Barra
Connect with us

Negócios

Giro Tech: Confira os destaques tech no mundo corporativo dessa semana

Published

on

* Por Coluna Giro Tech UOL

Vivo avança em contratos com startups

As startups ligadas à Wayra Brasil, CVC (Corporate Venture Capital) early stage da Vivo, e ao Vivo Ventures,  fundo para investimentos em startups a partir da série A, geraram R$69 milhões em contratos com a Vivo no primeiro semestre de 2024. O montante inclui companhias investidas e não investidas – startups que estão nos comitês de investimento, mas ainda não receberam aporte – nos dois veículos e é 53% maior do que o registrado no mesmo período de 2023, quando R$45 milhões foram gerados. Durante todo o ano passado, o valor em negócios fechados foi de R$100 milhões. Quase metade das 26 startups ativas do portfólio da Wayra Brasil e 83% das seis startups ativas de Vivo Ventures já fizeram ou ainda fazem negócios com o grupo Telefónica, seja como fornecedoras ou parceiras.

Geru fecha parceria com a Amazon

A Geru, primeira fintech totalmente online do Brasil, fechou uma parceria com a Amazon.com.br para a oferta de uma nova opção de pagamento para os clientes da plataforma no país, o “Parcele sem Cartão”. A modalidade foi pensada para ampliar o acesso ao crédito dos clientes Amazon, permitindo o parcelamento de suas compras sem a necessidade de um cartão, o que torna ainda mais fácil e conveniente a experiência de compra pela Amazon.com.br. A novidade está disponível apenas para clientes elegíveis e representa mais uma opção de pagamento oferecida no site e no aplicativo Amazon Shopping, permitindo parcelamento em até 24 vezes, com taxas de juros transparentes nas compras de até R$10 mil.

Preparação para a Black Friday

Para a Black Friday 2024, o Grupo JB anuncia uma nova parceria com a MyTracking, plataforma de software para gestão logística. A ação tem por objetivo otimizar a operação no período de alta demanda e garantir a entrega pontual dos pedidos. Com a utilização da plataforma, a empresa consegue monitorar cada detalhe da operação em tempo real e ter precisão de 99,3% nas entregas dentro do prazo.

Trademaster é selecionada pela KPMG

A Trademaster, fintech que potencializa as vendas de grandes indústrias e distribuidores ao varejo, é uma das 14 selecionadas da KPMG para participar da quarta turma do Emerging Giants. A iniciativa foi criada com o objetivo de apoiar os próximos passos estratégicos de startups que se encontram em rápido estágio de crescimento e já estão consolidadas em seus mercados. Recentemente, a fintech ultrapassou os R$35 bilhões transacionados via plataforma. O programa contempla sessões de discovery com fundadores e c-levels, mentorias com especialistas de diferentes setores, conexão com diferentes Emerging Giants brasileiras e mundiais, entre outros benefícios.

GOAT Digital participa do RD Summit 2024

A GOAT Digital marca presença no RD Summit 2024, maior evento de marketing, vendas e e-commerce da América Latina que acontece de 6 a 8 de novembro em São Paulo. Lucas Alves, cofundador do ecossistema de empresas focadas em soluções de marketing digital para PMEs, apresentará a palestra “Transforme seu time comercial em uma máquina de vendas: o passo a passo que ninguém revela”, contando a trajetória da GOAT Digital, que alcançou 7 dígitos de faturamento em três anos, além de falar sobre o papel da motivação e do engajamento da equipe no processo de crescimento das organizações. O wokshop acontecerá no palco do Digital Leaders, na próxima quinta-feira (dia 7) às 14h20.

Sicoob apoia mais de 1,4 milhão de pessoas afetadas por enchentes no RS

Em resposta às enchentes no Rio Grande do Sul, o Sicoob mobilizou mais de R$15,4 milhões em doações que beneficiaram mais de 1,4 milhão de pessoas em 86 municípios. A campanha “SOS Rio Grande do Sul” arrecadou R$5,4 milhões com o apoio da comunidade e destinou R$10 milhões adicionais em recursos próprios. As ações incluíram itens essenciais e ajudaram na recuperação da infraestrutura mais crítica, como pontes e hospitais. Além disso, o Sicoob implementou medidas emergenciais para cooperados e cooperativas, incluindo linhas de crédito facilitadas e assistência técnica, o que reforça seu compromisso com a proteção das áreas atingidas.

hsm+ abre espaço para ONGs divulgarem seus projetos

O hsm+ está abrindo espaço para as ONGs que desejam divulgar seus projetos. Para esta edição, são esperadas três organizações não governamentais: Voices of the Oceans, Gerando Falcões e Lar da Divina Benção. A exposição é vista como uma oportunidade para realizar captação de recursos, divulgação de serviços, e ações de comunicação e relacionamento com as empresas presentes.  Nomes como Make a Wish, Amigos do Bem e Voice of The Oceans já estiveram presentes em outras edições. Em 2024, serão oferecidos convites gratuitos e estandes com exposição de marca.

Treinamento em telejornalismo

A Rede de Jornalistas Pretos, em parceria com o projeto Comunir, oferece três bolsas sociais para o treinamento em telejornalismo promovido pela organização, que acontecerá no dia 30 de novembro, no Rio de Janeiro. Serão disponibilizadas uma bolsa integral e duas parciais, de 50%, destinadas a estudantes ou profissionais já formados em jornalismo pertencentes a grupos sub-representados. O curso oferece uma imersão completa na rotina de um estúdio de telejornalismo, com foco em técnicas para uma comunicação mais espontânea e dinâmica. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição até o dia 15 de novembro, pelo link https://redejpcomunicacao.org/2024/10/24/rede-jornalistas-pretos-oferece-bolsas-de-estudo-para-treinamento-de-telejornalismo/.

Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú são as marcas mais preparadas para o futuro

A Timelens, consultoria de dados do ecossistema FutureBrand, acaba de lançar o estudo “Future-Proof Score 2024”, que revela as 30 marcas mais bem preparadas para o futuro no Brasil. As cinco primeiras do ranking são Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú, que se destacam por manterem-se fiéis ao propósito e terem uma postura desafiadora. “Essas marcas reúnem a capacidade de combinar uma visão clara de futuro com uma experiência engajadora para seus públicos. Com os dados obtidos, conseguimos fornecer um panorama abrangente sobre as companhias que estão melhor preparadas para enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução”, explica André Matias, CEO da Timelens.

O estudo mapeou mais de 889 marcas levando em conta aspectos como relevância digital, sustentabilidade e capacidade de criar conexões emocionais com os consumidores. A análise, que combina métodos quantitativos e qualitativos, avalia componentes digitais e físicos a partir do entendimento da marca nas perspectivas ligadas a propósito e experiência. O trabalho analisou mais de 22,1 bilhões de buscas no Google Brasil, 285 milhões de menções espontâneas nas redes sociais e 38,8 milhões de menções em notícias.

Equidade racial e midiática na Mozilla Foundation

Marcelle Chagas, jornalista e especialista em Comunicação Online e Marketing Digital, é uma das duas mulheres negras brasileiras selecionadas para a coorte de 2024 da Mozilla Tech & Society Fellowship. Líder da Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação, a profissional tem uma trajetória marcada pela luta por equidade racial na mídia e trabalhará em parceria com o Instituto Peregum, organização dedicada à promoção da igualdade racial no Brasil.

O objetivo é fortalecer a atuação da sociedade civil no enfrentamento dos desafios digitais relacionados à justiça social. Durante a fellowship, Marcelle trabalhará com tecnólogos de diversas partes do mundo para desenvolver soluções que promovam uma internet mais inclusiva e ética. A atuação da jornalista busca não apenas ampliar o impacto das organizações da sociedade civil no combate às desigualdades digitais, mas também destacar o papel essencial da tecnologia na construção de uma sociedade mais justa.

Diretor de dados & IA

A Agger, maior plataforma de gestão e cotações de seguros do Brasil, anuncia Cleiton Wasen como diretor de Dados e Inteligência Artificial, posição que inaugura também uma nova área na companhia. O profissional será responsável por otimizar produtos e serviços por meio de soluções baseadas em dados. O novo departamento contará com uma equipe especializada no desenvolvimento de projetos de IA, bem como na manutenção dos produtos e na organização de dados empresariais para clientes internos.

Mudanças na equipe

O Grupo Mirabaud anunciou uma importante mudança em sua equipe de liderança sênior com a nomeação de Thiago Frazao como sócio-gerente. Frazao, que está no Mirabaud desde 2011, assumirá o novo cargo em 1º de janeiro de 2025 e será o primeiro brasileiro a integrar o quadro de sócios-gerentes da instituição, destacando-se por sua atuação na América do Sul e pelo papel estratégico no crescimento do grupo na região. Ele continuará seu trabalho ao lado de Nicolas Mirabaud, reforçando o compromisso do grupo com o mercado sul-americano. Além disso, a reestruturação da liderança sênior traz outras mudanças significativas. Umberto Boccato assumirá como CEO da Mirabaud Asset Management, e quatro novos executivos – Louis Fauchier-Magnan, François Leyss, Umberto Boccato e Julien Meylan – serão promovidos a equity partners.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Tracker: nova versão do SUV mais vendido da Chevrolet é lançada em Salvador

Published

on

 

_Evento aberto ao público acontece na quinta-feira (17), a partir das 17h, na Columbia Chevrolet (Iguatemi)_

Fotos: Divulgação/ Grupo Indiana

A Columbia Chevrolet realiza na quinta-feira (17), a partir das 17h, o lançamento oficial do Novo Chevrolet Tracker, em Salvador. O evento acontece na loja localizada no Iguatemi e marca a chegada do SUV mais vendido da marca em uma versão ainda mais tecnológica, conectada e segura.

A programação para clientes e parceiros também será aberta ao público geral, com garantia de condições especiais para quem já deseje garantir a compra do novo modelo.

Antes mesmo do lançamento oficial, marcado para quinta (17), o novo Tracker já está disponível para visitação e test drive nas duas unidades da Columbia Chevrolet em Salvador: Iguatemi e Avenida Luís Eduardo Magalhães.

O novo Chevrolet Tracker chega ao mercado com mais tecnologia, segurança e conectividade.

De acordo com a montadora, o Tracker 2026 está disponível com uma série de inovações para reforçar sua posição de destaque no segmento de SUVs compactos.

O conjunto conta com um motor 1.2 Turbo com injeção direta, que combina desempenho dinâmico de até 141 cavalos, com baixo consumo de combustível.

Na estética, um design moderno, com iluminação full LED, rodas de liga leve de 17 polegadas e um teto solar panorâmico, trazendo mais luminosidade e sofisticação ao interior.

Na conectividade, tecnologia de última geração, com Wi-Fi nativo para até sete dispositivos, central multimídia MyLink de 11 polegadas e painel digital de oito polegadas.

Na segurança, o Tracker 2026 oferece assistência ao motorista, com recursos como estacionamento automático Easy Park, alerta de colisão com frenagem de emergência, alerta de ponto cego e seis airbags. Os critérios de segurança são garantidos pela classificação máxima no Latin NCAP, além do sistema OnStar e integração com o aplicativo myChevrolet.

Segundo a Chevrolet, o novo Tracker chega para atender quem busca um SUV versátil, conectado e com tecnologia de ponta, sem abrir mão do design sofisticado e da economia.

Columbia Chevrolet: tradição e confiança do Grupo Indiana

A Columbia Chevrolet faz parte do Grupo Indiana, referência no mercado automotivo da Bahia há quase 50 anos. Com forte presença em Salvador, Lauro de Freitas, Itabuna, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista, o grupo se destaca pela qualidade no atendimento, confiança e tradição.

Desde sua chegada à Salvador, em 2018, a Columbia Chevrolet tem se consolidado como uma das principais concessionárias da marca no estado, sempre alinhada à proposta de oferecer inovação e um atendimento próximo ao cliente baiano.

“Mais do que apresentar um carro, queremos proporcionar uma experiência completa para nossos clientes, conectando tecnologia e tradição automotiva. O Tracker reflete exatamente esse equilíbrio”, destaca a Gerência da Columbia Chevrolet.

Continue Reading

Negócios

Artigo: O barato que sai caro

Published

on

Leonardo Passos da Costa – Administrador de empresas e engenheiro civil, sócio diretor da Locabrasilmt

Na construção civil, cada decisão de compra ou locação de equipamentos pode definir o futuro de uma obra: do prazo de entrega à segurança dos trabalhadores. Um conceito que ganha força no setor, mas que ainda encontra resistência, é o do Custo Total de Propriedade (TCO, da sigla em inglês Total Cost of Ownership). Trata-se de uma análise que vai além do preço de compra, incorporando todas as variáveis ligadas ao ciclo de vida de um ativo: instalação, treinamento, manutenção, depreciação, desativação ou substituição.

Na prática, considerar o TCO significa avaliar se o equipamento escolhido vai realmente gerar economia ou se trará dores de cabeça futuras. Já presenciei obras que optaram por equipamentos mais baratos e acabaram acumulando prejuízos: manutenções emergenciais, mão de obra parada, gastos extras com transporte, segurança e, não raramente, riscos de acidentes. Um dos casos que vivi ocorreu em Belo Horizonte, quando a tentativa de economizar na desmontagem de andaimes fachadeiro resultou em desmoronamento, risco para trabalhadores e passantes, além de prejuízo ao construtor.

Erros comuns, como comparações superficiais entre preço de compra e locação, desconsideram fatores estratégicos: capital retido, falta de equipe experiente para manutenção, custos de estoque e armazenamento, risco de roubo, entre outros. O resultado é muitas vezes um investimento que compromete prazos e qualidade da obra, aumentando custos de forma invisível.
A segurança também é um ponto crucial na equação do TCO. A escolha correta de andaimes e balancins, por exemplo, deve priorizar normas técnicas, experiência da equipe de instalação e manutenção, e condições específicas de cada obra, como terreno, tipo de fachada, altura do prédio e serviço a ser executado.

Trabalho em altura não é lugar para improviso. Economizar aqui é colocar vidas em risco.

Ao adotar o TCO, construtoras passam a analisar de forma criteriosa o investimento, considerando projeções de 1 a 10 anos e privilegiando qualidade, durabilidade, segurança e produtividade. O resultado é uma obra mais rápida, com menor custo de manutenção, equipe satisfeita e entrega dentro do cronograma.

Percebo uma mudança cultural no setor: hoje, muitos já enxergam o valor agregado de um equipamento de qualidade, confiabilidade do fornecedor e segurança para a equipe. No final, o barato que parecia vantagem à primeira vista costuma sair muito caro.

Continue Reading

Negócios

Empresas em crescimento devem olhar para gestão de talentos

Published

on

Empresário devem construir ambientes de trabalho saudáveis, produtivos e com propósito

Com uma carreira consolidada no jornalismo político e na gestão de comunicação pública no Brasil, André Brito inicia agora um novo capítulo nos Estados Unidos, trazendo na bagagem mais do que prêmios e cargos de prestígio. Ele aposta em um diferencial cada vez mais estratégico para empresas em crescimento, a gestão de talentos.

Após mais de uma década atuando como editor e coautor de uma das colunas mais influentes da imprensa brasileira, a Coluna Cláudio Humberto, e como diretor financeiro de uma agência de viagens de alto padrão, Brito foca agora na criação de uma estrutura organizacional nos EUA que valorize o capital humano e incentive o desenvolvimento de lideranças internas, com foco em cultura organizacional e inteligência emocional.

“Entendi que a minha missão nesta nova fase é muito mais do que replicar modelos de negócio. É construir ambientes de trabalho saudáveis, produtivos e com propósito, onde as pessoas se sintam valorizadas, compreendidas e incentivadas”, afirma. Ele defende que o sucesso empresarial no século XXI está diretamente ligado à capacidade de atrair, reter e desenvolver talentos, e que a cultura de resultados deve caminhar ao lado da empatia e da escuta ativa.

A proposta não é apenas adaptar as práticas de RH ao contexto americano, mas promover uma visão mais humana e estratégica da gestão de pessoas, principalmente entre imigrantes brasileiros que buscam empreender nos EUA. “Muitos vêm com excelentes ideias, mas não conhecem os fundamentos de um RH estruturado. É aí que pretendo atuar, ajudando empresários a entender que gente boa é o maior patrimônio que uma empresa pode ter”, explica Brito.

O projeto nos EUA também inclui a criação de uma editora especializada em livros de temática histórica, voltada para estudantes e pesquisadores. O objetivo, segundo ele, é manter o compromisso com a informação precisa e com a educação de qualidade, agora em novo território.

Nesse processo de reinvenção profissional e pessoal, André Brito aposta no mesmo rigor analítico que o destacou como jornalista para fazer a diferença na formação de equipes engajadas, líderes preparados e empresas com alma. Uma transformação que, segundo ele, começa de dentro para fora.

A experiência acumulada por André Brito no jornalismo investigativo e na análise política apurou sua capacidade de leitura do ambiente, uma habilidade que agora pretende aplicar ao ecossistema corporativo americano. Para ele, mapear o comportamento organizacional, entender o perfil dos colaboradores e antecipar gargalos de comunicação são competências críticas na construção de equipes de alta performance. “O que aprendi cobrindo Brasília por mais de uma década é que saber ouvir, interpretar cenários e lidar com diferentes perfis de liderança é uma arte e essa arte pode ser replicada na gestão empresarial”, afirma.

Em um cenário onde a escassez de mão de obra qualificada desafia tanto startups quanto empresas consolidadas nos Estados Unidos, Brito acredita que o papel do RH deixou de ser operacional para se tornar estratégico. 

Por esse motivo, planeja implementar programas personalizados de treinamento e desenvolvimento, voltados principalmente a brasileiros empreendedores ou recém-chegados ao mercado americano. “O objetivo é criar pontes entre culturas, encurtar o tempo de adaptação e transformar pequenas empresas em ambientes prontos para escalar com responsabilidade e inteligência emocional”, diz.

Além da gestão de talentos, sua atuação se estende a iniciativas de employer branding e estruturação de políticas internas que promovam inclusão, diversidade e pertencimento. Para ele, a construção de uma reputação sólida começa dentro de casa, com processos claros, lideranças preparadas e uma escuta genuína dos colaboradores. “As empresas que ignoram o fator humano estão condenadas a resultados medíocres, mesmo com bons produtos. Minha missão é mostrar que é possível crescer com coerência e construir legados, tanto para os empreendedores quanto para os profissionais que os acompanham nessa jornada”, conclui.

Sobre André Brito

André Luiz Butinhão Brito é jornalista, empreendedor e especialista em comunicação estratégica. Atuou por mais de uma década como editor do portal Diário do Poder e coautor da premiada Coluna Cláudio Humberto, com foco em política, economia e bastidores do poder. No setor privado, é cofundador e diretor financeiro da Rota DF, agência de viagens especializada em experiências personalizadas para clientes de alto perfil. Atualmente, reside nos Estados Unidos, onde lidera um projeto voltado à gestão de talentos, desenvolvimento humano e cultura organizacional, com foco especial em empreendedores e profissionais brasileiros em transição internacional.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios4 horas ago

Tracker: nova versão do SUV mais vendido da Chevrolet é lançada em Salvador

  _Evento aberto ao público acontece na quinta-feira (17), a partir das 17h, na Columbia Chevrolet (Iguatemi)_ Fotos: Divulgação/ Grupo...

Entretenimento10 horas ago

Cantor Jefinho alcança mais de 2,5 milhões de views com vídeo espontâneo no Instagram

  _Alcance impressionante foi totalmente orgânico, sem impulsionamento_ Um bar, uma mesa e uma canção repleta de emoção. Foi nesse...

Entretenimento11 horas ago

Chaline Grazik já havia previsto incêndio de grandes proporções na Bélgica

  Na manhã desta terça-feira (16/07/2025), um incêndio de grandes proporções atingiu o palco principal do festival Tomorrowland, em Boom,...

Business16 horas ago

MadeiraMadeira celebra 16 anos e aposta na The Coachers para campanha com marketing de influência

(Crédito: Brunnoz) Para comemorar seu 16º aniversário, a MadeiraMadeira, maior plataforma online de produtos para casa e decoração do Brasil,...

Negócios16 horas ago

Artigo: O barato que sai caro

Leonardo Passos da Costa – Administrador de empresas e engenheiro civil, sócio diretor da Locabrasilmt Na construção civil, cada decisão...

Saúde17 horas ago

Aluguel de poltrona para pós-operatório em Jundiaí SP proporciona recuperação com mais conforto e segurança

O aluguel de poltrona para pós-operatório em Jundiaí SP tem se tornado a escolha ideal para pacientes que valorizam conforto,...

Negócios17 horas ago

Empresas em crescimento devem olhar para gestão de talentos

Empresário devem construir ambientes de trabalho saudáveis, produtivos e com propósito Com uma carreira consolidada no jornalismo político e na...

Negócios17 horas ago

Marcos Lima aposta em branding e posicionamento para aumentar o valor de marcas no digital

Com atuação voltada ao mercado digital, o sergipano Marcos Lima tem chamado atenção por sua abordagem direta e focada na...

Negócios19 horas ago

Condomínios ignoram risco jurídico ao confiar apenas no suporte da administradora, alertam especialistas

Advogado aponta que o apoio jurídico fornecido por administradoras não representa legalmente o condomínio. A ausência de assessoria própria tem...

Negócios21 horas ago

De R$ 400 a R$ 16 milhões: a trajetória de Larissa Calheiros e Tatiane Medeiros, Relações Públicas que transformaram uma ideia em um case de sucesso no marketing de influência

Com formação em Relações Públicas, Larissa Calheiros e Tatiane Medeiros fundaram a Side com apenas R$400. Hoje, estão à frente...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed