Barra Dudu Nobre será a nova atração deste sábado (24), do Casarão do Firmino na Lapa - Business Feed
Connect with us

Entretenimento

Dudu Nobre será a nova atração deste sábado (24), do Casarão do Firmino na Lapa

Published

on

Abertura com os Grupos Bigua e Tô no Trabalho Amor e nos intervalos tem a DJ Nicolle Neumann

O cantor e compositor Dudu Nobre será a nova atração deste sábado, dia 24 de fevereiro, do casarão do Firmino, que fica na rua da relação – 19, com aquele esquema que você já conhece. Você paga um valor colaborativo, na maior casa de samba do centro do Rio.
E uma dica: Cheguem cedo porque a casa lota, pois a procura pelo evento é muito grande e você não vai ficar de fora né?!.

Te esperamos! Abertura do evento com os grupos Bigua e Tô no Trabalho Amor e nos intervalos a DJ Nicolle Neumann animando a galera!

Dudu Nobre. Não há quem ouça esse nome que não se recorde de algum sucesso que lhe desperte lembranças e sentimentos. Ele é um dos músicos mais respeitados da música popular brasileira e possui 22 anos como cantor e 37 na música. Em sua trajetória, ele coleciona fãs no Brasil e no mundo, além de hits atemporais. É o nome da voz que faz parte dos lares brasileiros há mais de 20 anos, seja como intérprete ou compositor, o carioca é considerado um dos maiores sambistas do país.

O contato com a música começou ainda na infância, aos cinco anos de idade, quando demonstrou interesse pelo cavaquinho, instrumento que o acompanha até hoje e que, com orgulho, é autodidata. Logo começou a frequentar aulas de piano clássico e percussão. Dali em diante, o sambista, que cresceu rodeado de artistas como Beth Carvalho e Zeca Pagodinho, já dava indícios de que escreveria seu nome na história da música. Tendo como grandes referências os músicos Almir Guineto, Martinho da Vila e o grande baterista e compositor Wilson da Neves como seu padrinho de batismo, e afilhado de samba do mestre Zeca Pagodinho, ele caiu nas graças do público ao gravar clássicos como “Tempo de Dom-Dom”, “Goiabada Cascão” e “A Grande Família”. Além de intérprete, Dudu Nobre é também um consagrado compositor. Músicas como “Água da minha sede”, “Vou botar teu nome na macumba”, “Quem é ela” e “Pro Amor Render” são de sua autoria e conhecidas nacionalmente. Apaixonado pelo Carnaval, o carioca também é um compositor nato de samba-enredo. Ao longo de sua trajetória, ele já emplacou e conquistou mais de 30 sambas vencedores, incluindo nas renomadas escolas Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos do Viradouro, Unidos da Tijuca, Vila Isabel, Unidos de Vila Maria e Mocidade Unida da Glória (MUG).

Um “Palácio do Samba”, como é popularmente conhecido, localizado no berço da boemia carioca, no bairro da Lapa, entre o Centro e a zona sul do Rio de Janeiro, o Casarão do Firmino é conhecido pelas tradicionais rodas de samba que reúnem grandes nomes do cenário musical, pessoas de todos os cantos do Rio de Janeiro, além de turistas brasileiros e estrangeiros.
O idealizador do Casarão é o empresário Carlos Firmino, de 42 anos, que dá nome ao espaço cultural, que ocupa uma área coberta e ampla, de fácil acesso, situada na efervescência cultural do Rio. O Casarão também é símbolo de resistência. Os eventos buscam resgatar a essência do samba, com entradas gratuitas ou colaborativas, em que cada frequentador contribui se quiser e com quanto puder. O principal objetivo é manter vivo o ritmo que mexe com pessoas do mundo inteiro.

“Amarra a marimba e espalha a fofoca!” O bordão já é uma marca. A expressão criada por Carlos Firmino para divulgar as atrações do Casarão, hoje, é repetida por artistas e frequentadores assíduos do espaço mais concorrido da boêmia Lapa. E não apenas a frase ganhou fama. A fila que se estende pela rua da Relação e toma a calçada da esquina, na Lavradio, reforça que o Palácio do Samba é ponto de encontro de cariocas e turistas.

Aliás, o local parece estar mesmo na moda. É cada vez mais comum encontrar no estacionamento decorado – são samambaias, lâmpadas, placas e pinturas que celebram orixás e homenageiam Nelson Mandela -, atores, atrizes, jornalistas, influenciadores digitais e grandes nomes do mundo do samba. Recentemente, Moacyr Luz, Xande de Pilares, Pique Novo, Sombrinha, Feyjão, Jorge Aragão passaram pela casa.

Vinny Santa Fé, Délcio Luiz, Gabriel da Muda, Nego Álvaro, Toninho Geraes e Serginho Meriti também estão sempre presentes e são sinônimo de sucesso de público. O grupo Arruda é outra atração que atrai fãs de todos os cantos da cidade, assim como o Pagode da Beta, potência dessa geração que não deixa o samba morrer.

SERVIÇO
Dudu Nobre será a nova atração no Pagode do Casarão do Firmino na Lapa – Abertura do evento com os grupos Bigua e Tô no Trabalho Amor e nos intervalos a DJ Nicolle Neumann
DATA: 24 DE FEVEREIRO, SÁBADO
LOCAL: Rua da Relação, 19, na Lapa
HORÁRIO: A partir as 17h
ENTRADA COLABORATIVA

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

Luana Vitra apresenta novos projetos internacionais no centro de arte contemporânea Kunstinstituut Melly, na Holanda, e é um dos nomes confirmados para a 16ª Bienal de Sharjah, nos Emirados Árabes

Published

on

(Créditos – Matthieu Croizier)

A artista visual mineira é destaque dentro e fora do Brasil, com a circulação de projetos autorais entre o final de 2024 e início de 2025

Uma mescla de influências da dança, espacialidade e questões socioambientais é a forma mais simples de descrever uma trajetória tão plural e atenciosa como a de Luana Vitra. A artista visual de Contagem, Minas Gerais, tem se tornado uma das vozes mais proeminentes da arte contemporânea brasileira com seu olhar preciso e criativo, e, agora, chega a públicos internacionais. Reafirmando seu espaço no cenário global, Luana inaugura sua aguardada exposição solo, “As contas do meu rosário são balas de artilharia”, no Kunstinstituut Melly, em Roterdã (Holanda) – entre setembro de 2024 e abril de 2025 –, enquanto se prepara para debutar na 16ª Bienal de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos – entre fevereiro e junho de 2025 –, representando o país como uma das duas artistas brasileiras confirmadas. Sua agenda ainda prepara novidades para o próximo ano, que serão divulgadas em breve.

A mostra que apresenta a instalação “As contas do meu rosário são balas de artilharia” (em inglês “The beads of my rosary are artillery bullets”) chega ao centro de arte contemporânea de Roterdã, nos Países Baixos, após ser adquirida pela Hartwig Foundation para a Rijks Collection, a coleção nacional dos Países Baixos, por meio do Hartwig Art Production | Collection Fund. Esta obra explora a relação de Luana entre espiritualidade e trabalho manual, conectando sua herança de Minas Gerais com a experiência de uma residência na África do Sul. A artista se inspirou em técnicas tradicionais de tecelagem e miçangas aprendidas com a cultura Zulu, refletindo sobre o ato repetitivo de passar as mãos sobre as contas como uma forma de oração e conexão espiritual. Suas instalações, compostas por uma variedade de materiais, evocam as energias dos metais e mitologias, abordando questões de guerra espiritual e histórica, tanto no Brasil quanto globalmente.

Paralelamente à exposição (que acontece entre 20 de setembro de 2024, com duração até 27 de abril de 2025), Luana está produzindo um curta-documentário que acompanha o processo de criação das obras e a residência artística que ela realizou na África do Sul. O filme explora sua conexão com materiais e territórios, e revela a dinâmica por trás das suas instalações, que entrelaçam a corporalidade e o espaço.

Tal ocupação do local dedicado a exposições, projetos educativos e engajamento público com a arte contemporânea na Europa, antecipa uma segunda conquista importante na trajetória de Luana. A sua participação na 16ª Bienal de Sharjah, que acontece nos Emirados Árabes Unidos, de 6 de fevereiro a 15 de junho de 2025, amplifica sua voz dentro e fora do país. Como uma das duas brasileiras convidadas, a artista participa da prestigiosa Bienal – conhecida por sua relevância no circuito internacional – com uma obra inédita. Sob a curadoria de Natasha Ginwala, Amal Khalaf, Zeynep Öz, Alia Swastika e Megan Tamati-Quennell, a Bienal reunirá artistas globais para discutir temas urgentes do seu tempo, e a obra de Luana se destaca por sua sensibilidade às questões socioambientais e decoloniais.

“Essa exposição no Kunstinstituut Melly tem sido um acontecimento bem especial para mim, porque é a primeira vez que estou vendo todas as obras que produzi durante a residência na África do Sul juntas, e realmente consigo sentir a magnitude de tudo que aprendi nesse território em relação a espiritualidade das matérias e do gesto.  Dar continuidade a isso com esse novo projeto para a Bienal de Sharjah tem sido incrível, porque se na exposição na Holanda eu me voltei para a espiritualidade do reino mineral, em Sharjah volto minhas investigações para a afetividade, desenvolvendo um projeto onde penso o desejo da matéria como possibilidade de estrutura, pesquisa que iniciei durante minha residência em La Becque, na Suíça, e agora terá continuidade nos Emirados Árabes Unidos”, afirma Luana, que protagoniza uma história já aplaudida pelo Prêmio PIPA, o mais importante prêmio de arte contemporânea do Brasil, o Hartwig Art Production | Collection Fund Commissioning Committee (2021-23), na Holanda, e o Prince Claus Seed Award em Amsterdã no ano de 2022. 

SERVIÇO

Exposição “As contas do meu rosário são balas de artilharia” @ Roterdã

Datas: 20 de setembro de 2024 a 27 de abril de 2025

Local: Kunstinstituut Melly, Roterdã, Países Baixos  

16ª Bienal de Sharjah  

Datas: 6 de fevereiro de 2025 – 15 de junho de 2025

Local: Sharjah, Emirados Árabes Unidos  

SOBRE LUANA VITRA

Uma mescla de influências da dança, espacialidade e questões socioambientais é a forma mais simples de descrever uma trajetória tão plural e atenciosa como a de Luana Vitra. A artista visual de Contagem, Minas Gerais, que iniciou sua trajetória aos 13 anos tem se tornado uma das vozes mais proeminentes da arte contemporânea brasileira com seu olhar preciso e criativo. Formada pela Escola Guignard (UEMG), sua produção foca em escultura, cerâmica, desenho e instalação, conectando corpo, espaço e questões socioambientais. Suas obras exploram temas como mineração predatória e racismo ambiental. Luana descreve suas criações como “coreografias”, refletindo sua relação com o movimento e o espaço.

A artista tem participado de importantes exposições em instituições como o MASP, o MAR e o Instituto Inhotim, além de eventos internacionais em países como Reino Unido, França e Gana, e importantes residências internacionais como La Becque,na Suíça. Em 2023, recebeu o Prêmio PIPA, após indicações nos anos anteriores, e participou da 35ª Bienal de São Paulo com a obra “Pulmão da Mina”. Outros reconhecimentos incluem o Prince Claus Seed Award (2022) e o Hartwig Art Production (Holanda). Em 2025, Luana integrará a Bienal de Sharjah, reafirmando sua presença no circuito global.

Continue Reading

Entretenimento

Rosael Pimenta: o forrozeiro que leva a tradição nordestina por todo o Brasil

Published

on

Conhecido como o “A Malagueta do Forró “, Rosael Pimenta é uma referência quando se trata do autêntico forró. Com um estilo que valoriza os costumes e a rica cultura nordestina, suas músicas e apresentações têm conquistado plateias por onde passa, levando o ritmo vibrante do forró a diversas regiões do país.

Ao longo de sua trajetória, Rosael já criou músicas de qualidade e foi assistido por milhões de pessoas em suas apresentações , que acontecem durante todo o ano. Seu talento e carisma o levaram a participar de grandes eventos, expandindo o alcance do forró para além do tradicional período junino.

Com shows distribuídos pelas quatro estações do ano, Rosael Pimenta se tornou um artista popular entre diferentes públicos, sempre contagiando com sua energia e paixão pela música sertaneja. A aceitação e o carinho do público confirmam seu papel como um dos principais representantes do forró no Brasil.

Instagram oficial do Artista
https://www.instagram.com/rosaelpimenta?igsh=NnQ5dXNoNXYyc3N1

Continue Reading

Entretenimento

Rachel Reis leva show acústico para o Manouche, no Rio de Janeiro

Published

on

No dia 24 de outubro, a Sereiona sobe ao palco da casa de show acompanhada de um violão, congas e clarinete

Encerrando o ciclo do seu aclamado álbum Meu Esquema, indicado ao Grammy Latino, Rachel Reis apresenta um show acústico, acompanhada de um com violão, congas e clarinete. Em uma proposta intimista, a sereiona apresentará não só os seus hits que arrebataram o público e a crítica nos últimos dois anos, mas também um repertório de arranjos inéditos para iniciar a despedida do seu último projeto. No dia 24 de outubro (quinta-feira), no Manouche, no Rio de Janeiro, os fãs ainda poderão ouvir em primeira mão algumas das novas músicas que a artista está preparando para seu novo álbum de estúdio. Os ingressos já estão disponíveis aqui. 

O show é pensado para um ambiente intimista, para amplificar a conexão de Rachel com o público presente, e celebrar o encerramento da era “Meu Esquema”. Sereiona acaba de voltar de sua primeira turnê pela Europa, que acumulou sold out por países como Portugal, Espanha, Irlanda, Alemanha e França, e, agora, ela retorna ao encontro dos fãs brasileiros em uma apresentação sentada, com foco em sua potente voz. 

A artista atingiu novos públicos, amplificando seu sucesso, ao ter suas canções nas trilhas sonoras de importantes projetos. Em 2024, faixas como “Bateu“, com Gilsons e Mulú, passou a integrar a trilha sonora de Renascer, nova trama das 21h da TV Globo; “Maresia”, por sua vez, agita a novela das 19h, Fuzuê (e também está no ar em Cacau, novela em Portugal); “Caju” está em Cangaço Nova, série de sucesso do Prime Video; e “Pelo” faz parte da série Amigos Sem Compromisso, da HBO Max. Outros importantes lançamentos como “Melaço”, apresentada em janeiro, em um feat com Lucy Alves, integra a lista de destaques do ano. Para 2025, Rachel Reis se prepara para apresentar o seu próximo álbum no início do próximo semestre. 

SERVIÇO

Raquel Reis no show Acústico da Sereiona no Rio de Janeiro

Data: 24 de outubro (quinta-feira)

Horário: 21h 

Local: Manouche 

Endereço: Rua Jardim Botânico, 983 – subsolo da Casa Camolese/Jd. Botânico

Ingressos: https://linktr.ee/clubemanouche   

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Moda22 minutos ago

Maior seletiva de modelos do Brasil chega a Guarapuava; saiba como participar

Max Fashion Tour acontece nos dias 25 e 26 de outubro, com inscrições gratuitas Guarapuava, no Paraná, será o próximo...

Negócios54 minutos ago

Roe Sports Recebe a Visita da Embaixadora da Coleção Runner, Maratonista Wal Aceti

Uma Década de Corridas e Nove Maratonas Inspirando a Nova Coleção A Roe Sports, marca renomada no segmento de roupas...

Moda2 horas ago

Experience Models desembarca em Vitória em busca de novos talentos da moda

Evento acontece entre os dias 25, 26 e 27 de outubro, com inscrições gratuitas Vitória será o novo palco para...

Entretenimento2 horas ago

Luana Vitra apresenta novos projetos internacionais no centro de arte contemporânea Kunstinstituut Melly, na Holanda, e é um dos nomes confirmados para a 16ª Bienal de Sharjah, nos Emirados Árabes

(Créditos – Matthieu Croizier) A artista visual mineira é destaque dentro e fora do Brasil, com a circulação de projetos...

Entretenimento2 horas ago

Rosael Pimenta: o forrozeiro que leva a tradição nordestina por todo o Brasil

Conhecido como o “A Malagueta do Forró “, Rosael Pimenta é uma referência quando se trata do autêntico forró. Com...

Negócios3 horas ago

Skala Cosméticos e Casa Raça apresentam a linha Raízes do Morro em evento gratuito

Evento em São Paulo contará com talk sobre cabelo e identidade e apresentação da linha Raízes do Morro da Skala...

Entretenimento5 horas ago

Rachel Reis leva show acústico para o Manouche, no Rio de Janeiro

No dia 24 de outubro, a Sereiona sobe ao palco da casa de show acompanhada de um violão, congas e...

Negócios5 horas ago

Costura Express: solução rápida para consertos de última hora é excelente oportunidade de negócio

Empreendedorismo certeiro, em mercado em expansão Imagine encontrar o vestido dos sonhos, na véspera da festa. Mas ele está comprido...

Entretenimento5 horas ago

Alex e Matielo abrem Show sertanejo em Anápolis ao lado de Diego e Victor Hugo

Os cantores Alex e Matielo se apresentam no próximo dia 25 de outubro em Anápolis (GO), em um grandioso Show...

Negócios6 horas ago

Pedro Rodrigues de Melo Júnior: O Empresário que Vive o Café e o Brasil

Após anos de destaque na telefonia e tecnologia, Pedro Melo Júnior dedica-se ao café, com uma visão de colocar o...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed