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É gratuito: “Palco Futuro R&B” celebra os 44 anos do “Dia do Charme” em Madureira

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Evento apresenta a nova geração do R&B carioca na Arena Cultural Fernando Torres no dia 19 de novembro, terça-feira, véspera de feriado, das 17h às 21h

Os 44 anos do Dia do Charme serão comemorados em grande estilo, com muita música, dança e no bairro que abriga o mais famoso e tradicional baile do gênero da cidade, Madureira. Trata-se do “Palco Futuro R&B”, que chega à Arena Cultural Fernando Torres no dia 19 de novembro, terça-feira, véspera do feriado do Dia da Consciência Negra, das 17h às 21h.

Totalmente gratuito, o evento abrirá espaço para a nova geração de cantores de R&B carioca, com shows de João Loroza, Thália, Isacque Lopes e Ella Fernandes. A abertura será com DJ Michell, um dos organizadores do evento, que será coroado com um grande Baile Charme. “Palco Futuro R&B – Dia do Charme” é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo, e comemora a lei que estabeleceu o “Dia do Charme”, oficialmente celebrado em 08 de março.

– Passamos a existir para o poder público. A lei em comemoração ao Dia do Charme já foi fruto disso. Em 2013, o baile charme foi decretado como patrimônio cultural e imaterial da cidade. Em 2015, aprovamos essa lei e muita coisa boa aconteceu depois disso. É a consagração e o reconhecimento de um trabalho iniciado lá atrás, na década de 1980, pelo DJ Corello e muitos outros, como Fernandinho, Orlando e Loopy, que construíram essa história. Neste dia batemos no peito e falamos: somos charmeiros com muito orgulho! É muito gratificante saber que nasci dentro dessa cultura e construí toda minha vida profissional e pessoal graças ao Charme – afirma DJ Michell.

De acordo com o coreógrafo, diretor artístico e ativista do Movimento Charme Marcus Azevedo, a história do Charme se constrói com quatro pilares como base – a música, a dança, a vestimenta e o comportamento – e pela mobilização do povo preto periférico e suburbano, sobretudo os dos arredores de Madureira, nas Zonas Norte e Oeste, mas também da Baixada Fluminense. Os happy hours do Centro da cidade, nas décadas de 1980 e 1990, também fortaleceram o ritmo.

– Temos uma cultura com um jeito muito particular de contemplar, ouvir e dançar essa música black norte-americana, que trouxemos para o nosso jeito carioca de viver e, a partir disso, construímos uma outra história, que também pode ser visto no nosso dia a dia, buscando um jeito elegante e cordial. Não queremos ser mais que ninguém, mas temos nosso estilo de vida – reforça Marcus.

DJ Michell exalta a essência do Baile Charme de muita dança, coletividade, ambiente seguro e familiar, com muitas famílias construídas a partir dos bailes. Mas também sempre atento às novidades e transformações. E esse encontro de gerações se faz presente na pista e consolida a força do gênero.

– Foi preciso se adaptar para permanecer vivo. Hoje absorvemos diversos estilos da Black Music dentro dos bailes charme, como o Afrobeat, Hip Hop e Dancehall. As roupas antigamente eram tipo as de casamento, com muitas pessoas até alugando roupa para ir ao baile. Hoje o público é mais despojado, fica mais à vontade para usar uma bermuda, um short curto, e continuam se sentindo à vontade e bem-vestidos. Nós criamos tendências de moda, tem muita gente estilosa no baile – explica DJ Michell.

E o público tem muitos motivos para comemorar, pois DJ Michell já adianta que o evento deste ano é uma prévia do que está sendo preparado para 2025.

– A nossa proposta é muito maior do que apenas um baile, mas uma grande oportunidade de interação entre os charmeiros. Será um dia de celebração e reconhecimento a um movimento tão importante e que impacta a vida de muitos negros periféricos há 44 anos. Além disso, a edição de 2024 é um momento importante para potencializarmos novos talentos para que a cena do R&B Brasil se fortaleça e cresça como merece – completa.

O projeto “Dia do Charme 2024” é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo – Edital Conexões Urbanas.

R&B em cena

JOÃO LOROZA

Carioca de Madureira, João Loroza vem de uma família de músicos e iniciou sua paixão aos 11 anos. Após cinco anos trabalhando como instrumentista, João teve sua estreia solo como cantor e compositor em 2021. João busca sonoridades que o R&B e a Black Music pode proporcionar. Sempre falando de amor e autoestima com poesia, elegância melódica e energia em seus lançamentos.

THÁLIA 

Cantora, compositora, mobilizadora social e mãe, Thália tem 21 anos, é cria da favela de Acari e recentemente representou o R&B no reality show da TV Globo “Estrela da Casa”.

ISACQUE LOPES 

 Direto da Zona Norte do Rio de Janeiro, Isacque Lopes é cantor, compositor, bailarino e ator. Com raízes no R&B, funk e hip hop, suas músicas trazem a antiga estética brasileira misturando um novo estilo para a atualidade. Na música, iniciou aos 13 anos com o single “Foi Você”. Já como MC Isacque, lançou singles como “Quando Tu Jogar”, “Só de Malícia” e “Trava”. Em 2018, teve seu primeiro feat. no trap “Preto Abusado”. Em 2020, começou a ter maior notoriedade nas redes sociais com sua série de medleys “Mashups A Capella”, somando mais de 500K de visualizações. O seu primeiro EP, “Isacque Lopes”, foi lançado em 2021, com faixas que vão do R&B ao funk. Recaída, Blondor e Bailão iniciam uma nova fase musical do cantor, com a mistura do gueto carioca e a vida glamurosa de um superstar.

ELLA FERNANDES 

Ella Fernandes é cantora, compositora, atriz e poeta da cidade de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Cantora AFROPOP com influências do Soul, gravou em parceria com Marcelo Mello Jr. a música “Fazendo Falta” e, no projeto Mana Música, as canções “De São Gonça a Salvador” e “Miçanga Balança”. Autora também das músicas “Vai ficar tudo bem”, “Barbie de rua” e “Feitiço”, Ella viralizou a sua poesia “80 tiros” (versão de “Cálice”, de Chico Buarque) alcançando milhares de pessoas com o questionamento do genocídio da população negra. Em setembro de 2022, a cantora lançou a música “Deixa Brilhar”, em parceria com o produtor angolano JossDee, e realizou o show “A vedete da Favela” no “Espaço Favela” do Rock In Rio.

SERVIÇO:

“PALCO FUTURO R&B – DIA DO CHARME”

Dia e horário: 19 de novembro, terça-feira (véspera de feriado), das 17h às 21h

Local: Arena Cultural Fernando Torres – R. Bernardino de Andrade, 200 – Madureira

Entrada: GRATUITA

Rede social: https://www.instagram.com/diadocharmeoficial/

LINE UP:

17h – DJ Michell

18h – Pocket Show  

  • João Loroza
  • Thália
  • Isacque Lopes
  • Ella Fernandes

19h15 – Open Mike

20h – “Baile Charme”

21h – Encerramento

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Funk Carioca Sem Fronteiras: O Impacto Mundial de DJ Escobar

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DJ Escobar, uma figura icônica dos bailes de favela no Rio de Janeiro, está levando o funk carioca a novos patamares. Originalmente conhecido como MC, Escobar despontou com hits como “Mão no Chão, Pé na Equipe”, uma faixa que já está ganhando destaque internacional e promete ser a música marcante do próximo verão e Carnaval, criada por Dj Escobar e Dj Caio. Com performances cheias de energia e uma conexão inegável com a essência das comunidades cariocas, Escobar mistura tradição e modernidade, tornando-se um dos artistas mais promissores do gênero.

A Ascensão: Dos Bailes do Acari ao Palco Global

DJ Escobar começou sua carreira nos lendários bailes do Acari, espaço cultural de resistência e celebração na periferia do Rio de Janeiro. Sua transição de MC para DJ e produtor musical ampliou seu alcance, permitindo que ele trouxesse a essência do funk carioca para o cenário internacional.

“Mão no Chão, Pé na Equipe”, uma das faixas recentes de sucesso, é aclamada como um exemplo da nova geração do funk que combina batidas tradicionais com uma produção moderna e profissional. O DJ Sex Love e o DJ Bertoloze também já criaram suas versões dos bailes funk do Rio para o mundo, prometendo agitar o verão e o Carnaval com suas releituras inovadoras. O impacto dessas produções ultrapassou as fronteiras brasileiras, sendo tocadas em eventos ao redor do mundo e consolidando o funk como um dos ritmos mais vibrantes e universais da atualidade.

 

Cartel Escobar Music

 

DJ Escobar e o Verão do Funk Global

Com o Carnaval e a temporada de verão se aproximando, DJ Escobar está no centro das atenções. A promessa de um repertório que agite multidões coloca-o como um dos principais nomes da cena musical brasileira. Sua música reflete a vitalidade dos bailes funk, transportando a energia vibrante das favelas para festivais e pistas internacionais.

A trajetória de DJ Escobar é uma celebração da força transformadora do funk carioca. Ao levar sua música do Acari para o mundo, ele não apenas eleva o gênero, mas também reforça o papel da periferia como berço de inovação cultural. Com faixas que prometem marcar o verão e o Carnaval, DJ Escobar consolida-se como um ícone global do funk, uma voz da favela e um artista que transcende barreiras.

 

 

Para acompanhar sua jornada, explore seus sets nas plataformas digitais e prepare-se para sentir a batida do funk como nunca antes.

Fonte: revistabx.com

Instagram: dj_escobar_oficial
Youtube: Dj Escobar oficial – YouTube

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Inferninho Under Bar: O Santuário do Metal Extremo em Campos dos Goytacazes

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Um refúgio para os amantes do Underground

O Inferninho Under Bar, localizado em Campos dos Goytacazes, tornou-se o ponto de encontro de uma comunidade vibrante e apaixonada pelo universo do Heavy Metal e suas vertentes, como Black Metal, Death Metal e Thrash Metal. Desde sua inauguração, o bar tem sido um espaço temático que celebra o estilo de vida underground, reunindo até 50 fãs por evento em um ambiente decorado para refletir a atmosfera sombria do gênero.

A combinação de música extrema, sinuca gratuita e gastronomia acessível conquistou um público fiel. Segundo a administração, o objetivo é proporcionar uma experiência imersiva, com “pratos feitos com dedicação, cerveja sempre gelada e Metal Extremo em alto volume”.

O Metal Vive no Interior

Apesar de estar distante dos grandes centros urbanos, o Inferninho Under Bar prova que o Heavy Metal é forte no interior do Rio de Janeiro. O local já sediou shows com bandas de várias regiões do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, além de apresentações internacionais de grupos da República Tcheca e Argentina. Esses eventos reforçam o papel do bar como uma plataforma para a cena musical independente.

 

 

 

De acordo com dados de um estudo realizado pela Associação Brasileira de Música Independente (ABMI), o gênero Heavy Metal representa cerca de 10% da cena underground no país, sendo uma das vertentes mais organizadas e resilientes da música independente. O Inferninho, ao atrair artistas de diversas localidades, solidifica Campos dos Goytacazes como um polo regional do gênero.

“A Casa dos Filhos do Diabo”

Com o slogan “A Casa dos Filhos do Diabo”, o bar se posiciona como um espaço de resistência cultural para aqueles que abraçam o estilo de vida underground. A decoração temática, repleta de referências ao sombrio e ao macabro, é um dos grandes atrativos. Para os frequentadores, o ambiente é mais do que um bar; é um santuário onde se compartilha música, ideais e cultura.

Essa proposta temática, no entanto, divide opiniões. Enquanto muitos fãs celebram a autenticidade e o compromisso do bar em oferecer uma experiência única, outros críticos apontam que o uso de linguagens simbólicas pode afastar o público mais convencional.

 

O Bar possui uma decoração sombria

 

“O Inferninho tem um apelo muito específico. Isso é ótimo para os fãs hardcore, mas pode limitar a chegada de novos públicos ao gênero”, comenta o produtor cultural Carlos Menezes.

Impacto na Cultura Local

O Inferninho Under Bar vai além do entretenimento, contribuindo significativamente para o fortalecimento da cena cultural de Campos dos Goytacazes. Em uma cidade onde espaços para a música independente são escassos, o bar desempenha um papel crucial. Ele não apenas oferece um palco para artistas locais, mas também atrai visitantes de outras cidades, fomentando o turismo musical.

“A existência de um lugar como o Inferninho é fundamental para o Metal Extremo e para a música underground em geral. Ele mantém a chama acesa e oferece aos músicos uma oportunidade de se apresentar e conquistar novos públicos”, afirma o jornalista cultural Bx.

Resistência e Comunidade

O Inferninho Under Bar é mais do que um ponto de encontro; é um símbolo de resistência cultural e um tributo à paixão pelo Heavy Metal. Em um cenário onde a música underground luta constantemente por espaço, o bar representa a persistência de uma comunidade que não apenas consome, mas também vive e respira o Metal Extremo.

A jornada do Inferninho, como a do próprio Heavy Metal, é marcada pela autenticidade e pela dedicação. Seja para os músicos, fãs ou curiosos, o bar continua a ser um espaço indispensável para quem deseja se conectar com o espírito underground.

Fonte: revistabx.com

Conheça melhor o espaço nas redes sociais e não deixe de ir conhecer presencialmente esse bar em Campus dos Goytacazes que está dando oque falar:

Instagram: @inferninho_under.bar
WhatsApp: +55(22) 99842-9666

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Big Jotta: A Jornada Musical Entre Hip Hop e Funk Carioca

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Em 2003, Big Jotta iniciou sua jornada musical no Rio de Janeiro, imerso na cultura do hip hop. A paixão pela música e a luta pelo reconhecimento o levaram a se juntar à Família Kapone, um grupo de sonhadores que, sem patrocínio, promoviam eventos e gravavam demos. A trajetória de Big Jotta é marcada por idas e vindas entre Rio e São Paulo, navegando entre os mundos do funk carioca e do hip hop, sempre em busca de mais expressão e novos desafios.

O Primeiro Contato com o Hip Hop e o Papel da Família Kapone

Big Jotta lembra com carinho de como começou no hip hop: “Éramos sonhadores, montamos o grupo sem grandes recursos, mas com muita vontade. Fazíamos eventos solidários, até gravamos uma demo com DJ Grandmaster.” Essa fase inicial foi marcada pela determinação, mesmo diante das dificuldades financeiras.

Quando o assunto é a comparação entre as cenas de hip hop do Rio de Janeiro e São Paulo, Big Jotta não hesita em destacar as diferenças culturais. “No Rio, a realidade do funk sempre foi muito forte, com um estilo de vida muito marcado pela identidade carioca. Já em São Paulo, a opressão policial era maior, e o rap tinha um caráter mais underground. As comunidades em SP eram muito mais envolvidas e informadas sobre a cultura hip hop.”

A Família Mada e o Encontro com o SP Funk

Sua chegada em São Paulo não só significou o contato com novas influências culturais, mas também uma experiência de aprendizado e crescimento. Ele cita a Família Mada como um marco fundamental: “A Família Mada começou a fazer músicas com ritmo de samba. Fomos a bares e eventos como o ‘, Pira’. A troca de ideias e a diversidade cultural me ajudaram a evoluir.”

Foi também em São Paulo que Big Jotta teve a chance de trabalhar com o SP Funk. A oportunidade surgiu após sua participação em um programa de TV, que lhe abriu as portas para integrar o grupo e crescer musicalmente.

A Influência de Mr. Catra e a Fundação da FSF

O encontro com Mr. Catra foi um divisor de águas. Big Jotta destaca a importância de Catra em sua carreira, afirmando que foi com ele que aprendeu a importância da união entre diferentes gerações e estilos musicais. “A FSF foi formada a partir da união de vários artistas que, juntos, diversificaram ideias e estilos. O projeto trouxe um novo olhar para a música brasileira.”

Desafios, Conquistas e a Evolução do Funk Carioca

Ao olhar para sua trajetória, Big Jotta revela os maiores desafios enfrentados. “Era desafiador estar no meio de artistas que cantavam rap agressivo e trap, um estilo que, na época, não tinha tanta aceitação. Mas sabíamos que isso era uma tendência, e agora vemos o trap dominando o mercado.”

Sobre o futuro do funk e hip hop, Big Jotta não vê barreiras. Ele se considera um artista evoluído, que não se limita a um único estilo e que, como músico e instrumentista, sente que sua arte está apenas começando. “Hoje a música uniu estilos, e os artistas precisam acompanhar as tendências. Meu futuro na música se amplia a cada passo.”

A Jornada de Big Jotta Como Reflexo da Evolução da Música Brasileira

A trajetória de Big Jotta reflete não apenas a evolução do funk e hip hop, mas também a transformação da música brasileira como um todo. De suas raízes no Rio de Janeiro à experiência vivida em São Paulo, sua carreira é um exemplo de adaptação e inovação, sempre acompanhado de desafios, mas também de vitórias significativas. Com a união de diferentes estilos, Big Jotta se posiciona como um artista de múltiplas facetas, que continua a expandir seu horizonte musical sem perder sua essência.

Conheça melhor o trabalho nas redes sociais: @bigjottaa

Fonte: revistabx.com

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