Fundos de pensão são desafiados a ampliar conexão com os jovens - Business Feed
Connect with us

Negócios

Fundos de pensão são desafiados a ampliar conexão com os jovens

Published

on

Por Alexandre Teixeira

A pirâmide etária brasileira está se invertendo. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, a partir de 2030, a quantidade de idosos no País será maior do que a soma de crianças entre zero e 14 anos. Outro levantamento, desta vez do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta que, até 2050, 57% da população economicamente ativa terá mais de 45 anos de idade.

Estas informações, somadas ao fato de que os brasileiros estão vivendo cada vez mais traz uma real preocupação a respeito de como garantir a qualidade de vida dessa crescente população que será formada por pessoas da terceira idade com grande parte dela fora do mercado de trabalho. Segundo a Organização das Nações Unidas, a expectativa de vida no Brasil em 1950 era em média de 48,1 anos. Agora, em 2023, é de 76,2 anos e em 2100 deve alcançar 88,2 anos.

Não por acaso foi necessária uma reforma no sistema previdenciário do INSS aumentando a idade da aposentadoria das mulheres para 62 anos e a de homens para 65, assim como o aumento do tempo de contribuição de mulheres e homens, respectivamente para 35 e 40 anos (antes era 30 e 35 anos), para que o sistema se mantivesse em condições de continuar a efetuar o pagamento de benefícios não só para os atuais aposentados como para os novos.

Acontece que, daqui a alguns anos, possivelmente será preciso uma nova reforma porque o número de pessoas em idade de se aposentar está aumentando e, ao viverem mais, naturalmente elas recebem o benefício por mais tempo. Para piorar as contas, a queda na taxa de natalidade faz com que a cada ano haja menos cidadãos economicamente ativos.

A lógica é simples, menos gente trabalhando significa menos gente produzindo e contribuindo com a previdência. Na outra ponta, aumenta o número de pessoas com direito a receber.

Neste cenário, não há dúvidas de que a previdência privada complementar fechada é a solução para manter uma boa qualidade de vida das pessoas que encerrarem o período produtivo e se aposentarem. Na medida em que o sistema público oficial perde sua capacidade de garantir boas remunerações, uma renda extra proporcionada pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs) possibilitará aos brasileiros manterem o padrão de vida que estão acostumados e que desejam ao fim de anos de labuta.

Mas há um desafio à frente das EFPCs para que elas possam de fato contribuir para o bem-estar social da maioria e não apenas de um nicho como é hoje. Existe a necessidade de maior aproximação de seu público, principalmente os mais jovens que enxergam a aposentaria como algo distante e um assunto que pode ser deixado para depois. Não se trata apenas de uma avaliação incorreta por parte deles. É, acima de tudo, um traço da nossa cultura deixar para se preocupar com a aposentadoria em cima da hora, quando pouco pode ser feito para garantir uma renda adequada para viver bem.

E a solução para que esse desafio seja vencido pelas EFPCs passa pela digitalização de seus processos, o que exige investimento em tecnologia e inovação, assim como a aplicação de ferramentas atualizadas de marketing e comunicação para alcançar o público mais jovem. É essencial entender e criar novos formatos e linguagens digitais porque elas são capazes de agregar ao setor de previdência privada um ponto de intersecção entre as distintas gerações, tornando-a atrativa para todos e não só para as gerações mais velhas.

Necessário se faz que as entidades de previdência privada desenvolvam e ofereçam um ecossistema de produtos personalizados para essa variedade etária de público, assim como fazer um marketing alinhado às dores e necessidades desses perfis. É nesse contexto, para resolver essas questões, que as prevtechs ou pensiontechs, startups especializadas em soluções para o setor previdenciário, entram no circuito.

Em primeiro, elas garantem às EFPCs a possibilidade de se digitalizarem rapidamente oferecendo aos seus participantes plataformas e aplicativos de celulares com diversos serviços e a mesma segurança dos aplicativos dos bancos digitais. Além da agilidade, o investimento para a adaptação é bem menor do que se o fundo de pensão fosse partir do zero, criando suas próprias plataformas.

Por serem empresas novas e criadas em meio à transformação digital, as startups também falam melhor com o público jovem. A mesma tecnologia que dá transparência e se alinha perfeitamente ao estilo de vida das gerações mais jovens, permite uma comunicação mais rápida e eficiente com os participantes, a realização de pesquisas, a oferta de produtos e serviços que no modelo analógico seriam inviáveis. Um exemplo de vantagem é que por meio de um aplicativo, fica muito mais fácil para o beneficiário tomar crédito, já que ele pode resolver tudo sem sair de casa, apenas usando seu smartphone ou computador pessoal. O resultado é a melhora da performance da própria instituição que passa a acumular mais com os juros provenientes dos financiamentos, além do fato de que essa possibilidade se torna um atrativo para novos entrantes.

O melhor de tudo é que as EFPCs não precisam se preocupar com o processo de transformação, pois as pensiontechs se responsabilizam por todo o processo. Ou seja, as fundações podem se manter focadas naquilo que mais sabem fazer que é gerir os recursos dos seus participantes para cumprir as suas metas atuariais e benchmarks. Apesar de tantas vantagens, são poucas ainda as EFPCs que buscam e implantam as soluções oferecidas pelas pensiontechs.

Uma das razões é o próprio conservadorismo existente no setor. Como usar tecnologia e marketing para alcançar os mais diferentes objetivos? Por questões culturais ainda existe o medo de que a implantação de ferramentas digitais e modelos de marketing e comunicação mais modernos elevam demasiadamente os custos operacionais.
No entanto, é exatamente o contrário que ocorre. A digitalização é escalável e, depois de implantada, permite atingir cada vez mais pessoas sem aumento de custos, ao contrário do que acontece com sistemas analógicos, em que o crescimento exige estruturais maiores. Além disso, a tecnologia traz mais precisão e agilidade, permite fazer mais com muito menos custo e alta assertividade. Sem contar que o tempo para desenvolvimento da solução deixa de ser preocupação porque a pensiontech já resolveu isso.

Por fim, frisando o que foi dito nas linhas acima, a digitalização não só facilita a vida de quem já faz parte do sistema como faz do produto “previdência privada” algo mais atrativo para a Geração Z, bastante acostumada à tecnologia e cada vez mais resistente e desinteressada dos métodos tradicionais e analógicos de atendimento e operação.

Ao abraçar tecnologia, inovação e marketing como pilares do negócio, o setor se torna mais atrativo, desvencilhando-se da ideia de que contribuição previdenciária é coisa de “velho” e antiquada e embutindo na cultura a consciência de que ao contrário disso, é sim um investimento seguro, saudável e alinhado ao propósito de cada geração.

Alexandre Teixeira é sócio e CEO da uFund

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Quem é Tatiane Forte, a advogada que enfrenta os casos mais complexos do Brasil

Published

on

Com mais de 25 anos de atuação no setor de Comércio Exterior, Tatiane Forte se destaca como uma das advogadas mais influentes no Brasil, especialmente no setor empresarial. Fundadora e CEO do Grupo Forte, sua organização está presente em todos os estados brasileiros e em 11 países, com um faturamento de dezenas de milhões de reais. O Grupo Forte já foi o maior parceiro do Serasa no Brasil e também se sobressai no mercado de certificação digital, atendendo mais de 350 mil empresas nos últimos dez anos.

Além disso, Tatiane Forte é conhecida por sua forte atuação em processos envolvendo grandes conglomerados empresariais e sua capacidade de representar empresas em disputas de alto valor. Ela também possui uma abordagem inovadora, sempre buscando soluções rápidas e eficazes para seus clientes, utilizando métodos que combinam tecnologia e inteligência jurídica.

Tatiane Forte, movida por seu interesse no Direito, atua exclusivamente para empresários, gerenciando casos de grande impacto e complexidade. Sua experiência permite que ela conduza pessoalmente a estratégia jurídica de seus clientes, além de oferecer consultoria empresarial e manter contato com autoridades. Seu foco principal é o Comércio Internacional e o Direito Criminal, áreas em que construiu uma carreira sólida e respeitada. Recentemente, ela também passou a atuar em áreas emergentes, como o Direito Digital, em resposta às novas demandas do mercado.

Sua habilidade em equilibrar o Direito e o mundo empresarial torna Tatiane uma referência no mercado. Além de sua competência técnica, ela é conhecida por lidar diretamente com os desafios que surgem em cada processo, trazendo soluções eficazes. Seu compromisso com a ética e a transparência é um diferencial reconhecido por seus pares e clientes, o que lhe garante credibilidade e confiança em todos os setores onde atua.

Tatiane Forte também é escritora do best seller Líderes do Século XXI, onde discute temas de liderança empresarial. Ela compartilha mais sobre sua rotina profissional e conquistas no Instagram (@tatyforte), oferecendo uma visão prática de seu trabalho. Fora do mundo jurídico, Taty se envolve em causas sociais e é uma defensora ativa da educação e capacitação de mulheres no setor empresarial.

Ao longo de sua carreira, Taty Forte segue influenciando o setor jurídico brasileiro, proporcionando soluções diretas para seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Comércio Exterior no país. Sua trajetória é marcada pela inovação constante e pela busca de resultados concretos que fazem diferença na vida

Continue Reading

Negócios

Instituto Bichomania recebeu reconhecimento oficial como uma entidade de Utilidade Pública Estadual

Published

on

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei proposto pelo Deputado Danniel Oliveira, que reconhece o Instituto Bichomania de Proteção Animal e Preservação Ambiental como uma entidade de Utilidade Pública Estadual. Para Felipe Ribeiro, presidente do Isntituto, essa aprovação é motivo de grande felicidade, pois representa o reconhecimento do trabalho realizado pelo Instituto.

O Instituto Bichomania atua tanto na proteção dos animais quanto na preservação ambiental, incluindo a realização de reflorestamento na APA Serra do Maranguape. Além disso, estão desenvolvendo um projeto de revitalização de nascentes e planejam transformar uma área em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Na causa animal, o Instituto realiza diversos serviços, como eventos de adoção, doação de castrações e apoio a organizações que trabalham em prol dos animais.

Um dos destaques é o evento de adoção Bichomania e Sana, realizado em parceria com a Fundação Cultural Nipônico Brasileira, que é considerado um dos maiores do Brasil. Além disso, mantêm o site Adotapetce.com.br, dedicado à adoção permanente de animais. O Instituto também promove projetos de controle de natalidade por castrações e atendimento veterinário para animais carentes e sob os cuidados de protetores, ONGs e pessoas de baixa renda. Felipe Ribeiro destaca a importância dessas ações e agradece o apoio do Deputado Danniel Oliveira na proposição e aprovação do projeto de lei.

Continue Reading

Negócios

Fortaleza celebra Dia Mundial do Turismo com evento gratuito e aberto ao público

Published

on

Com o tema “Turismo e Paz”, evento promove debates sobre o papel transformador do turismo na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.

Fortaleza se prepara para sediar a celebração do Dia Mundial do Turismo 2024 e o Dia do Turismólogo, que acontece no próximo dia 25 de setembro, das 8h30 às 12h, no Auditório do SEBRAE Ceará, localizado na Av. Monsenhor Tabosa nº 777. Com o tema “Turismo e Paz”, o evento, promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo Seccional Ceará (ABBTUR) em parceria com a Amorim Eventos, é gratuito e aberto ao público, e visa discutir como o turismo pode ser um fator decisivo na promoção da paz, da reconciliação e do desenvolvimento sustentável.

A abertura do evento ficará a cargo da cantora Debora Lee, ex-vocalista de renomadas bandas de forró como Zanzibar, Catuaba com Amendoim e Cavalo de Pau, que agora segue em carreira solo. Com sua simpatia e talento, Débora promete encantar o público presente e dar um tom especial ao início das celebrações, combinando sua voz vibrante com a temática do evento, reforçando o papel da cultura e da arte na promoção da paz e na construção de pontes entre diferentes povos e tradições.

A programação incluirá painéis, apresentações culturais e exposições que abordarão a convergência entre turismo e paz, destacando como viagens, intercâmbios culturais e práticas sustentáveis podem contribuir para a resolução de conflitos e para o fortalecimento de laços entre nações e culturas. Entre os palestrantes confirmados estão Daiana Macuxi, que apresentará o painel “Turismo como Ferramenta de Paz e Preservação Cultural: A Visão Indígena”, Marcelo Uchôa, que discutirá “Turismo, Paz e Direitos Humanos: A Preservação da Memória como Pilar da Justiça Social”, e Martír Silva, com o tema “Afroturismo, Direitos Humanos e Igualdade Racial: Caminhos para a Paz.”

Outro destaque da programação será a cerimônia de entrega do troféu Patativa, concedido pela ABBTUR desde 2003 para personalidades e entidades que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento do turismo no Ceará. Os troféus são criados pela artesã Avany Oliveira em vidro e preenchidos com areias coloridas das falésias de Beberibe, simbolizando a rica cultura e a beleza natural da região.

Sílvia Guimarães, presidente da ABBTUR Ceará, destacou a importância do evento para consolidar Fortaleza como um dos principais destinos turísticos do Brasil. “O Dia Mundial do Turismo 2024 é uma oportunidade única para a comunidade de Fortaleza se reunir, compartilhar conhecimento e promover discussões fundamentais sobre o futuro do setor. Fortaleza tem experimentado um crescimento expressivo, especialmente como hub aéreo, recebendo cerca de 440 mil turistas apenas em julho deste ano, um aumento de 10,9% em relação ao mesmo período do ano anterior,” afirma Silvia, citando dados da Secretaria de Turismo do Ceará.

Ela ainda acrescenta, conforme os dados do Ipece, que “O turismo no Ceará registrou o maior crescimento no índice de atividades turísticas do Brasil em janeiro de 2024, com um aumento de 11,9%, superando o desempenho nacional, que teve uma queda de 0,8% no mesmo período. Em abril, o Ceará novamente alcançou o melhor resultado do país, com um crescimento de 6,8% nas atividades turísticas, muito acima da média nacional de 2,3%. Esses dados refletem a força do nosso estado como um destino turístico dinâmico e em crescimento constante. Além disso, o impacto econômico do turismo no estado é significativo. Em julho de 2023, a receita direta do turismo no Ceará alcançou aproximadamente R$ 1 bilhão, um aumento de 14% em relação ao mesmo mês de 2022. O setor também é responsável pela geração de cerca de 120 mil empregos diretos e indiretos, demonstrando seu papel essencial na economia local e na valorização da diversidade e identidade cultural do Ceará,” conclui Sílvia.

O evento é uma iniciativa da ABBTUR, com correalização da Amorim Eventos, e conta com o apoio do SEBRAE, Visite Ceará, ABEOC, SINDEVENTOS e UNI7. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da plataforma Sympla ou pelo Instagram da ABBTUR.

Serviço:

– Evento: Dia Mundial do Turismo Ceará – gratuito e aberto ao público
– Data: 25 de setembro de 2024
– Horário: 8h30 às 12h
– Local: Auditório do SEBRAE CEARÁ, Av. Monsenhor Tabosa nº 777, Fortaleza, CE
– Inscrições: [Sympla](https://www.sympla.com.br/dia-mundial-do-turismo-dmt–2024__2629113)
– Instagram: @abbturce @amorimeventoseproducoes

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Saúde6 minutos ago

Resposta à Matéria sobre Litigância Predatória nas Ações de Propagandistas: Uma Correção Técnica

A recente matéria publicada pelo portal Panorama Farmacêutico sobre a condenação de uma Propagandista por litigância de má-fé contém imprecisões...

blog14 minutos ago

Mais de 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente por causa da depressão e da ansiedade no mundo

Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, esse assunto deve ser...

Negócios30 minutos ago

Quem é Tatiane Forte, a advogada que enfrenta os casos mais complexos do Brasil

Com mais de 25 anos de atuação no setor de Comércio Exterior, Tatiane Forte se destaca como uma das advogadas...

Business1 hora ago

Três casos em que converter o negócio em franquia pode ser uma boa decisão

Com dificuldades para competir com gigantes, solução para pequenos empreendimentos passa por união com marcas estruturadas e consolidadas Entre abril...

Tecnologia1 hora ago

A história de um líder visionário por trás de projetos tecnológicos de grande escala

No mundo dinâmico e desafiador da tecnologia da informação, Alexandre Leal Calgaro se destaca não apenas por sua vasta experiência...

Saúde2 horas ago

Crianças em silêncio na terapia: O Especialista explica no seu novo livro: Katia Papala

A psicóloga infantil Katia Papala, com mais de 10 anos de experiência no atendimento de crianças, acaba de lançar seu...

Negócios10 horas ago

Instituto Bichomania recebeu reconhecimento oficial como uma entidade de Utilidade Pública Estadual

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei proposto pelo Deputado Danniel Oliveira, que reconhece o Instituto Bichomania de Proteção...

Negócios11 horas ago

Fortaleza celebra Dia Mundial do Turismo com evento gratuito e aberto ao público

Com o tema “Turismo e Paz”, evento promove debates sobre o papel transformador do turismo na construção de um futuro...

Business16 horas ago

Quer tirar o Visto de Nômade Digital para Portugal?

O visto de nômade digital para Portugal é uma excelente oportunidade para profissionais remotos que desejam viver e trabalhar no...

Negócios21 horas ago

De olho no atacado, Mega Moda antecipa campanha especial para o Dia das Crianças com promoções e desfile infantil

Ação inclui promoção com brinde para compras acima de R$1.000 e um desfile infantil com mais de 40 influenciadores mirins,...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed