Na noite de ontem, São Paulo foi palco de um evento exclusivo promovido pelo Grupo Mercado & Opinião, um dos principais e mais influentes fóruns corporativos do Brasil. O jantar reuniu 120 empresários líderes em seus segmentos, todos membros de um seleto grupo dedicado à reflexão e ao debate sobre os desafios do mundo corporativo.
Os destaques da noite foram as palestras de três gigantes do empreendedorismo nacional: Eike Batista, Roberto Justus e Janguiê Diniz, que compartilharam suas visões e experiências sobre o tema central do evento, “Gestão de Riscos”. Cada um deles abordou como enfrentaram desafios e incertezas em suas trajetórias, oferecendo insights valiosos para os participantes sobre como tomar decisões ousadas e assumir riscos calculados nos negócios.
Eike Batista, conhecido por sua atuação em setores como mineração e energia, falou sobre a importância de prever e mitigar riscos em setores de alto impacto. Roberto Justus, renomado publicitário e empresário, ressaltou como decisões corajosas foram fundamentais para construir um império de sucesso. Já Janguiê Diniz, fundador de um dos maiores grupos educacionais do país, destacou a relevância de tomar riscos na educação e no desenvolvimento de novas tecnologias.
O evento foi patrocinado por importantes marcas, como: STARTSE, ARTON ADVISORS, EVEN, COLORMAQ, GRUPO VOETUR, B2WE, ALIANÇA METALÚGICA, FNDC, WGL ENERGIA, Blue Saúde, Total Pass, The LEd, PRISMA, DAXX MEDIA, Athie Wohnrath, Avantto e Imvester.
Além disso, o jantar contou com o apoio de: Cantu Grupo Wine, Animo Criative, Grupo R1, Aptk, Mondial, Aiwa, Catálogo das Artes, Trousseau, MIB Brasil, Fundação Paulo Cavalcanti, Brotar e Florir, Summerville Resortes, Colline de France – Gramado, LU Chocolates e Emília Bem Casados.
O Grupo Mercado & Opinião, conhecido por sua atuação estratégica na aproximação de grandes líderes empresariais, tem se destacado como um espaço para o compartilhamento de ideias transformadoras e reflexões corporativas. Com uma agenda exclusiva e envolvimento direto de seus membros, o grupo é hoje uma referência entre os maiores líderes empresariais do Brasil.
Além disso, o evento também reafirmou o apoio do grupo à causa social Amigos do Bem, reforçando o compromisso com iniciativas que promovam impacto social positivo.
Paulo Motta, Vice-Presidente do Grupo Mercado & Opinião, e Marcos Koenigkan, Presidente e fundador do grupo, destacaram o sucesso do evento e a importância de proporcionar um ambiente que fomente discussões sobre temas tão cruciais para o desenvolvimento dos negócios no Brasil.
Daniel Reis, reconhecido jornalista e relações públicas, lidera com distinção a DKBEN Comunicação como CEO e presidente. Sob sua direção, a empresa se consolidou por mais de uma década no mercado, desenvolvendo estratégias de comunicação impactantes para diversos setores econômicos.
Recentemente, Daniel expandiu sua atuação para a indústria financeira nos Estados Unidos. Além de suas responsabilidades na comunicação também é Life Planner licenciado em mais de 7 estados.
Daniel também viaja os EUA palestrando na Florida, Colorado, Carolina do Sul, Massachusetts e New Hampshire em eventos de educação financeira, reforçando seu compromisso com a capacitação individual e empresarial, contribuindo para o fortalecimento do conhecimento econômico.
A excelência de Daniel neste papel lhe rendeu o prestigiado anel de reconhecimento por Faturamento Extraordinário, distinguindo-o entre um grupo restrito de profissionais.
Seu destaque em 2023 foi confirmado com o prêmio “Giant Leap” e o prêmio por Desempenho Excepcional na National Training Conference da Five Rings Financial em Denver, Colorado, reconhecimentos que consolidam sua influência e presença como Top Player no setor. Em 2024, Daniel foi reconhecido entre os 10 melhores do ano, Top 6 entre mais de 4.600 consultores da indústria financeira americana.
Apesar de seu sucesso financeiro, Daniel continua a ser uma figura central na área da comunicação, equilibrando com maestria suas duas carreiras e reforçando sua reputação como um empresário polivalente e eficiente. Sua atuação contínua como estrategista de comunicação, juntamente com sua atuação como educador financeiro, reflete sua dedicação em promover conexões significativas no mercado.
O Grupo Cavalcanti pretende expandir a área de atuação comercial sem abandonar as origens, buscando contribuir para o desenvolvimento sustentável.
O Grupo Cavalcanti iniciou oficialmente suas atividades comerciais na cidade de São Paulo. A empresa baiana inaugurou o novo escritório em Outubro de 2024, com o objetivo de expandir sua área de atuação no país e inserir a marca na região sudeste, atendendo a empresas da capital paulista e região metropolitana.
A escolha do novo endereço priorizou a incorporação da empresa ao maior centro de negócios da América Latina, a Avenida Paulista. Localizado em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Grupo Cavalcanti pretende contribuir com a grande diversidade de escritórios comerciais e instituições financeiras buscando destaque nas atividades que desempenham.
Fundada em 2018 pelo empresário baiano Emanuel Cavalcanti, a companhia atua nas áreas de Assessoria Empresarial e Gestão Administrativa, Políticas Privadas na adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e Políticas voltadas à Implantação de Créditos de Carbono.
A expansão introduz mais uma fase na empresa criada no interior da Bahia, com o objetivo de geração de empregos e possibilidades de desenvolvimento, acrescentando mais essa importante faceta na atual configuração do negócio. “Assim como eu, o grupo nasceu e cresceu a partir da cidade de Itororó e da Bahia, e agora vamos juntos ampliar os horizontes e buscar somar as conquistas da empresa e quando eu digo ‘conquista da empresa’ eu estou incluindo todos que colaboram, que constroem e trabalham juntos. Sempre tive muito orgulho do que esse grupo construiu e conseguiu retribuir para nossa comunidade. E agora vamos em busca de mais crescimento na região sudeste, sem nunca deixar para trás nossa origem”, acrescenta Emanuel Cavalcanti.
Futuro e presente: foco nos títulos de carbono e no crescimento sustentável
Com a expectativa de ampliar ainda mais o trabalho desenvolvido e de olho no futuro, levando em consideração a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, a empresa tem focado seus horizontes na prestação de serviços voltada para a Implantação de Créditos de Carbono; o conceito surgido em 1997 a partir do Protocolo de Kyoto, atualmente possibilita que progresso e preservação possam trilhar um mesmo caminho.
A Lei 14.590/23 que autoriza o comércio dos títulos é recente, do mês de maio de 2023. No entanto, Cavalcanti ressalta que a empresa está apta a assessorar seus parceiros por mais esse mercado: “Estamos nos capacitando e entendendo a importância da implantação dos créditos de carbono há tempo suficiente, capacitando profissionais, nos aprofundando na legislação e nos modelos mais seguros e compatíveis com nossa filosofia para orientar nossos parceiros em mais essa estratégia buscando aliar tradição, modernidade, responsabilidade social e geração de emprego e renda”, finaliza o empresário. O novo escritório do Grupo Cavalcanti está localizado no Ed. Paulista Corporate, nº 1636, 11º andar, sala 1103, Avenida Paulista. São Paulo-S
Nascida e criada no coração do subúrbio carioca, na comunidade do Acari, Alda Mainara, de 27 anos, é uma dessas figuras inspiradoras que vêm mudando o cenário do empreendedorismo feminino e da favela. Hoje, moradora de Olaria e mãe de Ariella, de apenas três anos, Alda tem mais do que sonhos. Ela tem realizações concretas e metas de impacto para transformar as vidas de muitas mulheres.
A partir de 2019, sem qualquer ajuda externa ou patrocínio, Alda começou a construir sua trajetória empreendedora. Com a experiência de mais de 40 certificados em áreas como beleza, saúde e estética e formada em Enfermagem (Senac) e Cosmetologia (Estácio), ela lançou não só um centro estético no Norte Shopping, mas também um studio de bronzeamento na Penha. “Cada conquista foi um degrau, um passo que dei para chegar mais perto do meu sonho e, ao mesmo tempo, inspirar quem, como eu, vem da periferia e quer fazer a diferença”, afirma.
Além de empreendedora, Alda se destaca como instrutora de cursos de depilação e bronzeamento, e é palestrante focada no empoderamento feminino e no empreendedorismo da favela. Ela é a idealizadora do evento “Favela Beauty e Business” (FBB), uma iniciativa que busca dar voz e visibilidade aos empreendedores de comunidades, quebrando barreiras e mudando histórias.
“Meu maior objetivo hoje é transformar o Favela Beauty e Business em uma ONG, um projeto de transformação para quem precisa. Sei que o empreendedorismo pode mudar vidas, como mudou a minha”, declara Alda. Para ela, o empreendedorismo não é apenas um meio de subsistência, mas uma “potência revolucionária” capaz de abrir novas perspectivas para jovens e mulheres da favela. Com cursos que vão além da estética, Alda sonha em formar novas empreendedoras e profissionais de diversas áreas, permitindo que elas construam sua própria independência.
Apesar das dificuldades e da falta de suporte financeiro, Alda se mantém otimista e determinada, guiada pela fé e pela força da sua própria jornada. “Ainda não cheguei onde quero, mas com muita luta e determinação eu sei que vou chegar. E essa luta não é só minha; é de todos que querem transformar a realidade ao seu redor”, diz com convicção.
Em um país onde o empreendedorismo é uma das principais ferramentas para ascensão social, Alda Mainara é um exemplo de que, mesmo sem apoio, é possível construir e prosperar, com resiliência e propósito. Em suas palavras, “Quem tem fé sabe que a vida nunca tem fim”. E é com essa fé que ela continua a inspirar e fortalecer mulheres pretas, empreendedoras e de favela, mostrando que juntas, elas são mais fortes e têm o poder de mudar o mundo.