Barra
Connect with us

Business

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA ERA DIGITAL por Ana Chaves

Published

on

Estamos vivendo a frente de uma realidade onde somos bombardeados por uma enxurrada de informações e com isso somos muito estimulados, mas como gerir nossas emoções? É nesse ponto que se torna importante e necessária a inteligência emocional. E o que que seria ter inteligência emocional? De maneira suscinta nada mais é do que o equilíbrio entre a razão e a emoção gerando a capacidade de lidar com as intempéries da vida de forma saudável e produtiva.

Acordo, durmo, no decorrer do dia, são incessantes as notificações do smartphone. Atualizar as redes sociais que vivem um constante bombardeio de informações e notícias. Manter o fluxo constante de e-mails que precisam ser lidos e respondidos. Cansa só de pensar! Imagine como está a mente de milhares de pessoas que vivem nesse ambiente avassalador? Diante desse cenário torna-se impossível encontrar qualidade de vida sem que você busque a inteligência emocional transformando-a em um guia para sua vida.

Mas, por que a inteligência emocional é tão importante? Pois ela não só nos ajuda na compreensão das nossas emoções, bem como na gestão delas. Com ela nos tornamos mais seletivos em relação ao universo tão vasto de informações que estão ao nosso redor.

O ponto de partida é desenvolver a consciência emocional que nada mais é do que o reconhecimento das emoções que sentimos ao consumir determinadas informações. Quando identificamos sentimentos de estresse, ansiedade, frustração, medo e muitos outros, é indicado começarmos o processo de gestão emocional, tomando conhecimento das reações.

No mundo onde a tecnologia trouxe inúmeros benefícios para nossas vidas e que nos mantêm constantemente conectados, estabelecer limites torna-se vital. Este nos permite definir o que queremos ver e até que horário devemos ir, pois reservar momentos para desconectar deve ser uma prioridade, reduzindo assim a sobrecarga de estímulos digitais.

Em um cenário onde a tecnologia muitas vezes dita o ritmo, a inteligência emocional surge como uma ferramenta essencial para enfrentar essa avalanche de informações. Reconhecer as nossas emoções, estabelecendo limites e manter a consciência latente das suas emoções são práticas que ajudam a manter a sanidade mental. Incorporar a inteligência emocional a nossa vida, pode transformar o “caos digital” em uma experiência gerenciável, prazerosa, construtiva, equilibrada e que permita que a conectividade entre bem-estar emocional, físico e espiritual esteja em conformidade.

Quando falamos da inteligência emocional, a qual já definimos brevemente acima, vemos a automação no ambiente corporativo de processos como Big Data e computação cognitiva, na qual permite-se que máquinas aprendam (Learning-Machine), nesse ponto a inteligência emocional passa a ser mais valorizada do que o QI (Coeficiente de Inteligência) dos colaboradores.

A transformação digital não é uma aceitação massiva de novas tecnologias, mas uma revolução digital no ambiente de negócios e na mentalidade das pessoas não sendo restrito apenas à área profissional, mas a sociedade como um todo.

Segundo um relatório que foi divulgado para Universidade Singularty: “A Inteligência Emocional é considerada como uma base estrutural do desenvolvimento de qualquer outra habilidade social e que só através dela é possível desenvolver:

  1. Pensamento crítico e resolução de problemas;
  2. Colaboração e liderança por influência;
  3. Agilidade e adaptabilidade;
  4. Iniciativa e empreendedorismo;
  5. Comunicação assertiva;
  6. Avaliação e análise de informações;
  7. Curiosidade e imaginação e;
  8. Visão e estratégia.”

É interessante estarmos atentos ao fato de que o ambiente corporativo está caminhando para que as máquinas façam a maior parte das suas operações repetitivas e elas indicarão muitas vezes as melhores soluções de negócios, mas as mesmas não têm o sentir humano e com isso os colaboradores terão que buscar outras maneiras de se sentirem satisfeitos com o trabalho como por exemplo situações como ajudar os colegas e clientes a vencer seus desafios, controlar suas emoções no que tange ao fato de uma solução dada por uma máquina sobre determinado assunto for aceita pela maioria, contrária a sua, saber que é necessário se reciclar constantemente para não se perder com essa avalanche.

Nesse cenário é fundamental aprender e tomar consciência de como o cérebro está programado para responder a sentimentos como satisfação, frustração, ansiedade e muitos outros. Nesse contexto vemos de forma pulsante a importância a inteligência emocional, visto que à medida que você conhece os seus instintos emocionais de resposta aos desafios faz-se possível o controle e análise racional das suas atitudes.

Concluímos então que a transformação digital de uma empresa é muita mais abrangente do que se imagina pois é fundamental trabalhar a inteligência emocional da equipe antes até de implantar quaisquer projetos tecnológicos.

Está aí um grande desafio para os executivos pois indica-se que seja prudente que o crescimento da empresa no mundo digital deva estar atrelado a gestão das emoções da equipe, para com isso estarem aptos a tomar decisões difíceis e superar a barreiras.

Todos esses desafios só serão superados com inteligência emocional.

Continue Reading
Advertisement

Business

Comunicadora de Piracicaba Recebe Medalha de Mérito Legislativo na Câmara Municipal

Published

on

(A comunicadora Luciana Paula discursa e emociona a todos)

Na última quarta-feira (4), a comunicadora, radialista, escritora e colunista social Luciana Paula Simões Evangelista foi agraciada com a Medalha de Mérito Legislativo em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Piracicaba. A homenagem, proposta pelo vereador Sérgio da Van (PRD), reconhece os 30 anos de contribuição de Luciana à comunicação e ao desenvolvimento social da região.

“Sua trajetória vai muito além dos microfones. Luciana utiliza sua voz para inspirar, promover boas ações e transformar vidas. Essa medalha é um reconhecimento ao impacto social de seu trabalho,” declarou o vereador, emocionando o público presente.

Luciana Paula recebe Medalha de Mérito Legislativo do vereador Sérgio da Van

Família e amigos celebram a trajetória de superação
O evento reuniu familiares, amigos, autoridades e convidados, que se emocionaram com a história de superação e autenticidade da comunicadora. A futura primeira-dama de Piracicaba, Valkíria Callovi, representando o prefeito eleito Helinho Zanatta, destacou: “Luciana é uma inspiração para tantas mulheres e tem contribuído significativamente para nossa região.”

Representando o deputado estadual Alex Madureira, a assessora parlamentar Miriam Ferreira Melo ressaltou o papel de Luciana como referência na comunicação e na valorização da comunidade.

Autoridades trouxeram saudação a homenageada

Reconhecimento e gratidão
Em seu discurso, Luciana dedicou a honraria a Deus, à família e à memória de sua mãe, Maria Aparecida de Paula Simões. “A comunicação é meu propósito de vida. Essa medalha celebra não apenas meu trabalho, mas o amor e a seriedade com que exerço minha missão.”

Luciana ao lado do marido Kaléu e da filha Mariah

Uma noite de homenagens e música
A cerimônia foi abrilhantada por apresentações musicais. A cantora Kelly Muller emocionou com a canção “Autor da Vida”, e Kaléu Evangelista Silva Simões, marido da homenageada, encantou com “Deus de Promessas”.

A Medalha de Mérito Legislativo reafirma o papel de Luciana Paula como uma das vozes mais respeitadas de Piracicaba e do Estado de São Paulo. Reconhecida nacionalmente por seu trabalho em rádio, televisão e portais renomados, Luciana mantém a humildade e a generosidade que a aproximam do público, atendendo a todos com carinho e atenção.

Continue Reading

Business

JEECLER SAI DE R$2 MILHÕES DE FATURAMENTO EM 2023 PARA R$131 MILHÕES EM 2024 E CRESCE 6.450% EM APENAS 1 ANO

Published

on

Joias exclusivas e numeradas, complexidade de acesso, listas VIPs com público “Triple A”, locais luxuosos, preços altos, mistério e muito mais. Qual seria a “receita” de sucesso da Jeecler?.

“Antes da marca dar certo, ela quase faliu”, comentou o CEO e Fundador da Jeecler, Joalysson Conrado. 

“Fundei a empresa oficialmente em março de 2023, apostando no Omnichannel (escritório de atendimento com hora marcada, e-commerce, redes sociais etc.) e contratei profissionais experientes, com salários altos. Após alguns meses, nenhuma venda e, a pergunta que muitas pessoas me faziam, começava a fazer sentido: ‘Conrado, como é que você pensa em vender alianças de mais de 100 mil reais, com uma marca nova, para um público super exigente?’ Nesse meio tempo, quatro investidores me procuraram, oferecendo alguns milhões de reais em troca de um percentual da empresa, mas, além de se tratar de grandes ‘players’ (um perigo para o meu futuro na cia.), todos queriam 50% do “bolo”. Disse ‘não’ para todos e tive que tomar uma decisão difícil: demitir o time inteiro. 

Costumo dizer que em meio ao caos o ser humano se torna mais criativo e performa acima da média. E foi em meio ao caos que tive a ideia de realizar o primeiro evento, no dia 6 de junho de 2023, em Belo Horizonte. Apresentei apenas um modelo de alianças (Hera), uma edição limitada a apenas 16 pares, com um sistema exclusivo e patenteado que chamamos de ‘Versy’, que possibilita a desmontagem e montagem das alianças para inserção de acessórios. Faturamos neste evento 2 milhões de reais, validei um modelo de negócio que ninguém estava fazendo e comecei a pensar em melhorias para os próximos eventos, que só aconteceriam quase 1 ano depois, a partir do dia 28 de maio de 2024. Só este ano foram 10 eventos e, cada um, foi uma oportunidade de melhorar detalhes e, claro, realizar ‘testes’, como foi o caso dos leilões, com joias super exclusivas e que impulsionaram muito a receita da companhia. Outro ‘teste’ foi o Jeecler Private Club. Percebemos que o comportamento do consumidor de luxo mudou: eles querem exclusividade na essência, produtos realmente únicos. 

Durante um dos eventos, um convidado comentou comigo: ‘Conrado, as joias são lindas, mas tenho uma edição limitada da Lamborghini com apenas 250 unidades no mundo e, se eu pudesse, teria uma série limitada à uma unidade.’ Dias depois nascia o Jeecler Private Club, um novo negócio do grupo, exclusivo para clientes que compram nos eventos e para candidatos eleitos. Os membros do ‘Club’ têm acesso aos nossos designers e podem adquirir joias verdadeiramente personalizadas e únicas, com valor inicial de 200 mil reais. No ‘Club’ o céu é o limite!”, conta Conrado.  

A Jeecler criou uma nova forma de vender produtos de luxo, envolvendo seus convidados – a elite do país – em verdadeiras experiências, regadas a joias limitadas e numeradas, locais luxuosos, pratos assinados por Chefs de cozinha renomados, bebidas sofisticadas, privacidade (não é permitido entrar com celulares/câmeras nos eventos) e caridade. Parte da verba de todos os eventos é destinada a uma ONG.

O último evento do ano de 2024 aconteceu dia 03 de dezembro, no 6 estrelas Rosewood, único hotel brasileiro na lista dos 50 melhores do mundo. “Foi um evento especial e mais um ‘teste’. Todos os outros eventos que realizamos receberam 70 pessoas, este, recebeu 150 convidados e, também, patrocinadores. Foi um desafio para mim que, como fundador, preciso dar atenção aos convidados e representantes das empresas que nos apoiaram e para a Jeecler, pela complexidade organizacional envolvida. Mas o evento foi um verdadeiro sucesso: aprendemos muito e crescemos, vendemos muito (alianças e joias de leilão), recebemos novos membros no Jeecler Private Club, validamos um novo formato de evento e somamos com obras sociais que acreditamos”, contou Joalysson Conrado. 

Quais os planos para 2025?

“Iremos aumentar o número de eventos e realizar mais ‘testes’; inaugurar unidades próprias; iremos iniciar as vendas de novas unidades através da nossa vertical de expansão, que está sendo estruturada pela Auddas, referência em consultoria empresarial no Brasil; iremos lançar alguns negócios do nosso ‘roadmap’ e avançar em aquisições de empresas que fortalecem o grupo”, disse Conrado.   

Que conselho(s) pode dar para nossos leitores?

“Ouvi que a Jeecler não daria certo porque sou nordestino. Ouvi que é impossível vender produtos de ‘ticket alto’ sem uma marca ‘forte’. Ouvi que precisaria de ‘rios de dinheiro’ para o negócio dar certo. Ouvi que sem investidores com muita grana e influência a empresa iria falir em pouco tempo. Ouvi muitas coisas que faziam sentido e muitos absurdos, mas nunca esqueci que este foi o único negócio que me ajoelhei e convidei Deus para ser meu sócio. E nunca deixei de ouvir o que Ele me dizia: ‘não temas, Eu Sou contigo’!

Se posso deixar alguns conselhos, são: dê o seu melhor todos os dias, e isto envolve conhecimento, trabalho, fé e cuidado com a saúde física e mental. Seja resiliente, tudo passa. Tenha ‘porquês’, eles irão manter você na jornada quando você sentir vontade de desistir. Vai ser mais difícil do que você imagina, mas, se você perseverar, vai valer à pena. Faça com que 2025 seja o melhor ano da sua vida. Só depende de você”, finaliza Joalysson Conrado.

Continue Reading

Business

Empresa de São Paulo é eleita como a segunda melhor para se trabalhar

Published

on

IT Lean Recebe Certificação Great Place to Work

A empresa IT Lean, do grupo BGB, foi reconhecida como a segunda melhor empresa de tecnologia do país para se trabalhar por suas práticas de gestão de pessoas.

O Grupo BGB orgulhosamente anuncia que sua empresa de tecnologia, IT Lean, foi reconhecida como a segunda melhor empresa de tecnologia para se trabalhar no Brasil, segundo a Great Place to Work (GPTW). Essa premiação foi concedida na 19ª edição do ranking de melhores empresas de TI.

“Receber esse prêmio é uma honra. A IT Lean é um ambiente diverso, inclusivo e que valoriza todas as vozes. Agradeço aos nossos colaboradores por essa conquista”, afirma Ubirajara Padilha, CIO do Grupo BGB/IT Lean.

A certificação GPTW é resultado de uma rigorosa avaliação que considera fatores como: cultura organizacional, práticas de gestão de pessoas e satisfação dos colaboradores.

A IT Lean superou os critérios de seleção, demonstrando excelência no ambiente de trabalho, desenvolvimento de talentos e inovação.

Além disso, a empresa recebeu o prêmio de “Melhor Torcida” durante o evento. A IT Lean valoriza o ambiente diverso e o respeito às vozes de todos os colaboradores.

Participaram do processo 908 empresas, sendo selecionadas as 140 Melhores destas.

*Sobre o Grupo BGB*

O Grupo BGB é uma holding de Inovação e Tecnologia, que reúne empresas excepcionais, cada uma oferecendo o melhor em seu respectivo mercado. Juntas, essas empresas formam uma força inalcançável na busca incessante por inovação e tecnologia de ponta. Nossa proposta é conduzir o caminho na criação de soluções inovadoras que impulsionam o crescimento e o sucesso de nossos clientes. Ao reunir talentos e recursos de diferentes setores, construímos um ecossistema colaborativo que promove a excelência e a criatividade em todas as nossas operações. No coração do Grupo BGB está o compromisso com a excelência, a integridade e a inovação. As empresas parceiras do grupo estão na vanguarda de seus setores, impulsionando mudanças significativas e criando impacto positivo em suas comunidades e além.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Famosos30 minutos ago

Com foco em promover o Jogo Responsável, Luck.bet anuncia Caio Castro como seu novo embaixador

Pela primeira vez na carreira, ator firma acordo com uma empresa do ramo de betting Um dos principais nomes do...

Entretenimento36 minutos ago

Edição de 2024 do Maior Workshop de Felinos do Estado Roraima abordou temas importantes sobre a saúde dos Gatos

A quarta edição do Workshop de Felinos do Estado de Roraima aconteceu em 27 de Setembro de 2024, no Pronat...

Entretenimento51 minutos ago

Dra. Sandra Regina Explica os Benefícios da Dieta Mediterrânea no Tratamento do Lipedema

O lipedema é uma condição crônica que acomete principalmente mulheres, caracterizando-se pelo acúmulo desproporcional de gordura em regiões como pernas...

Negócios9 horas ago

Franquias: setor de alimentação cresce em 2024 e impulsiona mercado de delivery

ATW Delivery Brands se destaca como oportunidade de negócio rentável Dados recém-divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), apontam que...

Geral13 horas ago

Magic City promove dia de inclusão e diversão para pessoas com deficiência

Geral16 horas ago

Dani Maniá: Revelação no Prêmio Internacional Conecta e na Missão Empresarial

Dani Maniá, criadora da Terapia das Virtudes e do aclamado Oráculo das Virtudes, foi um dos grandes destaques da quarta...

Negócios17 horas ago

São Paulo ganha a maior horta urbana em vasos da cidade e alimentos orgânicos serão destinados à população

Com o objetivo de apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade, a iniciativa oferecerá aulas de agricultura urbana Foi inaugurada hoje...

WhatsApp Image 2024-12-10 at 16.44.46 WhatsApp Image 2024-12-10 at 16.44.46
Geral17 horas ago

Doce Transformação: A Trajetória de Juliana Guse e o Sucesso do Panetone Artesanal

A confeitaria é um universo onde criatividade e técnica se encontram, e poucos sabem explorar essa combinação tão bem quanto...

Saúde17 horas ago

Chega ao Brasil o segredo das celebridades para o corpo perfeito: AppleShot, o produto emagrecedor mais esperado do verão!

O verão chegou e, junto com ele, o produto que promete revolucionar a busca pelo corpo ideal: AppleShot! Direto dos...

Entretenimento17 horas ago

Maurício e Mauri, irmãos da dupla Chitãozinho e Xororó, lançam novo single pela Radar Records

A dupla Maurício e Mauri, acaba de lançar em todas as plataformas de música o novo single “Amaremos / Tenho...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed