Barra
Connect with us

Famosos

Grafiteira Nathê Ferreira, lança obra que retrata mulheres negras nordestinas

Published

on

A obra “meu sangue é negro, mas minha alma é de barro” é uma das mais marcantes frases de um dos maiores ícones do artesanato pernambucano,conhecida como Ana das Carrancas

A proposta desta obra parte da frase “meu sangue é negro, mas minha alma é de barro”,dita por Ana das Carrancas, mestra artesã do barro, ribeirinha de Petrolina, uma das homenageadas deste painel, que traz como mote a relação da terra como matéria prima e subsistência, do artesanato como Arte, reconhecimento e proteção para mulheres negras nordestinas. E para completar a ideia trazemos outra mestra pernambucana, Maria Amélia de Tracunhaém, da Zona da Mata do estado.

Maria Amélia (1923-2022), brincava com o barro desde os 8 anos de idade, pois seu pai também era mestre louceiro. Este brincar ativou sua criatividade para desenvolver de forma única as representações de santos e santas, de rostos ovalados, mantos pregueados e delicadamente ornamentados, focando nas simbologias da liturgia católica popular nordestina, durante seus próximos 90 anos.

Já Ana louceira, “dama do barro”, Ana das Carrancas, muitos os títulos atribuídos à Ana Leopoldina dos Santos (1923-2008), também tinha herança familiar do barro. Mas sai do sertão de Ouricuri, fugindo da seca e viúva com duas filhas para tentar a vida, avista nas embarcações do Rio São Francisco, as Carrancas, as esculturas de madeira que representam criaturas míticas “assustadoras” que são colocadas nas proas dos barcos para espantar os maus espíritos do rio.

Quando começou a expor seus trabalhos na feira, as carrancas foram motivo de piada por seu aspecto rústico e uso do barro. Ela só seria reconhecida como artista nos anos 70, onde assim como Maria Amélia, tiveram seus trabalhos reconhecidos em várias galerias, salões e museus do Brasil e do mundo, contribuindo para a preservação da memória e transmissão de saberes e fazeres tradicionais por várias gerações, tanto que em 2006 e 2011, respectivamente, as duas recebem o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Quando falamos da História das Mulheres Negras nas Artes Visuais no Brasil não encontramos nenhum registro das precursoras. Sabemos que os homens negros estavam desde o movimento barroco esculpindo, e as mulheres brancas abastadas conseguem acessar a partir de 1892 a Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, mas em que época as mulheres negras são consideradas artistas e são reconhecidas por suas produções?

“São por esses questionamentos e por ser uma mulher negra artista, pois não estudei sobre essas mulheres na escola, mesmo sendo pernambucana, necessário que a população reconheça e valorize artistas populares e mulheres negras artistas,que encontraram no barro natural, material de fácil acesso, aberturas de portas para a liberdade e resgate da suas humanidades, além de introduzir o reposicionamento de concepções imagéticas e posturas políticas, que colaboraram tanto para a população brasileira majoritariamente não-branca como o Estado repensar a importância do protagonismo feminino negro e popular na construção de uma sociedade mais democrática”, afirma Nathê Ferreira.

Dessa forma, a composição do mural os rostos das duas artistas e seus principais trabalhos, a Nossa Senhora da Conceição de Maria Amélia e a Carranca originária de Ana, duas obras que juntas representam proteção que vem do feio/assustador e do belo/sublime. Para composição do fundo, a artista trouxe referência às raízes das plantas que crescem no ecossistema do mangue, onde muitos artesões tiram o barro, e as cores arroxeadas, que fazem alusão à Orixá feminina Nanã Buruku, a mais velha, aquela que detém o poder da lama e impulsionou a existência para que o homem fosse esculpido, e assim sendo a protetora das vovós e das mais velhas, que se conecta bem com a vida das artesãs. “Porque tudo que nós queremos é força, fé e proteção, à nossa saúde e bem-viver. É com esse desejo que trago essa mensagem para o prédio da Cohab de Sapopemba, Zona Leste de SP”, conclui a pernambucana Nathê.

Aos 29 anos, a pernambucana Natália Carvalho Ferreira, ou apenas Nathê, é grafiteira, educadora social e ativista. Formada em Licenciatura em Artes Visuais pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), iniciou sua carreira no grafite por influência de mulheres da área.

Sobre Nathália Ferreira, ou “Nathê”:

Aos 29 anos, é criada na Cohab 1 de Jaboatão dos Guararapes e reside hoje na colônia de pescadores Z2 de Paulista, Pernambuco. Grafiteira, educadora social, e formada em Licenciatura de Artes Visuais na UFPE com pós em Arte-Educação. Reflete sobre as representações da imagem da mulher negra em seus trabalhos na Rua, na Academia e nas Redes. É a mulher com um dos maiores painéis pintados nas ruas da cidade do Recife atualmente, já viajou pelo Brasil e recentemente para o Peru, em diversos festivais de Arte Urbana. Integra os coletivos Afronte, Kardume, Trovoa e Ilê Asé Aganjú Aséobá. Nathê, vive entre as periferias de Jaboatão e Paulista, cidades de Pernambuco. Grafiteira, ativista e educadora formada em Licenciatura de Artes Visuais (UFPE). Reflete sobre as representações da imagem da mulher negra em seus trabalhos, levando a palavra da Arte de Rua.

Continue Reading
Advertisement

Famosos

DJ Steh anima coquetel de beleza com Dr. Renan Marcondes na Clínica Joilma Faria

Published

on

A DJ e musa Steh foi destaque em um dia especial na Clínica Joilma Faria, localizada na Rua Antônio de Camardo, 291, no Tatuapé, em São Paulo. O evento contou com um coquetel de beleza que reuniu convidados, muita energia positiva e um clima de celebração ao autocuidado.

Durante o coquetel, DJ Steh comandou as pick-ups com um set exclusivo, trazendo seu estilo vibrante e sofisticado para o evento, que marcou mais um momento de sucesso da clínica, referência em estética avançada e tecnologia facial e corporal, sob direção de Joilma Faria e Dr. Renan Marcondes.

Além de animar a celebração, DJ Steh também aproveitou o dia para cuidar da beleza. A artista realizou o laser CO₂ fracionado, indicado para tratar cicatrizes e estrias, e o poderoso Black Peel, procedimento que renova e ilumina a pele, deixando o rosto com viço e textura impecável.

Mãe da DJ Steh

Sua mãe também participou do momento de cuidados, realizando o laser CO₂ facial, tratamento conhecido por estimular colágeno e promover rejuvenescimento da pele.

Encantada com os resultados e com o carinho da equipe, DJ Steh celebrou:

“Foi um dia incrível! Toquei num ambiente maravilhoso, cercada de pessoas queridas, e ainda saí com a pele perfeita. A Clínica Joilma Faria é sinônimo de beleza e confiança.”

O coquetel foi um verdadeiro sucesso, unindo música, estética e bem-estar — uma combinação que traduz perfeitamente o estilo autêntico e brilhante de DJ Steh.

📍 Clínica Joilma Faria
Rua Antônio de Camardo, 291 – Tatuapé, São Paulo
👨‍⚕️ Responsáveis: Joilma Faria e Dr. Renan Marcondes

Continue Reading

Famosos

Manu Silva é a campeã da 10ª temporada da Casa das Pimentinhas

Published

on

Sem mais mistérios, foi anunciada a vencedora da 10ª edição do Reality mais apimentado do Brasil, Manu Silva é a campeã da Casa das Pimentinhas com patrocínio do Skokka.

Foram dias intensos de gravação em uma mansão em Campos do Jordão. Muitas provas, cenas picantes e o desafio de ficar longe de casa e conviver com outras pessoas. A Vice-campeã foi a Rô Bianchi e em terceiro lugar ficou a Jess Freitas. E tivemos ainda, Emy Lara, como Pimentinha Simpatia, Samara Guedes como Pimentinha Destaque e a Ramoni como Pimentinha Revelação.

“Estou muito feliz e emocionada. Ainda sem acreditar. Eu me entreguei em cada prova, em cada cena e realmente não esperava ser a campeã. Para mim, só de participar já seria uma realização pessoal e gratificante, e ainda, estar na revista Sexy, só gratidão mesmo!”, conta Manu.

Um quadro novo, criado pela nossa madrinha Vivi Fernandes, foi quem definiu o ranking dessa temporada. Pois a última atividade, que valeu pontuação, foi um Talk com Vivi, onde cada Pimentinha tinha que contar sua história de vida e o motivo para merecer ser a campeã do reality. Vivi tinha 10 pontos na mão para entregar para a Pimentinha que tocasse seu coração.

E no fim, tiveram duas meninas que amoleceu o coração da madrinha do reality, Emy Lara e Manu Silva. Vivi dividiu a nota entre as duas, ficando 5 pontos para cada. Então, Manu Silva assumiu a liderança no ranking, e se consagrou a campeã dessa temporada, que foi a mais disputada de todas as edições, segundo relato do diretor Nelson Miranda.

O Lançamento da revista acontece nesta sexta-feira, dia 31 de outubro na Spicy Club em São Paulo. Todas as pimentinhas estarão na capa da revista e os fãs podem acompanhar através do site da revista Sexy.

(Fotos : Nelson Miranda)

Continue Reading

Famosos

Dougllas Fernanddo dá o último adeus à cantora Vanessa Rios, que faleceu aos 42 anos vítima de câncer

Published

on

O mundo do forró amanheceu de luto neste fim de semana. No sábado, 25 de outubro, faleceu a cantora pernambucana Vanessa Rios, aos 42 anos, vítima de um câncer de pulmão. Conhecida por sua linda voz e por sua passagem em bandas como Capim com Mel,Kitara e Forró do Muído, Vanessa deixou um legado que marcou profundamente a música nordestina.

O velório que aconteceu entre segunda-feira (27) e terça-feira (28), em Jaboatão dos Guararapes (PE), reuniu familiares, amigos, artistas e centenas de fãs que foram prestar suas últimas homenagens. O clima era de profunda emoção e gratidão por tudo o que a artista representou para o público e para seus colegas de profissão. Entre os presentes estava o cantor Dougllas Fernanddo, também conhecido artisticamente como Odoguiinha, que compareceu pessoalmente ao velório para dar o seu último adeus à amiga e ídolo.

Img 2285
Reprodução / Instagram

Conheci Vanessa há cerca de quatro anos e, além de amigo, sou fã da pessoa que ela foi em vida”, disse o jovem artista. “Sua voz tocava a alma e sua generosidade me inspirou desde o primeiro momento que conversamos sobre música.”

Vanessa enfrentava há cerca de dois anos, uma batalha silenciosa contra o câncer, mas nunca deixou de demonstrar força, fé e amor pela arte. Nas redes sociais, mensagens de despedida e lembranças de seus shows têm tomado conta da internet, mostrando o tamanho do impacto que ela teve em tantos corações.

Vanessa sempre será lembrada pela sua luz e pela humildade que carregava mesmo com tanto talento. O forró perde uma grande voz, mas o céu ganha uma estrela que vai continuar brilhando pra sempre”, completou Dougllas.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Entretenimento33 minutos ago

Forró, tradição e dança: Beabá do Sertão chega para fazer história

Rastapé e Bicho de Pé se unem em show inédito, ao lado de prestigiados nomes da cena No dia 6...

Geral22 horas ago

Noite artística abre o 21º Congresso Espírita da Bahia no Fiesta

  Evento acontece até domingo (2) em Salvador e presta homenagens aos 160 anos do primeiro centro espírita do Brasil,...

Geral2 dias ago

Bispo Bruno Leonardo doa meio milhão de reais à Mansão do Caminho e emociona com gesto de amor que ultrapassa religiões

Existem gestos que falam mais alto do que qualquer palavra. E quando o coração é movido por amor, a fé...

Moda2 dias ago

Primeira-dama de São Paulo, Regina Nunes, participa de desfile de moda sustentável da ONG Renaissance no Theatro Municipal

Evento celebrou os 111 anos da instituição com destaque para moda consciente, inclusão social e impacto ambiental O Theatro Municipal...

Negócios2 dias ago

Verônica Fraga e o novo código do luxo verdadeiro: ambientes que curam

A arquiteta explora como a neuroarquitetura transforma o lar em um organismo vivo que regenera corpo e mente No cenário...

Famosos2 dias ago

DJ Steh anima coquetel de beleza com Dr. Renan Marcondes na Clínica Joilma Faria

A DJ e musa Steh foi destaque em um dia especial na Clínica Joilma Faria, localizada na Rua Antônio de...

Negócios2 dias ago

STJ reforça proteção ao consumidor em entendimento sobre contrato de compra e venda de imóvel

Para a sócia do Juveniz Jr. Rolim Ferraz Advogados, decisão da Corte evita retenções abusivas e parcelamentos indevidos O Superior...

Negócios2 dias ago

Marcos Morelli, CEO da Visconde Construtora, lidera uma nova era do mercado imobiliário com propósito e inovação

À frente de uma das construtoras mais sólidas do interior paulista, executivo transforma empreendimentos em experiências de vida e impulsiona...

Geral2 dias ago

A Base Invisível do Futuro

Como a tecnologia em fundações, liderada por visionários como João Carolino, redefine a segurança e a velocidade da construção civil...

Negócios2 dias ago

Quem é Byel, o influenciador que conquistou a internet com visão estratégica e autenticidade

Com estilo próprio e linguagem refinada, o jovem criador se tornou uma das vozes mais observadas do cenário digital brasileiro....

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed