É inegável o quanto a tecnologia só avançou na pandemia. O isolamento social mudou o comportamento das pessoas e a tecnologia só ganhou espaço. Sem poder sair de casa, os serviços digitais ganharam força e as interações corporativas passaram a ser todas online.
Embora o avanço da tecnologia já tenha começado antes da crise e a “moda” da transformação digital já havia caído nas graças das empresas, isso tudo foi acelerado pela pandemia, se consolidou e dificilmente voltará.
De acordo com o mais recente relatório “O futuro do emprego”, publicado em outubro de 2020, pelo Fórum Econômico Mundial, até 2025, 85 milhões de empregos serão substituídos pela mudança na divisão entre humanos e máquinas. Nesse meio tempo, 97 milhões de novos papéis devem ser criados na esteira das inovações tecnológicas.
Nesse cenário, as pessoas precisam provar seu valor. A tecnologia (tech) é sim importante, mas a humanização (touch) será o grande diferencial.
A dicotomia entre os dois termos “high tech e high touch” é retratada pela primeira vez em 1982 pelo futurólogo americano John Naisbitt, em seu best-seller “Megatrends”.
Em resumo ele fala da importância da tecnologia como potencializadora das capacidades humanas e não como uma substituta delas. Quanto mais alta tecnologia houver, ele escreveu, maior será a necessidade do antídoto do High Touch. Precisamos aprender a equilibrar as maravilhas materiais da tecnologia com as demandas emocionais da nossa natureza humana.
Com todo contexto do avanço da tecnologia e já há 26 anos no mercado com a ISAT, empresa de Tecnologia voltada para a área de educação à Distância e Comunicação Digital, que Dorian Lacerda, CEO da empresa, já se questionava há algum tempo que apesar da cultura voltada para pessoas que a empresa possui e do atendimento, de nos últimos anos ter sido premiada várias vezes pelo reconhecimento da área de RH das principais empresas do Brasil (Top Of Mind 2014/2015), além da certificação do GPTW 2015, posicionando-se entre as 100 melhores empresas de TI para se trabalhar, faltava ainda algo em relação à educação corporativa para as organizações.
Trazer a humanização, o “touch” para o treinamento somado aos produtos “tech” que a ISAT já possui (hoje com produção de conteúdos digitais, webseries, videoaulas, curadoria e licenciamento de cursos online, plataformas de gestão de aprendizagem e treinamentos (LMS) NEOLUDE e na área de streaming video, serviços em processos de produção, captação, codificação e distribuição de conteúdos em vídeo e áudio através da Internet, na produção de eventos corporativos e na transmissão online) e atende tão bem o mercado há quase 3 décadas, complementa o alcance das necessidades que o mercado tem.
Da tecnologia como meio mais pessoas e do touch que aproxima e humaniza. era o que ele sabia que ainda estava faltando para a empresa se tornar realmente completa.
Foi então que Dorian e seus sócios, conheceram a High Touch one, ou simplesmente HT one, consultoria de educação corporativa que já traz o “touch” em seu DNA e que desenvolve seus programas sempre com o olhar para o ser humano. Foi um encontro de almas e propósito.
A HT One, que nasceu do sonho de quatro executivos com uma longa história em educação corporativa, logo se identificou também com a tecnologia presente nas soluções da ISAT, enxergando como diferencial para o que já fazem com tanta excelência. “
” O touch nasceu conosco. Colocar o ser humano no centro das relações sempre esteve como nossa prioridade no desenvolvimento de nossos programas e a tecnologia vem para facilitar e trazer ainda mais diferenciação para nossas entregas”, comenta Fernanda Palácios, uma das fundadoras da High Touch One.
Uma conexão e identificação de propósitos logo aconteceu, tornando-se um casamento com a fusão das duas marcas! Tornou-se um sonho maior dos sócios, construir algo ainda mais impactante para mais pessoas e mais empresas.
“É a humanização da Tecnologia, é o que o mercado precisa”, afirma Dorian Lacerda. “Estamos unindo soluções complementares que atendem o mercado de educação corporativa de forma completa, além de unir duas marcas importantes desse mercado com valores muito similares”, completa ele.
Tecnologia está aí, conhecimento é commodity. Agora o jeito que você coloca a tecnologia dentro de uma experiência de aprendizagem com o olhar para o ser humano, é onde mora a diferenciação, e é isso que a ISAT agora unida com a HT one, prometem fazer.
Em um modelo tradicional de educação onde se aprende muito mais hard skills do que soft skills, onde a tecnologia traz facilidade, mas muitas vezes o afastamento, o papel de um agente transformador, um facilitador que pode atender as necessidades latentes das empresas.
Hoje, precisamos ter em mente um paradoxo que Philip Kotler, pai do marketing, alerta sobre o comportamento das pessoas no livro “Marketing 4.0 – do tradicional ao digital”. Somos cada vez mais conectados, High Tech, mas queremos experiências cada vez mais customizadas, criadas especialmente para nós, ou seja, queremos algo totalmente High Touch.
As empresas, os colaboradores e os RHs precisam de apoio nessa jornada e a ISAT HT one Educação Corporativa nasce para ajudar e criar uma proposta de valor nessa transformação que está cada vez mais acelerada.
Sobre a ISAT:
A ISAT tem 26 anos e é referência em serviços e soluções em educação corporativa e streaming de vídeo. Na educação corporativa contribuímos em serviços de apoio ao T&D e RH e no desenvolvimento e produção de projetos de capacitação e treinamento envolvendo produção de conteúdos digitais, webseries, videoaulas, curadoria e licenciamento de cursos online, treinamentos presenciais ou híbridos alinhados com plataformas de gestão de aprendizagem e treinamentos (LMS) NEOLUDE.
Na área de streaming vídeo contribuímos junto às empresas, na prestação de serviços em processos de produção, captação, codificação e distribuição de conteúdos em vídeo e áudio através da Internet, na produção de eventos corporativos e na transmissão online de treinamentos, eventos, palestras, reuniões e ações de comunicação e marketing.
Sobre a HT ONE:
A High Touch One (HT One) é hoje uma consultoria de educação corporativa formada por um grupo de profissionais com mais de 20 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento.
Com o TOUCH em seu nome e em sua essência, atende o mercado com soluções customizadas em temas comportamentais com ênfase em equilíbrio emocional.
Juntas, agora ISAT HT one Educação Corporativa, têm a expectativa de até 2025 dobrar de faturamento, crescendo pelo menos 20% ano.
Esse crescimento não se dará somente pela soma de portfolios. A ideia é vender tech para os atuais clientes HT one e soft skills para os atuais ISAT, com um trabalho forte de cross selling e Up Selling, oferecer para o mercado novas possibilidades de produtos e serviços que temos como poucas consultorias tem: tech e touch.
A união das duas empresas na vertical de educação corporativa, mais que duplica as possibilidades de soluções, gera um crescimento exponencial, porque quando somamos as duas formas de entrega, as soluções aparecem.
Por isso, aguardem! A união ISAT HT one trará para o mercado uma nova forma de ministrar treinamento. O Comportamental com gamificação e novas tecnologias para os próximos anos.
Atendendo um mercado que hoje, pós pandemia, contrata diferente (muitas contratando pessoas de cidades distantes de sua matriz) e precisa treinar de forma diferente, e que precisa de apoio para essa nova realidade!