Barra
Connect with us

Entretenimento

Luana Vitra apresenta novos projetos internacionais no centro de arte contemporânea Kunstinstituut Melly, na Holanda, e é um dos nomes confirmados para a 16ª Bienal de Sharjah, nos Emirados Árabes

Published

on

(Créditos – Matthieu Croizier)

A artista visual mineira é destaque dentro e fora do Brasil, com a circulação de projetos autorais entre o final de 2024 e início de 2025

Uma mescla de influências da dança, espacialidade e questões socioambientais é a forma mais simples de descrever uma trajetória tão plural e atenciosa como a de Luana Vitra. A artista visual de Contagem, Minas Gerais, tem se tornado uma das vozes mais proeminentes da arte contemporânea brasileira com seu olhar preciso e criativo, e, agora, chega a públicos internacionais. Reafirmando seu espaço no cenário global, Luana inaugura sua aguardada exposição solo, “As contas do meu rosário são balas de artilharia”, no Kunstinstituut Melly, em Roterdã (Holanda) – entre setembro de 2024 e abril de 2025 –, enquanto se prepara para debutar na 16ª Bienal de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos – entre fevereiro e junho de 2025 –, representando o país como uma das duas artistas brasileiras confirmadas. Sua agenda ainda prepara novidades para o próximo ano, que serão divulgadas em breve.

A mostra que apresenta a instalação “As contas do meu rosário são balas de artilharia” (em inglês “The beads of my rosary are artillery bullets”) chega ao centro de arte contemporânea de Roterdã, nos Países Baixos, após ser adquirida pela Hartwig Foundation para a Rijks Collection, a coleção nacional dos Países Baixos, por meio do Hartwig Art Production | Collection Fund. Esta obra explora a relação de Luana entre espiritualidade e trabalho manual, conectando sua herança de Minas Gerais com a experiência de uma residência na África do Sul. A artista se inspirou em técnicas tradicionais de tecelagem e miçangas aprendidas com a cultura Zulu, refletindo sobre o ato repetitivo de passar as mãos sobre as contas como uma forma de oração e conexão espiritual. Suas instalações, compostas por uma variedade de materiais, evocam as energias dos metais e mitologias, abordando questões de guerra espiritual e histórica, tanto no Brasil quanto globalmente.

Paralelamente à exposição (que acontece entre 20 de setembro de 2024, com duração até 27 de abril de 2025), Luana está produzindo um curta-documentário que acompanha o processo de criação das obras e a residência artística que ela realizou na África do Sul. O filme explora sua conexão com materiais e territórios, e revela a dinâmica por trás das suas instalações, que entrelaçam a corporalidade e o espaço.

Tal ocupação do local dedicado a exposições, projetos educativos e engajamento público com a arte contemporânea na Europa, antecipa uma segunda conquista importante na trajetória de Luana. A sua participação na 16ª Bienal de Sharjah, que acontece nos Emirados Árabes Unidos, de 6 de fevereiro a 15 de junho de 2025, amplifica sua voz dentro e fora do país. Como uma das duas brasileiras convidadas, a artista participa da prestigiosa Bienal – conhecida por sua relevância no circuito internacional – com uma obra inédita. Sob a curadoria de Natasha Ginwala, Amal Khalaf, Zeynep Öz, Alia Swastika e Megan Tamati-Quennell, a Bienal reunirá artistas globais para discutir temas urgentes do seu tempo, e a obra de Luana se destaca por sua sensibilidade às questões socioambientais e decoloniais.

“Essa exposição no Kunstinstituut Melly tem sido um acontecimento bem especial para mim, porque é a primeira vez que estou vendo todas as obras que produzi durante a residência na África do Sul juntas, e realmente consigo sentir a magnitude de tudo que aprendi nesse território em relação a espiritualidade das matérias e do gesto.  Dar continuidade a isso com esse novo projeto para a Bienal de Sharjah tem sido incrível, porque se na exposição na Holanda eu me voltei para a espiritualidade do reino mineral, em Sharjah volto minhas investigações para a afetividade, desenvolvendo um projeto onde penso o desejo da matéria como possibilidade de estrutura, pesquisa que iniciei durante minha residência em La Becque, na Suíça, e agora terá continuidade nos Emirados Árabes Unidos”, afirma Luana, que protagoniza uma história já aplaudida pelo Prêmio PIPA, o mais importante prêmio de arte contemporânea do Brasil, o Hartwig Art Production | Collection Fund Commissioning Committee (2021-23), na Holanda, e o Prince Claus Seed Award em Amsterdã no ano de 2022. 

SERVIÇO

Exposição “As contas do meu rosário são balas de artilharia” @ Roterdã

Datas: 20 de setembro de 2024 a 27 de abril de 2025

Local: Kunstinstituut Melly, Roterdã, Países Baixos  

16ª Bienal de Sharjah  

Datas: 6 de fevereiro de 2025 – 15 de junho de 2025

Local: Sharjah, Emirados Árabes Unidos  

SOBRE LUANA VITRA

Uma mescla de influências da dança, espacialidade e questões socioambientais é a forma mais simples de descrever uma trajetória tão plural e atenciosa como a de Luana Vitra. A artista visual de Contagem, Minas Gerais, que iniciou sua trajetória aos 13 anos tem se tornado uma das vozes mais proeminentes da arte contemporânea brasileira com seu olhar preciso e criativo. Formada pela Escola Guignard (UEMG), sua produção foca em escultura, cerâmica, desenho e instalação, conectando corpo, espaço e questões socioambientais. Suas obras exploram temas como mineração predatória e racismo ambiental. Luana descreve suas criações como “coreografias”, refletindo sua relação com o movimento e o espaço.

A artista tem participado de importantes exposições em instituições como o MASP, o MAR e o Instituto Inhotim, além de eventos internacionais em países como Reino Unido, França e Gana, e importantes residências internacionais como La Becque,na Suíça. Em 2023, recebeu o Prêmio PIPA, após indicações nos anos anteriores, e participou da 35ª Bienal de São Paulo com a obra “Pulmão da Mina”. Outros reconhecimentos incluem o Prince Claus Seed Award (2022) e o Hartwig Art Production (Holanda). Em 2025, Luana integrará a Bienal de Sharjah, reafirmando sua presença no circuito global.

Continue Reading
Advertisement

Entretenimento

Restaurante Namazônia e Vitrine Filmes lançam ação com o premiado filme O Último Azul

Published

on

Com o propósito de reforçar sua missão de dar voz e protagonismo à Amazônia, o restaurante Namazônia, idealizado pelo empresário Pedro Amaral, firma uma parceria especial com a Vitrine Filmes para presentear seus clientes com ingressos do aclamado filme O Último Azul, estrelado por Rodrigo Santoro e Denise Weinberg, que interpreta a protagonista Tereza, uma inspiradora mulher de 77 anos que desafia um regime distópico e parte em uma jornada transformadora pelos rios da Amazônia. Também integram o elenco a atriz cubana Miriam Socarrás, como Roberta.

Sobre a parceria

“Desde que fundei o Namazônia, nosso compromisso sempre foi fortalecer a Amazônia culturalmente, socialmente e simbolicamente. Apoiar um projeto como O Último Azul, que retrata a força e a ancestralidade da região com uma sensibilidade tão profunda, é para mim um orgulho imenso”, destaca Pedro Amaral.

O Último Azul é dirigido por Gabriel Mascaro e estreou mundialmente em fevereiro de 2025 no Festival de Berlim, onde foi premiado com o Urso de Prata (Grande Prêmio do Júri), o prêmio do Júri Ecumênico e o Prêmio dos Leitores do Berliner Morgenpost. O longa também foi o filme de abertura do Festival de Gramado em agosto de 2025, e estreou nos cinemas brasileiros no dia 28 de agosto.

Ambientado em uma Amazônia distópica, o enredo acompanha Tereza, que, ao ser forçada a se exilar em uma colônia para idosos, decide embarcar em uma jornada fluvial com um último desejo de liberdade. Atenção ao tema do etarismo, o filme desafia estereótipos e celebra a força de viver e de sonhar, uma mensagem profundamente necessária para a sociedade contemporânea.

Como ganhar o ingresso

Para aproximar a arte do cinema da experiência gastronômica amazônica, o Namazônia oferece ingressos do filme aos clientes que: gastarem R$120,00 ou mais no restaurante, ou adquirirem um dos Kits Amazônicos da casa, que traz deliciosas opções como: cachaça e caipirinha de jambu, geleias típicas, bolo de caneca e chás de ervas e frutas da Amazônia.

 

Serviço do Restaurante Namazônia

Horário de funcionamento: Terça a sábado: das 12h às 22h, e domingo: das 12h às 18h.

Endereço: Rua Áurea, 361 – Vila Mariana, São Paulo

Instagram: @namazoniaoficial

Imagens: Divulgação Vitrine Filmes

 

Continue Reading

Entretenimento

André Marinho apresenta o novo single “De Qualquer Jeito” pela Radar Records

Published

on

O cantor e compositor André Marinho, conhecido por sua trajetória marcante no grupo Br’oZ, e por sua voz única no pagode, lança seu mais novo single “De Qualquer Jeito”. A faixa lançada em parceria com a Radar Records, é um convite irresistível ao amor sem rótulos e sem hora marcada, celebrando a paixão em todas as suas formas e momentos.

Composta pelo próprio André Marinho, a canção possui uma melodia envolvente e batidas que mesclam o pagode romântico com a energia do swing moderno, “De Qualquer Jeito” traz uma letra direta e cheia de intimidade. André canta sobre estar presente nos altos e baixos do dia a dia, seja para acalmar, arrancar sorrisos ou viver momentos de pura entrega. O refrão marcante reforça que, “de qualquer jeito”, o importante é estar junto.

A produção ressalta o carisma e a versatilidade de André, entregando um som que agrada tanto aos fãs antigos quanto ao novo público. É uma canção para tocar na playlist de quem ama, se declara ou simplesmente quer curtir um bom pagode com clima de romance no ar.

O lançamento da musica “De Qualquer Jeito”, está disponível em todas as plataformas digitais como Spotify, Deezer, Amazon Music, entre outras.

Ouça e baixe em:

https://found.ee/andremarinho_dequalquerjeito

Continue Reading

Entretenimento

Allisson Rodrigues grava segundo DVD em Mato Grosso em meio a super produção

Published

on

O agronegócio de Mato Grosso já é considerado uma das maiores forças econômicas do país, mas vem se destacando para além da pecuária, atraindo a atenção de diversos setores.

Com práticas cada vez mais modernas e sustentáveis, o setor vem expandindo fronteiras e conquistando espaço no cenário nacional, mostrando que seu potencial vai muito além do agronegócio.

Um exemplo disso é o evento realizado na última semana, onde Campo Verde se tornou palco de um encontro inédito entre cultura e agronegócio.

A lavoura de algodão da Fazenda Pirassununga recebeu a gravação do novo DVD do cantor sertanejo Allisson Rodrigues, o Comendador, em um cenário que simboliza a produtividade do município e a força do agro mato-grossense.

A iniciativa marcou a primeira vez no Brasil em que uma plantação de algodão foi transformada em palco de show. O cenário natural, com plumas prontas para a colheita, serviu de pano de fundo para a música, reunindo produtores rurais, autoridades, influenciadores e convidados em um evento que colocou o agro no centro das atenções.

O anfitrião da noite, o produtor rural José Carlos Dolphine, destacou a relevância de associar a música à cotonicultura, e comemorou o reconhecimento do agro por outros setores. “Entendemos a importância de abrir nossa propriedade para um evento desse porte. É uma forma de valorizar a produção agrícola, mostrar a pujança do agronegócio de Campo Verde e o quanto ele contribui para o desenvolvimento do país”, afirmou.

Allisson Rodrigues também fez questão de enaltecer o papel do agro na economia local: “É uma alegria trazer meu trabalho para dentro de uma lavoura de algodão, um símbolo de Mato Grosso e do Brasil. Essa união mostra a grandeza do setor e o carinho que tenho pelo estado”, disse o cantor.

O prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes, prestigiou o evento e parabenizou a organização. “A cultura do algodão transformou Campo Verde. Quando vemos um ação como essa promovendo essa atividade econômica tão importante para nós, é muito satisfatório. Quero parabenizar a toda a equipe pela organização e agradecer ao Allisson por ter escolhido Campo Verde. Não tenho dúvida de que será um grande sucesso”.

Além da gravação, a noite contou com a participação especial de Pescuma, ícone da cultura mato-grossense, que dividiu o palco com Allisson em uma apresentação marcada pela fusão de estilos e pela valorização das raízes regionais.

Com mais de uma década de carreira, cinco álbuns lançados e parcerias com nomes consagrados da música sertaneja como Roberta Miranda, César Menotti e Fabiano, Marcos e Belutti e o cantor Bruno da dupla Bruno e Marrone, o cantor e compositor Allisson Rodrigues vê no projeto um divisor de águas em sua trajetória.

Para Campo Verde, o espetáculo reforça a imagem do município como referência na produção agrícola e demonstra o potencial do agronegócio como vitrine para impulsionar também a cultura e o turismo.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Geral9 horas ago

Isoladão’ estreia na Bahia com proposta ousada de preparação para o Enem

_Evento gratuito acontece no domingo (14), às 9h, no Cineflix (Shopping Bela Vista), e contará com a participação do professor...

Entretenimento10 horas ago

Restaurante Namazônia e Vitrine Filmes lançam ação com o premiado filme O Último Azul

Com o propósito de reforçar sua missão de dar voz e protagonismo à Amazônia, o restaurante Namazônia, idealizado pelo empresário...

Saúde13 horas ago

Dra. Carla Dias aponta situações que você precisa saber sobre câncer colorretal

Oncologista revela ainda quais são os sintomas mais comuns e as vantagens de um diagnóstico precoce. Conhecido popularmente como câncer...

Saúde14 horas ago

Dra. Silvana Correia celebra o sucesso internacional da linha Beauty Concept by Sil

A Dra. Silvana Correia, especialista em estética avançada, Harmonização Full Face e referência em terapia bioplacentária, comemora um marco em...

Saúde14 horas ago

Clínica Pro-Result: Apneia do Sono: sintomas, riscos, diagnóstico e tratamentos atuais

O que é apneia do sono? A apneia obstrutiva do sono (AOS) acontece quando a musculatura da garganta relaxa excessivamente durante o...

Saúde14 horas ago

Conforte-se Londrina: cuidado e inovação no apoio ao pós-operatório

A chegada da Conforte-se Londrina trouxe mais segurança e conforto para pacientes em recuperação. A empresa disponibiliza poltronas ergonômicas e...

Saúde14 horas ago

Conforte-se Maringá: referência em bem-estar no pós-operatório

A Conforte-se Maringá se consolidou como uma referência no apoio ao paciente durante a recuperação cirúrgica. Com poltronas modernas, ergonômicas...

Saúde14 horas ago

Conforte-se Florianópolis: inovação e cuidado no apoio ao pós-operatório

A Conforte-se Florianópolis oferece uma nova forma de encarar o período pós-operatório, trazendo mais segurança, praticidade e conforto aos pacientes...

blog14 horas ago

Brasileiros pagam impostos embutidos em consórcios e buscam alternativas para conquistar a casa própria

Especialistas destacam que compreender a carga tributária e aproveitar os benefícios do sistema sem juros pode tornar o investimento mais...

Moda15 horas ago

Verão no corpo que você tem: como escolher roupas frescas e estilosas para todos os tamanhos

Tecidos leves, cortes estratégicos e informação de moda: o verão chegou para todos os corpos — inclusive aqueles que por...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed