Barra Estudo da Universidade de Nova Iorque contribui para a tese do pesquisador Murilo Postiglioni Neme de que bactérias envolvidas na doença gengival estão associadas ao aumento do risco de câncer de cabeça e pescoço - Business Feed
Connect with us

Entretenimento

Estudo da Universidade de Nova Iorque contribui para a tese do pesquisador Murilo Postiglioni Neme de que bactérias envolvidas na doença gengival estão associadas ao aumento do risco de câncer de cabeça e pescoço

Published

on

Estima-se que para cada ano do triênio 2023-2025, ocorrerá 704 mil casos novos de câncer no Brasil, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Os destaques vão para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. 

O pesquisador e especialista no assunto, Murilo Postiglioni Neme, que estuda tumores bucais há mais de 20 anos, reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento na luta contra o câncer. 

Considerada uma doença grave e de alta mortalidade, o câncer pode ter cura quando diagnosticado precocemente. Por isso, para Murilo Postiglioni Neme, promover a conscientização da sociedade sobre os cuidados com a doença, informando a população sobre a importância de consultar sempre o médico, e o cirurgião dentista, pode salvar vidas.

“O câncer de boca pode se desenvolver nos lábios, gengivas, bochechas, céu da boca ou na língua. No Brasil, a doença atinge atualmente cerca de 15 mil pessoas todos os anos.” 

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), entre 35 mil e 40 mil brasileiros são diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço a cada ano. Essa condição é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, o quinto em mulheres e o sétimo no ranking geral de incidência no Brasil. Os tumores podem surgir na boca, tireoide, na garganta, na laringe, na faringe, nas glândulas salivares e na região de seios paranasais. Segundo o Inca, o diagnóstico de quase 60% dos casos de câncer de cabeça e pescoço ainda é realizado tardiamente.

Mais de uma dúzia de espécies bacterianas entre as centenas que vivem na boca das pessoas foram associadas a uma chance coletiva 50% maior de desenvolver carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, mostra um novo estudo. Alguns desses microrganismos já haviam demonstrado contribuir para a doença periodontal, infecções gengivais graves que podem corroer o maxilar e os tecidos moles que circundam os dentes. 

Murilo Postiglioni Neme, reforça que especialistas há muito tempo observam que aqueles com saúde bucal precária são estatisticamente mais vulneráveis do que aqueles com bocas mais saudáveis ao carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, um grupo que inclui os cânceres mais comuns da boca e da garganta. Embora pequenos estudos tenham vinculado algumas bactérias nessas regiões (o microbioma oral) aos cânceres, os tipos exatos de bactérias mais envolvidos até agora permaneceram obscuros.

Lideradas por pesquisadores da NYU Langone Health e seu Perlmutter Cancer Center, as novas análises observaram a composição genética de micróbios orais coletados de homens e mulheres saudáveis. Das centenas de bactérias diferentes que são rotineiramente encontradas na boca, 13 espécies mostraram aumentar ou diminuir o risco de carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. No geral, esse grupo foi associado a uma probabilidade 30% maior de desenvolver cânceres. Em combinação com cinco outras espécies que são frequentemente vistas em doenças gengivais, o risco geral foi aumentado em 50%. 

“Nossas descobertas oferecem uma nova visão sobre a relação entre o microbioma oral e os cânceres de cabeça e pescoço”, disse o autor principal do estudo, Soyoung Kwak, PhD. “Essas bactérias podem servir como biomarcadores para especialistas sinalizarem aqueles em alto risco”, acrescentou Kwak, um bolsista de pós-doutorado no Departamento de Saúde Populacional da NYU Grossman School of Medicine.  

Investigações anteriores revelaram certas bactérias em amostras de tumores de pessoas já diagnosticadas com esses cânceres, diz Kwak. Então, em uma pequena avaliação de 2018, a atual equipe de pesquisa explorou como os microorganismos em participantes saudáveis podem, ao longo do tempo, contribuir para o risco futuro de carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. 

O último relatório, publicado on-line em 26 de setembro no periódico JAMA Oncology , é a maior e mais detalhada análise desse tipo até o momento, diz Kwak. Ele também está entre os primeiros a examinar se fungos comuns, organismos como levedura e mofo que, junto com bactérias, compõem o microbiota oral, podem desempenhar um papel no carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. Os novos experimentos não encontraram tal papel para organismos fúngicos.

Para a pesquisa, a equipe analisou dados de três investigações em andamento rastreando 159.840 americanos de todo o país para entender melhor como dieta, estilo de vida, histórico médico e muitos outros fatores estão envolvidos no câncer. Os dados foram coletados para o Estudo de Prevenção do Câncer II da American Cancer Society; o Estudo de Rastreamento do Câncer de Próstata, Pulmão, Colorretal e Ovário; e o Estudo de Coorte da Comunidade do Sul. 

Logo após a inscrição, os participantes enxaguaram a boca com enxaguante bucal, fornecendo amostras de saliva que preservaram os números e espécies de micróbios para teste. Os pesquisadores então acompanharam por aproximadamente 10 a 15 anos para registrar qualquer presença de tumores. 

No estudo atual, Murilo Postiglioni Neme revela que os pesquisadores analisaram o DNA bacteriano e fúngico das amostras de saliva. Então, eles identificaram 236 pacientes que foram diagnosticados com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço e compararam o DNA de seus micróbios orais com o de 458 indivíduos do estudo selecionados aleatoriamente que permaneceram livres do câncer. Em sua pesquisa, a equipe levou em conta fatores conhecidos por desempenhar um papel, como idade, raça e com que frequência eles fumavam cigarros ou bebiam álcool. 

“Nossos resultados oferecem mais um motivo para manter bons hábitos de higiene oral”, disse o coautor sênior do estudo Richard Hayes, DDS, MPH, PhD. “Escovar os dentes e usar fio dental pode não apenas ajudar a prevenir doenças periodontais, mas também pode proteger contra câncer de cabeça e pescoço”, acrescentou Hayes, professor do Departamento de Saúde Populacional da NYU Grossman School of Medicine e membro do Perlmutter Cancer Center. 

Para Murilo Postiglioni Neme, os pesquisadores enfatizaram que seu estudo foi projetado para identificar correlações entre risco de câncer e certas bactérias na boca, mas não para estabelecer uma ligação direta de causa e efeito. Isso exigirá mais pesquisas.

“Agora que identificamos as principais bactérias que podem contribuir para essa doença, planejamos explorar os mecanismos que permitem que elas o façam e de que maneiras podemos intervir melhor”, disse o coautor sênior do estudo Jiyoung Ahn, PhD. Ahn é professor nos Departamentos de Saúde Populacional e Medicina da NYU Grossman School of Medicine e é o diretor associado de pesquisa populacional no Perlmutter Cancer Center. 

Murilo Postiglioni Neme acredita que o estudo contribuirá para a prevenção dos cânceres de cabeça e pescoço, pois infecções crônicas levam à inflamação crônica. Em um tecido inflamado, as células morrem e nascem de uma forma muito mais acelerada. Quando isso acontece de forma crônica, aumenta a chance de haver algum erro na replicação celular. 

“Geralmente, o desequilíbrio da microbiota oral é causado por fatores como má higiene oral, próteses mal adaptadas, antigas e sem manutenção podem provocar lesões crônicas na língua, gengivas, bochechas e outras partes da boca, levando a um aumento dos micro-organismos patógenos, que pode desencadear mutações nas células, originando câncer de boca”, explica. 

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

Hiran se une a Gabi Lins para lançar a faixa Miudinho

Published

on

Single antecede álbum que chega no próximo mês

[ouça aqui]

[assista aqui]

O rapper Hiran vem sendo referência para artistas LGBTQIAPN+  com seu som único e estilo diferenciado. Agora, o artista se une à cantora baiana Gabi Lins para lançar seu novo sucesso: Miudinho. A faixa, que vem acompanhada de clipe, chega nesta sexta-feira às plataformas e é o primeiro single do novo álbum de Hiran, seu projeto mais solar e pop até então e que será lançado em novembro.

Já trazendo o tom romântico e descontraído que colore o novo disco, Miudinho é a porta aberta de Hiran à musicalidade pop da Bahia e às lovesongs sensuais e suingadas que têm a cara do verão. Com participação de Gabi, outra jovem promessa da música pop residente em Salvador e que tem tido excelentes lançamentos recentemente, Miudinho tem tudo pra ficar na boca do povo e ganhar espaço neste próximo verão ao redor do Brasil.

Hiran é um artista baiano premiado que vem ganhando notoriedade no cenário nacional nos últimos anos. Com alguns discos lançados, parcerias de sucesso com Gloria Groove e Ivete Sangalo, e sendo apadrinhado por Caetano Veloso e Paula Lavigne, Hiran tem conquistado a Bahia e o Brasil.

OUÇA “MIUDINHO” AQUI!

ASSISTA “MIUDINHO” AQUI!

Confira a letra:

Miudinho

 

Se tem uma coisa que eu gosto na gente

É ficar coladinho mesmo que tiver quente

Dançando grudado com o corpo fervendo

O peito acelerado enquanto o som ta batendo e nós

No miudinho, assim, no miudinho

Se derretendo todo e dançando devagarinho assim

No miudinho, assim, no miudinho

O corpo todo suado e a gente coladinho assim

No miudinho, assim, no miudinho

Se derretendo todo e dançando devagarinho assim

No miudinho, assim, no miudinho

O corpo todo suado e a gente coladinho assim

No miudinho, assim

No miudinho, assim

 

Continue Reading

Entretenimento

Empreendedorismo Feminino: Conheça a história de Débora Olindina com a PetLândia Petshop

Published

on

Débora Olindina transformou a sua paixão em negócio de sucesso em Fortaleza.

No cenário brasileiro, o empreendedorismo feminino tem mostrado um crescimento significativo nos últimos anos. Segundo o Sebrae, o Brasil é o sétimo país com o maior número de empreendedoras, com 24 milhões de mulheres liderando negócios próprios. Em meio a esse movimento, a história de Débora Olindina Macedo Lopes, fundadora da PetLândia Petshop, em Fortaleza, Ceará, destaca-se pela determinação e superação.

Débora nasceu em São Caetano do Sul, São Paulo, e há 20 anos reside em Fortaleza. Inicialmente graduada em Educação Física em 2009, ela decidiu seguir seu verdadeiro sonho e formou-se em Medicina Veterinária em 2019. “A paixão pelos animais sempre esteve comigo. Abrir a PetLândia foi a realização de um sonho antigo, apesar dos desafios que surgiram no caminho”, compartilha.

A PetLândia Petshop começou como uma pequena loja, mas com foco e trabalho árduo, Débora e seu esposo, David Lopes, transformaram o negócio em uma referência na área. 

Empreendendo com Paixão e Estratégia

Débora enfrentou a falta de experiência inicial com muita dedicação e vontade de aprender. “No começo, tudo era novo. Desde a gestão até o atendimento aos clientes, cada dia era um aprendizado. A chave foi não ter medo de pedir ajuda e buscar conhecimento constantemente”, conta. Ela assumiu múltiplas funções, desde a recepção até a parte administrativa, sempre com a intenção de oferecer o melhor para os clientes e seus pets.

Um dos diferenciais da PetLândia é a capacidade de adaptação e inovação de Débora. Com o crescimento do negócio, ela percebeu a importância de investir em um atendimento veterinário completo e de qualidade, além de serviços diversificados que atendessem todas as necessidades dos pets. “Entendemos que os donos de pets procuram não apenas produtos, mas um cuidado integral para seus animais. Isso nos motivou a expandir e melhorar continuamente nossos serviços”, explica.

Liderança Feminina e Superação

A empreendedora também ressalta a importância de uma liderança motivadora. “Ter uma equipe engajada e comprometida é essencial. Sempre busquei liderar pelo exemplo, mostrando que com dedicação e amor pelo que se faz, é possível superar qualquer desafio”, afirma. Hoje, a PetLândia conta com nove colaboradores, todos treinados para oferecer um atendimento humanizado e de excelência.

A jornada de Débora não foi isenta de dificuldades. A burocracia e os obstáculos financeiros são desafios constantes no empreendedorismo, mas ela sempre encontrou maneiras de contorná-los. “Manter uma saúde financeira equilibrada e tomar decisões estratégicas foram cruciais para o nosso crescimento”, ressalta.

Inspirando Outras Mulheres

A história de Débora é um exemplo de como o empreendedorismo pode ser um caminho de transformação e realização pessoal. “Empreender é desafiante, mas também extremamente recompensador. É importante não deixar que o medo paralise suas ações. Use-o como um impulso para buscar mais conhecimento e estar preparado”, aconselha.

Para saber mais sobre a trajetória de Débora e os serviços oferecidos pela PetLândia Petshop, siga Débora Olindina e a PetLândia nas redes sociais.

Continue Reading

Entretenimento

Shape Luxe: A Nova Abordagem da Dra. Juliana Silva para o Emagrecimento e Bem-Estar

Published

on

O lançamento do Shape Luxe marca um novo capítulo no mundo do emagrecimento e da autoestima feminina. A Dra. Juliana  Silva apresenta um protocolo inovador que visa ajudar as mulheres a entrarem em 2025 se sentindo mais confiantes e amando a si mesmas. Com uma abordagem personalizada que combina ciência, nutrição e suporte contínuo, o Shape Luxe oferece uma transformação completa que vai além da simples perda de peso.

“A elegância e a autoestima começam de dentro para fora”, explica a Dra. Juliana. O Shape Luxe foi desenvolvido para mulheres que desejam não apenas emagrecer, mas também se redescobrir e valorizar sua própria beleza. O protocolo é resultado de anos de experiência e pesquisa, e foi criado para atender às necessidades únicas de cada mulher, respeitando suas individualidades e estilos de vida.

O diferencial do Shape Luxe é a personalização do plano de emagrecimento. Ao invés de soluções genéricas, a Dra. Juliana realiza uma avaliação detalhada de cada paciente, levando em consideração fatores como histórico de saúde, metabolismo, hábitos alimentares e objetivos pessoais. “Entender a história de cada mulher é fundamental para criar um plano que realmente funcione”, ressalta a especialista.

Além disso, o Shape Luxe não se resume a dietas restritivas ou exercícios intensos. A proposta é oferecer uma abordagem holística que integra a nutrição saudável, o controle emocional e o bem-estar mental. “Trabalhar a relação com a comida é essencial. Queremos que as mulheres aprendam a se alimentar de forma saudável, sem privação, e que desenvolvam uma relação positiva com seus corpos”, afirma a Dra. Juliana.

Uma das características marcantes do Shape Luxe são os encontros mensais. Esses encontros proporcionam um espaço de acolhimento e troca de experiências entre as participantes. “É um momento importante para criar uma rede de apoio, onde as mulheres podem compartilhar suas conquistas e desafios, além de receber orientações e dicas práticas para manter o foco”, comenta a especialista.

O suporte contínuo é uma das chaves para o sucesso do protocolo. Ao longo do programa, a Dra. Juliana estará presente para monitorar os progressos e ajustar o plano conforme necessário. Essa atenção personalizada ajuda a garantir resultados duradouros e a prevenir o efeito sanfona, um problema comum em muitos programas de emagrecimento. “O objetivo é criar hábitos saudáveis que se tornem parte da rotina das participantes, promovendo uma transformação que perdure ao longo do tempo”, explica.

A Dra. Juliana também destaca a importância da autoestima no processo de emagrecimento. “Quando uma mulher se sente bem consigo mesma, ela está mais motivada a cuidar da saúde e do corpo. O Shape Luxe busca não apenas emagrecer, mas empoderar as mulheres, fazendo com que se sintam verdadeiras rainhas de suas vidas”, afirma.

O lançamento do Shape Luxe é um convite para que as mulheres iniciem uma jornada de transformação, não apenas física, mas emocional e mental. A Dra. Juliana acredita que, ao elevar a autoestima e promover o amor-próprio, as mulheres estarão mais preparadas para enfrentar os desafios da vida e alcançar seus objetivos. “O emagrecimento deve ser uma celebração da vida, e o Shape Luxe é a ferramenta perfeita para isso”,.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios4 segundos ago

Dia das Crianças: pesquisa revela que PIX será o segundo meio de pagamento preferido para compras

Pesquisa do Datafolha revela que o meio de pagamento será utilizado por 31% dos consumidores O Dia das Crianças é...

Entretenimento5 minutos ago

Estudo da Universidade de Nova Iorque contribui para a tese do pesquisador Murilo Postiglioni Neme de que bactérias envolvidas na doença gengival estão associadas ao aumento do risco de câncer de cabeça e pescoço

Estima-se que para cada ano do triênio 2023-2025, ocorrerá 704 mil casos novos de câncer no Brasil, conforme o Instituto...

Moda1 hora ago

Maior seletiva de modelos do Brasil chega a São José dos Pinhais

Max Fashion Tour acontece nos dias 19 e 20 de outubro com inscrições gratuitas  São José dos Pinhais será palco...

Moda1 hora ago

Maior seletiva de modelos do Brasil chega a Itajaí; saiba como participar

Max Fashion Tour acontece nos dias 19 e 20 de outubro, com inscrições gratuitas  A cidade de Itajaí, em Santa...

Negócios1 hora ago

Paola Doldán Impulsiona o Crescimento Empresarial em Ciudad del Este, Paraguai

Em Ciudad del Este, a consultora paraguaia se destaca com soluções inovadoras para o comércio de fronteira Paola Doldán, uma...

Negócios1 hora ago

Contas Desativadas por Conteúdo Adulto: Como a Lead Bank Security Pode Ajudar

As políticas de conteúdo do Instagram são rigorosas, especialmente no que se refere ao conteúdo adulto. Uma violação dessas diretrizes...

Famosos1 hora ago

Mell Hilton: Quebrando Padrões, Celebrando a Liberdade e Inspirando Autenticidade com Ousadia e Estilo em Cada Passo

Nascida em Bragança Paulista, Mell Hilton, ou como é carinhosamente chamada, “Loirissa Mell”, começou sua trajetória aos 11 anos, sonhando...

(Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)
Geral2 horas ago

Love que Transforma: nasce a 1ª plataforma de inclusão e visibilidade de pets com deficiência, desenvolvida pela Petlove

Pets com deficiência podem viver felizes e cheios de amor. No entanto, a falta de informação faz com que, muitas...

Saúde2 horas ago

Casas André Luiz promove inclusão e conscientização no Dia das Crianças

No Brasil, comemora-se o dia das crianças em 12 de outubro. A data foi estabelecida em 1924, apenas anos mais...

Business3 horas ago

Dia das Crianças: Como cursos de tecnologia podem formar criadores do futuro

Neste Dia das Crianças, refletir sobre o que significa presentear se torna essencial. Optar por cursos que incentivem o aprendizado...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed