Barra
Connect with us

Entenda a história de sucesso por trás da maquiadora e cabelereira brasileira que cuidou da beleza da primeira-dama Janja Lula para a coroação do Rei Charles III na Inglaterra

Published

on

Dayane Sena é um exemplo de mulher. A nordestina nasceu em Feira de Santana na Bahia e tem 37 anos de muitas histórias de recomeço. Há 18 anos deixou o Brasil pela primeira vez e foi tentar a vida no Japão. De lá, mudou-se para a Itália e finalmente, para a Inglaterra. Ao longo dessa jornada, Day Sena – como ficou conhecida – passou por inúmeras dificuldades, mas não se deixou ser vencida por nenhuma delas. A principal adversidade foi o passaporte que a conduziu para a vida atual, de um relacionamento tóxico e fracassado que culminou em uma história de resiliência, força e sucesso.

Day deu o seu grande salto na vida e passou de aspirante de maquiadora a maquiadora da primeira-dama do Brasil. A passos lentos, reescreveu sua história e marcou seu nome em Londres, onde é reconhecida pelo trabalho que realiza na exigente elite inglesa. A brasileira ingressou no curso de cabelereira com especialização em escovista aos 16 anos e teve sua primeira oportunidade em um salão de beleza logo em seguida.

O começo foi parecido com o começo da maioria das pessoas: de baixo para cima, degrau por degrau. Day foi contratada para lavar os cabelos das clientes, mas logo se destacou em outra área.
Sempre muito bem arrumada e maquiada, a baiana chamou a atenção de sua patroa, que a convidou para trabalhar como maquiadora profissional. Com um conhecimento suficiente apenas para elaborar as próprias maquiagens e sem condições de fazer cursos profissionalizantes naquele momento, Day recorreu ao YouTube e se debruçou nos vídeos das influenciadoras da época. Camila Coelho foi uma das grandes inspirações. Para aprender as tendências e os segredos, Dayane Sena assistiu a milhares de vídeos e praticou à exaustão. O esforço acabou revelando o que já era evidente: Dayane Sena havia nascido com um talento e maquiar era uma habilidade nata.

Após a mudança para o Japão, vieram outras duas grandes mudanças em sua vida: aos 20 anos casou-se e mudou de país novamente, desta vez para a Itália. O casamento não deu certo e a maquiadora precisou recomeçar sua vida. Entre o final de 2010 e o começo de 2011, voltou para o Brasil e mudou-se para João Pessoa. Na capital da Paraíba Day trabalhou em um salão por três anos, na época, foi colega de trabalho da ex-BBB e cantora Juliette.

Em 2018 Day voltou à Itália, desta vez em uma viagem à passeio. Na ocasião, conheceu um italiano por quem se apaixonou. Com promessas de amor e uma vida melhor, a baiana vendeu tudo o que tinha no Brasil, deixou para trás a família, o trabalho e os amigos e se mudou novamente para a Europa. O conto de fadas que ela imaginava que viveria não passava de uma propaganda enganosa. Ao chegar na Itália, Day descobriu que o novo relacionamento era abusivo e decidiu que novamente precisava recomeçar.

Uma amiga que morava em Londres a convidou para tentar a vida no país. Sem muitas alternativas e poucas perspectivas para o futuro, Day enxergou naquele desafio uma oportunidade de mudar completamente sua história e quem sabe daquela vez, conseguir construir um nome com o seu trabalho. Day aceitou o convite e mudou-se para Londres.

Já no apartamento da amiga, precisou dormir na sala durante um ano. Impulsionada em melhorar aquela condição de vida, decidiu investir nas maquiagens e escolheu seu público alvo: as mulheres da alta sociedade de Londres. Com o nicho, Day estava escolhendo também um grande desafio: mudar completamente a sua maneira de trabalhar, vestir, se posicionar e se comportar.
“Eu anotei tudo o que eu queria em um papel, escrevi com riqueza de detalhes. Anotei coisas do tipo: um dia eu vou viajar de jatinho com minhas clientes ricas”, revela Day.

Aquela decisão demandou todo um investimento. Como era desconhecida, teve que fazer maquiagem e cabelos de graça para que seu trabalho tornasse conhecido. A oferta para as novas clientes era tentadora: ela fazia cabelo e maquiagem e em troca, as clientes publicavam em suas páginas no Instagram marcando sua conta. Funcionou. Rapidamente a divulgação começou a atrair cada vez mais clientes. O boca a boca trabalhou em favor de Day Sena e em seis meses sua história começou a ter outros contornos.

Como havia escolhido seu nicho, e seu foco era trabalhar com a classe “A”, precisou investir em sua imagem para poder atender aquele público. Ela entendeu que para lidar com clientes de alto padrão era necessário que sempre estivesse bem vestida, elegante, com roupas de grife e com produtos de primeira linha. Era necessário oferecer o melhor para atender o melhor público. Quando começou a se inserir no universo do luxo e da alta sociedade, entendeu que mais que sua aparência, precisava investir em um posicionamento extremamente profissional e reservado, para que pudesse permanecer naquele meio, de acordo com as exigências impostas pela realidade daquele público.

Com o reposicionamento, a maquiadora atendeu a namorada de um jogador de futebol famoso, algum tempo depois, a segunda, a terceira, as mulheres ricas da alta sociedade inglesa, as amigas dela, clientes norte-americanas, árabes, canadenses, brasileiras, modelos, e pronto. Seus planos já haviam se materializado e hoje em dia ela viaja de jatinho com as clientes, como havia sonhado anos atrás. A escalada aconteceu devido a vários esforços. Além do investimento na imagem pessoal, reposicionamento e bons produtos, Day também dinstribuiu cartões de visita nos principais hotéis de luxo de Londres, se cadastrou em agências de cabelereiros e maquiadoras autônomas direcionadas para a elite. As agências ensinavam ferramentas importantes para que as profissionais pudessem atender ao público “A” de forma assertiva, respeitando suas exigências e suas culturas, já que eram procuradas por clientes do mundo inteiro. Com as orientações, Day conseguiu otimizar seus atendimentos e foi se tornando cada vez mais requisitada.

Day conta que uma das coisas que entendeu rapidamente, era que precisaria ter bastante descrição. “Para trabalhar com clientes de alto padrão, precisamos ser extremamente leais e discretos, porque seus assuntos envolvem muitas negociações e normalmente, muito sigilo. Nunca foi preciso ninguém me dizer como eu tinha que ser, eu simplesmente entendi qual era o meu papel e fui desempenhando com o máximo de excelência. Hoje tenho clientes que me levam a compromissos em outros países e me tratam como se eu fosse filha ou irmã delas. É uma grande honra para mim, porque sei que são restritas a poucas pessoas”, explica.

Day relata que “no início não foi fácil, quando eu cheguei aqui, eu olhei para esta cidade e vi que aqui a terra era fértil e eu tinha a possibilidade de atingir o melhor público, eu tive que abrir mão de muitas coisas, porque eu comecei a selecionar os trabalhos. Eu foquei no público e foquei em ser a melhor em finalização, eu simplesmente dediquei o meu tempo e o meu dinheiro para ser a melhor na finalização e em maquiagem. Eu queria ter um serviço excelente, um comportamento impecável e uma ética irretocável. Eu me valorizei como pessoa e como profissional. Quando eu aprendi a precificar, eu também aprendi que não se trata de preço, trata-se de valor. Hoje eu tenho uma cliente fixa que faz escova todos os dias e me paga 100 libras mais gorjetas. Eu já cheguei a ganhar 10 mil libras e mais presentes como bolsas e óculos da Louis Vuitton para viajar com minhas clientes para vários países, fora todas as despesas pagas como hotel e alimentação. Se eu acho que já está bom? Não, eu acho que eu ainda posso melhorar e posso colher mais frutos ainda”.

A trajetória da maquiadora aponta para uma mulher que nunca desistiu, que sempre manteve o foco no seu objetivo e que inspira pessoas, principalmente mulheres. Perguntada sobre o momento difícil em sua segunda passagem pela Itália ela diz que aquele episódio traumático da sua vida lhe oferece duas opções: aceitar o relacionamento tóxico e viver paralisada ou reagir contra aquela situação. Ela optou por reagir e recomeçar a vida em um país diferente, o mesmo país que lhe ofereceu uma de suas maiores experiências profissionais. “Nem sempre foi assim, no começo eu trabalhei de graça para que meu nome tornasse conhecido. Eu atendia uma cliente que para chegar até ela eu gastava duas horas de ônibus, porque tinha que fazer escolhas. No começo eu mal falava inglês e fui humilhada por isso. Muitos colegas me desprezaram, mas isso não me parou. Eu decidi focar nas clientes inglesas e melhorar o idioma, isso me fez crescer drasticamente. E aqueles colegas que me desprezaram hoje estão apenas olhando meu crescimento”, comenta.

“Não importa se as pessoas acham que você não tem competência, faça o que você sabe fazer com amor, que com certeza os frutos vão chegar. Tudo o que você planta, você vai colher. E eu, graças a Deus estou colhendo os frutos de tudo que plantei na minha vida e tudo o que plantei na minha história em Londres. Então, eu me sinto muito orgulhosa pela minha história e tudo o que eu vivi vai me fazer ter ainda mais força, mais ânimo de continuar a minha carreira. Eu posso não estar onde eu quero ainda, mas eu não estou mais onde eu estava. Por isso eu encorajo todas a sonhar, a fazer com amor, porque com certeza elas vão viver tudo aquilo que sonharam, assim como eu estou vivendo”, pontua Day Sena.

A caminhada de Day levou seu nome às manchetes de jornais e sites de todo o Brasil, por ser a brasileira responsável pelas maquiagens e cabelo da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, para participar do jantar no Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak e da coroação do Rei Charles III e da Rainha Camila, no dia 6 de maio em Londres. De acordo com Day, ela foi procurada depois de ter feito uma maquiagem em uma diplomata baiana que mora na Inglaterra. A diplomata publicou uma foto e marcou o perfil de Day Sena. Através da publicação, o Itamaraty chegou até Day e a escolheu para a missão. “Quando entraram em contato comigo, me passaram todos os dados de quando e onde seria feito a maquiagem e o cabelo, mas não disseram o nome da cliente. Então, perguntei o nome para que eu pudesse procurá-la quando chegasse ao hotel. Quando a assessora me falou que se tratava da primeira-dama e pediu sigilo, eu fiquei em choque. Manter aquele sigilo foi uma grande missão, porque é algo que a gente deseja contar para o mundo, mas eu não falei a ninguém e deu tudo certo”, explica.

“Eu sinto muito orgulho de mim, da competência do meu trabalho, por poder maquiar a primeira-dama do Brasil, um país com milhões de habitantes, o meu país, em uma data histórica, que é a data da coroação do Rei Charles III. Então isso me faz entender que realmente quem quer, consegue. Embora todas as dificuldades que passei no início da minha vida, valeu a pena tudo o que eu passei, tudo o que eu sofri, e eu quero com essa história inspirar muitas mulheres, muitas pessoas, o mundo: que se você sonhar você pode conquistar. Nada é impossível para quem acredita. Independente da nossa situação atual, por mais que ela diga que não, precisamos manter o foco no nosso objetivo, a nossa situação não nos define, porque podemos ser aquilo que enxergamos lá na frente”, finaliza a maquiadora.

Continue Reading
Advertisement

Geral

Isabella Adorama projeta novos horizontes na carreira e aposta em múltiplos formatos artísticos

Published

on

Atriz mineira de 22 anos, com passagens pelo SBT, revela trajetória, aprendizado, próximos projetos e interesse em bastidores do entretenimento

Natural de Belo Horizonte, Isabella Adorama começou a trajetória artística ainda na adolescência, participando de cursos de teatro e trabalhos em agências. Hoje, aos 22 anos, a atriz já acumula experiências na televisão brasileira e prepara novos passos que incluem teatro, cinema, novelas e uma aproximação com o universo da produção audiovisual.


Isabella descobriu a vocação para a atuação durante a adolescência, ao participar de oficinas de teatro e cursos de interpretação. O primeiro contato com a televisão ocorreu em produções exibidas pelo SBT, experiências que a artista considera fundamentais para compreender a rotina e a responsabilidade do trabalho diante das câmeras.

“O teatro me deu a base e o SBT me mostrou como funciona o ambiente profissional. Cada oportunidade foi um aprendizado importante”, afirma Isabella.

As produções televisivas ajudaram a consolidar a presença da atriz no mercado, proporcionando aprendizado técnico e desenvolvimento de habilidades de comunicação e expressão.

“Cada personagem exige dedicação, estudo e entrega. Aprender com cada experiência é essencial para evoluir e me tornar uma artista completa”, explica.

Divulgação

Além da atuação, a atriz demonstra curiosidade sobre os processos de produção.

“Entender como uma obra é construída, do roteiro à finalização, é fundamental. Isso me permite valorizar o trabalho coletivo e pensar de forma mais estratégica sobre cada projeto que participo”, explica Isabella.


Isabella projeta um período de expansão e consolidação da carreira. O foco será manter consistência, qualidade e conexão com o público em diferentes formatos artísticos.

“Meu objetivo é estar preparada para cada oportunidade, entregar trabalhos que realmente importem e criar conexão verdadeira com quem assiste. É isso que me motiva todos os dias”, conclui.

Divulgação


Isabella Adorama reforça que pretende seguir evoluindo, seja diante das câmeras ou nos bastidores, e acredita que a combinação de estudo, dedicação e experiência prática será a chave para construir uma trajetória sólida e diversificada no entretenimento brasileiro.

 

Continue Reading

Geral

Psicólogo argentino Alejandro Schujman lança o livro “Adolescência: um desafio possível” pela Catapulta Editores

Published

on

Vivemos um momento em que os adolescentes parecem incentivados a crescer antes da hora. Uma recente denúncia sobre a “adultização precoce”, que é a exposição infantil a responsabilidades típicas de adultos, reacende o debate sobre o que falha no equilíbrio entre infância e maturidade e os efeitos psicológicos dessa tendência. 

Nessa esteira surge “Adolescência: um desafio possível”, obra do psicólogo e escritor Alejandro Schujman, que chega ao Brasil em 15 de setembro. A obra é o primeiro título do selo Catarsis da Catapulta Editores. A pré-venda está disponível nas livrarias e e-commerce  

A proposta do livro dialoga com a série “Adolescência” (sucesso no streaming), a partir da ideia de que o que mudou não foi a adolescência, mas a forma como os adultos a percebem. 

Alejandro Schujman alerta sobre os perigos da negligência emocional. Estamos deixando os adolescentes sozinhos. A nova tragédia coletiva da nossa era é a solidão das crianças e a perda do bom senso dos pais.” Essa solidão, ele afirma, abre caminho para lacunas entre gerações que só se estreitam com diálogo, empatia e limites claros. 

O autor ressalta, ainda, a urgência de um basta. Todas essas barreiras só nos levaram a normalizar uma série de absurdos nas últimas décadas, que só pioram ano após ano. Já chega.” 

O livro oferece ferramentas práticas para pais e educadores: impor limites com empatia, educar sem medo, melhorar a comunicação com adolescentes e fortalecer redes familiares colaborativas. É um convite para olhar a adolescência com profundidade e generosidade, propondo que o que parece um desafio é, na verdade, uma oportunidade. 

Sobre o autor:

Alejandro Schujman é psicólogo, escritor e pai em processo contínuo de aprendizado. Autor de ensaios e colunas no jornal argentino Clarín, dedica-se ao estudo dos conflitos contemporâneos na infância e adolescência, com foco na construção de vínculos emocionais saudáveis entre gerações. 

Graduado com mérito pela Universidade de Buenos Aires (UBA), lidera uma equipe de trabalho chamada Rede Assistencial PSI, que atua nos âmbitos assistencial e comunitário. Seu trabalho concentra-se principalmente em palestras, cursos, oficinas e peças teatrais na Argentina e em outros países de língua espanhola. É autor de vários livros consagrados, entre eles: “Generación Ni Ni”, “Es no porque yo lo digo”, “Herramientas para padres”, “No huyo, solo vuelo: El arte de soltar a los hijos” e “Gretta y el arte de complicarse la vida”. 

Onde comprar: 

Com distribuição nacional nas principais redes de livraria como: Livraria Leitura, Livraria Da Vila, Travessa, Livrarias Curitiba, WMF Martins Fontes, Livraria Santos, Vanguarda, Vitrola, A Página e também nos principais portais de e-commerce.

Serviço: 

Autor: Alejandro Schujman
ISBN: 9786555512045
Título: Adolescência: Um Desafio Possível
Selo: Catarsis
Catapulta Editores
Ano de Edição: 2025
Idioma: Português
Número de Páginas: 148
País de Origem: Brasil
Acabamento: Brochura
Altura: 23
Largura: 15,5
Profundidade: 1,5
Peso: 240 g 

Continue Reading

Negócios

Capital Concreto abre as portas para o Preview do livro “50 Tons de Luxo” em manhã que uniu literatura, negócios e inspiração

Published

on

Na manhã de hoje, a Capital Concreto, em Alphaville, abriu suas portas para receber o Preview exclusivo do livro “50 Tons de Luxo”, de Sophia Martins — empresária, autora e também sócia da Capital. O encontro marcou não apenas a antecipação de uma obra que já nasce como referência no universo do mercado imobiliário, luxo e empreendedorismo feminino, mas também um movimento de conexões e novas oportunidades.

“50 Tons de Luxo”: uma obra que já inspira

No seu terceiro livro, Sophia Martins consolida-se como uma das principais vozes femininas do empreendedorismo no Brasil. A obra não fala apenas de luxo como estética ou consumo, mas como mentalidade, comportamento e visão de futuro para empreender em alto padrão com propósito.

“Este é um livro que não apenas fala de luxo, mas de mentalidade, de comportamento, de como empreender com visão de futuro. É sobre construir caminhos para que outras mulheres também possam brilhar”, destacou Sophia durante a apresentação.

Talks sobre imagem, empreendedorismo e protagonismo

O Preview contou com um talk especial que reuniu Mari Menezes e Robson Jassa.

Mari trouxe reflexões sobre empreendedorismo e independência feminina, destacando a importância de criar espaços que conectem mulheres a oportunidades reais.
“O empreendedorismo feminino precisa de ambientes como este, que abrem portas e ampliam possibilidades”, afirmou.
Robson Jassa, referência em imagem pessoal, reforçou a ideia de que a imagem que vendemos é luxo — porque é posicionamento, credibilidade e a forma como o mercado nos enxerga.
“A imagem não é apenas estética, é posicionamento. É sobre a mensagem que transmitimos e como o mercado nos enxerga.”

Anúncio de parceria com a Leroy Merlin

Um dos pontos altos da manhã foi o anúncio da parceria entre a Leroy Merlin e a Capital Concreto, um movimento que une inovação, construção e design de interiores ao mercado de alto padrão.

Mais do que um anúncio corporativo, a parceria simboliza o que Sophia chamou de novo luxo: parcerias inteligentes que constroem futuro, abrem caminhos e criam impacto real no ecossistema de negócios.

Capital Concreto como hub de experiências

Com a presença de imprensa, convidados estratégicos e líderes do setor, a manhã mostrou que a Capital Concreto vai além de um espaço físico: é um hub de experiências que integra arquitetura, design, literatura e empreendedorismo.

Abrir as portas da Capital para esse Preview foi um marco importante de um movimento maior — um convite para pensar o luxo não apenas como estética, mas como propósito, independência financeira através do investimento imobiliário.

(Fotos : Divulgação Sophia Martins)

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Geral13 horas ago

Isabella Adorama projeta novos horizontes na carreira e aposta em múltiplos formatos artísticos

Atriz mineira de 22 anos, com passagens pelo SBT, revela trajetória, aprendizado, próximos projetos e interesse em bastidores do entretenimento...

Geral13 horas ago

Psicólogo argentino Alejandro Schujman lança o livro “Adolescência: um desafio possível” pela Catapulta Editores

Vivemos um momento em que os adolescentes parecem incentivados a crescer antes da hora. Uma recente denúncia sobre a “adultização...

Negócios14 horas ago

Capital Concreto abre as portas para o Preview do livro “50 Tons de Luxo” em manhã que uniu literatura, negócios e inspiração

Na manhã de hoje, a Capital Concreto, em Alphaville, abriu suas portas para receber o Preview exclusivo do livro “50...

Negócios19 horas ago

Por que a jurimetria deve crescer no mercado financeiro

Por Alexandre Pegoraro (*) Nos últimos anos, a jurimetria deixou de ser um recurso restrito a departamentos jurídicos inovadores e...

Negócios19 horas ago

Datarisk acelera estratégia de crescimento e anuncia Valéria Nery como nova CRO

Ex-executiva da NTT Data tem como meta expandir a presença da empresa no mercado e consolidar o posicionamento de referência...

Negócios20 horas ago

Colaboração logística da iniciativa privada impulsiona entrega de 400 unidades odontológicas móveis no Brasil

(da esquerda para direita: Maikel Belo do grupo Belo, Flavio Figueiredo da Lecar, Carlos André da BRlogis e Luciano Neves...

Business20 horas ago

Stablecoins sob vigilância: alerta do mercado expõe vulnerabilidades no sistema de pagamentos brasileiro

Na noite de 17 de agosto, uma mensagem de alerta circulou entre instituições financeiras e operadores do Sistema de Pagamentos...

Tecnologia20 horas ago

Influenciadores adolescentes e a adultização digital: até onde vai o trabalho e os direitos de quem começa cedo na internet?

Após o vídeo do youtuber Felca sobre a ‘adultização’ de menores nas redes sociais, especialistas alertam para os limites legais...

Negócios21 horas ago

Pela primeira vez na história, uma mulher se torna capitã de um quebra-gelo nuclear

Nomeação marca os 80 anos da indústria nuclear russa e consolida a presença feminina em cargos de liderança na frota...

Moda21 horas ago

O fim da moda escondida: como o online libertou o plus size das araras do fundo da loja

Do canto invisível da loja física à vitrine digital com horário nobre, o e-commerce devolveu escolha, linguagem de moda e...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed