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Innovation washing, o que é isso? Especialista explica

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O desafio com a inovação no ambiente corporativo é que estamos muito ansiosos para rotular qualquer coisa como inovação.
Além disso, o termo inovação é atrativo e por isso, vemos muitas empresas que utilizam na parede mas, não na prática.

O Innovation washing derivou do mesmo princípio do Greenwashing (lavagem verde na tradução literal), que mostra quando uma empresa tem discursos de marketing sobre ser sustentável ao ambiente, e de fato não ser.

Trazendo para o aspecto da inovação, o “Innovation washing” ganhou força e agora no pós pandemia retoma com mais força, questionando se de fato as empresas que colocam em seus valores, a inovação, estão cultivando ambientes aptos para que ela aconteça.

O problema fundamental com o Innovation washing, é que ele dilui o processo e os benefícios percebidos da inovação e cria uma preguiça inerente ao que é ser “inovador” de fato. Quanto mais uma organização “lava” ideias como inovadoras, mas prejudica sua capacidade de desenvolver uma cultura de inovação que desenvolve ideias novas e diferentes para seus clientes.

Como assim, Tita? Se ser inovador é apenas copiar ou adotar a tecnologia mais recente, não há necessidade de as pessoas dentro de uma organização investirem em cavar os principais problemas ou possíveis lacunas de seus clientes internos e externos, concorda? Afinal, sistemas padronizados tem muitas limitações e geralmente, acabam tentando colocar um quadrado dentro de um triângulo, apenas para “forçar” de que aquele sistema/tecnologia, resolve o problema de todos os clientes.
Estamos em uma sociedade que busca cada vez mais curadorias, itens customizados, mas em massa. Sei que isso parece um paradoxo..e é!

Todo paradoxo, como dizemos aqui, é uma oportunidade.

Sabemos que existem muitos tipos de inovação, cada lugar dá um nome. As mais “conhecidas”atualmente são inovação disruptiva e a inovação incremental, e essa segunda sim, traz consigo infinitas possibilidades de melhorias de produtos, processos etc.
Inovar é você conseguir melhor algo..E como diria Thomas Edison “Sempre existe forma de melhorar algo, encontre-a!”

IMPORTANTE: Não estou querendo dizer que trazer um sistema novo (para a empresa) não seja inovação, porque entra como uma melhoria contínua daquele processo, por exemplo, mas o innovation washing surge, quando a empresa adota apenas esse tipo de ação para rotular que estão inovando.

Mas o ponto, é que toda empresa que quer se manter atrativa no mercado, precisa buscar a inovação disruptiva
de alguma forma. E essa, não dá pra ficar apenas na parede.
Esse tipo de inovação faz com que você ative os três pilares para ter diferenciais competitivos: Pioneirismo, Top of mind e Exclusividade.

E nada disso se constrói apenas “surfando na onda”.

Inúmeras vezes nos deparamos com parceiros que pregam a inovação, nos procuram e, quando falam conosco, a primeira coisa que ouvimos é “mas olha, aqui a inovação é até a página 2, vocês devem ser muito disruptivos, por conta do nome de vocês..Fábrica de Criatividade, então já vamos avisar…”. E como nós trabalhamos com diversos tipos de empresas, desde indústrias de aço até distribuidoras de cinema, sabemos entender o parceiro e ir no ritmo dele.

O ponto é que é nosso papel provocar e fazer com que eles pensem fora dos padrões, se não, nem faria sentido nos contratar. E vemos, que quando entramos lá e fazemos do nosso jeito leve, divertido provando que conteúdo sério não precisa ser chato.

Os parceiros se surpreendem e se dão conta de que mesmo tendo o pilar de inovação como valor, a empresa não praticava isso com as pessoas. Apenas focava em processos, produtos e serviços.

Para Gestão da inovação acontecer de fato, precisamos que a cultura esteja alinhada com a estratégia, ou seja, os stakeholders da empresa (c-levels) estejam de fato apoiando a inovação. A estratégia precisa contemplar o tema de forma explícita, para
que a execução e a inovação andem juntas em prol de fazer acontecer.

Aqui sugiro alguns passos para identificarmos o innovation washing nas empresas:

– [ ] Você sabe quais são a missão, a visão e os valores da sua empresa? A prática das mesmas, acontece diariamente?

– [ ] Quem são os “patrocinadores” da inovação? A alta liderança atua e fala sobre inovação constantemente ou apenas nas reuniões de kick-off?

– [ ] Vocês têm KPIs claros que estimulam o uso da inovação? Quais?

– [ ] Vocês têm competências específicas associadas à inovação? Competências essas, que são estimuladas pela área de pessoas?

Bom, identificar é o primeiro passo, mas para conseguir mudar de fato e transformar sua organização para ser inovadora, aqui vão alguns passos que aprendi:

1. Crie uma definição clara sobre o que é inovação para sua empresa;

2. Estabeleça KPIs claros para todos da corporação sobre como irão medir essa inovação acontecendo.

3. Estabeleça uma cultura do “erro” mas claro, que sejam erros inéditos. Significa que errar tudo bem, faz parte. Mas é importante
não apoiar o mesmo erro.

4. Abra os desafios da corporação para a inteligência coletiva, pratique abrir a inovação para que diversas áreas com diferentes perspectivas possam
contribuir com o assunto. Verá que dentro de casa tem muita solução incrível!

5. Evite rotular a implementação de sistemas de mercado (já existentes em vários locais mas ainda não na sua empresa) como “inovação”. Assim,
você vai cada vez mais entendendo e ensinando essa diferença aos colaboradores.

6. Ative seu pensamento crítico para avaliar se sua ideia é inovadora – se não for, não a descarte, pode ser que ela seja aderida em algum outro portfólio.

7. Apaixone-se pelo processo! Ele de fato fará com que você consiga enxergar a 3 via e você irá coletar todos os benefícios – normalmente – em pouco tempo.

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Ensinar Donos a Ensinar: O Método de Bernardo Adestra que Está Transformando a Relação com os Cães

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Bernardo Nogueira Repsold, conhecido como Bernardo Adestra, vem revolucionando o adestramento canino ao ensinar os próprios donos a educarem seus cães. Desde 2019, ele desenvolveu um método que capacita os tutores a entenderem o comportamento animal e a utilizarem técnicas eficazes para transformar a convivência com seus pets. Com mais de 25.000 alunos em seu curso online “Cão Bem Resolvido” e 2.000 atendimentos presenciais, Bernardo destaca-se por promover uma abordagem prática e educativa que proporciona mais equilíbrio e harmonia nas famílias.

O diferencial de seu método está na autonomia e na confiança que ele oferece aos donos. Ao invés de dependerem apenas de profissionais para lidar com problemas de comportamento, os tutores aprendem diretamente com Bernardo a identificar e corrigir comportamentos indesejados, o que fortalece o vínculo com os cães e torna o aprendizado mais eficaz.

Com uma base sólida em medicina veterinária e comportamento canino, Bernardo utiliza suas redes sociais para disseminar esse conhecimento a um público cada vez maior, impactando positivamente a vida de milhares de cães e famílias.

https://www.instagram.com/bernardo.adestra?igsh=MWtnNnFweXloOWFnbA%3D%3D&utm_source=qr

https://youtube.com/@bernardo.adestra?si=MF0y_8DWeW9B6wWe

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Agência Calia apoia Campanha “Não Fique em Silêncio” do CNJ

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Campanha reforça importância da denúncia de violência doméstica e conta com apoio de grandes empresas para viabilização e alcance

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou a campanha “Não Fique em Silêncio”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de denunciar casos de violência doméstica. Com vídeos que serão exibidos em rede nacional, a campanha incentiva vítimas, familiares e amigos a buscarem ajuda e reportarem situações de agressão, seja física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral.

Durante o lançamento, o presidente do CNJ, Luís Roberto Barroso, fez um agradecimento especial à Agência Calia, parceira do CNJ em várias ações de comunicação. A agência foi responsável por providenciar o registro para permitir a veiculação em rede nacional, gerando um importante alcance nas pessoas. “Apoiar a campanha ‘Não Fique em Silêncio’ é mais do que uma ação de comunicação, é uma iniciativa essencial para quebrar o ciclo da violência e oferecer uma rede de apoio para quem vive essa realidade. Sabemos que muitas pessoas se sentem isoladas e sem saber a quem recorrer. É importante orientar a população sobre o poder e a importância de denunciar, ajudando a proteger vidas e a construir uma sociedade mais segura e justa,” afirma o presidente da Calia, Humberto Pandolpho Jr.

A agência que é reconhecida por sua atuação em comunicações de impacto, como “Eu existo, Eu mereço”, mutirão para registro civil e “Um só coração”, campanha de autorização eletrônica para doação de órgãos, em parceria com o CNJ, declara seu apoio à campanha por entenderem que se trata de uma grande responsabilidade social, para dar voz a quem precisa de ajuda, sensibilizando a população para a importância de agir contra o silêncio e o medo.

Barroso reforçou os agradecimentos ao publicitário Nizan Guanaes e a outras empresas envolvidas como NIdeias, Boson Produtora e BloodÁudio, ressaltando que a campanha visa dar voz às vítimas e combater o medo e a omissão, promovendo a coragem de falar e buscar apoio. “Não podemos ser cúmplices pelo silêncio”, afirmou.

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Vivi Paiva e o Empreendedorismo Feminino: Da Van para o Salão, com Cursos e Dedicação

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A área da beleza tem revelado histórias de superação e empreendedorismo que inspiram mulheres em todo o Brasil. Um exemplo marcante é o de Vivi Paiva, de 36 anos, uma microempreendedora do Rio de Janeiro que passou por várias reviravoltas profissionais até se encontrar no universo da estética. De cobradora de van na Ilha do Governador, ela se tornou referência como nail designer, trabalhando com unhas artificiais e ministrando cursos para profissionais da área.

Mãe de Pedro, de 16 anos, e de Sophia, de apenas 2, Vivi descobriu na profissão a possibilidade de oferecer um serviço de alta qualidade com agilidade, sendo reconhecida pela rapidez e precisão em cada atendimento. “Meus clientes sabem que, se agendarem às 6h, saem com suas unhas prontas em apenas uma hora”, afirma. Esse compromisso com o tempo e a qualidade a fez ganhar uma clientela fiel na região, além de ser admirada pela disciplina e pelo exemplo de dedicação.

Há seis anos, Vivi não só atende, mas também investe na capacitação de outros profissionais. “Ministro cursos para quem quer aprender técnicas de unhas artificiais e melhorar o próprio atendimento”, explica. E a empreendedora tem um novo projeto a caminho: um curso online. Com o intuito de oferecer uma opção mais acessível e detalhada para quem deseja ingressar na área, ela aposta em ensinar técnicas com toda a atenção que seus clientes e alunos já conhecem de perto.

A história de Vivi Paiva não é isolada. Assim como ela, muitas microempreendedoras na área de beleza estão mudando suas vidas e inspirando outras mulheres a trilhar o caminho da autonomia e da independência financeira. São histórias como a dela que reafirmam a importância do empreendedorismo feminino no Brasil, mostrando que com garra, inovação e compromisso, é possível transformar o próprio futuro e contribuir para o desenvolvimento de toda uma comunidade.

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