Connect with us

Saúde

Nutricionista dá dicas para facilitar a introdução alimentar dos pequenos: “descascar mais e desembalar menos”

Published

on

Os pais precisam estar sempre atentos à importância de tentar trazer uma alimentação saudável para o cardápio das crianças. Pensando nisso, a nutricionista Renata Branco dá dicas importantes sobre o assunto e ainda explica como inserir alimentos na dieta dos pequenos de forma criativa. Para muitos, a introdução alimentar pode ser um bicho de sete cabeças, mas a especialista ensina como encarar essa fase com leveza e naturalidade.  Primeiramente ela cita a importância de não desistir de apresentar um novo alimento quando a criança o recusa logo de cara.

“Quando a criança rejeitar algum alimento, não desista de apresentá-lo novamente, tente mudar a textura, a forma de preparo do alimento ou um temperinho diferente. Não deixe essa seletividade da criança se tornar um problema. A melhor solução é ter calma, não demonstrar nervosismo e caprichar na introdução alimentar, pois é ela que vai levar na memória para o resto da vida dela. A alimentação saudável na infância é o que vai determinar um envelhecimento saudável. Sabemos que na gestação a criança ja tem contato com a alimentação da mãe e essa memória pode ser levada para criança para o resto de sua vida, podendo a criança ter ou não hábitos saudáveis, tendência a obesidade e doenças crônicas. A rejeição da criança a alimentos é normal. A fase mais comum é nos 2 anos e na fase pré-escolar. O processamento sensorial é o responsável por organizar o significado das sensações, seja um toque, um sabor ou um cheiro maravilhoso de um prato”, afirma.

Segundo nutri, a prioridade deve ser sempre os não industrializados. “A alimentação saudável na infância e na adolescência é determinante para o desenvolvimento saudável de uma criança. Ela pode ter influência em seu futuro intelectual e físico, devido ao papel que os nutrientes representam nas habilidades cerebrais. É importantíssimo para a prevenção de doenças, tais como a anemia por deficiência de ferro, obesidade, e cárie dental, além de prevenção de doenças crônicas como doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, osteoporose e outras. Uma alimentação saudável não significa uma alimentação cara ou de difícil acesso. Fazem parte de uma alimentação de verdade a maioria dos alimentos “in natura”, sem ser industrializados, tais como: feijão, arroz, milho, trigo, frutas, legumes e verduras, sementes e castanhas, que devem ser consumidos em porções adequadas todos os dias para garantir os nutrientes essenciais ao organismo. Sempre visando descascar mais e desembalar menos. Calorias vazias só irão trazer problemas à saúde e não determinarão o crescimento saudável de seu filho, por isso a qualidade é mais importante que a quantidade. As crianças, além de macronutrientes como proteínas e carboidratos, precisam das vitaminas e minerais para seu desenvolvimento. Por isso, se seu filho não quiser comer, não troque por um lanche (pães, biscoitos, bolos, massas, embutidos) e espere outro momento para oferecer outra refeição saudável”.

Renata Branco listou alguns alimentos essenciais: “entre os nutrientes mais importantes  estão os carboidratos, proteínas, vitaminas A e C, ferro, zinco e cálcio, fibras e gorduras boas. Não pode faltar o arroz com feijão, tubérculos como batata doce , aipim, inhame; frutas como abacate, banana, laranja, maçã, frutas vermelhas; legumes e verduras como cenoura, chuchu, abóbora, berinjela, couve, brócolis, oleaginosas; carne, frango, peixe, ovos e gorduras boas como azeite.  Sempre variando o cardápio e utilizando temperos naturais como alecrim, salvia, cheiro verde, salsa, cúrcuma e orégano, por exemploË.

E na hora de investir na alimentação saudável, vale usar e abusar da criatividade na hora de montar os pratos. Além disso, a recomendação é que o momento da refeição não esteja atrelado a qualquer outra atividade. “Existem várias receitas atrativas e práticas que podem ser feitas. Usar os alimentos para fazer desenhos como flores, carinhas… Se um tipo de preparação não agradar, não é porque ele não gosta daquele alimento, pode ser simplesmente a textura daquele alimento. Lembrando: nunca desista de oferecer os alimentos ao seu filho e não alimente-o vendo televisão ou tablete, pois a comida será empurrada e ele não aprenderá a se alimentar de forma saudável. Paciência nessa fase é o principal. Dê a colher ou o garfinho para ele ter o prazer de se alimentar sozinho e sempre mostre os alimentos a ele. Faça com que a refeição seja um momento agradável para ele”.

O importante é lembrar que tudo deve ser feito de forma bem natural para evitar traumas. “Se o seu filho recusar algum alimento, não force, ameace ou até mesmo utilize recompensas. Devemos sempre ter criatividade nos pratos e persistência. Mesmo a criança recusando aquele alimento, não deixe de colocar no prato dele. Muitas mães gostam de fazer misturinhas escondendo os legumes e verduras, não tem problema fazer isso. Mas não deixe de sempre apresentar aquele alimento ao seu filho, de fazer com que ele participe da elaboração dos pratos, levando-o ao hortfruit ou supermercado, assim irá despertar a curiosidade e será um momento descontraído em família. Os pais poderão explicar aos filhos a importância de cada alimento de uma forma que a criança nunca associe a alimentação a algo negativo. Sempre que possível ofereça a fruta e não o suco para a criança para ter mais contato com o alimento e ingestão das fibras daquela fruta”.

Nos dois primeiros anos de vida, alimentos não saudáveis como açúcar e industrializados não devem ser oferecidos, pois reduzem o apetite e competem com alimentos mais nutritivos, além de determinar o paladar dos filhos muitas das vezes até a idade adulta, já que os alimentos industrializados recebem aditivos para ressaltar o sabor, gerando sensações que não estão presentes no alimentos naturais. “Quando a criança vai comer um legume, ela diz que não tem gosto ou faz cara feia. Esses aditivos podem deixar a criança com hiperatividade e levar à obesidade. E o mais importante disso tudo é a criança ter o exemplo dentro de casa, pois a criança é o reflexo do que ela vê em casa. Não adianta os pais fazerem uma comida saudável para seu filho e comer comidas industrializadas, biscoitos, doces, não comer frutas, verduras e legumes”, finaliza a especialista.

Crédito: divulgação

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Saúde

Cirurgião explica que nova técnica de lipoaspiração possibilita um pós-operatório menos doloroso

Published

on

A busca por cirurgias de lipoaspiração está cada vez maior. O cirurgião plástico Regis Ramos disse que com o passar do tempo e os avanços tecnológicos é possível realizar o procedimento de forma menos invasiva e com resultados cada vez melhores no pós-operatório.

Ramos explicou que a nova técnica de lipoaspiração chamada “ONE S.T.E.P.” possibilita grande redução da dor, minimizando o trauma nos tecidos com grande redução de hematomas no pós-operatório. Dessa forma, o paciente tem uma rápida recuperação, proporcionando um excelente ganho de tempo e bem-estar. O especialista reforça que após o procedimento a recuperação é rápida, e possibilita a prática de exercícios físicos precocemente.

“Esta inovação possibilita o uso da gordura coletada com células tronco para novos tratamentos,usando como preenchimento de sulcos faciais,harmonização da face,enxertos de glúteos e mamas e rejuvenescimento das mãos,” esclareceu.

Os benefícios da nova técnica são:

*Uso do laser para extração de tecido adiposo,preservando adipócitos e células tronco do tecido coletado:
*Sem curetagem;
*Baixo volume de infiltração
*Uso imediato do tecido coletado,sem processamento ou necessites enzimas;
*Temperatura de trabalho do laser abaixo da corpórea;
*Sem queimaduras ou fibroses;
*Rápida recuperação às atividades laborais do paciente;
*Retração da pele e redução da flacidez;
*Enxerto livre de tecidos conectivos e grumos;
*Viabilização para enxerto composto, destinado a possível regeneração de pele, tecido subcutâneo, cartilagem e mucosas.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Saúde

Síndrome de Burnout: saiba como a hipnose clínica pode ajudar no tratamento

Published

on

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.
Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros.

Traduzido do inglês, “burn” quer dizer queima e “out” exterior.

A Síndrome de Burnout também pode acontecer quando o profissional planeja ou é pautado para objetivos de trabalho muito difíceis, situações em que a pessoa possa achar, por algum motivo, não ter capacidades suficientes para os cumprir.

Essa síndrome pode resultar em estado de depressão profunda e por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas.

A Síndrome de Burnout envolve nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas.

O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença.

A hipnose é uma ótima opção para o tratamento da síndrome de burnout, pois é uma ferramenta que utiliza uma linguagem capaz de gerar novas perspectivas nos pacientes através do estado alterado de consciência, onde o profissional consegue ter acesso a dores e traumas de forma mais leve e segura.

A hipnoterapeuta Débora Diniz, explica que quando é encontrada a programação negativa que está afetando a vida daquele paciente, este evento é ressignificado e no lugar são instaladas programações positivas. A hipnose é um tratamento que não utiliza medicamentos, garantindo assim o bem-estar do paciente que não se fragiliza com os efeitos colaterais dos remédios. 

Redes sociais: 

Linkedin: Linkedin.com/in/deboradiniz

Foto: Fabiano Diniz

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Saúde

Cirurgião plástico ensina novo método de rinoplastia

Published

on

No ano de 2020, a rinoplastia foi a cirurgia plástica mais realizada no Brasil, de acordo com uma pesquisa feita pela Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF). Uma das novidades desse procedimento é a técnica de rinoplastia por vídeo, onde os profissionais podem aprender através do curso IrCard 2022, ministrado pelo cirurgião plástico Dr Regis Ramos, pioneiro na técnica.

O especialista explica que com essa nova técnica é possível corrigir os problemas internos e externos da região nasal.

“Ela não tem incisão externa no nariz. Dentro da narina é feita uma pequena incisão na qual nós vamos trabalhar toda a área do dorso e ponta. A seguir colocamos um aparelho de vídeo para verificar se não ficou nenhuma irregularidade, tanto na parte óssea, quanto na parte cartilaginosa”, disse o cirurgião.

Dr. Regis ainda conta que com essa cirurgia é possível a retirada de produtos como PMMA, material aloplástico, onde através de um microfuro o aparelho é introduzido, possibilitando a retirada de 100% da substância colocada no nariz.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Geral14 horas ago

NetEnt Free Casino Games

There are many who’s ever wanted to play online cas jack and the beanstalk rtpino games but was not confident...

Rodrigo Teaser durante o Show - Foto: Rose Lima Rodrigo Teaser durante o Show - Foto: Rose Lima
Celebridades15 horas ago

Rodrigo Teaser se apresenta com o espetáculo ‘Michael Lives Forever’ na Palladium Times Square em NY

O último sábado, 25 de Junho, foi inesquecível para Rodrigo Teaser, que é cantor e dançarino, considerado o principal cover...

Geral19 horas ago

Mannersmith Etiquette asking works customers set their utmost base Forward in Dating and in Life

The brief type: individuals may think of decorum as focusing on how much to advice at a cafe or restaurant...

Geral23 horas ago

Boondockers Welcome™ Encourages partners going to the Open Road & Save Money by Joining the RV neighborhood

The brief Version: Boondockers Welcome could be the passion project of seasoned RV people who would like to help people...

Geral1 dia ago

Real Money Slots Real money slots can be an enjoyable and rewarding experience. This kind of slot game requires deposit...

Moda2 dias ago

Empresária fala sobre as principais tendências da moda para o inverno

Com a chegada do inverno, é hora de apostar nas tendências da moda e também tirar aquelas roupas que ficam...

Business2 dias ago

Sucesso em grandes eventos, Sorvete Retrô anuncia novidades da marca

Por Viviane de Almeida Popular nas décadas de 80 e 90, o sorvete retrô ou sorvete americano fez parte da...

Geral2 dias ago

Pin Up Casino Rəsmi Veb Saytı Play, Pin Up Play Casino

Əgər bu edilərsə, biz eyni fotoşəkillərin yaradılmasından ibarət olan yoxlamanın ikinci mərhələsinə keçirik. Və fotoşəkillərdə son paraqrafda qeyd olunan məlumatlar...

Geral2 dias ago

Maior turnê nacional de empreendedorismo e marketing chega à São Paulo

“O objetivo é propagar nossa mensagem para o maior número de pessoas com o evento BBC On The Road que...

Geral3 dias ago

How to Elevate Your Essays

The ability to connect your writing to the larger global community is the first step to elevate it. By connecting...

Advertisement

Mais Lidas

Copyright © BusinessFeed