Barra
Connect with us

Business

Innovation washing, o que é isso? Especialista explica

Published

on

O desafio com a inovação no ambiente corporativo é que estamos muito ansiosos para rotular qualquer coisa como inovação.
Além disso, o termo inovação é atrativo e por isso, vemos muitas empresas que utilizam na parede mas, não na prática.

O Innovation washing derivou do mesmo princípio do Greenwashing (lavagem verde na tradução literal), que mostra quando uma empresa tem discursos de marketing sobre ser sustentável ao ambiente, e de fato não ser.

Trazendo para o aspecto da inovação, o “Innovation washing” ganhou força e agora no pós pandemia retoma com mais força, questionando se de fato as empresas que colocam em seus valores, a inovação, estão cultivando ambientes aptos para que ela aconteça.

O problema fundamental com o Innovation washing, é que ele dilui o processo e os benefícios percebidos da inovação e cria uma preguiça inerente ao que é ser “inovador” de fato. Quanto mais uma organização “lava” ideias como inovadoras, mas prejudica sua capacidade de desenvolver uma cultura de inovação que desenvolve ideias novas e diferentes para seus clientes.

Como assim, Tita? Se ser inovador é apenas copiar ou adotar a tecnologia mais recente, não há necessidade de as pessoas dentro de uma organização investirem em cavar os principais problemas ou possíveis lacunas de seus clientes internos e externos, concorda? Afinal, sistemas padronizados tem muitas limitações e geralmente, acabam tentando colocar um quadrado dentro de um triângulo, apenas para “forçar” de que aquele sistema/tecnologia, resolve o problema de todos os clientes.
Estamos em uma sociedade que busca cada vez mais curadorias, itens customizados, mas em massa. Sei que isso parece um paradoxo..e é!

Todo paradoxo, como dizemos aqui, é uma oportunidade.

Sabemos que existem muitos tipos de inovação, cada lugar dá um nome. As mais “conhecidas”atualmente são inovação disruptiva e a inovação incremental, e essa segunda sim, traz consigo infinitas possibilidades de melhorias de produtos, processos etc.
Inovar é você conseguir melhor algo..E como diria Thomas Edison “Sempre existe forma de melhorar algo, encontre-a!”

IMPORTANTE: Não estou querendo dizer que trazer um sistema novo (para a empresa) não seja inovação, porque entra como uma melhoria contínua daquele processo, por exemplo, mas o innovation washing surge, quando a empresa adota apenas esse tipo de ação para rotular que estão inovando.

Mas o ponto, é que toda empresa que quer se manter atrativa no mercado, precisa buscar a inovação disruptiva
de alguma forma. E essa, não dá pra ficar apenas na parede.
Esse tipo de inovação faz com que você ative os três pilares para ter diferenciais competitivos: Pioneirismo, Top of mind e Exclusividade.

E nada disso se constrói apenas “surfando na onda”.

Inúmeras vezes nos deparamos com parceiros que pregam a inovação, nos procuram e, quando falam conosco, a primeira coisa que ouvimos é “mas olha, aqui a inovação é até a página 2, vocês devem ser muito disruptivos, por conta do nome de vocês..Fábrica de Criatividade, então já vamos avisar…”. E como nós trabalhamos com diversos tipos de empresas, desde indústrias de aço até distribuidoras de cinema, sabemos entender o parceiro e ir no ritmo dele.

O ponto é que é nosso papel provocar e fazer com que eles pensem fora dos padrões, se não, nem faria sentido nos contratar. E vemos, que quando entramos lá e fazemos do nosso jeito leve, divertido provando que conteúdo sério não precisa ser chato.

Os parceiros se surpreendem e se dão conta de que mesmo tendo o pilar de inovação como valor, a empresa não praticava isso com as pessoas. Apenas focava em processos, produtos e serviços.

Para Gestão da inovação acontecer de fato, precisamos que a cultura esteja alinhada com a estratégia, ou seja, os stakeholders da empresa (c-levels) estejam de fato apoiando a inovação. A estratégia precisa contemplar o tema de forma explícita, para
que a execução e a inovação andem juntas em prol de fazer acontecer.

Aqui sugiro alguns passos para identificarmos o innovation washing nas empresas:

– [ ] Você sabe quais são a missão, a visão e os valores da sua empresa? A prática das mesmas, acontece diariamente?

– [ ] Quem são os “patrocinadores” da inovação? A alta liderança atua e fala sobre inovação constantemente ou apenas nas reuniões de kick-off?

– [ ] Vocês têm KPIs claros que estimulam o uso da inovação? Quais?

– [ ] Vocês têm competências específicas associadas à inovação? Competências essas, que são estimuladas pela área de pessoas?

Bom, identificar é o primeiro passo, mas para conseguir mudar de fato e transformar sua organização para ser inovadora, aqui vão alguns passos que aprendi:

1. Crie uma definição clara sobre o que é inovação para sua empresa;

2. Estabeleça KPIs claros para todos da corporação sobre como irão medir essa inovação acontecendo.

3. Estabeleça uma cultura do “erro” mas claro, que sejam erros inéditos. Significa que errar tudo bem, faz parte. Mas é importante
não apoiar o mesmo erro.

4. Abra os desafios da corporação para a inteligência coletiva, pratique abrir a inovação para que diversas áreas com diferentes perspectivas possam
contribuir com o assunto. Verá que dentro de casa tem muita solução incrível!

5. Evite rotular a implementação de sistemas de mercado (já existentes em vários locais mas ainda não na sua empresa) como “inovação”. Assim,
você vai cada vez mais entendendo e ensinando essa diferença aos colaboradores.

6. Ative seu pensamento crítico para avaliar se sua ideia é inovadora – se não for, não a descarte, pode ser que ela seja aderida em algum outro portfólio.

7. Apaixone-se pelo processo! Ele de fato fará com que você consiga enxergar a 3 via e você irá coletar todos os benefícios – normalmente – em pouco tempo.

Continue Reading
Advertisement

Business

Otomodelação: O Procedimento que Está Transformando Vidas e Devolvendo Autoestima, segundo o Dr. Kleyton Valverde

Published

on

Dr. Kleyton Valverde

Uma mudança no espelho pode significar uma mudança profunda na alma. É assim que centenas de pacientes descrevem a experiência de passar pelo método de Otomodelação, desenvolvido por um dos maiores especialistas em orelhas do Brasil: o cirurgião bucomaxilofacial Dr. Kleyton Valverde, um dos primeiros a se especializar em cirurgias estéticas da face no país. 

Unindo técnica, segurança e arte, o procedimento se tornou referência para quem busca harmonizar a estrutura auricular sem a necessidade de grandes cirurgias invasivas. A Otomodelação permite a remodelagem da orelha com resultados naturais e duradouros, proporcionando uma transformação estética que vai muito além da aparência. Trata-se de um método minimamente invasivo, com recuperação rápida e praticamente indolor, que vem ganhando destaque entre médicos, pacientes e especialistas em estética facial. 

“Eu não me olhava no espelho. Hoje, tiro fotos de perfil sem medo”, conta uma paciente emocionada, que passou anos escondendo as orelhas sob os cabelos. Casos como esse se multiplicam e revelam que, além de tratar a forma da orelha, a técnica restaura a autoestima e resgata a confiança de quem sempre escondeu uma parte de si. 

O procedimento é indicado principalmente para pessoas com orelhas proeminentes ou com insatisfações estéticas relacionadas à forma ou posição das orelhas. Com três pilares — Otomodelação Convencional, Otomodelação com Alívio em Pele e Otomodelação Avançada com Alívio Cartilaginoso —, o método se adapta às necessidades e características de cada paciente. “Cada orelha é única, e o tratamento precisa respeitar essa individualidade. Nosso objetivo é entregar naturalidade, simetria e, sobretudo, devolver segurança ao paciente”, explica o Dr. Kleyton Valverde. 

Com anos de experiência na área de cirurgia da face, o especialista destaca ainda a importância do acolhimento no processo de transformação. “Mais do que uma técnica, a Otomodelação é um reencontro. Muitos pacientes chegam aqui carregando histórias de bullying, vergonha e sofrimento silencioso. Ver o brilho nos olhos depois da transformação é a maior recompensa”, afirma. 

Reconhecido nacionalmente e com pacientes de diversas regiões do país, Dr. Kleyton Valverde se tornou referência na área e vem compartilhando sua expertise com outros profissionais da saúde, por meio de cursos, mentorias e congressos. Seu compromisso com a excelência e a inovação fez da Otomodelação uma alternativa segura e eficaz para quem busca mudanças verdadeiras — da orelha ao coração. 

Continue Reading

Business

Páscoa no Barney’s Burger tem sobremesa exclusiva e hambúrguer vegano reformulado para atender a todos os públicos

Published

on

A Páscoa é um período marcado pela celebração, pelo encontro em família e, claro, pelos tradicionais chocolates. Inspirado neste momento que combina tanto sabor com união, o Barney’s lança uma sobremesa especial para a data, com uma mistura de ingredientes queridinhos do público numa experiência compartilhada com quem quiser.

Entre os dias 14 e 20 de abril, os clientes poderão saborear um ovo de colher exclusivo, o Easter Bliss, feito com casquinha de chocolate branco recheada com brownie e ganache de chocolate, acompanhada de duas bolas de sorvete nos sabores flor de latte. Para finalizar, a sobremesa ainda tem morango, crumbles e ganache de chocolate, garantindo ainda mais sabor e gostinho de Barney’s. (Vídeo Instagram: https://www.instagram.com/reel/DIbc2pHRo10)

Marcelo Pimentel, empresário à frente da casa, explica que a ideia surgiu da vontade de criar algo especial para a data:

“A Páscoa é um momento de celebração e compartilhamento. Queríamos oferecer uma sobremesa que trouxesse esse espírito, reunindo ingredientes que nossos clientes já gostam e conhecem, proporcionando uma experiência diferente.”

Além do lançamento, o Barney’s Burger manterá seu funcionamento normal durante a Semana Santa, garantindo que os clientes possam aproveitar tanto a sobremesa especial quanto os clássicos da casa.

Para os amantes de hambúrguer e o público vegano, a Páscoa também reserva outra novidade: o relançamento do Veggie Burger, o hamburger vegano do Barney’s Burger. Reformulado e com novas combinações de ingredientes, o sanduíche chega com uma receita ainda mais saborosa e pensada para atender ao público que busca opções plant-based sem abrir mão de experimentar e saborear um hambúrguer artesanal.

“Acreditamos que um bom hambúrguer deve agradar a todos os públicos, por isso reformulamos nossa versão vegana com ingredientes ainda mais selecionados. Nosso objetivo é que qualquer pessoa, independente da sua escolha alimentar, tenha uma experiência saborosa e completa no Barney’s”, destaca Marcelo Pimentel.

Disponível por tempo limitado, a sobremesa de Páscoa poderá ser encontrada nas unidades Maria Tomásia, Fátima e Sul até o dia 20 de abril ou enquanto durarem os estoques, enquanto o novo hambúrguer vegano passa a integrar o cardápio da casa tanto para atendimento presencial quanto para Delivery.

Sobre o Barney’s Burger

Desde 2011, o Barney’s Burger se dedica a oferecer um momento único para os amantes de hambúrgueres, inspirado na cultura americana, com um toque cearense. Com um ambiente que remete aos anos 50 e 60 e uma trilha sonora de rock clássico, a hamburgueria conquistou o coração dos fortalezenses e se expandiu para diversas localidades, mantendo sempre o compromisso com a qualidade e a satisfação dos clientes.

SERVIÇO:

@barneysburger

Maria Tomásia: 85 3099-3003

Sul: 85 99654-3237

Bairro de Fátima: 85 3093-7774

 

Continue Reading

Business

Goldko, marca de chocolates sem açúcar da família Kopenhagen, inaugura loja em Manaus

Published

on

A unidade é a primeira da rede na região Norte do Brasil

A Goldko acaba de inaugurar a primeira franquia localizada na Região Norte. A unidade fica no Amazonas Shopping, em Manaus, e simboliza um novo marco na expansão da chocolateria e cafeteria focada em saudabilidade. O evento de inauguração foi um grande sucesso, atraindo uma multidão de amantes de chocolate e café que desejavam por opções saudáveis, sem abrir mão do sabor.

A inauguração da unidade GoldKo contou com uma programação especial, incluindo degustações dos produtos exclusivos da marca, que encantaram o público com suas receitas inovadoras e ingredientes de alta qualidade. Os visitantes puderam experimentar delícias como chocolates sem adição de açúcares e opções de café especial, todos preparados com o carinho e dedicação que caracterizam a GoldKo.

“Estamos muito felizes em finalmente trazer a GoldKo para Manaus e compartilhar nossa filosofia de indulgência saudável com a comunidade local”, afirmou Wagner Santos, franqueado da loja GoldKo Amazonas. “A receptividade do público foi incrível, e a inauguração é apenas o começo de uma jornada que promete muitas novidades.”

A GoldKo se destaca por ser a única chocolateria e cafeteria com um enfoque na saudabilidade, proporcionando uma experiência única para aqueles que buscam opções deliciosas que também respeitam o bem-estar. Com a nova unidade no Amazonas Shopping, a marca reafirma seu compromisso em expandir sua presença e tornar suas delícias acessíveis a mais pessoas.
**A família Kopenhagen, atualmente, não possui qualquer relação com a marca Chocolates Kopenhagen*

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Entretenimento7 horas ago

Divino Kids apresenta Ovo de Páscoa do fenômeno da internet Mongo e Drongo

Sucesso de vendas em todo país pelo terceiro ano consecutivo, a empresa Divino Vicio Chocolates e o estúdio Abluba, comemoram...

Entretenimento8 horas ago

Brasil Cacau lança ovo de páscoa Chokito® e KitKat® em parceria com a Nestlé®

Lançado na Suíça há mais de 60 anos, o Chokito®, um dos chocolates mais icônicos do portfólio Nestlé®, com mais...

Dr. Kleyton Valverde Dr. Kleyton Valverde
Business1 dia ago

Otomodelação: O Procedimento que Está Transformando Vidas e Devolvendo Autoestima, segundo o Dr. Kleyton Valverde

Uma mudança no espelho pode significar uma mudança profunda na alma. É assim que centenas de pacientes descrevem a experiência...

Famosos1 dia ago

Wam Baster Cotado para Participação no BBB 2025: O Eletrofunk Ganha Espaço na TV Globo

O eletrofunk, um dos gêneros musicais mais vibrantes e inovadores do Brasil, está conquistando novos territórios, e agora chega à...

Negócios1 dia ago

Testamento Vital: Planejamento, Dignidade e Autonomia nos Momentos Decisivos

Você já parou para pensar em como gostaria de ser tratado se um dia não pudesse mais se comunicar ou...

Saúde1 dia ago

Vai viajar no feriadão? Conheça os aeroportos que contam com salas multissensoriais para crianças com TEA

App da Biomob lista locais que contam com espaço especial para atender neurodiversos e tornar a viagem mais agradável às...

Negócios1 dia ago

Dra. Julia Gonçalves e Rodrigo Martins: Uma Parceria de Sucesso no Amor e nos Negócios

Goiânia, conhecida por sua rica cena cultural e musical, é palco de grandes histórias de sucesso, e uma delas é...

Famosos1 dia ago

BBB 2025: O Eletrofunk Ganha Espaço na TV Globo com Wam Baster

Consolidando sua posição como um dos nomes mais relevantes do gênero musical O eletrofunk está conquistando espaços cada vez maiores,...

Negócios1 dia ago

Empreendedores, atenção: os riscos jurídicos que rondam o registro de marcas e patentes no Brasil

Advogada especialista explica os erros mais comuns, a importância estratégica do registro e os cuidados no ambiente digital No mundo...

Entretenimento1 dia ago

Pipoqueira Stitch by Mallory traz o alienígena mais travesso do universo Disney

Antes de estrear nos cinemas em uma nova super produção live-action, Stitch, o alienígena mais engraçado e fofinho do universo,...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed