Barra
Connect with us

Tecnologia

Giro Tech: Confira quem foi destaque no segmento tech em maio

Published

on

*Conteúdo Coluna Giro Tech

Athos se consolida como um dos maiores influenciadores gamers do Brasil

O jogador de Minecraft Athos acaba de bater a marca de 8,6 milhões de inscritos em seu canal do YouTube – o Athosgamer que tem apenas 4 anos de vida. O influenciador soma mais 671 mil inscritos em seu canal secundário, também no YouTube; 155 mil seguidores no Instagram; 174 mil no TikTok; e 8,2 mil no . Athos foi rapidamente de iniciante a profissional ao conquistar uma multidão de seguidores com a ajuda da Curta, uma startup de estratégias para criadores de conteúdoPara 2024, a expectativa é expandir o recém criado canal em espanhol (@athosesp), que já possui 2,5 milhões de inscritos no YouTube, além de lançar      canais em outros idiomas, ampliando e diversificando o público de suas plataformas.

Startup cearense de IA prevê crescimento de 170% com solução de venda via Whatsapp

Pelo menos 197 milhões de brasileiros têm uma conta no WhatsApp (Meta-2023), sendo que quase 80% deles interagem com marcas por meio do aplicativo de mensagens. Por isso, novas empresas de tecnologia estão surgindo com a proposta de criar soluções de interação via o app. É o caso da startup de inteligência artificial Suri, fundada por dois cearenses que desenvolveram a ferramenta SuriShop. A plataforma utiliza IA integrada a um sistema de vendas e possibilita que qualquer empresa tenha uma loja com catálogo completo no aplicativo de mensagens mais usado do Brasil. Com o recurso, a Suri projeta aumentar em 170% seu faturamento para este ano em relação a 2023, um exemplo de como o uso da IA via Whatsapp impulsionará o mercado do e-commerce para ultrapassar US$8Tri em vendas até 2027.

Atualização Super APP do Sicoob

O Super APP do Sicoob ganhou uma nova atualização e agora o cooperado tem acesso a melhorias como o agendamento automático de boletos, cashback e ampliação das camadas de segurança. Desde o final de 2023, a instituição financeira cooperativa vem buscando alternativas para transformar a experiência do usuário por meio da internet e de recursos digitais. Hoje, o aplicativo possui mais de 300 produtos e serviços que respondem por 85% das transações realizadas pelos cooperados e registra mais de sete milhões de acessos diários.

Tecnologia de ponta para transformar a educação

Para conectar startups de educação e oferecer soluções capazes de transformar o sistema educacional brasileiro, o Ecossistema SQUARE, fundado por uma equipe de especialistas com mais de 30 anos de atuação no setor, já destinou mais de 70 milhões em aportes. Os investimentos foram direcionados a startups que compõem seu portfólio de empresas voltadas para o desenvolvimento da educação no Brasil. Hoje, estão inseridas na rede da SQUARE 11 startups que, juntas, impactam mais de 15 mil escolas, 350 mil professores e 10 milhões de alunos na educação pública e privada, entre elas as brasileiras Layers, Proesc, Motrix, Qstione, Flexge, Baya e Mobile Brain, a mexicana Lírica e a francesa Nolej.

Full Cycle compra faculdade e projeta faturamento de R$ 38 milhões em 2024

A Full Cycle, acaba de oficializar a aquisição da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes, de Porto Seguro (BA). Com o acordo, a startup renomeou a instituição para Faculdade Full Cycle de Tecnologia (FCTECH), que passará a atuar apenas de maneira remota. O objetivo da empresa a partir do M&A é expandir significativamente as opções de qualificação disponíveis para os devs no Brasil, eliminando barreiras na educação técnica superior. Com o movimento, a edtech planeja atingir faturamento de R$ 38 milhões em 2024.

Novo CTO

A  weme, estúdio de produtos digitais que acelera a transformação de grandes organizações, anuncia a chegada de Daniel Braz como Chief Technology Officer da empresa. O executivo será o responsável por gerir as equipes de produto, cujo foco são as entregas em design, delivery e growth. Além disso, o novo CTO também deve colaborar com a liderança executiva, a fim de consolidar a weme como um estúdio de produto AI-first, que coloca as novas tecnologias no centro do negócio e das entregas.

Blaze Information Security anuncia novo sócio no Brasil

Blaze Information Security, empresa especializada em segurança ofensiva com foco em pentest (teste de intrusão) e desenvolvimento seguro contra ataques cibernéticos, anuncia Willian Caprino como novo sócio no Brasil. Atualmente, o executivo ocupa o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Negócios & Vendas para o Brasil e LATAM na empresa. Como sócio, Caprino segue o plano de expansão do portfólio de serviços da empresa, que inclui      security assurance, security engineering e adversary simulation.

Instituto PROA e Amazon Brasil formalizam parceria

Em parceria com a Amazon Brasil, o Instituto PROA deu início às aulas da primeira turma do curso de capacitação para jovens em situação de vulnerabilidade social, que buscam entrar no mercado de trabalho. Com apoio financeiro da empresa, a parceria beneficiará aproximadamente 280 jovens das cidades de Cajamar (São Paulo) e São João de Meriti (Rio de Janeiro). Os participantes do programa têm entre 17 e 22 anos de idade e estão estudando ou completaram o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas. Após a conclusão do curso, os alunos serão indicados para oportunidades de trabalho.

Runtalent abre vagas remotas e presenciais para TI    

A Runtalent, consultoria especializada na alocação de profissionais, está com mais de 120 oportunidades abertas para o segmento de TI. Das vagas disponíveis, 75% são remotas, 20% híbridas e 5% oportunidades presenciais. Os postos contemplam funções diversas, com destaque para Especialistas em Cloud, Desenvolvedores Microsoft e Java, Funcionais SAP e Agilistas. Os interessados podem acessar mais detalhes pelos links https://runtalent.it/carreira/ ou www.linkedin.com/company/runtalent.

Evento em SP ensina vendedores a potencializar vendas com IA    

Nubimetrics, plataforma que empodera sellers e grandes marcas por meio de dados inteligentes, realizará a 2a edição do Nubimetrics Seller Day, no dia 04 de junho, em São Paulo (SP). Assim como no primeiro evento, o objetivo é preparar os vendedores online para os desafios de 2024, ensinando como potencializar as vendas e o crescimento no e-commerce com o uso da Inteligência Artificial.

Continue Reading
Advertisement

Tecnologia

Influenciador Thiago Loures marca presença no Web Summit 2025 e debate sobre os avanços tecnológicos

Published

on

O influenciador Thiago Loures desembarcou em terras cariocas e marcou presença no Web Summit 2025, realizado no Riocentro no último final de semana. A conferência teve como tema central a tecnologia da internet. Além de conhecer todos os espaços e novidades, o influenciador produziu conteúdos que já estão disponíveis nas redes sociais.

– Amo tecnologia, trabalho com isso e sou super envolvido então não poderia ficar de fora de um evento tão importante quanto esse. Hoje o mundo está sendo redesenhado com as mudanças tecnológicas, então aprender ainda mais sobre isso é necessário para nós que convivemos com essa revolução nos dias atuais – revela Thiago.

O evento reuniu de empresas multinacionais até pequenas empresas de tecnologia, fazendo esta mistura de CEOs e fundadores de startups tecnológicas em conjunto com uma série de pessoas da indústria de tecnologia global. O objetivo foi trazer ao público debates sobre inovação, internacionalização e novas oportunidades para startups brasileiras.

Fotos: Divulgação / Gardel Assessoria 

Continue Reading

Tecnologia

Dia das Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

Published

on

Do código à liderança: o caminho complexo das meninas na área de tecnologia

A discussão sobre os desafios e avanços para ampliar a presença feminina no setor tecnológico é cada vez mais urgente. Segundo a pesquisa Mulheres na TI 2023, da Pretalab, as mulheres representam menos de 20% dos profissionais de TI no Brasil, com participação ainda menor em cargos técnicos e de liderança. A desigualdade salarial também persiste: mesmo com maior escolaridade, elas ganham, em média, 21% menos que os homens, chegando a 28% no setor de tecnologia, segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom).

Apesar disso, há sinais de progresso. Na mesma pesquisa, a Brasscom aponta um crescimento anual de 7,7% da presença feminina em TIC entre 2020 e 2023, acima do crescimento masculino. Já um estudo deste ano da Nexus mostrou um aumento de 300% na participação feminina em cursos de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) na última década.

De acordo com Carla Botelho, head de Marketing da Runtalent, empresa de tecnologia e serviços digitais, a inclusão feminina é também uma necessidade estratégica. “Pesquisas já apontam que empresas com maior diversidade de gênero e étnica têm mais de 35% de chances de obter lucros acima da média”, aponta a executiva.

“A inclusão feminina em áreas de tecnologia de informação e de comunicação é importante para criar um ambiente de trabalho mais equitativo, além de garantir que o desenvolvimento das soluções do futuro contemple todas as perspectivas”, destaca.

Mas por que ainda existe um déficit de mulheres no setor de tecnologia?

Segundo Carla, a resposta para essa pergunta complexa envolve uma combinação de fatores históricos, culturais e estruturais. A profissional cita alguns dos principais:

1 . Estereótipos de gênero
Não é novidade que desde cedo as meninas são menos incentivadas a seguir carreiras em áreas de exatas e de tecnologia. Brinquedos, mídia, escola e até familiares reforçam a ideia de que ciência, matemática e computação “são coisas de menino”, o que acaba afastando muitas meninas do interesse por essas áreas.

2. Falta de representatividade
A ausência de modelos femininos em destaque no setor tecnológico cria um ciclo de invisibilidade. Sem ver outras mulheres como programadoras, engenheiras ou líderes em tecnologia, é mais difícil para meninas se imaginarem nesses papéis.

3. Ambiente hostil ou excludente
Muitas mulheres relatam experiências de discriminação, machismo, piadas sexistas ou falta de acolhimento em ambientes majoritariamente masculinos. Isso pode desmotivar ou levar ao abandono da carreira.

4. Desigualdade de oportunidades
Mesmo quando entram no setor, as mulheres enfrentam dificuldades para acessar oportunidades iguais de crescimento, liderança ou visibilidade. A disparidade salarial e a dificuldade de conciliar carreira e maternidade também contribuem.

5 . Falta de políticas de inclusão
Nem todas as empresas investem em ações efetivas para atrair, reter e promover mulheres. A ausência de programas de mentoria, capacitação, cultura inclusiva e apoio institucional perpetua o desequilíbrio.

6.Dupla jornada
A dupla jornada na vida da mulher, ou seja, a responsabilidade de conciliar o trabalho profissional com as tarefas domésticas e o cuidado com a família, que muitas vezes recaem majoritariamente sobre elas, acaba sobrecarrega a mesma de funções, o que pode limitar o tempo e a energia disponíveis para investir na carreira, dificultando a participação em cursos de qualificação, redes de contato e até na aceitação de cargos de liderança que exigem maior dedicação ou flexibilidade de horários.

7. Síndrome de impostora e autocobrança
A autocobrança excessiva e a síndrome de impostora, crença irracional de que as conquistas de uma pessoa são resultados do acaso ou da sorte em vez de suas próprias habilidades e méritos, pode levar as mulheres a se sentirem sobrecarregadas e pressionadas para atender a padrões inalcançáveis.

Como incluir mais mulheres no setor de tecnologia?

Para aumentar a participação feminina no setor de tecnologia, é preciso adotar uma abordagem integrada que envolva desde a educação básica até as práticas corporativas. Um dos primeiros passos está na inclusão da tecnologia desde cedo na formação escolar, com instituições incentivando as meninas a se envolverem em atividades como programação, robótica e ciências exatas, além de promoverem a igualdade de gênero em sala de aula para desconstruir estereótipos.

Paralelamente, é fundamental investir em programas de qualificação voltados especificamente para mulheres, oferecendo treinamentos técnicos, cursos de atualização e mentoria que desenvolvam tanto habilidades técnicas quanto competências de liderança, criando um ambiente mais acolhedor e propício ao crescimento profissional feminino.

Diversas empresas têm contribuído para essa mudança. Carla ressalta, por exemplo, que na Runtalent a proporção de mulheres aumentou de 12,6% em 2021 para 17,3% em 2024. “Hoje, mais de 90% da equipe operacional é composta por mulheres, muitas em posições estratégicas, graças a investimentos em mentoria, capacitação e oportunidades de liderança”, celebra.

Sobre a Runtalent

A Runtalent é uma empresa de Digital Solutions com mais de 20 anos de experiência, especializada em fornecer soluções tecnológicas integradas para empresas que buscam acelerar sua transformação digital. A empresa se distingue pelo uso de metodologias ágeis, tecnologia de ponta e um modelo de suporte contínuo para maximizar o impacto estratégico e operacional de seus clientes. Com um time de mais de 8 mil profissionais conectados a mais de 200 empresas no Brasil e no exterior, a Runtalent é reconhecida pela excelência no mercado e pela sua cultura centrada em pessoas.

Podcast edinhotaon/ Edno Mariano

Continue Reading

Tecnologia

Marketing digital lidera investimentos em marketing para 2025

Published

on

Estudo exclusivo da Croma Consultoria mostra que 74% dos orçamentos serão destinados à mídia digital

Segundo dados exclusivos do estudo “Bússola de Marketing”, realizado pela Croma Consultoria, mostra que 74% do orçamento das agências serão destinadas à mídia digital. Entre os 26% destinados a outros meios, a TV aberta se destaca com 13%, seguida pelo OOH com 7%. As Redes Sociais (29%) e os buscadores (22%) lideraram como os principais canais digitais de investimento de 2025, refletindo a importância crescente da performance e da segmentação.

Marketing digital lidera investimentos em marketing para 2025Entre os 74% do orçamento destinado ao marketing digital, 29% serão alocados para redes sociais. Entre os anunciantes que faturam até R$ 300 milhões/ano, esse número sobe para 35%. Buscadores autorizados 22% da palavra designada. Entre as empresas de serviço, esse percentual sobe para 28%.

Quanto à alocação de recursos, observa-se um equilíbrio entre diferentes estratégias: promoções (23%), influenciadores (22%), patrocínios (21%) e mídia varejista (16%). Enquanto o varejo intensificará ações promocionais (31%), a indústria ampliará investimentos em influenciadores (29%) e patrocínios, e a mídia varejista ganhará mais espaço entre empresas de serviços (20%).

“Os insights revelados mostram um mercado cada vez mais orientado por tecnologia e desempenho. A Inteligência Artificial será um dos grandes impulsionadores da inovação, com 75% dos anunciantes apostando nela para automação e personalização. O Retail Media se consolida como uma força estratégica, transformando a relação entre marcas e consumidores dentro dos ecossistemas de e-commerce. Ao mesmo tempo, o OOH mantém relevância como um meio híbrido, combinando presença física e inteligência digital para impactar audiências de forma mais precisa”, explica Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma e idealizador fazer estudo

2025 é o ano da Inteligência Artificial e da precisão da estratégia de marketing

Ainda de acordo com a pesquisa, apesar da queda no otimismo de 53% em 2024 para 40% em 2025, as empresas mantêm a intenção de aumentar os investimentos em marketing (52%), apontando um ano de ajustes estratégicos e análise de resultados.

A Inteligência Artificial ganhará ainda mais espaço nas estratégias de marketing e comunicação, passando de 64% em 2024 para 75% em 2025, ampliando automação, personalização e eficiência nas campanhas.

Foram realizadas 151 entrevistas entre os dias 12 de dezembro de 2024 e 21 de janeiro de 2025, abrangência nacional, com empresas de diversos segmentos representativos dos setores de serviços, indústria e varejo, considerando o nível de confiança de 95%.

A pesquisa quantitativa é aplicada a tomadores de decisão ou influenciadores que têm autonomia com relação a investimentos de marketing e comunicação de empresas anunciantes .

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Dom Pierri Aceleradora Dom Pierri Aceleradora
Entretenimento23 minutos ago

DPA Fiscal e Dom Pierri: a máquina de inteligência tributária que está transformando dívidas em ativos no Brasil

Redução de tributos, recuperação bilionária de créditos fiscais e geração de oportunidades: conheça a inteligência por trás da vertical tributária...

Saúde41 minutos ago

Conforte-se Campo Grande: Um Novo Conceito de Conforto e Cuidado no Pós-Operatório de Cirurgia Plástica

Campo Grande recebe uma novidade transformadora para quem passa pelo delicado período de recuperação após cirurgias plásticas. A empresa Conforte-se...

Famosos1 hora ago

Influenciador Byel inspira seguidores com sua rotina de exercícios para um corpo saudável

Conhecido por seu impacto crescente nas redes sociais, especialmente em conteúdos voltados ao marketing e à influência digital, o criador...

Moda2 horas ago

Minimalismo no altar: a nova era dos vestidos de noiva com elegância sem exageros

Modelos limpos, fluidos e atemporais ganham espaço em cerimônias de todos os estilos — refletindo um desejo por autenticidade, conforto...

Negócios2 horas ago

Um ano após a tragédia no RS, transporte rodoviário impulsiona reconstrução e aquece economia local

Plataforma Transvias registrou mais de 78 mil cotações para cidades gaúchas em 12 meses; Porto Alegre lidera com 85% da...

Moda3 horas ago

Andrea Bogosian apresenta curadoria de luxo exclusiva para o Dia das Mães

Seleção especial de peças vendidas pela Front Row destaca peças de grifes consagradas como a Hermès A estilista Andrea Bogosian...

Negócios4 horas ago

CSI Investimentos: Revolucionando o Consórcio como Forma de Investimento

Fundada por Pietro Carollo e Bruno Carollo, a CSI Investimentos vem se destacando no mercado ao transformar o consórcio em...

Entretenimento4 horas ago

Transparência, Planejamento e Eficiência: pilares da nova cultura de contratações públicas sob a liderança do Dr. Leonardo Gualter na Fundação Padre Anchieta

A promulgação da Lei nº 14.133/2021 marca uma virada de chave na gestão pública brasileira. Mais do que substituir legislações...

Entretenimento4 horas ago

Tratamento de melasma com laser: Dra. Vanessa Gurgel explica como a tecnologia pode devolver o viço e a uniformidade da pele

O melasma é uma condição de pele comum, mas que pode impactar profundamente a autoestima de quem convive com as...

Negócios5 horas ago

Setor de Data Centers Vive Transformação Acelerada com Avanço da Inteligência Artificial

Construções modulares, pré-fabricação e modelos alternativos de refrigeração líquida surgem como alternativas para garantir eficiência e avanço do setor. São...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed