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Saúde

Nutricionista dá dicas para facilitar a introdução alimentar dos pequenos: “descascar mais e desembalar menos”

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Os pais precisam estar sempre atentos à importância de tentar trazer uma alimentação saudável para o cardápio das crianças. Pensando nisso, a nutricionista Renata Branco dá dicas importantes sobre o assunto e ainda explica como inserir alimentos na dieta dos pequenos de forma criativa. Para muitos, a introdução alimentar pode ser um bicho de sete cabeças, mas a especialista ensina como encarar essa fase com leveza e naturalidade.  Primeiramente ela cita a importância de não desistir de apresentar um novo alimento quando a criança o recusa logo de cara.

“Quando a criança rejeitar algum alimento, não desista de apresentá-lo novamente, tente mudar a textura, a forma de preparo do alimento ou um temperinho diferente. Não deixe essa seletividade da criança se tornar um problema. A melhor solução é ter calma, não demonstrar nervosismo e caprichar na introdução alimentar, pois é ela que vai levar na memória para o resto da vida dela. A alimentação saudável na infância é o que vai determinar um envelhecimento saudável. Sabemos que na gestação a criança ja tem contato com a alimentação da mãe e essa memória pode ser levada para criança para o resto de sua vida, podendo a criança ter ou não hábitos saudáveis, tendência a obesidade e doenças crônicas. A rejeição da criança a alimentos é normal. A fase mais comum é nos 2 anos e na fase pré-escolar. O processamento sensorial é o responsável por organizar o significado das sensações, seja um toque, um sabor ou um cheiro maravilhoso de um prato”, afirma.

Segundo nutri, a prioridade deve ser sempre os não industrializados. “A alimentação saudável na infância e na adolescência é determinante para o desenvolvimento saudável de uma criança. Ela pode ter influência em seu futuro intelectual e físico, devido ao papel que os nutrientes representam nas habilidades cerebrais. É importantíssimo para a prevenção de doenças, tais como a anemia por deficiência de ferro, obesidade, e cárie dental, além de prevenção de doenças crônicas como doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, osteoporose e outras. Uma alimentação saudável não significa uma alimentação cara ou de difícil acesso. Fazem parte de uma alimentação de verdade a maioria dos alimentos “in natura”, sem ser industrializados, tais como: feijão, arroz, milho, trigo, frutas, legumes e verduras, sementes e castanhas, que devem ser consumidos em porções adequadas todos os dias para garantir os nutrientes essenciais ao organismo. Sempre visando descascar mais e desembalar menos. Calorias vazias só irão trazer problemas à saúde e não determinarão o crescimento saudável de seu filho, por isso a qualidade é mais importante que a quantidade. As crianças, além de macronutrientes como proteínas e carboidratos, precisam das vitaminas e minerais para seu desenvolvimento. Por isso, se seu filho não quiser comer, não troque por um lanche (pães, biscoitos, bolos, massas, embutidos) e espere outro momento para oferecer outra refeição saudável”.

Renata Branco listou alguns alimentos essenciais: “entre os nutrientes mais importantes  estão os carboidratos, proteínas, vitaminas A e C, ferro, zinco e cálcio, fibras e gorduras boas. Não pode faltar o arroz com feijão, tubérculos como batata doce , aipim, inhame; frutas como abacate, banana, laranja, maçã, frutas vermelhas; legumes e verduras como cenoura, chuchu, abóbora, berinjela, couve, brócolis, oleaginosas; carne, frango, peixe, ovos e gorduras boas como azeite.  Sempre variando o cardápio e utilizando temperos naturais como alecrim, salvia, cheiro verde, salsa, cúrcuma e orégano, por exemploË.

E na hora de investir na alimentação saudável, vale usar e abusar da criatividade na hora de montar os pratos. Além disso, a recomendação é que o momento da refeição não esteja atrelado a qualquer outra atividade. “Existem várias receitas atrativas e práticas que podem ser feitas. Usar os alimentos para fazer desenhos como flores, carinhas… Se um tipo de preparação não agradar, não é porque ele não gosta daquele alimento, pode ser simplesmente a textura daquele alimento. Lembrando: nunca desista de oferecer os alimentos ao seu filho e não alimente-o vendo televisão ou tablete, pois a comida será empurrada e ele não aprenderá a se alimentar de forma saudável. Paciência nessa fase é o principal. Dê a colher ou o garfinho para ele ter o prazer de se alimentar sozinho e sempre mostre os alimentos a ele. Faça com que a refeição seja um momento agradável para ele”.

O importante é lembrar que tudo deve ser feito de forma bem natural para evitar traumas. “Se o seu filho recusar algum alimento, não force, ameace ou até mesmo utilize recompensas. Devemos sempre ter criatividade nos pratos e persistência. Mesmo a criança recusando aquele alimento, não deixe de colocar no prato dele. Muitas mães gostam de fazer misturinhas escondendo os legumes e verduras, não tem problema fazer isso. Mas não deixe de sempre apresentar aquele alimento ao seu filho, de fazer com que ele participe da elaboração dos pratos, levando-o ao hortfruit ou supermercado, assim irá despertar a curiosidade e será um momento descontraído em família. Os pais poderão explicar aos filhos a importância de cada alimento de uma forma que a criança nunca associe a alimentação a algo negativo. Sempre que possível ofereça a fruta e não o suco para a criança para ter mais contato com o alimento e ingestão das fibras daquela fruta”.

Nos dois primeiros anos de vida, alimentos não saudáveis como açúcar e industrializados não devem ser oferecidos, pois reduzem o apetite e competem com alimentos mais nutritivos, além de determinar o paladar dos filhos muitas das vezes até a idade adulta, já que os alimentos industrializados recebem aditivos para ressaltar o sabor, gerando sensações que não estão presentes no alimentos naturais. “Quando a criança vai comer um legume, ela diz que não tem gosto ou faz cara feia. Esses aditivos podem deixar a criança com hiperatividade e levar à obesidade. E o mais importante disso tudo é a criança ter o exemplo dentro de casa, pois a criança é o reflexo do que ela vê em casa. Não adianta os pais fazerem uma comida saudável para seu filho e comer comidas industrializadas, biscoitos, doces, não comer frutas, verduras e legumes”, finaliza a especialista.

Crédito: divulgação

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

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Saúde

Dra. Marla Cruvinel celebra marco de 11 anos e 2.500 Faceliftings com inovação e excelência

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Fundadora do Grupo Sensebele, cirurgiã dentista e mentora de saúde estética transforma vidas com técnica revolucionária sem cirurgia

Dra. Marla Cruvinel, cirurgiã dentista fundadora e CEO do Grupo Sensebele, comemora a marca histórica de mais de 2.500 Facelifting realizados e 11 anos das clínicas em São Paulo, Goiânia e Boston, formou-se em Odontologia em 2008 pela Universidade Federal de Goiás.

Além disso, ela é professora da Técnica Facelifting que ganhou o coração das mulheres e homens por ser um tratamento sem cirurgia, sem cortes, minimamente invasivo, seguro e duradouro. Além de empresária (CRO SP 149.818) é Mentora de Profissionais da Saúde de Estratégias para Alavancar Clínicas desde então, dedica-se a estudar e encontrar formas de melhorar a vida das pessoas por meio da estética.

Nessa área, já realizou mais de 2500 procedimentos usando o protocolo de Sensebele Face Lifting. Dra. Marla entende que realçar a beleza das pessoas é também uma forma de levar qualidade de vida para elas, e vivencia isso após cada procedimento. “É simplesmente uma das melhores sensações que se pode ter, é ver o sorriso e o brilho no olhar de cada paciente depois de um procedimento. Notar que, dessa maneira, pude fazer a diferença na vida deles”.

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Saúde

Popular entre influencers, uso de Ozempic revela necessidade de mudanças na mentalidade

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Segundo o hipnoterapeuta Thiago de Castro, uma abordagem com foco no fortalecimento da saúde mental é vital para obter resultados duradouros e uma vida equilibrada

Tornando-se uma verdadeira febre entre celebridades e influenciadores digitais em busca da fórmula perfeita para emagrecer, o Ozempic, medicamento originalmente desenvolvido para tratar o diabetes tipo 2, agora é amplamente promovido nas redes sociais como uma solução milagrosa para a perda de peso.

Segundo um estudo realizado pela plataforma DrFirst, houve um aumento de 150% nas prescrições de Ozempic entre dezembro de 2022 e junho de 2023, refletindo a crescente demanda do medicamento como uma ferramenta de emagrecimento, mesmo entre aqueles que não têm diabetes

Com figuras públicas endossando seu uso e compartilhando suas transformações, a popularidade do medicamento cresceu exponencialmente. No entanto, é importante questionar se essa solução é realmente sustentável a longo prazo.

De acordo com Thiago de Castro, hipnoterapeuta, coach e neurolinguista que trabalha há mais de 13 anos ajudando pessoas a se livrarem da obesidade, o Ozempic é um medicamento que contém semaglutida, um composto que ajuda a regular os níveis de insulina e glicose no sangue. “Além de seu uso para diabetes tipo 2, tem sido cada vez mais utilizado para perda de peso devido aos seus efeitos secundários que incluem a redução do apetite e a sensação de saciedade prolongada”, revela.

Além da perda de peso e controle da glicose, estudos indicam que o medicamento pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares.

Problemas associados ao uso do Ozempic

Embora eficaz, o Ozempic pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, diarreia e constipação, que podem ser desconfortáveis e, em alguns casos, levar à descontinuação do uso.

Segundo o especialista, o preço elevado também é um problema. “Isso porque o tratamento custa cerca de R$1.500 por mês, tornando-o inacessível para muitas pessoas. Este alto custo é um obstáculo significativo para aqueles que buscam uma solução duradoura e de longo prazo”, pontua.

Thiago alerta que para manter os benefícios de perda de peso e controle glicêmico, é necessário o uso contínuo do medicamento. “A interrupção do tratamento pode resultar na recuperação do peso perdido e no retorno dos níveis de glicose ao estado anterior, tornando os efeitos limitados”, declara.

Vale lembrar que com a popularidade crescente do Ozempic, o mercado ficou repleto de produtos falsificados, representando um risco significativo para a saúde dos consumidores.

Mudança na mentalidade

O hipnoterapeuta acredita que embora o Ozempic ofereça uma solução eficaz para a perda de peso e controle da glicose, não é uma solução milagrosa. “A dependência exclusiva de medicamentos pode ser enganosa e insustentável a longo prazo. A verdadeira mudança acontece internamente, com uma mentalidade fortalecida e hábitos saudáveis”, afirma.

Para alcançar e manter a perda de peso de forma sustentável, é crucial adotar um estilo de vida saudável. “Isso inclui alimentação equilibrada, com uma dieta rica em nutrientes, frutas, legumes, proteínas magras e grãos integrais, além de atividades físicas regulares, ajudando a manter a balança sob controle e melhorando a saúde cardiovascular”, pontua.

Enquanto o Ozempic segue ganhando popularidade como uma solução rápida para perda de peso, é essencial reconhecer que ele não oferece uma resposta definitiva e permanente aos desafios da obesidade. “Adotar uma abordagem com foco no fortalecimento da saúde mental é vital para obter resultados duradouros e uma vida equilibrada”, finaliza.

Sobre Thiago de Castro

Thiago de Castro é hipnoterapeuta, coach, neurolinguista e trabalha há mais de 13 anos ajudando pessoas a se livrarem da obesidade. Ele eliminou 76 quilos sem cirurgia e sem remédio, e tem inspirado milhares de pessoas a trilharem o mesmo caminho. Através dos seus programas e mentorias, já ajudou mais de 8 mil pessoas a se tornarem mais saudáveis.

É também monitor da turma Master em Hipnose clínica pelo instituto Lucas Naves. Possui formação em coaching pelo IBC, hipnose clínica pelo IMTA, master em hipnose clínica pelo IMTA, especialização em Hipnose Ericksoniana pelo IMTA, e master em PNL. É formado também em Constelação Familiar pelo IDESV e autor do livro “Quem pensa emagrece”. Atualmente, possui mais de 275 mil seguidores no Instagram e 40 mil inscritos no YouTube.

Para mais informações, acesse o Instagram ou o Youtube.

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Saúde

Andréa Anes Psicóloga se torna referência no atendimento de pessoas com autismo

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Nordestina, nascida em Recife, com 57 anos e aos 12 anos descobriu a sua paixão pela psicologia. Aos 16 anos passou no vestibular da Universidade Federal e logo depois, por questões pessoais foi transferida para FACHO ( Faculdade de Ciências Humanas de Olinda) onde concluiu o curso em 1991.

Mãe de 4 filhos, Hugo, Igor, Ícaro e Clara a razão do seu viver.
Há 7 anos foi apresentada ao ” mundo azul” , iniciando seus estudos, especializações e pós graduações relacionadas ao Autismo ( TEA), se tornando especialista no assunto.
Em 2020, realizou mais um sonho e montou sua clinica com a missão de trazer qualidade de vida aos que a buscavam. Hoje contando com profissionais altamente capacitados para o atendimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos, tanto neurotipicos como neuroatipicos ,surgindo o Espaço Andréa Anes Pereira.

Atualmente, está desbravando mais um caminho, onde está se pós graduando em Psicologia Forense e Jurídica, com o objetivo de atuar na área da Perícia judicial e da Assistência Técnica Judicial, mais uma vez validando a sua missão de oferecer qualidade de vida aos que a procuram.

Instagram oficial
https://www.instagram.com/espacoandreaanes?igsh=MTdyOGFramtscWQwMA==

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