Barra
Connect with us

Celebridades

Fernando Boi, o sambista que traduz em sua música o amor, a consciência social e a modernidade

Published

on

O cantor lança neste domingo (26), em todas plataformas de streaming e em seu site oficial, os álbuns “Urbano” e “Consciência”, obras que abordam questões atuais de maneira sensível e impactante

Em uma trajetória que atravessa duas décadas, o cantor, compositor e sambista Fernando Boi construiu uma carreira sólida marcada por uma ligação profunda com suas raízes, um processo criativo fascinante e uma discografia que traduz sentimentos, vivências e questionamentos da sociedade. Agora, neste domingo, 26 de janeiro, Fernando dá um passo importante em sua jornada no meio musical ao lançar dois álbuns complementares: “Urbano” e “Consciência”, obras que, juntas, reforçam sua relevância no cenário do samba brasileiro. As obras estarão disponíveis nas principais plataformas de streaming e em seu site oficial, www.fernandoboisamba.com.br.

Os álbuns “Urbano” e “Consciência”, complementares em seus temas e arranjos, abordam questões atuais de maneira sensível e impactante. “Urbano”, como o nome sugere, explora as complexidades da vida nas grandes cidades. “Falo das modernidades virtuais, principalmente da relação com as redes sociais, das dificuldades financeiras, da simplicidade, da vida boêmia, da malandragem e do amor”, explica o cantor. Com arranjos assinados pelo pianista Higor Alves, o álbum apresenta uma linguagem contemporânea e uma musicalidade rica que dialoga com a vida urbana e seus desafios.

Já “Consciência” mergulha em questões sociais, políticas e ambientais. “Falo da natureza, da diversidade, da miscigenação, da consciência do amor próprio, do respeito à natureza. É uma obra que busca despertar o ser humano para o meio ambiente, para a aceitação de coisas que não se pode mudar, das relações humanas e a importância de cuidar de si e da vivência do samba”, destaca Fernando.

Lançados juntos, os dois álbuns se complementam de forma intencional, oferecendo ao público uma experiência profunda e reflexiva. A inspiração para os álbuns, segundo Fernando, é a vida humana, a importância da preservação do meio ambiente, do respeito a diversidade e o amor.

Com 20 faixas no total, as músicas trazem temáticas que vão desde a boemia das cidades até o apelo pela preservação do planeta, sempre com uma poesia rica e arranjos sofisticados. “Espero que, entre essas 20 músicas lançadas nos dois álbuns, pelo menos um toque o coração das pessoas e desperte uma nova consciência para o milagre da vida e para nossa responsabilidade coletiva de cuidar da saúde mental e preservação do nosso planeta”, completa o artista.

De Goiânia para o mundo

Nascido na Vila São José, em Goiânia, Fernando Marques Faustino, carinhosamente conhecido como Fernando Boi, cresceu em meio à influência musical de sua mãe, Dona Leonice, que embalava a rotina da família com clássicos do samba e da MPB. “Minha mãe tinha um gosto peculiar pelo samba. Paulinho da Viola, Clara Nunes, Roberto Ribeiro, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Beth Carvalho eram presenças constantes em nossa casa. Isso certamente foi minha primeira e mais marcante influência no samba”, relembra Fernando.

Para ele, o samba é mais do que um gênero musical, é um agente de transformação social e política. “O samba sempre foi um agente transformador na sociedade. Ele tem um papel fundamental de contestação e de transformação da sociedade, principalmente no campo político. Não há isenção no samba politicamente. O samba não é uma música apenas de entretenimento. Ele é dinâmico, faz acontecer mudanças na sociedade e está intimamente ligado com a realidade brasileira, seja registrando o nosso cotidiano, seja como agente modificador. É um patrimônio brasileiro que brota em cada Estado e cidade do Brasil e extrapola as fronteiras, conferindo identidade ao povo brasileiro, com o poder de comunicação da arte”, reflete o sambista.

Ainda jovem, ele mergulhou de vez no universo do samba, frequentando rodas de samba e absorvendo a essência desse patrimônio cultural brasileiro. Essa paixão inicial se transformou em uma carreira brilhante, marcada pelo lançamento de diversos álbuns, singles e a realização de shows e festivais que o consagraram como um dos grandes nomes do gênero no estado de Goiás.

Ao longo de sua caminhada, Fernando lembra que enfrentou desafios importantes, que lhe trouxeram muitos ensinamentos e lhe permitiram a construção de uma discografia rica e variada, na qual Fernando explora temas como amor, questões sociais, natureza e a vivência humana. Apesar das dificuldades, ele mantém uma produção constante e criativa, o que faz de sua obra um testemunho da resistência e da força do samba no Brasil contemporâneo.

Mantendo-se fiel às tradições do samba, Fernando busca também atualizá-lo, trazendo uma linguagem moderna e conectada aos tempos atuais. “Tento manter viva as tradições do samba, fugindo das banalidades e primando pela poesia, mas sempre atento e de olho na linguagem moderna, para comunicar com uma juventude sedenta de coisas novas. É um trabalho de garimpeiro e bem amplo, mas compensa cada gota de suor. Sinto que muita gente gosta do meu trabalho e procura aprofundar no universo do samba em razão desses estímulos que faço através da minha música. Isso me deixa muito feliz e realizado”, afirma.

E o processo criativo, como Fernando mesmo descreve, é uma espécie de “tempestade divina”. As ideias surgem de forma inesperada, seja em momentos do cotidiano ou até mesmo durante os sonhos. “Já acordei no meio da noite com músicas prontas na cabeça. Corro para gravar no celular antes que desapareçam”, revela.

Esse fluxo criativo é transformado em obras musicais produzidas em parceria com o pianista e produtor Higor Alves. “O Higor tem um talento ímpar e contribui com arranjos magníficos, que eleva cada faixa a um nível superior. Ele é um parceiro essencial nesse processo”, afirma o cantor.

Sonhos, projetos e legado

Com 20 anos de carreira, Fernando é grato pelas conquistas em sua trajetória. “Sou muito feliz por tudo que o samba me proporcionou até hoje. Tenho orgulho de ter participado de festivais e encontros maravilhosos”, afirma.

Mas apesar das conquistas até aqui, ele afirma que ainda tem muitos planos para o futuro. Entre eles estão a gravação de novas composições, a realização de turnês pelo Brasil e pelo exterior, a produção de DVDs e até mesmo o lançamento de um musical. “Quero gravar as inúmeras músicas autorais que tenho prontas, compor novas, gravar obras de outros compositores, principalmente aqueles que não foram muito gravados ou conhecidos, realizar a divulgação do trabalho já realizado através de shows, manter a constância de rodas de samba e apresentações na minha cidade”, declara.

Recentemente, sua música começou a ganhar destaque internacional, com o álbum “As Faces do Amor” sendo lançado no Japão em parceria com a produtora @tudomudamusic. Esse é apenas o início de uma jornada que promete levar o samba de Fernando Boi a novos públicos e culturas. “Muita coisa já foi feita e temos muita coisa por fazer. Vamos trabalhar para isso! É sempre bom mostrar a diversidade do samba, da música, da arte e do Brasil”, afirma.

Quando questionado sobre o legado que deseja deixar, Fernando é claro: “Gostaria que minha música fosse lembrada como uma voz preocupada com as relações sociais, com o planeta, com a existência humana. Quero que ela sirva de consolo para quem sofre, que inspire o amor, a empatia e o cuidado com o mundo”, conclui.

Siga no Instagram para acompanhar as novidades por lá: @fernandoboisamba

Continue Reading
Advertisement

Celebridades

Camarote 011 reúne grandes atrações, open bar e open food no Carnaval 2026 em São Paulo

Published

on

Grupo Revelação, Ferrugem e Kamisa 10 estão entre os artistas confirmados no espaço premium no Anhembi

O Camarote 011, espaço premium localizado no Sambódromo do Anhembi, já tem atrações confirmadas para o Carnaval de São Paulo 2026. Administrado pela Soccer Hospitality e presente nos setores Térreo e Mezanino, o local está em um dos pontos mais privilegiados do Sambódromo, próximo ao recuo da bateria.

 

O espaço conta com a participação de artistas renomados durante os dias 07, 13, 14 e 15 e 21 de fevereiro, abrangendo Grupo de Acesso, Grupo Especial e Desfile das Campeãs. Entre as atrações confirmadas, estão Grupo Revelação, Melanina Carioca, Tiee, Bruno Diegues, Kamisa 10 e Ferrugem. Além das atrações principais, o palco do camarote conta diariamente com apresentações de Lito e Pinha, mantendo a animação durante toda a noite.

 

Neste ano, o espaço apresenta o tema “Os Bambas do Samba”, uma homenagem aos sambas que marcaram época, às raízes do Carnaval e aos grandes nomes que ajudaram a construir a história da música brasileira. Para uma experiência ainda mais completa, o público pode encontrar serviços de open bar e open food premium, áreas amplas de convivência, serviços exclusivos e segurança reforçada.

 

A presença de celebridades e ídolos do futebol também são uma constante no Camarote 011. Em anos anteriores, nomes como Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, e o comentarista e ex-goleiro do Corinthians Ronaldo Giovanelli estiveram no local. 

 

Mais uma vez o olhar para a sustentabilidade está entre as prioridades do espaço. Logo na entrada, cada folião recebe um copo personalizado. A prática em prol do meio ambiente dispensa o uso de objetos descartáveis e gera uma economia de aproximadamente 500 mil copos plásticos.

 

Os ingressos são comercializados por data, setor e lote, com valores a partir de R$ 320, variando conforme o dia de desfile e a área escolhida. Todos os acessos incluem abadá, disponível nos tamanhos P, M, G, GG, XG, MOMO e MOMO 2.

 

“A proposta do Camarote 011 é unir o espetáculo da avenida com música, serviços premium e um ambiente onde as pessoas realmente aproveitam a noite inteira. O público encontra vista privilegiada, open bar, open food e shows que mantêm o clima de festa do início ao fim. A cada edição buscamos evoluir na experiência entregue ao público e valorizar cada vez mais a cultura do samba e a tradição do Carnaval paulistano”, afirma Léo Rizzo, CEO da Soccer Hospitality.

 

Esta é a sétima participação consecutiva do Camarote 011 no Sambródromo do Anhembi. Ao todo, 34 empresas patrocinam a festa no espaço premium.

 

Site para compra: https://www.ingresse.com/camarote-011-carnaval-2026/

 

Continue Reading

Celebridades

Do reality à vida real: Vó Bahiana acerta previsões e alerta para riscos no BBB 26 e na família de Virgínia

Published

on

O Big Brother Brasil 26 mal começou e já está cheio de polêmicas. A escolha do elenco prometia uma edição histórica, mas os primeiros dias de confinamento mostraram que os acontecimentos dentro da casa podem ser ainda mais marcantes.

Durante uma prova, o ator Henri Castelli sofreu duas convulsões e precisou deixar o programa. Já Pedro, que havia apertado o botão de desistência, foi acusado de importunação sexual após tentar beijar a participante Jordana sem consentimento. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

A sensitiva Vó Bahiana, uma das mais seguidas do país, afirmou em suas redes sociais que tudo isso seria apenas o começo. Segundo ela, esta edição terá pelo menos três expulsões. “Eu vejo uma pessoa perdendo a vida lá dentro, polícia na porta etc. Será um reality muito intenso, com energias pesadas e densas”, declarou.

Uma de suas previsões já se concretizou: Pedro deixou o programa e foi direto prestar depoimento sobre o caso de assédio, enquadrado no Artigo 215-A do Código Penal, que trata de atos libidinosos sem consentimento, com pena de até cinco anos de prisão.

Com nomes como Ana Paula Renault, Edilson Capetinha, Sarah Andrade, Brigido e Milena, todos conhecidos por seus temperamentos fortes, o público aguarda os próximos capítulos dessa edição marcada pelas “energias densas” que Vó Bahiana antecipou.

Acidente com mãe de Virgínia Fonseca

Enquanto isso, fora da casa, a influenciadora Virgínia Fonseca também enfrentou um momento difícil. Sua mãe, Margareth, sofreu um grave acidente de carro em Goiânia na terça-feira, dia 20. Virgínia recebeu a notícia durante uma live, que precisou ser interrompida para que ela buscasse informações sobre o estado de saúde da mãe.

De acordo com uma previsão feita no início da semana passada, Vó Bahiana disse que Virgínia passaria por um período turbulento, inclusive com sua família, especialmente após sua entrada na Escola de Samba, quando estaria mais vulnerável espiritualmente. “Ela entrou numa batalha espiritual”, explicou a sensitiva.

A vidente ainda alertou que tanto Virgínia quanto sua mãe precisam de cuidados espirituais, pois há risco de problemas de saúde mais sérios. “Eu vejo a mãe da Virgínia tendo um derrame. Ela deve ficar atenta a mal-estar e dores de cabeça, porque isso pode acontecer a qualquer momento”, concluiu.

Confira os vídeos:

BBB 26: https://www.instagram.com/reels/DTtker4j6yE/

Mãe de Virgínia: https://www.instagram.com/reels/DTgmGfSj56i/

Continue Reading

Celebridades

Encontro dos Amigos reúne multidão no Sotero Beach Bar e consagra verão com show marcante de Deene Na Voz

Published

on

 

O verão começou em alto astral no Sotero Beach Bar com a realização do Encontro dos Amigos – Verão 2026, que lotou a Orla de Piatã e entregou uma tarde/noite de muita música, energia e celebração.

*O evento que aconteceu no último dia 11 de janeiro, reuniu grandes nomes do samba e do pagodão, com destaque especial para a participação vibrante de Deene Na Voz, que conquistou o público com carisma, presença de palco e hits que todo mundo cantou junto.*

Com um repertório recheado de sucessos, Deene colocou a galera para dançar do início ao fim. Músicas do projeto Bloquinho Conexão e faixas que já são marcas registradas do artista foram cantadas em coro pelo público, que respondeu com muita energia a cada batida. A interação com a plateia foi um dos pontos altos do show, reforçando a forte conexão do cantor com os fãs.

“É sempre especial cantar em Salvador, ainda mais no verão. A vibe é diferente, o público é intenso, e isso motiva demais no palco”, comentou Deene após a apresentação.

Com agenda cheia para o verão e o Carnaval, Deene segue em ascensão, levando seu som e sua identidade por onde passa, e deixando o público sempre com gosto de “quero mais”.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Geral6 horas ago

Dor lombar: causas mais comuns e cuidados essenciais

A dor lombar é uma das queixas médicas mais frequentes no mundo e afeta pessoas de todas as idades. Segundo...

Geral6 horas ago

CEPDOR marca presença na Meia Maratona Internacional de Campina Grande

O CEPDOR – Centro Paraibano de Dor participou da Meia Maratona Internacional de Campina Grande, reforçando seu compromisso institucional com...

Geral1 dia ago

Diagnóstico precoce do câncer infantil: por que o check-up faz a diferença

O diagnóstico precoce é um dos principais fatores para aumentar as chances de cura do câncer infantil. Segundo dados do...

Geral1 dia ago

Mentalidade empresarial ainda é principal barreira para crescimento no mercado de limpeza nos Estados Unidos, avalia CEO brasileira

O mercado de serviços de limpeza nos Estados Unidos segue em expansão, impulsionado pela alta demanda por terceirização, pela profissionalização...

Business1 dia ago

Analice Nicolau explica como construir uma narrativa humanizada antes que a IA tome conta

84% da Geração Z engole conteúdo falso todo instante; aprenda com caso que custou milhões Analice Nicolau sabe exatamente como...

Entretenimento2 dias ago

Nova Iguaçu recebe Bloco da Festa Meet

Vem muito aí, depois de muito tempo em off, a Festa Meet comandado pelo produtor e agente cultural, Riik Souza...

Entretenimento2 dias ago

André Pivetti leva emoção e intensidade cromática à exposição “Cromatismo: Alegoria das Cores” no Rio

Artista carioca apresenta as obras “Engolindo Sapo” e “Drag King” no Vogue Gallery BR, explorando a força da cor e...

Negócios2 dias ago

Inglês como barreira invisível: Renata de Paula e o custo da não comunicação internacional

No mercado globalizado, falar inglês deixou de ser diferencial e passou a ser requisito básico. Ainda assim, milhares de profissionais...

Entretenimento2 dias ago

Allianz Parque se consolida como palco de consagração de bandas dos anos 2000

Após receber Evanescence, Bring Me the Horizon e Avenged Sevenfold, arena paulistana se prepara para novo capítulo histórico com My...

Geral2 dias ago

Bispo Bruno Leonardo se comove com história de criança com doença rara e doa R$ 150 mil à família

A história de uma criança diagnosticada com leucodistrofia hipomielinizante, uma doença rara, genética e progressiva, tem mobilizado solidariedade e chamado...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed