Barra
Connect with us

Geral

Encontro discute tendências, inteligência artificial e ESG nas promoções comerciais no Brasil

Published

on

Encontro discute tendências, inteligência artificial e ESG nas promoções comerciais no Brasil (Foto: Divulgação)

O FAS Advogados realizou, em parceria com a Associação de Marketing Promocional (Ampro), o encontro “A nova era das promoções: o que vem por aí”, no Gexperience. O evento aconteceu em 26 de outubro e reuniu desde representantes do Ministério da Fazenda até especialistas do setor e advogados para discutir as tendências, questões legais e mapear o cenário do mercado de promoções comerciais.

 

“Conseguimos reunir um conteúdo muito rico, cobrindo desde a visão do regulador do Ministério da Fazenda (Secretaria de Reformas Econômicas), até questões de ESG e inteligência artificial para trazer novos insights”, destacou Paulo Focaccia, sócio e fundador do FAS Advogados. “Uma segunda importância desse evento foi reunir o mercado, promovendo encontros e networking entre agências, anunciantes e empresas e, certamente, atingimos o objetivo que esperávamos”, complementou. Já Heloisa Santana, presidente nacional da Ampro, disse: “um dos pilares da AMPRO é a capacitação e a educação, e o que nós vivenciamos aqui hoje durante essas cinco horas faz parte da nossa missão.”

Abrindo o dia com a palestra “O mercado de promoções no Brasil”, Daniel Reiss, do Ministério da Fazenda, detalhou o funcionamento da Coordenação-Geral de Promoções Comerciais (CGPC), subordinada à Secretaria de Reformas Econômicas (SRE). Segundo o coordenador, o órgão tem como objetivo proteger os participantes, desde o promotor da ação até o consumidor, e evitar a lavagem de dinheiro.

Reiss também falou sobre a modernização do órgão, com objetivo de automatizar e facilitar os processos sob a responsabilidade da CGPC. Em um exemplo, apontou caminhos possíveis, como a adoção do PagTesouro para comprovar o recolhimento de taxas. A interligação com o sistema de notas fiscais eletrônicas (NFe) pode ajudar no envio da cópia autenticada do comprovante de propriedade dos brindes. Com uma importante intervenção, Focaccia agradeceu a transparência da Coordenação, sob a gestão de Reiss, e a oportunidade de ter essas pautas abertas para contribuir com a evolução do mercado.

O segundo momento levou Denise Medolla ao palco para falar sobre o mercado de promoções no Brasil. Durante a apresentação, a sócia-diretora da Casa 96 apresentou dados do setor com base no “Dossiê 10 anos de promoções no Brasil” feito pela própria agência.

De acordo com a executiva, sete em cada dez consumidores apontaram que as promoções influenciam na decisão de compra. Este movimento acaba beneficiando a marca que realizou a oferta, demonstrando o potencial das ações.

 

“Nesse dossiê, a gente estudou o mundo todo. Nenhum país faz tanta promoção como o Brasil e nenhum país tem uma legislação tão correta como a gente”, afirmou. “É legal que tenha uma fiscalização que faz com que o nosso consumidor confie e continue participando. De acordo com a nossa pesquisa, 98% dos consumidores brasileiros confiam nas promoções.”

Maria Fernanda Assad discutiu sobre os aspectos legais das promoções. Ao lado de Georgia Natacci Souza, do Grupo Vertem, a advogada do FAS Advogados destacou a portaria 7.638 de 2022, que regulamenta a distribuição gratuita de prêmios. Ela observa que a norma não trouxe “uma grande reformulação da regulamentação”, mas garantiu “uma consolidação de pontos” importantes.

“Não tivemos nessa portaria uma diferenciação ou uma regulamentação específica para as redes sociais. Mas teve o destaque de alguns pontos nas campanhas realizadas em redes sociais que é preciso observar”, exemplificou, lembrando das normas que exigem transparência em relação à participação na plataforma.

Já Karine Oliveira, também do FAS Advogados, abordou a discussão sobre lavagem de dinheiro, destacando algumas exigências legais que buscam coibir a prática. “A primeira regra destinada a evitar o uso de promoções comerciais como instrumento de lavagem de dinheiro é a exigência de proporcionalidade entre a receita operacional da empresa e os prêmios que ela quer distribuir”, explicou. “Também existe a necessidade de prestar contas da promoção”.

Mais adiante, André Santos (Reckitt), Christina Larroudé (Minalba), Juliana Vilhena Nascimento (GAN – Grupo de Atendimento e Negócios) e Juliana Castro (Ovomaltine) participaram do quadro “Para onde está indo o mercado de promoções”. Claudio Paim e Guilherme Castanho, ambos da Globo, também discutiram as promoções na mídia, com foco em soluções multiplataforma, e ressaltaram a importância da regulação das ações.

“Uma promoção tem que ser correta. Ela tem que ser bem trabalhada e tem que ser perfeitamente credenciada dentro da regulamentação e da lei vigente, porque isso é importante”, disse o diretor de Produtos Publicitários Claudio Paim, explicando que a política da emissora é recusar campanhas irregulares. “Nós temos a obrigação de zelar pelo nosso consumidor, pelo nosso usuário.”

O advogado Danilo Roque, do FAS Advogados, Enrico Benetti, da BFerraz, e Iron Brito, da AlmapBBDO, participaram da mesa “Inteligência Artificial: como usá-la para aumentar seus resultados”.

O encontro foi encerrado com uma discussão sobre ESG (Ambiental, Social e Governança) nas ações promocionais, apontando os desafios e as oportunidades, por Alexis Pagliarini, da Criativista ESG4, e Dilma Campos, da Nossa Praia. Sob a perspectiva da importância do ESG nas agências de promoções, os palestrantes refletiram sobre a necessidade de governança e da transparência nas práticas promocionais, bem como o impacto ambiental inerente a determinados processos, como a produção de plástico, emissão de carbono e a gestão de resíduos. O discurso salientou a urgência de políticas alinhadas aos princípios de ESG, a pressão social por práticas mais sustentáveis e a importância da responsabilidade corporativa. Por fim, ressaltaram o esforço para entender e implementar as práticas, reconhecendo a complexidade das cadeias de suprimentos e a necessidade de adotar ações mais éticas e socialmente responsáveis nas estratégias promocionais das agências.

Segundo Focaccia, seguramente este foi o maior evento do mercado de promoções. “Conseguimos trazer os mais de 20 anos de atuação do FAS neste mercado para o debate”, completa. Em 2024, ele menciona que o escritório continuará levando as melhores práticas desse setor para as empresas e agências.  “Parabenizo a Associação de Marketing Promocional e o FAS Advogados, pela organização do evento, e à ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), a ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) e ao Gexperience que apoiaram um evento de excelência e proporcionaram uma discussão importante para o Trade”, declarou a gerente comercial da Itabus, Juliana Scivoletto.

O conteúdo na íntegra estará disponível aos associados da Ampro, ABA e ABEMF, a partir de 27 de novembro.

Continue Reading
Advertisement

Geral

Fabricante de produtos terapêuticos lança massa ‘milagrosa’ de combate ao estresse para crianças e adultos

Published

on

A Dr. Bhorest, fabricante de produtos voltados para a saúde e bem-estar, anunciou o lançamento da Calm Stress Therapy, uma inovadora linha de massas terapêuticas que promete alívio do estresse e fortalecimento muscular de forma prática e eficaz. Desenvolvida com materiais de grau alimentar e formulação atóxica, a nova linha é segura para todas as idades.

A Calm Stress Therapy é patenteada e oferece uma experiência única de bem-estar, aliviando a tensão e promovendo relaxamento, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento dos músculos. Com uma textura maleável e um suave aroma de limão, a massa é uma verdadeira aliada tanto para momentos de tranquilidade quanto para quem busca ferramentas para reabilitação física ou atividades motoras, como exercícios leves ou fisioterapia.

Além de promover o relaxamento, as massas também são indicadas para o desenvolvimento psicomotor das crianças e podem ser usadas em práticas esportivas, como alongamento, ginástica, yoga e até mesmo como complemento em terapias de fortalecimento muscular. “A Calm Stress foi pensada para atender às diversas necessidades de nossos consumidores, seja para uma pausa relaxante ou como suporte em atividades que exigem um maior esforço físico”, explica um representante da Dr. Bhorest.

A linha Calm Stress está disponível em quatro variações de textura, para atender a diferentes necessidades:

Extra Soft: A mais macia de todas, ideal para quem busca um toque suave e relaxante.

Soft: Com um pouco mais de densidade, perfeita para exercícios leves de fortalecimento.

Firme: Mais resistente, indicada para quem precisa de um desafio maior no fortalecimento muscular.

Extra Firme: A mais dura, ideal para exercícios intensivos de força e coordenação.

Além dessas, a linha inclui o Calm Night, uma versão com aroma de lavanda e cidreira, formulada especialmente para ajudar a melhorar a qualidade do sono e proporcionar alívio no final do dia.

Benefícios comprovados para corpo e mente

Com a Calm Stress, você não só reduz as tensões musculares e o estresse, mas também melhora a circulação sanguínea e promove o bem-estar geral. Ideal para aliviar o estresse acumulado no dia a dia, ela prepara o corpo e a mente para momentos de descanso profundo e sono de qualidade.

Com inovação, praticidade e cuidado, a linha Calm Stress se apresenta como a solução ideal para quem busca alívio imediato das tensões ou um apoio adicional no processo de recuperação física.

Continue Reading

Geral

Galleria Gastrobar apresenta brusqueta de embutidos de frutos do mar no Festival de Rio das Ostras

Published

on

A 25ª edição do Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras, um dos eventos gastronômicos mais aguardados da região, ganha destaque com o Galleria Gastrobar, que apresenta uma criação exclusiva: a brusqueta de embutidos de frutos do mar. A receita é assinada pelo chef Eduardo Tavares, que explora ingredientes locais em uma combinação que valoriza a culinária costeira.

O prato utiliza pão de fermentação natural levemente tostado, coberto por cream cheese saborizado com tomate seco. A cobertura reúne embutidos de frutos do mar produzidos no próprio restaurante — camarão, sururu e peixe branco — e é finalizada com tartar de tomate, maionese de coentro e geleia de alho negro.

A chef e proprietária do Galleria Gastrobar, Penhamara Araújo Lima, destacou a importância de participar do festival, que movimenta a economia e fortalece a identidade gastronômica local. “Criar pratos como esse, com produtos frescos e técnicas que valorizam nossos ingredientes, é uma forma de levar o sabor da nossa cidade para todos os visitantes que prestigiam o evento”, afirmou.

O Galleria Gastrobar, localizado na Praia de Costazul, entre o Emissário Submarino e a Lagoa do Iriry, em Rio das Ostras, é conhecido não apenas por sua culinária, mas também por sua ambientação que homenageia o cinema. O restaurante exibe uma galeria de fotos de astros de Hollywood e conta com um espaço aconchegante com vista para o mar.

Serviço:
Galleria Gastrobar
Endereço: Avenida Atântica, 333, Costazul, Rio das Ostras.
Funcionamento: Terça a sábado, das 12h às 22h. Domingo: 12h às 17h.
Valor do prato: R$ 49,90.

Continue Reading

Geral

Felicidade 360º, por Dra Marielaine Gimenes e Dra Fernanda Reis

Published

on

O Modelo Denver de Intervenção Precoce foi desenvolvido nos anos 80 para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), focando em interações dinâmicas e afeto positivo para estimular o interesse nos pequenos. O ensino intensivo visa ampliar:

 

1. Orientação social: reconhecimento facial, expressões e propriocepção, promovendo interesse por rostos.

2. Linguagem social: incentiva a comunicação verbal e não verbal.

3. Jogos sociais: aumenta interações e motivação para contatos sociais.

4. Brincadeira simbólica: aprendizado de conceitos abstratos.

5. Desenvolvimento motor e autonomia pessoal: treina independência em diferentes contextos.

A participação familiar é crucial. Utilizando princípios da Análise do Comportamento Aplicada e Psicologia do Desenvolvimento, o modelo enfatiza o ambiente e contexto na comunicação eficaz. Habilidades são ensinadas paralelamente, fortalecendo pontos fortes e trabalhando os pontos fracos. A atenção compartilhada é fundamental, desenvolvendo gestos comunicativos naturais e convencionais.

 

O desenvolvimento inclui competência social, imitação, cognição e habilidades motoras. A terapia, por sua vez, prioriza afeto positivo e compromisso relacional. A imitação é essencial para vocabulário e habilidades sociais. O modelo rastreia habilidades desde movimentos simples, visíveis (como movimento de mãos e dedos) até complexos (fora do campo visual), movimentos de boca e bochecha (orofacial) e vocal.

A comunicação receptiva e expressiva são fundamentais, diferenciando compreensão e expressão. O desenvolvimento linguístico segue etapas como fase pré-linguística, explosão vocabular, e uso de frases.

O ensino neste modelo enfatiza:

1. Iniciar atividades pelo interesse da criança.

2. Marcar aspectos linguísticos e afetivos positivos.

3. Manter a atividade interessante e motivadora.

4. Desenvolver atividades em parceria.

5. Variar temas para aprendizado e engajamento.

6. Estimular vocabulário e simbolos.

7. Valorizar afeto positivo.

8. Observar e responder à comunicação da criança.

https://youtu.be/PFbVcfUomyw?si=CsYcB0TqhdFqlfx4

Desenvolvimento sólido é crucial para aprendizado, exigindo envolvimento atencioso do adulto.

Saiba Mais: clinicacomunicare.com.br

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Entretenimento51 minutos ago

Nuu Alimentos amplia portfólio em parceria com Chico Bento

A Nuu Alimentos anunciou o lançamento da Pipoquinha de Pão de Queijo do Chico Bento, em colaboração com a Mauricio...

Geral2 horas ago

Fabricante de produtos terapêuticos lança massa ‘milagrosa’ de combate ao estresse para crianças e adultos

A Dr. Bhorest, fabricante de produtos voltados para a saúde e bem-estar, anunciou o lançamento da Calm Stress Therapy, uma...

Business2 horas ago

HC Bolsas se consolida no mercado de moda em Brasília e planeja expansão

Famosos2 horas ago

Juliana Herc participou da primeira edição GQ Night Of The Year em Lisboa

A apresentadora e influencer Juliana Herc esteve em Portugal, onde participou da primeira edição da GQ Night Of The Year...

Negócios2 horas ago

Perlla de Cassia pioneira no Brasil da “THE OTH” a solução fintech que conecta a empresa com o Influenciador

A influenciadora Perlla de Cassia, originária de Fortaleza, CE, se destaca como uma das primeiras a integrar a “THE OTH...

Negócios2 horas ago

Joãozinho Batista recebe o prêmio de “Melhores & Maiores do ano 2024

Na ultima sexta-feira (22) aconteceu a cerimônia de premiação que é Destaque nacional e com ampla repercussão, o evento “Melhores...

Negócios2 horas ago

Carol Kordon a visionaria que cria experiências transformando o futuro por meio de inovação e propósito

Com uma trajetória inspiradora e uma visão disruptiva, Carolina Kordon transformou sua paixão pela criatividade e propósito em uma das...

Famosos2 horas ago

Heitor Ximenes e seu projeto social “Fabrica de Sorrisos” celebram 5 anos com uma edição natalina especial

No próximo dia 11 de dezembro, o influenciador Heitor Ximenes realizará a 5ª edição do projeto social “Fábrica de Sorrisos”,...

Negócios2 horas ago

Protagon “Construa sua vida épica” com Wendell Carvalho em Balneário Camboriú , de 13 a 15 de Dezembro

Nos dias 13 a 15 de Dezembro acontece o “O Protagon” com Wendell Carvalho em Balneário Camboriú no Expocentro. O...

Negócios7 horas ago

Presidente da ABCCRIM, Cristiano Carrilho se destaca na Educacão Jurídica e formação de Peritos

O advogado, professor, perito e psicanalista forense Cristiano Carrilho um dos nomes mais destacados do cenário jurídico brasileiro atualmente preside...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed