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Negócios

Girotech: Confira os destaques

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* por redação coluna Giro Tech – UOL

Pesquisa revela que clubes de benefícios melhoram em até 45% o faturamento das empresas

Uma pesquisa realizada pela Loyalme, startup que nasceu dentro da Cuponeria para oferecer soluções de fidelização, aponta que clubes de benefícios melhoram em até 45% o faturamento das empresas. Ainda de acordo com o estudo, fidelizar um cliente é de 5 a 25 vezes mais barato do que atrair novos. O levantamento, que analisou mais de 2 milhões de pessoas e 8 grandes clubes de benefício do mercado, reforça que o investimento de soluções de fidelização, como a adoção dos clubes de benefícios, diferencia um negócio de seus concorrentes. “Por meio dos clubes de benefícios, as empresas oferecem cupons e cashbacks personalizados, permitindo a coleta de dados valiosos sobre o comportamento e as preferências de cada cliente. Com esses insights, é possível desenvolver recompensas mais atraentes, engajando diferentes públicos”, avalia Thiago Brandão, CEO e cofundador da Loyalme.

Sonic 3 – O filme, chega aos cinemas em dezembro com ativações da Elgin

Como parte da estratégia para reforçar sua conexão com o universo do Sonic, a Elgin, marca referência em produtos de bens de consumo, realiza em dezembro ações e ativações que envolvem desde a experiência nos cinemas até promoções exclusivas. Desde 2022, a marca conta com o personagem Sonic como representante da linha de pilhas, reforçando a associação com desempenho e durabilidade. Só em 2023, a empresa dobrou o faturamento da categoria de pilhas e ainda para este ano,  com a renovação da parceria, a Elgin espera um crescimento adicional de 2 dígitos.  O filme  chega às telonas no dia 25 de dezembro.

Pinterest se une ao Podcast “A Tecla SAP do Marketês” para nova temporada

A plataforma de inspiração Pinterest é a parceira da nova temporada do podcast “A Tecla SAP do Marketês”. Apresentado por Carolina Fernandes, CEO da Cubo Comunicação, o programa tem como objetivo descomplicar as estratégias de marketing para profissionais da área e empreendedores. A temporada especial mantém seu formato original, mas agora inclui um novo cenário e episódios focados em criatividade, cases de sucesso, estratégias para as redes sociais e muito mais elementos para agregar aos ouvintes. No total, a collab contará com 16 episódios, que serão publicados semanalmente às quartas-feiras no canal do YouTube e Spotify.

Generali Global Corporate & Commercial anuncia nomeações importantes na região do Mediterrâneo e América Latina

A Generali Global Corporate & Commercial (GC&C) anuncia duas novas nomeações na região do Mediterrâneo e América Latina, sob a liderança de Patricia Puerta. Criada em 1º de novembro, a unidade de Transformação de Negócios e Excelência Técnica passa a ser comandada por José Maria Romero de Tejada. Por sua vez, Mikel Bermejo foi nomeado Chefe de Subscrição, também se reportando diretamente à Puerta. Essa estrutura visa apoiar o desenvolvimento de iniciativas estratégicas em todos os países de cobertura da companhia.

Nova executiva

A Zaic anuncia a chegada de Mariana Soccodato como nova Diretora de Negócios. Com mais de 25 anos de experiência, Soccodato traz sua expertise adquirida em passagens pelas consultorias GAD e Tátil Design, tendo realizado trabalhos com marcas globais e nacionais como Coca-Cola, Raízen, Danone e Sicredi.

Top Service supera 100% das metas em 2024

Líder em viagens de incentivo, a Top Service atingiu 100% de sua meta de faturamento para 2024 em setembro e já vendeu mais de 20 grupos para 2025. A empresa lançou um Núcleo de Inovação para aprimorar soluções tecnológicas, como a gestão de viagens via Web App. As viagens de incentivo são a especialidade da empresa, que também atua há quatro anos no setor de eventos corporativos, segmento que representa 23% de seu faturamento. Parte do Grupo Águia, a Top Service é referência no mercado, com mais de 50 anos de experiência e 20 mil viagens realizadas.

Crescimento em 2024

Líder em ativações no Carnaval brasileiro, a Brandtruck celebra três décadas de inovação no mercado, se consolidando como a marca referência em seu segmento. Em 2024, a Brandtruck registrou um crescimento de 100% em relação ao ano anterior, destacando-se no Carnaval de Rua de São Paulo, que reuniu mais de 5 milhões de foliões. Para 2025, a expectativa é crescer mais 100% e, com novos pacotes de Naming Rights e ativações estratégicas nos blocos e trios elétricos, alcançar um faturamento de R$ 12 milhões.

Proesc mira R$ 25 milhões em faturamento, consolidando-se como um ecossistema completo de gestão escolar

A Proesc, edtech amapaense que desenvolve soluções inovadoras de gestão para instituições de ensino, anunciou recentemente o lançamento de sua vertical financeira, o Proesc Bank. Esta solução financeira completa oferece serviços como conciliação bancária, gestão de contas, emissão de boletos, gerenciamento de cobranças e relatórios financeiros, reposicionando a Proesc como um ecossistema de inteligências aplicadas que abrange gestão financeira, acadêmica, pedagógica, de relacionamento e de dados estratégicos. Com o lançamento da nova vertical financeira, a Proesc projeta faturar R$ 25 mi ainda esse ano, além de movimentar R$ 7 bilhões em transações e atender 4.500 escolas até 2025.

Minds Digital recebe segundo aporte do BR Angels

Após dois anos de receber o primeiro aporte de R$ 1,5 milhão do BR Angels, grupo de investimento-anjo que identifica e investe em negócios disruptivos e com alto potencial de crescimento, a Minds Digital, primeira Voice IDTech do Brasil que oferece tecnologia em autenticação de identidade por voz, irá contar com um novo investimento da mesma quantia devido aos seus bons resultados. Os recursos serão utilizados principalmente para expansão das operações devido à demanda crescente do mercado por autenticação biométrica de voz, acelerando também o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços.

Netza&CO fortalece presença global com adesão à IAA

A Netza&CO, ecossistema brasileiro de soluções de marketing integrado, é a mais nova integrante da International Advertising Association (IAA) como membro Global Compass, tornando-se a primeira empresa brasileira a ocupar essa posição estratégica. Além disso, Fabiana Schaeffer, cofundadora do ecossistema, foi convidada a integrar o Conselho de Sustentabilidade da IAA, graças ao destaque obtido com sua liderança em práticas ESG e seu compromisso com a inovação sustentável. Fabiana também será membro fundadora da IAA Brasil, que será lançada no início de 2025, reforçando o protagonismo do país no cenário global de marketing e comunicação.

Empresa multiplica faturamento por 6 em um ano com rede de networking online

A Koru, empresa que oferece soluções de capacitação personalizadas para empresas e profissionais, foi vencedora do Growth Awards 2024, na categoria Startups, por reconhecimento à uma estratégia inovadora na geração de demanda. O aumento foi de 596% em apenas um ano na comparação entre o quarto trimestre de 2023 com o mesmo período deste ano. O case da comunidade Papo de Gente, que hoje reúne mais de 1,8 mil profissionais líderes de Recursos Humanos,  proporcionou que a empresa multiplicasse seu faturamento por 6 no período, além de triplicar os resultados de janeiro a setembro de 2024. Esse avanço proporcionou que a empresa crescesse de maneira eficiente, sem depender de grandes investimentos.

Aumento na Black Friday

A Rakuten Advertising, rede global líder de marketing de performance, registrou um aumento de 67% dos pedidos brutos da rede na categoria lojas de departamento, o que demonstra  a preferência dos consumidores brasileiros no segmento. Por meio dos afiliados, como sites de cupons e cashback, sites de conteúdo e influenciadores, o número de itens por pedido foi superior a cinco, quase o dobro da média dos dias anteriores. “Avaliamos de forma positiva a Black Friday deste ano. De modo geral, tivemos um bom balanço em nossa rede, o que acompanhou o mercado brasileiro, como um todo, que teve resultados positivos durante toda Cyber Week”, avalia Salomão Araújo, VP Comercial da Rakuten Advertising.

Mycon bate recorde de faturamento com campanha de Black Friday

O Mycon, primeira fintech de consórcios do Brasil, registrou um crescimento recorde de 41% no faturamento de novembro em comparação ao mesmo mês do ano anterior. A campanha de Black Friday de 2024 alcançou o maior faturamento da história da empresa, que completou cinco anos no mercado em outubro. Destaque para a categoria de imóveis, que representou 67% do faturamento de novembro.

Em 2023, o Mycon já havia registrado um crescimento de 86% no faturamento de novembro se comparado ao mesmo período de 2022.  O CMO do Mycon, Bruno Borges, acredita que o excelente resultado é reflexo de um trabalho muito estratégico e ao mesmo tempo uma tática muito bem desenvolvida no dia a dia no funil de vendas, apostando não só nos canais digitais, mas também na venda assistida através dos especialistas do Mycon. “Nós já oferecemos excelentes preços frente aos demais players do mercado, com um amadurecimento no conhecimento do público. Ao potencializarmos a estratégia para cada perfil dos nossos clientes, conquistamos um resultado muito positivo, o maior da nossa história”.

Feira da Madrugada expande horário de funcionamento e movimenta turismo de compras para festas de final de ano

Desde 17 de novembro, o Circuito de Compras – Feira da Madrugada, localizado no Brás, em São Paulo, funciona diariamente das 00h às 16h, oferecendo uma ampla variedade de produtos a preços acessíveis para varejistas e atacadistas. Com 5.400 lojas e uma infraestrutura completa, o empreendimento espera um intenso fluxo de visitantes, especialmente entre os dias 7 e 23 de dezembro, com a chegada de até 350 ônibus de excursão. O shopping oferece produtos como roupas, calçados, eletrônicos e cosméticos, além de comodidades como vagas para ônibus e carros, acessibilidade e uma praça de alimentação. Durante o período natalino, São Paulo atrai mais de 2 milhões de visitantes, sendo que cerca de 25% vão às compras na cidade.

Instituto Sicoob comemora 20 anos de história

Neste mês de dezembro, o Instituto Sicoob comemora duas décadas de atuação, alcançando mais de 9,5 milhões de pessoas e impactando 3.213 municípios. Com foco na transformação social, a entidade se destaca por promover a cultura cooperativista, o empreendedorismo local e o desenvolvimento sustentável, com programas como o Concurso Cultural e a Cooperativa Mirim, que já beneficiaram milhares de jovens em todo o Brasil. O Instituto também implementa iniciativas como a “Se Liga Finanças” e as “Clínicas Financeiras”, focadas na educação financeira. Para marcar os seus 20 anos, o instituto lançou um livro que documenta todas as suas conquistas e está disponível para download gratuito no link https://www.institutosicoob.org.br/.

Após beneficiar mais de 9 milhões de pessoas, Parceiros Voluntários amplia atuação

O ano de 2024 é um marco na mudança da Parceiros Voluntários para potencializar a cultura do voluntariado no país, com o posicionamento. Até o momento, a organização já beneficiou mais de 9 milhões de pessoas. Além disso, conta com projetos em todo o Brasil e tem se destacado por mobilizar mais de 650 mil pessoas para ações de voluntariado. A organização também assessorou mais de 3.177 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e qualificou cerca de 21.341 lideranças dessas OSCs, além de prestar apoio a mais de 2.701 empresas.

Pessoas físicas têm até 26 de dezembro para destinar o IR para projetos sociais e culturais

Pessoas Físicas têm até o dia 26 de dezembro para destinar parte do Imposto de Renda para projetos culturais ou sociais. No Brasil, 16,8 milhões de brasileiros são potenciais investidores da cultura via Imposto de Renda (IR) — até 6%, determinado por Lei — para projetos aprovados na Lei Rouanet, com potencial de gerar recursos no montante de R$ 14,3 bilhões por ano no setor. Contudo, segundo um estudo realizado pela Evoé, a partir da base de dados oficiais da Receita Federal e do Ministério da Cultura, apenas 0,07% das pessoas físicas têm usado esses mecanismos de renúncia fiscal para favorecer projetos culturais e sociais de seu interesse. Frente a essa realidade, a Evoé encabeça uma campanha para informar e ampliar o alcance dessas doações. Acesse: www.evoe.cc para conhecer.

A subutilização do mecanismo é ainda mais evidente ao analisar os números gerais:

– Dos R$ 16,7 bilhões autorizados para captação pela Lei Rouanet no último exercício, apenas R$ 2,3 bilhões (14%) foram efetivamente captados.

– Deste montante, 98% das doações vieram de empresas, enquanto pessoas físicas contribuíram com apenas 2%.

Eventos de 2023/2024 da RX geram leads qualificados superiores às populações de Curitiba, Recife e Porto Alegre

A RX, uma das principais organizadoras de eventos de negócios do mundo, registrou recorde na geração de leads para os expositores e na qualificação dos visitantes que estiveram presentes nos eventos do ciclo 2023/2024. No último biênio, foram mais de 2,1 milhão de leads gerados, estabelecendo novas conexões com compradores e tomadores de decisão prontos para networking e tratativas comerciais com as 8 mil marcas reunidas nas feiras do período. O número de leads qualificados nos eventos é superior à população de grandes cidades brasileiras, como Curitiba/PR, Recife/PE e Porto Alegre/RS.

Recorde de público em 2024

O SVO Secreto, projeto de entretenimento vencedor do Prêmio ABRASCE 2024 na categoria Eventos e Promoções, encerrou sua temporada 2024 com recorde de público, recebendo mais de 4.000 pessoas e dobrando a média de espectadores por show em comparação a 2023. O evento, que mistura mistério e grandes performances, contou com artistas como OutroEu, Mariana Nolasco e Far From Alaska, consolidando-se como um dos maiores destaques culturais de São Paulo. Para Emerson Lucas, gerente de Marketing, o sucesso reafirma o papel do SVO como referência no entretenimento. A edição de 2025 já está sendo planejada.

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Especialista alerta para possível desvio de foco da CPI das Câmeras e riscos à proteção veicular no RJ

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(Dr. Alexandre Portes alerta para possível desvio de foco da CPI das Cercas e riscos à proteção veicular no RJ – Foto: Stacy Nalini)

Comissão da Alerj, criada para apurar uso de câmeras em vias públicas, amplia o foco da investigação e ameaça recorrer à condução coercitiva e ao acesso a sigilos bancários para avançar nas apurações

A CPI das Câmeras da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), criada inicialmente para investigar a instalação e o uso de câmeras de vigilância em vias públicas, ampliou o seu foco de investigação e passou a apurar também a atuação de associações de proteção veicular, seguradoras e recuperadoras de veículos. A medida gerou forte reação no setor, especialmente após a convocação de 60 associações, de um total de 220 entidades cadastradas no estado.

Em reunião ordinária da CPI das Câmeras, realizada no, dia 8/9, novamente o foco recaiu sobre as empresas recuperadoras que, conforme falado por sua representante, atende não somente as associações, mas também seguradoras e grandes empresas de locação de veículos.

A CPI levanta suspeitas de ligação dessas empresas de recuperação de veículos com o crime organizado, uma vez que há indícios de que as mesmas negociam diretamente com traficantes e milicianos para recuperar veículos roubados, movimentando milhões de reais sem acionar a polícia ou indenizar os proprietários.

Para o advogado Alexandre Portes, presidente da Comissão de Direito do Mutualismo da OAB, a ampliação de maneira indiscriminada da pauta da CPI levanta preocupações quanto a uma possível perseguição institucional e a ameaça à continuidade de serviços essenciais para milhões de famílias fluminenses.

“Não há qualquer indício de envolvimento direto das associações com atividades ilícitas. Esses serviços são contratados legalmente, e todo o processo de recuperação de veículos é conduzido pelas autoridades competentes. Redirecionar a investigação para entidades mutualistas, sem provas concretas, coloca em risco tanto a reputação quanto a operação de organizações que atendem cerca de 4,5 milhões de pessoas no país”, afirma Portes.

Segundo o especialista, causa preocupação a condução dos trabalhos pela Comissão, especialmente quanto à linguagem adotada por alguns parlamentares, frequentemente marcada por termos pejorativos e generalizações. Diretores de algumas entidades têm sido pressionados a fornecer informações sensíveis, como valores de remuneração e dados pessoais, o que pode comprometer sua segurança, especialmente em regiões com altos índices de criminalidade.

Mobilização do setor

Diante do cenário, a Federação das Entidades de Benefícios do Estado do Rio de Janeiro (Feberj), em conjunto com lideranças associativas, têm se mobilizado para garantir a preservação dos direitos das entidades legítimas e a continuidade de um modelo de proteção que vem crescendo em todo o Brasil.

O que são as associações de proteção veicular

As associações mutualistas de proteção veicular surgiram como uma alternativa mais acessível e menos burocrática em relação às seguradoras tradicionais. Diferente das apólices, o modelo mutualista funciona por meio do rateio de custos entre os próprios associados, que compartilham responsabilidades e benefícios.

Dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) indicam que, no estado do Rio de Janeiro, cerca de 220 associações estão em operação, protegendo mais de 1,4 milhão de veículos. O setor gera mais de 4 mil empregos diretos e sustenta uma cadeia indireta estimada em 50 mil prestadores de serviços, como oficinas, guinchos, empresas de rastreamento e tecnologia.

Diante desse cenário, o ambiente de insegurança institucional gerado pela atuação da CPI pode comprometer significativamente a continuidade dessas operações, provocando o enfraquecimento das associações e, em casos extremos, a interrupção dos serviços prestados. O impacto socioeconômico dessa instabilidade pode resultar em demissões em larga escala e no desamparo de milhares de famílias que dependem diretamente da estrutura do segmento.

Atuação na localização de veículos roubados

Tanto seguradoras quanto associações contratam empresas especializadas em “pronta-resposta”, com tecnologia de rastreamento para localizar veículos roubados. Assim que um crime é identificado, as autoridades policiais são acionadas imediatamente.

“Essas empresas surgiram como resposta à dificuldade do poder público em conter o roubo de veículos. Seu trabalho tem contribuído para reduzir significativamente os prejuízos dos associados e os custos operacionais das entidades, refletindo também em mensalidades mais acessíveis”, ressalta Alexandre Portes.

Sobre Alexandre Portes

Advogado especializado em associações de proteção veicular mutualistas, Alexandre Portes é presidente da Comissão de Direito do Mutualismo da OAB-MG e atua na defesa jurídica e institucional de entidades do setor em todo o país.

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Negócios

O silêncio estratégico: como a HI Assessoria interpreta o gerenciamento de crise como uma forma de comunicação

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Na era da hiperexposição digital, o silêncio passou a ser uma das ferramentas mais poderosas — e menos compreendidas — da comunicação contemporânea. Em um cenário em que respostas imediatas são cobradas a cada novo episódio público, saber quando falar e quando se calar tornou-se uma habilidade estratégica.

Especialistas em reputação digital observam que o silêncio, quando planejado, pode ter um impacto mais profundo do que uma resposta precipitada. A ausência de manifestação, nesses casos, não é omissão, mas gestão de tempo e discurso — um recurso cada vez mais usado em estratégias de comunicação corporativa e política.

De acordo com Isadora Oliveira, estrategista de imagem e cofundadora da HI Assessoria, o silêncio estratégico não é ausência de ação, mas parte do processo de análise. “Nem toda crise deve ser combatida com velocidade; algumas exigem pausa, leitura e discernimento para evitar ampliar danos”, afirma.

O também diretor da HI Assessoria, Matheus Batista, reforça que a decisão de permanecer em silêncio deve ser embasada em dados e comportamento do público. “O monitoramento das reações é essencial. Muitas vezes, o silêncio é temporário, usado para compreender o impacto de uma situação antes de se manifestar”, explica.

A leitura de ambos reflete uma mudança mais ampla no campo da comunicação: a transição do imediatismo para a inteligência contextual. O gerenciamento de crise deixou de ser apenas uma resposta a imprevistos e passou a ser uma prática de observação e timing.

Pesquisadores e analistas de mídia apontam que, na era digital, a narrativa não é moldada apenas pelo que se diz — mas também pelo que se escolhe não dizer. Em muitos casos, o silêncio pode preservar credibilidade, proteger relações institucionais e restabelecer equilíbrio em momentos de tensão pública.

O trabalho da HI Assessoria nesse campo ilustra como o silêncio, longe de ser ausência, pode representar uma presença calculada. Mais do que conter ruídos, trata-se de compreender o ritmo da informação e transformar pausas em estratégia.

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O poder da narrativa: como a HI Assessoria transforma comunicação estratégica em valor de marca

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Sob a direção de Isadora Oliveira e Matheus Batista, a HI Assessoria redefine o conceito de reputação e posicionamento digital no Brasil, unindo técnica, emoção e propósito em narrativas que constroem autoridade.

Em um mundo dominado por algoritmos e excesso de informação, a comunicação estratégica se tornou um dos maiores patrimônios de empresas e figuras públicas. O que antes era visto apenas como marketing, hoje é compreendido como gestão de reputação — uma especialidade que a HI Assessoria, liderada por Isadora Oliveira e Matheus Batista, tem elevado a outro patamar.

A agência trabalha o conceito de posicionamento de imagem de forma inteligente, conectando narrativa, branding e comportamento do público para gerar credibilidade real, não apenas visibilidade momentânea.

No centro dessa transformação está o storytelling corporativo — ferramenta essencial para traduzir identidade e propósito em histórias que inspiram confiança. A HI Assessoria entende que o poder da narrativa vai além da estética: é o elemento que sustenta marcas e pessoas públicas em longo prazo.

Com uma metodologia própria de comunicação 360°, a empresa atua em marketing digital, assessoria de imprensa e gestão de crise, garantindo que cada cliente tenha um discurso coerente com sua essência. Essa coerência é o que diferencia um perfil momentâneo de uma marca com autoridade consolidada.

Para Isadora Oliveira e Matheus Batista, fundadores e diretores da HI Assessoria, o desafio contemporâneo não é apenas ser visto, mas ser lembrado com significado. “Toda marca carrega uma história. A diferença está em quem sabe contá-la com verdade”, afirma Isadora.

Sob a liderança do casal, a agência vem se destacando no mercado nacional e internacional, aplicando inteligência de comunicação para construir reputações sólidas em diferentes segmentos — de empresas e influenciadores a políticos e profissionais liberais.

A consolidação da HI Assessoria como referência em comunicação estratégica no Brasil reflete uma tendência global: o público busca autenticidade, e a autenticidade nasce de uma boa história. No fim, comunicar bem não é apenas falar — é fazer o público sentir.

https://www.instagram.com/hiassessoria

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