Barra
Connect with us

Entretenimento

Estudo da Universidade de Nova Iorque contribui para a tese do pesquisador Murilo Postiglioni Neme de que bactérias envolvidas na doença gengival estão associadas ao aumento do risco de câncer de cabeça e pescoço

Published

on

Estima-se que para cada ano do triênio 2023-2025, ocorrerá 704 mil casos novos de câncer no Brasil, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Os destaques vão para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. 

O pesquisador e especialista no assunto, Murilo Postiglioni Neme, que estuda tumores bucais há mais de 20 anos, reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento na luta contra o câncer. 

Considerada uma doença grave e de alta mortalidade, o câncer pode ter cura quando diagnosticado precocemente. Por isso, para Murilo Postiglioni Neme, promover a conscientização da sociedade sobre os cuidados com a doença, informando a população sobre a importância de consultar sempre o médico, e o cirurgião dentista, pode salvar vidas.

“O câncer de boca pode se desenvolver nos lábios, gengivas, bochechas, céu da boca ou na língua. No Brasil, a doença atinge atualmente cerca de 15 mil pessoas todos os anos.” 

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), entre 35 mil e 40 mil brasileiros são diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço a cada ano. Essa condição é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, o quinto em mulheres e o sétimo no ranking geral de incidência no Brasil. Os tumores podem surgir na boca, tireoide, na garganta, na laringe, na faringe, nas glândulas salivares e na região de seios paranasais. Segundo o Inca, o diagnóstico de quase 60% dos casos de câncer de cabeça e pescoço ainda é realizado tardiamente.

Mais de uma dúzia de espécies bacterianas entre as centenas que vivem na boca das pessoas foram associadas a uma chance coletiva 50% maior de desenvolver carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, mostra um novo estudo. Alguns desses microrganismos já haviam demonstrado contribuir para a doença periodontal, infecções gengivais graves que podem corroer o maxilar e os tecidos moles que circundam os dentes. 

Murilo Postiglioni Neme, reforça que especialistas há muito tempo observam que aqueles com saúde bucal precária são estatisticamente mais vulneráveis do que aqueles com bocas mais saudáveis ao carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, um grupo que inclui os cânceres mais comuns da boca e da garganta. Embora pequenos estudos tenham vinculado algumas bactérias nessas regiões (o microbioma oral) aos cânceres, os tipos exatos de bactérias mais envolvidos até agora permaneceram obscuros.

Lideradas por pesquisadores da NYU Langone Health e seu Perlmutter Cancer Center, as novas análises observaram a composição genética de micróbios orais coletados de homens e mulheres saudáveis. Das centenas de bactérias diferentes que são rotineiramente encontradas na boca, 13 espécies mostraram aumentar ou diminuir o risco de carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. No geral, esse grupo foi associado a uma probabilidade 30% maior de desenvolver cânceres. Em combinação com cinco outras espécies que são frequentemente vistas em doenças gengivais, o risco geral foi aumentado em 50%. 

“Nossas descobertas oferecem uma nova visão sobre a relação entre o microbioma oral e os cânceres de cabeça e pescoço”, disse o autor principal do estudo, Soyoung Kwak, PhD. “Essas bactérias podem servir como biomarcadores para especialistas sinalizarem aqueles em alto risco”, acrescentou Kwak, um bolsista de pós-doutorado no Departamento de Saúde Populacional da NYU Grossman School of Medicine.  

Investigações anteriores revelaram certas bactérias em amostras de tumores de pessoas já diagnosticadas com esses cânceres, diz Kwak. Então, em uma pequena avaliação de 2018, a atual equipe de pesquisa explorou como os microorganismos em participantes saudáveis podem, ao longo do tempo, contribuir para o risco futuro de carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. 

O último relatório, publicado on-line em 26 de setembro no periódico JAMA Oncology , é a maior e mais detalhada análise desse tipo até o momento, diz Kwak. Ele também está entre os primeiros a examinar se fungos comuns, organismos como levedura e mofo que, junto com bactérias, compõem o microbiota oral, podem desempenhar um papel no carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. Os novos experimentos não encontraram tal papel para organismos fúngicos.

Para a pesquisa, a equipe analisou dados de três investigações em andamento rastreando 159.840 americanos de todo o país para entender melhor como dieta, estilo de vida, histórico médico e muitos outros fatores estão envolvidos no câncer. Os dados foram coletados para o Estudo de Prevenção do Câncer II da American Cancer Society; o Estudo de Rastreamento do Câncer de Próstata, Pulmão, Colorretal e Ovário; e o Estudo de Coorte da Comunidade do Sul. 

Logo após a inscrição, os participantes enxaguaram a boca com enxaguante bucal, fornecendo amostras de saliva que preservaram os números e espécies de micróbios para teste. Os pesquisadores então acompanharam por aproximadamente 10 a 15 anos para registrar qualquer presença de tumores. 

No estudo atual, Murilo Postiglioni Neme revela que os pesquisadores analisaram o DNA bacteriano e fúngico das amostras de saliva. Então, eles identificaram 236 pacientes que foram diagnosticados com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço e compararam o DNA de seus micróbios orais com o de 458 indivíduos do estudo selecionados aleatoriamente que permaneceram livres do câncer. Em sua pesquisa, a equipe levou em conta fatores conhecidos por desempenhar um papel, como idade, raça e com que frequência eles fumavam cigarros ou bebiam álcool. 

“Nossos resultados oferecem mais um motivo para manter bons hábitos de higiene oral”, disse o coautor sênior do estudo Richard Hayes, DDS, MPH, PhD. “Escovar os dentes e usar fio dental pode não apenas ajudar a prevenir doenças periodontais, mas também pode proteger contra câncer de cabeça e pescoço”, acrescentou Hayes, professor do Departamento de Saúde Populacional da NYU Grossman School of Medicine e membro do Perlmutter Cancer Center. 

Para Murilo Postiglioni Neme, os pesquisadores enfatizaram que seu estudo foi projetado para identificar correlações entre risco de câncer e certas bactérias na boca, mas não para estabelecer uma ligação direta de causa e efeito. Isso exigirá mais pesquisas.

“Agora que identificamos as principais bactérias que podem contribuir para essa doença, planejamos explorar os mecanismos que permitem que elas o façam e de que maneiras podemos intervir melhor”, disse o coautor sênior do estudo Jiyoung Ahn, PhD. Ahn é professor nos Departamentos de Saúde Populacional e Medicina da NYU Grossman School of Medicine e é o diretor associado de pesquisa populacional no Perlmutter Cancer Center. 

Murilo Postiglioni Neme acredita que o estudo contribuirá para a prevenção dos cânceres de cabeça e pescoço, pois infecções crônicas levam à inflamação crônica. Em um tecido inflamado, as células morrem e nascem de uma forma muito mais acelerada. Quando isso acontece de forma crônica, aumenta a chance de haver algum erro na replicação celular. 

“Geralmente, o desequilíbrio da microbiota oral é causado por fatores como má higiene oral, próteses mal adaptadas, antigas e sem manutenção podem provocar lesões crônicas na língua, gengivas, bochechas e outras partes da boca, levando a um aumento dos micro-organismos patógenos, que pode desencadear mutações nas células, originando câncer de boca”, explica. 

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

Lider Brinquedos traz grande diversidade de licenças famosas na Escolar Office 2025

Published

on

Com a chegada da Escolar Office, maior evento de papelaria das Américas, a Lider Brinquedos, fabricante com mais de 35 anos de mercado, aposta na grande diversidade de licenças e brinquedos para atrair visitantes e novos negócios durante a feira.

“É com grande orgulho que apresentamos nossos lançamentos em um evento como a Escolar Office! Como já é conhecido da Lider Brinquedos, os visitantes podem esperar um vasto portfólio de licenças e produtos para crianças de todas as idades, desde personagens nacionais como Turma da Mônica e Patati Patatá, licenças que marcam gerações, como Hello Kitty, filmes de grande sucesso como Divertida Mente 2 e o recente Stitch, além de nomes conhecidos como Chaves, Sonic, Bob Esponja e a Casa Mágica da Gabby. Nossa expectativa é de apresentar a marca para possíveis clientes e fecharmos novos negócios.” Geraldo Zinato, fundador da Lider Brinquedos.

Piscina de Bolinhas do Stitch

Para os apaixonados pelo Stich, a nova Piscina de Bolinhas é o brinquedo ideal para os pequenos liberarem toda sua energia. Com montagem prática e fácil, o lançamento acompanha 50 bolinhas coloridas para completar a diversão.

Boneco de vinil Divertidamente 2 da Ansiedade

Chegando para ampliar a coleção de bonecos de Divertidamente, a Ansiedade se junta à Alegria e ao Raiva para completar a diversão. Com 18 cm de altura, o boneco é articulado e feito de vinil atóxico garantindo uma brincadeira segura para as crianças.

Bonecas Hello Kitty

A famosa personagem que marca gerações chega com 3 lindas bonecas super estilosas, com roupas em tecido e corpo em vinil, são elas: Hello Kitty Black Dress, com um elegante vestido preto; Hello Kitty Casual Jeans, trazendo uma visual all-jeans evidenciando a contemporaneidade da boneca; e a Hello Kitty Red Star, com um look brilhante como uma estrela.

A Casa Mágica da Gabby 

Em aquecimento para o filme que chega em setembro, a Lider Brinquedos destaca a nova Casinha: feita em poliéster, fácil de montar, possui uma porta ampla para facilitar a ventilação e com um piso com forração, a construção do produto foi pensada na diversão e segurança dos pequenos. A marca ainda apresenta no universo da animação os Educakids Blocos, Bolinha Esguicho e Dedoches.

Cornetas Brasil

E para quem já está no aquecimento para a Copa do Mundo, a Lider apresenta as
Cornetas com as cores da Seleção, disponíveis em 8 tamanhos e formatos
diferentes.

“Ainda aproveitando nosso grande acervo de licenças, trouxemos como foco os
produtos para check-out, entre eles estão Bolas Esguicho, Agarradinhos e Millie
Paccos de universos como Minions, Toy Story, Hello Kitty, Bolofofos, e muitos
outros. Esses produtos são interessantes para as lojas e comerciantes que buscam
uma forma de aproveitar o espaço do caixa como um ponto de venda inteligente, já
pensado na organização e conveniência para o lojista.” afirma Hugo da Lider Brinquedos.

Ainda estarão presentes no stand produtos de Chaves, Sonic, Bob Esponja,
Patati Patatá, entre outros.

As novidades da Lider Brinquedos podem ser conhecidas no estande localizado na
Rua 3/F durante a Escolar Office 2025.

Sobre a Líder Brinquedos

Fundada em 1988 no bairro do Ipiranga em São Paulo, a Líder, detentora da marca Fandom Box, iniciou a produção de bolas de vinil e rapidamente conquistou notoriedade no mercado. No ano de 1998, a empresa decide investir em brinquedos plásticos e aumenta consideravelmente sua participação. Com o objetivo de estar presente em qualquer loja do segmento, a Lider entra em 2000 para o mercado de brinquedos licenciados com marcas reconhecidas por qualquer criança ou adulto, se tornando assim, uma das 5 maiores fabricantes de brinquedos do Brasil. Mantendo sua qualidade e propósito desde a fundação, a Lider Brinquedos busca até hoje incentivar o desenvolvimento e trazer alegria para todas as crianças por meio de seus produtos.

Continue Reading

Entretenimento

Fandom Box participa da Escolar Office 2025 com colecionável inédito de Snoopy

Published

on

Fandom Box, marca de colecionáveis 100% nacional, marca presença na Escolar Office 2025, maior evento de papelaria das Américas. Além dos mais de 110 bonecos já lançados, a marca apresentará na feira o novo colecionável de Snoopy, celebrando os 75 anos dos quadrinhos “Peanuts” de Charles Schulz, e também 6 bolas colecionáveis da Pixar, remetendo a personagens e filmes clássicos do estúdio. Por fim, também estará presente o lançamento recente da Edwiges, de Harry Potter, produto que chega para celebrar os dois anos da marca Fandom Box.

A marca que já tem disponível os colecionáveis de SnoopyWoodstockCharlie Brown e Lucy, apresenta agora o inédito Snoopy Astronauta, comemorando os 75 anos do personagem. Para quem é fã do beagle mais famoso do mundo, talvez já saiba do histórico do personagem com as missões espaciais na década de 60: na época, Snoopy foi escolhido como mascote do programa espacial norte-americano que levou o homem à lua. O novo boneco chega com seu uniforme, capacete e maleta, inspirados no design feito para sua viagem espacial mais recente, à bordo da Artemis I, em 2022.

“É uma felicidade tremenda fortalecermos nossa parceria com Peanuts para essa celebração histórica, Snoopy é um personagem que marcou gerações e ainda conquista corações nos dias de hoje. Esse carinho do público com Peanuts ainda hoje, só reforça a grandiosidade da criação de Charles Schulz. A Fandom Box surgiu para homenagear as grandes histórias e personagens queridos, e Snoopy é um daqueles ícones que nos honra por fazermos parte de sua história.” conta Geraldo Zinato, fundador da Fandom Box.

Para os fãs do Snoopy, ainda estará disponível no estande da marca, um instagramável de toda a turma de Peanuts na temática espacial, com espaço para tirar fotos no traje de astronauta.

Além do Fandom de Peanuts, a marca ainda apresenta um lançamento especialíssimo para os fãs de animações: os colecionáveis da Pixar.  Com o design remetendo à icônica bola presente desde as primeiras animações do estúdio na década de 80, a coleção chega com 6 modelos, entre eles o visual clássico, e também versões inspiradas em filmes e personagens que marcaram época: Wall-E, Sully de Monstros SA, Ansiedade de Divertida Mente 2 e Buzz Lightyear e Woody de Toy Storyanimação que completa 30 anos em 2025.

“Para essa edição da Escolar Office, preparamos algumas surpresas para os fãs apaixonados pela cultura pop. Snoopy e Pixar são marcas que fazem parte do imaginário popular que vem atravessando gerações, e não poderíamos apresentar lançamentos melhores durante a celebração de 2 anos da marca. Para essa comemoração, apresentamos recentemente a Edwiges de Harry Potter, e já temos mais surpresas preparadas nos próximos meses, em especial para os colecionadores de Snoopy”, comenta Marcelo Silva, gerente de Marketing da Fandom Box.

Os novos colecionáveis se juntam aos mais de 110 bonecos já lançados pela marca, entre licenças como Castelo Rá-Tim-Bum, Minions, DC, Looney Tunes, My Hero Academia, Friends, Bob Esponja, Irmão do Jorel, Chaves, Hello Kitty, Silvinho, Tom & Jerry, Wandinha, entre outros que estarão presentes no stand da Fandom Box localizado na Rua 3/F, durante a Escolar Office 2025.

Os lançamentos em breve estarão disponíveis nas principais lojas em todo o Brasil.

Sobre a Fandom Box

Criada em 2023, a marca nasceu do desejo da Fabricante Lider Brinquedos em inovar e oferecer para os fãs a possibilidade de eternizar grandes personagens, que fizeram ou fazem parte da história do imaginário coletivo, trazendo os produtos ,. Apresentando bonecos de Turma da Mônica, Harry Potter, Friends, Bob Esponja, Snoopy, Silvinho Castelo Rá-Tim-Bum e muitos outros, com a exclusiva box transparente, a Fandom traz toda a magia do colecionismo para os fãs desses personagens.

Continue Reading

Entretenimento

Natura aborda tema da masculinidade moderna: quando o autocuidado deixa de ser tabu e se transforma em conexão consigo e com os outros

Published

on

Por muito tempo, cuidar da saúde – física e mental – e ter uma rotina de cuidados pessoais não cabiam na ideia tradicional de masculinidade, na qual vaidade e vulnerabilidade eram conceitos diretamente associados às mulheres. No entanto, essa realidade está mudando com o avanço das discussões sobre gênero, saúde mental e bem-estar e, nesse contexto, o autocuidado passou a ser, cada vez mais, incorporado ao universo masculino  – seja por meio do uso de produtos de beleza ou por meio do cuidado emocional, antes debatido apenas entre o universo feminino.

Em bate-papo promovido pela Natura para apresentação da nova fragrância Natura Homem Evolut.io, reuniu Guilherme N. Valadares, fundador do PapodeHomem e diretor de pesquisa do Instituto PDH; Tiago Koch, idealizador do projeto Homem Paterno; e Zé Ricardo Oliveira, coordenador de comunicação institucional do PapodeHomem, foi possível perceber que o entendimento sobre o que é masculinidade vem sendo repensado, desconstruído e reconstruído a todo momento, e o autocuidado passou a ser, cada vez mais, incorporado ao universo masculino.

O cuidado masculino como agente de transformação

Dados recentes comprovam que os homens apostam, cada vez mais, em uma rotina de autocuidado. Para se ter uma dimensão, o mercado global de produtos de beleza masculina foi avaliado em US$30,8 bilhões em 2021, com projeção de crescimento de 9,1% ao ano até 2030, segundo estudo realizado pela Grand View Research. Tendência que vem se consolidando no Brasil: segundo estudo da Kantar, 72% dos homens brasileiros se interessam por produtos de beleza**.

Junto a esse crescimento, a pesquisa  “Meninos: Sonhando os homens do futuro”, idealizada pelo Instituto PDH, viabilizada pela Natura e com apoio institucional do Pacto Global da ONU — Rede Brasil, revela lacunas fundamentais na evolução masculina. Segundo a pesquisa, 58% dos meninos afirmam ter poucas ou nenhuma referência positiva de masculinidade com quem convivem no cotidiano. Nesse caso, “poucas” se refere aos meninos que responderam ter apenas 1 ou 2 homens adultos que são referência positiva para eles. Isso traz à tona uma importante discussão sobre modelos de masculinidade e saúde emocional.

A pesquisa também revela que 24% dos meninos entrevistados se sentem solitários sempre ou com muita frequência. O percentual sobe para 30% entre homens adultos. Ou seja, vemos muitos homens sozinhos e com uma escassez de referenciais positivos. Por outro lado, a pesquisa aponta para uma evolução em como meninos e homens pensam suas emoções. A maioria dos meninos (87%) acredita que um homem deve saber expressar as suas emoções com maturidade.  E 92% dos homens adultos também concordam. Mas eles não sabem como fazer isso. Ou seja, os homens querem ser melhores e mais maduros emocionalmente.

Para Tiago Koch, o desconforto faz parte de qualquer mudança, mas é preciso estar aberto às transformações, mesmo que isso signifique passar por momentos desconfortáveis para, assim, amadurecer e descobrir que o cuidado é transformador. “Tem uma expressão que para mim faz muito sentido, que é: eu cuido porque sou homem e sou homem porque eu cuido”, diz, trazendo a importância do ato de cuidar também para a esfera do masculino. Zé Ricardo reforça: “A partir do momento em que eu me sinto cuidado, também consigo cuidar do outro. É preciso evoluir essa cultura do cuidado nas relações que cultivamos”, disse no evento de lançamento de Natura Homem Evolut.io, no início de julho, pontuando sobre o papel que as transformações pessoais e o cuidado consigo mesmo podem fazer também na vida de outras pessoas.

Natura Homem, há quase 30 anos acompanhando a evolução do homem

Marca Nº. 1 de Perfumaria nos lares brasileiros***, a Natura vem apostando neste mercado há bastante tempo. Natura Homem – especialista em perfumaria e cuidados pessoais para o público masculino -, por exemplo, foi criada em 1997 e vem, ao longo dos anos, criando um espaço seguro para os homens expressarem sua autenticidade.

Dando continuidade à esta trajetória, a marca anuncia a nova fragrância Evolut.io e o lançamento de uma gama de produtos que compõem uma rotina prática e completa de autocuidado – como shampoos, gel de banho, sabonete esfoliante facial, multicorretor antissinais e espuma de barbear -, todos desenvolvidos com a exclusiva tecnologia Dermotech®.

“Os novos itens surgem como resposta ao atual contexto em que os homens estão cada vez mais atentos à saúde e bem-estar. São produtos de alta qualidade que ajudam o homem a se reconectar consigo mesmo e com o cuidado com o próprio corpo, dando luz à potência do ato de se conhecer e se cuidar”, afirma Claudia Pinheiro, diretora global de perfumaria da Natura.

Sobre os lançamentos Natura Homem

Evolut.io: um convite à evolução individual e a ser uma inspiração para o outro

A nova fragrância da linha Natura Homem caracteriza-se por uma combinação marcante e envolvente das madeiras quentes de âmbar e sândalo, com a sofisticação do Cumaru e com a refrescância de notas cítricas. O resultado é uma fragrância inovadora, um Deo Parfum potente, desenvolvido para homens modernos e que nunca param de evoluir e ousar, indo além do esperado. Principais ingredientes: Cumaru, Bergamota, Grapefruit, Âmbar, benjoim, Sândalo

Novos produtos Natura Homem

A linha conta agora com três variantes de shampoos – 2 em 1, anticaspa e antiqueda; tônico capilar antiqueda, que fortifica os fios com redução intensiva da queda e estimula o dobro de crescimento em apenas 12 semanas****; gel de banho 4 em 1 – para corpo, rosto, barba e cabelo; sabonete esfoliante facial, que estimula a renovação da pele e previne pelos encravados; multicorretor antissinais, que reduz as rugas e linhas de expressão com FPS 30; e espuma para barbear, que promove sensação de frescor e pele limpa, para um barbear confortável.

*58% dos meninos entrevistados dizem conviver com até dois exemplos positivos de masculinidade.

**Fonte: Grand View Research

***Fonte: Fonte: Kantar, Divisão Worldpanel | Painel de Consumidores | Participação do mercado em Valor, Volume e Penetração | Total Canal | Período: FY 2024 | Total Brasil | Categoria: Perfumaria

****Resultado comprovado em estudo clínico Instrumental versus fórmula placebo.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios13 horas ago

Shape Space: a esteira revolucionária que une estética, performance e bem-estar em apenas 25 minutos

Imagine um treino que ativa os músculos com eletroestimulação, estimula a circulação com pressão negativa, promove desintoxicação com infravermelho e...

Entretenimento15 horas ago

Lider Brinquedos traz grande diversidade de licenças famosas na Escolar Office 2025

Com a chegada da Escolar Office, maior evento de papelaria das Américas, a Lider Brinquedos, fabricante com mais de 35 anos...

Entretenimento15 horas ago

Fandom Box participa da Escolar Office 2025 com colecionável inédito de Snoopy

A Fandom Box, marca de colecionáveis 100% nacional, marca presença na Escolar Office 2025, maior evento de papelaria das Américas. Além dos...

Business15 horas ago

Bianchi Urbanismo transforma o litoral cearense com inovação e impacto social

Empresa alia geração de empregos, valorização humana e projetos de alto padrão à frente do novo Villa Prabhu. Mais do...

Saúde18 horas ago

Conforte-se Florianópolis: Recuperação com Conforto, Cuidado e Qualidade no Pós-Operatório

A fase pós-operatória exige mais do que repouso — ela pede acolhimento, praticidade e bem-estar. Pensando nisso, a Conforte-se Florianópolis...

Business19 horas ago

A combinação ideal: engenharia, tecnologia e educação técnica com propósito

Professor Leonardo Monteiro une experiência de mercado, conhecimento multidisciplinar e parcerias com grandes empresas para formar profissionais prontos para os...

Business19 horas ago

De missão internacional à gestão empresarial: a trajetória de Eduardo Dias à frente do Grupo Prover

Com carreira sólida nas Forças Armadas e liderança ativa no meio religioso, empresário comanda uma organização que une eficiência administrativa...

Saúde19 horas ago

Conforte-se Rio de Janeiro: Recuperação com Conforto, Cuidado e Qualidade no Pós-Operatório

A fase pós-operatória exige mais do que repouso — ela pede acolhimento, praticidade e bem-estar. Pensando nisso, a Conforte-se Rio...

Famosos19 horas ago

O Surgimento de uma Estrela: Marcos Gabriel, o Influencer de Catanduvas que Conquistou as Redes Sociais

Aos 18 anos, Marcos Gabriel Lima Santos, um jovem carismático de Catanduvas, está vivendo um sonho que muitos aspirantes a...

Saúde19 horas ago

Conforte-se Sorocaba: Aluguel de Poltronas que Transformam o Pós-Operatório em um Momento de Cuidado

Em Sorocaba, a Conforte-se acaba de chegar oferecendo uma solução inovadora para quem está no período pós-operatório: aluguel de poltronas...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed