Barra
Connect with us

Entenda a história de sucesso por trás da maquiadora e cabelereira brasileira que cuidou da beleza da primeira-dama Janja Lula para a coroação do Rei Charles III na Inglaterra

Published

on

Dayane Sena é um exemplo de mulher. A nordestina nasceu em Feira de Santana na Bahia e tem 37 anos de muitas histórias de recomeço. Há 18 anos deixou o Brasil pela primeira vez e foi tentar a vida no Japão. De lá, mudou-se para a Itália e finalmente, para a Inglaterra. Ao longo dessa jornada, Day Sena – como ficou conhecida – passou por inúmeras dificuldades, mas não se deixou ser vencida por nenhuma delas. A principal adversidade foi o passaporte que a conduziu para a vida atual, de um relacionamento tóxico e fracassado que culminou em uma história de resiliência, força e sucesso.

Day deu o seu grande salto na vida e passou de aspirante de maquiadora a maquiadora da primeira-dama do Brasil. A passos lentos, reescreveu sua história e marcou seu nome em Londres, onde é reconhecida pelo trabalho que realiza na exigente elite inglesa. A brasileira ingressou no curso de cabelereira com especialização em escovista aos 16 anos e teve sua primeira oportunidade em um salão de beleza logo em seguida.

O começo foi parecido com o começo da maioria das pessoas: de baixo para cima, degrau por degrau. Day foi contratada para lavar os cabelos das clientes, mas logo se destacou em outra área.
Sempre muito bem arrumada e maquiada, a baiana chamou a atenção de sua patroa, que a convidou para trabalhar como maquiadora profissional. Com um conhecimento suficiente apenas para elaborar as próprias maquiagens e sem condições de fazer cursos profissionalizantes naquele momento, Day recorreu ao YouTube e se debruçou nos vídeos das influenciadoras da época. Camila Coelho foi uma das grandes inspirações. Para aprender as tendências e os segredos, Dayane Sena assistiu a milhares de vídeos e praticou à exaustão. O esforço acabou revelando o que já era evidente: Dayane Sena havia nascido com um talento e maquiar era uma habilidade nata.

Após a mudança para o Japão, vieram outras duas grandes mudanças em sua vida: aos 20 anos casou-se e mudou de país novamente, desta vez para a Itália. O casamento não deu certo e a maquiadora precisou recomeçar sua vida. Entre o final de 2010 e o começo de 2011, voltou para o Brasil e mudou-se para João Pessoa. Na capital da Paraíba Day trabalhou em um salão por três anos, na época, foi colega de trabalho da ex-BBB e cantora Juliette.

Em 2018 Day voltou à Itália, desta vez em uma viagem à passeio. Na ocasião, conheceu um italiano por quem se apaixonou. Com promessas de amor e uma vida melhor, a baiana vendeu tudo o que tinha no Brasil, deixou para trás a família, o trabalho e os amigos e se mudou novamente para a Europa. O conto de fadas que ela imaginava que viveria não passava de uma propaganda enganosa. Ao chegar na Itália, Day descobriu que o novo relacionamento era abusivo e decidiu que novamente precisava recomeçar.

Uma amiga que morava em Londres a convidou para tentar a vida no país. Sem muitas alternativas e poucas perspectivas para o futuro, Day enxergou naquele desafio uma oportunidade de mudar completamente sua história e quem sabe daquela vez, conseguir construir um nome com o seu trabalho. Day aceitou o convite e mudou-se para Londres.

Já no apartamento da amiga, precisou dormir na sala durante um ano. Impulsionada em melhorar aquela condição de vida, decidiu investir nas maquiagens e escolheu seu público alvo: as mulheres da alta sociedade de Londres. Com o nicho, Day estava escolhendo também um grande desafio: mudar completamente a sua maneira de trabalhar, vestir, se posicionar e se comportar.
“Eu anotei tudo o que eu queria em um papel, escrevi com riqueza de detalhes. Anotei coisas do tipo: um dia eu vou viajar de jatinho com minhas clientes ricas”, revela Day.

Aquela decisão demandou todo um investimento. Como era desconhecida, teve que fazer maquiagem e cabelos de graça para que seu trabalho tornasse conhecido. A oferta para as novas clientes era tentadora: ela fazia cabelo e maquiagem e em troca, as clientes publicavam em suas páginas no Instagram marcando sua conta. Funcionou. Rapidamente a divulgação começou a atrair cada vez mais clientes. O boca a boca trabalhou em favor de Day Sena e em seis meses sua história começou a ter outros contornos.

Como havia escolhido seu nicho, e seu foco era trabalhar com a classe “A”, precisou investir em sua imagem para poder atender aquele público. Ela entendeu que para lidar com clientes de alto padrão era necessário que sempre estivesse bem vestida, elegante, com roupas de grife e com produtos de primeira linha. Era necessário oferecer o melhor para atender o melhor público. Quando começou a se inserir no universo do luxo e da alta sociedade, entendeu que mais que sua aparência, precisava investir em um posicionamento extremamente profissional e reservado, para que pudesse permanecer naquele meio, de acordo com as exigências impostas pela realidade daquele público.

Com o reposicionamento, a maquiadora atendeu a namorada de um jogador de futebol famoso, algum tempo depois, a segunda, a terceira, as mulheres ricas da alta sociedade inglesa, as amigas dela, clientes norte-americanas, árabes, canadenses, brasileiras, modelos, e pronto. Seus planos já haviam se materializado e hoje em dia ela viaja de jatinho com as clientes, como havia sonhado anos atrás. A escalada aconteceu devido a vários esforços. Além do investimento na imagem pessoal, reposicionamento e bons produtos, Day também dinstribuiu cartões de visita nos principais hotéis de luxo de Londres, se cadastrou em agências de cabelereiros e maquiadoras autônomas direcionadas para a elite. As agências ensinavam ferramentas importantes para que as profissionais pudessem atender ao público “A” de forma assertiva, respeitando suas exigências e suas culturas, já que eram procuradas por clientes do mundo inteiro. Com as orientações, Day conseguiu otimizar seus atendimentos e foi se tornando cada vez mais requisitada.

Day conta que uma das coisas que entendeu rapidamente, era que precisaria ter bastante descrição. “Para trabalhar com clientes de alto padrão, precisamos ser extremamente leais e discretos, porque seus assuntos envolvem muitas negociações e normalmente, muito sigilo. Nunca foi preciso ninguém me dizer como eu tinha que ser, eu simplesmente entendi qual era o meu papel e fui desempenhando com o máximo de excelência. Hoje tenho clientes que me levam a compromissos em outros países e me tratam como se eu fosse filha ou irmã delas. É uma grande honra para mim, porque sei que são restritas a poucas pessoas”, explica.

Day relata que “no início não foi fácil, quando eu cheguei aqui, eu olhei para esta cidade e vi que aqui a terra era fértil e eu tinha a possibilidade de atingir o melhor público, eu tive que abrir mão de muitas coisas, porque eu comecei a selecionar os trabalhos. Eu foquei no público e foquei em ser a melhor em finalização, eu simplesmente dediquei o meu tempo e o meu dinheiro para ser a melhor na finalização e em maquiagem. Eu queria ter um serviço excelente, um comportamento impecável e uma ética irretocável. Eu me valorizei como pessoa e como profissional. Quando eu aprendi a precificar, eu também aprendi que não se trata de preço, trata-se de valor. Hoje eu tenho uma cliente fixa que faz escova todos os dias e me paga 100 libras mais gorjetas. Eu já cheguei a ganhar 10 mil libras e mais presentes como bolsas e óculos da Louis Vuitton para viajar com minhas clientes para vários países, fora todas as despesas pagas como hotel e alimentação. Se eu acho que já está bom? Não, eu acho que eu ainda posso melhorar e posso colher mais frutos ainda”.

A trajetória da maquiadora aponta para uma mulher que nunca desistiu, que sempre manteve o foco no seu objetivo e que inspira pessoas, principalmente mulheres. Perguntada sobre o momento difícil em sua segunda passagem pela Itália ela diz que aquele episódio traumático da sua vida lhe oferece duas opções: aceitar o relacionamento tóxico e viver paralisada ou reagir contra aquela situação. Ela optou por reagir e recomeçar a vida em um país diferente, o mesmo país que lhe ofereceu uma de suas maiores experiências profissionais. “Nem sempre foi assim, no começo eu trabalhei de graça para que meu nome tornasse conhecido. Eu atendia uma cliente que para chegar até ela eu gastava duas horas de ônibus, porque tinha que fazer escolhas. No começo eu mal falava inglês e fui humilhada por isso. Muitos colegas me desprezaram, mas isso não me parou. Eu decidi focar nas clientes inglesas e melhorar o idioma, isso me fez crescer drasticamente. E aqueles colegas que me desprezaram hoje estão apenas olhando meu crescimento”, comenta.

“Não importa se as pessoas acham que você não tem competência, faça o que você sabe fazer com amor, que com certeza os frutos vão chegar. Tudo o que você planta, você vai colher. E eu, graças a Deus estou colhendo os frutos de tudo que plantei na minha vida e tudo o que plantei na minha história em Londres. Então, eu me sinto muito orgulhosa pela minha história e tudo o que eu vivi vai me fazer ter ainda mais força, mais ânimo de continuar a minha carreira. Eu posso não estar onde eu quero ainda, mas eu não estou mais onde eu estava. Por isso eu encorajo todas a sonhar, a fazer com amor, porque com certeza elas vão viver tudo aquilo que sonharam, assim como eu estou vivendo”, pontua Day Sena.

A caminhada de Day levou seu nome às manchetes de jornais e sites de todo o Brasil, por ser a brasileira responsável pelas maquiagens e cabelo da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, para participar do jantar no Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak e da coroação do Rei Charles III e da Rainha Camila, no dia 6 de maio em Londres. De acordo com Day, ela foi procurada depois de ter feito uma maquiagem em uma diplomata baiana que mora na Inglaterra. A diplomata publicou uma foto e marcou o perfil de Day Sena. Através da publicação, o Itamaraty chegou até Day e a escolheu para a missão. “Quando entraram em contato comigo, me passaram todos os dados de quando e onde seria feito a maquiagem e o cabelo, mas não disseram o nome da cliente. Então, perguntei o nome para que eu pudesse procurá-la quando chegasse ao hotel. Quando a assessora me falou que se tratava da primeira-dama e pediu sigilo, eu fiquei em choque. Manter aquele sigilo foi uma grande missão, porque é algo que a gente deseja contar para o mundo, mas eu não falei a ninguém e deu tudo certo”, explica.

“Eu sinto muito orgulho de mim, da competência do meu trabalho, por poder maquiar a primeira-dama do Brasil, um país com milhões de habitantes, o meu país, em uma data histórica, que é a data da coroação do Rei Charles III. Então isso me faz entender que realmente quem quer, consegue. Embora todas as dificuldades que passei no início da minha vida, valeu a pena tudo o que eu passei, tudo o que eu sofri, e eu quero com essa história inspirar muitas mulheres, muitas pessoas, o mundo: que se você sonhar você pode conquistar. Nada é impossível para quem acredita. Independente da nossa situação atual, por mais que ela diga que não, precisamos manter o foco no nosso objetivo, a nossa situação não nos define, porque podemos ser aquilo que enxergamos lá na frente”, finaliza a maquiadora.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Instituto Uélicon Venâncio abre formação de Especialista Financeiro e registra mais de 1.200 pré-inscrições em 24 horas

Published

on

O Instituto Uélicon Venâncio anunciou a abertura da Formação de Especialista Financeiro, um programa educacional voltado à preparação de profissionais que desejam atuar de forma mais estratégica no mercado financeiro brasileiro. A iniciativa já demonstrou forte adesão: mais de 1.200 pré-inscrições foram registradas nas primeiras 24 horas após a abertura.

O número reforça a crescente demanda por profissionais capacitados para ir além da venda de produtos financeiros, oferecendo orientação, planejamento e soluções estruturadas para decisões financeiras cada vez mais complexas.

O que é um especialista financeiro?

Um especialista financeiro é o profissional que atua de forma ampla na análise, organização e viabilização das decisões financeiras de um cliente. Diferente do vendedor tradicional, ele compreende o contexto financeiro completo, identifica gargalos e apresenta caminhos possíveis com clareza e responsabilidade.

Esse perfil tem ganhado destaque especialmente em áreas como mercado imobiliário, crédito, investimentos e planejamento financeiro, onde a falta de orientação adequada costuma ser o principal motivo de decisões frustradas.

Quem é Uélicon Venâncio?

Uélicon Venâncio é especialista financeiro, educador e fundador do Instituto que leva seu nome. Com atuação nacional, tornou-se conhecido por sua abordagem prática e estratégica na educação financeira, defendendo que o profissional do futuro não deve apenas ofertar produtos, mas conduzir decisões financeiras com consciência e visão de longo prazo.

Segundo Uélicon, o maior erro do mercado é tratar problemas financeiros complexos com soluções únicas.

“O cliente não quer apenas comprar algo. Ele quer segurança para decidir. Quando o profissional entende o dinheiro do cliente, ele deixa de ser vendedor e passa a ser escolhido”, afirma.

Por que a formação de especialista financeiro tem crescido no Brasil?

O crescimento da busca por formação em especialista financeiro está diretamente ligado às mudanças no comportamento do consumidor. Clientes estão mais informados, mais cautelosos e exigem clareza antes de assumir compromissos financeiros.

Profissionais que dominam apenas uma solução acabam perdendo espaço para aqueles que compreendem o cenário como um todo — crédito, planejamento, viabilidade e impacto financeiro.

Esse movimento tem levado corretores de imóveis, consultores e profissionais comerciais a buscarem uma formação mais completa e estratégica.

Como funciona a Formação de Especialista Financeiro do Instituto Uélicon Venâncio?

A Formação de Especialista Financeiro do Instituto Uélicon Venâncio foi desenvolvida para preparar profissionais que desejam elevar seu nível de atuação no mercado. O foco não está em formar vendedores de produtos financeiros, mas especialistas capazes de orientar decisões com responsabilidade e visão estratégica.

Entre os principais pilares da formação estão:
• Entendimento estratégico do crédito
• Planejamento financeiro aplicado à realidade do cliente
• Análise de cenários e tomada de decisão
• Posicionamento profissional e autoridade
• Atuação ética e orientada a longo prazo

Alta procura e validação do mercado

A forte adesão à formação reforça a validação do modelo proposto pelo Instituto. De acordo com dados oficiais, mais de 1.200 pessoas realizaram a pré-inscrição nas primeiras 24 horas, demonstrando o interesse do mercado por uma atuação financeira mais estruturada.

Para o Instituto, esse movimento confirma uma mudança clara no perfil dos profissionais que desejam crescer no setor financeiro.

Expectativa de formar mais de 3.000 especialistas financeiros em 2026

Com base na procura inicial e no plano de expansão educacional, o Instituto Uélicon Venâncio projeta formar mais de 3.000 especialistas financeiros ao longo de 2026. A expectativa é contribuir diretamente para a profissionalização do mercado, elevando o nível técnico e ético da atuação financeira no país.

Aula gratuita de apresentação da formação

Como parte da abertura das vagas, o Instituto realizará uma aula gratuita de apresentação, onde Uélicon Venâncio irá explicar:
• O papel do especialista financeiro no mercado atual
• Os principais erros cometidos por profissionais hoje
• Como funciona a formação e seu posicionamento profissional

A aula é direcionada a pessoas que já atuam ou desejam atuar no mercado financeiro, imobiliário ou comercial e buscam crescimento com consistência.

Instituto Uélicon Venâncio

O Instituto Uélicon Venâncio nasce com a missão de formar especialistas financeiros mais preparados, conscientes e estratégicos, contribuindo para decisões financeiras mais bem orientadas e para a evolução do mercado financeiro brasileiro.

(Fotos : Arquivo Pessoal)

Continue Reading

Tecnologia

Vazamentos no Gov.br acendem alerta para o uso de login e senha. Especialista reforça que o acesso com certificado digital é a forma mais segura

Published

on

Brasil já acumula mais de 3 bilhões de credenciais expostas nos últimos anos. Acesso ao Gov.br só com login e senha aumenta o risco de golpes e compromete a validade jurídica de documentos assinados

O Gov.br se tornou o principal portal de serviços digitais do país e hoje reúne mais de 150 milhões de contas ativas. Apesar da praticidade, o modelo de acesso mais utilizado pela população — login e senha — não acompanha o crescimento dos ataques cibernéticos no Brasil. O país já registrou mais de 3,2 bilhões de credenciais vazadas na internet nos últimos cinco anos, segundo o relatório Digital Shadows 2025. Em 2024, foram mais 653 milhões de registros expostos, muitos deles vinculados a cadastros governamentais e contas corporativas.

Esse cenário reacendeu a discussão sobre a segurança das assinaturas feitas dentro do portal. A adesão crescente ao Gov.br criou a falsa sensação de que todos os tipos de autenticação oferecem o mesmo nível de proteção. Na prática, o acesso baseado apenas em senha continua sendo um dos pontos mais vulneráveis da experiência digital do usuário.

A posição do ITI reforça essa preocupação. O órgão explica que o único modelo de identificação com valor jurídico pleno é o certificado digital ICP-Brasil. E isso se deve ao fato de o certificado utilizar chaves criptográficas únicas, que não podem ser clonadas, compartilhadas ou violadas. Dessa forma, a identidade eletrônica não depende de senhas fáceis de adivinhar ou reutilizadas em diferentes sites.

Na área jurídica, o tema ganhou ainda mais relevância. O TCU e o CNJ iniciaram revisões nos procedimentos que permitem assinaturas via Gov.br, justamente por causa do aumento de fraudes em cadastros. Em alguns estados, como Mato Grosso e Goiás, o uso da assinatura por login e senha foi temporariamente suspenso em processos de registro empresarial, após tentativas de golpes envolvendo contas comprometidas.

A LVR Certificadora alerta que o Gov.br é uma ferramenta fundamental, mas que sua segurança está diretamente ligada à forma de autenticação escolhida. O uso do certificado digital ICP-Brasil garante autenticidade, integridade e validade jurídica, enquanto a senha tradicional continua sendo o principal alvo de criminosos.

Com o crescimento de ataques e a sofisticação de golpes envolvendo engenharia social, o acesso seguro deixa de ser uma opção. Ele passa a ser uma necessidade para profissionais, empresas e cidadãos que desejam proteger seus dados e documentos.

Continue Reading

Entretenimento

Funk 2000: O Projeto Que Reúne Os Verdadeiros Ícones Da Era Que Marcou O Funk Carioca

Published

on

O funk carioca está prestes a reviver um de seus capítulos mais marcantes com o lançamento oficial do projeto “Funk 2000”, formado por quatro nomes que ajudaram a construir a história do gênero: Willian Novinho (Os Novinhos)Maikão (Os Carrascos)Deco (Os Don Juan) Vaguinho 3D (Os Caçadores).

Cada integrante carrega uma trajetória única que influenciou gerações. Agora unidos, eles se preparam para um resgate histórico que promete emocionar fãs antigos e conquistar a nova geração.

A estreia do grupo aconteceu em grande estilo durante um show na Marquês de Sapucaí, na Apoteose (RJ), onde o público vibrou com nostalgia e energia, provando que o funk dos anos 2000 jamais perdeu sua força.

Maikão (Os Carrascos): o pioneiro da dança masculina no funk

Fundador do grupo Os Carrascos, Maikão é reconhecido como um dos maiores pioneiros do funk carioca. Em uma época em que existia preconceito contra homens que dançavam, ele foi o responsável por romper barreiras, criar estilo e abrir caminho para que surgissem grupos como o Bonde do TigrãoBonde do Vinho e tantos outros que marcaram a história. A contribuição de Maikão é profunda, determinante e reconhecida até hoje.

Deco (Os Don Juan): o galã que marcou uma geração

Nos anos 2000, o grupo Os Don Juan explodiu com seu estilo performático e romântico. Deco era considerado o galã do funk, famoso pelo visual inspirado na marinha e pela clássica rosa na boca que virou símbolo de suas apresentações. O grupo marcou época com o hit “Espanha”, um sucesso nacional que permanece vivo no imaginário dos fãs.

Vaguinho 3D (Os Caçadores): a voz de um hit mundial

Vaguinho 3D eternizou seu nome ao interpretar “Dona Gigi”, um dos maiores hits do funk, reconhecido e tocado mundialmente. Sua voz e presença marcaram gerações e colocaram o nome dos Caçadores na história do gênero.

Willian Novinho: do futebol ao funk, uma trajetória de impacto

Willian Novinho, do grupo Os Novinhos, traz uma trajetória multifacetada. Ex-Furacão 2000 e também ex-jogador de futebol, suas músicas embalaram comemorações de atletas e o levaram a programas de TV. Ele integrou o primeiro grupo que contou com um dançarino síndrome de down mostrando ousadia, inovação e visão artística à frente do seu tempo. Com vivência nas comunidades, nos palcos e na mídia, ele soma força e autenticidade ao projeto. Hits como “Vai Moleque” e “Faz o Movimento”, que continuam tocando até hoje, reforçando sua relevância no cenário do funk e sua conexão com o esporte e com o público.

Um projeto que revive raízes, honra histórias e abre um novo capítulo

O Funk 2000 nasce com o propósito de valorizar a memória, a cultura e os artistas que formaram a base do movimento. Cada um dos quatro integrantes tem uma carreira nostálgica, histórica e marcada por sucessos que seguem tocando até hoje. Agora, imagina esses quatro juntos no palco. Um super show, com legados que se conectam, histórias que se completam e um repertório que marcou gerações. E tem novidade: a agenda de shows já está oficialmente aberta.

Produtores, eventos, casas de espetáculo e prefeituras podem garantir desde já esse espetáculo único que revive a era de ouro do funk.

O funk dos anos 2000 foi mais do que música. Foi identidade, atitude e revolução cultural. Agora, seus protagonistas retornam para celebrar essa história e inaugurar um novo tempo para o gênero. “Puro suco de nostalgia!”, esse é o bordão dessa galera.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios24 horas ago

Instituto Uélicon Venâncio abre formação de Especialista Financeiro e registra mais de 1.200 pré-inscrições em 24 horas

O Instituto Uélicon Venâncio anunciou a abertura da Formação de Especialista Financeiro, um programa educacional voltado à preparação de profissionais...

Tecnologia2 dias ago

Vazamentos no Gov.br acendem alerta para o uso de login e senha. Especialista reforça que o acesso com certificado digital é a forma mais segura

Brasil já acumula mais de 3 bilhões de credenciais expostas nos últimos anos. Acesso ao Gov.br só com login e...

Entretenimento2 dias ago

Funk 2000: O Projeto Que Reúne Os Verdadeiros Ícones Da Era Que Marcou O Funk Carioca

O funk carioca está prestes a reviver um de seus capítulos mais marcantes com o lançamento oficial do projeto “Funk...

Negócios2 dias ago

De Russas para o Brasil: Maurício Léo transforma a Fazenda Vovô Piaba em símbolo do empreendedorismo rural digital

Empreendedor rural cearense conquista milhões nas redes sociais ao transformar agricultura familiar em referência nacional de inovação, sustentabilidade e geração...

Negócios2 dias ago

Melhor Loja de Videogames em Jundiaí? Criada por Deni Geloni conheça a Game Fix

Game Fix é referência em consoles, jogos físicos e atendimento técnico especializado Se você está em busca da melhor loja...

Negócios2 dias ago

IOX Broker, Tecnologia e Eficiência ao Seu Alcance, Ordens com Execução Automatizada

Inovação que Transforma Resultados A IOX Broker oferece uma plataforma moderna e robusta, desenvolvida para atender às demandas de traders...

Geral2 dias ago

Lucas Pedroza Daniel: da linha de frente à pesquisa — o médico que transforma a urgência em ciência

Quando o plantão aperta e o relógio corre contra o desfecho, Lucas Pedroza Daniel costuma fazer o que aprendeu na...

Negócios2 dias ago

”LM connecting” A empresa que transforma o sonho de viver no exterior em um plano possível

A história por trás da LM Connecting não nasce de um plano empresarial, mas de uma trajetória humana rara, construída...

Negócios2 dias ago

Gracyovos e Canva: transparência ainda importa no marketing?

Entre a genialidade e o risco de perder a credibilidade há uma linha tênue das campanhas que flertam com a...

Moda2 dias ago

Max Fama celebra um ano histórico com expansão nacional, novos talentos e grandes parcerias

Agência fecha 2025 com recordes em seletivas, trabalhos realizados e atuação inédita no Nordeste O ano de 2025 marcou um...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed