Barra Dois desfiles revelam a superinteligência do Brasil e o seu desperdício - Business Feed
Connect with us

Negócios

Dois desfiles revelam a superinteligência do Brasil e o seu desperdício

Published

on

∙ Por Anderson Belem (*)

Quis o destino que no dia 17 de fevereiro de 2024 os brasileiros tenham dois eventos totalmente independentes, porém com significados bastantes parecidos no sentido de revelar ao mesmo tempo o quanto este povo é inteligente e, por outro lado, o quanto desperdiça essa inteligência.

Nesta data, acontecerá o desfile das Escolas de Samba Campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro, reconhecido como um dos maiores e melhores espetáculos da Terra. Na ocasião, as seis melhores agremiações do Grupo Especial voltarão ao Sambódromo para apresentar o que de melhor foi produzido no ano entre os melhores especialistas do assunto no mundo. Além de toda a beleza, alegria e diversão que proporcionam, as apresentações realizadas na Marquês de Sapucaí, são consideradas verdadeiras expressões da inteligência popular nacional, oferecidas em forma de uma perfeita harmonizam entre sons, luzes, cores e movimentos para contar histórias baseadas na cultura e nas relações desenvolvidas geralmente nas comunidades carentes.

Não por acaso, o Carnaval e seus desfiles de escola de samba são reconhecidos no mundo inteiro como uma das poucas marcas de excelência do Brasil.

Mas, no mesmo dia em que as campeãs do carnaval se apresentarão, o país estará vivenciando outro desfile que, apesar de também revelar a inteligência popular nacional, é quase que totalmente desconhecido não somente pelo restante do mundo, mas o que é pior, também pelos próprios brasileiros.

No primeiro sábado após o carnaval, a Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no País e representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo, realizará testes para identificar pessoas com inteligência muito acima da média, popularmente chamadas de “superinteligentes”.

As provas coletivas serão realizadas em Goiânia (GO), Salvador (BA), Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ). Elas são destinadas às pessoas com 17 anos ou mais e que estejam cursando ou que tenham cursado o ensino superior. Teoricamente é possível considerar que este seja o desfile das pessoas mais inteligentes do país.

Mas se este é o caso, onde entra o desperdício?

O desperdício vem do fato de que no Brasil atualmente existem apenas 24 mil crianças identificadas como AH/SD (altas habilidades e superdotação) quando segundo dados da OMS deveria haver cerca de 10,65 milhões delas.

A defasagem indica que milhões de brasileiros AH/SD ingressam no mercado de trabalho sem o devido diagnóstico de forma que as empresas perdem produtividade com a individualização dos seus talentos por não conseguirem desenvolver melhor esses profissionais. A falta do diagnóstico é duplamente prejudicial, pois além de não possibilitar o autoconhecimento que leva ao melhor aproveitamento dos diversos tipos de inteligências e habilidades, contribui para o acometimento de problemas em decorrência da não adequação dessas mentes, pois mesmo que AH/SD não seja uma doença ou sequer uma desvantagem, esse tipo de mente requer estímulos e adequação que se não forem oferecidos levam as pessoas a frustrações, isolamentos, depressão e outros problemas.

Segundo declarações dadas pelo presidente da Mensa Brasil, Rodrigo Lopes Sauaia, apesar de ser uma potência intelectual, essa característica do país ainda está adormecida e subaproveitada.

Diante deste quadro, a organização recomenda aos governos brasileiros a adoção de um sistema nacional estruturado de avaliação da inteligência de crianças matriculadas nos ensinos infantil e fundamental, tanto nas instituições de ensino públicas quanto nas privadas. Esta medida já é aplicada em diversos países, com resultados importantes e positivos.

Na visão da entidade, este modelo serviria de base para a ampla identificação dos chamados superinteligentes, ainda nos primeiros anos de escolarização, contribuindo para um melhor direcionamento, desenvolvimento e aproveitamento dos potenciais intelectuais no Brasil, contribuindo para a evolução destes indivíduos e beneficiando a sociedade brasileira.

Mas enquanto isso não acontece, a iniciativa privada também deve fazer sua parte. Na condição de um empresário neurodivergente diagnosticado com TDAH e Altas Habilidades/SD Criativo Produtivo apenas aos 40 anos, sou testemunha dos riscos de uma caminhada escolar e profissional repleta de mal-entendidos e oportunidades perdidas pelos indivíduos com essas características que não sejam identificados o quanto antes.

Por outro lado, a experiência de ter fundado uma das startups de maior sucesso em seu segmento, justamente como fruto da visão diferente da maioria, proporcionada por esta condição, revela a quantidade de oportunidades que estão sendo desperdiçadas pelo país em termos de inovação e eficiência em todas as áreas da vida econômica da nação.

Por conta desse histórico e pela oportunidade que o cenário oferece, a Otimiza decidiu tomar a iniciativa de apoiar as empresas a identificar em seus quadros esse tipo de perfil através de ferramentas automatizadas que acompanharão o dia a dia de trabalho em telas e através de marcadores biológicos apontará para os RHs indícios que sugerem o diagnóstico de forma a criar um funil para encaminhamento aos especialistas para fechamento do diagnóstico em apoio as pessoas possibilitando ainda que as empresas aproveitem toda a capacidade desses talentos.

Enquanto isso, resta o desejo de que os dois desfiles deste início de ano se transformem em marcos da virada de página para um tempo no qual haja maior atenção com a inteligência do país para que ele possa experimentar finalmente a apoteose de suas possibilidades.

*Anderson Belem é CEO da Otimiza

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Cyber Monday 2024: Vendas podem ultrapassar 800 milhões

Published

on

Data acontece na primeira segunda após a Black Friday e aquece o mercado para as vendas de Natal e Ano Novo

Neste ano a Cyber Monday acontecerá em 02 de dezembro de 2024, a data é feita para aquecer as vendas das festas de final de ano e costuma ter promoções atrativas para aqueles que por algum motivo não tiveram a oportunidade de aproveitar a Black Friday.

De acordo com o blog da Cielo, é esperado que as vendas da Cyber Monday ultrapassem os R$ 800 milhões, em 2024. Os lojistas e compradores esperam com otimismo pela data que coincide com o pagamento do décimo 13º salário e com as comemorações de final de ano.

Veja a seguir algumas dicas de como aproveitar a data sem sair no prejuízo:

Qual é melhor investir: Black Friday ou Cyber Monday?

A Black Friday possui descontos em diversas categorias de produtos, especialmente em itens físicos como eletrônicos, eletrodomésticos, roupas e móveis. “Esse dia costuma atrair mais pessoas, então a variedade de ofertas é maior”, nota a especialista em finanças, Eliana Rabelo

Cyber Monday, acontece na segunda-feira seguinte, começou como um dia de promoções exclusivas para compras online e, geralmente, inclui eletrônicos, produtos digitais e até serviços como assinaturas. “Muitas lojas usam a Cyber Monday para liquidar o estoque restante da Black Friday, o que pode significar bons preços em alguns itens, mas com menos opções de produtos e tamanhos”, explica Rabelo.

Quais produtos comprar em cada ocasião?

A Black Friday se destaca pela variedade de produtos em promoção, disponíveis tanto em lojas online quanto físicas, o que permite aos consumidores verificar e testar os itens. “É possível encontrar uma diversidade de categorias, como moda, móveis, utensílios domésticos, produtos de beleza, eletrodomésticos, eletrônicos, brinquedos, entre outros”, informa Maylla Cidreira, especialista em finanças.

A Cyber Monday é especialmente voltada para os consumidores em busca de produtos digitais. “Este evento oferece uma variedade de promoções em TVs, smartphones, tablets, computadores, videogames, gadgets e outros itens tecnológicos para o lar”, indica Maylla.

Como comprar produtos de maneira assertiva sem perder o freio dos gastos?

Planeje suas compras

Elabore listas do que realmente precisa e reserve um valor mensal do seu orçamento para a aquisição de produtos. “Ao fazer isso, você estará pronto para aproveitar promoções quando elas surgirem. Sem esse planejamento, é provável que você acumule dívidas logo no início do ano, período em que já estão previstos diversos gastos anuais”, informa Gerlânia Morais, especialista em controladoria e finanças.

Faça reflexões

Pergunte a si mesmo: “Eu realmente preciso deste produto agora ou é apenas um desejo passageiro?”. Essa autoanálise trará clareza e ajudará a evitar arrependimentos decorrentes de compras impulsivas motivadas pela emoção.

Pesquise preços

Compare o custo-benefício dos produtos. “Essa prática ajudará a evitar os chamados ‘falsos descontos’, que muitas lojas utilizam para criar a ilusão de uma oferta vantajosa”, ensina Pedro Ciccotti, CEO da Power1One.

Analise as condições de pagamento

Ao finalizar a compra, considere as vantagens de pagar à vista. “Se optar por parcelar, simule no seu orçamento se será viável honrar essas parcelas futuramente, prevenindo assim o endividamento”, orienta Francisco Bakaus Jr., Gerente Nacional de Vendas e Marketing de Produtos Paraná.

Tenha atenção redobrada na temporada de promoções

O especialista em direito do consumidor, advogado Guilherme Galhardo, recomenda pesquisar previamente o preço dos produtos desejados para identificar se os descontos são reais ou inflacionados momentaneamente.

“Busque sites e lojas de confiança, verifique as avaliações de outros compradores e sempre desconfie de ofertas exageradamente atrativas, que podem indicar golpes”, alerta o especialista em direito do consumidor.

Outra dica é revisar com cuidado as políticas de troca, devolução e garantias antes da compra, assegurando que estejam em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor. “Em caso de suspeita de fraude denuncie o site e procure a orientação de um órgão de defesa do consumidor, como o Procon”, finaliza Galhardo.

Continue Reading

Negócios

Be.Franchising Revoluciona o Mercado com Método Inovador de Formatação de Franquias

Published

on

A Be.Franchising, *empresa do empresário influenciador e mentor de negócios Danilo Bastos e Arthur Antunes seu sócio e fundador, está transformando o mercado de franchising com um método inovador e prático para a formatação de franquias. A empresa entrega muito mais do que o tradicional: forma empresários prontos para escalar seus negócios e conquistar o mercado com eficiência e estrutura.

Uma abordagem prática e eficiente

Diferente de muitas consultorias, a Be.Franchising entende que formatar uma franquia não é apenas criar documentos e processos, mas preparar o empresário para uma nova realidade: deixar de vender produtos ou serviços e passar a vender um modelo de negócio com propósito e lucratividade.

Com um processo claro, dividido em 6 etapas, a empresa entrega resultados que vão além do esperado, proporcionando aos empreendedores um verdadeiro choque de gestão. O método abrange desde precificação e processos operacionais até o fortalecimento da marca, transformando negócios locais em grandes oportunidades de franquia a nível nacional e internacional.

As 6 etapas da formatação Be.Franchising

1. Análise de franqueabilidade – Avaliamos o potencial do negócio para se tornar uma franquia.
2. Documentação jurídica – Garantimos conformidade legal com contratos e regulamentos específicos do franchising.
3. Parcerias comerciais – Desenvolvemos alianças estratégicas para fortalecer a operação.
4. Transferência de know-how – Estruturamos o treinamento necessário para os franqueados.
5. Organização da franqueadora – Criamos a base operacional e estratégica para a nova empresa franqueadora.
6. Expansão de franquia – Estruturamos o modelo de crescimento e expansão sustentável.

Trilha de expansão: Branding, Movimento e Liderança (BML)

Uma das maiores inovações da Be.Franchising é a Trilha BML (Branding, Movimento e Liderança), que permite a expansão de marcas sem a necessidade de altos investimentos em captação de leads. Essa metodologia exclusiva é responsável por impulsionar o crescimento de diversas empresas, proporcionando escalabilidade e solidez no mercado.

Os mentores por trás do sucesso

A Be.Franchising é liderada por dois nomes de peso no franchising:
• Danilo Bastos – Influenciador e Mentor de negócios e entusiasta do sistema de franquias, Danilo construiu uma franqueadora de sucesso com mais de 20 franqueados antes de criar a Be.Franchising.
• Arthur Antunes – Especialista em negócios locais, Arthur é mestre em transformar gestão financeira em performance eficiente.

Juntos, eles desenvolveram o método que já ajudou mais de 30 marcas, de pequenas e médias empresas, a se consolidarem no mercado de franquias.

Transformando empreendedores em empresários

Mais do que formatar franquias, a Be.Franchising ensina empresários a liderarem uma nova empresa, capacitando-os para escalar com segurança e eficiência. Com a Be.Franchising, o franchising deixa de ser apenas uma opção e se torna uma estratégia de crescimento sólida e bem-sucedida.

Para transformar seu negócio em uma franquia de sucesso, conheça a Be.Franchising. Aqui, o futuro do seu negócio começa agora.

Continue Reading

Negócios

Rezende em Live apresenta Luccas Lucco e os novos agenciados pela ADR Agência

Published

on

Na última segunda-feira (18), Rezende e seu irmão e socio João Rezende da ADR Agência, revelaram seus novos agenciados. A agência, que se destaca há vários anos no Brasil, agora conta com os influenciadores Lucas Lucco, Julia Pimentel e Yasmin Galvão, que se juntam a um elenco formado por grandes nomes como Giba, Emily Garcia, Ana Mosconi, Talita Andrade, João Quirino e Bia Michele, entre outros. A apresentação dos novos agenciados ocorreu em um grande evento, que atraiu empresários renomados, autoridades de Londrina o Prefeito Tiago Amaral, influenciadores da ADR e foi coberta pela imprensa.

A transmissão ao vivo está prestes a alcançar 500 mil visualizações em um dia. A ADR vai além de ser uma simples estratégia de marketing; ela impulsiona a comunicação da sua marca. O marketing de influência se destaca como a maneira mais eficaz de estabelecer laços com seus clientes. Isso é particularmente verdadeiro quando se conta com a expertise e a reputação da ADR nesse campo.

Os dados relativos às redes sociais são impressionantes, com 60 milhões de inscritos no YouTube, 94 milhões no Instagram, 14 bilhões de visualizações e 43 milhões no TikTok, consolidando uma notável presença no universo de influenciadores e agências de publicidade.

Confira na integra a Live apresentando seus novos agenciados :

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Entretenimento18 minutos ago

The Wombats revela hoje seu novo single, “Blood On The Hospital Floor”

ASSISTA AO VIDEOCLIPE DA CANÇÃO AQUI PARTE DE SEU NOVO ÁLBUM OH! THE OCEAN PREVISTO PARA 21 DE FEVEREIRO –...

Entretenimento26 minutos ago

Fat Dog Lança o novo single “Peace Song”

(Foto: Frank Fieber) ASSISTA AO VIDEOCLIPE DA CANÇÃO AQUI  SEU ÁLBUM DE ESTREIA WOOF. JÁ FOI LANÇADO – ESCUTE AQUI...

Saúde29 minutos ago

Heal realiza evento sobre Dia Mundial da Prevenção de Lesão por Pressão

A Comissão de Curativos do Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), no Fonseca, realizou um evento, nessa quinta-feira (21/11), em comemoração...

Entretenimento36 minutos ago

Dra. Vanessa Parejo Explica a Importância da Alimentação no Alívio dos Sintomas da TPM

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é uma realidade que afeta muitas mulheres, trazendo consigo uma série de sintomas desconfortáveis que podem...

Negócios41 minutos ago

Cyber Monday 2024: Vendas podem ultrapassar 800 milhões

Data acontece na primeira segunda após a Black Friday e aquece o mercado para as vendas de Natal e Ano...

Famosos47 minutos ago

Sophia Eldo e Sua Influência Positiva no Entretenimento

Sophia Eldo é mais do que uma artista de sucesso; ela é um símbolo de inspiração para seus fãs, carinhosamente...

Negócios52 minutos ago

Be.Franchising Revoluciona o Mercado com Método Inovador de Formatação de Franquias

A Be.Franchising, *empresa do empresário influenciador e mentor de negócios Danilo Bastos e Arthur Antunes seu sócio e fundador, está...

Negócios2 horas ago

Rezende em Live apresenta Luccas Lucco e os novos agenciados pela ADR Agência

Na última segunda-feira (18), Rezende e seu irmão e socio João Rezende da ADR Agência, revelaram seus novos agenciados. A...

Saúde2 horas ago

Avanços na Dermatologia: A Revolução nas Técnicas de Regeneração Tecidual

Nos últimos anos, a dermatologia e a medicina regenerativa têm vivenciado avanços significativos, graças ao trabalho inovador de profissionais dedicados...

Famosos2 horas ago

A trajetória de sucesso da influencer Bárbara Macedo

Com una trajetória incrível, unindo suas paixões pela Educação Física, Nutrição e moda, além de ser uma mãe dedicada e...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed