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Estudo da Universidade de Nova Iorque contribui para a tese do pesquisador Murilo Postiglioni Neme de que bactérias envolvidas na doença gengival estão associadas ao aumento do risco de câncer de cabeça e pescoço

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Estima-se que para cada ano do triênio 2023-2025, ocorrerá 704 mil casos novos de câncer no Brasil, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Os destaques vão para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. 

O pesquisador e especialista no assunto, Murilo Postiglioni Neme, que estuda tumores bucais há mais de 20 anos, reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento na luta contra o câncer. 

Considerada uma doença grave e de alta mortalidade, o câncer pode ter cura quando diagnosticado precocemente. Por isso, para Murilo Postiglioni Neme, promover a conscientização da sociedade sobre os cuidados com a doença, informando a população sobre a importância de consultar sempre o médico, e o cirurgião dentista, pode salvar vidas.

“O câncer de boca pode se desenvolver nos lábios, gengivas, bochechas, céu da boca ou na língua. No Brasil, a doença atinge atualmente cerca de 15 mil pessoas todos os anos.” 

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), entre 35 mil e 40 mil brasileiros são diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço a cada ano. Essa condição é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, o quinto em mulheres e o sétimo no ranking geral de incidência no Brasil. Os tumores podem surgir na boca, tireoide, na garganta, na laringe, na faringe, nas glândulas salivares e na região de seios paranasais. Segundo o Inca, o diagnóstico de quase 60% dos casos de câncer de cabeça e pescoço ainda é realizado tardiamente.

Mais de uma dúzia de espécies bacterianas entre as centenas que vivem na boca das pessoas foram associadas a uma chance coletiva 50% maior de desenvolver carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, mostra um novo estudo. Alguns desses microrganismos já haviam demonstrado contribuir para a doença periodontal, infecções gengivais graves que podem corroer o maxilar e os tecidos moles que circundam os dentes. 

Murilo Postiglioni Neme, reforça que especialistas há muito tempo observam que aqueles com saúde bucal precária são estatisticamente mais vulneráveis do que aqueles com bocas mais saudáveis ao carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, um grupo que inclui os cânceres mais comuns da boca e da garganta. Embora pequenos estudos tenham vinculado algumas bactérias nessas regiões (o microbioma oral) aos cânceres, os tipos exatos de bactérias mais envolvidos até agora permaneceram obscuros.

Lideradas por pesquisadores da NYU Langone Health e seu Perlmutter Cancer Center, as novas análises observaram a composição genética de micróbios orais coletados de homens e mulheres saudáveis. Das centenas de bactérias diferentes que são rotineiramente encontradas na boca, 13 espécies mostraram aumentar ou diminuir o risco de carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. No geral, esse grupo foi associado a uma probabilidade 30% maior de desenvolver cânceres. Em combinação com cinco outras espécies que são frequentemente vistas em doenças gengivais, o risco geral foi aumentado em 50%. 

“Nossas descobertas oferecem uma nova visão sobre a relação entre o microbioma oral e os cânceres de cabeça e pescoço”, disse o autor principal do estudo, Soyoung Kwak, PhD. “Essas bactérias podem servir como biomarcadores para especialistas sinalizarem aqueles em alto risco”, acrescentou Kwak, um bolsista de pós-doutorado no Departamento de Saúde Populacional da NYU Grossman School of Medicine.  

Investigações anteriores revelaram certas bactérias em amostras de tumores de pessoas já diagnosticadas com esses cânceres, diz Kwak. Então, em uma pequena avaliação de 2018, a atual equipe de pesquisa explorou como os microorganismos em participantes saudáveis podem, ao longo do tempo, contribuir para o risco futuro de carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. 

O último relatório, publicado on-line em 26 de setembro no periódico JAMA Oncology , é a maior e mais detalhada análise desse tipo até o momento, diz Kwak. Ele também está entre os primeiros a examinar se fungos comuns, organismos como levedura e mofo que, junto com bactérias, compõem o microbiota oral, podem desempenhar um papel no carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. Os novos experimentos não encontraram tal papel para organismos fúngicos.

Para a pesquisa, a equipe analisou dados de três investigações em andamento rastreando 159.840 americanos de todo o país para entender melhor como dieta, estilo de vida, histórico médico e muitos outros fatores estão envolvidos no câncer. Os dados foram coletados para o Estudo de Prevenção do Câncer II da American Cancer Society; o Estudo de Rastreamento do Câncer de Próstata, Pulmão, Colorretal e Ovário; e o Estudo de Coorte da Comunidade do Sul. 

Logo após a inscrição, os participantes enxaguaram a boca com enxaguante bucal, fornecendo amostras de saliva que preservaram os números e espécies de micróbios para teste. Os pesquisadores então acompanharam por aproximadamente 10 a 15 anos para registrar qualquer presença de tumores. 

No estudo atual, Murilo Postiglioni Neme revela que os pesquisadores analisaram o DNA bacteriano e fúngico das amostras de saliva. Então, eles identificaram 236 pacientes que foram diagnosticados com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço e compararam o DNA de seus micróbios orais com o de 458 indivíduos do estudo selecionados aleatoriamente que permaneceram livres do câncer. Em sua pesquisa, a equipe levou em conta fatores conhecidos por desempenhar um papel, como idade, raça e com que frequência eles fumavam cigarros ou bebiam álcool. 

“Nossos resultados oferecem mais um motivo para manter bons hábitos de higiene oral”, disse o coautor sênior do estudo Richard Hayes, DDS, MPH, PhD. “Escovar os dentes e usar fio dental pode não apenas ajudar a prevenir doenças periodontais, mas também pode proteger contra câncer de cabeça e pescoço”, acrescentou Hayes, professor do Departamento de Saúde Populacional da NYU Grossman School of Medicine e membro do Perlmutter Cancer Center. 

Para Murilo Postiglioni Neme, os pesquisadores enfatizaram que seu estudo foi projetado para identificar correlações entre risco de câncer e certas bactérias na boca, mas não para estabelecer uma ligação direta de causa e efeito. Isso exigirá mais pesquisas.

“Agora que identificamos as principais bactérias que podem contribuir para essa doença, planejamos explorar os mecanismos que permitem que elas o façam e de que maneiras podemos intervir melhor”, disse o coautor sênior do estudo Jiyoung Ahn, PhD. Ahn é professor nos Departamentos de Saúde Populacional e Medicina da NYU Grossman School of Medicine e é o diretor associado de pesquisa populacional no Perlmutter Cancer Center. 

Murilo Postiglioni Neme acredita que o estudo contribuirá para a prevenção dos cânceres de cabeça e pescoço, pois infecções crônicas levam à inflamação crônica. Em um tecido inflamado, as células morrem e nascem de uma forma muito mais acelerada. Quando isso acontece de forma crônica, aumenta a chance de haver algum erro na replicação celular. 

“Geralmente, o desequilíbrio da microbiota oral é causado por fatores como má higiene oral, próteses mal adaptadas, antigas e sem manutenção podem provocar lesões crônicas na língua, gengivas, bochechas e outras partes da boca, levando a um aumento dos micro-organismos patógenos, que pode desencadear mutações nas células, originando câncer de boca”, explica. 

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A Arte da Persuasão: Como Ricardo Russo Está Revolucionando a TV

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Ricardo Russo - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Por Deiarts Mídia

Ricardo Russo é o apresentador queridinho dos empresários, que possui o ‘dom da comunicação’ correndo nas veias, sempre com a capacidade de expressar ideias e sentimentos de forma clara, eficaz e persuasiva.

Nascido e criado e Santo André, na região do Grande ABC Paulista, na Zona Sudeste da Grande São Paulo, e atualmente com 43 anos, Ricardo possui muito orgulho de sua trajetória onde iniciou como camelô na região da 25 de março e com todo esforço e dedicação possui muitos anos de carreira no mundo empresarial, conseguiu conquistar o sonho de adentrar a área de comunicação, tornando-se Diretor Comercial da TV canal BCHANELL, além de apresentar o seu próprio programa com Sucesso Nacional.

Ricardo Russo - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Ricardo Russo – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Focado em entrevistas com empresários, seu programa permite que os entrevistados fiquem muito à vontade através de um bate papo descontraído, onde contam suas histórias e revelam os projetos de suas marcas e produtos.

Mas engana-se quem pensa que Ricardo para por aí, pois os seus projetos para este ano de 2025 além de continuar no comando do seu programa, ele também foi convidado por sua empresária e assessora de imprensa a integrar o elenco dos longas nacionais do Time Deiarts Mídia, pertencente a Deia Benoliel e Carlos Sabugo.

Uma das novidades é que Ricardo está atuando como elenco do longa ‘O Segredo da Fazenda’ , onde interpreta um pai, papel este que está tirando de letra, já que na vida real ele é pai do pequeno Rian. – “Estou gostando muito da experiência de poder atuar e posso afirmar que está sendo um desafio e ao mesmo tempo uma honra, em poder atuar ao lado de pessoas tão importantes e famosas”.

Ricardo Russo - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Ricardo Russo – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Outra novidade é que Ricardo também participará de filmes policiais, entre eles Carandiru 2 de Carlos Sabugo, além de estudar na Águia Filmes para viver o delegado do filme em cenas de ação. Vale ressaltar que ele também está escrevendo com Deia Benoliel seu documentário com previsão para o segundo semestre deste ano.

Se tem uma coisa que Ricardo possui bastante é Fé em Deus, muita dedicação e vontade de vencer e conquistar todos os seus objetivos!

Para saber mais a respeito de sua trajetória, basta acessar o Instagram @programaricardorusso

Ricardo Russo - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Ricardo Russo – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

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Ou reaproveita mais de 200 mil kg de resíduos plásticos coletados no litoral com a linha Grid

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A Ou, referência em soluções de organização com design funcional, reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ao alcançar a marca de mais de 200 mil quilos de plástico reciclado reaproveitado na produção da Linha Grid — uma coleção de cestos e organizadores que alia funcionalidade, estética e impacto ambiental positivo.

O projeto é realizado em parceria com a Wise, uma das principais recicladoras de polipropileno do país, que coleta resíduos plásticos em regiões litorâneas e os transforma em matéria-prima para novos produtos. “A Ou tem sido uma parceira fundamental desde 2022, apoiando a circularidade de materiais que, de outra forma, permaneceriam por séculos na natureza. Já são mais de 200 mil quilos de plástico impedidos de chegar aos oceanos”, afirma Ana Toledo, diretora comercial da Wise.

O processo envolve a coleta por cooperativas locais, separação, lavagem e reprocessamento dos resíduos, que são transformados em organizadores duráveis e com design sofisticado. As tampas de bambu, que acompanham alguns modelos, reforçam ainda mais a proposta sustentável da linha.

A Ou já reaproveitou mais de 200 mil quilos de resíduos plásticos de regiões litorâneas na produção da Linha Grid.

Com design clean, funcional e moderno, a Linha Grid tornou-se um dos destaques do portfólio da Ou. Os produtos vão de cestos de roupa a organizadores menores para diversos ambientes da casa, em cores como azul glacial, chumbo, branco e preto. Cada unidade representa uma nova vida útil para materiais que antes seriam descartados na natureza.

Desde seu lançamento, a Linha Grid já ultrapassou 600 mil unidades vendidas — sendo 300 mil apenas no último ano. “Acreditamos que design e sustentabilidade podem — e devem — caminhar juntos. A Grid mostra que é possível unir funcionalidade e responsabilidade ambiental, oferecendo soluções práticas e conscientes para os consumidores. Nosso propósito é levar organização com responsabilidade”, destaca Vinícius Martini, gerente de marketing e produto da Ou. “Usar um material que estava no meio ambiente e transformá-lo em um item útil e durável é um caminho que queremos expandir para outras linhas”.

Desde seu lançamento, a Linha Grid já ultrapassou 600 mil unidades vendidas.

A produção com material reciclado exige adaptações em máquinas e moldes, além de atenção especial ao controle de cor e acabamento. Ainda assim, a marca segue firme em sua meta de ampliar o uso de matérias-primas sustentáveis e propor um novo olhar para o consumo nos segmentos de organização, casa e decoração.

Com mais de 800 itens no portfólio, presença em 25 países e atuação em todo o Brasil, a Ou segue transformando ambientes com leveza, propósito e soluções que fazem a diferença. A Linha Grid está disponível no e-commerce oficial da marca e nos principais pontos de venda do país.

Sobre a <Ou>

Com 31 anos de experiência, a <Ou> é referência no setor de organização, destacando-se pelo design diferenciado, inovação, funcionalidade e sustentabilidade. Presente em 25 países e com pontos de venda em todo o Brasil, a marca oferece produtos que transformam o dia a dia das pessoas, promovendo ambientes organizados e confortáveis.

A sede e fábrica da <Ou> estão localizadas em Caxias do Sul, contando com um novo Centro de Distribuição (CD) de 23.000 m², responsável por abastecer clientes em todo o Brasil com agilidade e eficiência. Além disso, a marca possui a Casa <Ou>, um espaço exclusivo em São Paulo, onde clientes e parceiros podem vivenciar a essência da marca por meio de experiências e workshops voltados para a organização e bem-estar.

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Além do futebol: empresas de apostas patrocinam eventos culturais e outras modalidades esportivas

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Festas como Carnaval, São João e modalidades diversas de esportes conectam as marcas e reforçam o lema da diversão com a emoção

Com a crescente popularização das casas de apostas no Brasil, o futebol segue sendo o principal campo de atuação dessas empresas. No entanto, o investimento das chamadas “bets” vem ultrapassando os gramados para abraçar também a cultura, o entretenimento e outras modalidades esportivas, promovendo experiências únicas para o público. Um exemplo desse movimento é o grupo Ana Gaming, que vem ampliando sua presença em eventos tradicionais e esportes alternativos por meio de suas marcas 7K e Cassino.

A 7K se destacou nos últimos anos ao apostar em grandes celebrações da cultura popular brasileira. A empresa patrocinou algumas das principais festas de Carnaval do país e estará presente também no Maior São João do Mundo, em Campina Grande, além de outros eventos de festa junina do Brasil. A marca promove ativações que unem música, dança e a adrenalina das apostas online. “Essas iniciativas reforçam o compromisso da 7K em valorizar tradições culturais e proporcionar entretenimento além do universo digital”, conta Talita Lacerda, Diretora Executiva de Operações do Grupo Ana Gaming. 

Já a Cassino aposta em esportes alternativos que ganham cada vez mais espaço entre os brasileiros. A marca tem investido no X1 Brazil, modalidade de futebol que une habilidade e espetáculo contendo um jogador, um goleiro e o técnico, no Fut7, famoso futebol society e no Beach Soccer, esportes que carregam o DNA de emoção e conexão com as comunidades locais.

“Mais do que patrocinadores, queremos ser parte da experiência do público. Diversão é, acima de tudo, sobre emoção e envolvimento. E é justamente isso que buscamos ao apoiar eventos culturais e esportivos: somar nossa energia à vibração do povo brasileiro”, explica Talita.

O movimento também reflete uma tendência do mercado global, onde as casas de apostas estão cada vez mais atentas à importância de criar conexões genuínas com seus públicos, além de investirem em marketing e publicidade, indo além da exposição de marca para atuar como parceiros no fomento ao esporte e à cultura. No ano passado, as casas de apostas investiram cerca de R$2,3 bilhões em publicidade, de acordo com a consultoria Kantar IBOPE Media.

“Ao investir em eventos culturais e em modalidades esportivas que estão crescendo, o grupo Ana Gaming reforça seu posicionamento como uma empresa inovadora, próxima das tradições brasileiras e comprometida com a pluralidade do entretenimento nacional”, conclui a executiva.

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