Filme celebra 20 anos do maior evento do gênero na América Latina; estreia será em 29 de março, com sessão gratuita na Concha Acústica
A história de um dos maiores eventos de jazz e blues da América Latina vai ganhar vida nas telinhas. Com mais de duas décadas de sucesso, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival será contado em documentário com estreia na noite de 29 de março em exibição gratuita para toda população.
“Da areia da praia à Cidade do Jazz: 20 anos de Rio das Ostras Jazz & Blues Festival” resgata momentos marcantes com entrevistas inéditas de artistas, produtores e realizadores que ajudaram a consolidar o evento, que colocou a Vila de Pescadores no cenário internacional da música.
A obra conta com mais de 30 depoimentos de artistas internacionais, nacionais, produtores e personalidades importantes do evento. A produção lançou imagens de arquivo e registros inéditos dos bastidores e shows, que ilustram os desafios e conquistas ao longo de duas décadas. O filme é um registro que mantém a memória cultural e preserva a história do Município.
A direção do filme é assinada por Cezar Fernandes, com produção executiva de Paulo Moreira, ambos diretores da produtora que, desde 2020, realiza a cobertura oficial do evento. A relação da dupla com o Festival, no entanto, vai além do documentário.
Os dois também possuem uma trajetória ligada à música, seja pela fotografia, seja pela relação com a música, o que, segundo os organizadores, foi um diferencial na construção do documentário. O olhar atento de quem já viveu o evento de diferentes formas permitiu que a produção captasse não apenas a grandiosidade dos shows, mas também a atmosfera dos bastidores e a essência artística presente em cada edição.
Editor Luke de Aguir, produtor Paulo Moreira e o diretor Cezar Fernandes Foto: Divulgação
Cezar Fernandes, documenta desde 2006, todas as edições de forma ininterrupta, consolidando o maior acervo fotográfico do evento.
“Reunir o material para produção de um documentário sobre o Rio das Ostras Jazz e Blues Festival é uma oportunidade única de reviver histórias fantásticas desses quase 20 anos de cobertura fotográfica que faço do evento, além de conhecer novas histórias contadas pelos personagens que reunimos durante as gravações. São essas histórias que nos mostram o porquê do Rio das Ostras Jazz e Blues Festival ser o maior e mais importante evento do gênero na América Latina”, afirma o diretor.
Para Paulo Moreira, que já viveu momentos icônicos na carreira de músico, com duas indicações ao Grammy Latino e os prêmios da Música Brasileira e Multishow, entregar um trabalho de pesquisa sobre o Festival tem uma importância histórica. “É muito gratificante produzir uma obra inédita sobre o maior Festival da cidade que eu fui criado. Vi esse evento crescer, já fiz parte do casting enquanto músico e hoje tenho a honra de fazer parte da sua produção. Entregamos um material que mantém parte importante da memória de Rio das Ostras”, contou o produtor.
A assistência de produção tem a assinatura de Renata Cabral, assistência de fotografia de Heloise Fang e design gráfico de Marcelo Quirino.
O projeto foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, e é uma coprodução da Artphoto Studio e Like Produtora, com apoio da Azul Produções, da Fundação Rio das Ostras de Cultura e da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras.
SERVIÇO “Da Areia da Praia à Cidade do Jazz: 20 Anos do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival” – 70 minutos Formato: documentário Dia: 29 de março (Sábado) Horário: 19h Local: Concha Acústica – Praça São Pedro – Centro Classificação livre – entrada franca
Práticas sustentáveis ajudam empresas a reduzir custos, fortalecer a imagem institucional e gerar impacto positivo na sociedade
A sustentabilidade deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade estratégica dentro das empresas. Um levantamento da consultoria McKinsey mostra que organizações que adotam práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) apresentam até 20% mais rentabilidade em relação às concorrentes que não seguem esses princípios. Além disso, de acordo com a Accenture, 62% dos consumidores brasileiros preferem marcas comprometidas com causas ambientais e sociais, reforçando que responsabilidade e lucratividade podem caminhar juntas.
Mais do que gerar valor econômico, iniciativas sustentáveis fortalecem a cultura corporativa ao despertar senso de comunidade, ética e pertencimento entre colaboradores. “Quando a equipe participa de práticas conscientes, há um aumento no engajamento e na motivação, criando um ambiente de trabalho mais colaborativo e alinhado a propósitos coletivos. Além da redução de impactos ambientais, a iniciativa fortalece a cultura organizacional”, comenta Patrício Malvezzi, CEO da Equipa Group e fundador do projeto Tran$forma.
Confira cinco dicas práticas para implementar a sustentabilidade no ambiente corporativo:
Promova o uso consciente de recursos Adote políticas de economia de energia, água e insumos de escritório. Pequenas mudanças, como iluminação de baixo consumo e redução de impressões, fazem diferença no longo prazo. Promover o uso consciente de recursos envolve também avaliar quais equipamentos precisam ficar ligados continuamente, adotar soluções de climatização e revestimentos que reduzam o uso do ar-condicionado, que é grande emissor de gases de efeito estufa e estimular práticas entre colaboradores, como carona solidária e o uso de eletrodomésticos mais eficientes, ampliando o impacto positivo também para além da empresa
Incentive a gestão de resíduos Implemente programas de coleta seletiva e reciclagem, além de orientar colaboradores sobre a destinação correta de materiais, evitando desperdícios e promovendo economia circular. Incentivar a gestão de resíduos envolve adaptar práticas como promover a separação correta do lixo corporativo e orgânico, garantir o destino adequado ou o reuso de aparas e retalhos, gerando impacto ambiental positivo e reforçando a sustentabilidade da empresa.
Invista em mobilidade sustentável Ofereça incentivos para o uso de transporte coletivo, caronas solidárias, bicicletas e até veículos elétricos, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa.
Valorize fornecedores responsáveis Escolher parceiros comprometidos com boas práticas socioambientais fortalece a cadeia produtiva e garante maior transparência e credibilidade para a empresa. Valorizar fornecedores responsáveis significa priorizar empresas comprometidas com práticas sustentáveis, como aquelas certificadas pelo SISTEMA B, que reconhece empresas que usam a força do mercado para dar soluções concretas aos problemas sociais e ambientais, gerando impactos positivos em toda a cadeia.
Engaje colaboradores e comunidade A sustentabilidade ganha força quando é compartilhada. Projetos que aproximam colaboradores da comunidade, ampliam o alcance e o impacto positivo das iniciativas. “As empresas podem e devem estimular a prática da economia circular desde cedo, envolvendo escolas, famílias e até outras empresas em uma rede de conscientização e transformação. Nós, por exemplo, temos o projeto Sou Cristalcopo e Recicla Junto, que consiste em incrementar R$1 no VR por cada kg de resíduo que o colaborador trás de casa. Além de incentivar a reciclagem, a empresa ainda beneficia o funcionário que tem uma boa prática”, conclui Aline Mezzari, gerente de projetos do Recicla Junto.
Em comemoração aos 35 anos de carreira a dupla Dani & Danilo, acaba de anunciar em parceria com a Radar Records, o lançamento do single “Vida de Patrão”, desta vez com a participação especial da dupla Marcos Paulo & Marcelo. A faixa é um verdadeiro hino à simplicidade e à gratidão pelas coisas boas da vida, mesmo longe dos luxos.
Com uma levada contagiante e letra cheia de ironia e verdade, “Vida de Patrão” fala sobre a felicidade de quem vive com pouco, mas com muito amor, fé e dignidade. Frases como “o pouco é muito com Deus, o muito é pouco sem Deus” resumem a mensagem central da música, que valoriza a humildade sem abrir mão da alegria.
Entre fuscas 76, pingas, arroz com feijão e reflexões sobre o que realmente importa, Dani & Danilo mostram, ao lado de Marcos Paulo & Marcelo, que a verdadeira riqueza está nos detalhes da vida simples. A canção ainda traz críticas sutis ao materialismo e exalta a força de quem trabalha com honestidade e corre atrás do que deseja.
O lançamento já está disponível na principais plataformas de música como Spotify, Deezer, Amazon Music, entre outras.
A jornalista e apresentadora Luana Assiz, rosto conhecido da TV Bahia, será uma das responsáveis por comandar a transmissão oficial do Festival de Verão Salvador 2026 no canal Multishow e na plataforma de streaming Globoplay. Ao lado de Dedé Teicher e Laura Vicente, Luana participa da cobertura ao vivo de um dos maiores eventos de música do país, com sete horas de exibição por dia, nos dias 24 e 25 de janeiro.
A presença de Luana no comando do festival consolida sua crescente atuação no cenário da música e do entretenimento nacional, trazendo sua linguagem leve, afetuosa e culturalmente conectada para o centro de um dos eventos mais tradicionais do calendário baiano.
*Sobre o Festival de Verão 2026*
Em sua 25ª edição, o Festival de Verão Salvador celebra uma nova fase ao ser realizado, pela primeira vez, em sede própria: a Arena FV, localizada no Wet Eventos. Com uma programação diversa, o evento reúne nomes como Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Léo Santana, Elba Ramalho, Péricles, entre outros grandes artistas da música brasileira.
Além da mudança de local, o FV reafirma sua proposta de conectar diferentes públicos e gerações, valorizando a pluralidade musical do país e fortalecendo sua relevância nacional através de ativações, transmissões e experiências inéditas.