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Especialista em cortes especiais para churrasco, Netão Bom Beef expande redes de hamburgueria e açougue

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Com quase 20 anos de experiência no mundo das carnes, o açougueiro, churrasqueiro e empresário Domingos Neto, o Netão, ficou conhecido em todo o país através da internet e de programas de TV como especialista em cortes especiais para churrasco. Seus perfis no Instagram hoje somam quase 1,5 milhão de seguidores de todo o país e seu canal no Youtube já conta com mais de 1 milhão de inscritos.

Como empreendedor, também não para. Atualmente, está à frente da casa de carnes Bom Beef, com sede em Santos, que em breve ganhará um novo espaço e está em processo de franqueamento para abertura de unidades em todo o país, e também comanda a Bom Beef Burgers, hamburgueria com quatro unidades próprias no estado de São Paulo e com novas lojas previstas para outras cidades, através do sistema de franquias.

 

Como tudo começou

O interesse por carnes começou quando ainda era um menino, aos sete anos de idade. Hoje, aos 35, com muita história para contar, é referência no assunto e desde 2014 está à frente de uma das melhores casas de carnes do Brasil, a Bom Beef, localizada em Santos, litoral de São Paulo.

Ainda criança, Netão passou a frequentar o açougue do tio, aos domingos, e ficava encantado com os frangos assados vendidos na porta do estabelecimento. Nessa época, começou a viajar com o tio para fazendas e frigoríficos para fazer companhia e foi se apaixonando mais por esse universo da carne.

Um tempo depois, seu pai comprou um pequeno açougue ao lado da escola onde estudava, e Netão começou a ir diariamente ao local, após a aula, acompanhar o trabalho dos familiares.

Quando tinha 14 anos, passou a gerenciar o frigorífico do seu pai. Já naquela época, era o responsável por abrir o estabelecimento e fazer as compras, armazenamento e manipulação dos pescados. “Meus pais saíam de casa às quatro da manhã e voltavam depois das nove da noite. Sempre trabalharam muito. Foi com eles e com meu tio que aprendi a importância do trabalho, a ser correto e ter responsabilidades”, lembra Domingos.

Aos 16 anos, saiu de casa para trabalhar e morar com o tio. Na mesma época, prematuramente, entrou na faculdade de Direito. Começou como entregador no açougue do tio e em uma semana passou a trabalhar no balcão, manipulando as facas. Netão lembra que aprendeu muito com os açougueiros e aos 18 anos já era gerente da casa. “Mas meu sonho mesmo era ser sócio do meu tio no açougue dele, o Costa Rica. Como ganhava muita gorjeta dos clientes, deixava o meu salário todo com meu tio, para não gastar. E usava só o dinheiro que ganhava de caixinha”.

Para conseguir juntar o dinheiro para comprar parte do açougue, à noite, Netão fazia bico de bartender e também chegou a trabalhar em um restaurante do pai, aos 20 anos. Apesar de trabalhar desde muito cedo, os pais sempre exigiram que ele estudasse, por isso, cursou quatro anos de direito, fez inglês, espanhol e italiano, até que resolveu trabalhar a bordo de um navio, para juntar mais dinheiro e realizar o sonho de ter o próprio negócio.

Ficou três anos como bartender com o maior número de avaliações positivas do transatlântico, mas era na cozinha, de enxerido, vendo os chefs cozinharem, que Netão se realizava. Foi lá que conheceu cortes novos e aprendeu a apreciar carnes de qualidade. Quando o navio atracava, sempre que conseguia, Netão parava em todos os açougues, steak houses e restaurantes dos países ao redor do mundo para conhecer as carnes servidas por lá. E cada vez mais ficava encantado com esse universo.

Em um dos telefonemas à família, soube que o tio havia vendido o açougue. E por um momento achou que todo esforço e sacrifício tinham sido em vão. Mas pouco tempo depois, se restabeleceu, e decidiu seguir em frente.

Quando voltou a Santos, foi trabalhar em uma loja de móveis, sempre pensando em juntar dinheiro para poder ter seu próprio negócio. Em pouco tempo, aumentou consideravelmente o faturamento da loja, o que o fez ficar ainda mais empolgado com a ideia de empreender.

Todos os dias passava em frente ao antigo açougue do tio. Algumas vezes entrava, conversava com os proprietários, e ficava triste ao ver o estado em que a casa se encontrava.

Aos 28 anos, Netão finalmente conseguiu comprar o açougue, na Avenida Pedro Lessa, em Santos. Dois meses depois, mudou o nome para Bom Beef e resolveu ficar na porta chamando a clientela, para que a vizinhança soubesse que a família dele estava de volta ao comando da casa. Ele lembra que à época eram somente ele, um açougueiro e uma caixa. “Mas o meu projeto já era trabalhar com carne de qualidade e, por isso, eu selecionava tudo diretamente nas fazendas”, recorda.

A preocupação com a carne de qualidade sempre fez parte dos planos de Netão e, por isso, o negócio vem crescendo a passos largos. “Carne boa tem que ter maciez, sabor diferenciado e suculência. Além disso, nos preocupamos com a seleção do gado, a genética, o tipo de pasto, com o transporte para o abate, sempre respeitando o animal e buscando estudar o assunto”.

Assim que comprou o açougue, entrou em contato com um antigo produtor e apresentou seu projeto de com carnes de qualidade. O parceiro embarcou em sua ideia, e dois anos depois, o sonho virava realidade.

Para divulgar a novidade ainda pouco conhecida por aqui, criou um perfil no Instagram onde ensinava sobre os novos cortes, com isso, a Bom Beef começava a criar um público segmentado para carnes especiais para churrasco.

Seguidores com perfis no Instagram relacionados a churrasco começaram a repostar as publicações dele, e foi assim que a Bom Beef ganhou projeção nacional. “Comecei a mandar a minha carne para alguns churrasqueiros conhecidos em Santos e São Paulo, pedindo a opinião deles, porque queria um feedback do meu trabalho. Mas essa ação acabou se consolidando em uma excelente estratégia de marketing”, lembra.

O sucesso foi tanto que seus perfis no Instagram hoje somam mais de 1 milhão de seguidores. Em agosto de 2019, a pedido dos do público, lançou seu canal no Youtube, o Netão Bom Beef, que já conta com quase 1 milhão de seguidores. A ideia era preencher uma lacuna de conteúdo mais aprofundado sobre churrasco e cortes especiais de carne na internet.

Além de açougueiro especialista em carnes de qualidade, Netão é conhecido por ser um excelente churrasqueiro. A família sempre foi festeira e fazia churrasco todos os finais de semana e Netão sempre esteve envolvido. O pai também teve uma churrascaria, foi quando ele teve outro contato profissional com a carne, além da cozinha do navio.

Com a experiência que adquiriu, Netão começou a dar dicas sobre carnes e hambúrgueres aos proprietários de restaurantes parceiros. Logo, as pessoas resolveram contratá-lo para consultorias, foi quando resolveu, em 2017, abrir um espaço voltado a cursos da área. A pedido dos clientes, passou a também a fazer eventos com o seu buffet de churrasco.

Autodidata, sempre estudou sobre carnes por conta própria, mas fez alguns cursos no Brasil e no Exterior. Recentemente, fez algumas viagens ao Texas para visitar steak houses e outros locais da cadeia produtiva da carne, além de fazer alguns workshops e participar dos mais importantes festivais de churrasco do Brasil.

“Fiz cursos com grandes nomes estrangeiros da carne, como Steve West, George Motz e com os principais mestres do churrasco e cientistas da carne do país”, conta, reforçando o ideal da busca pela carne perfeita. “Quero ter a melhor carne do Brasil”.

Hoje, a Bom Beef, localizada no número 2.526 da Avenida Pedro Lessa, em Santos, tem dezenas de funcionários e prestadores de serviço, que recebem treinamentos constantes. Sempre que está em Santos, Netão vai ao açougue acompanhar tudo de perto.

Toda essa dedicação limita as horas de sono de Netão a quatro por noite. Empreendedor nato, ele é um cara muito antenado e obstinado pela perfeição e está sempre pensando em um novo projeto.

Em breve, a casa de carnes passará a ocupar um imóvel próprio, bem maior e na mesma quadra da atual, e contará também com uma parrila para servir as carnes grelhadas para os clientes poderem degustar na hora.

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Milena de Paula Bernardino recebe premiação internacional em Orlando

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Créditos da Foto: Divulgação

A empresária, psicóloga e escritora Milena de Paula Bernardino foi uma das homenageadas em Orlando, nos Estados Unidos, durante o evento “Tudo para Brasileiros”, realizado no Hard Rock Café. A premiação reconhece brasileiros que desenvolvem trabalhos de destaque e impacto fora do país, reunindo profissionais de diferentes áreas com atuação relevante no cenário internacional.

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Segundo Milena, o reconhecimento teve um significado que ultrapassa o âmbito profissional. “Receber essa premiação em Orlando foi profundamente marcante para mim. Não foi apenas um reconhecimento profissional, mas um marco espiritual e emocional”, afirmou. De acordo com ela, o fato de o evento ocorrer em um espaço simbólico para a comunidade brasileira no exterior reforçou o sentimento de gratidão e responsabilidade em relação à sua missão.

Créditos da Foto: Divulgação
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O evento reuniu nomes conhecidos do público brasileiro, como Amaury Júnior, Zilu Camargo e Luigi Baricelli, além de outros profissionais com trajetória consolidada fora do Brasil. Para Milena, compartilhar esse espaço com personalidades reconhecidas internacionalmente reforça a possibilidade de ampliar vozes e histórias construídas a partir de valores, propósito e constância.

Créditos da Foto: Divulgação
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Autora do livro Conquiste-se: Viva uma história de amor consigo mesma, Milena desenvolve no Brasil projetos voltados à formação emocional, espiritual e profissional de mulheres, por meio de mentorias, encontros presenciais e conteúdos educativos. De acordo com a autora, a premiação também dialoga com o alcance da obra e das iniciativas que ela conduz. “Ser reconhecida internacionalmente mostra que uma mensagem baseada em identidade, autoconhecimento, fé cristã e posicionamento feminino não é local, ela é universal”, declarou.

Créditos da Foto: Divulgação
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Para a mentora, o reconhecimento internacional amplia a visibilidade do livro, dos encontros e das mentorias, alcançando também brasileiras que vivem fora do país e novos públicos. “Esse momento confirma que o propósito não tem fronteiras. A missão se torna maior, mas também mais clara: servir, curar, posicionar e despertar mulheres para viverem tudo aquilo que Deus já colocou dentro delas”, afirmou.

Créditos da Foto: Divulgação
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Milena de Paula Bernardino atua como empresária, psicóloga, mentora de mulheres empreendedoras, pastora e escritora. Mais informações sobre seus projetos podem ser acompanhadas pelo Instagram @milenadepaulabernardino e pelo Facebook Milena Bernardino.

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Endemia da violência no Brasil – por que a virada começa na gestão prisional

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Quando falamos em violência no Brasil, quase sempre o foco está nas ruas: assaltos, guerras entre facções e operações policiais. Mas uma parte importante dessa história acontece atrás dos muros das prisões e é comumente ignorada. Para o policial penal e especialista em gestão prisional Jair Rodrigues de Paula, é justamente aí que está uma das chaves para mudar o rumo da segurança pública no país.

Jair conhece esse universo por dentro. Atuando no sistema prisional e investindo em formação contínua, ele reuniu um conjunto específico de competências, diretamente relacionadas ao maior desafio do sistema hoje: controlar a violência sem produzir mais violência.

Na visão de Jair, a prisão pode funcionar de duas maneiras. Na pior versão, ela vira um espaço caótico, sem protocolos claros, dominado por facções e marcado pelo improviso. Nesse cenário, o que sai dos muros é previsível: mais violência, mais rancor e mais reincidência. Na melhor versão, a unidade é tratada como instituição séria, com procedimentos operacionais padronizados, registros confiáveis e equipes treinadas. O resultado, também nesse caso, transborda para fora: menos crises, menos motins e mais controle do Estado.

A formação em Segurança e Custódia abrange rotinas de vigilância, revista, movimentação de internos e a cadeia de custódia de informações. A experiência na área demonstra que a atenção a detalhes operacionais, como o preenchimento correto de fichas, a execução rigorosa de procedimentos de escolta e a clareza na comunicação entre plantões, é fundamental. Tais práticas visam reduzir vulnerabilidades que poderiam levar a fugas, à entrada de materiais ilícitos e à escalada de conflitos.

Paralelamente, a atuação em segurança prisional exige a observância dos direitos humanos e da legalidade. Profissionais da área defendem que o respeito à legislação fortalece a atividade policial, enquanto a normalização de práticas como humilhação ou castigos ilegais tende a gerar um ciclo de retaliação e violência. A disciplina deve ser imposta dentro dos limites legais, baseada em critérios de proporcionalidade, necessidade e registro, garantindo que as equipes possam responder a incidentes críticos mantendo o controle jurídico e ético da intervenção.

De acordo com Jair, a prisão deve ser vista não como um fim isolado, mas como um componente estratégico na cadeia de segurança pública, que se estende desde o pré-crime até o pós-pena. Ele argumenta que a ausência de uma gestão prisional profissional por parte do Estado cria um vácuo que é preenchido por facções criminosas. Nessa dinâmica, o sistema prisional deixa de cumprir sua função de política pública e se torna um vetor para o fortalecimento do crime organizado.

Além de sua atuação operacional, desenvolve um trabalho de produção de conhecimento, elaborando textos, propostas de boas práticas em segurança e custódia, modelos de procedimentos e reflexões sobre temas como uso da força, vigilância, escolta e prevenção da tortura. O objetivo é sistematizar a experiência adquirida em campo e na formação acadêmica para criar materiais que possam servir de orientação a gestores, treinamento de equipes e subsídio para a formulação de políticas públicas mais eficazes.

Segundo o policial penal, a discussão sobre a “endemia da violência” no Brasil é incompleta sem uma análise aprofundada do sistema prisional. Ele ressalta que a situação interna das unidades reflete na sociedade, seja por meio de motins mal administrados ou pela saída de indivíduos com laços criminosos fortalecidos. Por outro lado, um ambiente prisional organizado e previsível pode contribuir para a redução da reincidência.

A tese central de Jair é que uma mudança consistente na segurança pública depende de uma transformação na gestão prisional. Isso envolve o investimento em servidores mais bem treinados, o respeito irrestrito à lei, a adoção de protocolos claros e a intolerância a abusos. O policial penal, nesse contexto, deve ser reconhecido como um profissional de segurança pública de alta complexidade, atuando em um ponto nevrálgico do combate à violência no país.

A gestão prisional profissional, com foco na preparação de seus quadros, é apresentada como um passo fundamental para que o Brasil comece a tratar o sistema carcerário não como um problema insolúvel, mas como parte essencial da solução para a violência.


(*) Jair Rodrigues de Paula é policial penal, licenciado em História, pós-graduado em Segurança Pública e Direito Penitenciário, Criminologia, Gestão do Sistema Prisional e Gerenciamento de Crises, com ênfase na proteção a Direitos Humanos.

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Barbearia, tricologia e atendimento humanizado: o trabalho de Paulo Villa na nova era do cuidado masculino

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Nos últimos anos, o universo das barbearias deixou de ser apenas um local de corte de cabelo e barba para se tornar um espaço de autocuidado, identidade e saúde masculina. Inserido nesse movimento, o trabalho de Paulo Dias Júnior – conhecido profissionalmente como Paulo Villa – mostra como a combinação entre barbearia, tricologia e educação pode transformar a relação do homem com a própria imagem e com o couro cabeludo.

Barbeiro, terapeuta capilar e educador, Paulo reúne mais de uma década de atuação em salão e barbearia, somada à formação em Publicidade e Propaganda e à pós-graduação em Tricologia e Ciências Cosméticas. Essa base técnica e acadêmica permite que ele vá além do corte bem executado: cada atendimento é pensado como um ritual, que inclui análise do couro cabeludo, escolha de produtos adequados e orientações claras para que o cliente entenda o que está acontecendo com seus fios e pele.

Tricologia dentro da barbearia

Ao trazer a tricologia para o dia a dia da barbearia, Paulo amplia o papel do barbeiro no cuidado masculino. Em vez de olhar apenas para o estilo do corte, ele avalia disfunções e anormalidades do couro cabeludo – como oleosidade excessiva, ressecamento, descamação, sensibilidade e queda – e estrutura protocolos específicos com máscaras, óleos e produtos terapêuticos voltados à recuperação da saúde capilar.

O foco não é apenas “disfarçar” problemas, mas educar o homem para reconhecer sinais de alerta, seguir rotinas simples de cuidado em casa e, quando necessário, buscar apoio médico especializado. Nesse sentido, o barbeiro deixa de ser um mero executor de serviços e passa a atuar como primeiro ponto de triagem e orientação para clientes que muitas vezes nunca haviam falado sobre saúde capilar com um profissional.

Atendimento humanizado e protocolos personalizados

Na cadeira de Paulo, cada atendimento é conduzido de forma humanizada e personalizada. Antes da tesoura ou da navalha, vem a escuta: entender rotina, hábitos, queixas estéticas e inseguranças. A partir disso, ele adapta técnicas de corte, barba e terapia capilar ao perfil de cada cliente – do clássico ao contemporâneo, do público executivo ao jovem que está deixando a barba crescer pela primeira vez.

Essa abordagem se reflete também na criação de protocolos e rituais de barbearia para outros profissionais. Com experiência em marketing e planejamento estratégico para o setor da beleza, Paulo desenvolve planos de serviço e de produtos que ajudam barbearias a estruturarem atendimentos mais completos, com ticket médio maior, fidelização e posicionamento diferenciado no mercado masculino.

Educador e referência para profissionais da beleza

Além do atendimento direto ao público, Paulo atua como educador no programa Barber Therapist e como técnico nacional vinculado à indústria cosmética profissional, ministrando cursos e treinamentos para barbeiros e terapeutas capilares em diferentes regiões do país. Nessas formações, ele trabalha desde a leitura correta do couro cabeludo e dos fios até a construção de uma comunicação mais simples e honesta com o cliente, aproximando ciência, rotina de barbearia e resultados visíveis no espelho.

Sua presença em eventos do setor e em programas de capacitação reforça esse papel de ponte entre a prática do salão e o universo educacional, ajudando a consolidar a figura do barbeiro–terapeuta capilar como um novo protagonista dentro do mercado de beleza masculina.

Nova vertente do estilo masculino: estética com saúde

O trabalho de Paulo Villa sintetiza uma tendência clara: o homem contemporâneo não quer apenas um corte “da moda”, mas soluções que unam estilo, bem-estar e informação confiável. Ao integrar tricologia, atendimento humanizado e educação profissional, Paulo contribui para uma nova vertente do cuidado masculino, em que a barbearia se torna também espaço de prevenção, autoestima e consciência sobre a saúde dos fios e do couro cabeludo.

Essa combinação de conhecimento técnico, experiência em atendimento e atuação educativa o posiciona como uma das referências na transição das barbearias tradicionais para um modelo mais completo, que valoriza tanto a imagem quanto a saúde capilar do homem.

Sobre Paulo Villa

Paulo Dias Júnior, o Paulo Villa, é barbeiro, terapeuta capilar e educador, com formação em Publicidade e Propaganda e pós-graduação em Tricologia e Ciências Cosméticas. Com mais de dez anos de experiência em barbearias e salões, ele se especializou em integrar estética, saúde capilar e comunicação acessível para o público masculino. Além de atender em barbearia, Paulo desenvolve protocolos de cuidados para diferentes tipos de couro cabeludo, presta consultoria para estabelecimentos do setor e ministra cursos para profissionais que desejam atualizar seus serviços e elevar o padrão de qualidade no cuidado masculino.

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