Barra
Connect with us

Tecnologia

Giro Tech: Confira os destaques de julho

Published

on

*Por Coluna Giro Tech

Turismo estudantil movimenta Porto Seguro

A Forma Turismo, pioneira em viagens estudantis no Brasil e na América Latina, anuncia o início da temporada de viagens de formaturas para Porto Seguro (BA), em 2024. Este ano, mais de 35 mil alunos de todo o Brasil viajarão com a empresa, número 30% maior do que no mesmo período do ano anterior. Somente com as viagens programadas para o mês de julho, a Forma Turismo está atendendo 450 cidades e 15 mil escolas. No total, são mais de 2 mil pessoas envolvidas em todos os processos logísticos e na realização de eventos exclusivos, como o “Porto Festival”, que tem faturamento médio de R$ 50 milhões. O impacto financeiro da empresa em Porto Seguro é de mais de R$ 110 milhões, além disso, o turismo estudantil gera mais de 3 mil empregos diretos, indiretos e temporários na cidade.

 

Nova parceria

A Voke, líder em locação de hardwares pelo modelo As a Service e na comercialização de equipamentos seminovos de tecnologia, anunciou uma parceria com a Trocafone, referência na compra e venda de smartphones seminovos no Brasil. Agora, os consumidores poderão adquirir notebooks seminovos da Voke diretamente pelo site da Trocafone, ampliando o acesso a equipamentos tecnológicos de qualidade. Com uma receita de R$ 543 milhões no último ano, a Voke busca democratizar ainda mais o acesso a hardwares com procedência e garantia, beneficiando novos consumidores em todo o país.

Novo CMO da DUX

João Pedro Novochadio, ex-Diretor de Inovação e Marketing do Club Athletico Paranaense se torna CMO da DUX, uma das maiores empresas de Web3 da América Latina. O executivo, que também já foi Head de marketing do Sócios.com, será responsável por impulsionar o negócio de carteiras digitais para criadores de conteúdo, principal foco da DUX no momento – trazendo inovação ao cenário da Web3. “Precisávamos de um olhar para além da tecnologia e o JP transita muito bem em segmentos diferentes”, pontua Luiz Octávio Gonçalves Neto, fundador e CEO da DUX.

 

Movimentação de mercado

Steve Pereira é o novo CEO da House Performance. O anúncio vem pouco depois da aceleradora de marketing e vendas especializada nos mercados imobiliário e automotivo confirmar recentemente sua união com a agência de marketing digital GOAT Digital, que adquiriu 30% da empresa. A GOAT Digital e a House Performance continuarão operando com marcas distintas, em busca das melhores práticas e de inovações tecnológicas para atender às reais necessidades de seus clientes. Juntas, as empresas já geraram R$1 bilhão em vendas para seus clientes.

 

Expansão pela conectividade

A Ascenty, empresa de data centers fruto da parceria entre Digital Realty e Brookfield Infrastructure, acaba de lançar a plataforma Service Fabric™ para melhorar a conectividade de seus data centers. Iniciando a operação em São Paulo, a novidade faz parte da estratégia para consolidar o Brasil como seu principal mercado. Em 2023, a Ascenty investiu R$ 886,88 milhões em infraestrutura e serviços, expandindo sua rede para 24 data centers em operação e 10 em construção.

 

Conheça o Sicoob Tag

O Sicoob lança uma nova campanha promocional para incentivar a adesão dos cooperados ao Sicoob Tag, um adesivo eletrônico que facilita o dia a dia, especialmente em viagens e passeios. Desenvolvido em parceria com a Greenpass, o Sicoob Tag permite que os usuários passem por pedágios e estacionamentos credenciados sem precisar parar, utilizando a tecnologia de leitura por radiofrequência (RFID). Aqueles que ativarem o plano mensal do Sicoob Tag até 8 de agosto receberão até mil pontos Coopera, distribuídos em 250 pontos por mês durante as quatro primeiras mensalidades. “Oferecemos toda a conveniência para nossos cooperados tanto na aquisição quanto no uso do Sicoob Tag. Se você utiliza pedágios e estacionamentos com frequência, essa ferramenta é uma ótima opção para você, pois oferece praticidade, agilidade, comodidade e segurança, além de outras vantagens como controle de gastos e promoções exclusivas”, ressalta Vitor Perotto, supervisor comercial De Loyalty, Marketplace e Bandeira do Sicoob. Acesse o site e saiba mais.

 

Hughes do Brasil para ELAS!

Com objetivo de promover a equidade de gênero e aumentar a presença feminina dentro da empresa, a Hughes do Brasil, anunciou um aumento significativo na contratação de mulheres. A iniciativa é resultado do Programa Plural, implementado pela organização. Se em 2021, 18% das novas contratações eram mulheres, no ano de 2023 esse percentual saltou para 52%. O programa também elevou a presença feminina na liderança de 29% para 34% e aumentou a presença de estagiárias de 33% em 2021 para 85% em 2023.

 

Koru e Rocketmat fecham parceria para recrutar por meio de IA

Por meio da tecnologia da Inteligência Artificial (IA) intitulada Koru Magic Works, a Universidade Corporativa Korú e a empresa de tecnologia IA para recrutamento Rocketmat farão recrutamentos com abordagem imparcial na seleção de candidatos. O recurso permite eliminar vieses relacionados à formação, idade, gênero, raça, orientação sexual, religião e qualquer outra característica socioeconômica por meio do anonimato dos candidatos, garantindo um processo de recrutamento mais justo e transparente. A nova tecnologia gera mais confiança no processo de recrutamento e seleção, uma vez que todos têm certeza de que receberão um retorno rápido e sem parcialidades sobre a candidatura, diminuindo a ansiedade causada pelos processos de avaliação.

 

Instituto Baccarelli impacta mais de 6 milhões de pessoas em CEUs de São Paulo

Em 2023, os Centros Educacionais Unificados (CEUs) gerenciados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo, através de uma parceria com o Instituto Baccarelli, realizaram mais de 6,6 milhões de atendimentos à população. O Instituto, conhecido por fundar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, administra 12 unidades dos CEUs, oferecendo uma ampla gama de atividades culturais e esportivas. Durante o ano, estas unidades atraíram cerca de 113 mil usuários, sendo 73% deles mulheres.

Yogoberry lança novo modelo de mini quiosques

A rede de franquias Yogoberry lançou oficialmente seu mini quiosque durante a ABF Franchising Expo 2024, realizada entre os dias 26 e 29 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo. Com investimento inicial a partir de R$149 mil, incluindo taxa de franquia de R$35 mil, e retorno previsto entre 18 e 24 meses, o novo modelo e negócio tem como objetivo impulsionar a expansão nacional da marca, que sob a liderança de Leonardo Diniz e Gustavo Val cresceu mais de 39% nos últimos 12 meses, com projeção de aumentar esse número nos próximos anos.

Continue Reading
Advertisement

Tecnologia

O novo papel do profissional de TI: do suporte à estratégia empresarial

Published

on

Por Rodrigo Gazola, CEO e fundador da ADDEE

Durante muito tempo, o profissional de tecnologia da informação era lembrado apenas quando algo dava errado. Bastava um computador travar, um servidor cair ou um sistema apresentar falhas para que alguém dissesse: “chama o pessoal da TI”. Esse modelo, conhecido como break-fix, refletia uma atuação reativa: o técnico era acionado para consertar o que já havia quebrado. Mas essa lógica ficou para trás. A transformação digital, acelerada por novos modelos de negócio, pela nuvem e pela necessidade de segurança constante, redesenhou completamente o papel desses profissionais e o valor estratégico da tecnologia dentro das empresas.

Hoje, vivemos a era dos MSPs (Managed Service Providers), provedores de serviços gerenciados que atuam de forma proativa, monitorando, prevenindo falhas, protegendo dados e garantindo a eficiência operacional das organizações. Eles são o coração da nova TI, responsáveis por antecipar problemas e manter a engrenagem digital em funcionamento, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Segundo o relatório The MSP Horizons Report 2025, desenvolvido pela N-able, 90% dos MSPs esperam crescimento na receita de serviços de segurança gerenciados nos próximos três anos, e quase 60% preveem alta superior a 20% já neste ano.

O avanço dos MSPs é mais do que uma tendência: é uma resposta direta às transformações do mercado. Empresas de todos os portes perceberam que a TI não é apenas suporte técnico, mas um ativo estratégico, essencial para a sustentabilidade dos negócios. E esse movimento é especialmente relevante no Brasil, onde a digitalização vem crescendo rapidamente. Recente estudo da ADDEE mostrou que, se todos os dispositivos digitais corporativos (computadores, tablets e smartphones) estivessem sob gestão de um MSP, esse mercado movimentaria mais de R$ 183 bilhões por ano.

Esse número dá a dimensão da oportunidade e, ao mesmo tempo, da responsabilidade dos profissionais de TI. Eles deixaram de ser “resolvedores de problemas” para se tornarem gestores da confiança digital. Cada vez mais, são eles que garantem que os sistemas funcionem, que os dados estejam protegidos e que a operação siga segura, escalável e eficiente. Num ambiente em que o cibercrime cresce em ritmo alarmante, o papel desses especialistas é literalmente o de guardiões das empresas.

Mas, para acompanhar esse novo cenário, é preciso mudar a mentalidade. O profissional de TI deve enxergar-se como parceiro de negócio, e não apenas prestador de suporte. Isso significa investir em capacitação contínua, dominar ferramentas de automação e monitoramento remoto, adotar modelos de serviço recorrente e fortalecer o relacionamento com os clientes. A tecnologia evolui rápido demais para quem fica parado e, por isso, o aprendizado permanente é tão vital quanto o próprio conhecimento técnico.

No Dia do Profissional de TI, celebrado em 19 de outubro, é fundamental reconhecer que esses profissionais são protagonistas da transformação digital. São eles que mantêm o país conectado, as empresas produtivas e a economia em movimento. Cada linha de código, cada sistema monitorado e cada vulnerabilidade corrigida representam muito mais do que eficiência tecnológica e sim sustentabilidade, competitividade e futuro.

Aos profissionais de TI que atuam em campo, em empresas, provedores e MSPs de todo o Brasil, deixo meu reconhecimento e respeito. Vocês não apenas resolvem problemas, vocês viabilizam o progresso. E, no mundo digital em que vivemos, isso faz toda a diferença.

Continue Reading

Tecnologia

Gargalo de mão de obra em tecnologia: edtech com IA quer formar 10 mil brasileiros até 2027

Published

on

Projeto-piloto em Salvador forma jovens do subúrbio com apoio da Prefeitura e do Instituto Localiza e cria modelo inédito de inclusão produtiva

O Brasil encerra 2025 com mais de 500 mil vagas em tecnologia não preenchidas, segundo a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação). O déficit ocorre em meio a um cenário global ainda mais desafiador: até 2030, o mundo deve somar 80 milhões de postos de trabalho abertos em TI.

Enquanto grandes empresas enfrentam dificuldade para contratar, milhões de brasileiros seguem fora do mercado formal. Entre essas duas pontas está a Qualifica AI, edtech fundada em 2023 por Wagner Amorim (antiga NextCoders), que aposta na inteligência artificial para descobrir vocações onde ninguém procura — e transformar jovens de regiões periféricas em profissionais de tecnologia prontos para o mercado.

“Nosso foco é formar talentos reais para o mercado. Começamos pela identificação de aptidões e seguimos até a empregabilidade, sem exigir conhecimento prévio. Em muitos casos, somos a primeira oportunidade concreta de mudança de vida para esses jovens”, explica Amorim.

Salvador como laboratório de impacto

Em 2024, a startup escolheu Salvador (BA) para lançar seu projeto-piloto, reunindo 60 alunos matriculados — 50 apoiados pela Prefeitura e 10 pelo Instituto Localiza —, além da doação de 60 bolsas de inglês pela Fluencypass, escola com atuação em impacto social.

A iniciativa recebeu mais de 1.700 inscrições em apenas quatro bairros do subúrbio, das quais foram selecionados 70 jovens após rigorosos testes vocacionais. A expectativa é que o modelo seja expandido para 500 bolsas em 2026, podendo chegar a 1.000 alunos com apoio de novos cofinanciadores.

“Esse modelo de buscarmos outros apoiadores para aumentar o impacto social e econômico inicialmente financiado por um órgão público é uma das inovações que estamos construindo. Ele permite ampliar o alcance do projeto e criar uma rede sustentável de inclusão produtiva”, explica Amorim.

Da vulnerabilidade à renda de R$ 3.500

O impacto social direto é expressivo. Em média, os jovens formados pela Qualifica AI passam a ganhar cerca de R$ 3.500 por mês, em regiões cuja renda per capita é de apenas R$ 400.

Segundo cálculos internos, cada aluno formado representa potencial de 30 pessoas saindo da linha da pobreza, considerando o efeito familiar e o impacto multiplicador. “Usamos como referência um estudo do economista Josh Bivens, que mostra que um novo profissional de tecnologia forma em média 5,7 outros durante a carreira. Isso projeta nosso impacto em até 30 mil pessoas fora da linha da pobreza com apenas essa próxima turma”, explica Amorim.

Entre as histórias de sucesso, o ex-aluno Jesus Fernandes Sena, hoje engenheiro de IA no iFood e estudante da USP, é um dos exemplos de transformação social gerada pelo projeto.

IA e ciência por trás da inclusão

O diferencial da Qualifica AI está em seu teste vocacional desenvolvido especificamente para jovens em vulnerabilidade social. O algoritmo avalia capacidades cognitivas e comportamentais, eliminando vieses socioeconômicos e garantindo igualdade de oportunidades.

Criado internamente, o teste foi aperfeiçoado por três PhDs do Centro de Inteligência Artificial da USP (CIAAM), que seguem acompanhando sua evolução.

“Nosso teste é rigoroso, mas acessível. Ele identifica talentos que, de outra forma, nunca teriam chance de mostrar seu potencial. É o coração do nosso modelo de inclusão produtiva”, explica Amorim.

Além disso, a edtech oferece notebooks, bolsas e mentorias acadêmicas e mercadológicas, que não só preparam os alunos para o mercado, mas também os conectam diretamente às empresas parceiras que demandam mão de obra qualificada.

Parcerias e expansão nacional

Em Salvador, o projeto conta ainda com apoio da Fundação Anísio Teixeira, que atua desde 1989 em projetos de educação e cultura, e do escritório social Novo Mané Dendê, responsável por articular as inscrições e mobilizar a comunidade local.

A empresa já negocia a expansão do modelo dentro da Bahia, com o governo estadual e prefeituras do interior, e avança com conversas em Sergipe, Santa Catarina, São Paulo (onde já atua) e Paraná.

Atualmente, a taxa média de empregabilidade supera 80% por turma, a mais alta do mercado, e a meta é manter esse índice em todas as novas operações.

Projeção e novos investimentos

A Qualifica AI projeta 2.000 alunos em 2026 e 10.000 até 2027, além do lançamento de programas de educação continuada para ex-alunos (alumnis), atendendo à crescente demanda do mercado.

Em 2024, a edtech captou R$ 2,6 milhões em rodada friends & family, com nomes como Mauro Mariz (ex-Riachuelo), e já negocia nova rodada com fundos de Venture Capital, com expectativa entre R$ 10 e 15 milhões.

A startup integra hubs de inovação como Cubo Itaú, AYA Earth e CIVI-CO, o que amplia sua visibilidade no ecossistema de impacto e tecnologia.

“O Brasil representa apenas 0,2% da força de trabalho global em tecnologia. A urgência de preparar talentos locais é uma oportunidade estratégica e também um dever social”, conclui Amorim.

Continue Reading

Tecnologia

Ecoquest marcará presença na 23ª edição da Febrava, em SP, com nova tecnologia

Published

on

 

Empresa lançará a tecnologia MESP, considerada inovação do sistema de precipitação eletrostática convencional, que resolve problemas de geração de ozônio, arco elétrico e centelhamento nos trabalhos de purificação de ambientes.

A Ecoquest, empresa especializada em tecnologias, serviços e soluções relacionados à qualidade do ar, terá participação especial na edição deste ano da Febrava — Feira Internacional de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar e de Águas. O evento está programado para se realizar no período entre 9 e 12 de setembro, em São Paulo e o estande da empresa será montado na ala J11.

Nesta que será sua 23ª edição, a Febrava tem expectativa de contar com a presença de 600 marcas, mais de 25 mil participantes e quatro ilhas temáticas. Com o tema “No Clima da Inovação”, a edição 2025 será realizada no espaço São Paulo Expo.

Terá área de exposição ampliada, novos pavilhões e um layout totalmente reconfigurado, o que leva à expectativa de vir a ser a maior edição de sua história. Terá como pilares estratégicos os temas eficiência energética, descarbonização, qualificação técnica e inovação.

O que, segundo os organizadores, tende a reforçar o protagonismo da indústria do setor AVACR (de empresas de aquecimento, ventilação, ar-condicionado e refrigeração) frente aos desafios globais de sustentabilidade e práticas ESG (sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance, que acumula práticas de sustentabilidade tendo como base as áreas ambiental, social e de governança).

Trabalhos da Ecoquest

Tradicional no mercado do país há cerca de 20 anos, a Ecoquest se prepara para apresentar, durante o evento, seu trabalho para controle e combate a mofo, odores, vírus e bactérias, bem como redução de emissões atmosféricas e de poeira. E apresentará como grande novidade, o lançamento do sistema MESP.

Serão mostrados filtros MESP eletrônicos de última geração, com grande atuação na neutralização de odores internos, odores nos sistemas de exaustão, na descontaminação de serpentinas e no tratamento do ar em obras, dentre outras especificidades.

Técnicos e especialistas diversos da empresa também pretendem mostrar as tecnologias inovadoras já utilizadas há anos por eles. Uma delas é a Active Pure, que une eficácia de alta performance, praticidade e sustentabilidade no combate a vírus, bactérias, fungos, mofo e odores, entre outros. Consiste numa tecnologia patenteada, testada e aprovada por diversos laboratórios nacionais e internacionais.

Outra tecnologia muito usada pela Ecoquest é a luz UV-C, considerada germicida de alta frequência, que não produz ozônio residual. Oferece 17 mil horas de proteção contínua, sem geração de subprodutos químicos.

Também chama a atenção, dentre os trabalhos realizados pela empresa, a ozonização, ou seja: aplicação de gás ozônio em ambientes internos desocupados como aliada na luta contra odores e contaminações.

Pavilhões inéditos

A feira este ano terá dois pavilhões inéditos: o WTE — Water Treatment Expo — voltado para a qualificação e tratamento de águas industriais, e o Smart Heat Expo, dedicado ao setor de aquecimento.

“A Febrava 2025 marca um novo capítulo para o setor AVACR. Estamos ampliando a feira em todos os sentidos: mais espaço, novas marcas, o retorno de grandes players, conteúdo ainda mais robusto e inúmeras oportunidades de negócios”, explicou a diretora Tatiana Rassini.

_Fotos: Divulgação Febrava_

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

blog15 horas ago

Pai Eduardo do Exu Tiriri escapa de duas tentativas de assassinato em menos de três meses

O conhecido líder espiritual Pai Eduardo do Exu Tiriri tem vivido dias de tensão e mistério. Em menos de três...

Business16 horas ago

Profissionalização da gestão é chave para a longevidade das empresas familiares no Brasil

A falta de profissionalização na gestão e a ausência de um planejamento sucessório estruturado estão entre as principais causas da...

Negócios16 horas ago

Byel discute o impacto das novas mídias e da IA na influência digital

Criador comenta como algoritmos, formatos e plataformas estão redefinindo o papel dos influenciadores O cenário da influência digital no Brasil...

Negócios16 horas ago

Alavancagem e tecnologia: como a Iox Broker potencializa o patrimônio dos investidores

Em um cenário global cada vez mais competitivo, a busca por ferramentas que ampliem o potencial de retorno dos investimentos...

Negócios16 horas ago

Empreendedorismo em Alta: Glauco Tubarão Transforma Miami Produções em Referência Nacional e Internacional

Goiânia-Go— 03 de novembro de 2025 No cenário competitivo do entretenimento e produção de eventos, poucos nomes se destacam com...

Negócios17 horas ago

Coca-Cola convida Sophia Martins para uma experiência exclusiva no Museu da marca em Atlanta

Uma imersão no universo da Coca-Cola revela lições sobre encantamento, branding e atendimento de excelência — uma verdadeira aula de...

Moda17 horas ago

Maior seletiva de modelos do Brasil retorna a Brasília e promete revelar novos talentos da moda em edição especial

Max Fashion Tour acontece de 07 a 09 de novembro no Espaço Alvorada e contará com editoriais de moda de...

Famosos18 horas ago

O que aconteceu com Byel? Influenciador gera repercussão nas redes sociais

O influenciador digital Byel voltou a chamar atenção do público nesta semana após uma série de movimentações nas redes sociais...

Negócios18 horas ago

Mês Internacional do Empreendedorismo Feminino: Sheila Cintas, do Norte para o Mundo – A força feminina que transforma autoestima em império

(créditos: Sheila Cintas divulgação) Empreendedora paraense radicada em Manaus constrói um império na moda íntima com propósito, autenticidade e impacto...

Entretenimento19 horas ago

Namoro de Vini Jr. e Virgínia Fonseca ganha trilha sonora

Funkeiro Rubão da ZS antecipou a formação oficial do casal com a música “Tropa do Vini Jr. Malvadeza” É oficial:...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed