Connect with us

Negócios

Dia da Criatividade: entenda como ideias inovadoras fizeram a diferença para 8 empresas!

Published

on

Saiba mais sobre o caminho a ser trilhado no mundo dos negócios, para ir da inspiração ao lucro

Quando o assunto é criatividade, o que vem em mente de imediato são as expressões artísticas. Mas, a criatividade também está nas ideias inovadoras no mundo dos negócios, originando novos produtos, serviços e até permitindo a virada de chave de inúmeras marcas.  No próximo domingo, 21 de abril, é o Dia Mundial da Criatividade, data oficializada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2017, para valorizar o pensamento criativo, incentivando a inovação como ferramenta essencial na resolução de desafios globais.

Para celebrar a data, apresentamos alguns cases de sucesso de empresas que exemplificam a importância da criatividade em diferentes segmentos do mercado. Confira!

  • Turismo de negócios

Para a Voll, maior agência digital de viagens corporativas do Brasil, criar uma plataforma unificada, que une todo o universo da mobilidade, para trazer mais facilidade e economia para as empresas, foi o que a fez ser procurada por grandes marcas como Itaú, Andrade Gutierrez e Pepsico. Jordana Souza, Cofundadora da VOLL, recusou um cargo internacional para entrar de cabeça nessa ideia e empreender.  “Sem o recurso da tecnologia, pode ser uma dor de cabeça planejar uma viagem, desde a reserva do voo ou da hospedagem, até levantar possível adiantamento financeiro e prestação de contas, seja para o colaborador que trabalha fora de casa, seja  para a companhia empregadora. A partir da solução criativa, mudamos o dia a dia das empresas e ainda permitimos a economia de 30% dos gastos mensais”.

  • Sistema jurídico

No caso de Lorena Lage,  CEO e cofundadora da L&O Advogados, foi a partir de sua inconformidade quanto ao setor jurídico e a morosidade do sistema judiciário que ela e o sócio Robert Oliveira criaram um novo mercado. Hoje eles atuam exclusivamente com preventivo jurídico, antecipando problemas e evitando que eles aconteçam. Dessa forma, as marcas diminuem o risco de processos que podem impactar o desenvolvimento dos negócios. A L&O virou referência para startups e negócios disruptivos exatamente por essa inovação: mesmo atendendo mais de 420 empresas, em 2023 houve apenas dois processos.

“Identificamos, analisando outros mercados, formatos de planos por horas para prestação de serviços. Percebemos que esse era um modelo que os nossos clientes já poderiam estar mais acostumados. Nos inspiramos nas softwares houses, testamos, estruturamos alguns formatos, verificamos alguns planos de acordo com o número de horas que mais se encaixavam para o momento da startup. Foi uma virada de chave para gente. Nas primeiras reuniões a gente já começou a fechar novos contratos e ficou muito mais fácil para os clientes  entenderem a nossa parceria. As startups contratam um plano de horas e as utilizam de acordo com o que efetivamente for demandado pela empresa. Se não utilizar, seguem disponíveis para a utilização no mês que for necessário dentro de 12 meses, tudo acompanhado por um sistema automatizado, afirma Lorena, que com criatividade também vem inspirando outros escritórios a olharem para a forma como praticam o direito.

  • Finanças

E, por falar em investimentos, a demanda por uma consultoria financeira com modelo transparente foi o que levou os sócios da Futuro Capital a se unirem e criarem a empresa em 2022. Adotando o modelo fiduciário (de taxa fixa), pouco conhecido no mercado brasileiro, neste caso, a empresa não recebe comissões sobre os produtos que recomenda, mas um valor fixo pago mensalmente pelo cliente, independentemente do produto financeiro consumido. A Futuro Capital rapidamente atraiu outro nicho de investidores, aqueles que buscam domínio de técnica para objetivos personalizados.

Inovar e sair do comum do setor foi essencial para a assessoria. “No primeiro ano de funcionamento, temos uma carteira de R$ 1,7 bilhão. Prevemos dobrar a carteira de ativos sob custódia ainda no primeiro semestre de 2024 e atingir a marca de R$3 bilhões acumulados em carteira neste mesmo período. Em 5 anos, a Futuro Capital cogita multiplicar por 30 a carteira de clientes defendendo e consolidando no Brasil o Modelo Fiduciário. Tudo surgiu devido ao nosso descontentamento de como é falado sobre os investimentos no país”, diz Henrique Silva, sócio-fundador da Futuro Capital.

  • Universo cripto

A inovação também está em criar novas formas de lidar com a nova economia, pensando nisso, a DUX possui uma robusta infraestrutura blockchain disponível por meio da iDUX, a carteira digital que é uma ponte entre o mercado tradicional e a Web 3.0. “Somos a primeira empresa latino-americana a receber investimento da Old Fashion Research, R$7 milhões de seed round, e uma das primeiras a receber investimento da Animoca Brands no Brasil, no valor de R$3 milhões. E por que essas marcas investem na gente? Porque democratizamos o acesso à Web3, facilitando que empresas e pessoas tenham mais segurança, assim como vivam experiências diferentes. No último ano, por exemplo, criamos do zero o Didicoverso, a presença do ex-jogador de futebol Adriano no metaverso, com oportunidades variadas de interagir com seus fãs”, argumenta Luiz Octávio Gonçalves Neto, CEO e fundador da DUX.

  • Educação

Um levantamento do núcleo de inteligência e análise de dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) estimou que um milhão de novos empregos serão gerados pela economia criativa até 2030, elevando, em consequência, a atual participação de 3,11% do setor no Produto Interno Bruto. Daniel Spolaor, sócio e CEO da Universidade Corporativa Korú,  já acelerou mais de 3,5 mil carreiras e está conectada a mais de 300 negócios de empresas como Suzano, O Boticário, Alpargatas (Havaianas) e iFood, conta que conversou com pessoas em todas as partes do mundo para criar um modelo de negócio pedagógico disruptivo.

“Ouvimos muitos profissionais de outros países e áreas, conversamos com pais e alunos, e decidimos juntar as ideias mais interessantes para fundar a Korú. Com o tempo, para atrair mais marcas e parceiros, adaptamos novamente nosso modelo de educação semelhante a um sistema de construção de brinquedo (Lego) em que a gente consegue colocar cada peça nele, tanto de conteúdo, de assuntos, em qualquer curso nosso, tanto em formato online, ao vivo e presencial. Nosso modelo pedagógico é super adaptável”, fala Daniel, que comenta que esta fórmula de sucesso foi essencial para o crescimento da empresa.

  • Youtubers e marketing de influência

E, se o assunto é marketing de influência e produção de conteúdo, a Curta, o maior hub de Youtubers na América Latina, com mais de 52 criadores de conteúdo focados em entretenimento e games, vem revolucionando esse mercado. Eles criaram um modelo diferenciado: em vez de apenas agenciar influenciadores, eles criam tecnologias e oportunidades. Além da criatividade na hora de fazer publicidade, priorizando a experiência do seguidor com a marca, eles desenvolveram uma plataforma única para identificar o perfil real do público e até inteligência artificial para clonagem de voz em outros idiomas e aumentar a exportação conteúdo.

Por meio de Inteligência Artificial, a Curta cria estratégias completas de divulgação de canais de seus influencers com dublagem em inglês e espanhol. O que se deve a uma demanda de mercado.O YouTube brasileiro ainda não leva os criadores à monetização que um canal americano, por exemplo, levaria. O que mostra uma oportunidade de negócios e uma urgência em internacionalizar canais brasileiros”, explica Pedro Gelli, sócio-fundador da Curta.

  • Alimentação e agronegócios

E quando a criatividade parece não ser mais possível no agro, vem a Verdureira e mostra que não é bem assim. Além de ser pioneira em saladas prontas para consumo no Brasil, a marca, com quase 30 anos de trajetória, conseguiu inovar de novo. Eles viraram o negócio ao se tornarem uma agroindústria nos últimos anos, internalizando todos os processos da cadeia produtiva. E como se não bastasse, para evitar crises de abastecimento e a grande variação climática, como altas temperaturas e excesso de chuva, criaram um novo sistema de hidroponia em floating (cultivo de hortaliças em piscinas), sendo a primeira empresa no país a utilizar a tecnologia em larga escala.

Inspirados nos modelos holandeses, desenvolveram a própria tecnologia para execução do floating, considerando o cenário brasileiro. Criaram desde as placas ideais, onde as hortaliças ficam bem posicionadas para flutuar nas piscinas, até sistemas únicos para a oxigenação da solução nutritiva. Implementaram também um novo uso para nanobolhas. “Sabíamos que era um desafio, mas estávamos dispostos a aprender mais, testar e arriscar, pois acreditávamos que seria um divisor de água para o negócio e também para o agro brasileiro. Agora, produzimos mais, com menos esforços e recursos, além de oferecer um produto com mais qualidade para o consumidor”, explica Ari Rocha, sócio e CEO da Verdureira. Nos próximos meses, a marca será capaz de produzir 39 toneladas mensais de hortaliças.

  • Arte de rua

E já que o Dia da Criatividade remete tanto à arte e cultura, vale entender como o Fábrica de Graffiti fez a cultura se tornar um negócio e ainda trazer mais qualidade de vida em cidades industriais. A marca humaniza distritos urbanos por meio da arte urbana e já percorreu seis estados do Brasil em 30 km² de intervenções artísticas em parceria artistas visuais brasileiros, que colorem os muros com suas obras autorais. A produtora-executiva, Paula Mesquita, acredita no potencial que a arte tem de despertar o olhar criativo e transformador, vocação tem feito grandes empresas apostarem na iniciativa.

“A arte de rua é a expressão artística mais democrática que existe. Sempre me incomodou perceber que ou a arte que era acessível e muito banalizada ou muito cara e  elitizada. Buscava o meio-termo e isso me levou a empreender. Transformar lugares de passagem em grandes galerias ao céu aberto humaniza territórios fabris na cidade. Trabalhar em ambiente marginalizado é, de certa forma, abraçar quem não é visto e a arte tem esse poder. Fazemos isso de forma sustentável. Isso fortalece a cultura e a imagem de empresas que praticam ESG, por isso elas sempre retornam para um novo projeto”.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Negócios

IR: saiba como declarar seu consórcio e não cair na malha fina

Published

on

Especialista da Mycon, primeira fintech de consórcios digitais do Brasil, fala mais sobre o tema e esclarece algumas dúvidas para quem precisa declarar o IR

A entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 segue até 31 de maio e, para quem comprou uma cota de consórcio e/ou foi contemplado por ele em 2023, significa que precisa colocá-lo no informe do IR.

Para auxiliar nesse momento de tantas dúvidas, o Mycon, primeira fintech de consórcios digitais do Brasil, separou algumas orientações práticas. Confira!

– Consórcio ainda não contemplado deve constar na declaração? Sim, as pessoas que não obtiveram acesso à carta de crédito, precisam declarar no IR que possuem uma cota de consórcio. “A não declaração pode implicar em multa para o contribuinte, além de outras penalidades acerca de seu CPF”, Francis Silva, CFO do Mycon.

– Como declarar? É fundamental ter em mãos todos os dados da administradora do consórcio, bem como o informe de rendimentos e preencher na ficha de “bens e direitos”. Na declaração de um carro, por exemplo, caso o automóvel não tenha sido contemplado, a pessoa deve informar no grupo “99 – Outros Bens e Direitos”, sob o código “05 – consórcio não contemplado” e no campo “Discriminação” preencher os dados do consórcio, como nome da administradora de consórcio, tipo de bem, número de parcelas pagas e número de parcelas a pagar.

“É importante informar no campo “Situação” em 31/12/2023 o valor já declarado no ano anterior acrescida de todas as parcelas que foram pagas no ano de 2023. Em caso de dúvidas, consultar no site da Receita Federal a sessão de Perguntas e Respostas IRPF 2024”, destaca o CFO do Mycon.

Agora, se a pessoa foi contemplada em 2023, precisa incluir no código “21 – Veículo Automotor Terrestre”. Na sequência, deve preencher o campo “Situação”, seguindo a mesma recomendação do não contemplado. Se neste período houve a oferta de um lance, deve ser incluída no campo também.

Na sequência, é necessário inserir o ano, placa e modelo do veículo no campo “Discriminação”, assim como os dados da Administradora. Também devem ser informadas as parcelas pagas e a vencer, assim como o lance (se houver) novamente.

– Por onde eu declaro? A declaração do IR pode ser feita por dispositivos móveis, como smartphones e tablets, mediante acesso ao aplicativo “Meu Imposto de Renda”. Também pode ser realizada pelo e-CAC, com a utilização do certificado digital ou com código de acesso.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Negócios

Todos Nós Podemos vêm revolucionando o consumo no Brasil

Published

on

Transformando vidas e criando oportunidades através do primeiro meio de pagamento colaborativo da América Latina

Todos Nós Podemos, empresa fundada em 13 de agosto de 2019, está empolgada em anunciar sua expansão por todo o Brasil. Com sede na cidade de Itapema, no estado de Santa Catarina, a TNP está trazendo consigo uma oportunidade única para os brasileiros mudarem suas vidas.

A missão vem sendo abrir um mundo de oportunidades e ajudar as pessoas a mudarem de vida através do primeiro meio de pagamento colaborativo da América Latina. Este modelo inovador permite que consumidores e empresas se unam e trabalhem juntos para benefício mútuo, criando um ambiente onde a compra e venda de produtos e serviços geram comissões reais para todos os envolvidos.

Com um crescimento significativo em Minas Gerais, Bahia e São Paulo, a TNP está embarcando em um novo ciclo de expansão e em negociação por mais de seis meses, o Sócio Administrador, Rafael Machado, trouxe um nome de peso para fazer expansão da empresa, que nasceu para revolucionar a forma como as pessoas consomem produtos e serviços no mundo.

Alex Cardoso é o novo Diretor de Expansão. Ele possui uma larga experiência e reconhecimento no mercado nacional e internacional como estrategista de negociações de grande porte. Seus resultados lhe renderam o apelido de “O Bruxo, Mago”, e vem trazendo além da sua bagagem um verdadeiro arsenal de ideias e ações, a fim de impulsionar o sucesso da TNP para novos patamares. Com essa chegada, a TNP está pronta para alcançar novos níveis de sucesso e você pode fazer parte dessa história.

Aos novo usuários, Todos Nós Podemos, vêm dando a chance de concorrerem a mais de 1.4 milhões de prêmios. Confira:

  • Carro BMW X4 M40i, ano e modelo 2024 – Sorteio em 25/08/2024
  • Smartphone Apple iPhone 15 Pro Max – Sorteio em 19/05/2024
  • Notebook Apple Macbook Air 13 M2, – Sorteio em 23/06/2024
  • Monitor Gamer Curvo Samsung Odyssey Rg90 49”, – Sorteio em 21/07/2024
  • Moto marca Honda CB 500F, – Sorteio em 27/10/2024
  • R$500.000,00 em cashback em cashback TNP – Sorteio em 24/11/2024
  • FIAT FASTBACK ABARTH TURBO 270 FLEX AT, e R$100.000,00 em cashback TNP – Sorteio em 29/12/2024

Para mais informações sobre a TNP e como participar, visite https://todosnospodemos.com.br/

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Negócios

Evento com mães empreendedoras debate sobre conquistas, desafios e maternidade

Published

on

Mães Pop aconteceu nesta terça-feira (30), na sede da Pop School, em São Paulo

A Pop School, escola onde o público encontra oportunidades de aprendizado e crescimento para se tornarem influenciadores digitais de destaque, que fica localizada no shopping Light, região central de São Paulo,  abriu suas portas nesta terça-feira (30), para o evento “Mães Pop”, que reuniu mães empreendedoras, por meio de paineis de entrevistas,  que compartilharam suas histórias, experiências, desafios e soluções que encontraram ao longo de suas jornadas.

Participaram do Mães Pop a mãe e empresária da influencer Alice Monteiro, Daiane Monteiro; a ex-gerente de marketing da Tip Top e atual conselheira da Sato, Dani Boll; e a Mãe, Head de marketing do grupo Page, News Mall e Total Brás, Milly Barranco.

A mediação ficou por conta da empreendedora e branding do Grupo YBrasil, Taty Roberto, que falou sobre a importância do evento. “Quando a mulher materna traz consigo uma série de desafios internos e externos, o próprio mercado acaba expelindo, mas aí está aí o grande brilho e é o que vamos acompanhar juntas”, afirma. “Foi uma tarde muito especial na qual trouxemos inspiração e empatia para todas essas mães que compareceram ao evento. Tenho certeza que conseguimos gerar lições valiosas”, finaliza.

Pensado para ser um espaço seguro para mães compartilharem suas experiências, o evento, que também foi idealizado pela agência de modelos Max Fama, contou com cerca de 70 convidadas, na qual foram recepcionadas com um momento beleza, em um espaço pensado para cuidar da autoestima, além de sessão de fotos, onde todas as mães puderam tirar fotos com seus filhos.

Para tornar o evento possível, o Mães Pop contou com o patrocínio das marcas Colorittá, que presenteou as mães e filhos presentes; Marialícia, que vestiu as mães; Fenzza Make Up, que presenteou as convidadas com seus produtos de beleza; e Balmare Brazil, que presenteou as convidadas com seus produtos que proporcionam experiências de autocuidado.

Enquanto as mamães falaram de coisa séria, as crianças puderam se divertir em um espaço kids pensado em cada detalhe. Foi uma tarde recheada de troca de experiências que certamente ajudou a fortalecer negócios e estreitar laços com muito networking.

Fotos: Gabriel Senna e Maria Letícia Cânovas /Grupo YBrasil

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios18 minutos ago

IR: saiba como declarar seu consórcio e não cair na malha fina

Especialista da Mycon, primeira fintech de consórcios digitais do Brasil, fala mais sobre o tema e esclarece algumas dúvidas para quem precisa...

Geral1 hora ago

Adriana Accorsi recebe a empresária Xenia Dandrade

A deputada delegada Adriana Accorsi tem sido uma verdadeira aliada da população carente de Goiânia, como evidenciado pelo seu apoio...

Negócios2 horas ago

Todos Nós Podemos vêm revolucionando o consumo no Brasil

Transformando vidas e criando oportunidades através do primeiro meio de pagamento colaborativo da América Latina Todos Nós Podemos, empresa fundada...

Famosos2 horas ago

Conheça a história Priscilla B. Repórter que ficou conhecida no Canadá

Priscilla B., natural de Campo Mourão, nascida em 26 de maio de 1981, conhecida popularmente como Pricy Barros, é uma...

Negócios2 horas ago

Evento com mães empreendedoras debate sobre conquistas, desafios e maternidade

Mães Pop aconteceu nesta terça-feira (30), na sede da Pop School, em São Paulo A Pop School, escola onde o...

Negócios3 horas ago

Cervejaria Vertes: A melhor opção em Chopp Artesanal em Candeias – MG

Candeias, Minas Gerais, está vibrando com a chegada da Cervejaria Vertes, onde sabor, diversão e chopp de qualidade se encontram...

Negócios5 horas ago

Inovação e Exclusividade no Mercado Imobiliário de Luxo pós-pandemia

Casa Bessa Thiago Godoy, da Legacy, traz exemplos no Brasil e do mundo do que significa ampliar a experiência do...

Negócios6 horas ago

Guilherme Bruschini e Bruno Cunha abrem o MBC Advogados, nova butique empresarial com foco em search funds

Em momento animador de crescimento dos fundos de investimentos, especialmente os fundos de busca (Search Funds), os advogados de Meirelles...

Saúde6 horas ago

Médico alerta para problemas crescentes com a fertilidade devido ao uso de testosterona!

Nos últimos anos, o uso de testosterona tem se popularizado, o que é bom por um lado, para os homens...

Famosos6 horas ago

Telefunksoul comemora sucesso da primeira temporada da “Quinta sem Salto” em São Paulo

O artista baiano se prepara agora para mais duas temporadas (maio e junho) do evento em terras paulistanas Casa cheia,...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed