Barra
Connect with us

Business

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA ERA DIGITAL por Ana Chaves

Published

on

Estamos vivendo a frente de uma realidade onde somos bombardeados por uma enxurrada de informações e com isso somos muito estimulados, mas como gerir nossas emoções? É nesse ponto que se torna importante e necessária a inteligência emocional. E o que que seria ter inteligência emocional? De maneira suscinta nada mais é do que o equilíbrio entre a razão e a emoção gerando a capacidade de lidar com as intempéries da vida de forma saudável e produtiva.

Acordo, durmo, no decorrer do dia, são incessantes as notificações do smartphone. Atualizar as redes sociais que vivem um constante bombardeio de informações e notícias. Manter o fluxo constante de e-mails que precisam ser lidos e respondidos. Cansa só de pensar! Imagine como está a mente de milhares de pessoas que vivem nesse ambiente avassalador? Diante desse cenário torna-se impossível encontrar qualidade de vida sem que você busque a inteligência emocional transformando-a em um guia para sua vida.

Mas, por que a inteligência emocional é tão importante? Pois ela não só nos ajuda na compreensão das nossas emoções, bem como na gestão delas. Com ela nos tornamos mais seletivos em relação ao universo tão vasto de informações que estão ao nosso redor.

O ponto de partida é desenvolver a consciência emocional que nada mais é do que o reconhecimento das emoções que sentimos ao consumir determinadas informações. Quando identificamos sentimentos de estresse, ansiedade, frustração, medo e muitos outros, é indicado começarmos o processo de gestão emocional, tomando conhecimento das reações.

No mundo onde a tecnologia trouxe inúmeros benefícios para nossas vidas e que nos mantêm constantemente conectados, estabelecer limites torna-se vital. Este nos permite definir o que queremos ver e até que horário devemos ir, pois reservar momentos para desconectar deve ser uma prioridade, reduzindo assim a sobrecarga de estímulos digitais.

Em um cenário onde a tecnologia muitas vezes dita o ritmo, a inteligência emocional surge como uma ferramenta essencial para enfrentar essa avalanche de informações. Reconhecer as nossas emoções, estabelecendo limites e manter a consciência latente das suas emoções são práticas que ajudam a manter a sanidade mental. Incorporar a inteligência emocional a nossa vida, pode transformar o “caos digital” em uma experiência gerenciável, prazerosa, construtiva, equilibrada e que permita que a conectividade entre bem-estar emocional, físico e espiritual esteja em conformidade.

Quando falamos da inteligência emocional, a qual já definimos brevemente acima, vemos a automação no ambiente corporativo de processos como Big Data e computação cognitiva, na qual permite-se que máquinas aprendam (Learning-Machine), nesse ponto a inteligência emocional passa a ser mais valorizada do que o QI (Coeficiente de Inteligência) dos colaboradores.

A transformação digital não é uma aceitação massiva de novas tecnologias, mas uma revolução digital no ambiente de negócios e na mentalidade das pessoas não sendo restrito apenas à área profissional, mas a sociedade como um todo.

Segundo um relatório que foi divulgado para Universidade Singularty: “A Inteligência Emocional é considerada como uma base estrutural do desenvolvimento de qualquer outra habilidade social e que só através dela é possível desenvolver:

  1. Pensamento crítico e resolução de problemas;
  2. Colaboração e liderança por influência;
  3. Agilidade e adaptabilidade;
  4. Iniciativa e empreendedorismo;
  5. Comunicação assertiva;
  6. Avaliação e análise de informações;
  7. Curiosidade e imaginação e;
  8. Visão e estratégia.”

É interessante estarmos atentos ao fato de que o ambiente corporativo está caminhando para que as máquinas façam a maior parte das suas operações repetitivas e elas indicarão muitas vezes as melhores soluções de negócios, mas as mesmas não têm o sentir humano e com isso os colaboradores terão que buscar outras maneiras de se sentirem satisfeitos com o trabalho como por exemplo situações como ajudar os colegas e clientes a vencer seus desafios, controlar suas emoções no que tange ao fato de uma solução dada por uma máquina sobre determinado assunto for aceita pela maioria, contrária a sua, saber que é necessário se reciclar constantemente para não se perder com essa avalanche.

Nesse cenário é fundamental aprender e tomar consciência de como o cérebro está programado para responder a sentimentos como satisfação, frustração, ansiedade e muitos outros. Nesse contexto vemos de forma pulsante a importância a inteligência emocional, visto que à medida que você conhece os seus instintos emocionais de resposta aos desafios faz-se possível o controle e análise racional das suas atitudes.

Concluímos então que a transformação digital de uma empresa é muita mais abrangente do que se imagina pois é fundamental trabalhar a inteligência emocional da equipe antes até de implantar quaisquer projetos tecnológicos.

Está aí um grande desafio para os executivos pois indica-se que seja prudente que o crescimento da empresa no mundo digital deva estar atrelado a gestão das emoções da equipe, para com isso estarem aptos a tomar decisões difíceis e superar a barreiras.

Todos esses desafios só serão superados com inteligência emocional.

Continue Reading
Advertisement

Business

Empresária destaca: planejar o ano é o primeiro passo para um 2026 com leveza, clareza e resultados

Published

on

Para a especialista em gestão de projetos Ana Laura Lobo, planejar é o que transforma boas intenções em resultados reais, e pode ser mais simples do que parece

 

Quando um novo ano começa, é comum ver empreendedoras e criadoras de conteúdo cheias de energia, listas de metas e promessas de mudança. Mas, poucas semanas depois, a rotina atropela, a organização se perde e aquela empolgação dá lugar à sensação de estar sempre ocupada, sem realmente avançar.

Para a empresária e especialista em gestão de projetos Ana Laura Lobo, o segredo para quebrar esse ciclo está em uma palavra: planejamento. “Planejar não é controlar, é criar consciência. É o que conecta seus sonhos às ações que realmente te aproximam deles”, afirma.

Com anos de experiência ajudando empresas e profissionais a estruturarem seus negócios, Ana Laura reforça que o planejamento estratégico é o que diferencia quem vive apagando incêndios de quem avança com propósito e clareza. “Sem plano, tudo é urgência. Com plano, cada escolha tem direção.”

Segundo ela, planejar o ano não precisa ser algo burocrático ou pesado, pelo contrário. “O planejamento é o mapa do seu negócio. Ele te mostra onde você está, para onde quer ir e o que precisa fazer para chegar lá. Quando você coloca suas metas no tempo certo, o caminho fica mais leve e possível.”

À frente da ALL Gestão & Projetos, focada na administração de negócios digitais, e da marca Ana Laura Lobo®, dedicada a formações e consultorias, ela já coordenou mais de 170 empresas, impactou 1.300 alunas em mais de 25 países e validou sua metodologia em mais de 230 negócios reais.

 

Ana Laura Lobo

 

Toda essa experiência reforça sua crença de que o planejamento não é apenas uma ferramenta de gestão, é uma forma de liberdade. “Quem planeja, decide com mais clareza. Sabe quando agir, quando esperar e quando mudar a rota sem perder o rumo”, explica.

Ana Laura também chama atenção para um dado relevante que 34% dos empreendedores do país são mulheres, segundo o Sebrae. Esse crescimento reflete uma força feminina cada vez mais presente no mercado digital, mas também evidencia o desafio da sustentabilidade dos negócios. “A mulher empreende porque precisa, mas continua porque acredita. O digital abriu espaço, mas é o planejamento que garante consistência e crescimento real”, ressalta.

Para ela, 2026 é o momento ideal para repensar a forma de trabalhar  com menos improviso e mais estratégia. “Planejar o ano é escolher o que merece o seu tempo e a sua energia. É parar de viver no automático e começar a construir resultados que façam sentido.”

Se você ainda não começou a se planejar, um bom ponto de partida é listar suas metas principais e transformá-las em projetos com prazos e responsáveis. Depois, revise mensalmente o que deu certo e o que precisa de ajuste. Planejar é um processo contínuo, não um evento único.

 

Ana Laura Lobo

 

Planejar o ano também é um ato de autocuidado. Quando você coloca no papel o que realmente importa, aprender a dizer não para o que te sobrecarrega e sim para o que te faz crescer com leveza.

 

“O caos não é método. Planejamento é liberdade.” Completa Ana Laura. 

 

Saiba mais:
analauralobo.com.br
@analauralobo

Continue Reading

Business

Cialne recebe o Prêmio Empresas que Cuidam 2025 e destaca o programa voltado à qualidade de vida no trabalho

Published

on

Pela primeira vez, o Programa de Qualidade de Vida do Trabalhador (QVT), da companhia de alimentos, é reconhecido e conquista o 1º lugar na categoria Empresas Cliente de Grande Porte pelo cuidado com a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

Na noite desta quarta-feira, 12, no auditório do BS Design Corporate Towers, a Unimed Fortaleza promove a 3ª edição do Prêmio Empresas que Cuidam, em uma cerimônia que reúne as oito empresas finalistas para celebrar e reconhecer aquelas que se destacam na implementação de ações inovadoras voltadas ao cuidado e ao bem-estar no ambiente corporativo cearense.

A Cialne conquista o 1º lugar na categoria Empresas Cliente de Grande Porte com o case QVT – Qualidade de Vida do Trabalhador, uma iniciativa criada em 2021 com o propósito de promover saúde, cuidado e bem-estar a todos os colaboradores de todas as unidades. Desde então, o programa evolui continuamente, ampliando o escopo das ações para contemplar o cuidado com a saúde física, mental e emocional, o bem-estar social e a gestão de doenças crônicas. O programa abrange acompanhamento médico, práticas de atividade física, apoio psicológico e campanhas de prevenção à saúde.

Para a Cialne, o prêmio representa não apenas um reconhecimento externo, mas também a confirmação de uma cultura corporativa que valoriza o cuidado com quem faz o trabalho acontecer todos os dias. Além disso, a companhia celebra a indicação de Socorro Viana, que figura entre as finalistas do prêmio Profissional de RH do Ano, dentro da mesma premiação. Essa categoria reconhece gestores e práticas que se destacam por promover ambientes de trabalho mais humanos, saudáveis e produtivos.

“O Programa de Qualidade de Vida do Trabalhador nasceu de um diagnóstico dentro da Cialne: para sustentar o crescimento da companhia, precisávamos cuidar integralmente das pessoas, fisicamente, mentalmente, emocionalmente e socialmente. Antes do programa, já víamos uma necessidade de integrar iniciativas de saúde de forma contínua. A virada de chave foi entender que não se tratava de ações pontuais, mas de cultura.

Assim surgiu o QVT, estruturado em pilares sólidos que envolvem prevenção, saúde mental, bem-estar social e acompanhamento de doenças crônicas. O programa evoluiu de forma consistente: começamos com ações de saúde física e alimentação saudável, avançamos para apoio psicológico e campanhas de conscientização, ampliamos práticas sociais e, mais recentemente, incorporamos tecnologia, check-ups anuais e telemedicina.

Essa evolução constante permitiu transformar o cuidado em rotina, não em evento. Os resultados mostram o impacto direto na vida das pessoas e no negócio: eNPS em alta, adesão crescente, 100% de participação no programa de saúde mental, redução do turnover e melhorias evidentes no clima e no sentimento de pertencimento, evidenciado no posicionamento no ranking GPTW.

Hoje vemos colaboradores mais saudáveis, engajados e conectados com o propósito da empresa. Ser reconhecida no Prêmio Empresas que Cuidam 2025 reforça que, quando colocamos as pessoas no centro, o desempenho e a sustentabilidade vêm como consequência. O QVT representa exatamente isso: nosso jeito de cuidar.”, afirma Socorro Viana, Gerente de Gente & Gestão da Cialne.

Com trajetória marcada pela dedicação à gestão de pessoas e à qualidade de vida dos colaboradores, a Gerente de Gente & Gestão lidera programas internos que fortalecem o bem-estar e o engajamento das equipes, consolidando a Cialne como uma companhia de alimentos que investe no desenvolvimento humano como estratégia de crescimento e expansão.

O reconhecimento chega em um momento de consolidação da Cialne como uma das companhias mais admiradas para se trabalhar no Estado do Ceará. A empresa também integra o ranking Great Place to Work® Ceará 2025, ocupando o 5º lugar na categoria Empresas de Grande Porte, que reconhece as melhores práticas de gestão e clima organizacional do mercado local.

SOBRE A CIALNE

Com quase 60 anos de história, a Cialne é referência no setor de alimentos nas regiões Norte e Nordeste e, recentemente, também no Sudeste, após a aquisição da Granja São José, em São Paulo. A companhia de alimentos é líder na avicultura, fornecendo a genética Aviagen Ross® e atuando na produção e comercialização de ovos férteis, pintinhos de um dia e frangos de corte. Além disso, opera na agroindústria, produzindo rações para aves e bovinos.

Atualmente, a Cialne conta com cerca de 1.227 colaboradores diretos, distribuídos em Fortaleza e Região Metropolitana (Aquiraz, Guaiúba, Paracuru, Paraipaba, Maranguape e São Gonçalo do Amarante), além da unidade de Ubajara e, em breve, de uma granja de avós em Pentecoste, ao investir cerca de R$ 54 milhões, que vai gerar mais de 65 empregos diretos no interior do estado. A Cialne também possui operações nos estados do Maranhão, São Paulo e Minas Gerais.

A companhia segue avançando na expansão e no crescimento do mercado avícola no agronegócio brasileiro, com a projeção de faturar R$ 1 bilhão apenas no Ceará, na área da avicultura, e ampliar para 1.300 o quadro de funcionários em 2025. Atualmente, a Cialne é a única do Norte e Nordeste que possui granjas de avós especializadas na geração de pintos matrizes de pescoço pelado adaptado para o clima quente. Ao todo, conta com 35 unidades de produção, 15 integrados e uma produção aproximada de 74 milhões de quilos de frango de corte por ano.

SERVIÇO

Cialne – Companhia de Alimentos do Nordeste

Endereço: Av. Presidente Costa e Silva, 2067 – Mondubim, Fortaleza/CE – 60761-505

Telefone: (85) 3477-2700

Site: www.cialne.com.br

E-mail: sac01@cialne.com.br

Vagas de emprego: cialne.gupy.io

Instagram: @cialne

LinkedIn: Grupocialne

 

Continue Reading

Business

Gamethon desafia estudantes a criarem jogos inéditos em um único dia

Published

on

Evento reúne escolas do Rio de Janeiro em competição criativa que mistura tecnologia, aprendizado e diversão, com premiação e programação online aberta ao público

O Gamethon chega para movimentar as escolas com criatividade, tecnologia e muita diversão! Projeto realizado pela EGP Brasil com incentivo da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura do ISS e com patrocínio da ICTSI reúne estudantes em um grande desafio: criar, em apenas um dia, um jogo inédito baseado em um tema surpresa, revelado apenas no momento da competição. 

 

No dia 5 de novembro, a Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro será o palco onde cada escola se transforma em um time, apresentando seus games a uma banca de jurados que avaliará critérios como criatividade, jogabilidade e conexão com o tema.

 

Antes da grande final, os participantes passarão por algumas fases preparatórias dentro das próprias escolas, que também servem como etapa classificatória. Nesse esquenta, haverá palestras em formatos dinâmicos, rodas de conversa, bate-papos e atividades práticas que apresentam os games como ferramenta de transformação social e de oportunidades para jovens das periferias.

 

Após o dia da competição, a programação segue no ambiente virtual. No dia 7 de novembro, pelo canal oficial do evento no YouTube, será revelado o nome das três equipes campeãs. A transmissão contará também com palestras online de profissionais da área de games, tecnologia e criatividade, além de bate-papos interativos sobre temas como “Trampo Nerd: dá pra viver de games e tecnologia?”, “Favelas Imaginadas: como criar personagens e histórias inspiradas na quebrada” e “Gamer Raiz, Gamer Pro: o caminho do Free Fire ao trampo real”.

 

“O Gamethon é, ao mesmo tempo, competição e oportunidade de aprendizado. Mais do que desenvolver jogos, os participantes têm a chance de mostrar talento, trocar ideias, aprender na prática e se inspirar com novas possibilidades para o futuro no mundo da tecnologia. Ao mesmo tempo, plantamos uma semente de curiosidade e motivação em estudantes de escolas públicas, que muitas vezes têm acesso limitado a esse tipo de conhecimento, abrindo portas para novas perspectivas e sonhos”, destaca Marianna Muniz, da EGP Brasil e coordenadora do Projeto.

 

A premiação promete animar ainda mais a disputa. Os vencedores irão ganhar medalhas de ouro, prata e bronze, além de premiações atrativas voltadas para a área de tecnologia, cultura e interatividade. Para quem acompanhar a programação online, haverá ainda o sorteio e premiações atrativas de acordo com o perfil do aluno.

 

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Business31 minutos ago

Empresária destaca: planejar o ano é o primeiro passo para um 2026 com leveza, clareza e resultados

Para a especialista em gestão de projetos Ana Laura Lobo, planejar é o que transforma boas intenções em resultados reais,...

Geral12 horas ago

Zé Felipe posta foto abraçado com sogra no aniversário de Ana Castela

O cantor Zé Felipe surpreendeu a namorada, Ana Castela, ao viajar de madrugada para Londrina, no Paraná, para celebrar o...

Geral2 dias ago

Gusttavo Lima promete dar cavalo de presente a fã mirim

Durante uma apresentação repleta de emoção em Ponta Grossa (PR), na noite de sexta-feira (14), o cantor Gusttavo Lima protagonizou...

Geral2 dias ago

Zé Felipe salva o filho de ataque de formigas durante passeio na Fazenda Talismã

Na tarde de sexta-feira (14), um momento de susto acabou se transformando em registro divertido nas redes sociais. O cantor...

Geral2 dias ago

SBT celebra os 43 anos da estreia do programa ‘Viva a Noite’

O SBT está pronto para transformar a sexta-feira em uma viagem nostálgica ao passado. O clássico “Viva a Noite”, um...

Negócios3 dias ago

Game Fix Jundiaí: Sua Loja Gamer de Confiança para Consoles e Jogos

A referência gamer que conquistou Jundiaí Se você está procurando consoles e jogos com procedência, garantia e atendimento especializado, a...

Negócios3 dias ago

Melhor escritório e advocacia em Goiânia Braga e Barbosa: auxílio-doença negado? resolvemos com eficiência

O auxílio-doença é um benefício essencial para trabalhadores temporariamente incapacitados, mas muitos enfrentam a frustração de terem seus pedidos negados...

Saúde3 dias ago

Dr. Ivan Rollemberg leva tour exclusivo de estética avançada para pacientes em Brasília

Referência nacional em harmonização facial anuncia agenda de atendimentos premium; Brasília recebe o especialista nesta segunda, 17/11 Democratizar o acesso...

Negócios3 dias ago

CFO que transformou finanças em inteligência: a trajetória de Alessandro Ferreira

Executivo alia finanças e tecnologia para impulsionar a eficiência e a rentabilidade da Sorocaba Refrescos, transformando dados em resultados. A...

Negócios3 dias ago

Contratos regulados ganham protagonismo e trazem novos desafios para o setor público

Especialista alerta que falta de governança e atualização contratual pode comprometer eficiência e segurança jurídica dos serviços públicos A busca...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed