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O modelo que colocou um trader no caminho da lucratividade

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Guilherme Basaglia acreditou que poderia enriquecer rápido fazendo day trade. Perdeu dinheiro até que descobriu a mesa proprietária e finalmente passou a lucrar no mercado

O supervisor de TI, Guilherme Basaglia, 34 anos, é um exemplo clássico de trader que perdia dinheiro no mercado financeiro, mas foi “salvo” pela mesa proprietária que lhe proporcionou saber o que é lucrar. Casado e pai de uma filha de dois anos de idade, Basaglia teve seu primeiro contato com o day trade em 2021, em plena pandemia de Covid-19. Com pouco dinheiro disponível, abriu conta em uma corretora e arriscou sem nem ao menos ter estudado o tema. Por sorte (ou azar) se deu bem na primeira operação para depois só perder dinheiro trabalhando por conta própria.

“Comecei com R$ 200 e me dei bem, terminei o primeiro dia com R$ 400. Fiquei feliz e confiante com a certeza de que aquilo era realmente para mim. Mas depois eu mais perdi dinheiro do que ganhei”, conta o trader que foi apresentado ao mercado financeiro por um colega de trabalho que fazia day trade há um mês e estava indo bem. “Ele comentou que estava ganhando um dinheiro extra e se prontificou a dar dicas caso tivéssemos interesse. Chamamos um terceiro colega e montamos um grupinho para estudar um pouco o assunto”.

A questão é que os três eram leigos e estudaram com base no que viam na internet. Não demorou muito para o próprio amigo que apresentou o mercado desistir do day trade. Basaglia insistiu por dois anos até que, no fim de 2022, descobriu o mundo das mesas proprietárias. Ele, então, fez um teste e passou. Mas ainda não ali que as coisas mudaram a seu favor. Apesar de ter ido bem na ocasião, o dono daquela mesa não o quis contratar.

“Ele disse que, embora eu tenha passado no teste, ele não gostou da minha forma de fazer day trade e não me deixou assinar o contrato. Fiquei chateado, mas continuei procurando até que descobri a Axia Investing”. Basaglia foi aprovado logo na primeira tentativa e começou a operar dentro do modelo de mesa proprietária no início de 2023. Preocupado em não cometer os mesmos erros de quando operava por conta, ele resolveu estudar mais e também se preparou psicologicamente. Deu certo.

Em agosto de 2023, Basaglia participou do teste para ingressar no TC Star Desk, então a mais nova mesa proprietária do Brasil que estava sendo montada na época. Foi bem-sucedido e resolveu operar nas duas casas. Seu nível operacional melhorou tanto que em março deste ano ele recebeu o prêmio de melhor trader do mês em ambas as mesas proprietárias.

“Não me considero o melhor por causa disso, pelo contrário, tenho muito para aprender e um longo caminho para crescer neste segmento. Mas eu tenho aproveitado as oportunidades para adquirir mais conhecimento e, desde que entrei na mesa proprietária, passei a operar com mais cautela. Controlo minha ansiedade e sei a hora de parar quando estou perdendo, assim como sei quando o lucro já é suficiente e não há porque arriscar mais”, comenta.

O erro da fórmula mágica

Os erros cometidos por Guilherme Basaglia em seu início de carreira são muito comuns entre os traders novatos. Ele mesmo conta que operava sem saber com exatidão o que estava fazendo. Apenas reproduzia as dicas e estratégias milagrosas de alguns influencers que acompanhava no YouTube. “Podemos dizer que era um verdadeiro copia e cola. Por sorte, dava certo de vez em quando. Mas na maioria das vezes eu perdia”.

Basaglia, então, descobriu que também podia usar robôs em suas operações. Robôs são programas baseados em inteligência artificial que fazem day trade, bastando que o operador especifique os parâmetros a serem seguidos. Mas, sem trocadilho, usar robô se mostrou uma verdadeira roubada. “Um dia eu deixei o robô operando e sai para fazer outras atividades. Quando voltei já estava negativo em R$ 1 mil. E para recuperar isso depois? Não foi fácil”, conta.

O CEO do TC Star Desk e da Axia Investing, Antonio Marcos Samad Júnior, reforça que o day trade é sim uma boa profissão que possibilita ganhar bastante dinheiro. Mas ressalta que não existe fórmula mágica. “Sempre digo que em qualquer profissão só é possível ser bem-sucedido se a pessoa se dispuser a aprender. Infelizmente é o que a maioria não faz. Outra questão é que não existe estratégia que possibilite ganhar sempre. O mercado é dinâmico, por isso, cuidado com falsos gurus. Quanto aos robôs, eles são úteis, mas ainda não são capazes de substituir o ser-humano. Se fosse assim, não haveria mais ninguém perdendo tempo acompanhando o mercado para operar”.

Samad explica que a mesa proprietária é a melhor porta de entrada para o mercado financeiro. Em seu ponto de vista, quem quer fazer day trade deve estudar e começar a operar por meio de uma mesa, pois além de não arriscar o próprio capital, o novato tem tempo de adquirir experiência. Além disso, a mesa proprietária não exige horário de trabalho nem uma meta de ganhos – só não pode atingir o limite de perdas -, ou seja, trata-se de um modelo de trabalho flexível, em que o trader opera quando tiver tempo livre.

“Quanto a experiência frustrante do Guilherme quando foi barrado na primeira mesa onde tentou ingressar, é importante explicar que esta não é a regra do mercado. Porém, há boas e más empresas. As gerenciadas por mim têm regras claras e eu acredito que a maioria seja assim. Então, aquele que der o azar de entrar numa dessas mesas menos profissionais, não deve desanimar e sim migrar para uma companhia séria como é o caso do TC Star Desk e da Axia, por exemplo”, sugere.

Basaglia, que ainda atua como supervisor de TI, pretende fazer do day trade seu único trabalho. A razão é a flexibilidade, a possibilidade de trabalhar no horário que for mais adequado e quando tiver alguma outra atividade, simplesmente poder realizá-la sem ter de dar satisfação a ninguém. “Em setembro do ano passado eu tirei férias. Viajei com minha família e operei no mercado naqueles momentos em que a gente não tinha nada para fazer. É isso que eu quero. Poder planejar minha vida social da forma que for melhor para mim e para minha família sem ter que dar explicações e sem deixar de ganhar dinheiro. O trabalho como trader proporciona isso”.

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Mundo La Feira a maior Imersão para Profissionais de Saúde no Brasil nos dias 23 e 24 de novembro

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Nos dias 23 e 24 de novembro de 2024, Alphaville, São Paulo, será palco do Festival de Conteúdo Mundo La Feira, um evento exclusivo e inovador que promete ser a maior imersão para profissionais de saúde no Brasil. Focado em médicos, nutricionistas, educadores físicos e especialistas em bem-estar, o festival visa conectar esses profissionais em uma intensa jornada de aprendizado, troca de conhecimentos e networking.

Realizado no Grupo Acelerador, um espaço equipado com o que há de mais avançado em tecnologia de som e imagem, o evento oferecerá uma experiência imersiva única. Serão abordados temas essenciais para o setor de saúde, incluindo telemedicina, transformação digital, estratégias de marketing para o setor, inovação nos cuidados com a saúde e métodos de engajamento do paciente. Mais de 35 palestrantes compartilharão suas experiências nos diversos temas em torno do mercado de Saúde.

O Festival de Conteúdo Mundo La Feira é a oportunidade perfeita para os profissionais de saúde que desejam se atualizar sobre as principais tendências, compartilhar experiências e explorar novas possibilidades em um ambiente totalmente dedicado à inovação e excelência no setor. Ingressos e mais informações estão disponíveis no site oficial do evento. https://mundolafeira.com/campanha/1o-festival-de-conteudo-mundo-la-feira/

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COP 29: Conheça 6 iniciativas de empresas brasileiras que reduzem a emissão de poluentes

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Subestações de energia elétrica, créditos de carbono, uso da biomassa e incentivo de descarte correto de resíduos são alguns exemplos de iniciativas adotadas

São Paulo, novembro de 2024 – Autoridades de todo o mundo estão reunidas em Baku, no Azerbaijão, para a 29ª Conferência das Partes (COP29), para discutir novas alternativas e soluções para frear o aumento da temperatura global. No Brasil, empresas de diferentes segmentos avançam nas iniciativas de sustentabilidade para diminuir o impacto ambiental e preservar a natureza. Confira as ações abaixo:

Hypera Pharma: fontes de energia renovável

O Grupo Hypera Pharma, por exemplo, passou a ter 100% de seu consumo de energia proveniente de fontes renováveis. Em 2023, colocou em operação duas novas subestações de energia elétrica em Goiás, em sua subsidiária Brainfarma. Com isso, deixou de utilizar mais de 651 mil litros de combustível para geração de energia. No mesmo ano, foi neutralizada a emissão de 3.888 toneladas de CO2, correspondentes ao plantio de 27,2 mil árvores. Outro avanço em eficiência energética foi a substituição de combustíveis das caldeiras das operações, trocando o óleo BPF (óleo de baixo ponto de fluidez, proveniente do petróleo) por gás natural. Só em 2023, essa alteração resultou na redução de 2.327 toneladas de CO2 em comparação com o ano anterior. Com as iniciativas, o grupo reduziu em quase 28% as emissões diretas, superando a meta de 20% estabelecida para 2030.

epharma: usuários compensam emissões

Outra iniciativa é da epharma, pioneira em programas de benefícios em medicamentos no Brasil, que visa atingir a meta de neutralização do carbono até 2025. Trata-se do epharmaGreen, que permite que usuários da plataforma comprem créditos de carbono para compensar as emissões indiretas de gases de efeito estufa, como aquelas geradas pelo transporte até farmácias, por exemplo. A epharma já alcançou 33% da meta de neutralização de carbono e 42% do uso de energia renovável. Em números absolutos, são 900 mil kWh de energia renovável e a neutralização de 190 toneladas de gás carbônico.

ComBio: biomassa para geração de calor

Na indústria, cerca de 70% das emissões de gases de efeito estufa são provenientes da energia térmica. Uma alternativa para substituição é a biomassa, uma fonte renovável composta por elementos naturais que se regeneram e que pode zerar as emissões de CO2. Além de substituir combustíveis fósseis para geração de energia térmica, a utilização da biomassa proporciona uma destinação para esses resíduos agrícolas, evitando descarte irregular. A biomassa inclusive bateu recorde de contribuição no Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia em 2023.

BASF: Balanço de biomassa para desfossilização das cadeias produtivas

No Brasil há 113 anos, a BASF tem investido em diferentes abordagens para alcançar sua meta global de redução de 25% das emissões de carbono até 2030. Uma das inovações que a líder mundial do setor químico tem trazido para mercado é o conceito de Balanço de Biomassa, que substitui matéria-prima fóssil por renovável.

O Complexo Acrílico da BASF em Camaçari, no estado da Bahia, unidade que fabrica insumos utilizados em várias indústrias, como adesivos, construção civil, higiene e produtos de pintura, é a primeira unidade de produção da empresa na América do Sul a obter o selo Ccycled®, atestando o uso de matérias-primas sustentáveis por meio da abordagem de balanço de massa, diminuindo a pegada de carbono de seus produtos. Em uma de suas cadeias produtivas, a nível de produto, a BASF foi pioneira em oferecer aditivos para plásticos por meio do balanço de biomassa, reduzindo em até 60% a pegada de carbono, em comparação com a pegada de carbono média global desses produtos.

Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB): Potencial em transição energética nos transportes

O Brasil dá um passo significativo em direção à mobilidade sustentável com a formação do Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB). A iniciativa busca impulsionar a transição energética limpa, economicamente viável e socialmente responsável do setor de transportes do Brasil, respeitando a neutralidade tecnológica e estimulando a neoindustrialização. Recentemente, o Acordo de Cooperação divulgou um estudo feito pela LCA Consultores e MTempo Capital, comprovando que o Brasil possui vantagens competitivas para a descarbonização do transporte, uma vez que suas matrizes energética e elétrica são limpas e compostas por energia renovável. O país já desenvolve, há décadas, alternativas efetivas de descarbonização veicular por meio dos biocombustíveis, destacadamente o etanol. O estudo mostra que o aumento progressivo do fator de uso de biocombustíveis em substituição aos fósseis em cerca de 26 pontos percentuais (de cerca de 38% para 64% de 2030 a 2050) poderia equiparar as emissões globais do cenário convergência global-híbridos às do cenário 100% elétricos, mesmo considerando a medição atual e mais restrita, do poço à roda. Estes resultados indicam o potencial de descarbonização dos biocombustíveis, soluções já disponíveis no país, de uma forma mais rápida e de baixo custo, uma vez que ocorreria mesmo sem mudanças relevantes na composição da frota atual de veículos – cuja renovação leva muito tempo, ainda em países como o Brasil, com baixo poder aquisitivo de parcela expressiva da população motorizada.

BD: Gestão de resíduos hospitalares e projeto de mobilidade

A BD, uma das maiores empresas de tecnologia médica o mundo, tem o propósito de impulsionar o setor da saúde através ações de ESG para o fortalecimento da promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas. Uma delas é o BD Recicla, um programa pioneiro implementado pela BD em parceria com a Rede D´Or e com o Hospital Sírio-Libanês, que já transformou mais de 15 toneladas de resíduos hospitalares plásticos não contaminados em matéria-prima para produção de novos produtos plásticos, como lixeiras para uso da própria instituição de saúde. Com o volume reciclado a iniciativa evitou a emissão de mais de 21 toneladas de gás carbônico. O programa engloba treinamento dos profissionais, coleta, transporte, processamento e destinação dos resíduos de forma segura e ambientalmente responsável. Outro compromisso da BD é reduzir as emissões de gases de efeito estufa por meio da substituição dos veículos a combustão por elétricos. O projeto de mobilidade já contribuiu para a redução da emissão de 41 toneladas de CO2 até o momento.

Foto: Ilustrativa

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Fidelização em foco: saiba como a Black Friday pode fortalecer sua marca

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Com 47% dos brasileiros querendo gastar na sexta-feira de ofertas, as estratégias de personalização e loyalty podem transformar o dia em uma plataforma de engajamento contínuo para os comerciantes

A Black Friday é um dos eventos mais esperados tanto pelos consumidores quanto pelos varejistas. Há uma enorme expectativa por parte dos compradores, que se preparam para aproveitar grandes promoções, enquanto a indústria e o varejo fazem investimentos significativos em mídia, descontos agressivos e antecipação das ofertas. No entanto, mesmo com todos esses esforços, muitos varejistas perdem uma grande oportunidade: transformar essas transações intensas de curto prazo em clientes fiéis e engajados no longo prazo.

Segundo o estudo da MindMiners, 47% dos brasileiros já planejam gastar na sexta-feira mais esperada deste ano e 38% reservam uma parte do orçamento anual especificamente para essa data. A mesma pesquisa revela que 43% dos consumidores, especialmente as mulheres, participam regularmente das avaliações pós-compra, deixando evidente como essas avaliações moldam percepções de marca e confiança em produtos. Esse compartilhamento de informações cria uma rede orgânica de recomendações, essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Apesar do entusiasmo, um dos maiores desafios para os varejistas é converter essa intenção de compra em um relacionamento contínuo com o consumidor.

Transformando transações em fidelidade

Os lojistas já realizam um esforço massivo para atrair consumidores durante a Black Friday, desde campanhas publicitárias impactantes até descontos imperdíveis. Esse esforço, no entanto, muitas vezes se limita a aumentar o número de transações, com foco exclusivo no curto prazo. A grande pergunta é: como converter esse gasto elevado em algo mais do que uma mera “ação comercial”?

Para o Vice-presidente de Estratégia e Crescimento da Coretava,  João Paulo Amadio,  a chave está em utilizar o seu programa de relacionamento ou loyalty de maneira estratégica. “Imagine se, ao invés de apenas buscar uma única transação durante a sexta-feira de descontos, os varejistas pudessem desbloquear ofertas ainda mais atraentes para os clientes já cadastrados no programa? Por exemplo, oferecer boosters, como descontos exclusivos ou recompensas adicionais, para os membros do programa de loyalty, incentivando não só a compra, mas também o engajamento contínuo”, exemplifica.

Além disso, a data oferece uma oportunidade única para o cadastro de novos membros no programa de relacionamento. Ao invés de uma abordagem genérica, os comerciantes podem criar campanhas com um propósito definido: cadastrar clientes que estejam alinhados com a proposta do programa, focando em mantê-los por mais tempo.

“Essa estratégia permite que não apenas recupere os investimentos feitos na Black Friday, mas também construa um relacionamento com o cliente que vá além da transação inicial. Isso pode incluir a criação de oportunidades para novas interações — tanto transacionais quanto não transacionais — que aumentam o valor do cliente no longo prazo e ajudam a diluir os custos elevados das promoções e campanhas de marketing”, afirma Amadio.

Uma experiência personalizada faz toda diferença!

Conforme a Epsilon, 80% dos consumidores estão mais propensos a comprar de empresas que oferecem experiências personalizadas. A McKinsey confirma essa tendência, apontando que cerca de 78% dos consumidores têm mais chances de fazer compras recorrentes de marcas que fornecem conteúdo altamente personalizado.

No cenário competitivo da Black Friday, a personalização faz toda a diferença. Clientes que recebem ofertas baseadas em compras anteriores ou que veem sugestões alinhadas com suas preferências têm mais chances de retornar. Programas de fidelidade modernos utilizam big data e machine learning para oferecer um atendimento customizado e ágil, elevando a satisfação e construindo um vínculo emocional com a marca.

“O cliente de hoje não busca apenas o menor preço; ele quer ser reconhecido. Os varejistas precisam investir em plataformas que integrem dados e permitam uma interação personalizada em todos os pontos de contato, especialmente durante eventos de alta demanda como a sexta-feira de descontos”, acrescenta o especialista.

Black Friday como ponto de partida, não de chegada

Para que essa estratégia seja eficaz, é essencial que os varejistas enxerguem a data não apenas como uma oportunidade de maximizar vendas em um único dia, mas como um ponto de partida para construir relações duradouras com seus clientes. Ao investir em personalização e em programas de fidelidade bem estruturados, é possível transformar essas interações pontuais em um ciclo de engajamento contínuo.

“Ao entender o comportamento de compra dos consumidores e antecipar suas necessidades, os varejistas podem criar experiências mais relevantes e cativantes, promovendo uma conexão emocional com a marca que vai além do desconto”, complementa o Vice-presidente de Estratégia e Crescimento da Coretava.

No fim das contas, a sexta-feira de ofertas deve ser vista como uma plataforma para iniciar um diálogo com os consumidores. Um relacionamento bem gerido, alimentado por recompensas personalizadas e interações significativas, tem o potencial de transformar clientes esporádicos em defensores leais da marca, gerando um impacto positivo de longo prazo nas vendas e na percepção da empresa.

“A grande lição para os lojistas é clara: a Black Friday é muito mais do que um dia de promoções. É uma oportunidade estratégica para fidelizar consumidores, utilizando programas de loyalty, personalização e experiências diferenciadas. Ao focar em criar valor além do preço, as empresas podem garantir não apenas sucesso nas vendas imediatas, mas também construir uma base sólida de clientes fiéis e engajados para o futuro”, finaliza Amadio.

Coretava

A Coretava está na vanguarda da revolução do varejo e dos negócios, unindo ciência comportamental e gamificação para transformar a interação com os clientes. Fundada pelo visionário empreendedor Aws Alnabulsi, a empresa usa elementos típicos dos jogos — como pontos e desafios — para criar experiências interativas e dinâmicas, aumentando o engajamento e a fidelidade dos consumidores. Desde sua fundação, a Coretava tem se destacado com soluções inovadoras em programas de fidelização, atendendo mais de 1000 marcas globais. Com um crescimento sólido e recente expansão para o Brasil, a empresa continua a redefinir o mercado com estratégias de longo prazo e produtos revolucionários, como o Core Loyalty, que amplia o valor do tempo de vida do cliente e melhora o ROI. Saiba mais: Site / LinkedIn

MindMiners
A MindMiners é uma empresa de tecnologia que atua desde 2013 comprometida com a inovação para trazer soluções disruptivas para o mercado de consumer insights. Ao combinar pesquisa, tecnologia e inteligência de dados, a plataforma auxilia marcas dos mais diversos portes e segmentos a tomar decisões de negócio de forma eficiente a partir de dados confiáveis que traduzem o comportamento do consumidor. A companhia conta com um painel de respondentes proprietário e exclusivo, o MeSeems, que reúne mais de 5 milhões de pessoas de todo o país, elas compartilham ideias, preferências e rotinas, gerando um valioso banco de informações. Dentre os clientes que hoje integram a carteira da MindMiners estão Riachuelo, Vivo, BTG Pactual, Nestlé, Diageo e TikTok. Atualmente, conta com mais de 100 funcionários e almeja conquistar R$ 100 milhões em contratos até 2025. Saiba mais: https://mindminers.com/

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