Connect with us

Geral

Especialista Cláudio Lasso dá 5 orientações financeiras para tirar sua empresa do vermelho

Published

on

Cláudio Lasso, que atua no mercado de consultoria e auditoria Contábil e Tributária há 15 anos, explica que é necessário fazer algumas avaliações antes de pegar um empréstimo para garantir a sobrevivência do seu negócio

De acordo com um estudo elaborado pela consultoria britânica Oxford Economics, empresas de países emergentes, como o Brasil, tiveram aumento nas dívidas entre 10% e 20% durante a pandemia. E tirar a empresa do vermelho é um desafio para boa parte dos empreendedores.

CEO da Sapri Consultoria, Cláudio Lasso, que atua no mercado de consultoria e auditoria Contábil e Tributária há 15 anos, orienta que o primeiro passo para recuperar a saúde financeira do seu negócio é dimensionar o saldo negativo do seu negócio, antes de tomar qualquer atitude.

“Além da conta bancária, é preciso analisar as movimentações do caixa, previsões de recebimentos futuros e o orçamento da empresa. Só assim o empreendedor terá um cenário real do seu negócio e poderá elaborar um plano de ação eficiente”, aborda.

O contador explica que antes de buscar um empréstimo, é necessário realizar essa análise inicial e classificar quais as medidas devem ser tomadas em caráter de urgência para evitar que o problema financeiro se torne ainda maior. Por isso, ele elencou algumas dicas:

1. Controle o fluxo de caixa

Já tratamos sobre a importância do controle do fluxo de caixa aqui. A administração do fluxo de caixa permite que o empreendedor avalie seus recebimentos e pagamentos e planeje o futuro do seu negócio.

Com o controle do fluxo de caixa, o empreendedor tem condições de saber quando a empresa fica no vermelho, quando o seu saldo reduz ou aumenta. Com essas informações, ele pode, por exemplo, negociar prazos com credores e até estabelecer datas para saldar suas dívidas em parcelas.

A partir desse controle, o empreendedor pode avaliar o melhor momento para agir e evitar que as dívidas se tornem ainda maiores.

2. Preserve o capital de giro

Se mesmo com dívidas a sua empresa ainda conta com um capital de giro, é fundamental rever a sua administração e preservar esse recurso. O capital de giro, como já explicamos aqui, possibilita que a empresa pague suas contas em um curto prazo, além de equilibrar as contas do ativo e do passivo do seu negócio.

3. Separe as contas pessoais das finanças da empresa

Como já tratamos aqui, não separar as contas pessoais dos sócios do financeiro da empresa é um problema muito frequente, especialmente na realidade das micro e pequenas empresas. Quando não existe essa separação, o empreendedor não consegue redimensionar as contas da empresa, pois não possui uma real noção das retiradas mensais.

Muitos empreendedores para resolverem a questão, sem diminuir a retirada da empresa acabam aumentando os valores e as margens dos produtos e serviços. No entanto, como isso é feito sem o incremento da qualidade, em geral, o que os empresários experimentam é uma queda ainda maior nas vendas, prejudicando ainda mais o negócio.

É fundamental separar as contas da empresa das contas pessoais dos sócios. Estes, por sua vez, devem pagar suas despesas de acordo com um pró labore definido que será pago de acordo com a frequência que todos os sócios envolvidos determinarem.

O caixa da empresa precisa refletir as movimentações necessárias à sustentabilidade do negócio. Caso contrário, é a estrutura da empresa que acaba sendo comprometida pela falta de visão dos sócios.

4. Analise as movimentações da sua empresa

Relacionar as movimentações do seu caixa com o fluxo das vendas é fundamental para saber quais medidas devem ser tomadas. Todas as vezes que a entrada diminui, é preciso avaliar o motivo.

Alguns fatores como a entrada de um novo concorrente no mercado, queda dos preços e até a qualidade dos seus produtos e serviços deve ser avaliada. Ao checar esses fatores o empreendedor pode estabelecer medidas visando aumentar as vendas e consequentemente o faturamento.

Se as quedas nas vendas ocorreram em razão da entrada de um concorrente, por exemplo, que tal investir em marketing ou ações promocionais? Esse tipo de ação visando melhorar os resultados é o que acaba cobrindo o saldo negativo da empresa.

O esforço do empreendedor deve estar focado justamente neste ponto. Uma boa gestão financeira impacta diretamente no sucesso de uma empresa. Por isso ter constância na análise das movimentações é de extrema importância.

5. Negocie suas dívidas

Em um momento de dificuldade financeira, todo empreendedor deve evitar que o nome da sua empresa seja inscrito nos órgãos de proteção ao crédito. Isso pode comprometer a confiabilidade do seu negócio e bloquear oportunidades futuras.

Diante de dívidas, o melhor a fazer é manter uma postura proativa, entrando em contato com os credores e estabelecendo prazos e condições para o pagamento dos valores em aberto.Através dos prazos, o empreendedor consegue um fôlego maior para levantar seu negócio e melhorar o faturamento.

Por isso, não deixe de entrar em contato com os credores para negociar as suas dívidas, mesmo que isso não seja algo simples de se fazer.

Sobre Cláudio Lasso

Claudio Lasso é CEO da Sapri Consultoria, atua no mercado de consultoria e auditoria Contábil e Tributária há 15 anos. Contador por formação pela FECAP, o empresário possui especialização em Tributos e pós-graduação em Gestão Tributária, IFRS, SPEDs (Contábil, FCONT, SPED Fiscal, Contribuições e E-Social), Plano de Negócios / Business Plan, Auditoria Contábil e Financeira, Análise de Projetos e Investimentos. Também possui especialização em técnicas de empreendedorismo e formação de jovens empreendedores. Por causa dessa veia dedica aos negócios, Lasso fundou o projeto “Empreender na Escola”, trabalho que desenvolve para alunos de escolas públicas e profissionalizantes, levando seus conhecimentos de empreendedorismo e motivacional aos jovens estudantes.

Formado em Ciências Contábeis pela FECAP, especialista em tributos, Pós-Graduado pela FECAP – Gestão Tributária, IFRS, SPEDs (Contábil, FCONT, SPED Fiscal, Contribuições e E-Social), Plano de Negócios/ Business Plan, Auditoria Contábil e Financeira, Analise de Projetos e Investimentos, especialista em técnicas de empreendedorismo e formação de jovens empreendedores.

 

 

 

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Geral

Terapeuta Elisa Ponte lista 6 atitudes que minam sua felicidade

Published

on

mastercoach fala sobre como melhorar a sua vida imediatamente

A felicidade é difícil de explicar, apesar disso é o desejo de muitas pessoas. Mas você já parou para pensar que pode estar minando esse estado emocional? A terapeuta, master coach e Miss Happiness Elisa Ponte elencou algumas atitudes que sabotam o seu direito de ser feliz.

1) Ter ao lado pessoas que te jogam para baixo

É bom questionar se o seu companheiro ou os seus amigos só te sabotam. Se a pessoa se tornar inconveniente e quiser reger sua vida, não te apoiar ou desencorajar, pode ser hora de se afastar por um tempo.

2) Condicionar a felicidade a realizações pessoais e profissionais

É possível ser feliz em todos os momentos. Tem pessoas que acham que só serão felizes quando tiverem um bom emprego, a casa própria ou uma família. E depois que alcançam isso adiam a felicidade novamente a condicionando a novas conquistas. O dia é hoje, o momento é agora.

3) Não assumir o controle da própria vida

Uma expressão que exemplifica isso é a frase “eu não tenho opção”, que serve como justificativa para tudo o que afeta a vida dessas pessoas, seja um emprego que elas detestam ou um relacionamento fracassado. Não ter escolha é uma escolha.

Manter um relacionamento em crise por causa do dinheiro ou dos filhos é uma escolha, assim como renunciar às próprias vontades para dar o melhor para eles também é. Se você realmente não quiser mudar, aceite e tente ver o lado bom daquela situação.

Você pode não aceitar o chefe chato e, de repente, ganhar menos em outro lugar. Mas se preferir ficar nesse emprego, tente ver tudo pelo lado positivo.

4) Se comparar com os outros

Uma das coisas que mais fazem o ser humano infeliz é comparar-se com os outros. Apesar de achar que o sucesso, a beleza ou qualquer outra coisa tenha sido fácil, você não sabe tudo sobre ela e não tem o direito de julgar. É preciso ter consciência de que todos somos singulares e insubstituíveis – cada qual tem seu valor.

5) Não reconhecer a felicidade

Você já deve ter ouvido muito a frase ‘Eu era feliz e não sabia. Muitas vezes não conseguimos reconhecê-la . Não levamos nem um segundo para considerar se somos realmente felizes em nosso trabalho e nos relacionamentos e hobbies. Nós apenas passamos por todos esses momentos.

6) Reclamar e julgar demais

Pessoas que reclamam, criticam, julgam e se comparam com outras pessoas jamais vão conseguir está em um estado de felicidade. Menos julgamento e mais aceitação.

Evitar reclamar, murmurar, falar palavrões, se comparar com os resultados de outras pessoas, criticar o trabalho de outra pessoa. Se você tem tempo de criticar o que o outro está fazendo, encontre tempo para fazer o que você não faz. E fica sempre procrastinando. Felicidade está em ações positivas.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Geral

Conselho Regional de Fisioterapia (RS) pede ajuda a fisioterapeutas de todo o país para atuar junto às vítimas

Published

on

Formulário segue a disposição para profissionais voluntários e prioridade são para crianças, idosos e portadores de deficiência que tiveram contato direto com água e umidade

Devido às altas demandas nos centros de acolhimento espelhados no estado do Rio Grande do Sul, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região – Crefito 5 RS, criou um formulário para cadastro de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que tenham interesse e disponibilidade em realizar trabalho voluntário, atuando nas demandas que surgem durante as enchentes.

O foco principal é o atendimento voltado para a área respiratória, tendo em vista que muitas pessoas ficaram expostas na rua, em telhados e tiveram contato direto com a água e umidade. Em paralelo, também acontecem atendimentos voltados aos idosos que necessitam de atendimentos e suporte como cadeiras de rodas e andadores.

Com a alta demanda de pessoas alojadas no mesmo local, o número de possíveis infectados com doenças pulmonares pode aumentar a cada dia, por conta do contato direto entre os recolhidos. O número de pessoas desabrigadas ultrapassam a marca de 615 mil pessoas fora de casa, destes 77 mil estão em abrigos e 538 mil desalojados (em casas de amigo e parentes).

As (inscrições) chegam através dos canais de comunicação do Conselho, bem como no grupo criado no WhatsApp para agilizar os atendimentos. Tendo em vista que o contexto da calamidade pode durar meses até chegar a uma normalidade, o cadastro terá validade até existirem pessoas em situação de abrigamento.

Link para preenchimento do formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLBZ0ct8YBMI53m8Z0eCob4v6pPpr50lFCFETK8kBiJ9kfFQ/viewform

A partir do momento que essa informação for de conhecimento público, os abrigos e hospitais poderão acionar o CREFITO-5 que direciona as demandas aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais cadastrados como voluntários. Quanto maior o número de profissionais cadastrados, maior será o número de pessoas atendidas e reabilitadas.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Geral

Show da Madonna impulsiona buscas por Heineken, revela Tunad

Published

on

(Foto: Reprodução/ Instagram)

O recente show da Madonna, ocorrido no último sábado (4/5), atraiu cerca de 1,6 milhão de pessoas para a praia de Copacabana e teve um custo estimado em cerca de R$ 60 milhões. De acordo com a prefeitura do Rio, o mega evento é parte de uma estratégia maior da cidade para atrair e capitalizar em grandes eventos, como já acontece durante o Rock In Rio, o Carnaval e o Réveillon. Essa estratégia tem se mostrado eficaz, visto que eventos anteriores também geraram retornos econômicos significativos. O último Réveillon, por exemplo, movimentou mais de R$ 3 bilhões da economia carioca, enquanto o Carnaval de 2024 gerou R$ 5 bilhões e, em novembro de 2023, os shows de Taylor Swift adicionaram cerca de R$ 670 milhões à economia local, segundo dados da prefeitura do Rio. Para o show da Madonna, a expectativa é que tenha retornado cerca de R$300 milhões para a cidade. 

 

Neste sentido, o grande evento musical não só provou ser um espetáculo cultural de grande escala, mas também um fenômeno econômico capaz de influenciar significativamente as tendências de consumo. Uma análise da Tunad, empresa de Inteligência de Mídia, referente às buscas online revelou que, durante o evento, houve um aumento de 300% na procura pelo termo “Heineken”, com o número saltando de uma média de 750 em dias normais, para 3000 buscas no horário entre 23h e 23h59. Este incrível aumento reflete como eventos de grande visibilidade podem impulsionar o interesse em marcas específicas, servindo como um catalisador para o consumo de produtos associados ao evento. E o entendimento desses padrões de consumo em torno de grandes eventos pode oferecer insights valiosos para estratégias de marketing e vendas.

A intersecção entre cultura pop e consumo não apenas fomenta o crescimento econômico local, mas também abre oportunidades para marcas que desejam ampliar sua visibilidade e alcance durante ocasiões de grande público. Portanto, eventos como o show da Madonna demonstram ser mais do que apenas entretenimento; são impulsionadores poderosos de atividades econômicas, evidenciando como a cultura popular pode influenciar diretamente a economia e as tendências de consumo.

 

Como a análise foi realizada?

 

A pesquisa foi realizada utilizando um sistema de estimativa exclusivo da Tunad, baseado no Google Trends, para analisar a frequência de buscas pela palavra-chave “Heineken”. Foi investigado o número médio de buscas para essa keyword no período das 23:00h às 23:59h, entre os dias 01/05 e 03/05, e esses dados foram comparados com as buscas realizadas no mesmo intervalo de tempo no dia 04/05.

 

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Business13 horas ago

5 Dicas para conseguir um emprego e causar uma boa impressão ao recrutador Como sair bem em uma entrevista de emprego e causar boa impressão?

A especialista em Recrutamento & Seleção de Profissionais, da Interage+RH  Josiani Pimenta, explica como o candidato pode se dar bem...

Famosos16 horas ago

Heitor Ximenes, de Porto de Moz – PA para o mundo: ex-participante da “A Grande Conquista” da Record TV

Após sua participação no programa de televisão “A Grande Conquista” da Record TV, o influencer Heitor Ximenes concedeu uma entrevista...

Saúde17 horas ago

Mês Internacional da Endometriose: Mulheres compartilham suas histórias e experiências com a doença

Maio marca a mobilização global pela conscientização e combate à endometriose No Dia Internacional da Luta contra a Endometriose, celebrado...

Famosos19 horas ago

A história inspiradora de Cesar Henrique, Cantor e Autor do Bestseller ‘INDESISTÍVEL'”

Cantor, escritor e palestrante Cesar Henrique tem se destacado no cenário nacional com uma mensagem poderosa de fé e perseverança....

Entretenimento19 horas ago

Milena Pereira Lança Livro em Evento Internacional

A administradora de empresas e escritora Milena Pereira lança seu livro “Callahara 2 – Depois do Casamento”, no sábado, dia...

Famosos20 horas ago

Cantora Glaucia Mel leva Recife ao ritmo de suas músicas envolventes

Hit “Eu Não Tô Nem Aí” agita as principais rádios da cidade enquanto “Sentada Violenta” ganha destaque nas paradas musicais...

Saúde20 horas ago

Médicas mais conceituadas do Brasil participam de evento sobre menopausa

Criada por Renata de Paula e María Laura Babikian, a plataforma de conteúdo Vênus Talks apresenta dia 21 de maio...

Saúde21 horas ago

Psiquiatra Moises Groisman lança seu 14º livro: “Tô Loco, Dotô? Do Diagnóstico Psiquiátrico ao Diagnóstico Sistêmico”

Referência na terapia familiar sistêmica, ele contesta o diagnóstico  psiquiátrico apoiado apenas na sintomatologia do paciente No seu novo livro...

Saúde23 horas ago

Obesidade e Hormônios

A obesidade e os problemas hormonais estão frequentemente interligados, com cada um podendo influenciar e agravar o outro. Aqui estão...

Famosos2 dias ago

Modelo e influencer Ketlin Groisman foi destaque na Mansão Maromba batendo a marca de 30 milhões de views em suas redes sociais

A convite de Toguro dono da Mansão Maromba convidou a Influencer e Modelo Ketlin Groisman a passar um mês criando...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed