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IA: Usuários buscam novas formas de encontrar conteúdo na internet pelas barras de pesquisa

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Segundo a pesquisa VisualGPS da iStock, mais de 40% dos consumidores brasileiros afirmam que muitas vezes têm dificuldade para encontrar o produto que desejam.

A revolução nos campos de pesquisa para compras e à procura de marcas, impulsionada pelas tecnologias de IA, está reformulando os padrões tradicionais de busca, indo além das palavras-chave para promover experiências mais eficientes e intuitivas. Segundo a pesquisa VisualGPS da iStock, plataforma líder de comércio eletrônico, mais de 40% dos consumidores brasileiros afirmam que muitas vezes têm dificuldade para encontrar o produto que desejam.
Há anos, a pesquisa online é sinônimo de consultas baseadas em palavras-chave, muitas vezes resultando em experiências demoradas e fragmentadas para os usuários. No entanto, com o avanço das tecnologias orientadas por IA, o ecossistema de pesquisa está passando por uma transformação notável. Agora, o imediatismo, a personalização e a influência do “prompting” parecem estar impulsionando uma mudança em direção à pesquisa conversacional para a descoberta de informações.

“O impacto profundo das tecnologias de IA na revolução do campo de pesquisa não pode ser superestimado. Nossos dados e análises exclusivos de desempenho de pesquisa refletem uma evolução no comportamento dos clientes, com os usuários buscando frases mais descritivas e naturais nas pesquisas de imagens e vídeos”, diz Andrea Gagliano, Diretora Sênior de Inteligência Artificial e Machine Learning da iStock. “Essa mudança reflete uma tendência mais ampla em diferentes plataformas de pesquisa, impulsionada pela integração da inteligência artificial nos algoritmos de busca”.

Ao reconhecer a necessidade de uma abordagem inovadora, a iStock introduziu recursos de ponta como a “Pesquisa Aprimorada”, que permite que os usuários naveguem por vastas bibliotecas de conteúdo visual com facilidade e precisão. Utilizando modelos de machine learning baseados em IA, a iStock transcendeu as abordagens tradicionais centradas em palavras-chave, e oferece aos usuários uma experiência de pesquisa mais fluida e intuitiva.

Além disso, como parte dos recursos oferecidos pelo recém-lançado gerador de IA da iStock, a empresa introduziu uma inovadora funcionalidade de pesquisa reversa. Esse recurso permite que os usuários naveguem sem esforço pelas bibliotecas criativas da iStock, aproveitando imagens semelhantes às geradas pela IA. Isso simplifica o processo de descoberta do recurso visual ideal para seus projetos, aumentando a eficiência e a criatividade.

Fora a pesquisa com IA, outro aspecto que influencia o modo como as pessoas descobrem informações online tem a ver com a crescente tendência da rede social como mecanismo de pesquisa. Conforme a pesquisa VisualGPS, 44% das pessoas no Brasil recorrem às plataformas de redes sociais para pesquisar conteúdo de vídeo e adquirir novos conhecimentos. Essa estatística não apenas ressalta a importância crescente do conteúdo visual dinâmico e que engaja no cenário digital atual, mas também destaca o papel significativo desempenhado por plataformas como YouTube e TikTok na procura por conhecimento.

Em meio ao aumento da pesquisa com IA e evolução dos comportamentos dos consumidores, os especialistas da iStock oferecem as seguintes recomendações para elevar a presença online das PMEs:

Aproveite o poder do conteúdo de vídeo
Na era digital, o conteúdo de vídeo impera, especialmente com a ascensão meteórica de plataformas como o TikTok e a prevalência de hashtags como #TikTokMadeMeBuyIt e #AmazonFind. O estudo VisualGPS ressalta a importância do vídeo no envolvimento do consumidor, com milhões de pessoas buscando inspiração e informações nas redes sociais. Portanto, é necessário que as empresas aproveitem o conteúdo de vídeo de forma eficaz. Seja para mostrar os recursos do produto, compartilhar tutoriais ou mostrar o que acontece nos bastidores, o conteúdo em vídeo envolvente pode cativar o público e gerar conversões.

Priorize as comunicações focadas no cliente
Segundo a pesquisa VisualGPS, uma das principais prioridades das pequenas empresas no Brasil é transmitir como seus produtos/serviços atendem às demandas dos clientes, o que destaca a necessidade crítica de uma comunicação centrada neles como a base do envolvimento com os consumidores modernos. Seja na criação de sites visualmente atraentes que facilitem a navegação intuitiva, na visualização de experiências de pagamento digital perfeitas ou na integração de ambientes de compras digitais e físicas, as empresas precisam demonstrar seu compromisso em fornecer soluções personalizadas.

Crie recursos visuais atraentes adaptados ao seu público
À medida que as tecnologias de pesquisa e personalização baseadas em IA se tornam onipresentes, destacar-se no cenário digital atualmente sobrecarregado se torna cada vez mais desafiador. Para superar o ruído, as empresas precisam entender seu público e adaptar seus recursos visuais. Os insights da pesquisa VisualGPS destacam a importância da autenticidade e da identificação nos recursos visuais – 98% dos brasileiros consideram imagens e vídeos autênticos importantes para elas. Imagens e vídeos de alta qualidade que repercutem em seu público-alvo podem promover conexões mais fortes e impulsionar o engajamento. Além disso, a adoção da estética da rede social, a injeção de humor e a incorporação de conteúdo gerado pelo usuário podem aumentar ainda mais o apelo e a relevância da marca.

Para descobrir imagens e vídeos impressionantes para suas campanhas de marketing e publicidade, visite: https://www.istockphoto.com/br

Sobre a iStock:

A oferta de valor da Getty Images, iStock by Getty Images, é uma fonte global líder de conteúdo visual que oferece às pequenas e médias empresas e indivíduos uma maneira poderosa de fazer sua mensagem se destacar para os consumidores. A iStock oferece mais de 145 milhões de fotos, ilustrações, vetores e vídeos de qualidade premium disponíveis por meio de preços simples e acessíveis. Combinando a comunidade exclusiva de colaboradores globais da iStock com os extensos recursos e experiência em tendências criativas da Getty Images, a iStock oferece ainda mais a renomada qualidade da empresa, selecionando conteúdo de estoque criativo distinto e autêntico disponível apenas em www.istock.com.

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Maior e-commerce de cabelo do Brasil está em Goiás e amplia presença nacional e internacional

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Goiânia – Em um segmento que movimenta bilhões no Brasil, o setor de beleza tem registrado crescimento constante, com destaque para nichos altamente especializados. É nesse contexto que a empresária Eliana Martins consolidou, a partir de Goiás, o que é hoje considerado o maior e-commerce de cabelo do país.

Com sede em Goiânia e unidades físicas em Uberlândia (MG) e Londres (Inglaterra), a Vitrine da Mulher lidera o mercado de vendas online de produtos capilares personalizados, com foco em lace hair, próteses, mega hair e perucas sob medida. A empresa também é referência na aplicação da técnica micro emborrachada, criada pela própria Eliana há mais de 17 anos, e hoje adotada por profissionais em todo o país.

A operação logística do e-commerce é integrada e permite o envio de produtos para todo o Brasil, com atendimento remoto e personalizado em três polos: Goiânia, Uberlândia e Londres. A atuação em múltiplos fusos e idiomas, com canais de WhatsApp segmentados por região, tem ampliado o alcance da marca em mercados internacionais. De acordo com os dados disponíveis nas plataformas da empresa, o fluxo de atendimento nas três cidades acompanha um volume expressivo de pedidos online, com valores médios que variam de R$ 3 mil a R$ 15 mil por unidade de lace.

Além do canal de vendas, a Vitrine da Mulher opera uma estrutura educacional robusta. Os cursos presenciais e online promovem capacitação profissional no método exclusivo de Eliana, que já formou milhares de alunas no Brasil e no exterior. Durante o período da pandemia, a demanda por esses cursos cresceu mais de 600%, impulsionando o faturamento e tornando o negócio um dos mais rentáveis do setor capilar.

Nas redes sociais, a marca investe em estratégias de marketing com forte apelo visual. Os vídeos de demonstração das laces, próteses e técnicas exclusivas alcançam centenas de milhares de visualizações. Clientes de diversos estados recorrem à plataforma digital para personalizar seus pedidos, com a possibilidade de envio de fotos e vídeos para que os produtos sejam moldados à semelhança do próprio cabelo.

O sucesso da empresa também se deve à capacidade de inovação. A linha de produtos inclui, além das laces tradicionais, itens como a “lace inteligente”, o “fio invisível” e a “aranha hair”, todos desenvolvidos para garantir naturalidade e conforto. A empresa oferece ainda garantia e suporte após a compra, reforçando sua posição como referência de qualidade no segmento.

Com a abertura da base de atendimento em Londres, a Vitrine da Mulher passa a disputar um novo mercado: o das brasileiras que vivem na Europa e buscam soluções de estética capilar com a mesma tecnologia disponível no Brasil. A entrada no continente europeu também marca uma nova fase do negócio, com a expectativa de consolidar a presença da marca em outros países.

A partir de Goiás, Eliana Martins comanda uma operação que une tradição, tecnologia e personalização. A escolha de Goiânia como centro estratégico da empresa permite agilidade na produção e distribuição, com logística facilitada para o restante do país. Uberlândia funciona como base complementar no Sudeste, e Londres como ponte para a expansão internacional.

O mercado de cabelos é hoje um dos mais promissores do setor de beleza no Brasil. Segundo dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o segmento de cuidados capilares representa cerca de 25% de todo o consumo de cosméticos no país, com projeção de crescimento anual entre 8% e 12%. A Vitrine da Mulher está posicionada no topo desse movimento, conectando tradição e modernidade a partir do Centro-Oeste.

Com um modelo de negócio baseado em tecnologia, personalização e educação, o maior e-commerce de cabelo do Brasil continua a expandir. O que começou com uma técnica artesanal em um salão de bairro tornou-se, em menos de duas décadas, um império capilar com alcance internacional.

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O poder do café: da xícara ao skincare, o ingrediente que conquistou a medicina e a beleza

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Presente em quase todas as casas brasileiras, o café é muito mais do que uma bebida estimulante das manhãs. Ele representa afeto, cultura, conexão e, mais recentemente, passou a ocupar espaço também nas prateleiras da estética. A combinação entre tradição e inovação fez do café um dos ativos mais valorizados do momento tanto no Brasil quanto no exterior.

A sua ação potente como antioxidante, estimulante da circulação e regenerador natural da pele vem atraindo o olhar da medicina estética. E ninguém menos que o famoso Dr. Rey, conhecido mundialmente como “Dr. Hollywood”, decidiu apostar nessa potência brasileira. Apaixonado pelos benefícios do café e defensor do uso de ativos naturais para rejuvenescimento e cuidado diário, o médico uniu forças com a marca BitCoffee referência nacional em tecnologia cosmética à base de café para lançar uma verdadeira inovação: o peeling de café.

O produto chega ao mercado com a proposta de unir ciência, natureza e identidade brasileira. Desenvolvido para estimular a renovação celular, melhorar a textura e firmeza da pele e ativar a circulação de forma natural, o peeling é o reflexo de uma parceria entre conhecimento médico e excelência em formulação. Com base vegana, textura leve e focada na pele brasileira, a fórmula foi criada para entregar resultados visíveis em poucas semanas.

Para Pedro Melo Jr., CEO da BitCoffee, e Any Brasil , a frente da BITCOFFee Skin, essa união com Dr. Rey é um marco. Segundo ele, o café sempre foi um patrimônio brasileiro, mas agora ganha ainda mais relevância como insumo de luxo. “O café é antioxidante, rejuvenescedor e biocompatível. O mundo precisa olhar para o que o Brasil tem de mais valioso”, afirma o executivo.

O crescimento da procura por cosméticos com ingredientes naturais ajuda a explicar esse movimento. O setor de beleza no Brasil cresceu 10,3% em 2023, segundo dados da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), e o uso de ativos sustentáveis está no topo das tendências de consumo. O café se destaca entre eles não só por seu simbolismo afetivo, mas por entregar resultados reais para a pele.

Em paralelo, o brasileiro tem sentido no bolso a valorização do grão. O preço do café subiu mais de 35% no último ano, reflexo tanto das oscilações climáticas quanto da sua crescente presença em mercados como o de cosméticos, alimentos funcionais e até produtos farmacêuticos. O que antes era apenas um item cotidiano, agora é reconhecido como matéria-prima de alto valor agregado.

A BitCoffee, que já era reconhecida por seus cafés especiais e experiências sensoriais, agora entra de vez no universo da beleza, apresentando ao mundo o café como ativo completo: energético para o corpo, terapêutico para a mente e transformador para a pele. Com o lançamento do Peeling de Café, a marca inaugura um novo capítulo onde o ritual de autocuidado começa com o mesmo ingrediente que sempre esteve presente na nossa rotina, mas agora com uma função ainda mais poderosa.

A novidade reafirma o lugar do Brasil como protagonista na produção de café e agora também na inovação em cosméticos. O peeling de café é o encontro entre tradição e futuro, saúde e beleza, ciência e natureza tudo isso em um frasco.

Para conhecer mais sobre esse lançamento e sobre o universo da BitCoffee Skincare, acesse:

👉 https://bitcoffeeskincare.com.br

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Pecuária brasileira em alta impulsiona o desenvolvimento de soluções digitais para o setor

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Da compra de terras ao manejo de gados, companhias como a Cargill adotam ferramentas capazes de automatizar tarefas, economizar tempo e a otimizar a coleta, análise e utilização de dados para aumentar a produtividade

O setor agropecuário apresentou um bom início de 2025 no Brasil, com os primeiros resultados da produção animal no 1º trimestre de 2025 mostrando que o abate de bovinos teve alta de 3,8% em comparação com o 1º trimestre de 2024 e 1,5% quando comparado ao 4º trimestre de 2024, segundo o IBGE. O fortalecimento dessas atividades caminha lado a lado com a ascensão de softwares que permitem não apenas a automatização das tarefas e melhorias de resultados, mas também que sejam feitas à distância, sem que o produtor necessite “estar em campo” com a mesma frequência de antes. No Brasil, mais de 95% dos produtores rurais utilizam algum tipo de tecnologia digital, segundo estudo realizado pela pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), Maira de Souza Regis, sendo o uso de softwares e aplicativos uma realidade para mais de 70%.

Auxiliando desde a comercialização de propriedades até o plantio, colheita e criação de gados, algumas plataformas estão revolucionando o jeito de produzir, vender, comprar e investir no agronegócio. Criado em 2024,o Chãozão já se tornou nos primeiros meses deste ano o maior portal de anúncios de imóveis especializado exclusivamente em propriedades rurais. Atualmente, a plataforma possui cerca de R$ 350 bilhões em propriedades anunciadas (Valor Geral de Vendas), entre sítios, chácaras, fazendas, ranchos e haras, que podem ser filtradas por localidade, aptidões, extensão territorial, entre outras características importantes para cada finalidade.

Somente entre aquelas com aptidão para a pecuária, o portal possui mais de 4 mil anúncios, em todas as regiões do Brasil. O produtor pode avaliar, por exemplo, se determinado espaço é mais apropriado para o gado de corte (cria, recria ou engorda) e confinamento, entre outras sub-aptidões. “É como se o interessado visitasse a propriedade para uma avaliação inicial e minuciosa, sem precisar se deslocar até o local logo no início da negociação. Ele já consegue mapear aquelas (propriedades) que se encaixam perfeitamente em suas necessidades e economizar tempo em sua tomada de decisão, sendo mais assertivo na escolha. O Chãozão nasceu para dar mais visibilidade, segurança e velocidade a esse processo”, afirma Geórgia Oliveira, CEO do Chãozão, ressaltando a riqueza de informações detalhadas sobre o potencial para cada atividade agrícola nos imóveis, estrutura geral e fotos.

Recentemente, o portal lançou o Índice Chãozão Valor do Hectare (ICVH), uma ferramenta que reúne dados do valor de mercado das propriedades anunciadas para calcular o valor médio por hectare em cada localidade do País. “Poucas instituições, como o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), realizam avaliações de terras no Brasil hoje em dia. Entretanto, neste caso elas são feitas de forma anual e leva em conta o valor venal da terra. Como o mercado é dinâmico e, por isso, a valorização e desvalorização em uma determinada localidade pode acontecer em curtos espaços de tempo, com o ICVH pensamos em oferecer um parâmetro que acompanhe essas muda nças de forma instantânea. Se a produção no campo evoluiu com drones e sensores, a negociação de imóveis rurais também precisava evoluir”, garante Renata Apolinário, diretora operacional do Chãozão.

Dentro da chamada Agricultura de Precisão, os produtores utilizam ferramentas digitais capazes de otimizar a coleta, análise e utilização de dados para aumentar a produtividade, economizar e utilizar insumos da melhor maneira e também reduzir os impactos ambientais. Para o plantio, por exemplo, em apenas um clique é possível acionar equipamentos e máquinas para realizar a semeadura de forma automatizada, tornando o processo mais rápido e eficiente.

Apesar da maior complexidade, na pecuária os softwares também cumprem papel semelhante. Um caso que ilustra bem esse potencial é o da Nutron, marca de nutrição animal da gigante Cargill no Brasil, especialista em soluções inovadoras de produção animal por meio de desenvolvimento de núcleos, premixes (misturas pré-formuladas de ingredientes) e especialidades para todas as espécies. Segundo Andremar do Vale, coordenador técnico comercial da Nutron Cargill, um dos focos principais entre os negócios impulsionados pela empresa, atualmente, está justamente no segmento de análises e ferramentas digitais. Alguns equipamentos, baseados em inteligência artificial (IA), estão possibilitando não apenas a coleta de dados, mas também a análise e a entrega de informações cruciais para a tomada de decisão. No segmento de bovinos de corte, o coordenador cita dois exemplos, sendo um no confinamento e outro no pasto.

“No confinamento, existe o Cargill Cattle View, uma tecnologia que associa o drone a uma Inteligência Artificial que monitora, diariamente, o número exato de animais por curral, faz a leitura de cocho, estabelecendo o melhor consumo sem desperdícios, monitora eventuais ocorrências, como a falta de água no curral, e estabelece um Índice de Bem Estar Cargill (IBC) que analisa o comportamento dos animais. Além de ser uma métrica cada vez mais desejada para cumprir as boas práticas e políticas ESG, o IBC também interfere diretamente na produtividade alcançada”, explica. No pasto, a Cargill adotou o software australiano AgriWebb, o mais usado no mundo para uma gestão detalhada da propriedade como um todo.

Para acompanhar o crescimento e as demandas do mercado nos próximos meses, a companhia está desenvolvendo uma atualização do programa de gestão de confinamentos. “Estamos em fase final de validação para o lançamento oficial do software Feed Manager 2.0, que dá sequência à nossa tecnologia já existente. Essa nova versão chegará ao mercado com diversas ferramentas inéditas incorporadas, como a automação de tratos; o Forecast, que é nossa famosa ferramenta de predição de resultado; além do próprio Cattle View, que terá integração com softwares de gestão econômica e ERPs”, diz.

Somente nos últimos cinco anos, a Cargill já investiu mais de R$ 8 bilhões em recursos para inovar suas operações no Brasil.

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