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Interrupção da queda da Selic agrava cenário para o crédito

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Demanda registra queda de dois dígitos por seis meses e, para fazer frente ao cenário adverso, instituições buscam soluções tecnológicas que agregam dados alternativos e reduzem assimetria da informação

A tendência de contração do crédito tem se agravado nos últimos anos e com a recente interrupção nos cortes da taxa básica de juros (Selic), a situação tende a se agravar. Dados do Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC) demonstram que desde agosto de 2022, mês a mês a tendência é de queda quando o indicador é comparado com o mesmo intervalo do ano anterior. No período analisado até maio deste ano, somente 2 meses se mostram positivos: novembro de 2022 (+20%) e outubro de 2023 (+6%). Nos últimos seis meses, o INDC registrou queda da ordem de dois dígitos, sempre na comparação anual. Em abril, o recuo foi de 12%.

A oferta de recursos a empresários e pessoas físicas se tornou mais apertada por conta de fatores como juros altos e elevada inadimplência, que impactou os custos das instituições financeiras e fez com que os investimentos em publicidade se arrefecessem, impactando diretamente na demanda.

A manutenção da Selic em 10,5% foi mais um balde de água fria, pois sinalizou uma perspectiva de estabilização de taxas de juros em patamares mais altos. Segundo Claudia Cisneiros, diretora executiva do Ceape Brasil, o valor médio dos empréstimos só não registra um incremento maior por conta do conservadorismo das próprias instituições financeiras. “Buscamos evitar conceder empréstimos muito elevados e fazer com que a pessoa fique cada vez mais endividada, até porque muitos estão na informalidade e têm dificuldades em lidar com as finanças”, afirma.

Para crescer diante deste cenário a indústria de crédito precisa ir além da simples aprovação ou reprovação de contratos. É preciso adequar totalmente a oferta a cada candidato, personalizando ao máximo o produto, a taxa, o limite e outros itens, sem se esquecer da segurança na identificação dos solicitantes. Para isso, as instituições financeiras têm lançado mão da tecnologia.

Também direcionado a empresas, a PortData se enquadra numa aposta estratégica baseada na tendência de desintermediação e securitização de créditos por meio de modelos como FIDC, CRI, CRA, e CR. A tese é de que o crédito está passando para o mercado de capitais na forma pulverizada. Neste sentido, se tornam essenciais as ferramentas que facilitam o processo de análise de riscos jurídicos das empresas. A PortData permite centralizar e organizar o levantamento de documentos para uma análise preliminar de fatores de riscos, além de prover agilidade e facilidade na realização de tarefas antes manuais e repetitivas, como no caso da busca e emissão de certidões. Isso diminui significativamente o tempo despendido com auditorias jurídicas que levam, muitas vezes, semanas ou até meses para serem concluídas, reduz custos e possibilita que a equipe se dedique a análises mais importantes e efetivas para a entrega do parecer final ao cliente.

A sócia-fundadora da Port Louis, empresa criadora da PortData, Renata Soares, explica que realizar uma due diligence para saber se as garantias oferecidas pela empresa candidata a crédito são robustas sempre foi um processo custoso, pois é preciso obter muitas certidões negativas para evitar o risco de a garantia do empréstimo estar comprometida por determinado processo trabalhista ou fiscal contra a empresa. “Com a tecnologia, o processo de obtenção das certidões negativas e de eventuais processos com classificação preliminar de risco ocorrem de forma automatizada e estruturada, tornando a análise jurídica menos dispendiosa, mais rápida e assertiva e com mais segurança”, afirma.

Através do uso de Inteligência Artificial, a solução SmartMVC Neurotech  analisa o comprometimento financeiro e o poder aquisitivo dos clientes, utilizando dados do ecossistema B3 e do parceiro Quod para identificar os perfis mais propensos a receber e aceitar uma proposta de crédito no momento da avaliação.

O head de Produtos, Parcerias e Pré-vendas da Neurotech, Fabiano Yasuda, comenta que a ferramenta viabiliza a segmentação da carteira de clientes das instituições financeiras em características atribuídas ao consumidor como investidor, alavancado, controlado e impulsivo. “Esta separação permite saber quais são os melhores clientes da sua carteira olhando a tomada de crédito e os investimentos no mercado, tornando a tomada de decisão mais precisa e customizada quanto a manter o status atual do cliente, reduzir o comprometimento, rentabilizar, atrair, encantar, monitorar e fidelizar, entre outras possibilidades”, afirma.

Segundo ele, diante do cenário atual de crédito, o mercado precisa se preparar para lidar com uma onda gigante de dados não-estruturados de inúmeras fontes diferentes. “É preciso tornar estes dados palatáveis para que eles possam influenciar as decisões de forma assertiva. A Neurotech pretende ser esse grande sistema digestivo, unindo os três pilares: dados alternativos, capacidade analítica e produção de um modelo capaz de atender às necessidades das instituições”, explica.

Voltada para o público B2B, a solução de Módulo Crédito foi criada pela empresa especializada em auditoria e compliance fiscal Revizia e permite que as instituições financeiras tenham acesso a todas as informações da empresa solicitante do crédito em um só lugar, com um panorama detalhado dos riscos fiscais e contábeis, até análises gerenciais e financeiras completas, permitindo uma visão imediata da situação da empresa e da sua cadeia comercial.

“Em um número muito significativo de casos, as empresas buscam as instituições financeiras para solicitação de crédito com apenas um pen drive contendo informações desorganizadas e declarações cujos lastros são unicamente a assinatura de um contador. Isto exige que, para serem mais assertivos em suas decisões de conceder ou não o financiamento requisitado, os bancos, fintechs e outras instituições busquem cada vez mais tecnologias emergentes para conferir a veracidade daquelas informações de forma rápida e precisa junto aos órgãos oficiais de controle destes dados”, explica o CEO da Revizia, Vitor Alves.

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O Mercado terá duas edições especiais de Natal

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Tradicional feira carioca, reunirá mais de 100 expositores em dois finais de semana no Flamengo: dias 06 e 07, 13 e 14 de dezembro

Esqueça o Natal com neve e renas! O Mercado, feira que há 15 anos reúne criadores locais, decidiu apostar no clima tropical e no verão carioca para fazer sua última edição do ano. Ao todo serão mais de 100 artistas, designers, artesãos e estilistas divididos em dois finais de semana para atender ao público que busca por presentes criativos e looks para as festas. O evento acontecerá nos dias 06, 07, 13 e 14 de dezembro, de 11h às 19h, no Instituto de Arquitetos do Brasil, no Flamengo, RJ. Entrada gratuita!

As marcas participantes foram convidadas à criarem produtos inspirados no mar, então prepare-se para encontrar muitos peixes (estampa que é a tendência do verão 2026), biquínis, sereias, conchas e roupas fresquinhas.

Nem a árvore natalina ficou de fora! “Incentivamos os expositores a confeccionarem peixinhos para decorar a nossa árvore, cada um com sua técnica, de diferentes materiais. É uma forma de mostrar que, com criatividade, podemos fazer um Natal que nos representa melhor”, diz Clarissa, uma das produtoras da feira.

A curadoria também é carioca! Todas as marcas participantes são do estado do Rio, a maioria da capital, e apostam na bossa da cidade. “O Rio ferve no verão e o carioca ama essa época do ano. Trazer o mar como inspiração para a feira, incentivando produtos que realmente façam sentido para nós, é uma maneira de celebrar o nosso estilo de vida.” diz Je Muniz, também produtora. 

Se a busca for por presentes bacanas ou por acessórios para compor a mala de viagem de férias, pode ir que opções não vão faltar! Cosméticos naturais, velas aromáticas, bijuterias, óculos de sol, peças em madeira, cerâmica, objetos de decoração, almofadas, agendas, cangas, lenços, bolsas e roupas fazem parte do mix de produtos, todos feitos por marcas autorais. Mas, uma dica: muitas marcas mudam de um final de semana para o outro, então vale a pena repetir a visita se quiser ver tudo.

Para completar o passeio, o espaço conta com flash tattoo e uma charmosa área gastronômica. No cardápio opções artesanais frescas como pães, biscoitos, doces, antepastos, queijos, geleias e sanduíches.

A entrada é gratuita, pode levar o doguinho junto e não esqueça sua ecobag!

Serviço:

O MERCADO

Dias: 06, 07, 13 e 14/12

Horário: 11h às 19h

Local: Instituto de Arquitetos do Brasil – RJ

Endereço: Rua do Pinheiro, 10 – Flamengo

Classificação livre – Acessibilidade – Entrada gratuita – Pet Friendly

www.estilistasindependentes.com

www.instagram.com/estilistasindependentes 

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Negócios

Mega Polo aposta em aumento no movimento de compras e mantém funcionamento no período de Natal

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São Paulo, dezembro de 2025 – A chegada do Natal aquece o comércio do Brás, e o Mega Polo já registra um aumento expressivo no fluxo de clientes e pedidos. Tradicional polo atacadista da região, o empreendimento vem observando uma forte antecipação nas compras e a presença de lojistas de diversos estados. Revendedores e empreendedores têm ampliado seus volumes para garantir estoque durante a temporada mais movimentada do varejo.

O Mega Polo se tornou um dos principais centros de compras, negócios e conexões do Brás, e para esse ano, permanecerá aberto durante todo o período de festas, sem recesso de fim de ano. “Tomamos essa decisão, pois nessa época do ano acontece um aumento significativo na movimentação do empreendimento, impulsionado pelo aquecimento das compras de Natal e festas de final de ano, e atualmente conseguimos atender nossos clientes com roupas e acessórios, além de produtos para casa, desde cama, mesa e banho, eletrodomésticos, até ferramentas. Somos um shopping completo, realmente um polo de compras, capaz de atender as mais diversas demandas e necessidades.”, explica Antonio Almeida, Head de Marketing do Mega Polo.

Ao longo de 2025, o Shopping ampliou seu mix de marcas e segmentos, fortalecendo sua posição como destino estratégico para revendedores e compradores que atuam no setor de moda. Essa diversificação tem contribuído para o aumento do volume de negócios e para o fortalecimento da atividade comercial no Brás.

Apesar de o Mega Polo operar normalmente, o funcionamento das lojas será facultativo durante o período de festas, o que poderá resultar em algumas operações fechadas em dias específicos. A medida oferece flexibilidade aos lojistas, ao mesmo tempo em que mantém o acesso do público garantido.

Com o movimento aquecido, o mix fortalecido e a continuidade de funcionamento, o Mega Polo se consolida, mais uma vez, como um dos principais destinos na temporada natalina, apoiando empreendedores de todo o Brasil e contribuindo para o dinamismo econômico do bairro do Brás.

INFORMAÇÕES MEGA POLO

Horário de funcionamento:

  • segunda a quinta – 07h às 17h30;
  • sexta-feira – 08h às 17h;
  • Sábado – 07H às 17h;
  • domingo e feriados – 08h às 17h.

Endereço:

  • Rua Barão de Ladário nº 566/670 – Brás São Paulo/SP – CEP: 03010-000.

Redes Sociais:

 

 

 

Sobre o Mega Polo

Há 20 anos no mercado da moda atacadista brasileira e latino-americana, o Mega Polo é muito mais do que um shopping: é também uma referência em negócios de moda. Localizado no Brás, o maior e mais tradicional bairro de comércio de São Paulo, o Mega Polo reúne em um só lugar a melhor estrutura e as melhores opções de compras para você, lojista multimarca. Além das opções de compras, o Mega Polo conta com praça de alimentação, Live Center para transmissões e ativações de conteúdo, centro empresarial com parceiros de inovação digital, o Instituto NVM dedicado à capacitação profissional, e um hotel integrado com heliponto, oferecendo praticidade e estrutura completa para quem vem de outras cidades e estados.

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Estratégias de fidelização redefinem a concorrência no varejo farmacêutico

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Farmarcas mostra como a digitalização, as campanhas de engajamento e os programas de fidelidade estão impulsionando os negócios de seus associados

O perfil do consumidor do varejo farmacêutico mudou de forma significativa nos últimos anos. Para atender às novas demandas de consumo, as farmácias deixaram de ser apenas locais de vendas de medicamentos e passaram a ocupar também o papel de espaços de conveniência, bem-estar e relacionamento. Os clientes atuais buscam mais do que preços competitivos, eles querem ser reconhecidos e recompensados, além de demandarem experiências personalizadas.

Dados recentes confirmam essas mudanças de comportamento. O estudo CX Trends 2024 (Octadesk/Opinion Box) mostrou que 84% dos brasileiros afirmam participar de programas de fidelidade, indicando que benefícios recorrentes e comunicação contínua são fatores decisivos para a escolha do local onde os consumidores irão fazer suas compras.

No setor farmacêutico, essa tendência se reflete em um movimento cada vez mais voltado à fidelização e ao engajamento emocional. Segundo pesquisa do Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa, realizada com 4 mil consumidores em todo o país na saída das farmácias, 87% dos entrevistados afirmaram não comprar produtos no autosserviço sem o auxílio de um atendente. O dado evidencia o papel estratégico dos colaboradores na jornada de compra e a importância de investimentos em estratégias de relacionamento e atendimento personalizado no ponto de venda.

Nesse contexto, a digitalização tem sido uma grande aliada das redes, permitindo que dados de compra se transformem em relacionamento. “Em nosso mercado, é fundamental conhecer a frequência, o ticket médio, os canais preferidos e os gatilhos emocionais do cliente. Assim, conseguimos personalizar ofertas, lembrar a recompra e recompensar a constância”, explica Guto Zavarelli, Gerente de Marketing da Farmarcas, associação que reúne 11 redes de farmácias e mais de 1.700 lojas em todo o Brasil.

Sucesso em estratégia de fidelização

Como exemplo prático dessa estratégia de fidelização orientada ao comportamento do consumidor, a 8ª edição da promoção “Compra Bem que a Sorte Vem”, promovida pela Farmarcas, traduz em resultados concretos o poder de transformar promoções em relacionamento.

A iniciativa integra o Programa Fidelidade das redes associadas e aposta em uma mecânica simples, democrática e eficaz: a partir de R$ 1 em compras de produtos não medicamentosos o cliente ganha números da sorte, que se multiplicam a cada R$ 20 gastos. Nesta edição, que segue até 30 de janeiro de 2026, a campanha foi ampliada com vales-compras de R$ 500, um benefício que incentiva o retorno às lojas e fortalece o ciclo de recompra. Os prêmios principais incluem duas casas de meio milhão de reais e R$ 50 mil para o atendente da venda premiada, reforçando o elo entre consumidor, colaborador e rede, um dos diferenciais da ação. Além disso, a promoção distribuirá 11 prêmios de R$ 50 mil para os consumidores e os atendentes das vendas premiadas ganharão R$ 20 mil.

Os indicadores comprovam a consistência da estratégia ao longo dos anos. Em 2024, a frequência média de compra chegou a 2,61 visitas por cliente durante o período da promoção, um crescimento de 7,85% em relação a 2023. “A meta deste ano é atingir três retornos por cliente e elevar o índice de recall da campanha de 23,3% para 40%. Em pesquisa realizada após a última edição, 78% dos consumidores afirmaram que deixariam de comprar em outras farmácias para participar da promoção da Farmarcas, um sinal claro de preferência e vínculo emocional com a marca”, destaca Zavarelli.

Baseada em uma estratégia de comunicação 360°, representando 53% do orçamento total de marketing, a campanha prioriza a experiência do cliente nas redes associadas. Além dos materiais personalizados que garantem ambientação no ponto de venda (com rádios internas, TVs e kits gráficos completos), os clientes cadastrados no Programa Fidelidade podem acompanhar pelo aplicativo das marcas associadas seus números da sorte, receber notificações e acessar ofertas exclusivas. “Essas interações digitais reforçam o hábito de uso dos apps e aproximam ainda mais a marca do seu público”, completa o executivo.

A consistência e o alcance nacional da campanha permitem que as redes associadas operem em condições competitivas comparáveis às grandes redes do setor, mesmo mantendo gestão independente. “Com tecnologia centralizada, comunicação robusta e metas de comportamento bem definidas, a Farmarcas demonstra que o relacionamento é o grande equalizador do varejo farmacêutico moderno. A nossa promoção anual tem conseguido proporcionar uma experiência em que todos ganham: o cliente, o colaborador e a rede associada”, conclui Zavarelli.

O regulamento completo da campanha pode ser acessado em www.comprabemqueasortevem.com.br.

Sobre a Farmarcas

A Farmarcas, organização responsável por 11 redes de drogarias associativistas no Brasil, tem foco em oferecer soluções inovadoras para o crescimento sustentável de empreendedores do setor. Com administração estratégica e suporte em áreas como administração, comercial e marketing, a Farmarcas promove a competitividade e o sucesso de suas associadas, que estão presentes em todas as regiões do país, levando saúde e bem-estar à população.

Mais informações em: https://www.farmarcas.com.br/

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