Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) o segmento de beleza, bem-estar e saúde no qual as óticas estão é o que mais cresce atualmente no Brasil e estimativas apontam que prazo de 5 anos deve ser primeiro no ranking. No último ano, a franquia de Ótica Óptica Center consolidou-se como um player significativo no setor óptico, oferecendo produtos de alta qualidade, serviços excepcionais e inovação constante. A Rede tem se destacado por sua dedicação à qualidade, garantindo que seus clientes tenham acesso a óculos de grau, lentes e óculos de sol que atendam aos mais altos padrões. A utilização de tecnologia de ponta e a parceria com fabricantes renomados têm sido fundamentais para esse compromisso.
“É fato que a Covid longa trouxe prejuízos à visão sim, mas mesmo quem não contraiu o vírus, apresentou aumento de grau com o uso constante de telas durante o isolamento. As pessoas têm tendência a precisar de algum tipo de correção de vista com o passar dos anos, tornando as óticas um serviço essencial, mas é claro que o advento da tecnologia resultou em pouca interação no meio ambiente e muitas horas em frente a computador, celulares, videogames e isso tem um preço”, explica Roberto Pedroso, pós-graduado em Óptica e Optometria Ortóptica e Reabilitação Visual e CEO da Rede de Franquias Óptica Center. E o número de clientes vem crescendo exponencialmente. Não bastasse a pandemia, que nos trouxe inúmeras perdas e transtornos, especialista em saúde ocular revela: a Miopia deve afetar 50% da população mundial até 2050, de acordo com pesquisas da American Academy of Ophthalmology.
O atendimento ao cliente é uma prioridade na Óptica Center. A equipe é treinada, amigável e está pronta para ajudar os clientes a encontrarem a melhor solução para suas necessidades visuais. A abordagem centrada no cliente tem sido fundamental para a fidelização da clientela. Ao longo deste ano, a marca não apenas consolidou sua presença no mercado nacional, mas também explorou outras oportunidades de expansão. A abertura de novas lojas e parcerias estratégicas demonstram uma visão ambiciosa para o futuro. “Este ano foi incrível, e mal podemos esperar para o que o futuro reserva. Nosso compromisso com a visão clara e o sucesso do cliente continuará sendo a força motriz de nossa jornada”, conta o empresário.
A Optica Center nasceu em 2007 na Cidade de Barueri, grande São Paulo. “Sempre buscamos um modelo de negócio inovador, por isso, é a única rede de Ótica do Brasil com 4 canais de vendas que são: Varejo, Vendas online Campanha da Boa Visão nas empresas e Óculos de Segurança”, detalha Roberto. Entre 2007 e 2018 o modelo de negócio foi formatado visando a expansão através de franquias, para que, então, em 2019, ser lançada a primeira unidade franqueada. Atualmente, a rede conta com mais de 25 lojas espalhadas pelo Brasil e a meta é fechar o ano de 2023 com 30 unidades em operação. Já para 2024, mais de 100 novas lojas serão lançadas.
Visionário, Pedroso enfatiza que acompanha de perto o modelo de negócio que traz diversas vantagens. “A loja fica pronta em até 45 dias para faturar, com lucro líquido de 25 a 30 % mês. A opção de oferecer marcas próprias e multimarcas nos geral alta margem de lucro com menor Payback do mercado em até 12 meses, sendo que consolidamos o ponto de que equilíbrio em até 3 meses. Ainda temos fornecedores homologados sem obrigação de compra mínima mensal, com gestão fácil e rápida na palma da sua mão além de plataforma EAD de treinamentos para capacitação e suporte 100% focado no franqueado”.
Além disso é possível investir em um dos três modelos de negócio que a rede oferece, já testados e validados. “Temos o modelo de loja Smart com investimento a partir de R$ 99 mil loja completa com faturamento médio de R$ 60 mil; o modelo Tradicional com investimento a partir de R$ 150 mil loja completa com faturamento médio acima de R$ 80 mil; o modelo de Loja Prime com investimento a partir de R$ 250 mil faturamento acima de R$ 100 mil”, finaliza.
País ultrapassa 20 milhões de empresas ativas e empreendedores compartilham suas estratégias
Neste sábado (05/10) é comemorado o Dia do Empreendedor, uma homenagem ao Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei nº 9.841, em 1999. De acordo com o indicador de criação de novas empresas, um levantamento realizado pelo Serasa Experian, o Brasil registrou cerca de 3,9 milhões de novos negócios somente em 2023. Atualmente, o país possui mais de 20 milhões de empreendimentos ativos, uma consequência do aumento de lançamentos de empreitadas que vêm acontecendo desde 2020. Apesar do cenário positivo, empresários afirmam que é necessário definir algumas estratégias para manter o negócio rentável.
Igor Remegio – www.aiqfome.com.br Fundado em 2017, o aiqfome é o aplicativo de delivery pioneiro no Brasil e o líder do seu segmento no interior, presente em mais de 700 cidades. Em 2020, a empresa foi adquirida pelo Grupo Magalu, se tornando a vertical food do conglomerado. E para o Dia do Empreendedor, Igor Remigio, sócio fundador e CEO do aiqfome, oferece três dicas para obter sucesso como empreendedor. 1) “Ninguém nasce com DNA de empreendedor, até porque isso nem existe. Quando você entende isso, a ficha de que “empreender é uma habilidade possível de se desenvolver e não algo legal se de fazer” finalmente cai e você percebe que 90% do seu sucesso é feito de habilidade, esforço, saber aproveitar boas oportunidades e treino”. Apenas 10% são sorte/benção. Se fosse o contrário, toda pessoa que gosta de jogar futebol e joga desde pequeno seria o próximo Pelé”, comenta Remigio. 2) “Autoconhecimento é uma arma essencial para o empreendedor. Saiba no que você é muito bom, no que você é médio e no que você é ruim. Então, coloque 200% de esforço nas coisas que você faz muito bem e cerque-se de pessoas que dominam as outras coisas, afinal, empreender não é uma coisa que se faça sozinho, e sim junto de pessoas de confiança e que acreditam no mesmo que você”, acrescenta. 3) “Lucro é muito importante, mas se você trabalhar visando apenas isso, você vai transformar processos e pessoas em apenas mais um degrau. Ser um bom empreendedor significa ter relações sinceras com quem você topar pelo caminho, sejam elas do seu time, sejam do time do seu concorrente. Pode ser exatamente isso que vai te diferenciar de todo mundo”, finaliza o CEO do aiqfome.
Beatriz Scher – www.lojabiabetica.com.br Para Beatriz Scher, empresária e fundadora da loja Biabética, especializada na venda de produtos para melhorar a rotina de diabéticos, entender a necessidade do seu público é um passo fundamental para ter um negócio de sucesso. “Quem busca entrar no ramo de saúde, pesquisar e estudar é essencial, é necessário ter um conhecimento básico sobre a questão de saúde que a empreitada vai alcançar. Dessa forma é possível saber quais itens são considerados necessários e básicos para a rotina de seus futuros clientes, gerando uma proximidade ainda maior com eles, e consequentemente, bons resultados de vendas. Estar sempre atento em relação a novidades na área que vai atuar também é uma estratégia importante”, recomenda a carioca.
Grupo Conaes Brasil – www.conaesbrasil.com.br João Paulo Cristofolo, sócio-fundador da startup Grupo Conaes Brasil, afirma que a inovação é o melhor caminho. “É importante ressaltar que acompanhar as novidades do mercado é uma das melhores estratégias que empresários do setor de saúde podem adotar. Isso porque, recentemente, inúmeros tratamentos e medicamentos novos estão sendo descobertos, sendo esses adicionados na rotina de pacientes, o novo empreendedor pode se tornar uma referência por ter sido o pioneiro”, ressalta. Não à toa, sua empreitada conquistou seu primeiro R$1 milhão em 2023, após investir no ensino médico sobre prescrição de cannabis medicinal para profissionais da saúde, o tratamento alternativo que está conquistando cada vez mais espaço entre a área médica. “Empreender na área médica é um desafio que poucos estão dispostos a enfrentar, mas que traz consigo um imenso potencial para transformar realidades. Acredito profundamente que a educação fornece a base necessária para o conhecimento técnico e científico, enquanto o empreendedorismo impulsiona a inovação e a aplicação prática desse conhecimento. Juntos, eles são forças transformadoras que podem revolucionar a área médica, melhorando não apenas os serviços de saúde, mas também a qualidade de vida das pessoas”, afirma Arthur Melo, sócio do Grupo Conaes Brasil.
Rodrigo Giraldelli – www.chinagate.com.br Para Rodrigo Giraldelli, CEO da China Gate, empresa especializada em consultoria e educação sobre importação que fatura R$ 18 milhões, a base para o crescimento e sucesso de uma empresa depende de três fatores: entender o que o cliente precisa, cuidar das pessoas e compreender que o concorrente não é uma empresa ou produto. “Escutar o cliente é muito importante, esse é o começo da jornada, porém mais do que isso, é necessário entender o momento do cliente, o que precisa e desenvolver a solução para ele. O segundo é cuidar dos colaboradores e parceiros. Pois, os colaboradores estando bem, cuidam melhor dos clientes, com isso eles retornam e compram mais produtos. A empresa bem cuidada pelos clientes cresce, constrói-se um círculo muito virtuoso entre a companhia, funcionários e clientes. E por último, é muito importante estar conectado e entender a necessidade do cliente para não focar nas ações erradas. Às vezes, o seu concorrente é uma empresa, uma solução, um aplicativo ou uma tecnologia que não tem nada a ver com o produto que você vende”, orienta Giraldelli.
Mariana Tortella – @radiestesiaterapeutica Mariana Tortella, terapeuta holística fundadora do maior grupo de radiestesia do Brasil, a Comunidade Radiestesia Terapêutica, diz que o segredo em ter um negócio de sucesso, é estar aberto a mudanças e enfrentar o medo. “As mudanças geram medo. Mas, se passar por uma transformação fosse algo ruim, o universo não estaria em constante evolução. Por isso, reflita todas as vezes antes de achar que não pode ou não consegue, que quem é bom em dar desculpas, não é bom em mais nada”. Foi com esse lema na cabeça que Tortella resolveu apostar suas fichas na terapia holística, que até então era apenas um hobby, e largar seu emprego de carteira assinada em uma multinacional. Só em 2023, ela faturou R$ 12 milhões ensinando vários outros alunos a serem terapeutas de si mesmos e a ajudar também outras pessoas.
Nos primeiros anos de vida, deixar as fraldas é um marco crucial no desenvolvimento infantil. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda iniciar o desfralde quando a criança mostra sinais de prontidão, geralmente entre 18 e 24 meses. Mas essa pode não ser a realidade de todas as famílias. O conceito de desfralde gentil está se destacando como uma abordagem mais flexível e adaptada ao ritmo individual da criança, tornando essa transição mais suave e positiva para toda a família.
Para Huggies®, marca da Kimberly-Clark com solução completa de cuidados infantis, todas as fases da jornada de parentalidade são importantes. Por isso, a marca anuncia a chegada do tamanho XXXG, da linha Huggies Supreme Care. Desenvolvida especialmente para atender às necessidades de bebês maiores, com peso entre 18 e 25kg, a nova fralda foi projetada para proporcionar conforto e proteção superior, reafirmando o compromisso da marca em oferecer produtos que acompanham o crescimento e o desenvolvimento das crianças.
Para Bruno Sparapani, gerente de marketing de cuidados infantis e de experiência do consumidor no ambiente digital, a marca está atenta aos pedidos dos consumidores.
“Na Kimberly-Clark, nosso compromisso é criar soluções que atendam às necessidades reais das famílias, alinhando nossos produtos aos desafios diários. Ao acompanhar cada etapa do desenvolvimento infantil, reconhecemos a importância de respeitar o tempo de cada criança, como exemplificado pelo movimento do desfralde gentil. Essa abordagem reflete como nossos consumidores buscam alternativas práticas e respeitosas, e estamos aqui para oferecer o suporte necessário em cada fase dessa jornada”, afirma.
Atributos e benefícios do lançamento
Pensado para bebês de 18 a 25 kg: o novo tamanho oferece um ajuste adequado graças ao comprimento e cintura maiores, que garantem um ajuste melhor na barriguinha dos bebês maiores.
2x proteção noturna com até 12 horas de proteção para bebês maiores*: Mesmo durante a noite, permitindo que os bebês e os pais tenham uma noite tranquila de sono. Com a qualidade e os atributos da linha Huggies Supreme Care, conhecida pelas famílias por mais conforto e absorção dia e noite, a edição XXXG contempla benefícios como capacidade de absorção superior comparada a fralda convencional Supreme Care XXG. *Desempenho da fralda pode variar com os hábitos, alimentação e características do bebê.
Com canais em X que se adaptam aos movimentos, sem acúmulo do líquido ou incômodo entre as perninhas, evitando que a fralda fique caída.
Cintura, barreiras e orelhas elásticas: Máxima flexibilidade e conforto.
Esse lançamento busca contemplar uma demanda crescente dos consumidores por fraldas em tamanhos maiores. “São dezenas de pedidos em nossas redes sociais e canais oficiais e, agora, estamos felizes em poder compartilhar que estamos atendendo esse público, buscando garantir que as famílias que buscam produtos confiáveis e de alta qualidade para seus filhos sigam confiando em Huggies”, completa Bruno Sparapani.
Para promover a novidade, Huggies® conta com uma série de conteúdos em canais oficiais da marca, com estratégia de conteúdo e mídia assinada pela FCB e ações de PR e relacionamento com influenciadores pela agência PROS. A nova Huggies Supreme Care XXXG pode ser encontrada na Amazon, com entrega em todo o território nacional, além de farmácias e varejo de todo o país. O lançamento contempla embalagens com 42, 46, 70 e 128 tiras.
O Mercedes-Benz GLA 200 é a nova aposta da marca alemã para quem busca um SUV compacto de luxo, mas sem abrir mão da praticidade, conforto e economia. A versão 2024 traz atualizações que reforçam seu apelo visual e tecnológico, mantendo sua essência como um modelo movido 100% a combustão, ou seja, nada de híbrido ou elétrico. O desempenho está garantido com o motor 1.3 turbo, que entrega até 163 cv de potência.
No exterior, o GLA 2024 se destaca por um visual ainda mais agressivo e esportivo. As mudanças incluem um para-choque dianteiro robusto, nova grade redesenhada, e faróis e lanternas com assinatura luminosa em LED. Na versão AMG Line, o SUV conta com para-choques e rodas AMG de 20 polegadas, assentos esportivos e acabamentos que simulam fibra de carbono, o que adiciona um toque refinado ao interior.
Ao entrar no GLA 200, o motorista é recebido por duas telas de 10,25 polegadas, que compõem o painel e o sistema de entretenimento. A Mercedes-Benz trouxe para o modelo a versão mais recente do MBUX, a inteligência artificial que aprimora a experiência multimídia, permitindo controle por voz e integração com dispositivos via Apple CarPlay e Android Auto. Conexão sem fio, portas USB-C adicionais e iluminação nas entradas USB são algumas das comodidades oferecidas. Tudo isso resulta em uma cabine moderna e intuitiva, que reflete a proposta tecnológica da marca.
Outro destaque importante são as atualizações nos sistemas de segurança. O assistente de manutenção de faixa agora conta com um controle ainda mais preciso, graças ao aprimoramento do controle de direção ativo. Isso proporciona maior segurança e confiança para quem está ao volante, especialmente em estradas e situações de tráfego intenso.
Apesar de o GLA 200 não ser um veículo elétrico ou híbrido, sua eficiência é surpreendente. Sob o capô, o motor 1.3 turbo, acoplado a um sistema híbrido-leve de 48 volts, é capaz de fornecer até 14 cv adicionais em momentos de aceleração. Com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 210 km/h.
Para testar esse desempenho na prática, a editora-chefe das Revistas Economia SA e Viajar SA, Alessandra Astolphi, colocou o SUV à prova em um teste de consumo. Após rodar muitos quilômetros, Alessandra ficou impressionada com a economia do carro. “A Mercedez-Benz é maravilhosa. Tive a oportunidade de dirigir o GLA 200 por um período considerável e, mesmo após longos percursos, o nível de combustível se manteve surpreendentemente alto. O veículo se mostrou extremamente econômico, o que é um ponto importante para qualquer motorista”, relatou. Essa eficiência em um veículo movido a combustão demonstra como o GLA 200 é capaz de unir potência e baixo consumo de combustível, um dos grandes atrativos do modelo.
Para quem deseja um SUV elegante, tecnológico e com a confiabilidade da Mercedes-Benz, o GLA 200 é a escolha ideal. Com um design sofisticado, recursos inovadores e performance impecável, o modelo se destaca no segmento e justifica o investimento a partir de R$ 369.900.