Connect with us

Business

Especialista em gestão de negócios Rogerio Vargas fala sobre os desafios da sucessão familiar e como se planejar

Published

on

A dinâmica do processo sucessório deve ser guiada pela sustentabilidade e perenização da companhia e não pela necessidade ou vaidade de empregar filhos ou parentes” afirma empresário

De acordo com o IBGE, cerca de 90% das companhias nacionais pertencem às famílias. Porém, por causa dos conflitos entre os parentes, somente 30% chegam na sua segunda geração e apenas 15% na terceira. E os principais motivos dos desentendimentos são: o excesso de protecionismo, a falta de profissionalismo e preparo dos membros e o não planejamento do processo sucessório.

Em entrevista, o especialista em planejamento, modelo, negócio e gestão Rogerio Vargas, sócio da Auddas, empresa que também promove mentorias para falar sobre o assunto, revela que é um desafio orientar as famílias no processo sucessório de negócios familiares.

“É importante que os sócios da família se dediquem ao aspiracional ou à visão empresarial, já que o papel de gestão deve ser realizado por gestores com o perfil adequado seguindo a estratégia, o modelo do negócio e o momento da empresa. Outro ponto importante é que uma vez que a pessoa está no contrato social ou pertença à família, ela é vista como sócio e portanto não conseguirá exercer o papel de gestão de forma isenta, pois será considerada como dona do negócio ou seja família como de fato o é”, comenta Rogério Vargas, da Auddas.

Confira a entrevista completa na íntegra:

Quais são os principais desafios no processo sucessório de negócios familiares?
Os principais desafios que existem no processo sucessório são a eficácia entre a estratégia com o modelo de negócio, a adaptação dos sócios a dinâmica de gestão com os gestores e a expectativa de resultados.

Você acredita que a sucessão familiar se não for um processo bem articulado, pode se transformar numa herança maldita?
Acredito que sim, pois se você não evolui a dinâmica de gestão entre sócios / gestores, alinhados com estratégia do negócio que é desenvolvida pelo modelo do negócio e que assegura a entrega de valor, com o tempo, a empresa poderá ser afetada nos resultados e até vir a deixar de existir.

Como evitar ou lidar com os conflitos familiares nas empresas?
Para evitar ou lidar com os conflitos, é necessário, na minha opinião, ter regras de governança, por exemplo: 1. Contratar ou promover pessoas da família via um processo de seleção e/ou plano de desenvolvimento – capacitação que pode passar por ter experiências em outras atividades / empresas / segmentos. 2. Ter regras para distribuição de dividendos que contemple a reserva de capital de giro, o acordo do pagamento do mútuo aos sócios que aportaram no passado, destinar os recursos para os planos de investimentos necessários para o negócio e só então, distribuir os dividendos. Dentre outros regras.

Qual a importância da profissionalização no processo sucessório?
No momento que os sócios buscam continuamente a eficácia na estratégia & modelo de negócio & estrutura de gestão (dinâmica de gestão) e governança, eles estão tornando a empresa robusta, sustentável em resultados – consistentes e tudo isto está no que o mercado chama de “profissionalização”, ou seja, o negócio tem que estar acima de tudo e de todos.

A empresa evolui, cresce e, por vezes, pode não conseguir resultados futuros para suportar a entrada ou até mesmo a divisão de resultados que possa atender as gerações futuras. Como o profissional pode se planejar/preparar para “este futuro”?
O Brasil está entre as 10 maiores economias do mundo. Na moda somos o 5º maior mercado, na saúde o 8º maior. No agronegócio, lideramos ou estamos nas primeiras posições, dentre outros destaques, incluindo nosso modelo de franquia / legislação. Portanto, é possível crescer. Existe muita oportunidade. A empresa deve colocar a sua energia para fora e não ter questões internas que tire o foco. Isto assegurará o crescimento dos resultados que sustentarão a entrada de novos integrantes / distribuição de dividendos.

Para você, qual, o papel de um Conselho na jornada da evolução de uma empresa?
O Conselho é uma ferramenta de gestão para sócios e gestores, importante de acordo com o momento da empresa para continuar se desenvolvendo e assegurando que o “norte” traçado está sendo desenvolvido e retroalimentado, bem como identificando novas oportunidades no mercado.

E para finalizar, tem alguma mensagem que você quer deixar para as pessoas que estão passando por esse processo?
O empreender, na realidade, é um espírito, uma filosofia de vida. A pessoa não acorda com essa vontade hoje. É algo que continuamente existe na pessoa. Por isso é que os sócios nunca foram gestores, porque eles não se identificaram com aquela dinâmica. Quando o empreendedor inicia um negócio, no momento zero, a receita é zero. Ele começa sozinho, testando modelos, MVP, fazendo “pilotos”, e começa a entender que aquela jornada parece promissora. É nesse momento que ele começa a fazer as primeiras contratações, já vai estar em algum local físico ou remoto, depende do negócio. E aí sim começa a validar a estratégia, o modelo retroalimentado do negócio, buscando essa consistência. Como consequência o negócio vai evoluindo e crescendo. Em algum momento desta jornada o sócio se vê numa “encruzilhada”, ou ele estrutura o negócio, evolui com todas as regras de gestão / governança, e continua se dedicando mais ao aspiracional e trazendo níveis de gestão adequados para o momento de negócio. Ou dá esse passo, ou, de fato, terá dificuldades. Em algum grau, até começa a desconstruir o negócio. Realmente, é fantástico empreender. Não há limites. Temos um grande mercado no Brasil. O empreendedor deve canalizar essa energia externamente, acompanhando feiras, congressos, revisitando tendências. A sua estrutura de gestão deve ser capaz e tem as habilidades de fazer isso acontecer enquanto ele está no aspiracional, identificando novas oportunidades. O sucesso do negócio deve estar nessa sinergia entre sócios e gestores.

Rogerio Vargas já impactou com seu trabalho milhares de pessoas, juntamente com seus sócios na Auddas, realizam, mensalmente, Webinars gratuitos onde explicam sobre a importância da governança corporativa na sucessão familiar, planejamento, gestão, estruturação de empresas, M&A, governança, capital, dentre outros assuntos.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Business

The Hill Capital apoia instituto Ampara Animal

Published

on

(Cassiana Garcia, sócia-fundadora da The Hill Capital)

Cassiana Garcia, além de sócia-fundadora da The Hill Capital, atua como diretora financeira e uma das fundadoras da Ampara Animal, maior ONG de proteção animal do Brasil

A The Hill Capital, escritório de investimentos parceiro do BTG Pactual com sede em São Paulo e unidade em Franca, no interior do estado, é apoiador da Ampara Animal, organização não-governamental sem fins lucrativos, que nasceu em 2010 com o objetivo de ajudar animais com foco em conscientização e prevenção. A instituição é 100% brasileira, fundada e dirigida por mulheres.

Cassiana Garcia, além de ser sócia-fundadora da The Hill Capital, também é uma das fundadoras da Ampara Animal. Cassiana é planejadora financeira e passou por grandes instituições do mercado financeiro como Banco Santander, Citibank, Banco Alfa, BICBANCO e Safra. Em paralelo, fundou com duas amigas em 2010 o Instituto Ampara, hoje maior ONG de proteção animal do Brasil que cuida de cachorros, gatos e animais silvestres.

Para Cassiana, com a ineficiência do governo e tantos problemas sociais existentes no país, o terceiro setor é a saída para uma sociedade mais equitativa, sustentável e justa. “Quando a gente promove justiça social, a gente fortalece a comunidade, protege o meio ambiente, gera emprego, capacitação e fomenta a participação de cidadãos contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico. Conectar investidores e pessoas que trabalham bem os seus recursos ao terceiro setor é também uma forma de mobilizar o segmento como um todo”, diz.

Por ter uma formação muito sólida no mercado financeiro, Cassiana atuou desde sempre como diretora financeira da Ampara focada em cuidar de todas as diligências e demonstrativos, na captação e no emprego desse recurso para projetos específicos. “Eu gosto de trazer esse olhar da importância da mobilização de recursos de investidores para o terceiro setor porque, uma vez que você direciona, faz a roda girar”, comenta.

Em 2013, a Ampara recebeu do Ministério da Justiça o título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), comprovando a seriedade e a transparência da instituição. Em 2015, se tornou a maior e mais importante organização de proteção e defesa animal do Brasil e, no ano de 2019, entrou para a lista das 100 melhores ONGs do país, sendo destaque na região Sudeste do Brasil.

“Nosso objetivo é proteger os direitos dos animais através de ações, promovendo práticas sustentáveis e unindo esforços para uma transformação completa”, diz Cassiana.

Recentemente, o Ampara se mobilizou para auxiliar animais que sofreram com a catástrofe das enchentes no Rio Grande do Sul. Muitos ficaram em estado de situação de rua, com fome, doenças e traumas da tragédia. Diante disso, a organização realizou uma campanha de adoção dos animais resgatados por meio do site: https://www.adoters.org.br. Todos os animais estão sendo castrados, vacinados e vermifugados antes de serem adotados. Além disso, foi realizada uma campanha de castração de 500 animais e o desenvolvimento de um projeto de um novo abrigo para oferecer assistência a mais de 500 animais.

(Fundadoras do instituto Ampara Animal)

Outro projeto da organização é o Ampara Silvestre, criado em 2016 com o objetivo de conservar espécies de animais condenados ao cativeiro. O objetivo é lutar pela preservação do meio ambiente e dos animais silvestres, além de promover medidas para conscientizar a população sobre o compromisso e responsabilidade com a fauna silvestre. São oito onças sob o cuidado da instituição que foram vítimas da interferência humana e não podem retornar para a natureza. Com isso, a instituição busca voluntários para se tornarem padrinhos desses animais de forma a colaborar com os custos para manter a qualidade de vida deles. No site da Ampara Animal, é possível saber mais sobre o projeto e as 5 onças-pintadas e 3 onças-pardas sob o cuidado da organização.

Por meio do Instituto Ampara, Cassiana recebeu neste mês de junho uma homenagem da Câmara Municipal de São Paulo premiando instituições do Terceiro Setor que se destacam na sua atuação. Além disso, a instituição também recebeu os prêmios de melhores ONGs em 2019 e no ano de 2021, além do prêmio VOL 2021, do certificado Selo Doar 2024 Gestão e Transparência e do certificado Phomenta 2024 Transparência e Gestação.

Sobre a The Hill Capital: Escritório de assessoria de investimentos private que nasceu da união de quatro executivos do mercado financeiro com mais de 20 anos de experiência, todos com extrema capacitação, com MBA e certificação CFP, de planejador financeiro. A The Hill possui uma visão de portfólio 360° e oferece aos clientes carteiras individualizadas, que respeitam o momento de vida e o perfil de cada investidor, bem como soluções completas para o planejamento financeiro e sucessório dos clientes.

Sobre a Ampara Animal: É uma organização não-governamental sem fins lucrativos, 100% brasileira, fundada e dirigida por mulheres que atua desde 2010 na luta pela defesa dos direitos e respeito aos animais. Em 2013, recebeu do Ministério da Justiça o título de OSCIP (organização da sociedade civil de interesse público), comprovando a seriedade e transparência. Em 2015, se tornou a maior organização de proteção e defesa animal do Brasil. Em 2016, a ONG fundou a Ampara Silvestre, em que atuam com conservação, educação e bem-estar animal. No ano de 2019 e 2021, a Ampara entrou para a lista das 100 melhores ONGs do país, sendo destaque na região Sudeste.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Business

Júlia Bicalho se Reúne com Empresárias Selecionadas em Dubai para Evento Exclusivo em Outubro

Published

on

Em outubro, Júlia Bicalho, renomada empresária e fundadora do Grupo Bicalho, se reunirá em Dubai com empresárias selecionadas para um evento exclusivo. A programação inclui sete dias de experiências no deserto e pontos turísticos de Dubai, com foco em compartilhamento de experiências e capacitação em empreendedorismo.

Júlia Bicalho, uma referência no cenário de gestão de marcas e vendas de alto ticket, promoverá um evento exclusivo em Dubai em outubro. Empresárias selecionadas terão a oportunidade de participar de uma série de atividades projetadas para inspirar, educar e conectar líderes femininas no mundo dos negócios.

Sobre Júlia Bicalho:

Fundadora do Grupo Bicalho, com presença na Europa e nos Emirados Árabes Unidos, Júlia Bicalho é pioneira no ensino de gestão de marcas voltadas para vendas de alto ticket na Europa. Sua trajetória é marcada por uma jornada de conhecimento e especialização em posicionamento e diferenciação de negócios, tornando-se uma referência no empreendedorismo feminino. Como palestrante e mentora, Júlia dedica-se a capacitar empreendedores a alcançarem o melhor de si e se destacarem em suas áreas de atuação de forma singular, exclusiva e magnética.

O evento em Dubai tem como missão promover o reconhecimento e a valorização de empresas lideradas por mulheres, através de uma programação intensa de palestras, workshops e atividades práticas. Júlia Bicalho buscará capacitar as participantes para que possam alcançar uma posição de destaque em seus respectivos mercados.

Durante sete dias, as empresárias selecionadas participarão de experiências únicas no deserto e nos pontos turísticos mais emblemáticos de Dubai. A programação inclui:
– Workshops sobre posicionamento de marca e vendas de alto ticket.
– Palestras inspiradoras com Júlia Bicalho e outras líderes de sucesso.
– Atividades de networking e troca de experiências.
– Passeios e aventuras no deserto de Dubai.
– Visitas guiadas aos principais pontos turísticos da cidade.

O evento promete ser uma experiência transformadora para as participantes, com a oportunidade de aprender diretamente com Júlia Bicalho e outras empresárias de sucesso, em um ambiente que promove o crescimento pessoal e profissional. Cada detalhe foi pensado para tornar a viagem única e memorável, proporcionando uma imersão completa no mundo do empreendedorismo feminino de alto nível.

Com este encontro em Dubai, Júlia Bicalho reafirma seu compromisso em empoderar mulheres empreendedoras e fortalecer o empreendedorismo feminino globalmente. O evento promete não apenas conhecimento, mas também experiências inesquecíveis que irão inspirar e motivar as participantes a alcançar novos patamares em seus negócios.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Business

Camila Silveira ganha destaque no mundo corporativo capacitando empresas a crescerem nas redes sociais

Published

on

A especialista em marketing participa de eventos personalizados

Camila Silveira vem se destacando cada vez mais no meio empresarial. Ela, que é especialista em marketing, vem sendo procurada para possibilitar o crescimento de empresas nas redes sociais. Através de eventos personalizados, a profissional possibilita a mudança da mentalidade da equipe de uma empresa. Nele, todos engajam o nicho necessário de uma forma funcional e crescente nos resultados.

Em um mundo cada vez mais digital, a presença nas redes sociais se tornou indispensável para empresas que buscam crescimento e relevância no mercado. Contratar uma especialista como Camila Silveira pode ser o diferencial que sua empresa precisa para alcançar esses objetivos de forma eficaz e sustentável.

Primeiramente, Camila traz consigo uma vasta experiência e conhecimento das dinâmicas e melhores práticas das redes sociais. Isso significa que, ao contratar seus serviços, sua empresa terá acesso a estratégias personalizadas e ajustadas especificamente para o seu nicho de mercado. Uma análise detalhada e um estudo minucioso sobre como sua empresa pode se destacar nas redes sociais é fundamental para criar campanhas mais eficientes e engajadoras.

Além do planejamento estratégico, Camila Silveira oferece capacitação direcionada para seus funcionários e colaboradores. Este treinamento é vital para garantir que toda a equipe esteja alinhada com as novas diretrizes e práticas institucionais. A capacitação não só aumenta o conhecimento técnico dos participantes, mas também fomenta um ambiente de trabalho mais colaborativo e engajado.

Um dos diferenciais do trabalho de Camila é a abordagem leve e funcional que ela traz para o processo de capacitação. Ferramentas modernas e de fácil utilização são apresentadas aos colaboradores, garantindo que a transição e aprendizado sejam tranquilos e sem sobrecargas desnecessárias. Isso é fundamental para que todos os envolvidos consigam absorver e aplicar o conteúdo aprendido de forma prática no dia a dia.

Portanto, a contratação de uma especialista como Camila Silveira representa mais do que apenas um investimento em marketing digital; é uma aposta no futuro da empresa. Com uma presença forte e bem estruturada nas redes sociais, aliada a uma equipe capacitada e motivada, sua empresa estará pronta para conquistar novos mercados, fidelizar clientes e crescer de forma consistente e sustentável.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios11 horas ago

Ana Paula Ribeiro: De Jovem Cabeleireira a Referência Internacional no Cuidado Capilar

Nesta série de entrevistas que homenageia as mulheres do nosso país, entrevistamos a Ana Paula Ribeiro, de 35 anos, que...

Geral11 horas ago

5 Easy Factual Statements About Stitch Stuff Described

Lilo adopts 626, who is impersonating a canine, and names him “Stitch”. That night time, Stitch causes chaos on the...

Famosos12 horas ago

Elian Gallardo congestiona Av Paulista

O agente de modelos que vem sendo liderando o mercado de modelos como o maior descobridor de talentos da América...

Famosos12 horas ago

Joana Kannenberg é destaque como Patrícia em “Pedaço de Mim”, da Netflix

A atriz Joana Kannenberg celebra um marco em sua carreira com a personagem Patrícia na produção da Netflix “Pedaço de...

Negócios12 horas ago

Clube Mais Criativo é destaque da Mega Artesanal 2024 e apresenta o primeiro ecossistema digital e colaborativo no setor têxtil

Unindo em uma única plataforma benefícios e facilidades tanto para lojistas quanto para a indústria têxtil, em menos de um...

Geral14 horas ago

Analysis Coleman Hot Tubs

If you’re looking for a approach to cool off and have some enjoyable this summer, an above floor pool or...

Negócios14 horas ago

Beleza negra em foco: Casa Raça reúne talentos em um evento inspirador de representatividade e maquiagem

Um dia de empoderamento e celebração da beleza negra marcou a edição especial da Casa Raça, em São Paulo O...

Saúde15 horas ago

MEC volta atrás e revoga autorização para curso de medicina em faculdade do Espírito Santo

Centro Universitário Vale do Cricaré havia imputa favorecimento ilegal em favor da Faculdade Multivix O Ministério da Educação (MEC) voltou...

Moda16 horas ago

Costura Livre ganha mais duas Turmas no Clube de Costura

Agenda de agosto tem cinco tipos de cursos para quem quer descobrir ou aperfeiçoar mais sua habilidade de costura Impulsionada...

(Foto: Reprodução/ Instagram/@jogosolimpicos) (Foto: Reprodução/ Instagram/@jogosolimpicos)
Geral17 horas ago

Marketing nas Olimpíadas 2024: estudo revela padrões de investimento em mídia pelas principais marcas

As Olimpíadas de Paris, que terão início nesta sexta-feira (26), serão um cenário não apenas de disputas pelas medalhas. Estará...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed