Barra
Connect with us

Geral

Encontro discute tendências, inteligência artificial e ESG nas promoções comerciais no Brasil

Published

on

Encontro discute tendências, inteligência artificial e ESG nas promoções comerciais no Brasil (Foto: Divulgação)

O FAS Advogados realizou, em parceria com a Associação de Marketing Promocional (Ampro), o encontro “A nova era das promoções: o que vem por aí”, no Gexperience. O evento aconteceu em 26 de outubro e reuniu desde representantes do Ministério da Fazenda até especialistas do setor e advogados para discutir as tendências, questões legais e mapear o cenário do mercado de promoções comerciais.

 

“Conseguimos reunir um conteúdo muito rico, cobrindo desde a visão do regulador do Ministério da Fazenda (Secretaria de Reformas Econômicas), até questões de ESG e inteligência artificial para trazer novos insights”, destacou Paulo Focaccia, sócio e fundador do FAS Advogados. “Uma segunda importância desse evento foi reunir o mercado, promovendo encontros e networking entre agências, anunciantes e empresas e, certamente, atingimos o objetivo que esperávamos”, complementou. Já Heloisa Santana, presidente nacional da Ampro, disse: “um dos pilares da AMPRO é a capacitação e a educação, e o que nós vivenciamos aqui hoje durante essas cinco horas faz parte da nossa missão.”

Abrindo o dia com a palestra “O mercado de promoções no Brasil”, Daniel Reiss, do Ministério da Fazenda, detalhou o funcionamento da Coordenação-Geral de Promoções Comerciais (CGPC), subordinada à Secretaria de Reformas Econômicas (SRE). Segundo o coordenador, o órgão tem como objetivo proteger os participantes, desde o promotor da ação até o consumidor, e evitar a lavagem de dinheiro.

Reiss também falou sobre a modernização do órgão, com objetivo de automatizar e facilitar os processos sob a responsabilidade da CGPC. Em um exemplo, apontou caminhos possíveis, como a adoção do PagTesouro para comprovar o recolhimento de taxas. A interligação com o sistema de notas fiscais eletrônicas (NFe) pode ajudar no envio da cópia autenticada do comprovante de propriedade dos brindes. Com uma importante intervenção, Focaccia agradeceu a transparência da Coordenação, sob a gestão de Reiss, e a oportunidade de ter essas pautas abertas para contribuir com a evolução do mercado.

O segundo momento levou Denise Medolla ao palco para falar sobre o mercado de promoções no Brasil. Durante a apresentação, a sócia-diretora da Casa 96 apresentou dados do setor com base no “Dossiê 10 anos de promoções no Brasil” feito pela própria agência.

De acordo com a executiva, sete em cada dez consumidores apontaram que as promoções influenciam na decisão de compra. Este movimento acaba beneficiando a marca que realizou a oferta, demonstrando o potencial das ações.

 

“Nesse dossiê, a gente estudou o mundo todo. Nenhum país faz tanta promoção como o Brasil e nenhum país tem uma legislação tão correta como a gente”, afirmou. “É legal que tenha uma fiscalização que faz com que o nosso consumidor confie e continue participando. De acordo com a nossa pesquisa, 98% dos consumidores brasileiros confiam nas promoções.”

Maria Fernanda Assad discutiu sobre os aspectos legais das promoções. Ao lado de Georgia Natacci Souza, do Grupo Vertem, a advogada do FAS Advogados destacou a portaria 7.638 de 2022, que regulamenta a distribuição gratuita de prêmios. Ela observa que a norma não trouxe “uma grande reformulação da regulamentação”, mas garantiu “uma consolidação de pontos” importantes.

“Não tivemos nessa portaria uma diferenciação ou uma regulamentação específica para as redes sociais. Mas teve o destaque de alguns pontos nas campanhas realizadas em redes sociais que é preciso observar”, exemplificou, lembrando das normas que exigem transparência em relação à participação na plataforma.

Já Karine Oliveira, também do FAS Advogados, abordou a discussão sobre lavagem de dinheiro, destacando algumas exigências legais que buscam coibir a prática. “A primeira regra destinada a evitar o uso de promoções comerciais como instrumento de lavagem de dinheiro é a exigência de proporcionalidade entre a receita operacional da empresa e os prêmios que ela quer distribuir”, explicou. “Também existe a necessidade de prestar contas da promoção”.

Mais adiante, André Santos (Reckitt), Christina Larroudé (Minalba), Juliana Vilhena Nascimento (GAN – Grupo de Atendimento e Negócios) e Juliana Castro (Ovomaltine) participaram do quadro “Para onde está indo o mercado de promoções”. Claudio Paim e Guilherme Castanho, ambos da Globo, também discutiram as promoções na mídia, com foco em soluções multiplataforma, e ressaltaram a importância da regulação das ações.

“Uma promoção tem que ser correta. Ela tem que ser bem trabalhada e tem que ser perfeitamente credenciada dentro da regulamentação e da lei vigente, porque isso é importante”, disse o diretor de Produtos Publicitários Claudio Paim, explicando que a política da emissora é recusar campanhas irregulares. “Nós temos a obrigação de zelar pelo nosso consumidor, pelo nosso usuário.”

O advogado Danilo Roque, do FAS Advogados, Enrico Benetti, da BFerraz, e Iron Brito, da AlmapBBDO, participaram da mesa “Inteligência Artificial: como usá-la para aumentar seus resultados”.

O encontro foi encerrado com uma discussão sobre ESG (Ambiental, Social e Governança) nas ações promocionais, apontando os desafios e as oportunidades, por Alexis Pagliarini, da Criativista ESG4, e Dilma Campos, da Nossa Praia. Sob a perspectiva da importância do ESG nas agências de promoções, os palestrantes refletiram sobre a necessidade de governança e da transparência nas práticas promocionais, bem como o impacto ambiental inerente a determinados processos, como a produção de plástico, emissão de carbono e a gestão de resíduos. O discurso salientou a urgência de políticas alinhadas aos princípios de ESG, a pressão social por práticas mais sustentáveis e a importância da responsabilidade corporativa. Por fim, ressaltaram o esforço para entender e implementar as práticas, reconhecendo a complexidade das cadeias de suprimentos e a necessidade de adotar ações mais éticas e socialmente responsáveis nas estratégias promocionais das agências.

Segundo Focaccia, seguramente este foi o maior evento do mercado de promoções. “Conseguimos trazer os mais de 20 anos de atuação do FAS neste mercado para o debate”, completa. Em 2024, ele menciona que o escritório continuará levando as melhores práticas desse setor para as empresas e agências.  “Parabenizo a Associação de Marketing Promocional e o FAS Advogados, pela organização do evento, e à ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), a ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) e ao Gexperience que apoiaram um evento de excelência e proporcionaram uma discussão importante para o Trade”, declarou a gerente comercial da Itabus, Juliana Scivoletto.

O conteúdo na íntegra estará disponível aos associados da Ampro, ABA e ABEMF, a partir de 27 de novembro.

Continue Reading
Advertisement

Geral

9 em cada 10 brasileiros acreditam que adolescentes não têm apoio emocional e social para lidar com as redes sociais

Published

on

Pesquisa mostra ainda que apenas 20% dos pais pretendem futuramente instalar alguma ferramenta de controle

Crianças e adolescentes estão cada vez mais conectados, trocando passeios, viagens e momentos em família por longas horas diante das telas do computador, tablet ou celular. Mas será que estão psicologicamente preparados para enfrentar os desafios do ambiente digital, muitas vezes obscuro e perigoso?

 

Um levantamento realizado pela Porto Digital revela que 9 em cada 10 brasileiros maiores de 18 anos, com acesso à internet, acreditam que adolescentes não recebem o suporte emocional e social necessário para lidar com o ambiente digital, especialmente nas redes sociais. A pesquisa ainda aponta que 70% dos entrevistados defendem a presença de psicólogos nas escolas como um passo essencial para mudar esse cenário.

 

O psicólogo Cristiano Costa, CKO da EBAC (Empresa Brasileira de Apoio ao Compulsivo), explica que o sistema de recompensas dos jogos digitais ativa os mesmos circuitos cerebrais envolvidos no vício em drogas, gerando uma liberação intensa de dopamina. “Crianças e adolescentes ainda estão em processo de formação cognitiva, o que os torna muito mais vulneráveis à compulsão por esse tipo de estímulo”, destaca.

 

Os dados também mostram uma preocupação crescente com a saúde mental dos jovens: 57% dos entrevistados apontam o bullying e a violência escolar como os principais desafios enfrentados atualmente. Outros fatores como depressão e ansiedade (48%) e a pressão estética (32%) também figuram entre as principais causas de sofrimento emocional entre adolescentes.

 

Apesar desses números alarmantes, apenas 20% dos pais afirmam ter intenção de utilizar, no futuro, algum tipo de ferramenta de controle digital. O uso de recursos como o controle de tempo de tela ainda é baixo, o que reforça a necessidade de conscientização e orientação das famílias.

 

A população reconhece que o cuidado com a juventude deve ser uma responsabilidade coletiva — envolvendo governo, escolas, famílias, empresas e a sociedade em geral. É preciso construir ambientes mais seguros e acolhedores, especialmente no contexto escolar, diante do uso cada vez mais precoce das redes sociais.

 

O estudo “Influenciadores”, realizado pela Croma Consultoria, mostra que mais da metade dos brasileiros segue pelo menos um influenciador digital. O WhatsApp é a rede social mais utilizada entre todas as gerações, com destaque para a Geração X (83%) e a Geração Y (82%). O Instagram lidera entre os mais jovens, com 69% de preferência entre Millennials e integrantes da Geração Z. Já o TikTok vem ganhando espaço principalmente entre os mais novos, com adesão de 35% da Geração Z e 19% dos Millennials.

 

Segundo Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma, os dados refletem uma segmentação crescente no uso das redes sociais, o que reforça a importância do controle e da orientação por parte de pais e responsáveis. “Enquanto Millennials e a Geração Z buscam plataformas mais dinâmicas e interativas, as gerações mais velhas permanecem fiéis a redes sociais mais tradicionais e utilitárias, como WhatsApp e Facebook”, afirma Bulla.

Continue Reading

Geral

Aquirarte 2025: a segunda edição do festival que faz Aquiraz pulsar criatividade

Published

on

Nos dias 17 e 18 de maio de 2025, a Praça da Cultura, no coração de Aquiraz, será palco dasegunda edição do Aquirarte – Festival de Arte, Cultura e Economia Criativa, um evento que vaimuito além de uma feira: é um manifesto coletivo de identidade, ancestralidade, criatividade e futuro!

Com mais de 50 expositores de arte, design, moda, gastronomia e inovação local, além deapresentações culturais, shows musicais, vivências e intervenções artísticas, o Aquirarte se firmacomo um dos principais espaços de valorização da produção criativa cearense.

O Aquirarte nasceu com um objetivo claro: dar visibilidade ao talento local, fortalecer o empreendedorismo criativo e resgatar a potência cultural da primeira capital do Ceará. Aquiraz tem história, tem arte, tem identidade – e o Aquirarte é o espelho dessa força.

Aquiraz é muito mais do que praias e turismo. É solo fértil de artistas, artesãos, microempreendedores e talentos invisibilizadospor falta de oportunidades. O Aquirarte atua como um catalisador de oportunidades, orgulho e pertencimento, fortalecendo a economia local, movimentando a cidade einspirando novas gerações. Nesta edição, o festival amplia sua estrutura e programação, integrando oficinas, rodas deconversa, experiências sensoriais e uma curadoria artística diversa e afetiva.

PROGRAMAÇÃO
LOCAL DO EVENTO:PRAÇA DA CULTURA, CENTRO, AQUIRAZ

1º DIA – 17 DE MAIO/2025
17:00h – Apresentação da Banda Municipal Virgílio Coelho (Palco Principal).
18:30h -Lançamento do livro “Aquiraz: nossa terra, nossa gente”. Autora Nildes Martins.
19:00h – Oficina de Crochê com artesã Daniela Freitas.
19:00h – Apresentação do grupo: Simplesmente Samba (Palco principal).
22:00h – Encerramento.

2º DIA – 18 DE MAIO/2025
17:00h – Abertura com Dvid Dj.
18:30h – Apresentação do grupo teatral: Raízes Aquirazenses e desfile cultural com peças emrende de bilro.
19:00h – Apresentação do cantor Rodrigo Santos (Palco Principal)
22:00h – Encerramento.

Continue Reading

Geral

Momento Animal estreia neste sábado (10), na TV Cidade

Published

on

Apaixonados por bichos têm um encontro marcado na TV Cidade Fortaleza a partir deste sábado (10), ao meio-dia. O quadro Momento Animal estreia na edição especial de sábado do Balanço Geral Ceará. “Vai ter muita entrevista, descontração e informação sobre animais, desde os domésticos aos mais exóticos”, antecipou Sara Nogueira, que comandará a novidade na afiliada da Record no Ceará.

“Nossos encontros serão sempre aos sábados, na tela da TV Cidade, dentro do Balanço Geral Ceará. Avisa aos amigos e convida a família: o Momento Animal vai começar”, declarou Nogueira.

Momento Animal

A estreia do quadro Momento Animal ocorre em um momento especial do segmento nacionalmente. O mercado pet no Brasil tem se destacado como um dos setores mais lucrativos da economia. Com um número crescente de lares adotando animais de estimação, a demanda por produtos e serviços voltados ao bem-estar animal aumentou em todo o País, desde rações premium e brinquedos até serviços especializados como estética animal, planos de saúde veterinária e hospedagem de luxo.

O Brasil ocupa uma posição de destaque no ranking mundial de faturamento no setor pet, ficando atrás apenas de países como os Estados Unidos e a China. O faturamento anual do setor ultrapassa dezenas de bilhões de reais, impulsionado principalmente pela humanização dos pets e pela disposição dos tutores em investir em qualidade de vida para seus animais. Esse comportamento tem motivado a expansão de franquias, clínicas veterinárias e e-commerces especializados, criando oportunidades de negócio para pequenos e grandes empreendedores.

“Por tudo isso, a TV Cidade não poderia deixar de ter em sua programação um produto voltado a um segmento tão rentável em todo o Brasil. O Momento Animal vai encantar toda a família”, analisou Gaída Dias, diretora do Grupo Cidade de Comunicação.

Grupo Cidade

O Grupo Cidade de Comunicação é o maior conglomerado de mídia do Ceará, com quase 50 anos de história.

Além da TV Cidade Fortaleza, o complexo é composto pelo portal GCMAIS e pelas rádios 89 FM, Jovem Pan Fortaleza, Atlântico Sul, Cidade AM 860, Vintage FM, Jovem Pan News Fortaleza e Cidade FM.

 

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Entretenimento2 dias ago

Onde a Prevenção Encontra a Excelência: A História da Clínica de Vacinas da Dra. Alessandra de Moura Lima

Durante os anos desafiadores da pandemia, a Dra. Alessandra de Moura Lima percebeu algo inquietante em sua prática médica: um...

Negócios2 dias ago

A Nova Era do Luxo: Sophia Martins revela bastidores do atendimento de alto padrão em parques temáticos

Em uma jornada estratégica pelos bastidores da experiência, a empresária Sophia Martins destaca como tempo, organização e excelência no atendimento...

Famosos2 dias ago

João Vancini estreia na primeira série brasileira da plataforma global ReelShort

Ator interpreta o irmão ambicioso em produção nacional que marca a entrada do Brasil no catálogo da plataforma global de...

Alexandre Frota - Crédito da Foto: Câmara Municipal de Cotia / Divulgação Alexandre Frota - Crédito da Foto: Câmara Municipal de Cotia / Divulgação
Politica2 dias ago

Liderança de Alexandre Frota marca audiência histórica pela Defesa dos Direitos das Mulheres em Cotia

A cidade de Cotia viveu um momento emocionante e inédito nesta semana com a realização da primeira audiência pública da...

Geral2 dias ago

9 em cada 10 brasileiros acreditam que adolescentes não têm apoio emocional e social para lidar com as redes sociais

Pesquisa mostra ainda que apenas 20% dos pais pretendem futuramente instalar alguma ferramenta de controle Crianças e adolescentes estão cada...

Negócios2 dias ago

Consórcios impulsionam crescimento de patrimônio imobiliário no Brasil

Modalidade cresce como alternativa para construção de portfólios sem descapitalização e com rentabilidade estratégica O consórcio imobiliário tem ganhado destaque...

Geral2 dias ago

Aquirarte 2025: a segunda edição do festival que faz Aquiraz pulsar criatividade

Nos dias 17 e 18 de maio de 2025, a Praça da Cultura, no coração de Aquiraz, será palco dasegunda...

Famosos2 dias ago

Mia, a Pequena Estrela que Encanta por Onde Passa!

Com apenas 5 aninhos, Mia já mostra ao mundo que nasceu para brilhar — e como suas redes sociais deixam...

Negócios2 dias ago

Toque Art adesivos e rótulos revoluciona o mercado gráfico em Maringá com soluções para pequenas e grandes tiragens

Atendendo desde artistas iniciantes até grandes profissionais do ramo gráfico, a Toque Art adesivos e rótulos se consolida como uma...

Politica2 dias ago

Felipe Ribeiro é homenageado na Assembleia Legislativa do Ceará

Reconhecimento pelo trabalho à frente do Maior Evento de Adoção do Estado e um dos maiores do país, que acontece...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed