Barra
Connect with us

Geral

Estudo da Macfor aponta que mulheres desconhecem o peso do custo da desigualdade de gênero no seu orçamento

Published

on

Muitas vezes embalados em benefícios específicos para o público feminino, produtos com os mesmos efeitos práticos de um similar destinado a homens chegam às mãos das consumidoras com um custo mais alto. Isso faz parte de uma estratégia, quase invisível, conhecida como “Pink Tax” ou “Taxa Rosa”, que ainda é uma incógnita para a maioria dos consumidores brasileiros.

A estratégia de elevar os preços de produtos e serviços específicos para mulheres é desconhecida para 56% de consumidores brasileiros, de 18 a 44 anos, das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Para 98,3% dos entrevistados, a taxa rosa é mais evidente em produtos e serviços ligados ao setor de Beleza e Perfumaria. Para 89,7%, a indústria de moda tem mais incidência de “Pink Tax”.

O levantamento, elaborado pela Macfor, agência digital, contou com a participação dos consumidores, sendo 68% mulheres. Com relação à faixa etária, a maioria dos participantes tem entre 25 e 34 anos (67,3%). Os dados foram coletados por meio do formulário online e do Datalake Macfor, que compila informações de diversas fontes, como Google, SEMrush, redes sociais, por meio de APIs.

“Muitas vezes não fica claro para as mulheres qual o real benefício dos produtos destinados ao público feminino versus outros produtos. Isso causa um sentimento de frustração”, diz Fabrício Macias, CEO da Macfor. A maioria dos participantes da pesquisa questionou o motivo de haver uma diferenciação no preço cobrado pelos produtos destinados ao público feminino, se o custo de produção é o mesmo. Entre os depoimentos, ressalta Louize Fischer, head de market intelligence da Macfor, houve demandas para excluir a diferenciação de gênero no desenvolvimento de produtos. A demanda é pelo fim da abordagem sexista. “Os consumidores querem acabar com a abordagem sexista. No levantamento, ficou muito explícito que eles querem uma relação com as marcas com mais igualdade e transparência”, completa.

O estudo da Macfor revela não apenas a persistência da desigualdade de gênero, mas também a urgência de abordar este problema de forma mais eficaz. Para Camila Luizzi, gerente de Marketing da RelaxMedic, a prática da Taxa Rosa, que aumenta os custos de produtos específicos para mulheres, vai contra os princípios de ESG (Environmental, Social, and Governance), que defendem a igualdade, a sustentabilidade e a ética nos negócios.

A gerente de Marketing considera alarmante e contraproducente que, em pleno século XXI, ainda estejamos lidando com a “Taxa Rosa”. “Como gestora de uma empresa focada na beleza e no bem-estar, é meu dever promover práticas que respeitem e celebrem as diferenças, eliminando políticas de preços discriminatórias. Precisamos ir além do discurso e efetivar ações concretas que reflitam nosso compromisso com a igualdade de gênero”, afirma.

Se pensarmos que a influência feminina no mercado online é indiscutível e cada vez mais valorizada, a “Taxa Rosa” não apenas impõe um ônus financeiro injusto às mulheres, mas também reforça estereótipos de gênero obsoletos e prejudiciais. Outro estudo realizado ao longo de 2023, com os principais clientes da plataforma da Vurdere (startup que personaliza avaliações e integra uma rede social às plataformas de e-commerce, potencializando o efeito de rede por meio da geolocalização dos usuários) revelou que, de 55 mil avaliações de produtos em diversos segmentos — incluindo esportes, moda e beleza —, 65% foram feitas por mulheres.

Além disso, análises conduzidas pela Inteligência Artificial de análise de conteúdo gerado pelo usuário (UGC) indicaram que as contribuições femininas não só possuem qualidade superior em termos de SEO, como também são mais eficazes em converter visitas em vendas. Essa dinâmica proporciona um benefício significativo para as marcas, que veem o conteúdo feminino como um ativo valioso na personalização avançada oferecida pela nossa IA. “Portanto, é essencial reconhecer e recompensar essas mulheres engajadas, que atuam como verdadeiras embaixadoras das marcas, contribuindo substancialmente para a performance das lojas online”, destaca Daniel Pisano, fundador da Vurdere.

Para ter acesso à pesquisa basta clicar em: https://universidade.macfor.com.br/pink-tax

Geral

Murano Pousada Boutique chega a Campos do Jordão com proposta de elegância, conforto e exclusividade

Published

on

Campos do Jordão, junho de 2025 – Um novo conceito de hospedagem acaba de chegar à mais charmosa cidade da Serra da Mantiqueira. A Murano Pousada Boutique abre suas portas em Campos do Jordão, trazendo uma proposta que une sofisticação, bem-estar e atendimento personalizado, em um ambiente pensado para hóspedes exigentes que buscam mais do que uma simples estadia.

 

 

 

Com arquitetura inspirada nas vilas europeias e interiores que combinam o charme clássico com toques contemporâneos, a Murano se destaca por oferecer apenas 18 suítes exclusivas, todas cuidadosamente decoradas e equipadas com tecnologia de ponta, enxovais premium e banheiras de hidromassagem.

Além do requinte das acomodações, os hóspedes contam com um café da manhã amplo, servido até as 11.00 hrs, e um magnifico chá da tarde, servido diariamente das 16.00 as 18.00 hrs. Tudo isso cercado pela natureza exuberante e clima aconchegante característicos de Campos do Jordão.

 

 

 

A Murano chega ao mercado com o propósito de proporcionar momentos únicos e memoráveis, sendo ideal para casais em busca de romantismo, viajantes que prezam pela privacidade e visitantes que querem vivenciar o melhor da cidade com conforto absoluto.

Destaques da Murano Pousada Boutique:

•18 suítes com design exclusivo.

•Café da manhã até as 11, chá da tarde das 16.00 as 18.00 hrs

•Adega climatizada com rótulos nacionais e internacionais

•Serviços personalizados para cada hóspede

•Localização estratégica, a poucos minutos do centro de Capivari

 

 

 

A Murano é mais que uma pousada: é um refúgio de elegância e tranquilidade em um dos destinos mais desejados do Brasil.

Para agendamento de entrevistas, press trips ou mais informações:

 

 

 

Pousada Murano

Telefone: (12) 9 8802- 6222  • (12) 3663-6661

E-mailreservas@pousadamurano.com.br

Site oficial

Instagram

Continue Reading

Geral

Servidor da UFC é selecionado para programa nacional de inovação com pesquisa sobre preservação de memória audiovisual

Published

on

Estudo quer impedir que a produção cultural e educativa das universidades públicas se perca e propõe um sistema para que qualquer pessoa possa acessar esse conteúdo online, de forma gratuita

Transformar a memória audiovisual universitária em acervo acessível e preservado digitalmente: essa é a missão da pesquisa do bibliotecário e mestre em Ciência da Informação Francisco Edvander Pires Santos, servidor da Universidade Federal do Ceará (UFC), recentemente selecionado para o programa Catalisa ICT, do Sebrae Nacional. A iniciativa apoia projetos com potencial de se tornarem soluções inovadoras para desafios sociais e econômicos.

A pesquisa de mestrado de Edvander Pires, defendida em 2018 no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC, propôs critérios e diretrizes para a gestão de imagens em movimento e acervos sonoros produzidos nas universidades federais, com base na atuação do bibliotecário como mediador e organizador da informação digital. A dissertação resultou em uma proposta de estruturação de um repositório audiovisual no software DSpace, tecnologia amplamente utilizada para preservação digital e acesso aberto. 

O trabalho parte de uma realidade comum nas instituições públicas: conteúdos valiosos, como documentários, videoaulas, podcasts e espetáculos artísticos, frequentemente ficam dispersos em mídias físicas, canais informais ou arquivos pessoais, sem garantia de preservação ou acesso público. A proposta de Edvander visa reverter esse cenário, oferecendo um modelo técnico e metodológico para organizar, catalogar e disponibilizar esse patrimônio, valorizando a memória institucional das universidades.

A dissertação teve orientação da Profa. Dra. Maria Giovanna Guedes Farias e coorientação do Prof. Dr. Luiz Tadeu Feitosa. Entre os ambientes de pesquisa analisados estão o Curso de Jornalismo, a Casa Amarela Eusélio Oliveira, o Programa UFCTV, a Rádio Universitária FM, a Biblioteca de Ciências Humanas e o Coral da UFC. O estudo também contribui com a perspectiva de acesso aberto ao conhecimento, um princípio fundamental da ciência contemporânea.

Para Edvander, o reconhecimento pelo programa Catalisa ICT amplia o alcance da pesquisa e reforça seu compromisso com a sociedade. “Preservar a memória audiovisual de uma universidade pública é preservar a história da própria sociedade. A cultura, a ciência e os debates que ocorrem nesses espaços impactam diretamente a vida das pessoas. Garantir o acesso a esse conteúdo é democratizar o conhecimento e reconhecer o valor do que produzimos como instituição pública”, afirma.

A seleção para o programa Catalisa ICT reconhece o potencial de impacto da pesquisa ao estimular a transformação de projetos acadêmicos em soluções tecnológicas e empreendedoras. Com apoio do Sebrae, Edvander deverá receber mentorias, capacitação e conexões com ecossistemas de inovação que podem viabilizar a aplicação prática do seu trabalho em outras universidades e instituições públicas.

O programa Catalisa ICT é uma iniciativa do Sebrae Nacional que conecta mestres e doutores ao setor produtivo, promovendo a transformação de pesquisas acadêmicas em negócios inovadores de base tecnológica. A seleção é realizada em nível nacional e inclui etapas de capacitação, mentorias e acesso a editais de fomento e mercado.

Continue Reading

Geral

Bispo Bruno Leonardo realiza nova doação para Grupo de Apoio à Criança com Câncer na Bahia

Published

on

Com fraldas e leites especiais, líder religioso reafirma compromisso com o amor ao próximo e emociona ao falar sobre a importância de cuidar de “anjos especiais”

Com palavras simples e um gesto cheio de significado, o Bispo Bruno Leonardo anunciou mais uma ação social que reafirma seu compromisso com a fé colocada em prática. Em um vídeo publicado nas redes sociais, ele comunicou a doação de mais de 42 mil fraldas descartáveis e diversas latas de leites especiais, destinados a um centro que cuida de crianças com necessidades especiais, muitas delas alimentadas exclusivamente por sonda.

“Estou aqui agora para glorificar Deus e anunciar mais uma doação que nós estamos fazendo”, disse o bispo no início de um vídeo em seu instagram. Segundo ele, cada lata de leite utilizada pelas crianças chega a custar mais de R$ 200,00. A doação veio para suprir uma necessidade urgente e recorrente do local, que enfrenta desafios diários para manter os cuidados essenciais com os pequenos pacientes.

Mais do que o valor material da entrega, a ação revela um cuidado genuíno com quem mais precisa. “Esse é o evangelho que nós acreditamos: amar a Deus e amar o próximo”, declarou o líder, emocionado.

A doação, como explicou Bruno Leonardo, foi possível graças aos dízimos e ofertas dos fiéis que acompanham seu ministério. Em suas palavras, cada gesto de fé das “ovelhas” se transforma em apoio direto a quem precisa. Ele ainda pediu bênçãos sobre todos que têm contribuído com essa missão: “Quero pedir a Deus que abençoe a vida de cada um de vocês.”

Essa nova ação se soma a uma série de doações feitas pelo bispo nos últimos meses. Entre elas, estão recursos para o tratamento de uma mulher com câncer em fase avançada, a entrega de alimentos a comunidades carentes em Salvador e o apoio a ONGs que atuam na proteção animal.

Líder do maior canal evangelístico do mundo no YouTube, com mais de 52 milhões de inscritos, Bruno Leonardo tem mostrado que sua atuação vai além das plataformas digitais. Seus gestos de solidariedade têm alcançado lares, hospitais e instituições, sempre com um propósito claro: levar fé, cuidado e esperança.

Com a mensagem que tem guiado seu ministério em 2025:  “Nada faltando, nada quebrado, nada fora do lugar”, o Bispo segue transformando palavras em ações concretas, tocando vidas por todo o Brasil.

Para acompanhar as próximas ações e mensagens de fé, siga @bispobrunoleonardo no Instagram.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Geral7 horas ago

Murano Pousada Boutique chega a Campos do Jordão com proposta de elegância, conforto e exclusividade

Campos do Jordão, junho de 2025 – Um novo conceito de hospedagem acaba de chegar à mais charmosa cidade da...

Geral10 horas ago

Servidor da UFC é selecionado para programa nacional de inovação com pesquisa sobre preservação de memória audiovisual

Estudo quer impedir que a produção cultural e educativa das universidades públicas se perca e propõe um sistema para que...

Famosos17 horas ago

Adriana Muller viaja para a cidade da moda acompanhada do marido, o jogador Lincoln Henrique

A influenciadora Adriana Müller está na cidade da moda e vem chamando a atenção nas redes sociais com peças e...

Entretenimento17 horas ago

Expressão Ativa anuncia álbum “Estrada 33” em parceria com a Radar Records

O grupo de rap nacional Expressão Ativa, ícone do segmento, apresenta ao público em parceria com a Radar Records, o...

Negócios17 horas ago

Pedro Melo Jr. e a Quarta Onda do Café: O Brasil Precisa Parar de Exportar Commodities e Começar a Exportar Valor

À frente da BitCoffee e defensor do conceito da 4ª Onda do Café, o empreendedor Pedro Melo Jr. está promovendo...

Negócios18 horas ago

O fim da era do controle: por que o trabalho remoto virou vantagem competitiva

Estudo mostra que 40% dos profissionais aceitariam corte salarial para manter a flexibilidade — e empresas que resistem ao modelo...

Moda18 horas ago

Oficinas infantojuvenis marcam a programação de junho do Clube de Costura

Com foco no início das férias, projeto promove experiências criativas e afetivas para adultos e crianças Goiânia, maio de 2025...

Moda18 horas ago

Mega Moda amplia lançamentos de coleções de inverno e impulsiona comércio atacadista com movimentação intensa de lojistas

Goiânia, junho de 2025 — A segunda frente fria de 2025 provocou, desde a madrugada desta segunda-feira, uma queda brusca...

Moda18 horas ago

Experience Models desembarca em Niterói em busca de novos talentos da moda

Seletiva promovida pela agência Haut Models será realizada nos dias 06, 07 e 08 de junho, com inscrições gratuitas Niterói,...

Negócios20 horas ago

Dia Mundial do Meio Ambiente: a urgência de cultivar o planeta com ações concretas e impacto real

Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o alerta é claro: não há mais tempo para discursos vazios....

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed