Connect with us

Business

Especialista em gestão de negócios Rogerio Vargas fala sobre os desafios da sucessão familiar e como se planejar

Published

on

A dinâmica do processo sucessório deve ser guiada pela sustentabilidade e perenização da companhia e não pela necessidade ou vaidade de empregar filhos ou parentes” afirma empresário

De acordo com o IBGE, cerca de 90% das companhias nacionais pertencem às famílias. Porém, por causa dos conflitos entre os parentes, somente 30% chegam na sua segunda geração e apenas 15% na terceira. E os principais motivos dos desentendimentos são: o excesso de protecionismo, a falta de profissionalismo e preparo dos membros e o não planejamento do processo sucessório.

Em entrevista, o especialista em planejamento, modelo, negócio e gestão Rogerio Vargas, sócio da Auddas, empresa que também promove mentorias para falar sobre o assunto, revela que é um desafio orientar as famílias no processo sucessório de negócios familiares.

“É importante que os sócios da família se dediquem ao aspiracional ou à visão empresarial, já que o papel de gestão deve ser realizado por gestores com o perfil adequado seguindo a estratégia, o modelo do negócio e o momento da empresa. Outro ponto importante é que uma vez que a pessoa está no contrato social ou pertença à família, ela é vista como sócio e portanto não conseguirá exercer o papel de gestão de forma isenta, pois será considerada como dona do negócio ou seja família como de fato o é”, comenta Rogério Vargas, da Auddas.

Confira a entrevista completa na íntegra:

Quais são os principais desafios no processo sucessório de negócios familiares?
Os principais desafios que existem no processo sucessório são a eficácia entre a estratégia com o modelo de negócio, a adaptação dos sócios a dinâmica de gestão com os gestores e a expectativa de resultados.

Você acredita que a sucessão familiar se não for um processo bem articulado, pode se transformar numa herança maldita?
Acredito que sim, pois se você não evolui a dinâmica de gestão entre sócios / gestores, alinhados com estratégia do negócio que é desenvolvida pelo modelo do negócio e que assegura a entrega de valor, com o tempo, a empresa poderá ser afetada nos resultados e até vir a deixar de existir.

Como evitar ou lidar com os conflitos familiares nas empresas?
Para evitar ou lidar com os conflitos, é necessário, na minha opinião, ter regras de governança, por exemplo: 1. Contratar ou promover pessoas da família via um processo de seleção e/ou plano de desenvolvimento – capacitação que pode passar por ter experiências em outras atividades / empresas / segmentos. 2. Ter regras para distribuição de dividendos que contemple a reserva de capital de giro, o acordo do pagamento do mútuo aos sócios que aportaram no passado, destinar os recursos para os planos de investimentos necessários para o negócio e só então, distribuir os dividendos. Dentre outros regras.

Qual a importância da profissionalização no processo sucessório?
No momento que os sócios buscam continuamente a eficácia na estratégia & modelo de negócio & estrutura de gestão (dinâmica de gestão) e governança, eles estão tornando a empresa robusta, sustentável em resultados – consistentes e tudo isto está no que o mercado chama de “profissionalização”, ou seja, o negócio tem que estar acima de tudo e de todos.

A empresa evolui, cresce e, por vezes, pode não conseguir resultados futuros para suportar a entrada ou até mesmo a divisão de resultados que possa atender as gerações futuras. Como o profissional pode se planejar/preparar para “este futuro”?
O Brasil está entre as 10 maiores economias do mundo. Na moda somos o 5º maior mercado, na saúde o 8º maior. No agronegócio, lideramos ou estamos nas primeiras posições, dentre outros destaques, incluindo nosso modelo de franquia / legislação. Portanto, é possível crescer. Existe muita oportunidade. A empresa deve colocar a sua energia para fora e não ter questões internas que tire o foco. Isto assegurará o crescimento dos resultados que sustentarão a entrada de novos integrantes / distribuição de dividendos.

Para você, qual, o papel de um Conselho na jornada da evolução de uma empresa?
O Conselho é uma ferramenta de gestão para sócios e gestores, importante de acordo com o momento da empresa para continuar se desenvolvendo e assegurando que o “norte” traçado está sendo desenvolvido e retroalimentado, bem como identificando novas oportunidades no mercado.

E para finalizar, tem alguma mensagem que você quer deixar para as pessoas que estão passando por esse processo?
O empreender, na realidade, é um espírito, uma filosofia de vida. A pessoa não acorda com essa vontade hoje. É algo que continuamente existe na pessoa. Por isso é que os sócios nunca foram gestores, porque eles não se identificaram com aquela dinâmica. Quando o empreendedor inicia um negócio, no momento zero, a receita é zero. Ele começa sozinho, testando modelos, MVP, fazendo “pilotos”, e começa a entender que aquela jornada parece promissora. É nesse momento que ele começa a fazer as primeiras contratações, já vai estar em algum local físico ou remoto, depende do negócio. E aí sim começa a validar a estratégia, o modelo retroalimentado do negócio, buscando essa consistência. Como consequência o negócio vai evoluindo e crescendo. Em algum momento desta jornada o sócio se vê numa “encruzilhada”, ou ele estrutura o negócio, evolui com todas as regras de gestão / governança, e continua se dedicando mais ao aspiracional e trazendo níveis de gestão adequados para o momento de negócio. Ou dá esse passo, ou, de fato, terá dificuldades. Em algum grau, até começa a desconstruir o negócio. Realmente, é fantástico empreender. Não há limites. Temos um grande mercado no Brasil. O empreendedor deve canalizar essa energia externamente, acompanhando feiras, congressos, revisitando tendências. A sua estrutura de gestão deve ser capaz e tem as habilidades de fazer isso acontecer enquanto ele está no aspiracional, identificando novas oportunidades. O sucesso do negócio deve estar nessa sinergia entre sócios e gestores.

Rogerio Vargas já impactou com seu trabalho milhares de pessoas, juntamente com seus sócios na Auddas, realizam, mensalmente, Webinars gratuitos onde explicam sobre a importância da governança corporativa na sucessão familiar, planejamento, gestão, estruturação de empresas, M&A, governança, capital, dentre outros assuntos.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Business

5 Dicas para conseguir um emprego e causar uma boa impressão ao recrutador Como sair bem em uma entrevista de emprego e causar boa impressão?

Published

on

A especialista em Recrutamento & Seleção de Profissionais, da Interage+RH  Josiani Pimenta, explica como o candidato pode se dar bem em entrevistas de emprego.

Ao longo do processo pela busca de um emprego, passamos por diversas entrevistas e em muitos casos pode parecer cansativo e repetitivo. Então, como não parecer que está treinado para uma entrevista?

Abaixo, 5 dicas para não parecer um robô nas entrevistas de emprego e conseguir passar uma boa impressão:

 

1) Desenvolva o discurso: Evite respostas curtas como: “sim” ou “não”. Conte sobre suas experiências anteriores, suas realizações, cite casos ou situações que você obteve sucesso na resolução de um problema ou sobre um bom atendimento realizado.

2) Evite frases prontas: Muitos recrutadores perguntam sobre defeitos e qualidades, evite as respostas de sempre: “Ansioso”, “Perfeccionista”, “Proativo”.  Seja autêntico e espontâneo em suas respostas, conte sobre suas habilidades, competências e conhecimentos que possam contribuir positivamente para a oportunidade oferecida e para a empresa. Sobre algo a evoluir, pense em algum ponto que você já recebido algum feedback, por exemplo.

3) Tenha atenção: Evite distrações, mantenha o contato visual, preste atenção nas perguntas para que você possa responder com assertividade sobre o tema que foi questionado pelo recrutador.

4) Demonstre interesse: Prepara-se para a entrevista. Pesquise sobre a empresa (caso a vaga não seja confidencial) e esteja ciente das atividades e responsabilidades da vaga que se candidatou. Demonstre interesse, tire dúvidas, faça perguntas relevantes ao entrevistador. Informe sobre o que mais chamou a atenção na oportunidade.

5) Linguagem corporal: A linguagem corporal diz muito sobre você, mantenha uma postura agradável, confiante nas suas habilidades, seja honesto e firme em suas colocações.

O mercado está cada dia mais concorrido e os processos seletivos mais exigentes, principalmente quando são realizados por uma Consultoria de RH, que tem toda uma expertise em análise comportamental do candidato. Por isso se empenhe em buscar oportunidades que você realmente se encaixe nos requisitos e esteja disposto a concorrer.

Faça um currículo claro e objetivo, se prepare para entrevista, que com certeza será um sucesso!

Josiani Pimenta, da Interage+RH

Especialista em Recrutamento & Seleção de Profissionais e Soluções na área de RH para as empresas.

Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada em Gestão Empresarial e Sistemas da Informação pela UFF – Universidade Federal Fluminense.

 

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Business

Sucesso Estrondoso no Evento de Capacitação de Camila Silveira em Arujá Impacta Primeira Edição da Aexpo2024

Published

on

No último dia 10 de maio, a renomada especialista em redes sociais, Camila Silveira, encantou uma multidão de empreendedores ávidos por conhecimento em Arujá, São Paulo. O evento, que teve lugar nas instalações impressionantes do centro de convenções de Arujá, foi um triunfo absoluto, marcando o início inesquecível da Aexpo2024.

A visão de Camila Silveira de capacitar empreendedores a dominar as nuances em constante mudança das redes sociais ressoou profundamente com a comunidade empresarial local e além. Durante o evento, os participantes foram guiados através de estratégias práticas e insights perspicazes, projetados para impulsionar sua presença online e alcançar um sucesso duradouro.

“Estou emocionada com a resposta incrível que recebemos para este evento”, disse Camila Silveira. “Foi incrível ver tantos empreendedores comprometidos reunidos em um só lugar, ansiosos para aprender e crescer juntos. Estou confiante de que as habilidades e conhecimentos compartilhados aqui irão capacitar esses empresários a alcançarem novos patamares em suas jornadas de negócios.”

Além de fornecer uma plataforma para aprendizado e desenvolvimento, o evento de Camila Silveira desempenhou um papel crucial na inauguração da primeira edição da Aexpo2024, uma exposição dedicada a celebrar e impulsionar a inovação e o empreendedorismo em toda a região.

“O sucesso do evento de Camila Silveira serviu como um prelúdio emocionante para a Aexpo2024”, afirmou um representante da Aexpo. “A paixão e a dedicação demonstradas pelos participantes são um testemunho vívido da vitalidade da comunidade empresarial aqui em Arujá e além. Estamos entusiasmados em ver como esse ímpeto inspirador irá moldar o restante do evento.”

Com uma mistura dinâmica de palestras inspiradoras, workshops práticos e oportunidades de networking valiosas, a Aexpo2024 promete ser um catalisador poderoso para o crescimento e a inovação dentro do cenário empresarial local.

Sobre a Aexpo2024:

A Aexpo2024 é uma exposição anual dedicada a celebrar e impulsionar a inovação e o empreendedorismo em toda a região. Com uma programação dinâmica de palestras, workshops e oportunidades de networking, a Aexpo2024 serve como um ponto de encontro vital para empresários, investidores e líderes de pensamento que buscam colaborar, aprender e crescer juntos.

Sobre Camila Silveira:

Camila Silveira é uma especialista em redes sociais e empreendedora, e palestrante reconhecida por suas redes sociais @camilasilveiraoficial é comprovadamente apaixonada por capacitar outros empresários a alcançarem seu potencial máximo online. Com anos de experiência no campo e uma abordagem prática e acessível, Silveira se tornou uma voz respeitada no mundo do marketing digital, ajudando milhares de empreendedores a prosperarem em um mundo digital em constante evolução.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Business

Pensão na gestação: advogado Daniel Romano Hajaj esclarece como funciona

Published

on

O especialista fala sobre o pedido de alimentos gravidicos caso a gestante seja abandonada materialmente

A obrigação de prestar alimentos ao filho surge antes mesmo de seu nascimento. E poucas mulheres sabem, mas desde o ano de 2008, há uma lei que regula o direito de pensão alimentícia durante a gravidez, são os chamados alimentos gravídicos. Quando a gestante é abandonada materialmente nos cuidados relativos à gestação de seu filho, ela pode ingressar com uma ação chamada de Alimentos Gravídicos,

“Antes de mais nada, importante esclarecer que para que a pensão seja fixada, deve-se atentar o binômio necessidade-possibilidade, ou seja, a necessidade da criança e a possibilidade do pai. E poucas vezes a conta fecha, infelizmente”.

A Lei n.º 11.804 de 05 de novembro de 2008, dispõe que o alimentos gravídicos compreenderão os valores suficientes para cobrir despesas adicionais do período de gravidez, e dela decorrentes, da concepção ao parto, incluindo-se a alimentação especial, assistência médica e psicológica, exames complementares, internações, parto, medicamentos e demais prescrições médicas.

“Claro que além de todas as despesas relativas à gravidez, temos que considerar o necessário para compra de berço, roupas, pomadas e fraldas, por exemplo, já que a criança não pode nascer sem o mínimo necessário”, ressalta o advogado Daniel Romano Hajaj.

O valor pago pelo futuro pai se refere à sua parte, não podendo ser carreado a ele o ônus de arcar todas as despesas da criança, cabendo à mãe, também, participar de tais despesas.

O advogado Daniel Romano Hajaj alerta, ainda, que não basta a mera alegação da mãe de que determinada pessoa é pai do seu filho, ela tem que trazer elementos mínimos que demonstrem a veracidade de sua alegação, pois se assim não fosse, haveria uma infinidade de processos contratos jogadores de futebol, artistas, empresários, etc, que sequer conhecem a mãe e tampouco tenham mantido relações com essa.

Tão logo o processo seja distribuído, o juiz fixará um valor, denominado de alimentos provisórios, e se o pai trabalhar registrado, os pagamentos serão realizados diretamente no seu pagamento, mas se estiver desempregado ou for autônomo, a pensão será devida apenas após a sua intimação, frisa o advogado Daniel Romano Hajaj.

“Um outro ponto importante”, esclarece o advogado, “é que após o nascimento, não há necessidade de ingressou de um novo processo, já que com o nascimento da criança, a pensão gravídica se transformará em pensão alimentícia, podendo até mesmo ser alterada, no caso de demonstração de despesas ainda maiores necessárias à subsistência da criança”.

Mas e no caso de, após realização de exame de DNA identificar-se que a criança não é filha do réu no processo?

O advogado Daniel Romano Hajaj esclarece que, nesse caso, o valor não pode ser restituído, pois os alimentos são irrepetíveis, ou seja, não podem ser e nem devem ser devolvidos por quem os recebeu, mas, a mãe pode ser processada por danos materiais e ter que devolver o valor.

Por fim, o advogado Daniel Romano Hajaj ressalta que as mulheres não têm que ter medo de ameaças feitas pelos homens, já que a lei garante não os seus direitos, mas o direito de seus filhos.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Business18 horas ago

5 Dicas para conseguir um emprego e causar uma boa impressão ao recrutador Como sair bem em uma entrevista de emprego e causar boa impressão?

A especialista em Recrutamento & Seleção de Profissionais, da Interage+RH  Josiani Pimenta, explica como o candidato pode se dar bem...

Famosos21 horas ago

Heitor Ximenes, de Porto de Moz – PA para o mundo: ex-participante da “A Grande Conquista” da Record TV

Após sua participação no programa de televisão “A Grande Conquista” da Record TV, o influencer Heitor Ximenes concedeu uma entrevista...

Saúde22 horas ago

Mês Internacional da Endometriose: Mulheres compartilham suas histórias e experiências com a doença

Maio marca a mobilização global pela conscientização e combate à endometriose No Dia Internacional da Luta contra a Endometriose, celebrado...

Famosos23 horas ago

A história inspiradora de Cesar Henrique, Cantor e Autor do Bestseller ‘INDESISTÍVEL'”

Cantor, escritor e palestrante Cesar Henrique tem se destacado no cenário nacional com uma mensagem poderosa de fé e perseverança....

Entretenimento24 horas ago

Milena Pereira Lança Livro em Evento Internacional

A administradora de empresas e escritora Milena Pereira lança seu livro “Callahara 2 – Depois do Casamento”, no sábado, dia...

Famosos1 dia ago

Cantora Glaucia Mel leva Recife ao ritmo de suas músicas envolventes

Hit “Eu Não Tô Nem Aí” agita as principais rádios da cidade enquanto “Sentada Violenta” ganha destaque nas paradas musicais...

Saúde1 dia ago

Médicas mais conceituadas do Brasil participam de evento sobre menopausa

Criada por Renata de Paula e María Laura Babikian, a plataforma de conteúdo Vênus Talks apresenta dia 21 de maio...

Saúde1 dia ago

Psiquiatra Moises Groisman lança seu 14º livro: “Tô Loco, Dotô? Do Diagnóstico Psiquiátrico ao Diagnóstico Sistêmico”

Referência na terapia familiar sistêmica, ele contesta o diagnóstico  psiquiátrico apoiado apenas na sintomatologia do paciente No seu novo livro...

Saúde1 dia ago

Obesidade e Hormônios

A obesidade e os problemas hormonais estão frequentemente interligados, com cada um podendo influenciar e agravar o outro. Aqui estão...

Famosos2 dias ago

Modelo e influencer Ketlin Groisman foi destaque na Mansão Maromba batendo a marca de 30 milhões de views em suas redes sociais

A convite de Toguro dono da Mansão Maromba convidou a Influencer e Modelo Ketlin Groisman a passar um mês criando...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed