Com formação em Relações Públicas, Larissa Calheiros e Tatiane Medeiros fundaram a Side com apenas R$400. Hoje, estão à frente de uma agência em expansão no mercado nacional, com faturamento de R$16,6 milhões e meta de R$32 milhões para 2025. Duas mulheres visionárias, R$400 e um sonho em comum: empreender. Foi assim que Larissa Calheiros, 32 anos, e Tatiane Medeiros, 31, começaram, em 2017, o que se tornaria uma das agências de marketing de influência com forte presença e crescente demanda no cenário brasileiro — a Side, que em 2024 atingiu a marca de R$ 16,6 milhões em faturamento e projeta R$ 32 milhões até o fim de 2025.
Formadas em Relações Públicas, Larissa e Tatiane tinham trajetórias profissionais distintas, mas complementares: enquanto Larissa atuava no setor comercial de grandes agências de influência, Tatiane acumulava experiência em atendimento em agências de publicidade e na estratégia de comunicação e marketing de multinacionais.
A amizade e a visão em comum as levaram a dar um passo ousado: começar um negócio do zero, sem investidores, sem sócios ocultos e sem estrutura — apenas com a bagagem profissional, intelectual e um pequeno valor inicial de R$400.
“No início, a Side era um projeto paralelo às nossas rotinas CLT. A gente se virava entre reuniões, produção, atendimento e planejamento. Tudo era feito por nós duas, sem glamour, sem garantias. Mas com muita vontade de fazer acontecer”, relembra Larissa. Durante os três primeiros anos, a agência operava com apenas três clientes fixos e um time reduzidíssimo.
A virada começou em 2020, no auge da pandemia, quando elas conseguiram emplacar um grande projeto com uma marca nacional de limpeza. A campanha envolveu mais de 20 influenciadores e se tornou o ponto de inflexão que a empresa precisava. A partir daí, a Side entrou em uma curva de crescimento acelerado. De uma equipe de quatro pessoas, saltaram para os atuais 18 colaboradores fixos.
E o faturamento seguiu a mesma tendência:
● R$ 9,23 milhões em 2022
● R$ 10,2 milhões em 2023
● R$ 16,4 milhões em 2024
● Projeção de R$ 32 milhões para 2025
Com 60% de crescimento no último ano, a Side estima um crescimento de 100% para 2025. Apuração do primeiro trimestre deste ano já trouxe um indicador de 120% de crescimento comparado ao período anterior.
“Ficamos muito felizes quando vemos toda estratégia de negócio que projetamos para esse ano saindo do papel. O conhecimento que fomos absorvendo ao longo dos últimos 8 anos nos trouxe uma visão mais assertiva de projeção de resultados e de quais caminhos irão de fato alavancar a Side. Nosso crescimento exponencial acompanha nosso amadurecimento como gestoras e é mais do que positivo ver que nossa sensibilidade sobre o mercado é comprovada quando analisamos os nossos resultados.”
Mais que números, Larissa e Tatiane construíram um modelo de negócio sólido, estratégico e com propósito. A Side tornou-se referência no setor por oferecer soluções 360° em marketing de influência, com foco em campanhas criativas, curadoria de influenciadores e projetos personalizados. A agência é composta por uma equipe 100% feminina e escolheu um modelo de negócio integralmente remoto.
“Nosso DNA é feminino e digital. Abandonamos o escritório físico durante a pandemia, e diferente da maioria do mercado, decidimos não retornar. Toda nossa operação é baseada em anos de processos criados para o remoto. Com um time espalhado por todas as regiões da cidade, priorizamos uma gestão focada em resultados através da qualidade de vida de nossos integrantes”, explica Tatiane.
A agência tem como diferencial seu olhar estratégico e humano: acompanha cada passo dos talentos com um suporte 360° — do planejamento de imagem ao fechamento de campanhas e ações especiais.
“Sempre buscamos conexões reais, que gerem impacto. Nosso foco não é quantidade, e sim qualidade e construção de longo prazo”, comenta Tatiane. Entre os principais nomes agenciados pela Side estão Mirella Qualha, Giovanna Ferrarezi e Julia Rodrigues.
A agência também representa influenciadoras em ascensão que vêm conquistando espaço no cenário nacional, como Natália Cangueiro, Dani Soomin e Sarina Gomes, cada uma com sua identidade, voz e nicho bem definidos. Na Side, Larissa Calheiros é responsável pela gestão comercial, administrativa e financeira, garantindo o bom funcionamento da operação. Tatiane Medeiros, por sua vez, lidera os times de atendimento, planejamento e criação, cuidando da estratégia, atendimento ao cliente, conteúdo e curadoria de influenciadores.
Juntas, elas formam uma parceria complementar que impulsiona o crescimento da agência. “Nosso orgulho não está apenas nas marcas e nos influenciadores que atendemos, mas na forma como crescemos: com coerência, consistência e propósito. A gente nunca atropelou processos. Tudo foi construído tijolo por tijolo, com muita resiliência”, comenta Larissa.
A Side também é reconhecida como uma “agência-desejo” por muitos influenciadores, e o casting é intencionalmente enxuto e exclusivo. O sucesso das duas empreendedoras já inspira uma nova geração de mulheres e jovens que desejam empreender, especialmente no universo da comunicação. Para elas, a mensagem é clara: não é preciso ter tudo no início, mas é essencial investir em conhecimento empresarial e administrativo. Sem isso, nenhum negócio consegue evoluir.
“Começamos com R$400 e um objetivo em comum. O que nos trouxe até aqui foi o trabalho duro, a escuta ativa e a vontade de fazer diferente. E seguimos com os pés no chão, a visão no futuro e cheia de propósito”, conclui Larissa.