma vidas com a força da espiritualidade ancestral

Mentora espiritual e criadora do “Resenha Cigana”, Adriana se tornou referência nacional ao unir sabedoria, mediunidade e propósito em uma...

Saúde9 horas ago

Vídeos sobre tendências da saúde auditiva chegam gratuitamente pelo Espaço da Audição

Com dados da OMS e especialistas, iniciativa destaca práticas para a saúde diária e inovações em tecnologia auditiva A perda...

Negócios12 horas ago

Raquel Mozzer se destaca no mercado de headhunting por unir visão estratégica, propósito e excelência humana

Em um setor marcado pela escassez de talentos e pela rápida evolução das competências técnicas, Raquel Mozzer tem se consolidado...

Negócios12 horas ago

Black Diamond RT 360: o programa exclusivo da Dra. Letícia Amaral que promete acelerar tributaristas na era da Reforma Tributária

Com o avanço da Reforma Tributária (2025–2033), o mercado tributário brasileiro passa por uma das maiores transformações das últimas décadas...

Negócios13 horas ago

Especialista em Cultura Disney, Daniel Donato consolida-se como referência nacional em atendimento e encantamento de clientes

Reconhecido como uma das principais referências do Brasil quando o assunto é encantamento, cultura organizacional e atendimento de excelência, Daniel...

Negócios1 dia ago

Douglas Martins Cândido e Amanda Pinheiro Carvalho: Casal de empresários transforma o mercado de recuperação pós-cirúrgica e alcança 50 franquias em menos de seis meses com a Conforte-se

O mercado de saúde e estética vive um novo momento no Brasil, e um casal de empreendedores vem se destacando...

Famosos1 dia ago

Dra. Shape vive experiência inesquecível na Grécia e compartilha reflexão sobre sucesso e propósito

A médica das celebridades, Gleidiana Scalzer, conhecida como Dra. Shape, passa por Santorini, Mykonos, Atenas e Creta e inspira seguidores...

Saúde1 dia ago

Fábio Peixoto participa do 212ProCast com Ed Marombe e Doutor José

Victor Rosa para falar sobre hábitos saudáveis, esporte e qualidade de vida com o apoio da Évora Farma. O 212ProCast,...

Entretenimento1 dia ago

5OUND: o novo grupo pop do Brasil chega direto de São Paulo para reconectar o público com o poder das boas canções

Cinco personalidades, um mesmo som. Assim nasce o 5OUND, o novo grupo pop do Brasil que chega para devolver ao cenário...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed