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Entenda a história de sucesso por trás da maquiadora e cabelereira brasileira que cuidou da beleza da primeira-dama Janja Lula para a coroação do Rei Charles III na Inglaterra

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Dayane Sena é um exemplo de mulher. A nordestina nasceu em Feira de Santana na Bahia e tem 37 anos de muitas histórias de recomeço. Há 18 anos deixou o Brasil pela primeira vez e foi tentar a vida no Japão. De lá, mudou-se para a Itália e finalmente, para a Inglaterra. Ao longo dessa jornada, Day Sena – como ficou conhecida – passou por inúmeras dificuldades, mas não se deixou ser vencida por nenhuma delas. A principal adversidade foi o passaporte que a conduziu para a vida atual, de um relacionamento tóxico e fracassado que culminou em uma história de resiliência, força e sucesso.

Day deu o seu grande salto na vida e passou de aspirante de maquiadora a maquiadora da primeira-dama do Brasil. A passos lentos, reescreveu sua história e marcou seu nome em Londres, onde é reconhecida pelo trabalho que realiza na exigente elite inglesa. A brasileira ingressou no curso de cabelereira com especialização em escovista aos 16 anos e teve sua primeira oportunidade em um salão de beleza logo em seguida.

O começo foi parecido com o começo da maioria das pessoas: de baixo para cima, degrau por degrau. Day foi contratada para lavar os cabelos das clientes, mas logo se destacou em outra área.
Sempre muito bem arrumada e maquiada, a baiana chamou a atenção de sua patroa, que a convidou para trabalhar como maquiadora profissional. Com um conhecimento suficiente apenas para elaborar as próprias maquiagens e sem condições de fazer cursos profissionalizantes naquele momento, Day recorreu ao YouTube e se debruçou nos vídeos das influenciadoras da época. Camila Coelho foi uma das grandes inspirações. Para aprender as tendências e os segredos, Dayane Sena assistiu a milhares de vídeos e praticou à exaustão. O esforço acabou revelando o que já era evidente: Dayane Sena havia nascido com um talento e maquiar era uma habilidade nata.

Após a mudança para o Japão, vieram outras duas grandes mudanças em sua vida: aos 20 anos casou-se e mudou de país novamente, desta vez para a Itália. O casamento não deu certo e a maquiadora precisou recomeçar sua vida. Entre o final de 2010 e o começo de 2011, voltou para o Brasil e mudou-se para João Pessoa. Na capital da Paraíba Day trabalhou em um salão por três anos, na época, foi colega de trabalho da ex-BBB e cantora Juliette.

Em 2018 Day voltou à Itália, desta vez em uma viagem à passeio. Na ocasião, conheceu um italiano por quem se apaixonou. Com promessas de amor e uma vida melhor, a baiana vendeu tudo o que tinha no Brasil, deixou para trás a família, o trabalho e os amigos e se mudou novamente para a Europa. O conto de fadas que ela imaginava que viveria não passava de uma propaganda enganosa. Ao chegar na Itália, Day descobriu que o novo relacionamento era abusivo e decidiu que novamente precisava recomeçar.

Uma amiga que morava em Londres a convidou para tentar a vida no país. Sem muitas alternativas e poucas perspectivas para o futuro, Day enxergou naquele desafio uma oportunidade de mudar completamente sua história e quem sabe daquela vez, conseguir construir um nome com o seu trabalho. Day aceitou o convite e mudou-se para Londres.

Já no apartamento da amiga, precisou dormir na sala durante um ano. Impulsionada em melhorar aquela condição de vida, decidiu investir nas maquiagens e escolheu seu público alvo: as mulheres da alta sociedade de Londres. Com o nicho, Day estava escolhendo também um grande desafio: mudar completamente a sua maneira de trabalhar, vestir, se posicionar e se comportar.
“Eu anotei tudo o que eu queria em um papel, escrevi com riqueza de detalhes. Anotei coisas do tipo: um dia eu vou viajar de jatinho com minhas clientes ricas”, revela Day.

Aquela decisão demandou todo um investimento. Como era desconhecida, teve que fazer maquiagem e cabelos de graça para que seu trabalho tornasse conhecido. A oferta para as novas clientes era tentadora: ela fazia cabelo e maquiagem e em troca, as clientes publicavam em suas páginas no Instagram marcando sua conta. Funcionou. Rapidamente a divulgação começou a atrair cada vez mais clientes. O boca a boca trabalhou em favor de Day Sena e em seis meses sua história começou a ter outros contornos.

Como havia escolhido seu nicho, e seu foco era trabalhar com a classe “A”, precisou investir em sua imagem para poder atender aquele público. Ela entendeu que para lidar com clientes de alto padrão era necessário que sempre estivesse bem vestida, elegante, com roupas de grife e com produtos de primeira linha. Era necessário oferecer o melhor para atender o melhor público. Quando começou a se inserir no universo do luxo e da alta sociedade, entendeu que mais que sua aparência, precisava investir em um posicionamento extremamente profissional e reservado, para que pudesse permanecer naquele meio, de acordo com as exigências impostas pela realidade daquele público.

Com o reposicionamento, a maquiadora atendeu a namorada de um jogador de futebol famoso, algum tempo depois, a segunda, a terceira, as mulheres ricas da alta sociedade inglesa, as amigas dela, clientes norte-americanas, árabes, canadenses, brasileiras, modelos, e pronto. Seus planos já haviam se materializado e hoje em dia ela viaja de jatinho com as clientes, como havia sonhado anos atrás. A escalada aconteceu devido a vários esforços. Além do investimento na imagem pessoal, reposicionamento e bons produtos, Day também dinstribuiu cartões de visita nos principais hotéis de luxo de Londres, se cadastrou em agências de cabelereiros e maquiadoras autônomas direcionadas para a elite. As agências ensinavam ferramentas importantes para que as profissionais pudessem atender ao público “A” de forma assertiva, respeitando suas exigências e suas culturas, já que eram procuradas por clientes do mundo inteiro. Com as orientações, Day conseguiu otimizar seus atendimentos e foi se tornando cada vez mais requisitada.

Day conta que uma das coisas que entendeu rapidamente, era que precisaria ter bastante descrição. “Para trabalhar com clientes de alto padrão, precisamos ser extremamente leais e discretos, porque seus assuntos envolvem muitas negociações e normalmente, muito sigilo. Nunca foi preciso ninguém me dizer como eu tinha que ser, eu simplesmente entendi qual era o meu papel e fui desempenhando com o máximo de excelência. Hoje tenho clientes que me levam a compromissos em outros países e me tratam como se eu fosse filha ou irmã delas. É uma grande honra para mim, porque sei que são restritas a poucas pessoas”, explica.

Day relata que “no início não foi fácil, quando eu cheguei aqui, eu olhei para esta cidade e vi que aqui a terra era fértil e eu tinha a possibilidade de atingir o melhor público, eu tive que abrir mão de muitas coisas, porque eu comecei a selecionar os trabalhos. Eu foquei no público e foquei em ser a melhor em finalização, eu simplesmente dediquei o meu tempo e o meu dinheiro para ser a melhor na finalização e em maquiagem. Eu queria ter um serviço excelente, um comportamento impecável e uma ética irretocável. Eu me valorizei como pessoa e como profissional. Quando eu aprendi a precificar, eu também aprendi que não se trata de preço, trata-se de valor. Hoje eu tenho uma cliente fixa que faz escova todos os dias e me paga 100 libras mais gorjetas. Eu já cheguei a ganhar 10 mil libras e mais presentes como bolsas e óculos da Louis Vuitton para viajar com minhas clientes para vários países, fora todas as despesas pagas como hotel e alimentação. Se eu acho que já está bom? Não, eu acho que eu ainda posso melhorar e posso colher mais frutos ainda”.

A trajetória da maquiadora aponta para uma mulher que nunca desistiu, que sempre manteve o foco no seu objetivo e que inspira pessoas, principalmente mulheres. Perguntada sobre o momento difícil em sua segunda passagem pela Itália ela diz que aquele episódio traumático da sua vida lhe oferece duas opções: aceitar o relacionamento tóxico e viver paralisada ou reagir contra aquela situação. Ela optou por reagir e recomeçar a vida em um país diferente, o mesmo país que lhe ofereceu uma de suas maiores experiências profissionais. “Nem sempre foi assim, no começo eu trabalhei de graça para que meu nome tornasse conhecido. Eu atendia uma cliente que para chegar até ela eu gastava duas horas de ônibus, porque tinha que fazer escolhas. No começo eu mal falava inglês e fui humilhada por isso. Muitos colegas me desprezaram, mas isso não me parou. Eu decidi focar nas clientes inglesas e melhorar o idioma, isso me fez crescer drasticamente. E aqueles colegas que me desprezaram hoje estão apenas olhando meu crescimento”, comenta.

“Não importa se as pessoas acham que você não tem competência, faça o que você sabe fazer com amor, que com certeza os frutos vão chegar. Tudo o que você planta, você vai colher. E eu, graças a Deus estou colhendo os frutos de tudo que plantei na minha vida e tudo o que plantei na minha história em Londres. Então, eu me sinto muito orgulhosa pela minha história e tudo o que eu vivi vai me fazer ter ainda mais força, mais ânimo de continuar a minha carreira. Eu posso não estar onde eu quero ainda, mas eu não estou mais onde eu estava. Por isso eu encorajo todas a sonhar, a fazer com amor, porque com certeza elas vão viver tudo aquilo que sonharam, assim como eu estou vivendo”, pontua Day Sena.

A caminhada de Day levou seu nome às manchetes de jornais e sites de todo o Brasil, por ser a brasileira responsável pelas maquiagens e cabelo da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, para participar do jantar no Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak e da coroação do Rei Charles III e da Rainha Camila, no dia 6 de maio em Londres. De acordo com Day, ela foi procurada depois de ter feito uma maquiagem em uma diplomata baiana que mora na Inglaterra. A diplomata publicou uma foto e marcou o perfil de Day Sena. Através da publicação, o Itamaraty chegou até Day e a escolheu para a missão. “Quando entraram em contato comigo, me passaram todos os dados de quando e onde seria feito a maquiagem e o cabelo, mas não disseram o nome da cliente. Então, perguntei o nome para que eu pudesse procurá-la quando chegasse ao hotel. Quando a assessora me falou que se tratava da primeira-dama e pediu sigilo, eu fiquei em choque. Manter aquele sigilo foi uma grande missão, porque é algo que a gente deseja contar para o mundo, mas eu não falei a ninguém e deu tudo certo”, explica.

“Eu sinto muito orgulho de mim, da competência do meu trabalho, por poder maquiar a primeira-dama do Brasil, um país com milhões de habitantes, o meu país, em uma data histórica, que é a data da coroação do Rei Charles III. Então isso me faz entender que realmente quem quer, consegue. Embora todas as dificuldades que passei no início da minha vida, valeu a pena tudo o que eu passei, tudo o que eu sofri, e eu quero com essa história inspirar muitas mulheres, muitas pessoas, o mundo: que se você sonhar você pode conquistar. Nada é impossível para quem acredita. Independente da nossa situação atual, por mais que ela diga que não, precisamos manter o foco no nosso objetivo, a nossa situação não nos define, porque podemos ser aquilo que enxergamos lá na frente”, finaliza a maquiadora.

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Dicas para comprar joias femininas online para presente

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Escolher joias femininas online para presente pode ser um desafio, especialmente com tantas opções disponíveis. Afinal, queremos algo especial, que encante a pessoa presenteada e tenha qualidade. Neste guia, vou te ajudar a fazer a melhor escolha, evitando ciladas e garantindo que sua compra seja segura e satisfatória.

Como escolher joias femininas online para presente

Na hora de escolher uma joia, leve em consideração o estilo da pessoa que vai receber o presente. Algumas preferem peças delicadas e discretas, enquanto outras gostam de acessórios chamativos. Aqui estão alguns pontos essenciais para te ajudar:

1. Defina seu orçamento

Joias podem variar muito de preço, então, antes de tudo, estabeleça um valor máximo para sua compra. Isso evita que você se empolgue e acabe gastando mais do que pode.

2. Escolha o tipo de joia

Os principais tipos de joias para presente são:

  • Anéis: Ideais para momentos românticos, como noivados e aniversários de namoro.
  • Brincos: Opção segura para qualquer ocasião. Há modelos pequenos e discretos ou grandes e chamativos.
  • Colares: São versáteis e carregam muito significado, especialmente os com pingentes.
  • Pulseiras: Perfeitas para quem gosta de acessórios delicados e sofisticados.

3. Atenção ao material da joia

Verifique de que material a peça é feita. Ouro, prata e folheados são os mais comuns. Certifique-se de que a loja informa claramente sobre isso para evitar surpresas.

4. Observe o tamanho da peça

Se for comprar um anel ou uma pulseira, verifique as medidas corretas para evitar trocas. Muitas lojas oferecem guias de medidas para ajudar.

Onde comprar joias femininas online com segurança

Com tantas opções na internet, é essencial escolher uma loja confiável. Veja algumas dicas:

  • Pesquise a reputação da loja em sites como Reclame Aqui e nas redes sociais.
  • Leia as avaliações de outros clientes para saber se o produto é de qualidade.
  • Verifique a política de troca e devolução, caso precise trocar a peça.
  • Prefira sites que oferecem garantia para evitar problemas com defeitos.

Se estiver procurando uma loja conhecida, pode ser interessante buscar promoções, como Vivara frete grátis, para economizar no valor final da compra.

Como saber se a joia é de qualidade?

Ao comprar joias femininas online para presente, fique atenta a alguns detalhes para garantir que está adquirindo um produto legítimo:

  • Material: Prefira joias de ouro 18k, prata 925 ou peças certificadas.
  • Peso da peça: Joias de qualidade costumam ter um peso compatível com o material. Se for muito leve, pode ser falsificada.
  • Certificado de autenticidade: Algumas lojas oferecem esse documento para comprovar a procedência do produto.

Cuidados na hora de finalizar a compra

Antes de fechar o pedido, siga estas dicas para garantir uma compra segura:

  • Confira se o site é seguro (o endereço deve começar com “https://”).
  • Verifique o prazo de entrega para que o presente chegue a tempo.
  • Evite pagar com boleto em lojas desconhecidas, pois não há garantia de reembolso. O ideal é usar cartão de crédito ou Pix.

Melhores tipos de joias femininas para presente

Para facilitar sua escolha, veja abaixo algumas sugestões de presentes e para quem cada tipo de joia é mais indicado:

Tipo de Joia Para Quem é Ideal
Anel Namorada, noiva, esposa
Brincos Amigas, mães, irmãs, colegas de trabalho
Colar com pingente Pessoas românticas ou que gostam de peças significativas
Pulseira Quem gosta de acessórios delicados e modernos

Perguntas frequentes sobre joias femininas online para presente

1. Como saber o tamanho do anel para presentear alguém?

Se possível, pegue um anel que a pessoa já usa e meça o diâmetro interno. Algumas lojas também oferecem guias para ajudar na escolha do tamanho.

2. Joias folheadas valem a pena?

Sim, desde que sejam de boa qualidade. Elas costumam ser mais acessíveis que as de ouro maciço e podem durar bastante tempo se forem bem cuidadas.

3. Como evitar comprar joias falsas?

Compre apenas em lojas confiáveis, que ofereçam certificado de autenticidade e garantia. Além disso, desconfie de preços muito abaixo do mercado.

4. O que fazer se a joia não servir?

Verifique a política de troca da loja antes da compra. Muitas lojas permitem a troca dentro de um prazo específico.

Comprar joias femininas online para presente pode ser uma experiência tranquila e segura se você seguir essas dicas. Escolha uma loja confiável, verifique o material e o tamanho da peça e aproveite promoções, como Vivara frete grátis, para economizar. Agora que você já sabe como escolher, que tal surpreender alguém especial com um presente inesquecível?

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Geral

Planos de Saúde Mais Caros? Os Impactos da Reforma Tributária no Setor

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A nova carga tributária pode encarecer os planos e reduzir o acesso à saúde suplementar, alerta o especialista André Charone.

A recente aprovação da Reforma Tributária no Brasil, estabelecida pela Emenda Constitucional nº 132, trouxe mudanças significativas para diversos setores, e a saúde suplementar está no centro das discussões. O impacto da nova tributação sobre os planos de saúde levanta preocupações tanto para operadoras quanto para empresas e beneficiários, que podem sentir no bolso os reflexos das novas alíquotas.

Segundo André Charone, contador tributarista e sócio do escritório Belconta – Belém Contabilidade, a reestruturação tributária, embora tenha o objetivo de simplificar o sistema, pode aumentar os custos dos planos de saúde. “A carga tributária sobre os serviços de saúde poderá ser impactada com a substituição de impostos como o PIS, Cofins, ISS e ICMS pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). O problema é que, na prática, esse novo modelo pode tornar os planos de saúde mais caros para consumidores e empresas”, explica.

Aumento da Carga Tributária para Operadoras

Atualmente, as operadoras de planos de saúde enfrentam uma carga tributária entre 6,65% e 9,65%, dependendo da alíquota de ISS aplicada. Com a reforma, os serviços de saúde terão uma redução de 60% nas alíquotas do IBS e CBS, resultando em uma alíquota efetiva estimada em aproximadamente 10,6%. Apesar da redução em relação à alíquota geral de 26,5%, essa nova taxa pode representar um aumento real na tributação para diversas operadoras.

“A expectativa é que algumas operadoras absorvam parte desse impacto, mas dificilmente isso acontecerá sem repasse para os consumidores. Esse aumento pode pressionar ainda mais o setor, que já lida com desafios como a alta taxa de sinistralidade e o crescimento das despesas médicas”, destaca Charone.

Impacto para Empresas Contratantes

Um dos maiores temores das empresas que oferecem planos de saúde como benefício aos seus colaboradores é o possível aumento nos custos. Com a nova estrutura tributária, há o risco de que os planos empresariais percam atratividade, levando empresas a reduzirem ou eliminarem esse benefício.

“Hoje, muitas empresas veem os planos de saúde como um diferencial competitivo para atração e retenção de talentos. Se os custos aumentarem significativamente, algumas companhias podem ser forçadas a cortar esse benefício ou a transferir parte dos custos para os funcionários”, alerta Charone.

Além disso, as empresas poderão enfrentar dificuldades em recuperar créditos tributários relacionados aos planos de saúde. Isso pode resultar em maior peso fiscal sobre o setor corporativo, aumentando os desafios financeiros e operacionais.

Reflexo no Bolso do Consumidor

O impacto da reforma tributária não se restringe às operadoras e empresas, pois os consumidores também sentirão os efeitos. Para aqueles que contratam planos individuais ou familiares, o aumento da carga tributária pode resultar em reajustes mais elevados, dificultando o acesso à saúde suplementar.

“A classe média e os trabalhadores autônomos que contratam planos individuais podem ser os mais prejudicados. Se os custos subirem, muitos terão que abandonar os planos privados e recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS), sobrecarregando ainda mais a rede pública”, avalia Charone.

A falta de planos empresariais acessíveis também pode gerar um efeito cascata, reduzindo o número de beneficiários da saúde suplementar e afetando diretamente os hospitais e clínicas privadas que dependem desses clientes.

O Que Esperar do Futuro?

Diante desse cenário, especialistas recomendam que empresas e operadoras se antecipem aos desafios e busquem alternativas para minimizar os impactos da reforma. Estratégias como reestruturação de pacotes de benefícios, maior negociação com operadoras e a busca por planos mais flexíveis podem ser alternativas viáveis.

“A regulamentação da reforma ainda está em andamento, e há espaço para ajustes e medidas compensatórias. No entanto, tanto empresas quanto consumidores devem se preparar para um cenário onde a saúde suplementar pode se tornar um serviço ainda mais caro”, finaliza Charone.

A reforma tributária ainda precisa passar por regulamentações específicas antes de sua implementação total, mas seus efeitos já começam a gerar preocupação no mercado. Com os novos tributos, o Brasil pode enfrentar um cenário de encarecimento dos planos de saúde e uma migração de usuários para o SUS, colocando mais pressão sobre o sistema público de saúde.

Sobre o autor:

 

André Charone é contador, professor universitário, Mestre em Negócios Internacionais pela Must University (Flórida-EUA), possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV (São Paulo – Brasil) e certificação internacional pela Universidade de Harvard (Massachusetts-EUA) e Disney Institute (Flórida-EUA).

 

É sócio do escritório Belconta – Belém Contabilidade e do Portal Neo Ensino, autor de livros e dezenas de artigos na área contábil, empresarial e educacional.

 

André lançou recentemente o livro ‘A Verdade Sobre o Dinheiro: Lições de Finanças para o Seu Dia a Dia’, um guia prático e acessível para quem deseja alcançar a estabilidade financeira sem fórmulas mágicas ou promessas de enriquecimento fácil.

 

O livro está disponível em versão física pela Amazon e versão digital pelo Google Play.

Versão Física (Amazon): https://www.amazon.com.br/dp/6501162408/ref=sr_1_2?m=A2S15SF5QO6JFU

Versão Digital (Google Play): https://play.google.com/store/books/details?id=2y4mEQAAQBAJ

Instagram: @andrecharone

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Entretenimento

“E Tome Frevo”, de André Rio, agitou o Carnaval pernambucano

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O cantor e compositor pernambucano André Rio fez história mais uma vez no Carnaval de Pernambuco com seu mais novo sucesso, “E Tome Frevo”. Lançada no dia 17 de janeiro, a música rapidamente caiu no gosto do público e se tornou um fenômeno, embalando blocos, arrastões e festas por todo o estado. Com um arranjo vibrante de metais e percussão, e uma letra que celebra a energia do frevo, a canção viralizou nas redes sociais e ganhou força com a participação de influenciadores digitais, tornando-se uma das mais tocadas da folia.  

Entre os nomes que ajudaram a impulsionar “Tome Frevo” nas plataformas digitais estão os pernambucanos Júnior Lins, Quezia Sol e Kelinha, que compartilharam vídeos dançando e celebrando o Carnaval ao som da música. O hit também ultrapassou as fronteiras do estado e conquistou criadores de conteúdo de outras regiões do Brasil, como Rosana Maria, Dudys, Estela Bessa e entre outros, que levaram o frevo para públicos diversos. A viralização nas redes sociais fez com que a música se espalhasse rapidamente e fosse adotada pelos blocos de rua, que a transformaram em um verdadeiro hino da folia.  

A letra de “E Tome Frevo” é uma homenagem apaixonada ao Carnaval pernambucano, exaltando as tradições que fazem da festa uma das mais autênticas do Brasil. A canção fala sobre as fantasias coloridas, as ladeiras de Olinda lotadas de foliões e a força das orquestras de frevo, que arrastam multidões ao som de clarins e trombones. “O frevo não convida, ele arrasta”, já dizia André Rio, e a música traduz exatamente essa energia, celebrando a magia do Carnaval no Marco Zero, na Praça do Arsenal e em cada canto do estado. 

Com mais de 30 anos de carreira, André Rio reafirmou sua importância como um dos maiores nomes do frevo. Com mais de 300 composições autorais, o cantor já lançou 28 discos, gravou mais de 200 frevos e participou de 35 edições do Galo da Madrugada, o maior bloco de Carnaval do mundo. Seu repertório inclui clássicos como “Sou Teu Amor”, “Me Leva”, “O Bicho Vai Pegar” e a icônica “Chuva de Sombrinhas”, que se tornou símbolo da folia pernambucana.  

O sucesso de “E Tome Frevo” reforçou a relevância do artista e mostrou que o frevo segue mais vivo do que nunca. A canção marcou o Carnaval de 2025  e reafirmou o poder da música pernambucana, que atravessa gerações e continua encantando foliões.

 

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