Connect with us

Negócios

Mickey Mouse em domínio público?

Published

on

No segundo semestre de 2020 eu escrevi um artigo, amplamente publicado no Brasil, sobre a possibilidade do filme Steamboat Willie  “cair” em domínio público, uma vez que o prazo de vigência dos seus direitos autorais estava para expirar em poucos anos.

Na época, havia dúvida se a Disney, titular dos direitos do filme, tomaria alguma ação junto ao Congresso norte-americano para, mais uma vez, buscar alteração da lei autoral, permitindo, dessa forma, que se prolongasse seus direitos, diante da dilação do prazo de validade dos direitos autorais nos Estados Unidos.

A verdade é que no início de janeiro deste ano, o longa Steamboat Willie “caiu” em domínio público. E agora, é possível explorar o Mickey Mouse, ou seja, usar, livremente, a imagem do personagem mais conhecido do mundo?

Antes de responder a essa pergunta, é preciso entender sobre as proteções intelectuais. A Propriedade Intelectual, se divide em: 1) Propriedade Industrial, que inclui os direitos sobre as marcas, patentes, desenhos industriais, 2) Direitos Autorais, compreendendo os direitos do autor, direitos conexos e programas de computador e, por fim, 3) Sui Generis que engloba topografia de circuitos integrados, cultivares, dentre outros.

Isso quer dizer que a Disney perdeu o direito de exploração exclusiva dos direitos autorais do filme Steamboat Willie, o qual perdurou por 95 anos, logo, obra de 1928 pode ser copiada e reproduzida, sem permissão.

Mas e o Mickey Mouse? Bem, o ratinho mais amado do mundo tem proteção industrial, através do registro de marca, portanto, ele não está disponível para uso, sem a licença da sua titular, a Disney. Aliás, é bem importante dizer que as marcas têm validade por 10 anos, porém, podem ter seus registros renovados, por igual período, eternamente e, no caso dos Estados Unidos, a lei exige que elas sejam usadas para receber o direito a prorrogação.

Por isso, é importante deixar claro que a versão de 1928 do filme Steamboat Willie que está disponível para exploração livre, mas, o Mickey Mouse ainda é uma celebridade e para usar a sua imagem, exige a licença da Disney.

Roberta Minuzzo

Advogada, especialista em Propriedade Intelectual

Sócia da empresa DMK.GROUP, empresa atuante em Propriedade Intelectual

Associada à ABAPI – Associação Brasileira de Propriedade Industrial

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Gestão Kairós lança Guia de Comunicação Inclusiva

Published

on

O material traz orientações sobre como as empresas, jornalistas, produtores de conteúdo e pessoas em geral devem atuar para se comunicar de forma mais inclusiva com seu público-alvo

Os recentes avanços na tecnologia e o uso de inteligência artificial na produção de conteúdo estão remodelando a sociedade como a conhecemos, exigindo novas abordagens em diversos setores, principalmente em termos de comunicação inclusiva e na interação com as pessoas.

Com o objetivo de incentivar empresas, gestores, profissionais das áreas de comunicação, jornalistas, relações públicas, publicitários, influenciadores a adotarem as melhores práticas em seus processos de comunicação, descomplicando a comunicação inclusiva de forma que alcancem e incluam toda a pluralidade de pessoas e corpos, a Gestão Kairós, consultoria de Diversidade e Sustentabilidade, está lançando o Guia de Comunicação Inclusiva, reunindo dicas, soluções, métodos e processos de comunicação inclusiva na prática cotidiana.

O material é um guia prático que responde as dúvidas que todos podem ter frente às mudanças e transformações do mundo atual. O que posso dizer, o que não posso dizer?  Afinal, como eu posso me comunicar de forma mais inclusiva na prática? Essas são algumas das questões disponíveis no Guia de Comunicação Inclusiva da Gestão Kairós.

Compreendendo que a Diversidade é um direito universal e que a comunicação inclusiva é uma ferramenta poderosa para eliminar barreiras no relacionamento entre pessoas, especialmente no ambiente empresarial, a Gestão Kairós lança luz sobre esse tema que, inevitavelmente, impacta aqueles que estão comprometidos com o avanço de práticas que valorizem a diversidade em toda a sociedade.

“Embora o conteúdo tenha sido inicialmente pensando para profissionais da área de comunicação, o resultado final ficou tão didático e acessível que certamente será de interesse de toda a qualquer pessoa que queira, em meio a este mundo tão complexo e repleto de grupos e demandas emergentes, se comunicar de forma inclusiva com seus públicos de interesse”, afirma Liliane Rocha CEO e Fundadora da Gestão Kairós.

Construído pela equipe multidisciplinar da consultoria, que tem ampla expertise em temas de comunicação e diversidade, o Guia Comunicação Inclusiva reforça a importância de se respeitar as diferenças e promover a diversidade, igualdade e combater à intolerância também quando se trata de se comunicar com o outro, já que a Linguagem Inclusiva é essencial e busca acabar com expressões sexistas, racistas, preconceituosas, ofensivas ou excludentes, sem que para isso seja necessário alterar as regras gramaticais e ortográficas vigentes.

“Com esse lançamento, queremos fortalecer o conceito da Diversidade e Inclusão como um direito essencial dos seres humanos e como um valor universal, independentemente de suas características e singularidades. Neste contexto, a comunicação inclusiva se apresenta como uma poderosa ferramenta para eliminar as barreiras no relacionamento entre as pessoas no contexto empresarial, sobretudo, para acolhê-las por meio da linguagem. E, em toda a nossa vida cotidiana nos mais variados espaços em que estamos presentes.”, explica Liliane Rocha.

A executiva, que é também uma profissional de comunicação, dada a sua formação em Relações Públicas, reforça o compromisso da consultoria em conectar pessoas por meio de abordagens inclusivas, criativas e que aproximem seus interlocutores e interlocutoras. “Com mais esse lançamento estamos contribuindo diretamente para o fortalecimento do letramento em escala nacional, produzindo conteúdos, lançando conceitos e inovando nas abordagens que hoje são utilizadas pelo mercado e pela grande mídia”.

O Guia Comunicação Inclusiva tem oito capítulos, com uma linguagem direta e objetiva, que orientam sobre como as empresas, gestores e comunicadores devem se comunicar para serem efetivamente mais inclusivos e não deixar nenhum indivíduo dos grupos de diversidade de fora de seus objetivos de comunicação. Entre os temas abordados no material estão: A comunicação como ferramenta de inclusão; A Comunicação inclusiva como estratégia da Gestão Para a Diversidade, Por que adotar uma linguagem inclusiva na sua empresa? Dicas do que fazer ou não fazer etc.

“A adoção de uma Linguagem Inclusiva deve se tornar parte da cultura organizacional da empresa, inclusive incorporada aos meios de comunicação institucional. Paralelamente a isso, precisamos garantir que todos os níveis hierárquicos estejam engajados nesse propósito, já que o comportamento da liderança se espelha em toda a cultura organizacional”, reforça Liliane Rocha.

Desde sua fundação, a Gestão Kairós vem produzindo e lançando periodicamente conteúdos e informações imprescindíveis e relevantes para apoiar empresas, líderes e demais profissionais em suas jornadas em busca da valorização da diversidade. Para Fernanda Macedo, advogada e consultora de treinamentos e uma das líderes no desenvolvimento do Guia de Comunicação Inclusiva, nesse momento em que vivemos de transformações ágeis, a comunicação inclusiva se apresenta como ferramenta de combate à discriminação. “As questões de pertencimento e identidade devem ser vistas como direitos fundamentais e valores universais. A discussão sobre Linguagem e Diversidade é urgente, pois as pessoas se formam como sujeito da sociedade por meio de códigos linguísticos, ou seja, os princípios da comunicação devem ser inclusivos. Com essa iniciativa, reafirmamos nosso compromisso de compartilhar conteúdo de qualidade, apresentando uma ferramenta poderosa para eliminar barreiras no relacionamento interpessoal, tanto no ambiente empresarial quanto nas iniciativas de comunicação no dia a dia”, comenta.

O Guia Comunicação Inclusiva da Gestão Kairós será comercializado por R$ 9,99 e poderá ser adquirido no site da Amazon https://www.amazon.com.br/dp/B0CW1BH32Z

Sobre Liliane Rocha

Fundadora e CEO da Gestão Kairós – Consultoria de Sustentabilidade e Diversidade. Executiva com 19 anos de carreira em grandes empresas nacionais e multinacionais.

Conselheira Deliberativa do Instituto Tomie Ohtake, Conselheira Consultiva de Diversidade da Ambev (2020 – atual), do Conselho do Futuro do IBGC (2022-2023), Impacto – CEOs Legacy Fundação Dom Cabral (2018-2022), Novelis do Brasil (2021-2022) e Moove (2022).

Docente na Pós-Graduação na FIA/USP, Professora Influenciadora na Pós-PUCPR. Mestre em Políticas Públicas e MBA Executivo em Gestão da Sustentabilidade pela FGV. Especialização em Gestão Responsável para Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, e Relações Públicas pela Cásper Líbero.

Reconhecida como Linkedin Top Voice em 2023 e como uma das 50 Mulheres de Impacto América Latina 2022 pela Bloomberg Línea, e por quatro vezes como uma das 101 Lideranças Globais e mais Proeminentes de Diversidade e Inclusão pelo World HRD Congress. Colunista da Época Negócios, da VOGUE e do InvestNews, na coluna ESG News com Liliane Rocha.

Autora do livro “Como ser uma Liderança Inclusiva”, e Detentora Oficial no Brasil do termo e conceito Diversitywashing – Lavagem da Diversidade – desde 2016, devidamente registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial sob nº 914651994.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Negócios

Empreendedor em série: Conheça a trajetória de Pedro Faria

Published

on

Do absoluto zero ao milhão, sempre teve como objetivo vencer na vida

Empresário, investidor e influenciador, Pedro Faria nasceu em Minas e a sua trajetória é inspiradora! Ao longo dos anos, enfrentou desafios e aprendeu com suas experiências, o que o levou a fundar negócios bem sucedidos em diferentes setores.

Mas como todo empreendedor, também enfrentou desafios, sua primeira empreitada foi a revenda de planos corporativos, que nao foi tão bem-sucedida.

Disposto a transformar em aprendizado e desenvolver sucesso nos negócios, fundou a CEP Varizes, a maior clínica de tratamento vascular do mundo e realizou sua venda em 2020 comprovando seu objetivo em construir um empreendimento de valor e atrair o interesse de investidores.

Alcançando mais de 1 milhão de pessoas nas redes sociais, sua incursão no mundo digital foi um marco:

“Optei por investir em empresas digitais e descobri o potencial da internet. Assim, procuro sempre me adaptar às novas tendências e aproveitar as oportunidades de crescimento.” Dispara Pedro.

Dentro os fatos, a criação de uma metodologia educacional que alcançou mais de 100 mil alunos, a fundação de um gateway de pagamento relevante no mercado e a venda de mais de 350 mil unidades de dermocosméticos e encapsulados em apenas um ano são reflexos do seu espírito inovador e habilidades de negócios.

E não para por aí, a criação de uma aceleradora de negócios mostra seu compromisso em apoiar e investir em ideias promissoras. Ao estabelecer um hub onde negócios e ideias potenciais se encontram, proporcionando um ambiente propício para o crescimento e sucesso de outros empreendedores.

Sua jornada empreendedora é um exemplo inspirador de como é possível alcançar grandes conquistas por meio da determinação, aprendizado contínuo e busca por oportunidades.

Instagram: https://www.instagram.com/pedrovlfaria?igsh=dHhhZ3l4eXA4bTE3

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Negócios

Operação Investidor: Evento Virtual Gratuito do influenciador Carlos Magno ajuda diversas pessoas a conquistar sua liberdade financeira

Published

on

O evento acontecerá no dia 6, 7 e 8 de maio e já possui mais de 30.000 inscritos!

No cenário econômico brasileiro, Carlos Magno se destacou como um dos nomes mais influentes e respeitados. Com uma trajetória de sucesso como investidor e influenciador, ele tem motivado milhares de pessoas a alcançar a independência financeira por meio de dicas valiosas e insights de investimentos.

Natural de São José dos Campos, interior de São Paulo, Carlos construiu seu patrimônio do zero por meio de estudo e determinação. Sua trajetória o levou a ser reconhecido em vários portais de notícias como um dos 05 brasileiros famosos que construíram suas fortunas antes dos 30 anos.

Desde 2020, decidiu compartilhar seus principais aprendizados de forma gratuita em um evento exclusivo chamado “Operação Investidor”, que promete oferecer aulas gratuitas repletas de lições importantes sobre como investir do zero na bolsa de valores do Brasil e dos Estados Unidos e a lucrar com as melhores estratégias.

Compartilhando suas experiências e lições valiosas, o investidor promete transformar a vida financeira dos participantes.

Além de dicas de investimentos, Carlos Magno pontua cinco lições importantes que podem ser aplicadas para se tornar um investidor ou para se desenvolver em vários aspectos:

1. *Educação Financeira Contínua*: O sucesso financeiro começa com uma sólida compreensão dos princípios de finanças pessoais, incluindo orçamento, investimento, poupança e gestão de dívidas. Encoraje seus alunos a se engajarem em aprendizado contínuo, seja através de livros, cursos, podcasts ou artigos. A complexidade do mercado financeiro exige um entendimento sempre atualizado e adaptável.

2. *Gestão Eficiente de Orçamento*: A habilidade de gerenciar o orçamento eficazmente é fundamental. Isso inclui monitorar receitas e despesas, estabelecer metas financeiras realistas e ajustar hábitos de consumo. Ensine a importância de se ter um orçamento flexível que possa ser adaptado conforme as mudanças na vida financeira dos indivíduos.

3. *Investimento Inteligente*: O conhecimento sobre diferentes tipos de investimentos e a diversificação de portfólio são essenciais para o sucesso financeiro a longo prazo. Mostre como investir de forma consistente e com base em objetivos claros pode ser mais benéfico do que tentar “ganhar rápido” no mercado.

4. *Construção de Reserva de Emergência*: Uma reserva de emergência é crucial para a segurança financeira. Ela pode proteger contra imprevistos sem a necessidade de recorrer a dívidas. A regra geral é ter de três a seis meses de despesas cobertas, mas isso pode variar conforme o perfil e a situação de cada um.

5. *Mentalidade de Crescimento e Paciência*: Sucesso financeiro não acontece da noite para o dia. É importante cultivar uma mentalidade de crescimento, focada em objetivos a longo prazo, e ter paciência. Investimentos, especialmente em renda variável, requerem tempo para maturar. Ensine a importância de resistir à tentação de reagir a cada fluctuação do mercado e manter o foco na estratégia definida.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Negócios21 minutos ago

Gestão Kairós lança Guia de Comunicação Inclusiva

O material traz orientações sobre como as empresas, jornalistas, produtores de conteúdo e pessoas em geral devem atuar para se...

Business55 minutos ago

Do Lado da Comunicação lança serviço inovador de Releases Avulsos por R$450

A Do Lado da Comunicação apresentou na última semana o seu mais recente serviço de assessoria de imprensa: os Releases...

Negócios1 hora ago

Empreendedor em série: Conheça a trajetória de Pedro Faria

Do absoluto zero ao milhão, sempre teve como objetivo vencer na vida Empresário, investidor e influenciador, Pedro Faria nasceu em...

Negócios1 hora ago

Operação Investidor: Evento Virtual Gratuito do influenciador Carlos Magno ajuda diversas pessoas a conquistar sua liberdade financeira

O evento acontecerá no dia 6, 7 e 8 de maio e já possui mais de 30.000 inscritos! No cenário...

Negócios2 horas ago

Empreendedor transforma adversidade em sucesso financeiro: Um relato de superação na pandemia

Felipe Sotero, empreendedor e proprietário de um estúdio de dança, enfrentou um desafio monumental quando a pandemia da COVID-19 virou...

Business16 horas ago

Espaço Mansão de Vidro é referência para eventos de sucesso no Tatuapé (SP)

Localizado no charmoso bairro do Tatuapé, o Espaço Mansão de Vidro se destaca como um refúgio urbano para a realização...

Business17 horas ago

BYD Dolphin oferece eficiência, tecnologia e design inspirado no mar

Testamos o BYD Dolphin pela Economia S.A. e Viajar S.A., e podemos afirmar: este carro é diferente de tudo o...

Geral17 horas ago

“TV CNAB: Cultura em Foco” estreia nesta quinta-feira, 2 de maio, na plataforma Dailymotion

O novo programa “TV CNAB: Cultura em Foco” estreia nesta quinta-feira, 2 de maio, na plataforma de vídeos Dailymotion. O...

Negócios20 horas ago

Innoveway e Wemkt Firmam Parceria para Potencializar o Mercado de Suplementação Vitamínica

A Innoveway, empresa de suplementos vitamínicos de alta qualidade, focada em promover saúde e bem-estar, e a Wemkt360, agência de...

Moda20 horas ago

Novas Representantes de Goiás são Eleitas para representar o estado em 2024

Na emocionante noite de 24 de abril, o luxuoso Hotel Oft Alfre Hotels, conhecido por seu espaço amplo e aconchegante,...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed