Barra
Connect with us

Entretenimento

Luana Vitra apresenta novos projetos internacionais no centro de arte contemporânea Kunstinstituut Melly, na Holanda, e é um dos nomes confirmados para a 16ª Bienal de Sharjah, nos Emirados Árabes

Published

on

(Créditos – Matthieu Croizier)

A artista visual mineira é destaque dentro e fora do Brasil, com a circulação de projetos autorais entre o final de 2024 e início de 2025

Uma mescla de influências da dança, espacialidade e questões socioambientais é a forma mais simples de descrever uma trajetória tão plural e atenciosa como a de Luana Vitra. A artista visual de Contagem, Minas Gerais, tem se tornado uma das vozes mais proeminentes da arte contemporânea brasileira com seu olhar preciso e criativo, e, agora, chega a públicos internacionais. Reafirmando seu espaço no cenário global, Luana inaugura sua aguardada exposição solo, “As contas do meu rosário são balas de artilharia”, no Kunstinstituut Melly, em Roterdã (Holanda) – entre setembro de 2024 e abril de 2025 –, enquanto se prepara para debutar na 16ª Bienal de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos – entre fevereiro e junho de 2025 –, representando o país como uma das duas artistas brasileiras confirmadas. Sua agenda ainda prepara novidades para o próximo ano, que serão divulgadas em breve.

A mostra que apresenta a instalação “As contas do meu rosário são balas de artilharia” (em inglês “The beads of my rosary are artillery bullets”) chega ao centro de arte contemporânea de Roterdã, nos Países Baixos, após ser adquirida pela Hartwig Foundation para a Rijks Collection, a coleção nacional dos Países Baixos, por meio do Hartwig Art Production | Collection Fund. Esta obra explora a relação de Luana entre espiritualidade e trabalho manual, conectando sua herança de Minas Gerais com a experiência de uma residência na África do Sul. A artista se inspirou em técnicas tradicionais de tecelagem e miçangas aprendidas com a cultura Zulu, refletindo sobre o ato repetitivo de passar as mãos sobre as contas como uma forma de oração e conexão espiritual. Suas instalações, compostas por uma variedade de materiais, evocam as energias dos metais e mitologias, abordando questões de guerra espiritual e histórica, tanto no Brasil quanto globalmente.

Paralelamente à exposição (que acontece entre 20 de setembro de 2024, com duração até 27 de abril de 2025), Luana está produzindo um curta-documentário que acompanha o processo de criação das obras e a residência artística que ela realizou na África do Sul. O filme explora sua conexão com materiais e territórios, e revela a dinâmica por trás das suas instalações, que entrelaçam a corporalidade e o espaço.

Tal ocupação do local dedicado a exposições, projetos educativos e engajamento público com a arte contemporânea na Europa, antecipa uma segunda conquista importante na trajetória de Luana. A sua participação na 16ª Bienal de Sharjah, que acontece nos Emirados Árabes Unidos, de 6 de fevereiro a 15 de junho de 2025, amplifica sua voz dentro e fora do país. Como uma das duas brasileiras convidadas, a artista participa da prestigiosa Bienal – conhecida por sua relevância no circuito internacional – com uma obra inédita. Sob a curadoria de Natasha Ginwala, Amal Khalaf, Zeynep Öz, Alia Swastika e Megan Tamati-Quennell, a Bienal reunirá artistas globais para discutir temas urgentes do seu tempo, e a obra de Luana se destaca por sua sensibilidade às questões socioambientais e decoloniais.

“Essa exposição no Kunstinstituut Melly tem sido um acontecimento bem especial para mim, porque é a primeira vez que estou vendo todas as obras que produzi durante a residência na África do Sul juntas, e realmente consigo sentir a magnitude de tudo que aprendi nesse território em relação a espiritualidade das matérias e do gesto.  Dar continuidade a isso com esse novo projeto para a Bienal de Sharjah tem sido incrível, porque se na exposição na Holanda eu me voltei para a espiritualidade do reino mineral, em Sharjah volto minhas investigações para a afetividade, desenvolvendo um projeto onde penso o desejo da matéria como possibilidade de estrutura, pesquisa que iniciei durante minha residência em La Becque, na Suíça, e agora terá continuidade nos Emirados Árabes Unidos”, afirma Luana, que protagoniza uma história já aplaudida pelo Prêmio PIPA, o mais importante prêmio de arte contemporânea do Brasil, o Hartwig Art Production | Collection Fund Commissioning Committee (2021-23), na Holanda, e o Prince Claus Seed Award em Amsterdã no ano de 2022. 

SERVIÇO

Exposição “As contas do meu rosário são balas de artilharia” @ Roterdã

Datas: 20 de setembro de 2024 a 27 de abril de 2025

Local: Kunstinstituut Melly, Roterdã, Países Baixos  

16ª Bienal de Sharjah  

Datas: 6 de fevereiro de 2025 – 15 de junho de 2025

Local: Sharjah, Emirados Árabes Unidos  

SOBRE LUANA VITRA

Uma mescla de influências da dança, espacialidade e questões socioambientais é a forma mais simples de descrever uma trajetória tão plural e atenciosa como a de Luana Vitra. A artista visual de Contagem, Minas Gerais, que iniciou sua trajetória aos 13 anos tem se tornado uma das vozes mais proeminentes da arte contemporânea brasileira com seu olhar preciso e criativo. Formada pela Escola Guignard (UEMG), sua produção foca em escultura, cerâmica, desenho e instalação, conectando corpo, espaço e questões socioambientais. Suas obras exploram temas como mineração predatória e racismo ambiental. Luana descreve suas criações como “coreografias”, refletindo sua relação com o movimento e o espaço.

A artista tem participado de importantes exposições em instituições como o MASP, o MAR e o Instituto Inhotim, além de eventos internacionais em países como Reino Unido, França e Gana, e importantes residências internacionais como La Becque,na Suíça. Em 2023, recebeu o Prêmio PIPA, após indicações nos anos anteriores, e participou da 35ª Bienal de São Paulo com a obra “Pulmão da Mina”. Outros reconhecimentos incluem o Prince Claus Seed Award (2022) e o Hartwig Art Production (Holanda). Em 2025, Luana integrará a Bienal de Sharjah, reafirmando sua presença no circuito global.

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

Expressão Ativa anuncia álbum “Estrada 33” em parceria com a Radar Records

Published

on

O grupo de rap nacional Expressão Ativa, ícone do segmento, apresenta ao público em parceria com a Radar Records, o projeto “Estrada 33”, um marco na trajetória do grupo.

Trata-se de uma série de lançamentos acústicos que resgatam os maiores clássicos da carreira do grupo, agora revisitados com novos arranjos e a participação especial do grupo vocal Coral Voice Soul, que confere emoção, profundidade e uma nova camada artística às interpretações.

O álbum “Estrada 33” será revelado gradualmente, com o lançamento de uma música por mês, sempre acompanhada de um clipe exclusivo, em um formato que valoriza a construção da narrativa e o envolvimento contínuo do público com o projeto.

A primeira faixa a ser lançada é “Último Perdão”, um dos registros mais impactantes da discografia do grupo Expressão Ativa.

A canção ganha nova vida no formato acústico, com o peso das rimas e a força da letra intensificadas pelos arranjos vocais do Coral Voice Soul. Em uma narrativa crua, emocional e espiritual, “Último Perdão” é um grito de arrependimento de quem viveu à margem, mergulhado na violência, e no leito de morte busca redenção.

Com “Estrada 33”, Expressão Ativa reafirma sua relevância artística e social, mostrando que a maturidade musical pode andar lado a lado com a força das raízes do rap de mensagem.

A música será lançada no dia 20 de junho nas principais plataformas digitais como Spotify, Deezer, Apple Music e Amazon Music. O single já está em fase de pré-save nas plataformas.

Faça o pré-save em: https://found.ee/expressaoativa_ultimoperdao

Continue Reading

Entretenimento

Casa de Cultura Os Capoeira abre inscrições para oficina de Percussão com Mestre Dalua

Published

on

A Casa de Cultura Os Capoeira, espaço que é dedicado à valorização da capoeira, percussão e música, está com inscrições abertas para iniciação à percussão com o renomado mestre Dalua — músico premiado, capoeirista e parceiro de grandes nomes da música como Elza Soares, Ney Matogrosso e Maria Rita. 

O curso é voltado para iniciantes e tem como foco a exploração do corpo como instrumento, promovendo ritmo, movimento e identidade cultural. Os participantes aprenderão técnicas e ritmos com instrumentos como ganzá, agogô, tambor e pandeiro, fazendo conexão com a história e exaltando a força simbólica da percussão na cultura afro-brasileira.

SERVIÇOS:
Quando: Às terças-feiras, às 20h30 – a partir do dia 05/08 e vai até 18/11
Endereço: Rua Belmiro Braga, 186, Vila Madalena – São Paulo (SP)
Público: Iniciantes e maiores de 16 anos
Inscrições: Através do whatsapp –  (11) 98141-5534 – com vagas limitadas
Valor: 4x de R$279,00 ou R$1.000,00 à vista. 

APOIO:
Contemporânea Team Musical: @contemporaneateam
Torelli Musical: @torellimusical
Casa de Cultura Os Capoeira: @casadeculturaoscapoeira

Continue Reading

Entretenimento

Ou investe R$ 4,5 milhões na produção e avança na expansão internacional com operação em Dubai

Published

on

Com 31 anos de história e origem no quintal de casa, em Caxias do Sul (RS), a Ou se consolidou como referência nacional em soluções de organização e utilidades para o lar — e agora vive uma fase intensa de expansão internacional.

Após crescer 38% em faturamento em 2024, a empresa investe R$ 4,5 milhões na produção e no lançamento de mais de 110 novos produtos em 2025, fortalecendo sua presença global, com destaque para o Oriente Médio. A marca já opera em Dubai, nos Emirados Árabes, e prevê que a região represente 7% de suas exportações até o final deste ano.

Fundada em 1993 por dois irmãos empreendedores, Nelson e Juarez Martini, a Ou nasceu
com foco em utilidades domésticas e evoluiu para se tornar líder em organização, com
mais de 800 SKUs em seu portfólio. Hoje, está presente em 25 países e mantém sua sede
e fábrica em Caxias do Sul, além de um Centro de Distribuição que foi ampliado em 2024,
passando de 10 mil para 33 mil m² para atender à crescente demanda. A estrutura logística própria é parte essencial do modelo de produção verticalizada da empresa, que aposta em eficiência para escalar suas operações sem perder agilidade.

A entrada nos Emirados Árabes, via Dubai, marca um ponto de virada na estratégia internacional da marca. Desde a participação na feira Index, em 2024, a Ou já exportou três contêineres para o país e estabeleceu presença em redes como Carrefour, Pen Home e Amazon local. A operação na região é uma das apostas para o crescimento das exportações em 2025, ao lado do fortalecimento no México e da preparação para o lançamento de uma operação própria nos Estados Unidos, por meio da Amazon USA.

Vanessa Ferreira, gerente de exportação da Ou, reforça o papel da operação no Oriente Médio nesse novo ciclo da marca: “A entrada em Dubai foi estratégica para posicionar a Ou em um mercado exigente, que valoriza design e funcionalidade. Em menos de um ano, conseguimos estruturar a operação, adaptar nosso portfólio e entrar em grandes redes da região. Isso nos dá confiança para seguir expandindo com consistência em outras praças do Oriente Médio e consolidar o movimento internacional da marca”.

O avanço internacional é sustentado por uma estratégia de inovação e desenvolvimento.
Em 2025, os R$ 4,5 milhões investidos pela empresa estão direcionados à criação de
novos produtos com foco em design funcional, praticidade e bem-estar no dia a dia. No
ambiente digital, a marca também cresceu de forma expressiva: em 2024, as vendas
online subiram 172%, com aumento de 109% em receita no e-commerce próprio e 70% a
mais nos pedidos.

“A Ou nasceu no quintal da casa da minha família e hoje está em 25 países. A expansão para Dubai e a construção de uma operação própria nos EUA mostram o quanto o nosso time está preparado para crescer sem abrir mão da essência: transformar a vida das pessoas por meio da organização e do design funcional. Nosso foco é seguir inovando com consistência, sempre com os pés no chão e visão global”, afirma Juarez Martini, CEO e diretor comercial da Ou.

Sobre a <Ou>

Com 31 anos de experiência, a <Ou> é referência no setor de organização, destacando-se pelo design diferenciado, inovação, funcionalidade e sustentabilidade. Presente em 25 países e com pontos de venda em todo o Brasil, a marca oferece produtos que transformam o dia a dia das pessoas, promovendo ambientes organizados e confortáveis.

A sede e fábrica da <Ou> estão localizadas em Caxias do Sul, contando com um novo Centro de Distribuição (CD) de 23.000 m², responsável por abastecer clientes em todo o Brasil com agilidade e eficiência. Além disso, a marca possui a Casa <Ou>, um espaço exclusivo em São Paulo, onde clientes e parceiros podem vivenciar a essência da marca por meio de experiências e workshops voltados para a organização e bem-estar.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Geral48 minutos ago

Murano Pousada Boutique chega a Campos do Jordão com proposta de elegância, conforto e exclusividade

Campos do Jordão, junho de 2025 – Um novo conceito de hospedagem acaba de chegar à mais charmosa cidade da...

Geral4 horas ago

Servidor da UFC é selecionado para programa nacional de inovação com pesquisa sobre preservação de memória audiovisual

Estudo quer impedir que a produção cultural e educativa das universidades públicas se perca e propõe um sistema para que...

Famosos11 horas ago

Adriana Muller viaja para a cidade da moda acompanhada do marido, o jogador Lincoln Henrique

A influenciadora Adriana Müller está na cidade da moda e vem chamando a atenção nas redes sociais com peças e...

Entretenimento11 horas ago

Expressão Ativa anuncia álbum “Estrada 33” em parceria com a Radar Records

O grupo de rap nacional Expressão Ativa, ícone do segmento, apresenta ao público em parceria com a Radar Records, o...

Negócios12 horas ago

Pedro Melo Jr. e a Quarta Onda do Café: O Brasil Precisa Parar de Exportar Commodities e Começar a Exportar Valor

À frente da BitCoffee e defensor do conceito da 4ª Onda do Café, o empreendedor Pedro Melo Jr. está promovendo...

Negócios12 horas ago

O fim da era do controle: por que o trabalho remoto virou vantagem competitiva

Estudo mostra que 40% dos profissionais aceitariam corte salarial para manter a flexibilidade — e empresas que resistem ao modelo...

Moda12 horas ago

Oficinas infantojuvenis marcam a programação de junho do Clube de Costura

Com foco no início das férias, projeto promove experiências criativas e afetivas para adultos e crianças Goiânia, maio de 2025...

Moda12 horas ago

Mega Moda amplia lançamentos de coleções de inverno e impulsiona comércio atacadista com movimentação intensa de lojistas

Goiânia, junho de 2025 — A segunda frente fria de 2025 provocou, desde a madrugada desta segunda-feira, uma queda brusca...

Moda13 horas ago

Experience Models desembarca em Niterói em busca de novos talentos da moda

Seletiva promovida pela agência Haut Models será realizada nos dias 06, 07 e 08 de junho, com inscrições gratuitas Niterói,...

Negócios14 horas ago

Dia Mundial do Meio Ambiente: a urgência de cultivar o planeta com ações concretas e impacto real

Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o alerta é claro: não há mais tempo para discursos vazios....

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed