Barra
Connect with us

Saúde

Instituto oferece reabilitação facial gratuita com tecnologia 3D

Published

on

Mais de 200 pacientes já receberam prótese óculo-palpebral na ONG referência em São Paulo

A professora aposentada Alaide Maria Mussato Forato, 76 anos, descobriu um câncer na face aos 36 anos por conta de uma espinha que espremeu e nunca cicatrizava. A primeira cirurgia, realizada em 1984, não tratou o tumor pela raiz. Não foi submetida a sessões de quimioterapia e nem de radioterapia. Depois de quase quatro décadas e tratamento, um novo tumor – desta vez interno – surgiu ano passado, crescendo a ponto de comprometer a meninge. Depois de uma cirurgia delicada de mais de 8 horas, 25 sessões de quimioterapia e radioterapia, ela sobreviveu, mas com sequelas na face ainda mais extensas. Teve que aprender a conviver com a dor. “Não tem analgésico que passe”.

O que Alaide nunca abriu mão foi de tocar a vida. Moradora do município de Amparo, interior de São Paulo, recorreu a próteses faciais para seguir em frente. “Continuo fazendo todas as minhas atividades normalmente. O dom da vida não pode ser desperdiçado”. Ao longo de quase quatro décadas de tratamento, ela já teve muitas próteses já que o material de silicone sofre desgastes naturais com o tempo e a estética do próprio rosto muda também. “Nunca abandonei o tratamento de reabilitação facial. As próteses me devolveram a dignidade. É muito desagradável andar com curativos no rosto, ainda mais no meu caso que a extensão da cavidade é grande. Essa última é tão bem feita que parece a pele da gente”, elogia a paciente do Instituto Mais Identidade.

Alaide vive há quarenta anos com parte do rosto comprometida

Tratamento de cinema:

O assistente social baiano Fabio Eça de Oliveira, 46 anos, já estava em tratamento oncológico quando assistiu uma reportagem exibida em rede nacional sobre uma instituição que resgatava a identidade de pacientes com sérias deformidades na face, em consequência de câncer, traumas ou doenças congênitas. Fabio, que teve o primeiro diagnóstico de câncer aos 20 anos, enfrentou quatro recidivas. Na última, a doença voltou em forma de um tumor no maxilar esquerdo. Saiu vivo da mesa de cirurgia, mas com a visão monocular. “O médico explicou que, por precaução, tinha sido melhor retirar as margens e acabei perdendo o olho esquerdo. Foi muito sofrido conseguir aceitar e me entender… Só sabe o quanto é difícil, quem tem um olho só. Mas, pelo menos, fiquei vivo”, conta.

As limitações decorrentes do trauma de ter que passar a viver sem um órgão tão vital, as dificuldades de seguir com o campo visual reduzido, os conflitos com o espelho, não eram os maiores motivos de abalo. “Pior era ter que encarar a sociedade. As pessoas te encaram com expressão de estranhamento, olhar de preconceito”, resume o paciente que é natural de Apuarema, a 340 km da capital baiana. Acostumado a orientar pacientes a buscarem tratamento médico e outros direitos, Fábio embarcou para Salvador a procura de instituições de referência que pudessem auxiliar na sua reabilitação. “No Aristides Maltez, alegaram que não havia recursos para tratamento com essa complexidade. Na UFBA, também encontrei portas fechadas. Entrei em uma lista de espera sem expectativa alguma de ser chamado”, relembra.

Foi aí que Fabio lembrou da reportagem que assistiu na TV quando ainda tinha os dois olhos. Uma pesquisa rápida na internet e ele encontrou o site do Instituto Mais Identidade. A organização sem fins lucrativos atua desde 2015 em São Paulo com a missão de promover a reabilitação bucomaxilofacial de pessoas que tiveram a imagem desfigurada em consequências de traumas, câncer ou doenças congênitas. “Escrevi um e-mail, segui o passo a passo do site e tive resposta em uma semana. Não acreditei quando fui chamado!”, lembra.

Fábio embarcou para São Paulo rumo à primeira consulta de avaliação. Três meses depois, já estava com a prótese. Há quatro meses, está em fase de adaptação com a prótese do novo olho. “Minha vida melhorou 100%. Recuperei autoestima, voltei a sonhar… Enquanto eu peregrinava aqui na Bahia, e estava sendo atendido por alguns médicos, eu me sentia como um carro velho em uma oficina. No Instituto Mais Identidade, eu me senti que me olharam como um ser humano. Todo atendimento foi gratuito e muito humanizado”, reconhece.

Mais Identidade:

Mais de 30 mil novos casos de câncer na região da boca e face são estimados por ano, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Alguns casos têm cura, outros podem evoluir para mutilações graves que comprometem a fala, alimentação e abalam profundamente e autoestima de quem sobrevive à doença. A desfiguração facial é sempre devastadora. O rosto é nosso cartão de visita para o mundo, expressa personalidade, comunica ideias. “A gente acolhe no Instituto pacientes que não conseguiam sequer se olhar no espelho. Sobreviveram ao câncer, ao acidente, ao trauma, mas estavam com a vida pausada. Quando recebem a prótese, voltam a viver com plenitude”, destaca o cirurgião-dentista Luciano Dib, um dos fundadores e presidente voluntário do Instituto Mais Identidade.

Luciano Dib, um dos fundadores e presidente voluntário do Instituto Mais Identidade

Alaíde e Fabio são dois dos mais de 200 pessoas que já foram atendidos gratuitamente no Instituto Mais Identidade. Resultado de mais de 30 anos de pesquisas, o Instituto Mais Identidade foi fundado no ano de 2015 e reconhecido como OSCIP em 2019. A organização sem fins lucrativos vai além da prestação de um serviço gratuito de reabilitação. A busca de toda equipe é pela excelência. Centenas de pacientes tiveram a imagem restaurada e a dignidade devolvida ao receber próteses produzidas com tecnologia de impressão 3D. O antes e depois impressiona, as próteses são tão reais que parecem parte do corpo.

A Universidade Paulista – UNIP é a incubadora do projeto e sedia as instalações do Instituto no campus Indianópolis, localizado na zona sul da capital paulista. O Mais Identidade conta com um Laboratório Digital e uma Clínica de Atendimento, que utiliza impressoras 3D para esculpir próteses a partir de modelos obtidos com fotografias digitais feitas com smartphones, o que possibilita que pacientes possam ser atendidos também em locais distantes da sede.

Somente no ano passado, mais de 1600 atendimentos foram realizados pela equipe multidisciplinar – que inclui cirurgiões-dentistas, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, designers e protéticos. Por trás de cada uma das 34 próteses entregues, muitas mãos e dedicação. O Instituto conta com doações de pessoas, empresas e entidades parceiras, a exemplo do Instituto Bourbon, Neo Alumínio e do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS).

O trabalho do Instituto é resgatar vidas, identidades. A equipe multidisciplinar que abraçou essa missão está fazendo história. O projeto se tornou referência e atrai estudantes de mestrado e doutorado de várias partes do mundo interessados na tecnologia e metodologia exclusiva associada a complexos procedimentos cirúrgicos e protéticos. “Nosso Método +ID revolucionou a forma de produzir próteses faciais, reduzindo tempo e custo de fabricação, criando modelos digitais por meio de escaneamentos de fotos obtidas por um telefone celular”, destaca Rodrigo Salazar, especialista em Reabilitação e Tecnologia do Instituto Mais Identidade.

Cada prótese realizada com tecnologia 3D resgata, não só a estética, mas a identidade e autoestima para seguir a vida de cabeça erguida. Assim como Fábio, pacientes de outros estados já foram contemplados. Em 2021, como apoio do programa Voa, da Ambev, o Instituto Mais Identidade teve recurso para viabilizar 10 atendimentos no Rio Grande do Norte. Atualmente, 60 pacientes aguardam na esperança de poder se olhar de novo no espelho. “Para aumentar nossa capacidade de atendimento novos apoiadores e parceiros são sempre bem-vindos e necessários”, conclui Dib.

Como ajudar?

O Instituto Mais Identidade está lançando o livro A lição de Antonella e outras histórias de amor – a origem do Instituto Mais Identidade, tem capa dura e a meta arrecadar recursos para viabilizar mais sorrisos. Com 180 páginas, a obra traz relatos de superação de pacientes atendidos e a história do próprio Instituto Mais Identidade. São lições de acolhimento, persistência e esperança que mobilizam doações necessárias para ampliação dos atendimentos e manutenção dos serviços prestados. Empresas tributadas pelo regime de lucro real podem doar até 2% (dois por cento) do Lucro Operacional e obter incentivos fiscais na declaração do Imposto de Renda. Pessoas físicas podem doar a partir de R$ 25 através da chave pix: 24.296.896/0001-66.

Continue Reading
Advertisement

Saúde

Conforte-se revoluciona o mercado nacional de franquias no segmento de pós-operatório

Published

on

A Conforte-se vem se consolidando como a principal referência no Brasil no setor de locação de poltronas para recuperação pós-operatória. Pioneira no franchising deste modelo de negócio, a marca tem registrado um crescimento acelerado e já conta com unidades em mais de cinco estados brasileiros, oferecendo uma solução inovadora para pacientes que buscam mais conforto e segurança durante a recuperação.

Com tecnologia Power Lift, que facilita o ato de sentar e levantar sem esforço, as poltronas da Conforte-se atendem uma demanda crescente de clínicas, hospitais e pacientes em recuperação. Além disso, a empresa se destaca por proporcionar aos franqueados um modelo de negócio altamente rentável, com baixo custo operacional e payback estimado em apenas seis meses.

“O mercado de pós-operatório no Brasil é gigantesco e pouco explorado. Fomos os primeiros a estruturar um modelo de franquia voltado para esse setor, garantindo padronização, suporte total e exclusividade territorial para nossos franqueados”, afirma a direção da Conforte-se.

Com um planejamento estratégico sólido e um suporte completo que inclui marketing digital, treinamento e sistema de gestão eficiente, a Conforte-se tem se tornado a escolha ideal para empreendedores que buscam um negócio inovador, de alta demanda e retorno rápido.

A expansão da marca segue a todo vapor, com novas unidades sendo inauguradas constantemente em diversas regiões do país. O sucesso do modelo reafirma a necessidade de soluções especializadas no segmento de recuperação pós-cirúrgica, tornando a Conforte-se uma verdadeira referência nacional.

📞 Entre em contato e saiba como se tornar um franqueado!

🌎 Acesse: www.conforte-se.com.br/franquia

📧 E-mail: contato@conforte-se.com.br

☎ Telefone: (44) 3354-3564

📱 WhatsApp: Clique aqui para falar conosco

Continue Reading

Saúde

Gabriela Zanon Trento explica como a osteopatia trata dores e melhora a qualidade de vida

Published

on

A Fisioterapeuta Gabriela Zanon Trento destaca os benefícios da osteopatia para alivia dores e melhora a qualidade de vida

Dores crônicas, tensões musculares e disfunções corporais afetam milhões de pessoas diariamente, prejudicando não apenas o desempenho físico, mas também a qualidade de vida. Muitas dessas dores são tratadas apenas com medicamentos ou terapias paliativas, sem investigar suas verdadeiras causas. É nesse cenário que a osteopatia vem ganhando cada vez mais espaço como uma abordagem terapêutica eficaz e abrangente, focada não apenas no alívio dos sintomas, mas na resolução dos desequilíbrios que geram essas dores.

A osteopatia é um método de tratamento manual que busca restaurar o equilíbrio do corpo, considerando sua estrutura e funcionamento como um todo. Ao invés de apenas tratar a dor localizada, o osteopata investiga padrões de movimento, restrições articulares e disfunções nos tecidos para identificar a origem do problema. Muitas vezes, um desconforto na coluna pode estar relacionado a tensões na região pélvica, assim como dores de cabeça podem ter origem em disfunções cervicais. Esse olhar amplo permite que o paciente receba um tratamento mais assertivo e duradouro.

Entre os problemas mais comuns tratados pela osteopatia estão dores na coluna, lombalgia, hérnia de disco, dor ciática, tensão no pescoço, enxaquecas e até mesmo distúrbios digestivos. Além disso, a técnica é amplamente utilizada na reabilitação de lesões esportivas e no tratamento de desequilíbrios posturais. Muitos pacientes que passaram anos recorrendo a analgésicos e anti-inflamatórios sem sucesso encontram na osteopatia uma solução mais eficaz e natural para suas dores.

Em Maravilha, Santa Catarina, a fisioterapeuta e osteopata Gabriela Zanon Trento tem abordado esse tema em suas redes sociais. Com mais de 15 anos de experiência e especializações em osteopatia, medicina funcional integrativa, e terapias injetáveis, Gabriela tem ajudado inúmeros pacientes a recuperar a mobilidade e o bem-estar. Sua clínica, a Unittá Clínica Integrada, reúne uma equipe multidisciplinar para oferecer um atendimento completo e personalizado. Além disso, ela leva o conhecimento da osteopatia para além da clínica, tendo também uma equipe que atua em empresas com serviços de ergonomia, prevenindo problemas posturais e promovendo saúde no ambiente de trabalho.

Quando um paciente chega ao consultório com dor, meu primeiro objetivo é entender o que está causando esse desconforto. Muitas vezes, não se trata apenas de um problema na região afetada, mas sim de um desequilíbrio que precisa ser corrigido como um todo, explica Gabriela. Ela destaca que, ao tratar a causa da dor em vez de apenas os sintomas, os resultados são mais duradouros e efetivos.

Outra vantagem da osteopatia é sua abordagem não invasiva, que pode ser aplicada em pessoas de todas as idades, desde bebês até idosos. Para os recém-nascidos, por exemplo, ela pode ajudar em casos de cólicas, refluxo e dificuldades na amamentação, enquanto nos adultos, é uma ferramenta essencial para o alívio de dores musculoesqueléticas e recuperação de lesões.

O tratamento osteopático pode ser combinado com outras abordagens, como o pilates, que também faz parte do trabalho de Gabriela. O pilates personalizado, aliado à osteopatia, auxilia na reeducação postural e no fortalecimento muscular, garantindo que os resultados sejam ainda mais eficazes e duradouros.

Além de sua atuação clínica, Gabriela também compartilha seu conhecimento em palestras, podcasts e colunas em veículos de comunicação, levando informações valiosas sobre saúde e bem-estar para um público cada vez maior. Seu objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de buscar tratamentos que enxerguem o corpo de forma integrada, prevenindo e tratando dores de maneira definitiva.

Para quem sofre com dores persistentes ou busca uma alternativa mais natural e eficaz para cuidar do corpo, a osteopatia se apresenta como uma solução poderosa. Sob os cuidados de profissionais especializados, como Gabriela Zanon Trento, essa abordagem se torna um caminho seguro e eficiente para a recuperação da saúde e do equilíbrio corporal.

Saiba mas no link
https://www.instagram.com/gabrielaztrento?igsh=ZmdkamVnNnE0NDR1

Continue Reading

Saúde

NOTA: Preparação Vocal de Alto Desempenho para o Carnaval: A Arte de Cuidar das Vozes dos Famosos

Published

on

A fonoaudióloga Valéria Leal é pioneira e maior autoridade nas técnicas de resistência e maleabilidade vocais para quem se apresenta horas seguidas

O Carnaval é a festa da alegria, mas para os artistas que sobem no trio elétrico é também um grande desafio vocal. São horas de canto, dança e interação com o público em condições adversas como calor intenso, poeira e ruídos. Para garantir o desempenho máximo sem prejudicar a saúde vocal, o trabalho de preparação é essencial, e quem tem se destacado neste processo é a fonoaudióloga Valéria Leal, especialista no cuidado das vozes de grandes nomes da música brasileira.

Com 28 anos de experiência, Valéria Leal teve a responsabilidade de cuidar da preparação vocal de artistas como Margareth Menezes, Anitta, Léo Santana, Simone Mendes, Tomate, Alinne Rosa, Márcia Freire, Carla Cristina, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Valesca Popozuda, Pedro Sampaio e muitos outros. Durante o último Carnaval, sua equipe VL Fonoaudiologia acompanhou e monitorou as vozes de 10 artistas, assegurando que seus desempenhos acontecessem sem comprometimentos.

MARATONISTAS VOCAIS: A PREPARAÇÃO PARA O CARNAVAL

Cantar no Carnaval é muito mais do que soltar a voz. Os cantores de trio elétrico, são verdadeiros maratonistas vocais, na definição de Valéria Leal.,. Na época da folia, as apresentações podem durar até seis horas consecutivas, exigindo grande resistência vocal, comparável à performance de atletas profissionais. A voz é a principal ferramenta de trabalho e, sem o cuidado necessário, podem surgir problemas como edema, colapso vocal, rouquidão, afonia (perda total da voz) e até hemorragias nas cordas vocais.

– O uso constante da voz em grande intensidade, somado ao calor e à desidratação, torna essencial um processo de preparação vocal adequado – explica Valéria. – E não só apenas resistir. A voz precisa ter qualidades como corpo, brilho, volume, resistência e projeção.

As técnicas da especialista vão desde hidratação, nutrição e repouso até o monitoramento high-tech da qualidade vocal, utilizando softwares de análise perceptiva, usando fones de ouvido conectados à mesa de som para identificar falhas de vibração e evitar colapsos vocais.

MONITORAMENTO HIGH-TECH: A CIÊNCIA A SERVIÇO DA VOZ

O avanço das tecnologias de monitoramento vocal faz o trabalho de Valéria Leal cada vez mais preciso e eficiente. Identificando a possibilidade de algum problema, usam-se técnicas como laserterapia, crioterapia, vapor terapia e massagem drenante na laringe, garantindo que o cantor esteja em perfeitas condições para enfrentar mais uma noite de folia.

Mas Valéria Leal desenvolveu um protocolo exclusivo para o canto de longa duração e alta performance, pensando especialmente para o Carnaval e em grandes turnês. Esse método combina teoria e prática e proporciona não apenas resistência vocal, mas também a segurança, sem excessos ou riscos desnecessários.

– O Carnaval é um grande espetáculo e também uma verdadeira ópera elevada à milésima potência – compara a fono. – Os artistas precisam se preparar como atletas, buscando o equilíbrio entre o esforço físico e a preservação da voz. Este trabalho de preparação vocal é fundamental para garantir que todos possam cantar e se divertir com saúde durante a festa.

SOBRE VALÉRIA LEAL

Valéria Leal é uma das fonoaudiólogas mais renomadas do Brasil, graduada pela PUC de São Paulo em 1987, especializada em voz e preparadora vocal de artistas consagrados e novos talentos. Com mais de 28 anos de experiência, ela é autora de livros e artigos acadêmicos sobre o comportamento vocal e atuou como professora de Música e Canto aplicados à Fonoaudiologia. Além disso, tem certificação internacional pelos métodos LSVT e LMRVT, e desenvolveu um protocolo exclusivo de preparação vocal para cantores de alta performance, especialmente para o Carnaval.

Podcast edinhotaon/ Edno Mariano

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Geral21 horas ago

Instituto Vidança realiza Culminância do Projeto Vidança: A Dança da Vida

Prepare-se para um espetáculo que celebra a arte e a transformação! O evento reunirá centenas de pessoas no bairro Vila...

Famosos1 dia ago

Perfume Genius lança seu novo single “No Front Teeth”, com participação de Aldous Harding

(Foto: Cody Critcheloe) ASSISTA AO VIDEOCLIPE DA CANÇÃO AQUI O NOVO ÁLBUM, GLORY, CHEGA EM 28 DE MARÇO – RESERVE...

Famosos1 dia ago

Smith/Kotzen lançam o novo single “Black Light”

(Foto: PIPER FERGUSON) ASSISTA AO VIDEOCLIPE DA CANÇÃO AQUI Escute aqui. Adrian Smith e Richie Kotzen lançaram “Black Light”, o...

Famosos1 dia ago

Sérgio Britto reúne o melhor de sua carreira solo em coletânea com 13 faixas

O disco reúne o melhor dos cinco álbuns solo lançados pelo artista e ratifica o caminho que se propôs a...

Famosos1 dia ago

Rachel Reis leva show “Acústico da Sereiona” para o GRANDE TEATRO SESC PALLADIUM, em Belo Horizonte

No dia 21 de março, a artista baiana sobe ao palco para apresentar seus maiores sucessos com violão, congas e...

Business2 dias ago

Eduardo Amarante enfrenta desafios pessoais e profissionais

O renomado estilista mineiro Eduardo Amarante está travando uma batalha judicial contra o influente grupo La Moda, responsável por marcas...

Politica2 dias ago

Prefeita de Aracati, no Ceará, vai abrir as creches nas noites do carnaval para as mães que vão trabalhar como ambulantes

Roberta Bismarck, prefeita de Aracati, cidade litorânea do Ceará, vai abrir às crehches da cidade para garantir que os filhos...

Geral2 dias ago

Saladex realiza ação para incentivar a Alimentação Saudável!

A Saladex, marca que revolucionou a forma de comer bem em Fortaleza, continua a conquistar o paladar dos fortalezenses com...

Geral2 dias ago

Roberta de Bismarck, prefeita do Aracati, cidade litorânea do Ceará, quer abrir as creches da cidade nas madrugadas do carnaval para as mães que vão trabalhar como ambulantes

Em seu discurso, na última quarta-feira (19), na Sessão Ordinária que abriu os trabalhos oficialmente da Câmara Municipal de Aracati,...

Negócios3 dias ago

Imóveis de Alto Padrão em Maringá: Descubra com Augusto Ribeiro

Para quem busca imóveis de luxo em Maringá, o corretor Augusto Ribeiro é referência no segmento. Com um portfólio exclusivo,...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed