Desde sua estreia na Austrália, em 2018, a série animada Bluey, produzida pelo Ludo Studio e distribuída pela BBC Studios, conquistou um enorme sucesso mundial. O desenho se tornou amplamente reconhecido por retratar o cotidiano de famílias reais, destacando a importância da brincadeira.
Além de cativar pais e crianças, a série recebeu prêmios de grande prestígio, incluindo o Peabody Award 2024, o BAFTA Children&Young People Award e um International Emmy®. Disponível em mais de 140 países, Bluey foi o título mais assistido por streaming nos EUA em 2024, com 55,6 bilhões de minutos reproduzidos. No Brasil, a série é exibida na Disney+, na TV Cultura e em plataformas digitais, fortalecendo presença por meio de produtos licenciados e eventos que aproximam os fãs do universo da personagem e sua família.
Filme da Bluey nos cinemas em 2027 lançamento de produtos LEGO
No final de 2024, a BBC Studios e a The Walt Disney Company anunciaram o primeiro longa-metragem animado de Bluey. O filme será lançado em 2027 e, após a estreia mundial nos cinemas, estará disponível no Disney+. Além disso, Bluey também marcará presença no Disneyland Resort, na Califórnia, e no Walt Disney World Resort, na Flórida, além da Disney Cruise Line.
A BBC Studios iniciou 2025 com mais novidades: uma nova parceria que une o universo amado de Bluey às possibilidades criativas do mundo LEGO®. Pela primeira vez, seis novos produtos LEGO Bluey serão produzidos dentro das linhas LEGO 4+ e LEGO DUPLO® e estarão disponíveis ao público no segundo semestre.
Parceiros de destaque de Bluey no Brasil
Com foco na contínua expansão da marca no Brasil, a BBC Studios busca ampliar a parceria com licenciados de alto nível para oferecer produtos criativos e de qualidade inspirados na série.
“O Brasil tem um papel central em nossa estratégia de expansão e se mostrou um país com fãs altamente engajados. Queremos estabelecer parcerias com empresas que compartilhem os valores da BBC Studios e nos ajudem a levar a essência, a diversão e a criatividade da Bluey para um público cada vez maior”, afirma Murilo Hinojosa, Vice-Presidente de Produtos de Consumo e Parcerias Comerciais para a América Latina da BBC Studios. “Estamos criando ofertas oficiais de qualidade para o público, ao mesmo tempo em que tomamos medidas para mitigar impactos negativos de atividades não licenciadas e não oficiais”, complementa.
Em 2024, Bluey alcançou marcos importantes no Brasil, incluindo a primeira aparição de Bluey e Bingo na Bienal do Livro e novas parcerias estratégicas com marcas renomadas como C&A Modas e Panini. No total, a série conta com 15 licenciados no Brasil e mais de 450 a nível global.
As empresas que lançaram produtos e experiências inspiradas em Bluey em 2024 incluem 2A1 (eventos em shopping centers), C&A Modas (vestuário), Panini (álbum de figurinhas) e Candide (pelúcias, brinquedos musicais e eletrônicos). Esses novos licenciados se juntaram a um portfólio já consolidado que inclui Lojas Riachuelo (vestuário e casa), Luppa (livros, colecionáveis e bancas de jornal), Jandaia (cadernos), Elka (bonecas, quebra-cabeças, jogos e instrumentos musicais), Festcolor (artigos para festas), Editora On-Line (editora local da Penguin Random House e livros de atividades, blocos de desenho e adesivos), Jay Franco (cama, banho e decoração), Penguin Random House (livros) e Xeryus (mochilas, lancheiras e estojos).
Para 2025, novas colaborações devem ser anunciadas, incluindo Top Cau (produtos de Páscoa), Renner (roupas e acessórios), DentalClean (linha de higiene bucal) e Plasútil (utilidades domésticas).
Eventos imersivos da Bluey chegam ao Brasil
A expansão da marca no Brasil trará ainda mais novidades neste ano, incluindo experiências únicas para as famílias. Em 2025, estão em desenvolvimento projetos que permitirão aos fãs vivenciarem a magia da Bluey como nunca, aproximando-os da essência da série.
“Estamos muito felizes com a resposta positiva do público brasileiro. O crescimento da base de fãs da Bluey no país comprova o sucesso da série e queremos proporcionar momentos que conectem as famílias ainda mais à personagem por meio de momentos autênticos e imersivos. Nossa missão é trazer o espírito de Bluey para o Brasil, permitindo que os fãs sintam que estão vivendo aventuras assim como ela e sua família”, acrescenta Murilo.
A BBC Studios já conquistou reconhecimento na criação de experiências ao vivo para os fãs de Bluey, incluindo a abertura do Bluey’s World em Brisbane, Queensland, Austrália. A experiência conta com cenários reais, cenas e personagens icônicos e jogos adorados da série. Além disso, a premiada atração imersiva Bluey x CAMP está em turnê pelos EUA e já está aberta em Nova York.
O crescimento digital da Bluey
O sucesso da Bluey também se reflete no mundo digital. O canal oficial YouTube @blueyportuguesbrasil-canal ultrapassou 1 bilhão de visualizações e possui quase 1,9 milhão de inscritos. No Instagram @oficialblueybrasil e Facebook Bluey – Português Brasil, os canais da Bluey oferecem um espaço para que as famílias acompanhem novidades, curiosidades sobre a série e lançamentos por meio de postagens interativas e conteúdos exclusivos.
O site oficial de Bluey no Brasil Brasil.Bluey.tv apresenta diversos jogos e atividades que encantam crianças e famílias, fortalecendo a conexão com a série. Outro destaque é o sucesso do jogo mobile Bluey: Let’s Play e do primeiro videogame totalmente imersivo, Bluey: The Videogame.
No segundo semestre de 2024, a BBC Studios lançou o álbum Bluey: Rug Island, com 16 faixas originais das três temporadas, trazendo um espaço onde as crianças brincam e os adultos redescobrem sua criança interior.