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LG encerra fabricação de smartphones mundialmente

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No Brasil, fábrica em Taubaté aguarda os desdobramentos do anúncio da empresa sul-coreana

A LG chegou a ser, em algum momento da história dos celulares, a primeira marca global em vendas de aparelhos, em disputa com outra empresa famosa de handsets que desapareceu neste competitivo mercado, a Nokia. Desde que os celulares despontaram como itens de consumo populares, o ranking das marcas se alterna entre produtores conhecidos (caso da Motorola, que dominou os primórdios dos terminais) a players chineses que, pelo apelo do baixo preço e funcionalidades oferecidas, devem avançar na fatia deixada pela sul-coreana LG. Outras globais saíram de cena nesses mais de 30 anos de telefonia móvel no Brasil (o Rio de Janeiro foi o pioneiro do sistema, em 1990): a francesa Alcatel, a sueca Ericsson, a japonesa Sony (que se uniu à joint Sony-Ericsson depois e também fracassou), a alemã Siemens, o americano BlackBerry e outras com menor expressão.

Em 2007, a Apple revolucionou de forma irreversível o mercado de celulares ao lançar o iPhone (que chegaria ao Brasil apenas na 3ª. versão, em 2008). Esse foi, talvez, o fato que causou maior impacto no setor e derrubou a então número 1, a finlandesa Nokia, e a norte-americana Motorola. O celular pensado por Steve Jobs acabou com várias indústrias com seu formato que oferecia música (pelo então iTunes), estética, atratividade e facilidade de manuseio.

Com a chegada da Apple ao setor, houve a movimentação de players globais e surgiram no cenário mundial as coreanas Samsung e LG. Por anos, Apple, ambas as coreanas, Motorola e Nokia dominaram o ranking das top marcas. Esse cenário começou a mudar com a entrada das chinesas Oppo, Xiaomi e Huawei, além de incontáveis outras com menor alcance. No País, segundo estimativa da IDC Brasil, quatro marcas detêm 90% do mercado: Samsung, Motorola, LG e Apple. Estima-se que a LG vende 4,5 milhões de celulares anualmente, o que dá cerca de 12% de market share no Brasil.

Espaço disputado

Com o anúncio do encerramento da operação global de produção de celulares, o mercado brasileiro deve abrir espaço para o aumento da participação de Samsung, Motorola e Apple e, ainda, para marcas mais novas como a Huawei e Xiaomi. Segundo comunicado oficial da LG sul-coreana, a decisão (de encerrar a divisão móvel) foi aprovada por seu conselho de diretores no início desta segunda-feira, 5. “A decisão estratégica da LG de sair do setor de telefonia móvel incrivelmente competitivo permitirá à empresa concentrar recursos em áreas de crescimento, como componentes de veículos elétricos, dispositivos conectados, casas inteligentes, robótica, inteligência artificial e soluções B2B, bem como plataformas e serviços”, diz o comunicado. A empresa acrescenta que “o estoque atual de telefones LG continuará disponível para venda. A LG fornecerá suporte de serviço e atualizações de software para clientes de produtos móveis existentes por um período que varia de acordo com a região. A LG trabalhará em colaboração com fornecedores e parceiros de negócios durante o encerramento do negócio de telefonia móvel. Os detalhes relacionados à empregabilidade serão determinados em nível local”, ou seja, o destino da fábrica de aparelhos em Taubaté, interior de SP, ainda é uma incógnita. O processo deve ser finalizado até o segundo semestre, conforme a LG: “espera-se que a desaceleração do negócio de telefonia móvel seja concluída até 31 de julho, embora o estoque de alguns modelos existentes ainda possa estar disponível depois dessa data”. Leia mais sobre os motivos da LG nessa análise do articulista de ProXXIma, Pyr Marcondes, sobre a saída da marca do mercado de aparelhos.

Estima-se que LG tinha uma fatia de apenas 2% do mercado de smartphones ao redor do mundo no ano passado. Ainda em 2020, a LG anunciou prejuízo de US$ 750,6 milhões na divisão móvel. Em 2019, as perdas foram de US$ 858,3 milhões, enquanto no ano anterior foram US$ 700,6 milhões no negativo.

Em fevereiro deste ano, já circulavam rumores sobre a potencial venda ou encerramento da produção de celulares da LG. O jornal The Korea Times havia noticiado as negociações para a venda da divisão. Como não obteve interessados na compra, a LG decidiu encerrar sua história como fabricante de celulares. E, claro, o prejuízo consecutivo com a unidade.

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Vivi Paiva e o Empreendedorismo Feminino: Da Van para o Salão, com Cursos e Dedicação

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A área da beleza tem revelado histórias de superação e empreendedorismo que inspiram mulheres em todo o Brasil. Um exemplo marcante é o de Vivi Paiva, de 36 anos, uma microempreendedora do Rio de Janeiro que passou por várias reviravoltas profissionais até se encontrar no universo da estética. De cobradora de van na Ilha do Governador, ela se tornou referência como nail designer, trabalhando com unhas artificiais e ministrando cursos para profissionais da área.

Mãe de Pedro, de 16 anos, e de Sophia, de apenas 2, Vivi descobriu na profissão a possibilidade de oferecer um serviço de alta qualidade com agilidade, sendo reconhecida pela rapidez e precisão em cada atendimento. “Meus clientes sabem que, se agendarem às 6h, saem com suas unhas prontas em apenas uma hora”, afirma. Esse compromisso com o tempo e a qualidade a fez ganhar uma clientela fiel na região, além de ser admirada pela disciplina e pelo exemplo de dedicação.

Há seis anos, Vivi não só atende, mas também investe na capacitação de outros profissionais. “Ministro cursos para quem quer aprender técnicas de unhas artificiais e melhorar o próprio atendimento”, explica. E a empreendedora tem um novo projeto a caminho: um curso online. Com o intuito de oferecer uma opção mais acessível e detalhada para quem deseja ingressar na área, ela aposta em ensinar técnicas com toda a atenção que seus clientes e alunos já conhecem de perto.

A história de Vivi Paiva não é isolada. Assim como ela, muitas microempreendedoras na área de beleza estão mudando suas vidas e inspirando outras mulheres a trilhar o caminho da autonomia e da independência financeira. São histórias como a dela que reafirmam a importância do empreendedorismo feminino no Brasil, mostrando que com garra, inovação e compromisso, é possível transformar o próprio futuro e contribuir para o desenvolvimento de toda uma comunidade.

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Brainfarma abre inscrições para Programa de Estágio 2025 com salário de até RS2.400,00

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Selecionados passarão por trilhas de aprendizados e desenvolverão projeto com as lideranças

A Brainfarma, uma das maiores fabricantes de medicamentos do Brasil, está com inscrições abertas para o Programa de Estágio 2025, com 73 vagas distribuídas em Anápolis (GO), Goiânia (GO), Barueri (SP), Itapecerica da Serra (SP), Jundiaí (SP) e São Paulo (SP). Para concorrer às vagas, os candidatos precisam ter previsão de formação entre dezembro de 2025 e dezembro de 2026, bem como ter disponibilidade para estagiar 30 horas semanais. O modelo de trabalho é presencial.

As vagas são para as áreas de Projetos, Pesquisa & Desenvolvimento, Assuntos Regulatórios, Engenharia Industrial, Logística, Operações Industriais, Gente & Gestão, entre outros. O estágio oferece programas de autodesenvolvimento para que os selecionados sejam protagonistas de suas respectivas carreiras e possam crescer dentro da companhia.

“Os estagiários vão participar de projetos que promovam soluções voltadas à saúde e ao bem-estar coletivo, ao lado de profissionais altamente qualificados. Além de treinamentos, eles poderão compartilhar aprendizados e desenvolver um projeto junto à liderança”, explica Maurício Christovam, Diretor Executivo de Gente&Gestão da Brainfarma.

Vagas afirmativas – A partir deste ano, o Programa de Estágio da Brainfarma passa a contar com vagas afirmativas para mulheres e pessoas pretas em áreas específicas para ter sinergia com o Programa de Inclusão e Diversidade da companhia, fortalecendo a cultura diversa e fomentando a criatividade e inovação.

A Brainfarma oferece diversos benefícios, como assistência médica; telemedicina; vale transporte, fretado ou estacionamento, dependendo da localidade; vale refeição ou refeitório, dependendo da localidade; farmácia interna, dependendo da localidade; Wellhub,
recesso remunerado e desconto de 40% em dermocosméticos e vitaminas. As bolsas-auxílio são de R$ 1.800,00 para as vagas alocadas em Goiás e de R$ 2.400,00 no Estado de São Paulo.

As inscrições ficam abertas até o dia 13 de dezembro de 2024 por meio do site. As etapas do processo seletivo incluem entrevista, testes online e painel final. O Programa de Estágio tem início previsto para março de 2025 e duração de dois anos.

Sobre a Brainfarma

A Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. é uma das maiores fabricantes de medicamentos do Brasil. Conta hoje com um dos mais modernos centros de pesquisa e desenvolvimento de produtos farmacêuticos no país. Sua principal unidade se localiza em Anápolis
(GO), uma das maiores fábricas de medicamentos da América Latina, com cerca de 160 mil metros quadrados de áreas construída, que abriga mais de 5500 colaboradores e tem capacidade para produzir mais de 830 itens distintos, nas mais variadas formas farmacêuticas: sólidos, líquidos, semissólidos, efervescentes, injetáveis, aerossóis, dentre outras.

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Transforme sua decoração de Natal com guirlandas artesanais personalizadas

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Clube de Costura ensina a criar guirlandas natalinas, combinando tradição e modernidade com um toque brasileiro

As guirlandas de Natal, com suas cores vibrantes e formatos circulares, simbolizam a chegada das festas e o espírito acolhedor dessa época do ano. A tradição de enfeitar portas e entradas remonta a rituais antigos, muitos dos quais começaram com os romanos, que decoravam coroas de plantas durante festividades religiosas. Essas coroas eram feitas com folhas de louro, azevinho e outras plantas perenes, elementos que representavam vida e renovação, características que se adequavam bem ao clima do inverno europeu, onde as folhas verdes se destacavam em meio à paisagem fria.

Na cultura cristã, a guirlanda de Natal ganhou um significado adicional, representando o círculo eterno da vida e da fé, simbolizando a promessa de uma nova vida em Cristo. Os primeiros cristãos adaptaram o símbolo, dando a ele uma conexão espiritual e acrescentando a prática de decorar as guirlandas com velas, que significam a luz de Cristo iluminando o mundo.

Hoje, as guirlandas são produzidas em diversos estilos e materiais. Flores, pinhas, laços e até elementos artesanais têm sido incorporados, refletindo as características regionais e a criatividade de quem as produz.

“Nosso objetivo é resgatar essa tradição natalina de forma prática e acessível, estimulando que cada pessoa traga sua personalidade para a criação”, afirma Rogélia Pinheiro, Gerente do Clube de Costura. “O tutorial foi desenvolvido para que o público possa criar guirlandas únicas, incorporando elementos afetivos e regionais, fortalecendo o simbolismo de união e boas-vindas que o Natal representa.”

Para isso, o Clube de Costura, projeto institucional do Mega Moda, preparou um tutorial exclusivo para ensinar como fazer uma guirlanda de Natal personalizada. Com foco no uso de materiais acessíveis e técnicas de fácil aplicação, o tutorial permite que qualquer pessoa, mesmo sem experiência, crie uma peça única e significativa para sua casa ou para presentear.

Confira aqui tutorial e leve para a sua porta uma guirlanda que combina história, simbolismo e o toque artesanal que só o Clube de Costura sabe proporcionar.

Feriado de 15 de novembro terá oficina de enfeites natalinos para inspirar a decoração de Natal

 para quem opta por aulas presenciais, o Clube de Costura oferece a “Oficina de Enfeites Natalinos” no feriado de 15 de novembro. A oficina será uma oportunidade para quem deseja aprender a confeccionar seus próprios enfeites de fim de ano, dando um toque pessoal à decoração. “Na oficina de Costura Criativa vamos ensinar o passo a passo de itens natalinos, permitindo que os participantes criem peças únicas que simbolizam a magia do Natal”, destaca Rogelia Pinheiro, gerente do Clube de Costura.

Durante a programação, os participantes podem optar por aprender a confeccionar jogo americano, árvore de tecido, gorro, capa para vinho e cestinha de pães, por exemplo.

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