Barra
Connect with us

Saúde

Dr. Alexandre Barberini participa do 34° Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício do Esporte

Published

on

Aconteceu nos dia 19 e 20 de Outubro, na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, o 34° Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício do Esporte, que contou com as participações de vários profissionais de diversos Estados Brasileiro!

O Dr. Alexandre Barberini se destacou como membro da mesa redonda na Mega-MR: Lesões Osteomioarticulares no exercício e no esporte com o tema PAPEL DOS PROTETORES BUCAIS ESPORTIVOS NA PREVENCÃO DE LESÕES.

Foi uma excelente oportunidade de reafirmar para os médicos do esporte a necessidade da utilização dos protetores bucais e máscaras faciais nos esportes de colisão.

34° Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício do Esporte - Foto: Divulgação

34° Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício do Esporte – Foto: Divulgação

“Foi uma honra participar do maior congresso de Medicina do esporte da América Latina, representando a SBOEE. Depois da Pandemia tive a grata satisfação de participar e encontrar os amigos tanto no no congresso Paulista de Medicina do esporte (Spamde) em São Paulo e agora no Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte em Curitiba, muitos projetos vão se iniciar, voltando com toda ‘garra’ naquilo que gosto muito de fazer, que é lecionar odontologia”, declarou Dr. Alexandre.

34° Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício do Esporte - Foto: Divulgação

34° Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício do Esporte – Foto: Divulgação

Saúde

Ansiedade: aprenda a conviver com ela e equilibrar bem-estar e produtividade está de graça no Kindle Unlimited

Published

on

Livro de Flávio Lettieri pode ser lido na versão e-book no app

“As demandas de trabalho, os prazos e as pressões do dia a dia podem nos tornar surdos aos sons mais profundos de nossa própria intuição, das necessidades dos outros e das oportunidades de crescimento pessoal e profissional que estão ao nosso redor.” As palavras de Flávio Lettieri estão no início do livro Ansiedade – Aprenda a conviver com ela e equilibrar bem-estar e produtividade (NovaSkill). O autor, um requisito treinador de lideranças, usou sua própria experiência para codificar um método e ajudar outros executivos a sair do caos.

Em 2023 ele passou XX dias na UTI. Acordou sem saber como tinha ido parar lá e levou algum tempo para entender que o processo de cura iria além da alta hospitalar. “Após a minha internação, percebi que estava vivendo no piloto automático, respondendo aos ruídos altos da vida e ignorando os sussurros silenciosos da minha própria saúde mental. Arrebatado pela correria do dia a dia e pela incessante busca de performance, eu me tornei incapaz de ouvir o silencioso grito das emoções dentro de mim”, explica Lattieri.

Já no hospital a agenda de viagens pela Brasil (ele ainda faz ao menos duas por semana) precisou ser adaptada e foi só o começo. Era necessário mudar o padrão de vida, de trabalho e, assim, ele se fez de cobaia para criar um treinamento que fosse ao mesmo tempo prático e efetivo. “Da UTI ao Estado de Presença” é o primeiro capítulo do novo livro dele, que sem dar conta dos pedidos para novos cursos e mentorias decidiu compartilhar um “guia de bem viver”.

“Por mais que já tivesse alcançado status e sucesso, que já tivesse muito reconhecimento profissional eu sofri uma crise de estresse correndo atrás de mais e mais conquistas. E percebo no dia a dia de líderes e CEOs a mesma busca, que entendo hoje não precisar ser desenfreada. Pode ser conquistada com mais equilíbrio com alguns ajustes na rotina”, pontua Lettieri. Mas não se engane, esse não é um discurso de autoajuda. “Nossos sentimentos não são escolhas conscientes e mudar o padrão exige escolhas conscientes que são desafiadoras. Mas você não precisa ficar doente para começar a priorizar a sua saúde mental!”

O que é a ansiedade?

A ansiedade nada mais é do que um mecanismo de proteção que o nosso corpo usa para lidar com o ambiente. Ela não é uma vilã ou uma inimiga. É apenas uma condição orgânica que algumas pessoas adquirem como forma de reagir às pressões e aos desafios da vida.

Como ele fez?

  1. Escolheu hábitos simples e facilmente executáveis;
  2. Praticou por pelo menos 21 dias, período mínimo para que um novo hábito se consolide; e
  3. Fez deles rotina diária.

Se você quiser experimentar os que ele testou primeiro foram: comer mais devagar, escovar os dentes com calma e ler no modo natural. Ao constatar os benefícios ele traçou outros, mais ambiciosos e descobriu que investir na saúde mental melhora a performance. Coincidentemente, a partir de 26 de maio de 2025, as empresas no Brasil estão obrigadas a se preocupar com a saúde mental dos seus colaboradores. Essa obrigação é decorrente da atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), e explica a busca por métodos como o de Lettieri.

No livro, há relatos de casos reais de profissionais que testaram o método, ferramentas para autoavaliação, o passo a passo, instruções para avaliação e um caderno de exercícios que tem atualização digital, a partir das experiências dos mentorados e Lattieri.

 Trechos do livro (spoiler)

 Todos nós somos guiados por padrões de escuta que se acomodam ao ambiente e às circunstâncias. Frequentemente, estamos tão imersos em nossas rotinas frenéticas que nos esquecemos de ouvir os fluxos e ritmos mais sutis da vida e dos relacionamentos.

O estresse crônico se infiltra de forma sutil, disfarçado por rotinas exaustivas e pela falsa crença de que é normal precisar “dar conta de tudo.

Por muitas vezes, em meus programas de desenvolvimento humano, repeti uma famosa frase que alguns afirmam ser de Albert Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.” Olhando então para minha própria jornada, era óbvio que eu precisava fazer algo diferente. Mas quais eram as mudanças necessárias em minha vida? O que, de fato, eu precisaria começar a fazer diferente?

Sobre Flávio Lattieri

Consultor e palestrante há mais de 30 anos ele é professor de Gestão de Conflitos, em cursos de administração e MBA executivos. Faz parte de um seleto grupo de profissionais credenciados no Brasil para a aplicação do Assessment SDI (Strenghts Development Inventory) – Inventário de Forças Pessoais – da Core Strenghts, referência mundial no Estudo de ConflitosEntre seus clientes estão multinacionais como a Johnson & Johnson, Roche, Achè, Pfizer, BMW, Ferrari, Citroen e Still, além de grande players nacionais como EMS, Energisa, Unipar, Águas do Rio, Torrent Pharma, BrasEq, Bauducco, Adium, Pedras Agroindustrial S/A, entre outras.

Continue Reading

Saúde

Saúde mental no trabalho já é questão legal

Published

on

Investimento em saúde mental deixou de ser uma escolha ética para se tornar uma obrigação estratégica e jurídica

A crise de saúde mental no trabalho no Brasil alcançou níveis alarmantes. Somente em 2024, foram registrados 472.328 afastamentos por transtornos mentais, um salto de 68 % em relação a 2023, segundo o Ministério da Previdência Social. Os diagnósticos mais frequentes incluem ansiedade (141 mil casos), depressão (113 mil) e transtorno bipolar (51 mil) — dados que colocam o tema no centro das discussões trabalhistas e jurídicas.

“Esse número não é apenas estatístico, é reflexo direto de ambientes corporativos adoecedores. As empresas precisam entender que o sofrimento psíquico tem base concreta nas relações laborais, e ignorá-lo pode acarretar graves sanções legais”, afirma a advogada Andréa Vaz, sócia fundadora e administradora do escritório Andréa Arruda Vaz.

Mulheres lideram afastamentos
Segundo levantamento da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), 64 % dos afastamentos são de mulheres, com idade média de 41 anos. A alta se concentra principalmente em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro — os estados mais populosos —, mas proporcionalmente, Distrito Federal, Santa Catarina e Rio Grande do Sul lideram o ranking de licenças por saúde mental.

Entre 2022 e 2024, os benefícios por incapacidade ligados a transtornos mentais cresceram 134 %. “Trata-se de um alerta para empresas e gestores: há responsabilidade objetiva da organização quando os fatores psicossociais não são gerenciados. Não é mais possível negligenciar riscos como assédio, sobrecarga e jornadas exaustivas”, pontua Andréa.

O que diz a lei?
A atualização da NR-1, pela Portaria MTE 1.419/2024, obriga empresas a implementarem programas de prevenção e controle de riscos psicossociais até maio de 2026, com fase educativa em 2025. Isso inclui a avaliação de ambientes tóxicos, capacitação de lideranças e suporte psicológico aos colaboradores. “É a legislação dizendo às empresas: vocês têm prazo para mudar. A NR-1 foi clara ao incluir a saúde mental no escopo de segurança do trabalho. Isso muda a lógica da responsabilidade e antecipa a judicialização futura se nada for feito”, destaca a advogada.

Empresas são responsáveis
O Ministério Público do Trabalho alerta que apenas 46 % dos municípios brasileiros têm políticas públicas voltadas à saúde mental, aumentando a responsabilidade direta das empresas em preencher essa lacuna com ações preventivas.

Para Andréa Arruda Vaz, o cenário atual representa uma encruzilhada entre passividade e transformação:
“O investimento em saúde mental deixou de ser uma escolha ética para se tornar uma obrigação estratégica e jurídica. Empresas que não se adaptarem, além de perderem talentos, correm sérios riscos judiciais e reputacionais.”

Sobre a Andréa Vaz
Andréa Arruda Vaz é doutora e mestre em Direito pelo UniBrasil (PR), advogada, autora de obras jurídicas de referência e diretora do escritório Andréia Vaz Advocacia. Reconhecida nacionalmente por sua atuação em Direito e Processo do Trabalho, com ênfase em Direitos Humanos e Direito Internacional, é também conselheira da OAB/PR e professora universitária. Sua contribuição crítica ao debate sobre liberdade sindical no país a posiciona como uma das principais vozes jurídicas da atualidade.

Rua Dom Alberto Gonçalves, 963 – Bom Retiro, Curitiba/PR. Podcast edinhotaon/ Edno Mariano

Continue Reading

Saúde

Géssica Fernandes se destaca como referência em mentoria e saúde emocional de mulheres no Brasil

Published

on

Com atuação consolidada nas áreas de desenvolvimento humano, saúde emocional e orientação para mulheres em diferentes fases da vida, a terapeuta e mentora Géssica Fernandes vem ganhando notoriedade nacional por seu trabalho voltado à escuta terapêutica, fortalecimento de vínculos e direcionamento prático. Reconhecida em 2025 como uma das finalistas da primeira fase do reality The Best Speakers Brasil, na categoria Autoconhecimento, ela tem ampliado sua presença em espaços de formação, eventos e programas de mentoria voltados ao público feminino.

Certificada internacionalmente como terapeuta, Géssica é fundadora da Mentoria Mulher de Valor, iniciativa que já atendeu centenas de mulheres em todo o país. A metodologia que sustenta seu trabalho é baseada em três pilares: vida pessoal, profissional e maternal. Com isso, busca oferecer ferramentas práticas para quem lida com os desafios cotidianos de conciliar múltiplas funções e ainda assim manter equilíbrio emocional.

Além do trabalho individual com mulheres, ela também é idealizadora da metodologia Além da Lousa, voltada ao suporte socioemocional de professores e educadores da rede pública e privada. O projeto tem alcançado escolas de diferentes estados com foco em restaurar vínculos e oferecer estratégias acessíveis para profissionais que enfrentam altos níveis de desgaste emocional.

Géssica também é autora de um livro best-seller sobre Comunicação Não Violenta e vínculos familiares. A publicação integra sua linha de atuação voltada à prática da escuta ativa, empatia e gestão emocional dentro de contextos familiares. Com uma abordagem objetiva, o material tem sido utilizado como referência em grupos de apoio, rodas de conversa e programas de capacitação.

Entre suas iniciativas mais recentes estão os encontros “Casal de Valor” — voltado a casais — e os eventos “Conecta Mulheres” e “Impacta Vidas”, com foco em autoconhecimento, autoestima e identidade feminina. Nessas vivências, Géssica atua como facilitadora ao lado de outros profissionais, promovendo espaços de fala e reconexão para mulheres que ocupam papéis de liderança, cuidado e gestão emocional dentro e fora do ambiente familiar.

Com um trabalho fundamentado na prática e na experiência de vida, Géssica é frequentemente citada como uma das vozes mais atuantes no campo da mentoria emocional no Brasil. Casada há 14 anos e mãe de duas meninas, ela incorpora sua vivência pessoal como parte legítima da construção de suas metodologias e conteúdos, o que tem contribuído para sua conexão com o público e fortalecimento de sua credibilidade.

Atualmente, ela mantém sua base de atuação online e presencial, com conteúdos distribuídos por meio de redes sociais e plataformas de ensino. O perfil @gessica.fernandes_ no Instagram reúne parte de sua trajetória, depoimentos de participantes e informações sobre os programas em andamento.

(Foto: divulgação)

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Famosos43 minutos ago

Nova geração de influenciadores transforma visão de sucesso entre jovens brasileiros

Gabriel, mais conhecido como Byel, é criador de conteúdo, estrategista digital e figura influente entre jovens que acompanham temas relacionados...

Negócios57 minutos ago

Quando migrar de MEI ou Simples Nacional: por que, em alguns casos, pagar mais imposto gera mais lucro

Com o crescimento dos pequenos negócios no Brasil, muitos empreendedores se deparam com uma dúvida estratégica: quando deixar o regime...

Moda1 hora ago

Moda que conecta gerações no Dia dos Pais

 Editorial da Haut Models aposta em looks coordenados para celebrar afeto e estilo entre pais e filhos No Dia dos...

Geral2 horas ago

Gusttavo Lima fatura R$ 5 milhões com venda do cavalo Oregon em leilão

O cantor Gusttavo Lima agitou o mercado de criação de cavalos ao vender 50% de seu cavalo Oregon por R$...

Famosos2 horas ago

Jon Vlogs estreia plataforma de sorteios com R$2 milhões em prêmios a partir de R$1

O influenciador e empresário Jon Vlogs acaba de lançar uma plataforma de sorteios que já começa fazendo história: serão mais...

Saúde3 horas ago

Ansiedade: aprenda a conviver com ela e equilibrar bem-estar e produtividade está de graça no Kindle Unlimited

Livro de Flávio Lettieri pode ser lido na versão e-book no app “As demandas de trabalho, os prazos e as...

Famosos3 horas ago

Após passar por relacionamentos ruins, Julssy fica rica e vira TOP 1 do Close Fans

Enquanto uns sofrem, outros criam um império. E foi exatamente isso que Julssy fez depois de um término que mudou...

Saúde3 horas ago

Saúde mental no trabalho já é questão legal

Investimento em saúde mental deixou de ser uma escolha ética para se tornar uma obrigação estratégica e jurídica A crise...

Negócios3 horas ago

Crescer com segurança: as tendências jurídicas que toda startup precisa conhecer

Estrutura societária, proteção da marca e modelos de contratação estão no centro das decisões estratégicas para negócios em expansão Por...

Moda3 horas ago

Moda sustentável ganha destaque com experiência imersiva de Portugal no Febratex Summit

Referência global em tecnologia para o setor da moda, a Centric Software participa do Febratex Summit 2025, que será realizado...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed