Barra
Connect with us

Geral

Encontro discute tendências, inteligência artificial e ESG nas promoções comerciais no Brasil

Published

on

Encontro discute tendências, inteligência artificial e ESG nas promoções comerciais no Brasil (Foto: Divulgação)

O FAS Advogados realizou, em parceria com a Associação de Marketing Promocional (Ampro), o encontro “A nova era das promoções: o que vem por aí”, no Gexperience. O evento aconteceu em 26 de outubro e reuniu desde representantes do Ministério da Fazenda até especialistas do setor e advogados para discutir as tendências, questões legais e mapear o cenário do mercado de promoções comerciais.

 

“Conseguimos reunir um conteúdo muito rico, cobrindo desde a visão do regulador do Ministério da Fazenda (Secretaria de Reformas Econômicas), até questões de ESG e inteligência artificial para trazer novos insights”, destacou Paulo Focaccia, sócio e fundador do FAS Advogados. “Uma segunda importância desse evento foi reunir o mercado, promovendo encontros e networking entre agências, anunciantes e empresas e, certamente, atingimos o objetivo que esperávamos”, complementou. Já Heloisa Santana, presidente nacional da Ampro, disse: “um dos pilares da AMPRO é a capacitação e a educação, e o que nós vivenciamos aqui hoje durante essas cinco horas faz parte da nossa missão.”

Abrindo o dia com a palestra “O mercado de promoções no Brasil”, Daniel Reiss, do Ministério da Fazenda, detalhou o funcionamento da Coordenação-Geral de Promoções Comerciais (CGPC), subordinada à Secretaria de Reformas Econômicas (SRE). Segundo o coordenador, o órgão tem como objetivo proteger os participantes, desde o promotor da ação até o consumidor, e evitar a lavagem de dinheiro.

Reiss também falou sobre a modernização do órgão, com objetivo de automatizar e facilitar os processos sob a responsabilidade da CGPC. Em um exemplo, apontou caminhos possíveis, como a adoção do PagTesouro para comprovar o recolhimento de taxas. A interligação com o sistema de notas fiscais eletrônicas (NFe) pode ajudar no envio da cópia autenticada do comprovante de propriedade dos brindes. Com uma importante intervenção, Focaccia agradeceu a transparência da Coordenação, sob a gestão de Reiss, e a oportunidade de ter essas pautas abertas para contribuir com a evolução do mercado.

O segundo momento levou Denise Medolla ao palco para falar sobre o mercado de promoções no Brasil. Durante a apresentação, a sócia-diretora da Casa 96 apresentou dados do setor com base no “Dossiê 10 anos de promoções no Brasil” feito pela própria agência.

De acordo com a executiva, sete em cada dez consumidores apontaram que as promoções influenciam na decisão de compra. Este movimento acaba beneficiando a marca que realizou a oferta, demonstrando o potencial das ações.

 

“Nesse dossiê, a gente estudou o mundo todo. Nenhum país faz tanta promoção como o Brasil e nenhum país tem uma legislação tão correta como a gente”, afirmou. “É legal que tenha uma fiscalização que faz com que o nosso consumidor confie e continue participando. De acordo com a nossa pesquisa, 98% dos consumidores brasileiros confiam nas promoções.”

Maria Fernanda Assad discutiu sobre os aspectos legais das promoções. Ao lado de Georgia Natacci Souza, do Grupo Vertem, a advogada do FAS Advogados destacou a portaria 7.638 de 2022, que regulamenta a distribuição gratuita de prêmios. Ela observa que a norma não trouxe “uma grande reformulação da regulamentação”, mas garantiu “uma consolidação de pontos” importantes.

“Não tivemos nessa portaria uma diferenciação ou uma regulamentação específica para as redes sociais. Mas teve o destaque de alguns pontos nas campanhas realizadas em redes sociais que é preciso observar”, exemplificou, lembrando das normas que exigem transparência em relação à participação na plataforma.

Já Karine Oliveira, também do FAS Advogados, abordou a discussão sobre lavagem de dinheiro, destacando algumas exigências legais que buscam coibir a prática. “A primeira regra destinada a evitar o uso de promoções comerciais como instrumento de lavagem de dinheiro é a exigência de proporcionalidade entre a receita operacional da empresa e os prêmios que ela quer distribuir”, explicou. “Também existe a necessidade de prestar contas da promoção”.

Mais adiante, André Santos (Reckitt), Christina Larroudé (Minalba), Juliana Vilhena Nascimento (GAN – Grupo de Atendimento e Negócios) e Juliana Castro (Ovomaltine) participaram do quadro “Para onde está indo o mercado de promoções”. Claudio Paim e Guilherme Castanho, ambos da Globo, também discutiram as promoções na mídia, com foco em soluções multiplataforma, e ressaltaram a importância da regulação das ações.

“Uma promoção tem que ser correta. Ela tem que ser bem trabalhada e tem que ser perfeitamente credenciada dentro da regulamentação e da lei vigente, porque isso é importante”, disse o diretor de Produtos Publicitários Claudio Paim, explicando que a política da emissora é recusar campanhas irregulares. “Nós temos a obrigação de zelar pelo nosso consumidor, pelo nosso usuário.”

O advogado Danilo Roque, do FAS Advogados, Enrico Benetti, da BFerraz, e Iron Brito, da AlmapBBDO, participaram da mesa “Inteligência Artificial: como usá-la para aumentar seus resultados”.

O encontro foi encerrado com uma discussão sobre ESG (Ambiental, Social e Governança) nas ações promocionais, apontando os desafios e as oportunidades, por Alexis Pagliarini, da Criativista ESG4, e Dilma Campos, da Nossa Praia. Sob a perspectiva da importância do ESG nas agências de promoções, os palestrantes refletiram sobre a necessidade de governança e da transparência nas práticas promocionais, bem como o impacto ambiental inerente a determinados processos, como a produção de plástico, emissão de carbono e a gestão de resíduos. O discurso salientou a urgência de políticas alinhadas aos princípios de ESG, a pressão social por práticas mais sustentáveis e a importância da responsabilidade corporativa. Por fim, ressaltaram o esforço para entender e implementar as práticas, reconhecendo a complexidade das cadeias de suprimentos e a necessidade de adotar ações mais éticas e socialmente responsáveis nas estratégias promocionais das agências.

Segundo Focaccia, seguramente este foi o maior evento do mercado de promoções. “Conseguimos trazer os mais de 20 anos de atuação do FAS neste mercado para o debate”, completa. Em 2024, ele menciona que o escritório continuará levando as melhores práticas desse setor para as empresas e agências.  “Parabenizo a Associação de Marketing Promocional e o FAS Advogados, pela organização do evento, e à ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), a ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) e ao Gexperience que apoiaram um evento de excelência e proporcionaram uma discussão importante para o Trade”, declarou a gerente comercial da Itabus, Juliana Scivoletto.

O conteúdo na íntegra estará disponível aos associados da Ampro, ABA e ABEMF, a partir de 27 de novembro.

Continue Reading
Advertisement

Geral

Adubo Líquido Orgânico Plantiê: nutrição natural para plantas mais saudáveis

Published

on

Você busca um adubo líquido orgânico que promova o crescimento saudável e vigoroso das suas plantas? O Adubo Líquido Orgânico Plantiê é a solução ideal para quem deseja uma nutrição para plantas equilibrada e livre de químicos agressivos. Descubra os benefícios desse fertilizante natural e como ele pode transformar o seu jardim ou horta.

Por que escolher o Adubo Líquido Orgânico Plantiê?

Nutrição Completa e Equilibrada:

O Adubo Líquido Plantiê oferece uma combinação balanceada de nutrientes essenciais, macro e micronutrientes, que as plantas necessitam para um desenvolvimento saudável.

Sua fórmula líquida permite uma absorção rápida e eficiente, garantindo que as plantas recebam os nutrientes de forma imediata.

Fertilizante Natural e Sustentável:

Livre de produtos químicos sintéticos, o Plantiê é um fertilizante natural que respeita o meio ambiente e a saúde das suas plantas.

Ao optar por um adubo líquido orgânico, você contribui para um ecossistema mais saudável e equilibrado.

Plantas Mais Resistentes e Vigorosas:

A nutrição para plantas fornecida pelo Plantiê fortalece as defesas naturais das plantas, tornando-as mais resistentes a pragas e doenças.

O resultado são plantas mais vigorosas, com crescimento exuberante e floração abundante.

Fácil Aplicação:

A forma líquida do adubo facilita a aplicação, podendo ser diluído na água de rega ou aplicado diretamente nas folhas.

Ideal para todos os tipos de plantas, desde hortaliças e flores até árvores frutíferas.

Benefícios do Adubo Líquido Orgânico Plantiê:

  • Promove o crescimento saudável das raízes e da parte aérea das plantas.
  • Estimula a floração e a frutificação, aumentando a produção de frutos e flores.
  • Melhora a qualidade do solo, aumentando a sua capacidade de retenção de água e nutrientes.
  • Fortalece as plantas contra o estresse ambiental, como variações de temperatura e falta de água.

Como usar o Adubo Líquido Orgânico Plantiê:

  • Dilua a quantidade recomendada do adubo na água de rega.
  • Aplique a solução diretamente no solo, próximo às raízes das plantas.
  • Para aplicação foliar, utilize um pulverizador para garantir uma distribuição uniforme.
  • Siga sempre as recomendações do rótulo.

Conclusão:

O Adubo Líquido Orgânico Plantiê é a escolha perfeita para quem busca uma nutrição para plantas natural, eficiente e sustentável. Experimente e veja a diferença na saúde e beleza das suas plantas!

Adquira agora o seu Adubo Líquido Orgânico Plantiê em www.plantie.com.br  e proporcione uma nutrição completa e equilibrada para as suas plantas.

 

Continue Reading

Geral

Valorização da história: São Paulo ganha museu da Polícia Militar Ambiental

Published

on

No próximo dia 17 de abril, São Paulo iniciará um importante capítulo na preservação ambiental com a apresentação do projeto de lançamento do Museu da Polícia Militar Ambiental, localizado no bairro da Casa Verde. Este evento marcará um passo significativo na valorização da história da Polícia Militar Ambiental e na conscientização sobre a proteção dos recursos naturais, destacando o papel vital da corporação em tempos de crescente ameaça ambiental.

O Museu da Polícia Militar Ambiental surge em um contexto urgente, onde crimes ambientais, desmatamento e poluição são questões alarmantes. A criação deste espaço não apenas preservará a memória das ações da polícia, mas também se propõe a educar a população sobre a importância da conservação do meio ambiente. A iniciativa reflete a necessidade de um diálogo aberto entre a sociedade e as autoridades sobre a proteção da natureza.

Com uma programação rica, o museu contará com exposições interativas que apresentarão a trajetória da Polícia Ambiental, suas principais operações e os desafios enfrentados ao longo de seus 50 anos de história. Além disso, o espaço servirá como um centro de educação ambiental, oferecendo atividades voltadas a escolas e comunidades, com o objetivo de sensibilizar sobre a biodiversidade e a legislação ambiental.

O evento de lançamento começará às 9h30, com um welcome coffee, seguido pela cerimônia oficial às 10h. A programação incluirá a execução do Hino Nacional e a entrega da medalha do cinquentenário aos homenageados. A importância do museu será ressaltada por autoridades e representantes de instituições parceiras, como a Toyota, patrocinadora do projeto.

Após a solenidade, a programação incluirá apresentações sobre o projeto do museu, um filme em homenagem à Polícia Ambiental e uma apresentação musical do grupo Lyras Vocal. O evento culminará em um coquetel/brunch, proporcionando um momento de confraternização entre os convidados.

Uma história a ser contada

A inauguração do Museu da Polícia Militar Ambiental está prevista para 2027 e simboliza um compromisso renovado com a conservação e a valorização da fauna e flora brasileiras. Ao celebrar a rica história da corporação, o museu não apenas preservará memórias, mas também educará e inspirará novas gerações a se envolverem na proteção do meio ambiente. Com essa iniciativa, São Paulo reafirma seu papel como líder na promoção da sustentabilidade e na defesa dos recursos naturais.

Segundo Sérgio Tadeu, diretor de conteúdo da STR, “O projeto será um grande diferencial, promovendo a aproximação e o convívio da sociedade com o trabalho da polícia ambiental. A cultura é fundamental para ações como essa, mostrando à população o caráter educativo e de preservação ambiental de uma corporação que precisa ser mais valorizada e reconhecida”.

“A relevância do Museu da Polícia Militar Ambiental está vinculada a contar nossa história e, por meio do acervo em exposição, mostrar a importância do nosso legado de forma acessível a todos os públicos”, declara o Tenente Coronel PM Pedro Alessander Barboza, comandante do 1° Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

Para o gerente de Comunicação Institucional da Toyota do Brasil e diretor da Fundação Toyota, Otacílio do Nascimento, o patrocínio da Toyota neste projeto reflete a valorização e o compromisso com a sustentabilidade e a educação ambiental.

“Para a Toyota, apoiar o Museu da Polícia Ambiental é mais do que patrocinar um projeto — é reafirmar nosso compromisso com a sustentabilidade, a educação e a valorização de quem protege o nosso patrimônio natural. Acreditamos que transformar o passado em aprendizado e inspiração para o futuro é essencial para construirmos uma sociedade mais consciente e responsável. Queremos que todos tenham acesso à alegria, à expressão e à oportunidade — porque ‘Felicidade para Todos’ é mais do que um ideal, é o nosso propósito”, conclui.

Serviço:

Lançamento do projeto do Museu da Polícia Militar Ambiental
Data: 17 de abril de 2025
Horário: 10h
Local: Rua Reims, 189 – Casa Verde – São Paulo

 

Continue Reading

Geral

Gerson Fogaça: Arte contemporânea além das fronteiras

Published

on

Artista investiga a fluidez dos espaços urbanos e as relações humanas com o ambiente em constante transformação

Nascido na Cidade de Goiás, antiga capital do estado, e criado em Britânia, uma pequena cidade do interior, Gerson Fogaça teve uma infância marcada por desafios e mudanças. Em meio a um período de instabilidade familiar, encontrou na arte um espaço de interesse e construção.

Dono de uma trajetória consolidada no cenário das artes visuais, Fogaça investiga a fluidez dos espaços urbanos e as relações humanas com o ambiente em constante transformação. Desde 1985, suas obras têm sido apresentadas em importantes salões e exposições individuais e coletivas ao redor do mundo. Em 2025, sua presença no circuito internacional se fortalece ainda mais, com uma agenda de exposições na Espanha, Estados Unidos, México e outros países da América Latina e Europa.

Ao longo de quatro décadas de carreira, Gerson Fogaça construiu um portfólio sólido, com exposições em algumas das mais importantes instituições culturais internacionais. Seu trabalho já foi apresentado em espaços como o Centro Cultural Las Rozas, em Madrid, o Museo de Arte Alejandro Otero, en Caracas, o Museo Histórico y Militar de Chile, em Santiago, o Museu de Arte Contemporânea de Caracas, o Centro Cultural Futurama, na Cidade do México, o Museu Nacional, em Brasília, a Caixa Cultural, no Rio de Janeiro, a Casa da América Latina, em Lisboa, o Instituto Cultural de Providencia, em Santiago, o Miami Hispanic Cultural Arts Center, em Miami, o B.AGL ART Affairs, em Berlim, e o Museum of Contemporary Art of the Americas – MOCAA, em Miami.

Além das instituições mencionadas, Fogaça também participou de mostras individuais e coletivas em espaços de prestígio como a Fundación Fiart, em Madrid, a Galería Carmen Montilla, em Havana, a L’espace d´exposition de Guaran, em Lectoure, a Galería La Ronda, em Palma de Mallorca, a Sala Entel, em La Paz, a Galeria Portinari, em Buenos Aires, o Espace Ocktogen, em Saint-Ghislain, a Galeria Pedro Esquerré, em Matanzas, o Centro Cultural Correios, em Salvador, o Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” e o Museu de Arte Contemporânea de Goiás, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

Seu trabalho traduz a experiência das cidades em constante mutação, com exploração à transformação dos espaços urbanos e das interações humanas dentro deles. Através de composições dinâmicas e vibrantes, Fogaça constroi um universo que reflete a efemeridade e a energia das grandes metrópoles, capturando tanto a imponência quanto a fragilidade dessas paisagens.

*Exposições Internacionais em 2025*

Em continuidade a essa trajetória global, Fogaça deu início no último mês de março, na Espanha, à primeira de uma nova série de exposições internacionais que acontecerão neste ano, consolidando ainda mais sua presença no circuito da arte contemporânea. Na agenda internacional de 2025, estão confirmadas a apresentação de de suas obras na  Sanger Gallery, Key West, Flórida, EUA, em maio; no Miami Hispanic Cultural Arts Center, Miami, Flórida, EUA, em junho; no Museu Carlos Alonso, Mendoza, Argentina, em outubro, além de uma mostra na Cidade do México, com data a ser definida.

Com linguagem visual que traduz a essência das cidades e suas transformações, Gerson Fogaça reafirma sua relevância na arte contemporânea, ampliando diálogos e conexões entre culturas por meio de sua produção artística.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

blog13 horas ago

Chaline Grazik e previsões bombásticas

A vidente das estrelas, Chaline Grazik, voltou a chamar atenção ao revelar novas previsões durante seu curso Herdeiras do Sucesso....

Saúde1 dia ago

Conforte-se Sinop oferece solução inovadora em locação de poltronas para pós-operatório

Conforte-se Sinop chega à cidade com uma proposta que une inovação, cuidado e bem-estar. A empresa, especializada na locação de...

Entretenimento1 dia ago

Animação brasileira inova ao unir entretenimento e desenvolvimento infantil com abordagem inclusiva e sensível

Série “Turminha da Jujuba” apresenta personagens únicos e propõe nova forma de dialogar com as infâncias diversas Um novo projeto...

Saúde1 dia ago

Terapeuta Cristiane Rebouças se destaca no atendimento integrativo e personalizado

No cenário atual, onde o equilíbrio emocional tem se tornado cada vez mais essencial para a qualidade de vida, a...

Famosos1 dia ago

Pastor comenta hype do Legendários, que já teve Thiago Nigro, pai de Neymar e Eliezer

Idealizador do Machonaria, Anderson Silva falou sobre as polêmicas do movimento Casado e pai de quatro meninos, o pastor Anderson...

Negócios1 dia ago

Instagram lança o “Edits”: ferramenta para empreendedores usarem no instagram

A especialista Camila Silveira montou um passo a passo para usar a ferramenta O Instagram acaba de lançar o Edits,...

Negócios1 dia ago

Semente Haiglas: o superalimento natural que transforma a saúde dos animais

A natureza reserva tesouros pouco conhecidos pelo grande público, mas altamente valorizados por especialistas em nutrição animal. Um desses segredos...

Entretenimento1 dia ago

AGPMed trará produtos de saúde e higiene infantil da Galinha Pintadinha na Pueri Expo 2025

A Pueri Expo – a única feira de puericultura do Brasil – acontecerá nos dias 27 a 29 no Expo Center Norte das...

Entretenimento1 dia ago

Bob’s e Enaldinho repetem parceria de sucesso com nova coleção da linha Bob’s Play

Após o sucesso da primeira parceria, o Bob’s, primeira rede de fast food e franquias de alimentação do Brasil, e...

Negócios1 dia ago

Empório Farinha Pura e Vinícola Monte Reale promovem sorteio de viagem enogastronômica para a Serra Gaúcha

O universo dos vinhos ganha um atrativo especial com a nova ação da Vinícola Monte Reale em parceria com o...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed