Barra
Connect with us

Negócios

ESG orienta comportamento de compra do consumidor, aponta head de negócios do Gad

Published

on

Estudo mostra que mais da metade dos brasileiros está disposta a pagar mais por produtos e serviços que façam a diferença na pauta ambiental, social e de governança

A busca de empresas e consumidores por produtos e processos mais sustentáveis é uma tendência crescente e que ganhou os holofotes no mundo todo na última década.

A pauta ESG (da sigla em inglês Environmental, Social and Governance e, em português, ambiental, social e governança), que antes era assunto de mercados financeiros, investidores e relatórios anuais de sustentabilidade, vem ganhando cada vez mais relevância e visibilidade, inclusive na definição de comportamentos de consumo.

“O tema ESG virou farol para atrair consumidores cada vez mais atentos, conectados, impactados e, porque não dizer, preocupados com as necessidades da sociedade e do planeta. E estas atitudes viraram questões disseminadas por todo espectro social, alimentadas por notícias e postagens em redes sociais que trazem assuntos como crise climática, justiça social, pautas de diversidade e inclusão, combate à corrupção, entre outros”, comenta Mari Soccodato, head de negócios da consultoria de marca e experiência Gad.

Executiva com mais de duas décadas de atuação na área de marketing e marcas de empresas como Coca-Cola, Vibra Energia, XP e Raízen, e em agências de Consumer, Entretenimento e Serviços, Mari Soccodato explica que é importante ressaltar que esta preocupação e atenção com a agenda ESG não estão concentradas apenas no topo da pirâmide, mas já têm impactos nos comportamentos de consumo de toda sociedade.

É o que mostra o Indicador Impacto ESG no Varejo, estudo desenvolvido pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) e realizado pela Mosaiclab. De acordo com o levantamento, mais da metade da população brasileira está disposta a pagar de 5% a 20% a mais por produtos e serviços que realmente façam ações efetivas em ESG. Para a proteção do meio ambiente do Brasil, no E de Ecoambiental, o número chega a 59% da população.

Chamam a atenção algumas particularidades da Classe C. Enquanto muitas empresas ainda entendem o conceito de ESG como ligado principalmente à sustentabilidade, para a Classe C alguns pontos se destacam da média da população, especialmente aqueles ligados ao S (de Social) da sigla.

Para este perfil de consumidores, que no Brasil representa 30,3% dos domicílios em 2023, de acordo com levantamento da consultoria de dados econômicos Tendências, são consideradas ações importantes de investimentos ESG aquelas relacionadas à empregabilidade, como o incentivo ao pagamento de salários justos para seus colaboradores, e ações que criem mais oportunidades de emprego.

O tema respeito e dignidade também ganha relevância, como em ações que reforcem a importância de respeitar seus clientes, independente de perfil ou origem; ou ainda iniciativas que incentivem a aceitação e respeito na sociedade em relação à diversidade de gênero, raça, idade, orientação sexual etc.

Consumidores da Classe C também valorizam ações que auxiliem no acesso da população carente à moradia com dignidade, o que envolve saneamento básico e energia elétrica, por exemplo.

A população em geral também anseia em participar de ações que melhorem o mundo: 86% declaram que se soubessem como melhorar mudariam hábitos de consumo para reduzir o impacto eco ambiental.

“Diante destes dados, é importante fazermos algumas reflexões para o futuro, especialmente no varejo. As empresas precisam e devem de maneira contínua, integrada e efetiva, investir e promover uma agenda ESG, em toda a cadeia, e serem claras na mensagem e na informação para os consumidores, indo além da transparência. Só desta maneia é possível ter uma troca verdadeira e uma relação duradoura das marcas com os múltiplos stakeholders do ecossistema do varejo”, analisa Mari Soccodato, do Gad.

Sobre o Gad

“Brand is business”: com esse posicionamento, o Gad é uma consultoria de marca e experiência que atua há mais de 38 anos no mercado brasileiro e internacional com o diferencial de trabalhar marca como negócio, de forma mais permanente, com uma atuação focada na construção da jornada da marca à experiência.

Com mais de mil marcas e projetos desenvolvidos no portfólio, a empresa já ajudou a posicionar e reposicionar grandes companhias como B3, BB seguros, Claro, CPFL, Eletrobras, Fleury, Gerdau, EMS, GRU Airport, Postos BR, Panvel, Vivo, entre outras. Sob o comando do fundador e CEO Luciano Deos, a consultoria conquistou mais de 300 prêmios, como no London International Awards, no Cannes Lions, no Brasil Design Award, além de ser reconhecida como uma empresa Great Place to Work (GPTW) pelo quarto ano consecutivo.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Terceirização Inteligente: A Estratégia que Impulsiona Negócios — e a Força da NeverStopsGroup no Mercado Nacional

Published

on

No cenário competitivo em que vivemos, empresas que desejam crescer com solidez precisam fazer escolhas estratégicas — e uma das mais eficazes é a terceirização de serviços. Essa prática, que já movimenta bilhões no Brasil, é sinônimo de eficiência, foco e otimização de recursos.

Por que cada vez mais empresas estão terceirizando?

A resposta está nos benefícios concretos que a terceirização oferece. Entre os principais:

-Redução de custos operacionais e encargos trabalhistas

-Acesso a profissionais qualificados e treinados

-Foco total no core business da empresa contratante

-Agilidade na adaptação a demandas e sazonalidades

-Redução de riscos jurídicos e administrativos

Terceirizar é deixar que especialistas cuidem da operação, enquanto sua empresa avança de forma estratégica.

NeverStopsGroup: Excelência, Inovação e Performance

Em um mercado exigente, a NeverStopsGroup se destaca por oferecer soluções terceirizadas completas, com alto padrão de qualidade e atuação em diversos segmentos: limpeza, portaria, recepção, serviços administrativos, suporte offshore, entre outros.

Com uma equipe capacitada, processos otimizados e uma gestão orientada a resultados, a empresa entrega muito mais do que serviços — entrega comprometimento, inteligência operacional e confiança.

“Trabalhamos para gerar soluções práticas, humanas e eficientes. Nosso objetivo é facilitar a vida dos nossos clientes, com responsabilidade e profissionalismo em cada detalhe”, destaca Xenia Dandrade CEO  da NeverStopsGroup.

A empresa atua com abrangência nacional, adaptando seus serviços às necessidades específicas de cada cliente, sempre com agilidade, transparência e foco em resultados reais.

Escolher a NeverStopsGroup é mais do que terceirizar. É evoluir.

Num mundo onde o tempo é o recurso mais precioso, terceirizar com inteligência é o caminho para crescer com segurança e solidez. E contar com uma empresa como a NeverStopsGroup é garantir que cada etapa da sua operação esteja nas mãos certas.

Porque aqui, a excelência nunca para.

Continue Reading

Negócios

Liderança feminina: o legado de Renata Soares para a inovação das auditorias jurídicas no Brasil

Published

on

A recente edição da pesquisa “Sem Atalhos”, realizada e divulgada pela empresa de consultoria Bain & Company, mostrou que, entre 2019 e 2024, o número de mulheres que ocupam cargos executivos em grandes empresas brasileiras cresceu de 23% para 34%. Na posição de CEO, o avanço foi de 3% para 6%. Apesar do aspecto positivo em termos de evolução, mesmo que de forma lenta, este cenário mostra que a desigualdade de gênero entre as lideranças ainda trava o potencial de inovação dessas companhias. “Organizações com perfil insurgente estimulam o questionamento do status quo e a busca por novas formas de gerar valor, especialmente em tempos de baixo crescimento econômico, quando identificar oportunidades inexploradas no mercado ou internamente é algo fundamental. Nesse cenário, a diversidade de gênero na liderança da organização traz perspectivas distintas e ideias que desafiam padrões estabelecidos, promovendo a inovação e a ousadia estratégica”, diz o documento.

Renata Soares, sócia-fundadora da Port Louis e criadora da plataforma PortData, que alia inovação e tecnologia para transformar o setor de auditorias jurídicas no Brasil, é um exemplo dessa contradição do mercado. Formada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), atuou nas áreas de Macro Research, Investment Banking, Structured Finance e Private Equity. Foi responsável pela área de private equity do Banco Credit Suisse/Garantia, onde ficou por 11 anos. Renata também estruturou as áreas de captação de recursos, jurídica e de relações com investidores na Autonomy Investimentos.

Agora a empreendedora também se destaca por representar a liderança feminina na tecnologia, um setor historicamente dominado por homens. Segundo dados do relatório Mulheres na Tecnologia 2024, apenas 20% dos cargos de liderança na área de tecnologia são ocupados por mulheres. À frente da PortData, Renata tem revolucionado os processos de due diligence, trazendo mais eficiência, transparência e segurança para transações empresariais e patrimoniais.

A plataforma nasceu com o propósito de reduzir o chamado “custo Brasil”, que impacta diretamente a competitividade das empresas ao tornar as operações mais burocráticas e onerosas. Com tecnologia avançada, a solução automatiza a emissão e análise de documentos jurídicos e fiscais, otimizando processos antes morosos e suscetíveis a erros manuais. Utilizando inteligência artificial e machine learning, a PortData consegue levantar mais de três mil certidões em todo o território nacional, abrangendo órgãos como Tribunais de Justiça, Receita Federal e Justiça do Trabalho.

A presença de executivas como Renata não só contribui para o aumento da representatividade, como também inspira outras mulheres a ocuparem espaços estratégicos em um mercado em expansão, pois o seu legado para a tecnologia no setor jurídico é significativo e inspirador. Antes da automação, auditorias jurídicas exigiam grande esforço manual para reunir e interpretar certidões e registros, o que podia atrasar ou até inviabilizar negociações importantes.

Com a PortData, esse processo tornou-se mais ágil, reduzindo riscos e aumentando a confiabilidade das transações. Em 2024, a empresa cresceu mais de 25% em faturamento, demonstrando a crescente demanda por soluções inovadoras no setor.

“A transparência nas transações não é apenas um benefício para empresas e investidores, mas um motor para o desenvolvimento econômico do país. Ao reduzir burocracias e mitigar riscos, estamos contribuindo para um ambiente de negócios mais seguro e produtivo”, destaca Renata Soares.

A trajetória de Renata reflete sua capacidade de inovação e liderança no setor jurídico. Sua experiência anterior em consultoria e gestão de processos, somada ao olhar estratégico para o uso da tecnologia, permitiu a criação de uma solução disruptiva, que facilita e acelera auditorias jurídicas no Brasil.

Sobre a PortData

Criada em 2018 pela Port Louis, a PortData é uma solução tecnológica que automatiza auditorias jurídicas por meio do conceito de Due Diligence 5.0. A plataforma emite e analisa certidões fiscais, trabalhistas, cíveis e criminais, permitindo que empresas tomem decisões informadas e seguras em processos de fusões, aquisições e investimentos. Utilizando inteligência artificial e machine learning, a PortData organiza informações e classifica riscos de forma automatizada, reduzindo custos operacionais e promovendo maior transparência no mercado.

Para saber mais, acesse: https://www.portdata.tech

Continue Reading

Negócios

JK Estética Avançada lança nova marca com foco no mercado de luxo global

Published

on

A JK Estética Avançada, reconhecida como uma das mais importantes clínicas de estética da América Latina, anuncia o lançamento de sua nova marca. Sob a liderança das sócias Isabela Savoretti Viegas e Simone Viotto, com unidades em São Paulo e Rio de Janeiro, a marca passa a refletir um posicionamento mais moderno, sofisticado e alinhado ao mercado de luxo global, em alinhamento com o seu plano estratégico de internacionalização.

A nova identidade da JK é uma verdadeira experiência sensorial, englobando elementos de toque, cor, cheiro, visual e som, representando uma abordagem completamente inovadora para o setor de estética.

O projeto foi desenvolvido sob a mentoria de Joca Guanaes, ícone da publicidade brasileira e cofundador da lendária agência DM9, considerada uma das marcas de comunicação mais influentes do mundo.

O rebranding ficou a cargo da renomada Atlantis Intelligence Lab, uma agência internacional especializada em comunicação de luxo, liderada pelos sócios Samara Araújo e Sidney Araújo, com células em Dubai, Londres e São Paulo. Eleita em 2021 como a melhor empresa de comunicação de luxo do mundo, a Atlantis trouxe sua expertise para criar uma marca que eleva a JK Estética Avançada ao mais alto padrão global de exclusividade e sofisticação.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Entretenimento5 horas ago

Brasileiros Gerson Fogaça, Sophia Pinheiro e Adriano Moraes expõem na mostra coletiva “Nosotros, del Otro Lado”, na Espanha

Com abertura nesta quinta-feira (14), exposição na cidade de León, Espanha, conta com coordenação da Art Concept   A exposição...

Saúde11 horas ago

Março Amarelo – Mês da Conscientização da Endometriose

A endometriose é uma doença crônica, infiltrativa, inflamatória e incapacitante. Ela destrói a vida de várias mulheres. É preciso tratar...

Negócios11 horas ago

Terceirização Inteligente: A Estratégia que Impulsiona Negócios — e a Força da NeverStopsGroup no Mercado Nacional

No cenário competitivo em que vivemos, empresas que desejam crescer com solidez precisam fazer escolhas estratégicas — e uma das...

Famosos11 horas ago

BK’ confirma participações de Evinha, Fat Family, Luccas Carlos e outros artistas no primeiro show de DLRE no Festival GIGANTES

O evento acontece no dia 26 de abril, na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, e conta ainda com...

Geral11 horas ago

BOOM MUSIC inaugura estúdio em Osasco e chega para impactar a cena musical da Grande São Paulo

Com estrutura moderna, atendimento humanizado e uma visão artística conectada às tendências globais, a Boom Music nasce para transformar sonhos...

Famosos12 horas ago

Modelo e atriz mirim, Cecília Costa apresenta grande evolução em frente às câmeras

Com apenas 6 anos, a modelo Cecília Costa já prova que talento, dedicação e aprendizado fazem toda a diferença! Desde...

Entretenimento12 horas ago

“Jogadinha” do É o Tchan explode no Carnaval e reforça força do grupo

O grupo de axé É o Tchan mostrou mais uma vez sua relevância no cenário musical com o sucesso de...

Entretenimento12 horas ago

“Na Ondinha: A Sedução e o Ritmo Contagiante de DJ Calixto”

A música “Na Ondinha”, o mais novo sucesso do DJ Calixto, tem conquistado o público e se tornado um verdadeiro...

Entretenimento12 horas ago

Silvana Salazar emociona Ilha do Retiro com hino de Pernambuco no Dia Internacional da Mulher

Em um momento de pura emoção e celebração, a cantora Silvana Salazar abriu o clássico do último sábado (09), na...

Entretenimento12 horas ago

No Sigilo: O hit de Felipe Beats e Cesinha Garcia que conquistou as redes sociais

A música No Sigilo, uma colaboração entre Felipe Beats e Cesinha Garcia, tem ganhado destaque significativo desde seu lançamento. Disponível...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed