Aprender a fazer um bom networking é importante para adquirir relacionamentos que devem ser alimentados durante toda a vida profissional com a chance de aumentar a credibilidade do especialista. O desenvolvimento profissional não deve se basear apenas em formação, mas também na competência em se manter em comprometimentos. Assim como as pessoas podem se beneficiar de seu trabalho, você também pode beneficiar-se dos trabalhos de profissionais que estão em sua rede de networking.
O termo se refere a uma rede de contatos profissionais conectados por uma série de infinidades similares que fortalecem o seu negócio e trabalho. A rede é formada por pessoas que podem ajudá-lo a se desenvolver em uma determinada área e adquirir mais experiência no decorrer da carreira profissional. Por isso, a importância de construir um bom networking ajudará a crescer cada vez mais profissionalmente.
Doutora em Administração de Negócios, especialista em neurociências e gestão de pessoas, Erica Belon dá três dicas que podem ser úteis em sua construção de networking. “Desde cedo saiba que networking é uma troca. Você e a sua rede devem trocar informações, aprendizados, experiências, informações e não somente pedir ajuda. Networking não é apenas lembrar de suas necessidades. Isso pode ser prejudicial para a sua profissão”, explica.
“Faça uma breve apresentação sobre você e o seu trabalho. É importante se apresentar de maneira rápida e eficiente. Olhe de maneira confiante para a pessoa, dê um sorriso, fale seu nome, seu trabalho e qual tipo de público atende. É importante que nesse momento você não venda o seu produto, mas que demonstre interesse. Ficar o tempo todo vendendo o seu serviço não é legal, foque apenas em criar uma rede com interesses genuínos. Faça perguntas estratégicas sobre o que aquela pessoa está desenvolvendo, livros que está lendo, cursos adicionais e oriente quando necessário”, revela a doutora.
“Por fim, mas não menos importante, cultive bons relacionamentos. Mantenha em sua rede pessoas que você deseja manter um relacionamento. Use as redes sociais para enviar conteúdos, feedbacks construtivos, artigos e etc. Networking não é feito de um dia para o outro, é uma construção diária. É importante investir em uma relação boa e saudável. No geral, networking não é quem você conhece, mas quem conhece você”, finaliza a autora do best seller, 8 Pilares da Liderança de Cristo.
Conheça mais sobre Erica Belon: https://instagram.com/dra.ericabelon
Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa
TAGS: Dra Erica Belon, Empresária, Doutora em Administração de Negócios, Neurociência, Gestão de Empresas