Connect with us

Business

Gestão: Luiz Otávio Goi explica como desmistificar o fenômeno do mercado de ações ESG

Published

on

O mercado de ações brasileiro nunca foi tão movimentado como nos últimos três anos. Com o surgimento de novos bancos personalizados, carteiras de ações das mais variadas e com a tendência de busca de independência financeira através dos dividendos e juros, o brasileiro passou a emplacar a compra de ações como um dos investimentos mais utilizados, independentemente do poder aquisitivo do investidor.

Com essa mudança de aplicação em bens duráveis para o mercado de ações, muitas oportunidades estão surgindo e as ações de grandes empresas, atreladas a bolsa de valores, tem gerado brilho nos olhos de investidores novos ou experientes, através da oportunidade gerada com lucratividade rápida baseada em um risco ligado diretamente a volatilidade das ações do mercado nacional.

Dentro desse formato de dividendos, uma sigla que tem sido comum é o ESG (Environmental, Social  and Governance) que traduzindo para o português significa –  Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança corporativa. Essa sigla agrega informações sobre as empresas que estão relacionadas diretamente a riscos que podem gerar impactos de alta representação em suas ações distribuídas, ocasionando variações no custo das ações (quem não lembra dos impactos sofridos por empresas até então consideradas muito estáveis no período da operação “Lava Jato” ou até mesmo com os desastres ocorridos nas barragens de rejeitos de cidades brasileiras?).

O ESG é uma forma de mostrar ao investidor o quanto a empresa na qual ele está investindo está sólida ou não, para evitar o risco de uma flutuação desastrosa de suas ações no mercado. Pensando nessa questão, listei aqui alguns itens que devem ser verificados pelos investidores sob o tema ESG, para nortear a segurança de seus investimentos:

Meio ambiente: O tema meio ambiente é sempre o primeiro que vem à cabeça daqueles que escutam falar de ESG, e não é para menos, visto que esse tema requer muita atenção. Para entender se uma empresa tem de fato uma estrutura sólida no tema ambiental, é importante que ela divulgue periodicamente sua política ambiental, seu inventário de GEE (Gases de efeito estufa), seu relatório de sustentabilidade a ainda assuma publicamente compromissos como a redução de sua pegada de CO2, redução do consumo de recursos naturais, uso de energia limpa e outras questões ambientais de grande relevância. Vale a pena pesquisar um pouco sobre a norma ISO14001 que regulamenta os sistemas de gestão ambientais nas empresas certificadas.

Dica: Fuja do Greenwash – Essa sigla é utilizada para apresentações ambientais sem uma devida base. Representa empresas que demonstram ter um compromisso, porém sem uma estrutura sólida como metas a médio e longo prazo, gerando um “falso” compromisso ambiental.

Responsabilidade Social: A responsabilidade social é o tema mais amplo e difundido no meio empresarial. Para garantir que a empresa está empenhada nisso o investidor deve buscar saber de fato se a empresa tem compromissos com a igualdade de gênero e racial, equidade de oportunidades e se tem políticas sólidas contra o assédio de todos os tipos, apoiando o trabalho justo. Cumprimento de cotas de pessoas com deficiência e aprendizagem fazem parte de um legislativo básico, portanto, as empresas devem ter compromissos de igualdade de oportunidade para aqueles que estão socialmente vulneráveis, além de engajar seus stakeholders a fazer o mesmo.

Dica: Importante acessar a ISO16001, norma que regulamenta a responsabilidade social empresarial, demonstrando os requisitos importantes para uma empresa socialmente correta através de requisitos específicos.

  Governança corporativa: O tema de governança deve ser o mais complexo e temido pelas empresas quando o assunto é ESG. Isso porque o tema deve gerir diversas regras internas para garantir uma governança sólida e “a prova de escândalos”. No tema governança, o investidor deve ter uma atenção especial aos temas de: transparência, ética e integridade, anticorrupção, responsabilidade corporativa e accountability (avaliação de contas de forma transparente e passível de auditoria).

Nesse quesito é favorável o investidor verificar quem são os órgãos que auditam a empresa na qual pensa investir, qual o nível de transparência de suas informações e ainda quais políticas existem para garantir as regras de compliance. Dentro da realidade atual, também é importante entender em que nível de maturidade a empresa se encontra quanto a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) visto que é um tema que está mexendo muito com a segurança dos dados das empresas brasileiras pela fragilidade percebida nos últimos tempos.

Dica: Fuja das empresas com relatórios financeiros confusos e sem nexo numérico. Evite investir em empresas que postergam metas voltadas à governança e também que não tem políticas de compliance e anticorrupção claras. Além disso, é importante entender o básico da norma ISO37001 que é referência em governança corporativa.

Como podemos ver, existem diversas avaliações a serem realizadas pelos investidores, além disso o tema ESG surge como um aliado para verificar o quanto seu investimento está seguro em papéis de empresas que realizam de forma clara e transparente suas funções no tema.

É também importante que o investidor domine questões como gestão de riscos (existe uma norma ISO31000 que trata de metodologias e requisitos sobre o tema) para que se entenda como a empresa lida com os riscos existentes em seu processo.

Existe hoje, uma carteira de investimento, conhecida como ISE (Índice de sustentabilidade empresarial) que representa o resultado de empresas que foram auditadas e certificadas pela bolsa de valores (Bovespa) sob os requisitos de ESG, que demonstra uma lista de empresas sólidas e competitivas, dando um pouco mais de segurança para o investidor na hora de escolher onde aplicar seu dinheiro.

 

Sobre Luiz Otávio Goi Jr.

Com uma história de mais de 15 anos no mercado, o gestor empresarial Luiz Otávio Goi, tem desempenhado um papel importante no meio corporativo, desburocratizando e levando a gestão de negócios a um novo patamar.

Nascido na periferia de São Paulo, o jovem não teve facilidades na sua trajetória, estudou a vida toda em escolas públicas, e focou seus objetivos na construção de um futuro melhor, mudando a realidade do seu ciclo familiar.

Luiz se formou na área ambiental, se especializou em educação, saúde e segurança no trabalho, sistemas de gestão integrados e possui dois MBAs, Gestão empresarial e Sustentabilidade Empresarial. Ao longo de mais de 15 anos de experiência em gestão no ramo da indústria automobilística, de energia e bens de consumo se tornou gestor corporativo dos sistemas integrados de uma grande empresa, que conta com mais de 15 mil funcionários.

“Precisamos criar um mundo corporativo menos crítico e mais colaborativo”. Afirma Luiz Otávio Goi jr.

O gestor realiza um trabalho expressivo de divulgação de gestão empresarial e cultura corporativa de forma simplificada em suas redes sociais, e em mídias corporativas, a fim de promover a democratização do conhecimento.

 

Redes sociais:

 

Instagram: https://www.instagram.com/luiz_goijr/

Linkedinhttps://www.linkedin.com/in/luiz-ot%C3%A1vio-goi-junior-b2743

 

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Business

Sucesso em grandes eventos, Sorvete Retrô anuncia novidades da marca

Published

on

Por Viviane de Almeida

Popular nas décadas de 80 e 90, o sorvete retrô ou sorvete americano fez parte da infância de muitas pessoas. A fim de resgatar um pouco dessa gostosanostalgia, os empresários Ricks e Vitão decidiram apostar nesse clássico e, hoje, a marca Sorvete Retrô é referência em todo o Brasil.

“No final de 2016 começamos a comercializar esse sorvete. A ideia surgiu de uma necessidade. A gente queria tomar esse sorvete, mas era muito difícil de encontrar essa máquina no ABC. Fizemos então uma pesquisa de mercado e resolvemos colocar uma máquina de sorvete americano na principal avenida da cidade. O sucesso foi tanto que colocamos outras três máquinas em outros pontos dessa avenida”, recordam os sócios.

Buscando maior crescimento do negócio, os empresários resolveram então levar a Sorvete Retrô para dentro de eventos corporativos e também celebrações como formaturas, casamentos,aniversários, entre outros tipos de comemorações. O produto de qualidade aliado ao atendimento personalizado foi muito bem recebido pelo públicoem geral.

“Na verdade, a gente leva muito mais que um sorvete, levamos toda uma experiência. Porque aSorvete Retrô é nostálgica, tem sabor de infância, o que desperta muitas emoções nas pessoas. O sorvetetem um visual diferenciado, já que ele possui uma camada maior e mais alta, se comparado ao sorvete de casquinha tradicional. E além da diferença visual, nossa receita é à base de gelatina, não leva leite, portanto, é zero lactose, diferentemente do tradicional. Tudo isso faz da Sorvete Retrô um doce especial, comentam Ricks e Vitão.

Ao todo são seis sabores: morango, uva, tutti-frutti,limão, maracujá e abacaxi, que são servidos de forma ilimitada proporcional à quantidade de pessoas presentes ao evento durante o período contratado pelo cliente. realizamos eventos para 20 pessoas até 10 mil pessoas. Então, estamos preparados para atender qualquer tipo de evento. É só contratar que estamos lá, levando alegria e resgatando boas lembranças, afirmam.

Para a realização de eventos, a Sorvete Retrô conta com toda uma estrutura, além de operadores e monitores capacitados para atender o público da melhor forma. “Nossa equipe é treinada para oferecer o melhor atendimento e também todos os integrantes estão uniformizados, ou seja, uma apresentação totalmente diferenciada. Isso porque queremos que nossos clientes tenham sempre uma experiência fantástica. Assim priorizamos muito a alegria e oferecemos um atendimento exclusivo do início ao fim do evento. Fazemos um trabalho bem particular com cada cliente e estamos sempre em busca de fazer mais e melhor, ressaltam os sócios.

A proposta agora, segundo Ricks e Vitão, é estruturar a sede da empresa localizada no bairro do Ipiranga, em São Paulo, para então expandir o projeto por meio de franquia para todo o Brasil. “Estamos bastante empenhados para colocar em prática muitas novidades e temos certeza de que o resultado dessa empreitada será maravilhoso”, finalizam.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Business

Imersão de 8 dias voltada a curar e levantar mulheres para uma vida auto suficiente e abundante

Published

on

Dra Renata Mariotto iniciou sua vida acadêmica no curso de medicina e hoje é especialista em cirurgia plástica há mais de 15 anos.

A especialista nos conta que além de resgatar a beleza exterior de suas pacientes, regenera outras vidas por meio do entendimento de que beleza não é feita apenas do corpo material, mas também do corpo físico e espiritual.

“Ser cirurgiã me permite ajudar mulheres que se sentiam insuficientes a resgatarem seu poder interior e curarem suas vidas de dentro para fora”

Renata Mariotto revela que seu despertar foi após conhecer a história de Maria Madalena, mulher que foi exemplo de coragem, inteligência e devoção, conhecida como a mulher que foi curada pelo Senhor Jesus.

E logo nasceu sua primeira obra literária: Madeleine Butchertz. Personagem representativa de Maria Madalena, onde conta sua própria história de heroísmo.

A médica decidiu criar um movimento para ajudar mulheres que também precisam desse mesmo despertar.

A Imersão “Caminho da Ressurreição” é uma viagem de 8 dias voltada para despertar mulheres que se cansaram de viver dentro de padrões pré-estabelecidos pela sociedade.

Nesse encontro você poderá:
• conhecer lugares lendários de Paris onde Maria Madalena passou;
• Contemplar toda essa experiência e transformação em tempo real;
• Garantir contato próximo com Renata Mariotto e acesso a toda a história de heroísmo de Maria Madalena.

“Minha missão com o “Caminho da Ressurreição” é levantar e curar mulheres para viverem o chamado de Deus para suas vidas, despertando a grande heroína que existe dentro de cada uma”, afirma.

Se você:

• Sente que não aguenta mais suportar o medo do julgamento;
• Sente que precisa evidenciar seu poder interior e seu valor para o mundo;
• Sente que precisa viver o extraordinário de Deus para sua vida.

Esse evento é exclusivamente para você!

Deseja saber mais informações sobre como participar da Imersão? Clique aqui!

Restam poucas VAGAS!

https://instagram.com/drarenatamariotto?igshid=YmMyMTA2M2Y=

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Business

Empresária do ramo de festas em Santo André participa da ABC

Published

on

Bruna Rodrigues, empresária do ramo de festas em Santo André, no Grande ABC, participou da ABCasa Natal, Festas & Parques, feira oficial do setor de eventos, que aconteceu no período de 24 a 27 de maio, no Anhembi, em São Paulo. O evento reuniu mais de 150 expositores, trazendo os lançamentos e as principais tendências do mercado de festas, além de atrair empresários do ramo a nível nacional e internacional. Esse projeto está impulsionando o  mercado de festas, o que me deixa confiante com o crescimento do setor no pós-pandemia”, comenta Bruna.

Além da exposição de produtos e espaços de conteúdo, a feira ainda trouxe ambientações inspiracionais, como o Espaço Desafio Tendências,  com curadoria de Dani Sakurai, no qual a empresária Bruna Rodrigues e outros profissionais foram desafiados a mostrar suas habilidades.

“Neste espaço os decoradores puderam contar com várias empresas parceiras, entre elas, Ana Claudia Cerâmica Artística, Balões São Roque, Copa & Cia, Decoratta Casa e Cia, Decortextil, GoldenFesta – Laleti, Master Baker, e Silveira Cerâmica Artística, que ofereceram todo o apoio para que pudéssemos entregar um lindo, sofisticado e moderno estande”, conta Bruna.

Com parceria da Lu Chocolates, Gabriela C. Barros, Ateliê Mil Nós, Lá Cenografias, Móveis Bola de Neve, My Sweet Cookie By Paty, Ateliê Dolce Nanda, Casal Iluminado Eventos, D. Marias, Sublime Eli e Éverson, a empresária Bruna Rodrigues apresentou a Decoração Bosque – Woodland Animals.

A proposta da decoração infantil foi um bosque lúdico no estilo boêmio, no qual as crianças pudessem ter acesso à decoração e passear pelocenário encantador com cenografia, mesa posta e móveis que ofereciam acesso aos doces para que pudessem se servir”, explica.

Pensando nos papais, também foi montando no local um espaço instagramável, uma tendência cada vez mais em alta nas festas. Trata-se de um local lindíssimo, aconchegante e bastante convidativo decorado com flores naturais, perfumado com aroma de maçã e canela, para encantar ainda mais a todos”, explica Bruna.

Segundo ela, além de apresentarem o estande na ABCasa Natal, Festas & Parques, os decoradores mais votados foram convidados por Silvia Saia, da Party Sign, a participar do Reality Show Imersão. A atração, voltada ao universo das festas infantis, vai ao ar no próximo mês de agosto pelo YouTube. “Foi muito importante, pois a curadora da feira, Dani Sakurai, proporcionou aos  decoradores, através do desafio no Espaço Tendências, participarem de um evento tão grandioso como este, ressalta Bruna.

No perfil @brunarodriguesfestas, no Instagram, você acompanha detalhes sobre o trabalho e a empresa Bruna Rodrigues Festas. Acesse e confira!

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Geral52 minutos ago

Real Money Slots Real money slots can be an enjoyable and rewarding experience. This kind of slot game requires deposit...

Moda8 horas ago

Empresária fala sobre as principais tendências da moda para o inverno

Com a chegada do inverno, é hora de apostar nas tendências da moda e também tirar aquelas roupas que ficam...

Business10 horas ago

Sucesso em grandes eventos, Sorvete Retrô anuncia novidades da marca

Por Viviane de Almeida Popular nas décadas de 80 e 90, o sorvete retrô ou sorvete americano fez parte da...

Geral12 horas ago

Pin Up Casino Rəsmi Veb Saytı Play, Pin Up Play Casino

Əgər bu edilərsə, biz eyni fotoşəkillərin yaradılmasından ibarət olan yoxlamanın ikinci mərhələsinə keçirik. Və fotoşəkillərdə son paraqrafda qeyd olunan məlumatlar...

Geral1 dia ago

Maior turnê nacional de empreendedorismo e marketing chega à São Paulo

“O objetivo é propagar nossa mensagem para o maior número de pessoas com o evento BBC On The Road que...

Geral2 dias ago

How to Evaluate an Order Essay

There are many benefits to purchasing essays on the internet. It will give you a superior writing result when you...

Famosos3 dias ago

Brunno Hernandez lança música “Cascavel”, que fala sobre relacionamentos tóxicos

A música produzida por Mabê da Angorá traz elementos do pop e do rock, trazendo uma nova sonoridade e identidade...

Famosos3 dias ago

Axel vai apresentar luta livre no Band Sports

A luta livre que formatou as maiores audiências na TV brasileira em décadas anteriores está de volta. Sucesso nos Estados...

Famosos4 dias ago

Jake Leal conta como esteira de hipertermia BIOMAT mudou a sua vida!

Conheci a BIOMAT na Quantum life durante um tratamento para lombalgia, dores agudas no ciático e hérnia de disco. A...

Geral5 dias ago

Essencia Concept é referência em aplicações de Mega Hair com a melhor qualidade e custo-benefício do mercado

O salão é administrado pela CEO, Graziela Villar, que deixou sua carreira de arquiteta para viver seu sonho no universo...

Advertisement

Mais Lidas

Copyright © BusinessFeed