Barra Hospital Metropolitano implanta Intervenção Assistida por Animal para auxiliar pacientes em período de internação - Business Feed
Connect with us

Saúde

Hospital Metropolitano implanta Intervenção Assistida por Animal para auxiliar pacientes em período de internação

Published

on

Thor, um belo cão preto da raça labrador, treinado para atuar na prática terapêutica de Intervenções Assistidas por Animais (IAA), começou a realizar suas visitas aos pacientes internados nas enfermarias do Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas / BA, no último dia 17 de outubro.

O Hospital Metropolitano (HM) implantou neste mês de outubro a prática de Intervenções Assistidas por Animais para seus pacientes internados. O responsável para este serviço é Thor, um cão labrador de sete anos que o que tem de beleza e de comprometimento nas suas ações e intervenções, tem de carisma e carinho com os pacientes. A responsável por Thor e por suas IAAs no HM é a fisioterapeuta Paula Carneiro, tutora do animal e com as mesmas características de comprometimento, carisma, carinho… e beleza, também. Eles vão visitar os pacientes das enfermarias do Hospital, a cada 15 dias.

Sob a gestão do INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde), desde julho deste ano, o Hospital Metropolitano é uma Unidade com atendimento 100% SUS, 265 leitos – sendo 55 de UTI, com uma equipe de assistência especializada nas áreas de alta complexidade em cardiologia e em medicina neurovascular. Não há atendimento infantil. O perfil de pacientes é de adultos. E pelas especialidades oferecidas, há muitas internações de médio prazo que duram dois, três, quatro meses. O que aumenta a necessidade de cuidados emocionais para os pacientes.

O INTS tem um perfil de gestão de aplicabilidade de ações humanizadas nas suas Unidades. E naquelas em que os pacientes permanecem internados por períodos mais longos, estas ações tornam-se mais essenciais ainda para a qualidade holística dos tratamentos, proporcionando melhor bem-estar emocional para os atendidos.

Foi seguindo esta filosofia que o Superintendente do INTS, Ian Cunha, apadrinhou a IAA realizada por Thor no Hospital Metropolitano que pela primeira vez na sua história passa a oferecer uma terapia com animal para os seus pacientes. “Além de Superintendente do INTS, eu sou pai de três filhos pequenos e tutor de três cachorros. Então eu vivencio na prática a questão do suporte emocional que o animal dá. A rotina hospitalar de recuperação costuma ser corrida e pesada, o animal traz um complemento para o brilho no olhar do paciente. Esta é mais uma entrega, uma melhoria do ponto de vista assistencial que realizamos” – explicou Ian Cunha.

O que é a IAA?

“Uma intervenção estruturada e orientada que incorpora animais com o propósito de obter benefícios terapêuticos para os seres humanos no âmbito da saúde, educação e em organizações sociais.” É desta forma que o INATAA – Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais define a IAA – Intervenção Assistida por Animal.

Hoje com sete anos, Thor trabalha desde os três. Já é veterano em IAA e conhecido de alguns hospitais, clínicas e pacientes em cuidados domiciliares em Salvador. Paula Carneiro, sua tutora que o acompanha durante todas as visitas, frisa o quanto é prazeroso para o animal ajudar os pacientes. “Ele utiliza uma roupinha, coleira e guia especiais, quando vamos trabalhar. Diferentes das de passeio. O animal precisa de objetos que identifiquem o momento da ação. E quando nos aprontamos em casa para sair para o trabalho, ele já sabe e demonstra sua alegria.

Durante a pandemia, período em que não atuamos, ele olhava para os acessórios e para a porta de casa, com um olhar entristecido, como se pedisse para ir trabalhar” – nos tranquilizou Paula. Porque é comum o questionamento sobre o possível cansaço do animal, estando num ambiente hospitalar. Exatamente por isso, a agenda de Thor é equilibrada com mais dias de folga do que de trabalho. Thor é um trabalhador satisfeito! Remunerado e compensado com petiscos, sorrisos e muita receptividade por parte de quem ele visita, durante o seu breve período de expediente que dura em torno de 50min.

A circulação e interação de Thor no Hospital Metropolitano trouxe alegria para pacientes e colaboradores. E durou quase duas horas… de tão positiva e leve que foi a ação.

Antes da sua chegada, os pacientes e acompanhantes são consultados e convidados a participar da ação. E a adesão foi de 100%! Como primeira visita, a novidade surpreendeu a todos e emocionou muitos. Trajando uma roupinha verde do mesmo tecido das roupas privativas e portando crachá com foto e a função de Cão de Intervenção Assistida, Thor colocou sorriso nos lábios e brilho nos olhares dos humanos que o viram na área hospitalar. Com a ajuda de sua tutora, Thor distribui cartõezinhos com frases motivacionais aos pacientes.

O animal trabalha o emocional do paciente
“Vim fazer uma visita para trazer boas energias!” Assim dizia o cartãozinho que Thor entregou para Geovandro Carvalho de Souza, 47 anos, motorista, internado no HM, desde o dia 07 de outubro. “Ele é muito lindo e a visita dele faz milagre mesmo, muda logo a nossa energia” – externou Geovandro com sorriso no rosto e brilho no olhar.

Ivanilson Pereira, 80 anos, professor aposentado, está desde o mês de agosto internado no HM. Quando Thor se aproximou do seu leito, causou uma emoção mais forte e diferente. “Ai que saudade do ‘meu negão’, o meu Pitbull, de 14 anos, preto como Thor. Ele já estava velhinho, mas deixou de comer sentindo a minha falta, porque estou aqui há quase dois meses, e morreu tem duas semanas” – desabafou e chorou, Seu Ivanilson, emocionando os presentes.

A psicóloga Marina Brandão, Responsável Técnica pela área de psicologia do HM, acompanhou todas as visitas de Thor e deu o suporte necessário ao paciente Ivanilson que logo voltou a interagir, contar histórias do seu pitbull e agradeceu a visita de Thor que lhe trouxe os benefícios da energia do animal. Saldo saudoso, mas positivo!

“Um dos objetivos da IAA é também trazer o contato com o animal que os donos de pets, acostumados a isto em sua rotina doméstica, ficam impedidos, durante a internação. Sabemos a importância em manter o estado emocional dos pacientes internados e dos seus acompanhantes o mais positivo e otimista possível. Os laços com os animais são transformadores. Acreditamos nesta sinergia e a trouxemos para o Metropolitano, de forma inédita, como mais um componente no processo de recuperação dos nossos pacientes” – explicou Patrícia Viana, idealizadora da ação no HM, colaboradora do INTS e psicóloga.

A Presidente da Comissão de Humanização do INTS, a nutricionista Aline Luquine que é Supervisora do Serviço de Nutrição do Hospital Metropolitano, também participou da primeira visita de Thor. “Esta é a primeira vez que envolvemos a interação de um animal nas nossas ações humanizadas. Estas ações, envolvendo pacientes, acompanhantes e colaboradores, contribuem de forma efetiva nos processos de tratamento” – ressaltou ela.

Thor, Paula, colaboradores, pacientes e seus acompanhantes, Hospital Metropolitano… valeu demais! E daqui a quinze dias, tem mais.

Continue Reading
Advertisement

Saúde

Mitos e verdades sobre o diabetes: esclareça suas dúvidas sobre a doença que afeta milhões de brasileiros

Published

on

No Dia do Diabetes, endocrinologista do Hospital Santa Catarina – Paulista esclarece as principais dúvidas sobre a doença e como um acompanhamento médico adequado pode oferecer qualidade de vida aos pacientes

O diabetes é uma doença crônica, que afeta mais de 415 milhões de pessoas no mundo. Infelizmente, esse número vem crescendo e estima-se que chegue a 642 milhões de portadores em 2040, segundo dados da Federação Internacional do Diabetes (IDF). No Brasil, segundo o Atlas do Diabetes da IDF, há cerca de 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões. A endocrinologista do Hospital Santa Catarina, Dra. Priscilla Cukier, esclarece mitos e verdades sobre essa doença.

1. Consumir açúcar é o único fator que leva ao desenvolvimento do diabetes tipo 2 – MITO

O desenvolvimento do diabetes tipo 2 é multifatorial e não está relacionado apenas ao consumo excessivo de açúcar. “O Diabetes tipo 2 é uma associação entre a predisposição genética, que podemos por exemplo avaliar pelo histórico familiar, com condições ambientais e de estilo de vida como ganho excessivo de peso e sedentarismo. Embora uma dieta rica em açúcar possa contribuir para o ganho de peso e aumentar o risco de desenvolver diabetes, nem todas as pessoas neste perfil desenvolverão diabetes tipo 2. Pessoas com predisposição genética e hábitos de vida pouco saudáveis, como alimentação inadequada e falta de atividade física, têm maior risco de desenvolver a doença”, explica a endocrinologista.

2. A prática regular de atividades físicas pode beneficiar pacientes com diabetes tipo 2 – VERDADE

Exercícios físicos regulares são essenciais para o controle do diabetes tipo 2, pois auxiliam no controle do peso e melhoram a utilização de glicose pelos músculos. “A atividade física é fundamental não só para a manutenção do peso, mas também para a captação de glicose pelos músculos, ajudando a manter a glicemia sob controle. Porém, é importante frisar que, embora a prática de exercícios possa melhorar muito o quadro, o acompanhamento do paciente com a doença deve ser contínuo”, afirma a Dra. Priscilla.

3. Pessoas com diabetes devem cortar completamente todos os carboidratos de sua dieta – MITO

Eliminar todos os carboidratos não é necessário nem recomendado. “Pacientes com diabetes precisam adotar uma alimentação equilibrada, que inclua carboidratos de baixo índice glicêmico, como os carboidratos complexos, que são digeridos de forma mais lenta e evitam oscilações bruscas na glicemia. O foco deve ser no controle da qualidade e da quantidade dos carboidratos consumidos, e não na eliminação total deles”, orienta a Dra. Priscilla. Ela ressalta que, quando consumidos corretamente, os carboidratos podem fazer parte de uma dieta saudável, essencial para o bom manejo da doença.

4. Mulheres com diabetes enfrentam riscos elevados durante a gravidez – VERDADE

Mulheres com diabetes apresentam maior probabilidade de complicações durante a gestação, tanto para a mãe quanto para o bebê. “O diabetes pode aumentar o risco de parto prematuro, pré-eclâmpsia e dificuldades respiratórias para o recém-nascido, além de problemas cardíacos e desenvolvimento inadequado do bebê. O controle rigoroso da glicemia antes e durante a gestação é fundamental para reduzir esses riscos e garantir a saúde de ambos”, explica Dra. Priscilla. Ela destaca que o acompanhamento médico constante e a adesão a um plano de cuidados personalizado são cruciais para uma gestação mais segura e saudável.

5. O diabetes tipo 2 é uma condição exclusiva de adultos – MITO

De acordo com um levantamento do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância – Fiocruz/Unifase), o Brasil apresenta uma taxa alarmante de crianças de até 5 anos com excesso de peso, quase três vezes maior que a média mundial. Em 2022, 14,2% das crianças brasileiras estavam acima do peso, em comparação com apenas 5,6% globalmente. “O diabetes tipo 2 não é mais restrito aos adultos. O aumento da obesidade infantil e juvenil tem resultado no diagnóstico dessa doença também em crianças e adolescentes. Hábitos alimentares inadequados e sedentarismo têm contribuído para essa crescente preocupação nessa faixa etária”, explica a Dra. Cukier.

6. O uso de medicamentos para diabetes tipo 2 pode ser ajustado conforme o controle da doença – VERDADE

À medida que o controle glicêmico melhora com mudanças no estilo de vida, o médico pode ajustar a dosagem ou até eventualmente suspender o uso de medicamentos. “No diabetes tipo 2, quando a glicemia está bem controlada por meio de dieta e exercícios, é possível que o médico reavalie e faça ajustes na medicação, sempre levando em consideração a resposta clínica do paciente e os fatores de risco para as comorbidades e complicações relacionadas ao diabetes”, informa Dra. Priscilla. Ela ressalta que qualquer alteração no tratamento deve ser realizada com acompanhamento médico para garantir a eficácia e a segurança do tratamento.

Dr. Priscilla Cukier conclui explicando que o diabetes tipo 2 é uma condição complexa que envolve diversos fatores, como predisposição genética, estilo de vida e comorbidades associadas. Embora mudanças na alimentação e na prática de atividades físicas desempenhem um papel fundamental no controle da doença, o manejo eficaz exige um acompanhamento médico constante e uma abordagem multidisciplinar. “É primordial o uso de medicamentos quando necessário, monitoramento regular da glicemia, e o controle de outras condições que podem agravar o quadro, como hipertensão e dislipidemia”, explica a especialista.

A educação do paciente também é crucial, pois o autoconhecimento sobre a doença permite um controle mais eficaz e uma melhor adesão ao tratamento. Explica a médica, que conclui: “O diabetes tipo 2 não é uma doença isolada, mas sim um reflexo de múltiplos fatores, que precisam ser abordados de forma abrangente. O acompanhamento médico contínuo, aliado à mudança de hábitos e ao uso adequado de medicamentos, são os pilares para controlar a doença e prevenir complicações a longo prazo”, explica a Dra. Priscilla Cukier – Endocrinologista do Hospital Santa Catarina – Paulista.

Continue Reading

Saúde

Tricologia Integrativa ganha destaque como tratamento de saúde capilar

Published

on

Nos últimos anos, a tricologia integrativa tem se tornado uma área em ascensão, oferecendo uma abordagem que alia saúde, bem-estar e estética para tratar problemas capilares de maneira profunda e duradoura. Diferente dos cuidados tradicionais, essa especialidade não trata apenas os sintomas, mas também busca entender e resolver as causas de questões como queda, quebra, ressecamento e outros distúrbios capilares. A Clínica Raizz, fundada por Danielle Levy, é uma das pioneiras nessa abordagem, proporcionando soluções avançadas e personalizadas para cada paciente.

A tricologia integrativa é uma ciência voltada para o estudo do cabelo e couro cabeludo, que se diferencia pela abordagem investigativa. Em vez de se concentrar apenas na aparência, essa prática considera fatores hormonais, nutricionais, emocionais e genéticos para entender as causas dos problemas capilares. Essa abordagem é cada vez mais procurada por pessoas que desejam um tratamento eficaz e de longo prazo, que respeita a saúde e o equilíbrio natural dos fios.

“Os pacientes estão buscando alternativas que tratem o problema de maneira completa e personalizada”, explica Danielle Levy. “Na Clínica Raizz, investigamos profundamente as condições de cada pessoa, desenvolvendo protocolos que consideram não apenas a saúde do couro cabeludo e dos fios, mas também os aspectos emocionais e biofísicos do paciente, garantindo tratamentos mais assertivos e eficientes.”

Os tratamentos baseados na tricologia integrativa proporcionam uma série de benefícios que vão além da estética, promovendo um impacto positivo na saúde e qualidade de vida dos pacientes. Ao adotar essa abordagem, clínicas especializadas, como a Raizz, ajudam a melhorar o bem-estar geral e aumentar a autoestima de quem busca uma solução definitiva para os problemas capilares. “Nossos pacientes relatam uma melhora significativa na saúde dos fios, o que se traduz em mais confiança e autoconfiança”, comenta Dani.

Além disso, a tricologia integrativa utiliza alternativas naturais e minimamente invasivas sem a utilização de substâncias medicamentosas. Na Raizz, por exemplo, a linha própria de produtos veganos certificados pela ANVISA é formulada para nutrir e equilibrar os fios sem agressões, aproveitando o melhor da ciência e da natureza. “Esses produtos foram desenvolvidos para complementar os tratamentos, garantindo resultados duradouros e uma experiência de cuidado genuíno”, destaca Dani.

Com o sucesso dos tratamentos baseados em tricologia integrativa, clínicas brasileiras estão se destacando internacionalmente. A Raizz foi convidada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para participar de feiras internacionais, onde apresentará sua linha de produtos e métodos exclusivos. Em março, Dani Levy representou a clínica na COSMOPACK e COSMO PERFUMERY & COSMETIC, a maior feira de beleza da Europa, demonstrando o potencial da tricologia integrativa e a força das soluções brasileiras em saúde capilar.

Com a crescente popularidade da tricologia integrativa, espera-se que a demanda por esse tipo de tratamento aumente significativamente nos próximos anos. A combinação de ciência, tecnologia e métodos sem a utilização de remédios, atrai um público que busca resultados eficazes e um tratamento que valorize a saúde. “A tricologia integrativa está se consolidando como uma abordagem essencial para o cuidado capilar, não só pela eficácia, mas pelo impacto positivo na autoestima e bem-estar”, afirma Dani.

A Raizz representa essa evolução no mercado, ao unir ciência, tecnologia e um olhar humanizado para oferecer soluções capilares que transformam vidas. “Cuidar do cabelo é mais que uma questão estética; é uma forma de cuidar da nossa saúde e do nosso bem-estar. Esse é o futuro da beleza”, conclui Dani.

Saiba mais no link abaixo!
https://www.instagram.com/danilevy.oficial/profilecard/?igsh=YWlocHA1anV2NXQ5

Continue Reading

Saúde

A Maior Imersão para Profissionais de Saúde no Brasil será no Festival de Conteúdo Mundo La Feira

Published

on

Nos dias 23 e 24 de novembro de 2024, Alphaville, São Paulo, será palco do Festival de Conteúdo Mundo La Feira, um evento exclusivo e inovador que promete ser a maior imersão para profissionais de saúde no Brasil. Focado em médicos, nutricionistas, educadores físicos e especialistas em bem-estar, o festival visa conectar esses profissionais em uma intensa jornada de aprendizado, troca de conhecimentos e networking.

Realizado no Grupo Acelerador, um espaço equipado com o que há de mais avançado em tecnologia de som e imagem, o evento oferecerá uma experiência imersiva única. Serão abordados temas essenciais para o setor de saúde, incluindo telemedicina, transformação digital, estratégias de marketing para o setor, inovação nos cuidados com a saúde e métodos de engajamento do paciente.

Entre os palestrantes confirmados está João Consorte, da WMaccan, que compartilhará estratégias inovadoras de marketing digital e posicionamento voltadas para empresas de saúde, destacando a importância da presença digital para o engajamento e fidelização de pacientes.

O evento também contará com o Dr. José Teixeira, CEO do Maria Saúde, que discutirá o impacto da telemedicina e as oportunidades geradas pela transformação digital, apresentando cases que estão revolucionando a experiência do paciente no atendimento remoto.

Outro destaque será Dickson Tangerino, especialista em estratégia de negócios no mercado de saúde, que abordará o futuro do setor no Brasil, explorando como as empresas podem inovar e expandir de forma sustentável. Além destes, outros 35 palestrantes compartilharão suas experiências nos diversos temas em torno do mercado de Saúde.

O Festival de Conteúdo Mundo La Feira é a oportunidade perfeita para os profissionais de saúde que desejam se atualizar sobre as principais tendências, compartilhar experiências e explorar novas possibilidades em um ambiente totalmente dedicado à inovação e excelência no setor. Ingressos e mais informações estão disponíveis no site oficial do evento. https://mundolafeira.com/campanha/1o-festival-de-conteudo-mundo-la-feira/

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Business6 horas ago

Importante empresa da Bahia inaugura escritório em São Paulo

Entretenimento9 horas ago

Dra. Fernanda Lima Barbosa: Inauguração do Instituto de Harmonização Facial e Ensino

Com mais de quatro anos de experiência e um portfólio de resultados excepcionais, a Dra. Fernanda Lima Barbosa dá um...

Geral9 horas ago

Vila Don Patto participa da segunda edição ‘Festival de Vinhos e Espumantes São Roque’ no Catarina Fashion Outlet

O Catarina Fashion Outlet promove entre os dias 15 e 17 de novembro, a primeira edição do Festival de Vinhos...

Famosos9 horas ago

Conheça Eric Ramon: O dançarino que usa sua paixão para fazer a diferença no mundo

Eric Ramon Gomes de Souza, natural de Viseu, mas criado em Carutapera, no Maranhão, é um exemplo de superação e...

Negócios10 horas ago

Especialista revela como atrair o cliente ideal através da segmentação das newsletters

Manter uma frequência regular e oferecer informações relevantes ao leitor são fatores determinantes para o sucesso da estratégia As newsletters...

Entretenimento10 horas ago

É gratuito: “Palco Futuro R&B” celebra os 44 anos do “Dia do Charme” em Madureira

Evento apresenta a nova geração do R&B carioca na Arena Cultural Fernando Torres no dia 19 de novembro, terça-feira, véspera...

Entretenimento11 horas ago

Jovem Dex apresenta mixtape “Olha essa arte”

Rapper baiano ganha o Brasil com novo projeto que chega hoje às plataformas de streaming  [ouça aqui] O rapper Jovem...

Negócios11 horas ago

Pequenos negócios são a nova cara do Brasil, diz especialista Henrique Ferreira

Em um ano marcado por desafios econômicos e pela busca por novos caminhos profissionais, os pequenos negócios têm se destacado...

Geral11 horas ago

São Paulo ganha novo espaço dedicado à beleza e bem-estar com a inauguração do Espaço Gaia

Entretenimento12 horas ago

Peu Heise revela fases de um relacionamento em “Capítulos.”, primeiro EP da carreira

O projeto conta com faixas que descrevem um relacionamento de forma reversa, começando pelo fim e aterrissando na paixão avassaladora...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed