De Zebradaa a Ilustra Andressa artistas que incorporaram o print on demand na venda de suas artes colecionáveis
Uma alternativa mais econômica e sustentável para negócios que está atraindo principalmente artistas independentes é o print on demand, nessa modalidade não existe estoque o que possibilita o não desperdício de recursos, não ter produtos parados para venda e não ter custo com aluguel de galpões para guardar os itens para comercialização. Os produtos são produzidos a cada venda realizada e entregues diretamente na casa do consumidor.
Plataformas como Uma Penca possibilitam esse modelo de negócio onde o artista cria seu site dentro da plataforma, escolhe os produtos que irá vender que vão desde bottons, camisetas, imãs, posters, canecas, ecobags e coloca o valor de cada item que será comercializado e deixa aberto para as vendas. O processo de entrega e criação de cada produto vendido é feito por Uma Penca.
Além disso, a cada venda em Uma Penca gera uma contribuição automática para projetos ligados à saúde, meio ambiente, educação e direitos humanos. Até agora, as doações para instituições parceiras já acumulam mais de 50 mil reais revertidos para o impacto social. Além dos repasses da mais de 300 ONGs, com lucro 100% revertido, possuem lojas na startup como Médicos sem Fronteiras, Greenpeace Brasil e Razões para Acreditar.
Nesse modelo de negócio, o artista irá gerenciar o seu negócio e ficará responsável pela divulgação de sua loja virtual para garantir o sucesso de vendas. Veja a seguir criadores que aderiram a esse modelo de negócios:
Zebradaa
Zebradaa é, na verdade, a ilustradora e designer Fernanda Bornancin. Curitibana que dialoga com a linguagem gráfica e temas contemporâneos, é ligada em arte e nas pequenas coisas que compõe a vida. A loja da artista vende desde camisetas a canecas colecionáveis estampadas com as suas ilustrações que esbanjam originalidade.
Anderson Green Devil
Anderson Green Devil é um artista visual e designer gráfico nascido em Manaus, Amazonas, é reconhecido por suas ilustrações marcantes que combinam o universo do terror, do rock e dos quadrinhos vintage. Na sua loja virtual comercializa camisetas com a sua identidade visual que expressam o seu estilo inconfundível que mistura o horror clássico com a estética das capas de quadrinhos e dos pôsteres de filmes dos anos 70, 80 e 90, criando peças que dialogam diretamente com fãs da cultura underground.
Vida Besta
Galvão Bertazzi é um quadrinista brasileiro. Desde 1999 publica na internet a tira cômica Vida Besta. Ele também é cartunista na Folha de São Paulo e na sua loja vende desde camisetas a imãs que estampam suas artes.
Ilustra Andressa
Andressa Alves é designer gráfico e ilustradora com mais de 9 anos de experiência comprovada na área, formada pela Universidade de Franca. Possui uma comunidade de mais de 220 mil seguidores no Instagram. É criativa, prática e apaixonada por tecnologia. Na sua loja vende desde canecas até camisetas que carregam as suas ilustrações.
Natália Gregorini
A ilustradora, Natália Gregorini é natural de Vilhena-RO, já ilustrou mais de dez livros para diferentes editoras brasileiras e teve seu livro autoral Madalena como finalista do prêmio Jabuti e selecionado para a exposição na Bienal de Bratislava. Também já teve trabalhos selecionados para o catálogo do 12 IberoAmerica Ilustra.
Na sua loja vende desde posters a ecobags que carregam histórias contadas através de imagens que são criadas em diferentes mídias como a pintura em tinta guache, acrílicas, lápis de cor, pastéis, gravura em tetrapak, pintura digital, colagem, etc.