Barra
Connect with us

Geral

Médico Marcos Staak Jr explica o papel da testosterona no câncer de próstata

Published

on

“Vários estudos examinaram a relação entre os níveis séricos de vários hormônios sexuais e o risco de desenvolver câncer de próstata”, explica Marcos Staak Jr

Segundo o INCA( Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

A próstata está localizada na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso), sendo um órgão pequeno que tem forma de maçã. Ela produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Por ser uma glândula que só o homem tem, é preciso entender a relação da testosterona com o câncer de próstata

O papel crítico dos andrógenos na estimulação do crescimento do câncer de próstata foi estabelecido em 1941 por Charles Huggins.

“Essas descobertas levaram ao desenvolvimento da terapia de privação de androgênio (ADT) como um tratamento para pacientes com câncer de próstata avançado. Embora a ADT seja paliativa, ela pode normalizar os níveis séricos do antígeno prostático específico em mais de 90% dos pacientes e pode produzir respostas tumorais objetivas em 80–90%”, explica o médico Marcos Staak Jr.

De acordo com Staak, a atividade antitumoral pode melhorar a qualidade de vida, reduzindo a dor óssea e também as taxas de complicações.

“Alguns homens com câncer de próstata avançado apresentam evidências de doença metastática na apresentação, enquanto outros desenvolvem doença metastática após o tratamento definitivo da doença localizada; em alguns casos, isso pode ser manifestado apenas por uma elevação no nível sérico do antígeno prostático específico (PSA), denominado recorrência bioquímica isolada”, pontua.

Os homens que apresentam recidiva ou recorrência durante o tratamento com ADT são considerados portadores de câncer de próstata resistente à castração, embora ainda possam responder a algumas formas de terapia hormonal.

“Pesquisas contemporâneas levaram ao desenvolvimento de abordagens de modalidades combinadas múltiplas para homens com câncer de próstata avançado sensível à castração que estão associadas a melhores resultados do que os que podem ser alcançados apenas com a ADT”, completa.

Segundo o médico, os objetivos da terapia sistêmica são prolongar a sobrevida, minimizar complicações e manter a qualidade de vida. Além da terapia sistêmica, existem alguns pacientes que podem se beneficiar da terapia local para a próstata ou para metástases individuais para prolongar a sobrevida.

“Vários estudos examinaram a relação entre os níveis séricos de vários hormônios sexuais e o risco de desenvolver câncer de próstata. Os dados mais definitivos sobre a relação entre os níveis séricos dos hormônios sexuais e o câncer de próstata vêm de uma análise conjunta de 18 estudos prospectivos, que incluíram 3.886 homens com câncer de próstata e 6.438 controles. As concentrações séricas de testosterona, di-hidrotestosterona (DHT) e outros derivados androgênicos ativos obtidos antes do diagnóstico NÃO foram associadas a um risco aumentado de câncer de próstata subsequente. Além disso, nenhuma associação foi observada com os níveis séricos de estrogênios pré-diagnóstico (estradiol, estradiol livre)”, enfatiza.

Além disso, a suplementação de testosterona como tratamento para o hipogonadismo não parece estar associada a um risco aumentado de câncer de próstata, embora o monitoramento de anormalidades da próstata seja recomendado.

“Uma possível ligação entre a estimulação androgênica e o câncer de próstata forneceu a justificativa para o Prostate Cancer Prevention Trial (PCPT) e o REDUCE Trial, que usou finasterida e dutasterida, respectivamente, para bloquear a conversão de testosterona em seu derivado mais ativo DHT. Os inibidores da 5-alfa redutase foram associados a um risco maior de doença de alto grau, e a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA anexou advertências sobre essa associação aos rótulos da finasterida e da dutasterida”, completa.

Influências androgênicas diretas ou indiretas são importantes na transformação maligna do tecido prostático, de acordo com o médico. Ele diz que os homens com deficiência de 5-alfa redutase (5-AR) (a enzima que converte a testosterona em DHT, o andrógeno mais ativo da próstata) não desenvolvem câncer de próstata. A lesão precursora, PIN de alto grau, também é hormonalmente dependente. A atrofia e as alterações apoptóticas que ocorrem com a privação de androgênio no epitélio prostático normal e hiperplásico e nos cânceres invasivos também são observadas na neoplasia intraepitelial.

“Esses dados sugerem que a interferência com o equilíbrio normal de andrógenos pode afetar a incidência do câncer de próstata. As terapias médicas direcionadas à manipulação hormonal incluem estrogênios, antiandrogênios, agonistas do hormônio liberador de gonadotropina (GnRH) e inibidores 5-AR. A maioria dessas terapias não é candidata ao uso como agentes quimiopreventivos devido aos potenciais efeitos colaterais. O uso de inibidores de 5-AR ou antiandrógenos que bloqueiam o receptor de andrógeno pode estar associado a menos efeitos colaterais porque os níveis séricos de testosterona permanecem inalterados”.

A orquiectomia bilateral é um procedimento relativamente simples e de baixo custo. Após a cirurgia, os níveis de testosterona sérica diminuem rapidamente para os níveis de castração, e isso geralmente está associado a melhorias na dor óssea e outros sintomas relacionados à doença.

“Embora a orquiectomia seja usada com muito menos frequência do que a castração médica na América do Norte e na Europa, continua sendo uma alternativa útil quando uma diminuição imediata da testosterona é necessária (por exemplo, compressão da medula espinhal iminente) ou quando os custos ou adesão à terapia médica são um problema. Em muitos países, a orquiectomia bilateral continua sendo o padrão de tratamento para a terapia hormonal inicial do câncer de próstata metastático”, finaliza.

 

Continue Reading
Advertisement

Geral

BBB 26 aposta em elenco surpresa, veteranos e poder inédito do público

A Big Brother Brasil 26 já começa a ganhar forma nos bastidores e promete ser uma das edições mais imprevisíveis dos últimos anos. A Globo concluiu nesta semana a definição do elenco do reality, considerado a principal aposta da emissora para o início de 2026. Na última terça-feira (30), foram gravadas as chamadas oficiais que apresentarão os participantes ao público, com exibição marcada para o dia 9. De acordo com informações apuradas nos bastidores, até mesmo os participantes escolhidos como reservas — escalados para substituir possíveis desistências entre os anônimos — participaram das gravações promocionais. O mesmo ocorreu com os

Published

on

A Big Brother Brasil 26 já começa a ganhar forma nos bastidores e promete ser uma das edições mais imprevisíveis dos últimos anos. A Globo concluiu nesta semana a definição do elenco do reality, considerado a principal aposta da emissora para o início de 2026. Na última terça-feira (30), foram gravadas as chamadas oficiais que apresentarão os participantes ao público, com exibição marcada para o dia 9.

De acordo com informações apuradas nos bastidores, até mesmo os participantes escolhidos como reservas — escalados para substituir possíveis desistências entre os anônimos — participaram das gravações promocionais. O mesmo ocorreu com os nomes do grupo de famosos e veteranos, que já finalizaram seus materiais e foram liberados para compromissos pessoais, incluindo as festas de fim de ano.

Fontes próximas à produção afirmam que o elenco de famosos trará ao menos um nome completamente fora das tradicionais apostas que circulam nas redes sociais. A estratégia da Globo é clara: apostar no fator surpresa como forma de reacender o interesse do público e reforçar o caráter imprevisível do BBB 26. A ideia é entregar uma edição marcada por reviravoltas, decisões inesperadas e um jogo mais dinâmico do que nas temporadas recentes.

Nos corredores da emissora, o clima é de otimismo. Pessoas próximas a Tadeu Schmidt, que segue no comando do programa, relatam que o apresentador tem demonstrado entusiasmo com tudo o que vem sendo planejado antes da estreia. Esse sentimento positivo também é compartilhado pela equipe de produção, que acredita ter encontrado um formato capaz de renovar o fôlego do reality.

Uma das grandes novidades do BBB 26 será a presença de três grupos distintos dentro do jogo. Além dos tradicionais “pipocas” (anônimos) e do grupo camarote, formado por convidados famosos, a edição contará com um terceiro núcleo: os veteranos. Trata-se de ex-participantes de edições anteriores que se destacaram em suas temporadas e agora retornam para tentar, mais uma vez, conquistar o prêmio milionário.

Entre os nomes cotados, Ana Paula Renault, destaque do BBB 16, é dada como praticamente certa. Já Lia Khey, participante do BBB 10, segue em fase de negociação com a emissora. A inclusão de veteranos é vista como uma forma de mexer com a memória afetiva do público e, ao mesmo tempo, criar novos conflitos e alianças dentro da casa.

Outra mudança relevante está na forma como o jogo começa. Pela primeira vez, o reality terá cinco casas de vidro simultâneas, instaladas em diferentes regiões do Brasil. A partir desses espaços, o público será responsável por escolher quais participantes entram oficialmente na casa principal do BBB 26, ampliando a sensação de participação direta desde os primeiros dias.

Mas a principal inovação vem no poder concedido aos telespectadores ao longo da temporada. De maneira inédita, o público poderá substituir qualquer jogador que já esteja confinado. Se alguém não agradar, poderá ser retirado do jogo, dando lugar a um novo participante escolhido fora da casa.

Esse substituto virá de um espaço paralelo, descrito pela produção como um verdadeiro laboratório de desafios. Nesse ambiente extra, um grupo de pessoas ficará confinado sem qualquer tipo de regalia, enfrentando provas e situações difíceis para conquistar a empatia do público. A missão será clara: provar que sabe jogar e que merece uma vaga na disputa principal.

Somente após esse período de testes e exposição, o público decidirá quem ganha a chance de entrar no BBB 26, substituindo alguém que já esteja no jogo. A proposta é oferecer mais movimento, tensão e sensação de risco constante para quem estiver na casa.

A nova temporada também trará mudanças no tradicional Big Fone. Ao todo, serão três aparelhos espalhados pela casa, e o público terá poder não apenas para decidir qual deles tocará, mas também qual mensagem será transmitida no momento da ligação. A intenção é ampliar ainda mais a interferência externa na dinâmica do jogo.

Segundo a Globo, o BBB 26 nasce com o objetivo de misturar formatos, desafiar estratégias já conhecidas e apresentar um caminho completamente novo para o reality. Com elenco fechado, apostas em surpresa e regras inéditas, a emissora acredita ter em mãos uma edição capaz de surpreender até os fãs mais antigos do programa.

Continue Reading

Geral

Réveillon Egypt Hall 2026 celebra 10 anos com a maior virada de ano de Uberlândia

Uberlândia já tem endereço certo para dar as boas-vindas a 2026 em grande estilo. O Réveillon Egypt Hall 2026 celebra 10 anos de história do Egypt Hall, consolidado como um dos espaços mais imponentes e sofisticados da região, com uma noite pensada para ser memorável. Reconhecido pela estrutura grandiosa, experiências gastronômicas completas e produções de alto padrão, o evento prepara uma edição histórica, reunindo glamour, emoção e uma programação que atende toda a família. Uma década de celebrações Para marcar o 10º Réveillon, o Egypt Hall apresenta uma temática especial que traduz sua essência: elegância, união e boas energias para

Published

on

Uberlândia já tem endereço certo para dar as boas-vindas a 2026 em grande estilo. O Réveillon Egypt Hall 2026 celebra 10 anos de história do Egypt Hall, consolidado como um dos espaços mais imponentes e sofisticados da região, com uma noite pensada para ser memorável.

Reconhecido pela estrutura grandiosa, experiências gastronômicas completas e produções de alto padrão, o evento prepara uma edição histórica, reunindo glamour, emoção e uma programação que atende toda a família.

Uma década de celebrações

Para marcar o 10º Réveillon, o Egypt Hall apresenta uma temática especial que traduz sua essência: elegância, união e boas energias para começar o novo ano. O ambiente será luxuoso e instagramável, com decoração assinada, flores naturais, tons dourados e cenografia exclusiva, criando o cenário perfeito para celebrar com amigos e familiares.

Música para embalar a virada

A trilha sonora da noite garante animação do início ao fim, com atrações que agradam diferentes públicos:

  • Zé Mauro & Arthur

  • DJ Iran Bellato

  • DJ Larissa Rodrigues

Gastronomia premium

Um dos grandes destaques do Réveillon Egypt Hall é o buffet completo e sofisticado, preparado para surpreender ao longo de toda a noite. O cardápio reúne mesa de frios com queijos nobres e salamarias especiais, saladas variadas, pães artesanais, pratos quentes, comida árabe, ilha mineira, jantar completo, sobremesas refinadas e mesa de café.

Entre os principais pratos estão escalope de filé mignon ao molho madeira, bobó de camarão, pernil assado, escondidinho de carne seca, além de receitas tradicionais mineiras e criações exclusivas da casa.

Bar temático e bebidas inclusas

O evento conta ainda com bar temático completo, oferecendo drinks com frutas naturais, coquetéis clássicos e autorais, além de cervejas, frisante, refrigerantes, sucos e água — tudo incluso para curtir com conforto e tranquilidade.

Estrutura e experiências

Pensando em todos os públicos, o Réveillon Egypt Hall 2026 oferece:

  • Queima de fogos indoor

  • Área kids

  • Mesas exclusivas para 6 a 10 pessoas

  • Mesa Britto para até 4 pessoas

  • Crianças até 12 anos com meia-entrada

  • Serviço de junção de mesas

O espaço tem capacidade para até 1.200 pessoas, com conforto, segurança e atendimento de excelência.

O maior Réveillon de Uberlândia

Mais do que uma festa, o Réveillon Egypt Hall 2026 celebra uma trajetória de sucesso: 10 anos criando memórias e transformando a virada do ano em um verdadeiro espetáculo em Uberlândia.

📍 Data: 31 de dezembro
Horário: a partir das 21h
📍 Local: Egypt Hall – Uberlândia/MG

📲 Informações e vendas:
WhatsApp: (34) 99285-5454
Contato: Marcos Paulo Leal

Continue Reading

Geral

AnieRafa celebram 2026 e presenteiam o público com “Desejo de bom ano”

Para saudar o ano que se aproxima, surge uma nova canção, leve, divertida, dançante e genuinamente brasileira. Uma parceria entre o poeta paraibano de Campina Grande, Jessier Quirino, e o músico paulista, Rafael Cardoso, “Desejo de bom ano” é um xote encantador que propaga votos profundos e sinceros. AnieRafa, reconhecidos pela alta qualidade de suas composições, oferece mais uma vez um oásis de musicalidade, poesia e reflexão. “Desejo de bom ano” é uma atmosfera criativa, enriquecida pela contribuição dos multi-instrumentistas Rafael Beck e Felipe Montanaro, que alternam entre flauta, piano, sanfona e contrabaixo, a percussão de Adriano Tonon, o violão,

Published

on

Para saudar o ano que se aproxima, surge uma nova canção, leve, divertida, dançante e genuinamente brasileira. Uma parceria entre o poeta paraibano de Campina Grande, Jessier Quirino, e o músico paulista, Rafael Cardoso, “Desejo de bom ano” é um xote encantador que propaga votos profundos e sinceros. AnieRafa, reconhecidos pela alta qualidade de suas composições, oferece mais uma vez um oásis de musicalidade, poesia e reflexão.

“Desejo de bom ano” é uma atmosfera criativa, enriquecida pela contribuição dos multi-instrumentistas Rafael Beck e Felipe Montanaro, que alternam entre flauta, piano, sanfona e contrabaixo, a percussão de Adriano Tonon, o violão, viola caipira e voz de Rafael Cardoso, com a marcante voz de Aniela Rovani.

A letra é um convite para refletir sobre o que se deseja para o futuro, com frases como “Eu lhe desejo uma arapuca de pegar felicidade” e “Três caminhão de sossego, um rio de prosperidade”. É uma forma de expressar os anseios mais profundos do coração brasileiro, que busca sempre a felicidade e a paz.

A música também destaca a importância da celebração e da alegria, com “Mil pulo de alegria, cem carnaval de folia e dez anos de mocidade”. É um chamado para aproveitar a vida e celebrar as conquistas do ano que passou, ao mesmo tempo em que se olha para o futuro com esperança e otimismo”.

“Desejo de bom ano” é mais do que uma simples canção; é um hino à vida, à esperança e à alegria de viver. É uma expressão da alma brasileira, que busca sempre encontrar o lado positivo das coisas e celebrar a vida em todas as suas formas”, contam AnieRafa.

ANIERAFA
AnieRafa se destacam por oferecer uma música autêntica e profunda, que resgata a poesia e a força da cultura popular e da vida no interior. Em contraste com a música comercial de massa, eles proporcionam uma reconexão com as raízes e a identidade cultural brasileira.

Paulistanos, Aniela Rovani é natural de Araras e Rafael Cardoso do Guarujá. Ambos com formação em música, ela pós-graduada em canção popular e ele doutorando em música pela UNICAMP, o que confere um tratamento artístico e uma sofisticação técnica raros no cenário comercial da música.

Ani é cantora, pianista e regente, também toca violão e acordeon passou por montagens de ópera na Europa, participou de diversas montagens de teatro musical e atua como educadora musical, enquanto Rafa é cantor, compositor, violonista e violeiro, atualmente doutorando em música pela UNICAMP. Eles unem a vivência prática com o conhecimento musical formal.

Em sua discografia, a dupla possui “Interior” (2021), “Música de Interior” (2021), “Pés na Terra” (2024), “Braços Abertos” (2024) e o EP “Águas Caipiras” (2025) disponíveis em plataformas digitais, que revelam uma narrativa que conecta as raízes interioranas à diversidade musical brasileira e latino-americana.

Além de se apresentarem em shows pelo o Brasil, eles também se dedicam a ministrar oficinas e palestras para crianças, jovens e adultos, incentivando a formação de novos públicos e maior conhecimento da música.

Plataformas de música: https://orcd.co/desejodebomano

Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de AnieRafa, acesse https://www.instagram.com/anierafaoficial.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Entretenimento3 dias ago

Tardezinha, de Thiaguinho, celebra 10 anos e ganha doc revelando os bastidores do sucesso

O Tardezinha, um dos maiores fenômenos do entretenimento nacional, encerrou 2025 com uma celebração histórica de seus 10 anos. A...

Geral3 dias ago

BBB 26 aposta em elenco surpresa, veteranos e poder inédito do público

A Big Brother Brasil 26 já começa a ganhar forma nos bastidores e promete ser uma das edições mais imprevisíveis...

Famosos3 dias ago

Paulinha Leite provoca a Caixa após novo prêmio na Mega da Virada em meio a disputa judicial

A ex-BBB Paulinha Leite voltou a movimentar as redes sociais nesta quinta-feira, 1º de janeiro, ao revelar que faturou mais...

Musa Fitness Isis Camargo - Crédito das Fotos: Renato Cipriano / Zuleika Ferreira - Divulgação Musa Fitness Isis Camargo - Crédito das Fotos: Renato Cipriano / Zuleika Ferreira - Divulgação
Famosos4 dias ago

Dicas de Réveillon da Musa Fitness Isis Camargo: Força, disciplina e identidade!

Para a Musa Fitness Isis Camargo, a virada do ano nunca foi apenas uma data. É um estado de espírito. Um...

Kleber Almeida | CEO do Grupo SOGNO - Crédito da Foto: Divulgação Kleber Almeida | CEO do Grupo SOGNO - Crédito da Foto: Divulgação
Negócios4 dias ago

Da crise ao ecossistema financeiro: a visão de Kleber Almeida à frente do Grupo SOGNO

A história de quem fez da crise um método e da reestruturação um ecossistema financeiro A trajetória de Kleber Almeida...

Geral5 dias ago

Réveillon Egypt Hall 2026 celebra 10 anos com a maior virada de ano de Uberlândia

Uberlândia já tem endereço certo para dar as boas-vindas a 2026 em grande estilo. O Réveillon Egypt Hall 2026 celebra...

Business6 dias ago

Dr. Carlos Cedano alerta: sedentarismo pode condenar longevidade e é preciso agora

Os números não mentem: em 2024 a expectativa de vida ao nascer no Brasil atingiu 76,6 anos, o maior valor...

Tecnologia6 dias ago

Engenheiro com visão global assume protagonismo em mercados de alto impacto nos EUA

Renan Ravelli reúne experiência em arquitetura de sistemas críticos em saúde e finanças e aparece como peça-chave para empresas norte-americanas...

Tecnologia6 dias ago

Alucinações da IA colocam resultados empresariais em risco

Erros gerados por sistemas de inteligência artificial já afetam decisões estratégicas finanças e reputação corporativa A adoção acelerada de ferramentas...

Tecnologia6 dias ago

Inteligência artificial avança no setor de combustíveis e ganha força como aliada da gestão e da segurança

Ferramentas digitais tornam operações mais precisas e ajudam a reduzir riscos ambientais e perdas operacionais O uso de inteligência artificial...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed