Barra Jogos Paralímpicos: Mirar Top 8 é realidade ou complexo de vira-lata? - Business Feed
Connect with us

Negócios

Jogos Paralímpicos: Mirar Top 8 é realidade ou complexo de vira-lata?

Published

on

Por Valmir de Souza (*)

“Por complexo de vira-lata entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a autoestima.”

Essa frase criada pelo escritor Nelson Rodrigues para tentar explicar como a seleção brasileira conseguiu perder a final da Copa do Mundo de 1950 em pleno Maracanã extrapolou os assuntos relacionados ao futebol e passou a ser aplicada em todas as atividades nas quais o país assume uma postura menor do que suas possibilidades.

Aplicando este conceito aos Jogos Paralímpicos de Paris, cabe uma reflexão a respeito das pretensões anunciadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para o desempenho da delegação brasileira na competição. Em seu site o órgão anuncia a meta de realizar uma campanha em Paris igual ou superior à realizada em Tóquio, o que significa uma expectativa de conquistar entre 70 e 90 pódios. Caso alcance este objetivo, a projeção é de que os brasileiros mantenham uma posição entre os 8 melhores países no quadro de medalhas.

Se comparado ao desempenho histórico do nosso esporte nas Olimpíadas, sem dúvida é um resultado imensamente superior e aceitável já que nos jogos recém-encerrados o Brasil ainda luta para se aproximar do TOP 10 que nunca conquistou. Mas observando com um pouco mais de profundidade o que ocorre no ecossistema paralímpico a pergunta que fica é:

– Será que não é possível sonhar com algo maior do que a oitava colocação?

Comecemos a análise pelos números:

A delegação brasileira nas paralimpíadas deste ano será a maior da história, com 280 atletas no total, sendo 255 deles com deficiência, 19 atletas-guia (18 para o atletismo e 1 para o triatlo), três calheiros do bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo. Com este número, o Brasil fica atrás somente da China, que tem 280 membros. A França, dona da casa, é somente a terceira colocada na lista, com 239 atletas. Em seguida aparecem os Estados Unidos, com 225. Por fim, fechando o top-5, está a Grã-Bretanha, com 201 atletas.

-Se somos o segundo em número de atletas porque temos que nos contentar com o oitavo em desempenho?

A resposta a esta pergunta conduz diretamente à antítese entre quantidade e qualidade, ou seja; muitas vezes ter muitos atletas não significa ter os atletas, os mais habilidosos e mais capacitados para ganhar as competições.

Mas admitindo essa realidade, cabe uma reflexão sobre outros aspectos como:

– Será que estamos conseguindo captar os atletas paralímpicos mais habilidosos do país?

– Quantos jovens brasileiros com alguma deficiência desenvolvem habilidades impressionantes apenas pelo fato de enfrentar todos os dias as agruras de não contar com as condições ideais de acessibilidade pelas ruas, morros e outros ambientes totalmente hostis a este tipo de condição no país?

– Será que algum dia, por algum golpe de sorte do destino, eles serão descobertos por algum especialista nestas modalidades esportivas?

– Ou será que serão apenas talentos desperdiçados pela falta de políticas públicas neste sentido?

Os atletas com deficiência que vão compor a delegação brasileira nos Jogos de Paris representam, ao todo, 107 clubes e/ou associações. Além disso, o CPB possui atualmente 72 Centros de Referência, espalhados por 26 Estados.

Pensando já nos jogos do futuro, os jovens que tiverem a sorte de ter contato com alguma dessas iniciativas terão a chance de se desenvolver e representar o Brasil. Mas será que isso é suficiente num país com dimensões continentais como o nosso e com uma população de deficientes tão numerosa quanto a nossa?

A reflexão sobre o suposto complexo de vira-latas esportivo paraolímpico pode parecer apenas uma discussão de menor importância se pensada apenas sob a perspectiva de uma competição esportiva. Afinal, que diferença faz para a vida das pessoas o Brasil ficar na primeira ou na oitava posição em um campeonato?

Mas neste caso, a importância extrapola o campo esportivo. O esporte resgata a autoestima das pessoas que enfrentam deficiências e qualquer programa que tenha como foco ampliar a captação de talentos esportivos tem o potencial de melhorar a condição de vida de um grande número de pessoas independentemente do fato de elas algum dia ganharem ou não uma medalha nas paralimpíadas.

A utilização das escolas públicas, por exemplo, como polos identificadores e captadores de talentos paralímpicos teria o efeito de tornar acessível a milhões de adolescentes com deficiência física o sonho de se tornar um atleta de alto rendimento. Essa perspectiva seria transformadora para essa multidão de brasileiros e certamente aumentaria as possibilidades de avançar a patamares maiores do que o oitavo lugar.

Por que não fazer isso?

Porque talvez estejamos satisfeitos com a colocação a que chegamos em todos os aspectos dessa discussão. Se isso for verdade, então a resposta é sim: Temos um grande e consolidado complexo de vira-latas paralímpico que precisa ser eliminado com urgência.

(*) Valmir de Souza é COO da Biomob, startup especializada em soluções de acessibilidade e consultoria para projetos sociais

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Any Brasil dá mais um passo de sucesso e se torna parceira estratégica da BitCoffee Cosmetics

Published

on

Any Queen Digital expande atuação e se confirma como parceira de linha de cosméticos inovadora de café no Brasil

Any Brasil, mais conhecida como Any Queen Digital, acaba de firmar mais uma parceria de sucesso. Desta vez, ela se junta ao seleto grupo de parceiros estratégicos da BitCoffee Cosmetics, uma marca que traz inovação ao mercado de cosméticos com o uso do café. Sob a liderança de Pedro Melo Melo Jr., CEO da BitCoffee, a empresa está se expandindo para além do universo dos cafés, entrando no mercado cosmético. Essa parceria também conta com a participação do mundialmente conhecido Dr. Hollywood, Dr. Rey, renomado por suas cirurgias plásticas revolucionárias.

A CEO da agência Módulo IT, Any Brasil, que já se destaca no mundo digital, dá mais um passo significativo em sua carreira. “Unir minhas paixões por inovação digital e cosméticos sempre foi um sonho, e agora, com a BitCoffee Cosmetics, estou realizando esse objetivo de forma grandiosa.”

A BitCoffee, que já era uma marca cliente da Módulo IT, agência digital na qual Any já conquistou notoriedade, agora ganha um novo capítulo nessa trajetória.

A Módulo IT, que já se destaca no Brasil como uma agência de marketing digital completa, também conhecida como uma One Stop Shop, assume agora toda a construção de autoridade digital da BitCoffee Cosmetics. E Any não está sozinha nessa jornada: ao seu lado, uma equipe altamente qualificada, que apoia o crescimento da marca.

Com essa parceria, Any Brasil reafirma sua presença como uma das maiores agências de influenciadores e de construção de autoridade digital do Brasil, agora também no segmento de cosméticos, aliando sua expertise digital a um mercado em constante expansão.

Para saber mais, acesse @anybrasil.

Continue Reading

Negócios

De Advogada Associada a Empreendedora: A Trajetória de Thaís Barriquello no Direito de Família e Sucessões

Published

on

Em um cenário cada vez mais complexo de questões familiares e patrimoniais, o trabalho dos advogados de família se mostra essencial. Nessa série de entrevistas que homenageia as mulheres do nosso país, conversamos com a Thaís Barriquello que tem se destacado nesse campo, com uma presença ativa no Instagram (@elaedafamilia), onde compartilha dicas sobre planejamento matrimonial, sucessório e inventários.

O planejamento patrimonial vai muito além de casais com grandes fortunas. Segundo Thaís, ele deve ser uma prática comum para todas as famílias que desejam garantir uma transição tranquila de bens e evitar disputas judiciais. “Casar de maneira transparente, com acordos patrimoniais bem definidos, e planejar a sucessão de bens ainda em vida, pode evitar conflitos que, muitas vezes, acabam desgastando relações e prejudicando herdeiros”, comenta a advogada.

O percurso de Thaís, no entanto, não foi sempre voltado para o Direito. “Queria ser jornalista e trabalhar em grandes veículos de comunicação”, relembra. No entanto, foi uma lembrança da infância, após assistir ao filme Leis da Atração, que despertou nela o interesse pela advocacia. “Aos 10 anos, disse à minha mãe que queria ser advogada de divórcio. Ela ficou surpresa, mas não me levou a sério”, conta.

Com o tempo, Thaís optou pelo Direito, especializando-se em Família e Sucessões com formações pela FGV-LAW, PUC-SP e mestrado em Direito Civil. Ela logo percebeu que sua atuação ia além de divórcios: “Quero ajudar casais a se casarem de forma consciente, e se houver separação, ambos estarem protegidos.”

Sua carreira teve uma reviravolta quando decidiu deixar um emprego promissor para empreender. Hoje, como CEO de sua própria trajetória, Thaís é referência no Direito de Família e Sucessões, atuando também em prevenção patrimonial – um tema de crescente importância em tempos de incertezas econômicas.

Com a legislação brasileira cada vez mais complexa e detalhada no que diz respeito ao direito de família e sucessões, a advogada aponta que a falta de clareza e planejamento prévio pode gerar longos processos judiciais e brigas familiares. “O inventário, por exemplo, é uma das causas mais comuns de litígios. Se as pessoas organizassem seus bens e estipulassem seus desejos em vida, muitos desses problemas poderiam ser evitados”, diz Thaís.

Além do impacto emocional, a falta de planejamento pode ter consequências financeiras severas. “Sem um planejamento sucessório, o patrimônio da família pode se desvalorizar com taxas judiciais, impostos e até a má gestão dos bens herdados. Muitas vezes, herdeiros precisam vender partes do patrimônio para cobrir custos de processos judiciais ou impostos não previstos”, alerta.

A advogada também enfatiza que o planejamento patrimonial não é restrito a contratos complexos ou voltado exclusivamente para grandes fortunas. “Há soluções acessíveis para todas as realidades. Desde contratos simples, como o pacto antenupcial, até mais elaborados, como testamentos e doações em vida. O importante é garantir que, no futuro, não haja surpresas ou litígios”, destaca Thaís.

Saiba mais sobre a especialista entrevistada no link abaixo!
https://www.instagram.com/elaedafamilia?igsh=dmQ1bG1nbWUwZWg=

Continue Reading

Negócios

Evento da TMB reuniu grandes nomes do mercado digital em São José dos Campos

Published

on

Tem Mais nos Bastidores aconteceu nos dias 2 e 3 de outubro e contou com conteúdo de grandes especialistas do mercado, que já faturaram mais de R$ 1 bilhão

Nos últimos dias 2 e 3 de outubro, a TMB, fintech especialista em pagamento através de boleto parcelado, promoveu, em São José dos Campos (SP), o Tem Mais nos Bastidores, evento voltado exclusivamente a infoprodutores parceiros que desejam escalar o faturamento do seu negócio digital. Para as palestras foram escolhidos nomes de peso do mercado digital, que compartilharam conhecimento fundamental para quem deseja crescer como infoprodutor.

Segundo Reinaldo Boesso, especialista financeiro e CEO da TMB, o evento buscou capacitar os presentes e também oferecer networking de qualidade. “Nosso objetivo é sempre ajudar o cliente a performar melhor em todos os aspectos. O digital ainda pode crescer muito, e procuramos mostrar que é possível vender mais mantendo o mesmo investimento”, afirma Boesso.

Ao longo de mais de doze horas, os participantes do Tem Mais nos Bastidores puderam ouvir conteúdo de nomes que já faturaram mais de R$ 1 bilhão no mercado digital, como  Elton Euler, empresário idealizador do método O corpo explica; Renato Torres, fundador do  corpo Explica; e Filippe Holzer, um dos responsáveis pela estratégia dos maiores players do mercado digital. 

Com convites limitados, o evento ofereceu um ambiente exclusivo para a troca de experiências e insights, permitindo acesso direto às estratégias utilizadas por grandes referências do setor. “Quem trabalha no digital sabe como é difícil escalar sem colocar dinheiro em tráfego, mas queremos mostrar que há alternativas, como o boleto parcelado. Para isso, escolhemos a dedo os palestrantes do evento, que são todos nossos clientes”, contou Reinaldo Boesso.

O CEO da TMB acredita que ainda há muito espaço para quem quer escalar no mercado digital, mas para isso é preciso que os infoprodutores abram as portas para novos alunos. “Tenho certeza que quem tem a oportunidade de conhecer as estratégias de grandes players, como os palestrantes do nosso evento, já está pensando diferente e furando a bolha que existe nesse mercado, rumo a muito sucesso”, finaliza. 

Sobre a TMB 

Trata-se de uma fintech que atua com inteligência de crédito e que tem como propósito resolver uma grande lacuna da sociedade. As soluções permitem que todos aqueles leads que sonham em comprar um infoproduto digital possam, enfim, realizar esse desejo, o que permite dobrar o faturamento com vendas que não aconteceriam. 

No total, a empresa disponibiliza desenhar o melhor modelo  de crédito, onde o cliente pode escolher aquela que mais faz sentido para o seu negócio. Além do apoio financeiro, a TMB realiza recuperação de vendas de uma forma totalmente inovadora. Para mais informações, acesse o site ou pelo @tmb.

Sobre Reinaldo Boesso

É CEO da TMB, uma fintech especializada em crédito educacional, que tem como grande missão democratizar o conhecimento para transformar a economia através da educação. É formado em Análise de Sistema e possui pós-graduação em gestão empresarial e gestão de projetos. Também é especialista financeiro liderando times de M&A em fundos de investimento.  Para mais informações, acesse o Linkedin.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios12 minutos ago

Any Brasil dá mais um passo de sucesso e se torna parceira estratégica da BitCoffee Cosmetics

Any Queen Digital expande atuação e se confirma como parceira de linha de cosméticos inovadora de café no Brasil Any...

Saúde18 minutos ago

O silêncio que mata: A urgência de investir na saúde mental infantil para combater o suicídio e a depressão

O número de suicídios entre crianças e adolescentes no Brasil é alarmante. Especialistas apontam para a importância de lidar com...

Negócios29 minutos ago

De Advogada Associada a Empreendedora: A Trajetória de Thaís Barriquello no Direito de Família e Sucessões

Em um cenário cada vez mais complexo de questões familiares e patrimoniais, o trabalho dos advogados de família se mostra...

Negócios33 minutos ago

Evento da TMB reuniu grandes nomes do mercado digital em São José dos Campos

Tem Mais nos Bastidores aconteceu nos dias 2 e 3 de outubro e contou com conteúdo de grandes especialistas do...

Negócios39 minutos ago

Especialista mostra como newsletters podem aumentar a retenção de clientes

Fabio Soma, o “Mago das Newsletters”, destaca a importância da constância e relevância do conteúdo para manter a base de...

Negócios42 minutos ago

Especialistas recomendam cautela ao apostar em favoritos claros no futebol e destacam fatores surpresa

Clássicos desafiam probabilidades e geram resultados inesperados, mesmo com favoritismo aparente Em jogos de futebol com grandes rivalidades, o favoritismo...

Negócios50 minutos ago

Navegando nas complexidades do investimento internacional: estratégias jurídicas para os mercados dos EUA e da América do Sul

Por Marcelo Fantin A crescente integração dos mercados globais, especialmente entre os Estados Unidos e a América do Sul, abre...

Negócios51 minutos ago

Pedro Melo Jr. inaugura a primeira cafeteria refil do Brasil e transforma o mercado de café

Com mais de 40 anos de inovação, Pedro Rodrigues de Melo Júnior apresenta a BitCoffee Café, trazendo a experiência inédita...

Geral1 hora ago

Adding Zyrexin

If you have despair or another mental health problem, like anxiety, your risk of getting ED will increase. Your ED...

Geral1 hora ago

Best Places To Locate Certo

Take a home drug test inside the subsequent few hours earlier than your real drug check. After you have consumed...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed