Barra
Connect with us

Entretenimento

Luana Vitra apresenta novos projetos internacionais no centro de arte contemporânea Kunstinstituut Melly, na Holanda, e é um dos nomes confirmados para a 16ª Bienal de Sharjah, nos Emirados Árabes

Published

on

(Créditos – Matthieu Croizier)

A artista visual mineira é destaque dentro e fora do Brasil, com a circulação de projetos autorais entre o final de 2024 e início de 2025

Uma mescla de influências da dança, espacialidade e questões socioambientais é a forma mais simples de descrever uma trajetória tão plural e atenciosa como a de Luana Vitra. A artista visual de Contagem, Minas Gerais, tem se tornado uma das vozes mais proeminentes da arte contemporânea brasileira com seu olhar preciso e criativo, e, agora, chega a públicos internacionais. Reafirmando seu espaço no cenário global, Luana inaugura sua aguardada exposição solo, “As contas do meu rosário são balas de artilharia”, no Kunstinstituut Melly, em Roterdã (Holanda) – entre setembro de 2024 e abril de 2025 –, enquanto se prepara para debutar na 16ª Bienal de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos – entre fevereiro e junho de 2025 –, representando o país como uma das duas artistas brasileiras confirmadas. Sua agenda ainda prepara novidades para o próximo ano, que serão divulgadas em breve.

A mostra que apresenta a instalação “As contas do meu rosário são balas de artilharia” (em inglês “The beads of my rosary are artillery bullets”) chega ao centro de arte contemporânea de Roterdã, nos Países Baixos, após ser adquirida pela Hartwig Foundation para a Rijks Collection, a coleção nacional dos Países Baixos, por meio do Hartwig Art Production | Collection Fund. Esta obra explora a relação de Luana entre espiritualidade e trabalho manual, conectando sua herança de Minas Gerais com a experiência de uma residência na África do Sul. A artista se inspirou em técnicas tradicionais de tecelagem e miçangas aprendidas com a cultura Zulu, refletindo sobre o ato repetitivo de passar as mãos sobre as contas como uma forma de oração e conexão espiritual. Suas instalações, compostas por uma variedade de materiais, evocam as energias dos metais e mitologias, abordando questões de guerra espiritual e histórica, tanto no Brasil quanto globalmente.

Paralelamente à exposição (que acontece entre 20 de setembro de 2024, com duração até 27 de abril de 2025), Luana está produzindo um curta-documentário que acompanha o processo de criação das obras e a residência artística que ela realizou na África do Sul. O filme explora sua conexão com materiais e territórios, e revela a dinâmica por trás das suas instalações, que entrelaçam a corporalidade e o espaço.

Tal ocupação do local dedicado a exposições, projetos educativos e engajamento público com a arte contemporânea na Europa, antecipa uma segunda conquista importante na trajetória de Luana. A sua participação na 16ª Bienal de Sharjah, que acontece nos Emirados Árabes Unidos, de 6 de fevereiro a 15 de junho de 2025, amplifica sua voz dentro e fora do país. Como uma das duas brasileiras convidadas, a artista participa da prestigiosa Bienal – conhecida por sua relevância no circuito internacional – com uma obra inédita. Sob a curadoria de Natasha Ginwala, Amal Khalaf, Zeynep Öz, Alia Swastika e Megan Tamati-Quennell, a Bienal reunirá artistas globais para discutir temas urgentes do seu tempo, e a obra de Luana se destaca por sua sensibilidade às questões socioambientais e decoloniais.

“Essa exposição no Kunstinstituut Melly tem sido um acontecimento bem especial para mim, porque é a primeira vez que estou vendo todas as obras que produzi durante a residência na África do Sul juntas, e realmente consigo sentir a magnitude de tudo que aprendi nesse território em relação a espiritualidade das matérias e do gesto.  Dar continuidade a isso com esse novo projeto para a Bienal de Sharjah tem sido incrível, porque se na exposição na Holanda eu me voltei para a espiritualidade do reino mineral, em Sharjah volto minhas investigações para a afetividade, desenvolvendo um projeto onde penso o desejo da matéria como possibilidade de estrutura, pesquisa que iniciei durante minha residência em La Becque, na Suíça, e agora terá continuidade nos Emirados Árabes Unidos”, afirma Luana, que protagoniza uma história já aplaudida pelo Prêmio PIPA, o mais importante prêmio de arte contemporânea do Brasil, o Hartwig Art Production | Collection Fund Commissioning Committee (2021-23), na Holanda, e o Prince Claus Seed Award em Amsterdã no ano de 2022. 

SERVIÇO

Exposição “As contas do meu rosário são balas de artilharia” @ Roterdã

Datas: 20 de setembro de 2024 a 27 de abril de 2025

Local: Kunstinstituut Melly, Roterdã, Países Baixos  

16ª Bienal de Sharjah  

Datas: 6 de fevereiro de 2025 – 15 de junho de 2025

Local: Sharjah, Emirados Árabes Unidos  

SOBRE LUANA VITRA

Uma mescla de influências da dança, espacialidade e questões socioambientais é a forma mais simples de descrever uma trajetória tão plural e atenciosa como a de Luana Vitra. A artista visual de Contagem, Minas Gerais, que iniciou sua trajetória aos 13 anos tem se tornado uma das vozes mais proeminentes da arte contemporânea brasileira com seu olhar preciso e criativo. Formada pela Escola Guignard (UEMG), sua produção foca em escultura, cerâmica, desenho e instalação, conectando corpo, espaço e questões socioambientais. Suas obras exploram temas como mineração predatória e racismo ambiental. Luana descreve suas criações como “coreografias”, refletindo sua relação com o movimento e o espaço.

A artista tem participado de importantes exposições em instituições como o MASP, o MAR e o Instituto Inhotim, além de eventos internacionais em países como Reino Unido, França e Gana, e importantes residências internacionais como La Becque,na Suíça. Em 2023, recebeu o Prêmio PIPA, após indicações nos anos anteriores, e participou da 35ª Bienal de São Paulo com a obra “Pulmão da Mina”. Outros reconhecimentos incluem o Prince Claus Seed Award (2022) e o Hartwig Art Production (Holanda). Em 2025, Luana integrará a Bienal de Sharjah, reafirmando sua presença no circuito global.

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

TV Milagro Brasil: o canal que conecta o agronegócio brasileiro ao mundo

Published

on

By

A TV Milagro Brasil se consolidou como um dos principais canais de televisão dedicados exclusivamente ao agronegócio. Com foco em conteúdo educativo, informativo e de entretenimento, o canal se tornou referência para produtores rurais, empresas do setor e consumidores interessados no universo agro, atingindo um público com alto poder de compra e grande influência no mercado.

 

Cobertura e onde assistir

A emissora está disponível em diversas plataformas, garantindo amplo alcance nacional e internacional. No Brasil, pode ser acompanhada via parabólica (canal 348 – Banda Ku), pela SKY Livre (canal 125) e em plataformas digitais. Internacionalmente, a TV Milagro Brasil chega à África por meio do serviço Angola Cables, fortalecendo a presença da produção brasileira de conteúdo agropecuário no exterior.

 

Público-alvo e relevância

Voltada principalmente para o público do agronegócio, a TV Milagro Brasil reúne agricultores, pecuaristas, empresas e consumidores do setor, oferecendo conteúdo de alta relevância para profissionais que buscam atualização, inovação e oportunidades de negócio. O público, caracterizado pelo alto poder aquisitivo, encontra na programação um aliado estratégico para decisões de investimento e gestão no campo.

 

Qualidade da programação

A emissora transmite 24 horas por dia, com programação diversificada que inclui telejornais ao vivo, reportagens sobre tendências do setor, programas educativos e técnicos sobre agricultura, pecuária, piscicultura e manejo ambiental. Além disso, o canal valoriza a participação de produtores rurais na produção de conteúdo, trazendo uma perspectiva real e prática do dia a dia do campo.

 

Oportunidade para anunciantes

Com público qualificado e engajado, a TV Milagro Brasil representa uma excelente oportunidade para empresas que desejam investir em publicidade segmentada e de impacto. Marcas e serviços relacionados ao agronegócio encontram no canal uma plataforma estratégica para se conectar diretamente com decisores e influenciadores do setor.

Para a presidente da emissora, Simone Almeida Martins, o canal cumpre um papel essencial na comunicação do agronegócio:

“A TV Milagro Brasil nasceu com a missão de democratizar o conhecimento e dar voz ao produtor rural. Nosso compromisso é conectar o campo às grandes oportunidades, oferecendo informação de qualidade e valorizando quem move a economia do país”, afirma.

 

A TV Milagro Brasil reafirma, assim, sua missão de fortalecer o agronegócio brasileiro, conectando o campo ao mercado nacional e internacional e transformando informação em oportunidade de nnegócio.

 

Acesse: tvmilagrobrasil.com.br

Continue Reading

Entretenimento

Grupo Ramarim lança primeira coleção de sneakers da marca Chilli Beans

Published

on

A Chilli Beans, maior marca de óculos escuros da América Latina, se une à empresa de calçados gaúcha Ramarim e lança a coleção Chilli Sneakers. A nova linha de calçados casuais marca mais um passo do projeto de expansão da marca por meio de licenciamentos – o “Chilli Além da Chilli”.

Desenvolvida em parceria com o Grupo Ramarim, grupo consolidado na produção de calçados no Brasil, a primeira coleção traz 15 modelos masculinos e femininos de tênis com design urbano, versátil e alinhado ao lifestyle ousado que caracteriza a Chilli Beans. Os produtos estão disponíveis nas melhores multimarcas do país com a faixa de preço de R$ 299,90 a R$ 499,90.

Além de representar mais um passo na diversificação do portfólio da Chilli Beans, o projeto também materializa uma das paixões pessoais do fundador da marca, Caito Maia. “Tênis é parte da minha vida. Poder levar esse universo pra dentro da Chilli é um sonho antigo. Estamos só começando”, afirma o executivo.

Temos certeza que os tênis serão um sucesso de vendas, além dos modelos serem super versáteis, confortáveis e modernos, contam com tecnologia de ponta”, afirma Marçal Müller, vice-presidente do Grupo Ramarim.

Chilli Sneakers, primeira coleção de tênis da Chilli Beans

Com foco inicial no mercado B2B, os Chilli Sneakers foram anunciados na última BFShow, em maio, e agora chegam às prateleiras como uma oportunidade para multimarcas que desejam agregar inovação e personalidade ao mix de produtos.

Os tênis vêm com um design moderno, priorizando o conforto sem esquecer o estilo. Há desde os solados mais robustos até os de tamanho médio, em modelos que variam do básico monobloco branco aos mais trabalhados, mas todos com o “tempero” Chilli, com detalhes da pimentinha em tom sobre tom, aplicados em cada um dos modelos, seja em cabedais, calcanhares ou lingueta. A pimenta traz a indiscutível identidade da marca.

Em materiais diversos, que passeiam do PU à camurça, todos têm um toque macio e agradável, com palmilhas acolchoadas. As cores vão do branco total aos tons pastel como bege e rosê, até tonalidades mais vibrantes, chegando ao neutro e tradicional preto.

Parceria de sucesso: Chilli Beans e Grupo Ramarim

SOBRE CHILLI BEANS

A Chilli Beans iniciou suas atividades no final dos anos 90, sob o comando do empresário Caito Maia. Vinte anos depois, se consolida como a maior rede especializada em óculos escuros da América Latina, com mais de 1000 pontos de venda, incluindo Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru, Chile, México, Estados Unidos, Portugal, Kuwait e Tailândia. Tendo o fast fashion como plataforma de negócios, com lançamentos de 10 novos modelos por semana, a Chilli Beans foi pioneira no conceito de ótica self service, que permite ao cliente manusear e experimentar os produtos, e a primeira com PDVs monomarca no segmento. Recentemente, a marca tornou-se case de estudos na Harvard Business School, onde Caito Maia, presidente da Chilli Beans, contou sua história de sucesso.

A maior marca de óculos escuros da América Latina é a décima com mais operações fora do Brasil e a 12ª maior franquia do país pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). Atualmente possui 25% de market share no Brasil e recebeu o prêmio de Marca Mais Admirada do Brasil na categoria Óticas e Óculos Escuros pelo ranking IBEVAR.

Acesse aqui o site e Instagram da marca.

SOBRE RAMARIM

O Grupo possui duas marcas, Ramarim e Comfortflex é um dos mais expressivos da indústria calçadista nacional, ao longo dos seus mais de 60 anos conta com a produção de 50 mil pares diários e tem mais de 7 mil colaboradores nas suas 4 unidades, além de exportar para mais de 60 países.

Acesse aqui o site e Instagram da marca.

Continue Reading

Entretenimento

Jacqueline Shor e Editora Nacional promovem lançamento do livro “Os Chocolix No Reino dos Monstros”

Published

on

Jacqueline Shor criadora de Os Chocolix, série que é sucesso na televisão e na internet, acaba de anunciar o lançamento de seu terceiro livro infantil “Os Chocolix No Reino dos Monstros”. O lançamento do livro vai contar com um evento especial com a participação da própria Jacqueline Shor e dos personagens Chocolyne, Chocomark e Docecookie, e que vai ocorrer na badalada Livraria da Vila, no dia 23 de agosto na unidade da Alameda Lorena em São Paulo.

A nova obra da autora, que será lançada pela “Editora Nacional”, incentiva a superação dos medos e o respeito às diferenças. O título reforça valores como empatia, aceitação e amizade, além de estimular o desenvolvimento emocional das crianças.

Na ocasião Jacqueline Shor vai receber as crianças para tirar fotos e autografar seu novo livro. O evento vai contar com pocket-show dos personagens e atividades, e tem entrada gratuita.

Serviço:

Título: Os Chocolix No Reino dos Monstros
Autora: Jacqueline Shor
Editora: Editora Nacional
Páginas: 52
Preço Sugerido: R$ 29,90

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Geral3 horas ago

Áurea Favero: da nutrição à escrita com precisão e escuta

  _Áurea Favero é nutricionista e autora do livro Nutricionista e Louco Todo Mundo Tem um Pouco, lançado em 2025...

Geral12 horas ago

Dilsinho desabafa sobre solidão na carreira e destaca família como prioridade

Na última quinta-feira (21), em São Paulo, o cantor Dilsinho realizou o ensaio de seu novo projeto Pagode do Diferentão....

Geral1 dia ago

Isabella Adorama projeta novos horizontes na carreira e aposta em múltiplos formatos artísticos

Atriz mineira de 22 anos, com passagens pelo SBT, revela trajetória, aprendizado, próximos projetos e interesse em bastidores do entretenimento...

Geral1 dia ago

Psicólogo argentino Alejandro Schujman lança o livro “Adolescência: um desafio possível” pela Catapulta Editores

Vivemos um momento em que os adolescentes parecem incentivados a crescer antes da hora. Uma recente denúncia sobre a “adultização...

Negócios1 dia ago

Capital Concreto abre as portas para o Preview do livro “50 Tons de Luxo” em manhã que uniu literatura, negócios e inspiração

Na manhã de hoje, a Capital Concreto, em Alphaville, abriu suas portas para receber o Preview exclusivo do livro “50...

Negócios1 dia ago

Por que a jurimetria deve crescer no mercado financeiro

Por Alexandre Pegoraro (*) Nos últimos anos, a jurimetria deixou de ser um recurso restrito a departamentos jurídicos inovadores e...

Negócios1 dia ago

Datarisk acelera estratégia de crescimento e anuncia Valéria Nery como nova CRO

Ex-executiva da NTT Data tem como meta expandir a presença da empresa no mercado e consolidar o posicionamento de referência...

Negócios1 dia ago

Colaboração logística da iniciativa privada impulsiona entrega de 400 unidades odontológicas móveis no Brasil

(da esquerda para direita: Maikel Belo do grupo Belo, Flavio Figueiredo da Lecar, Carlos André da BRlogis e Luciano Neves...

Business1 dia ago

Stablecoins sob vigilância: alerta do mercado expõe vulnerabilidades no sistema de pagamentos brasileiro

Na noite de 17 de agosto, uma mensagem de alerta circulou entre instituições financeiras e operadores do Sistema de Pagamentos...

Tecnologia1 dia ago

Influenciadores adolescentes e a adultização digital: até onde vai o trabalho e os direitos de quem começa cedo na internet?

Após o vídeo do youtuber Felca sobre a ‘adultização’ de menores nas redes sociais, especialistas alertam para os limites legais...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed