Barra
Connect with us

Tecnologia

Inteligência Artificial: inimigo ou aliado… Como usar IA para evitar o roubo de nossa identidade?

Published

on

● Nos últimos 12 meses, uma em cada quatro pessoas no mundo perdeu dinheiro devido a fraudes ou roubo de identidade.
● Nos Estados Unidos, ocorre um caso de roubo de identidade a cada 22 segundos.

Um estudo recente da Global Anti-Scam Alliance (GASA) e ScamAdviser revelou que 25,5% das pessoas no mundo perderam dinheiro devido a fraudes ou roubo de identidade nos últimos 12 meses. Isso significa que, em média, uma em cada quatro pessoas foi vítima de uma fraude. Os códigos que protegem as sessões bancárias online são vendidos na dark web por apenas US$ 60, evidenciando a urgente necessidade de tomar medidas contra esse tipo de fraude.

Nesse sentido, Carlos Chavarría, CEO e fundador da NAAT.TECH, a empresa global líder na implementação de soluções multibiométricas para combater fraudes, afirmou que a combinação de sistemas biométricos impulsionados por IA, como reconhecimento facial, de voz e de impressão digital, oferece um nível adicional de segurança ao autenticar a identidade de forma única e praticamente infalível, considerando que as perdas financeiras devido a esse tipo de crime totalizam US$ 1,026 trilhão. Isso representa 1,05% do PIB mundial.

Tecnologia com IA para combater fraudes

Para combater fraudes por roubo de identidade, a NAAT.TECH se aliou a instituições bancárias em países como o Brasil, para proteger o pix (sistema de pagamento digital que permite aos clientes transferir dinheiro entre contas bancárias ou pagar por bens e serviços instantaneamente).

A empresa oferece o NAAT.check, um serviço de dupla verificação que utiliza algoritmos para garantir transações confiáveis. Além disso, reforçou as soluções de validação biométrica em seguros, tanto para venda quanto para mudanças nas condições. Diante da crescente ameaça de fraudes por roubo de identidade, a empresa continua explorando soluções eficazes para proteger o patrimônio das pessoas e das instituições.

Nos Estados Unidos, a NAAT.TECH fornece ferramentas tecnológicas a um banco, permitindo que o mercado latino e mexicano localizado no Texas ou que deseje abrir contas nesse país possam validar sua identidade de forma segura. Isso beneficia os usuários, que podem obter taxas de juros e custos financeiros menores, e o banco, que se protege contra possíveis fraudes. Nos Estados Unidos, o roubo de identidade foi o segundo tipo de queixa mais comum relatado pelos consumidores em 2023 e representou 19% de todos os relatórios recebidos pela Comissão Federal de Comércio até o momento.

Assim, a IA ajuda as empresas a detectarem fraudes:

● Prevenindo problemas identificando padrões irregulares ou comportamentos fora do comum.
● Proporcionando uma avaliação mais precisa e rápida do risco associado a solicitações ou reclamações.
● Identificando atividades que poderiam indicar fraude, oferecendo uma camada adicional de segurança ao usuário e à empresa.
● Verificando a identidade dos usuários e garantindo que as informações fornecidas sejam válidas.
● Utilizando o processamento de linguagem natural (NLP) para processar formulários, e-mails e outros documentos.
● Proporcionando uma monitorização constante, permitindo a detecção precoce de qualquer atividade suspeita.
● Reduzindo a probabilidade de erros humanos ao automatizar tarefas repetitivas.

Assim, você pode se proteger contra fraudes. Use as seguintes ferramentas e não seja vítima de fraudes:

● Utilize autenticação multifatorial (MFA). A MFA é uma camada adicional de segurança que requer que os usuários forneçam duas ou mais formas de identificação para fazer login ou realizar uma transação. A IA pode ser usada para gerar códigos de autenticação, como códigos de uso único (OTP) enviados por SMS ou e-mail.
● Serviços de verificação de identidade. Estes geralmente utilizam uma combinação de métodos para verificar a identidade dos usuários, incluindo:
● Verificação de dados pessoais, como nome, endereço e data de nascimento, com bancos de dados públicos ou privados.
● Verificação de documentos, como carteira de identidade emitida pelo governo ou passaporte, com imagens ou bancos de dados de documentos autênticos.
● Use ferramentas de prova de vida da IA para verificar se a pessoa que está fazendo login ou realizando uma transação é uma pessoa real e não um robô. Alguns exemplos são:
● Testes de voz: esses testes exigem que o usuário fale uma frase ou responda a uma pergunta. A IA analisa a voz do usuário para determinar se é real.
● Testes de vídeo: esses testes exigem que o usuário grave um vídeo de si mesmo. A IA analisa o vídeo do usuário para determinar se é real.
● Testes de movimento: esses testes exigem que o usuário execute uma ação física, como piscar ou mover a cabeça. A IA analisa o movimento do usuário para determinar se é real.

Sobre o autor

Carlos Chavarría é Engenheiro em Sistemas de Computação, formado pela Universidade de Monterrey, no México. Empreendedor, inventor e participante destacado em Comitês de Educação Tecnológica, Cultura e Blockchain. Em 2005, fundou a NA-AT Technologies, empresa de origem mexicana com presença global, dedicada ao desenvolvimento de tecnologias multi biométricas, a empresa tem um market share de 74% do mercado mexicana, com soluções utilizadas em mais de 100 países, por mais de 500 empresas em todo o mundo.

Continue Reading
Advertisement

Tecnologia

Redes Cordiais e Agência Cuíca lançam guia de influência responsável para a COP30

Published

on

Publicação inédita oferece orientações estratégicas e combate à desinformação para influenciadores na cobertura do mais relevante evento climático mundial

Com a Conferência das Partes da ONU sobre o Clima (COP30) se aproximando e com a realização pela primeira vez no Brasil, em Belém, temas de ESG tomam conta da internet. Para contribuir com um debate pautado em dados e contra a desinformação, a Agência Cuíca e o Redes Cordiais juntaram esforços para lançar o “Guia de Influência Responsável para a COP30”. O material pode ser acessado aqui e pretende apoiar criadores de conteúdo e ativistas que querem cobrir ou falar sobre o maior evento climático do planeta de forma consciente, estratégica e aprofundada.

Para marcar o lançamento, as organizações farão um live no Instagram no dia 2 de julho às 19h (acompanhe em @redescordiais @lailazaid e @observatoriodoclima), com a participação da ativista e influenciadora climática Laila Zaid; da diretora-executiva do Redes Cordiais, Clara Becker; e do Petroleco, o mascote infiltrado pelo lobby dos combustíveis fósseis na Central da COP, uma iniciativa do Observatório do Clima que fala das mudanças climáticas como se falasse de futebol.

Influência com propósito: como comunicar a crise climática com responsabilidade

A COP30 vai reunir representantes de quase 200 países, ativistas, cientistas, políticos, empresários e movimentos sociais para o debate sobre o futuro do planeta. O guia destaca que a COP não é um evento de turismo ecológico ou uma “feira de ONGs”, mas sim um espaço de disputa política, econômica e narrativa, onde o rumo das políticas climáticas mundiais é decidido. “Se queremos que os interesses dos povos do hemisfério Sul, da Amazônia, das periferias e dos territórios estejam em jogo, esse espaço precisa ser ocupado com estratégia”, afirma Laila Zaid, da Agência Cuíca, que reúne influenciadores climáticos.

O conteúdo foi organizado com orientações claras e dicas práticas sobre o que é e o que não é pauta da COP, sobre o combate à desinformação e sobre como se desviar das críticas superficiais. A colaboração do Redes Cordiais trouxe uma seção sobre os perigos da desinformação, que funciona como uma ferramenta de guerra política, apelando para a emoção, atacando soluções climáticas e explorando algoritmos de redes sociais. O guia incentiva os influenciadores a desenvolverem “ceticismo emocional”, checando fontes, buscando informações em sites confiáveis e utilizando ferramentas de verificação.

“Estar na COP30 é um privilégio e uma responsabilidade. Mais do que registrar o crachá, é preciso mergulhar no que não está nos holofotes e oferecer informações confiáveis, diversas e relacionadas ao que afeta a vida das pessoas diretamente”, enfatiza Clara Becker, diretora-executiva do Redes Cordiais.

A publicação também destaca a importância de conectar o local ao global, aprofundar-se em recortes específicos, ouvir vozes locais contextualizadas, usar dados e fontes confiáveis, e comunicar com emoção e embasamento. A cartilha propõe ideias de conteúdo para influenciadores, como debates sobre justiça climática, petróleo na Margem Equatorial, desmatamento e agronegócio no Pará, mineração e mercúrio, e financiamento climático.

Para além da cobertura na COP 30

Para influenciadores que não puderem estar presentes na COP de Belém, a cartilha sugere traduzir os debates, pressionar lideranças políticas locais, fortalecer vozes amazônicas e periféricas e usar a plataforma para furar bolhas. O material ressalta que o conteúdo é coletivo e que ninguém faz tudo sozinho, incentivando a amplificação de vozes de base e a colaboração com organizações, coletivos e jornalistas.

O “Guia para influência responsável na COP30” é um convite para influenciadores se prepararem com profundidade, estratégia e comunicarem com informações baseadas em dados, transformando a COP30 em uma oportunidade histórica para o debate climático.

Continue Reading

Tecnologia

NOVA NO MERCADO, SUPER PIX CHEGA PARA REVOLUCIONAR O SETOR DE SORTEIOS ON-LINE E LEGALIZAR CAMPANHAS DIGITAIS

Published

on

Com sede no bairro do Brooklin, em São Paulo, a Super Pix surge como uma empresa inovadora especializada na realização de sorteios on-line e na legalização de campanhas promocionais, oferecendo segurança jurídica e respaldo técnico para influenciadores, afiliados e marcas.

Totalmente regulamentada, a Super Pix segue todas as diretrizes exigidas pelo Governo e pelas plataformas digitais, atuando com um objetivo claro: profissionalizar o setor de sorteios e regularizar iniciativas que hoje operam na informalidade.

A empresa conta com uma equipe técnica altamente qualificada, formada por profissionais com mais de 20 anos de experiência no mercado de marketing, publicidade e promoções. Este time é responsável por planejar e executar campanhas completas, oferecendo desde treinamentos, mentorias, gestão de tráfego pago até estratégias personalizadas para micro, médios e grandes influenciadores.

Além disso, a Super Pix oferece suporte completo para a homologação de campanhas promocionais, garantindo que cada ação esteja em conformidade com a legislação vigente. A proposta é simples e ambiciosa: transformar o cenário atual e promover um ambiente seguro, ético e lucrativo para todos os envolvidos no ecossistema dos sorteios on-line.

 

“Queremos ser referência em transparência e profissionalismo. A missão da Super Pix é trazer segurança para quem promove e credibilidade para quem participa,” afirma a diretoria da empresa.

A Super Pix chega ao mercado com o propósito de inovar e liderar uma nova era de campanhas promocionais legais, eficazes e transformadoras.

Continue Reading

Geral

Servidor da UFC é selecionado para programa nacional de inovação com pesquisa sobre preservação de memória audiovisual

Published

on

Estudo quer impedir que a produção cultural e educativa das universidades públicas se perca e propõe um sistema para que qualquer pessoa possa acessar esse conteúdo online, de forma gratuita

Transformar a memória audiovisual universitária em acervo acessível e preservado digitalmente: essa é a missão da pesquisa do bibliotecário e mestre em Ciência da Informação Francisco Edvander Pires Santos, servidor da Universidade Federal do Ceará (UFC), recentemente selecionado para o programa Catalisa ICT, do Sebrae Nacional. A iniciativa apoia projetos com potencial de se tornarem soluções inovadoras para desafios sociais e econômicos.

A pesquisa de mestrado de Edvander Pires, defendida em 2018 no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC, propôs critérios e diretrizes para a gestão de imagens em movimento e acervos sonoros produzidos nas universidades federais, com base na atuação do bibliotecário como mediador e organizador da informação digital. A dissertação resultou em uma proposta de estruturação de um repositório audiovisual no software DSpace, tecnologia amplamente utilizada para preservação digital e acesso aberto. 

O trabalho parte de uma realidade comum nas instituições públicas: conteúdos valiosos, como documentários, videoaulas, podcasts e espetáculos artísticos, frequentemente ficam dispersos em mídias físicas, canais informais ou arquivos pessoais, sem garantia de preservação ou acesso público. A proposta de Edvander visa reverter esse cenário, oferecendo um modelo técnico e metodológico para organizar, catalogar e disponibilizar esse patrimônio, valorizando a memória institucional das universidades.

A dissertação teve orientação da Profa. Dra. Maria Giovanna Guedes Farias e coorientação do Prof. Dr. Luiz Tadeu Feitosa. Entre os ambientes de pesquisa analisados estão o Curso de Jornalismo, a Casa Amarela Eusélio Oliveira, o Programa UFCTV, a Rádio Universitária FM, a Biblioteca de Ciências Humanas e o Coral da UFC. O estudo também contribui com a perspectiva de acesso aberto ao conhecimento, um princípio fundamental da ciência contemporânea.

Para Edvander, o reconhecimento pelo programa Catalisa ICT amplia o alcance da pesquisa e reforça seu compromisso com a sociedade. “Preservar a memória audiovisual de uma universidade pública é preservar a história da própria sociedade. A cultura, a ciência e os debates que ocorrem nesses espaços impactam diretamente a vida das pessoas. Garantir o acesso a esse conteúdo é democratizar o conhecimento e reconhecer o valor do que produzimos como instituição pública”, afirma.

A seleção para o programa Catalisa ICT reconhece o potencial de impacto da pesquisa ao estimular a transformação de projetos acadêmicos em soluções tecnológicas e empreendedoras. Com apoio do Sebrae, Edvander deverá receber mentorias, capacitação e conexões com ecossistemas de inovação que podem viabilizar a aplicação prática do seu trabalho em outras universidades e instituições públicas.

O programa Catalisa ICT é uma iniciativa do Sebrae Nacional que conecta mestres e doutores ao setor produtivo, promovendo a transformação de pesquisas acadêmicas em negócios inovadores de base tecnológica. A seleção é realizada em nível nacional e inclui etapas de capacitação, mentorias e acesso a editais de fomento e mercado.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios9 horas ago

HUGO MARTELINHO DE OURO é referência em reparos automotivos de alta qualidade em Maringá e região

Quando o assunto é recuperar a estética de veículos com perfeição, o nome HUGO MARTELINHO DE OURO se destaca como...

Negócios10 horas ago

Advocacia além dos tribunais: a virada de Siglia Azevedo rumo à inovação no direito imobiliário

Especialista aposta na prevenção jurídica, atuação extrajudicial e mentoria para mulheres como pilares de uma trajetória que transformou a forma...

Negócios11 horas ago

Ciari Moreira Advogados anuncia a chegada de Bertrand de Solere como sócio e fortalece atuação com empresas europeias

Novo sócio contribui com experiência internacional e reforça o atendimento a clientes estrangeiros que operam no Brasil O Ciari Moreira...

Saúde11 horas ago

Saúde Digestiva em Alerta: doenças silenciosas crescem no Brasil e exigem atenção médica especializada

Distúrbios como refluxo, disbiose, gastrite e SIBO estão se tornando cada vez mais comuns e, muitas vezes, ignorados. Conversamos com...

Negócios12 horas ago

Sucesso leva inovação para a FIPAN com lançamento do app Alexy, o novo aliado da gestão na panificação

A Sucesso Inteligência Empresarial, referência em consultoria administrativa, marcará presença na edição deste ano da FIPAN — a maior feira...

Negócios12 horas ago

Sítio avaliado em R$ 20 milhões vai a leilão no Paraná com lance inicial de R$ 9 milhões

Um dos leilões mais esperados do ano no Paraná acontece no próximo dia 23 de julho, com a oferta de...

Negócios13 horas ago

Safra brasileira de café e laranja podem sofrer alterações, mas produtores enxergam novos caminhos

Produtores rurais enfrentam reajustes em commodities, mas buscam novas rotas e negociações para preservar custos e garantir mercado após anúncio...

Negócios20 horas ago

Tracker: nova versão do SUV mais vendido da Chevrolet é lançada em Salvador

  _Evento aberto ao público acontece na quinta-feira (17), a partir das 17h, na Columbia Chevrolet (Iguatemi)_ Fotos: Divulgação/ Grupo...

Entretenimento1 dia ago

Cantor Jefinho alcança mais de 2,5 milhões de views com vídeo espontâneo no Instagram

  _Alcance impressionante foi totalmente orgânico, sem impulsionamento_ Um bar, uma mesa e uma canção repleta de emoção. Foi nesse...

Entretenimento1 dia ago

Chaline Grazik já havia previsto incêndio de grandes proporções na Bélgica

  Na manhã desta terça-feira (16/07/2025), um incêndio de grandes proporções atingiu o palco principal do festival Tomorrowland, em Boom,...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed