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Especialista Cláudio Lasso dá 5 orientações financeiras para tirar sua empresa do vermelho

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Cláudio Lasso, que atua no mercado de consultoria e auditoria Contábil e Tributária há 15 anos, explica que é necessário fazer algumas avaliações antes de pegar um empréstimo para garantir a sobrevivência do seu negócio

De acordo com um estudo elaborado pela consultoria britânica Oxford Economics, empresas de países emergentes, como o Brasil, tiveram aumento nas dívidas entre 10% e 20% durante a pandemia. E tirar a empresa do vermelho é um desafio para boa parte dos empreendedores.

CEO da Sapri Consultoria, Cláudio Lasso, que atua no mercado de consultoria e auditoria Contábil e Tributária há 15 anos, orienta que o primeiro passo para recuperar a saúde financeira do seu negócio é dimensionar o saldo negativo do seu negócio, antes de tomar qualquer atitude.

“Além da conta bancária, é preciso analisar as movimentações do caixa, previsões de recebimentos futuros e o orçamento da empresa. Só assim o empreendedor terá um cenário real do seu negócio e poderá elaborar um plano de ação eficiente”, aborda.

O contador explica que antes de buscar um empréstimo, é necessário realizar essa análise inicial e classificar quais as medidas devem ser tomadas em caráter de urgência para evitar que o problema financeiro se torne ainda maior. Por isso, ele elencou algumas dicas:

1. Controle o fluxo de caixa

Já tratamos sobre a importância do controle do fluxo de caixa aqui. A administração do fluxo de caixa permite que o empreendedor avalie seus recebimentos e pagamentos e planeje o futuro do seu negócio.

Com o controle do fluxo de caixa, o empreendedor tem condições de saber quando a empresa fica no vermelho, quando o seu saldo reduz ou aumenta. Com essas informações, ele pode, por exemplo, negociar prazos com credores e até estabelecer datas para saldar suas dívidas em parcelas.

A partir desse controle, o empreendedor pode avaliar o melhor momento para agir e evitar que as dívidas se tornem ainda maiores.

2. Preserve o capital de giro

Se mesmo com dívidas a sua empresa ainda conta com um capital de giro, é fundamental rever a sua administração e preservar esse recurso. O capital de giro, como já explicamos aqui, possibilita que a empresa pague suas contas em um curto prazo, além de equilibrar as contas do ativo e do passivo do seu negócio.

3. Separe as contas pessoais das finanças da empresa

Como já tratamos aqui, não separar as contas pessoais dos sócios do financeiro da empresa é um problema muito frequente, especialmente na realidade das micro e pequenas empresas. Quando não existe essa separação, o empreendedor não consegue redimensionar as contas da empresa, pois não possui uma real noção das retiradas mensais.

Muitos empreendedores para resolverem a questão, sem diminuir a retirada da empresa acabam aumentando os valores e as margens dos produtos e serviços. No entanto, como isso é feito sem o incremento da qualidade, em geral, o que os empresários experimentam é uma queda ainda maior nas vendas, prejudicando ainda mais o negócio.

É fundamental separar as contas da empresa das contas pessoais dos sócios. Estes, por sua vez, devem pagar suas despesas de acordo com um pró labore definido que será pago de acordo com a frequência que todos os sócios envolvidos determinarem.

O caixa da empresa precisa refletir as movimentações necessárias à sustentabilidade do negócio. Caso contrário, é a estrutura da empresa que acaba sendo comprometida pela falta de visão dos sócios.

4. Analise as movimentações da sua empresa

Relacionar as movimentações do seu caixa com o fluxo das vendas é fundamental para saber quais medidas devem ser tomadas. Todas as vezes que a entrada diminui, é preciso avaliar o motivo.

Alguns fatores como a entrada de um novo concorrente no mercado, queda dos preços e até a qualidade dos seus produtos e serviços deve ser avaliada. Ao checar esses fatores o empreendedor pode estabelecer medidas visando aumentar as vendas e consequentemente o faturamento.

Se as quedas nas vendas ocorreram em razão da entrada de um concorrente, por exemplo, que tal investir em marketing ou ações promocionais? Esse tipo de ação visando melhorar os resultados é o que acaba cobrindo o saldo negativo da empresa.

O esforço do empreendedor deve estar focado justamente neste ponto. Uma boa gestão financeira impacta diretamente no sucesso de uma empresa. Por isso ter constância na análise das movimentações é de extrema importância.

5. Negocie suas dívidas

Em um momento de dificuldade financeira, todo empreendedor deve evitar que o nome da sua empresa seja inscrito nos órgãos de proteção ao crédito. Isso pode comprometer a confiabilidade do seu negócio e bloquear oportunidades futuras.

Diante de dívidas, o melhor a fazer é manter uma postura proativa, entrando em contato com os credores e estabelecendo prazos e condições para o pagamento dos valores em aberto.Através dos prazos, o empreendedor consegue um fôlego maior para levantar seu negócio e melhorar o faturamento.

Por isso, não deixe de entrar em contato com os credores para negociar as suas dívidas, mesmo que isso não seja algo simples de se fazer.

Sobre Cláudio Lasso

Claudio Lasso é CEO da Sapri Consultoria, atua no mercado de consultoria e auditoria Contábil e Tributária há 15 anos. Contador por formação pela FECAP, o empresário possui especialização em Tributos e pós-graduação em Gestão Tributária, IFRS, SPEDs (Contábil, FCONT, SPED Fiscal, Contribuições e E-Social), Plano de Negócios / Business Plan, Auditoria Contábil e Financeira, Análise de Projetos e Investimentos. Também possui especialização em técnicas de empreendedorismo e formação de jovens empreendedores. Por causa dessa veia dedica aos negócios, Lasso fundou o projeto “Empreender na Escola”, trabalho que desenvolve para alunos de escolas públicas e profissionalizantes, levando seus conhecimentos de empreendedorismo e motivacional aos jovens estudantes.

Formado em Ciências Contábeis pela FECAP, especialista em tributos, Pós-Graduado pela FECAP – Gestão Tributária, IFRS, SPEDs (Contábil, FCONT, SPED Fiscal, Contribuições e E-Social), Plano de Negócios/ Business Plan, Auditoria Contábil e Financeira, Analise de Projetos e Investimentos, especialista em técnicas de empreendedorismo e formação de jovens empreendedores.

 

 

 

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GOLDEN INTELLECT™ A EMPRESA PIONEIRA EM DOCUMENTAÇÃO ESTRATÉGICA DE AUTORIDADE™ QUE ULTRAPASSOU FRONTEIRAS

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Atuando no Brasil e Estados Unidos, a dupla Priscilla Moura e Fernando Junior, à frente da Golden Intellect™, desenvolveu uma metodologia exclusiva que transforma mérito profissional em reputação comprovada e reconhecimento internacional.     



Em um cenário cada vez mais competitivo, onde a imagem muitas vezes se sobrepõe ao conteúdo, a Golden Intellect™ vem se destacando como a principal referência internacional em documentação estratégica de autoridade, uma metodologia que transforma mérito em reputação comprovada e reconhecimento legítimo.

Fundada por Priscilla Moura e liderada por Fernando Júnior, a Golden Intellect™ une excelência técnica, curadoria científica e comunicação estratégica para valorizar profissionais de alto desempenho que desejam ser reconhecidos pelo que realmente entregam. Com presença consolidada no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, Argentina e Colômbia, a empresa atua na organização e valorização de trajetórias profissionais por meio de publicações científicas, eBooks, dossiês de carreira, matérias institucionais e conteúdos de credibilidade que comprovam relevância e legitimidade.

Priscilla Moura, bacharel em Direito, especialista em gestão empresarial e em metodologia científica, é a idealizadora do conceito original aplicado pela Golden Intellect™, uma metodologia que vem se destacando pela capacidade de transformar conhecimento técnico em reputação sólida e reconhecimento global. “Quando algo é feito com propósito, ética e consistência, inevitavelmente se torna referência. Ver profissionais se reconectando com o próprio mérito e ganhando visibilidade legítima é o maior resultado do nosso trabalho”, afirma Priscilla.

Fernando Júnior, cofundador, gestor estratégico e especialista em investimentos nacionais e internacionais, reforça o valor do impacto global e da legitimidade como diferencial: “A Golden Intellect™ nasceu para valorizar o mérito e a autenticidade. Ver nossa metodologia cruzando fronteiras e inspirando profissionais é a prova de que estamos transformando o mercado com propósito real.”

Com mais de 500 profissionais assessorados, entre médicos, advogados, empresários, professores e empreendedores, a Golden Intellect™ atua em projetos que fortalecem perfis profissionais em parceria com escritórios e consultorias internacionais.


De acordo com Priscilla e Fernando, a missão da Golden Intellect™ vai muito além da visibilidade: é sobre legitimar o trabalho de quem gera resultados consistentes e mensuráveis. “A nova era da autoridade é baseada em prova, não em performance. O futuro da reputação será intelectual, legítimo e global”, conclui Priscilla.

Acompanhe no Instagram: @_goldenintellect

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A Direct Borrachas investiu em uma campanha estratégica para reforçar a presença da marca em eventos relevantes

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Direct Borrachas - Crédito da Foto: Thiago Duran / Divulgação

A Direct Borrachas investiu em uma campanha estratégica durante o mês de outubro para reforçar a presença da marca em eventos relevantes e preparar terreno para a Black Friday em novembro.

Participamos de dois eventos de grande importância:

1.⁠ ⁠Casa Shô – Shopee
Na segunda edição da Casa Shô, evento voltado para os principais criadores de conteúdo e afiliados da Shopee, nosso objetivo foi estreitar laços com influenciadores e expandir a visibilidade da marca. Como loja oficial da Shopee, realizamos uma ação prática no estande, demonstrando a aplicação do nosso revestimento autocolante decorativo de parede.

Direct Borrachas - Crédito da Foto: Thiago Duran / Divulgação

Direct Borrachas – Crédito da Foto: Thiago Duran / Divulgação

Os afiliados que participaram ganharam 1m² do nosso ripado autocolante, produto mais vendido na loja e conhecido como “o ripado da Shopee”. Essa estratégia não apenas ofereceu brindes premium, mas também incentivou os influenciadores a utilizarem o produto em suas casas, criando conteúdo e impulsionando vendas com comissões especiais.

O resultado? Mais de 200 conexões e parcerias de sucesso, fortalecendo nossa rede e ampliando a presença da marca.

2.⁠ ⁠JDM Auto Salon
Voltado para apaixonados por carros japoneses e personalizados, o JDM Auto Salon foi a oportunidade perfeita para apresentar nossa linha de pisos automotivos.

Aplicamos nossos pisos em todas as plataformas de exposição dos veículos, valorizando a estética do evento e destacando a resistência do produto, que suporta até 6 toneladas por metro quadrado, ideal para carros potentes.

Direct Borrachas - Crédito da Foto: Thiago Duran / Divulgação

Direct Borrachas – Crédito da Foto: Thiago Duran / Divulgação

Durante o evento, lançamos a nova cor roxa da coleção de pisos automotivos, muito requisitada por clientes do segmento de estética automotiva, garagens e oficinas.

A ação gerou grande reconhecimento da marca e do produto, além de oferecer condições especiais e brindes exclusivos aos visitantes.

Direct Borrachas - Crédito da Foto: Thiago Duran / Divulgação

Direct Borrachas – Crédito da Foto: Thiago Duran / Divulgação

Conclusão:
Essas iniciativas reforçam nosso compromisso em inovar, criar experiências marcantes e preparar estratégias sólidas para a Black Friday.

A Direct Borrachas segue investindo em ações que conectam pessoas, fortalecem parcerias e destacam nossos produtos nos principais nichos de mercado.

Direct Borrachas - Crédito da Foto: Thiago Duran / Divulgação

Direct Borrachas – Crédito da Foto: Thiago Duran / Divulgação

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Bahia terá representante na Fenauto em 2026

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Ari Pinheiro Junior passa a compor o Conselho Fiscal da entidade nacional no ano que vem

A Bahia terá representante na nova diretoria da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). O atual presidente da Associação Oficial dos Revendedores de Veículos do Estado da Bahia (Assoveba), Ari Pinheiro Júnior, passa a compor o Conselho Fiscal da entidade nacional a partir de 1° de janeiro de 2026, quando os novos eleitos tomam posse.

O dirigente estadual integrou a chapa “FENAUTO Forte e Unida”, encabeçada pelo presidente eleito José Everton Fernandes, que tem como 1° vice-presidente eleito Fábio Santana.

Após o anúncio, Ari Pinheiro Júnior falou da alegria deste novo desafio: “Fiquei muito feliz em receber o convite para integrar a diretoria da Fenauto, sob a futura presidência de Everton Fernandes, natural do Ceará, que assumirá a federação a partir de janeiro de 2026. Estou motivado e comprometido em me dedicar ao máximo para contribuir com o fortalecimento da Fenauto e do nosso setor automotivo”.

Além de representante da categoria, Ari Pinheiro Júnior é diretor da Pinheiro Veículo, em Salvador, e do Mercadão e Autoshopping, em Lauro de Freitas, com mais de 20 anos de atuação no mercado de seminovos.

O presidente da Assoveba vai dividir as funções do Conselho Fiscal com Leonardo Meirinho e Rodrigo Dotto.

Foto: Arquivo Pessoal/ Ari Pinheiro Júnior de

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