Barra
Connect with us

Business

O papel da educação para frear os problemas climáticos no Brasil e no mundo

Published

on

Por Rodrigo Bouyer, avaliador do INEP e sócio da Somos Young

Conforme relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), as emissões globais de CO2 (gases de efeito estufa) precisam cair 43% até 2030. Isso deve evitar um aumento na temperatura média da terra, que pode ultrapassar 1,5oC. Compara-se esta estimativa aos níveis pré-industriais de aquecimento global.

Se a meta não for atingida, os problemas quanto à biodiversidade, à segurança alimentar e hídrica, à saúde humana e à paz mundial se tornarão ainda maiores. No Brasil, há uma vasta liderança de universidades que há anos estão trabalhando com temas relacionados ao ambiente; a USP (Universidade de São Paulo), Unicamp, Puc e Mackenzie são algumas delas. Seria muito importante, contudo, que houvesse um projeto de governo que unisse o setor e nossos melhores cientistas em torno do tema. A educação é a chave para solucionar problemas contemporâneos pelo âmbito do conhecimento.

As Instituições de Ensino Superior (IES) podem propor soluções para consumo de energia, para uma produção agrícola mais ecológica, para a segurança alimentar e para a preservação dos reservatórios de água. A pesquisa é sempre mais relevante quando realizada no local de aplicação. Com países de dimensões continentais e necessidades diversas, unir cientistas de todo o Brasil em um projeto único e amplo, ajudaria a desenvolver soluções que impactem positivamente cada comunidade. É necessário que empresas, governos e diversas organizações apresentem metas inovadoras para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Assim, formam-se profissionais qualificados que podem auxiliar na produção de uma perspectiva mundial, administrando uma das maiores crises que a humanidade já enfrentou. Este ano, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) será sediada no Brasil. Percebe-se e sente-se a falta de um grupo de pensadores que possam refletir sobre tais causas em nosso território.

O mundo espera por isso. A universidade é fundamental nesse processo, afinal, não se faz uma boa política ambiental sem consenso científico; este é o meio do caminho: a princípio, há o ensino de base (essencial); depois, o científico e , por fim, a formação. Estamos às vésperas de um colapso cataclísmico sem precedentes em nossa história. Janeiro foi o mês mais quente de todos os tempos.

A universidade tem um papel de transformação, sendo detentora da autoridade para informar a sociedade, mantendo-se à frente da discussão, apontando soluções que são, hoje, necessárias para a manutenção da vida. É necessário estabelecer o enfrentamento às mudanças ambientais globais. Esta é a prioridade dos nossos tempos, que tem a capacidade de acelerar o envolvimento de todas as IES.

A ciência é o principal dínamo desta discussão, havendo uma inserção nas mudanças ambientais e na formação de todos os estudantes. Exigem-se inovação e reeducação para o futuro. Não podemos nos esquecer do que nos foi ensinado até agora.

Devemos observar a formação de profissionais como potencializadores para mitigar o impacto social em todo o mundo. É um dever humanitário preservar a própria vida, a ciência e os direitos da humanidade diante das adversidades impostas. Os indivíduos devem sair dos centros acadêmicos preparados para uma realidade, a qual, aos poucos, deixa de existir.

Precisamos reformular a forma de fazer ciência. Esta deve ser muito mais integradora, convergente e multidisciplinar. Só assim resolveremos esse problema, que é, talvez, o mais complexo da nossa história. A temática pode estar incluída em todos os currículos, afinal, precisaremos de engenheiros, arquitetos, médicos, enfermeiros que deverão transformar tal tarefa em um foco das suas carreiras.

Enfrentar a emergência climática não é uma tarefa fácil, requerendo uma abordagem interdisciplinar, multinível e com muitos atores envolvidos. Há muito trabalho a ser feito.

Portanto, deve haver a colaboração entre diferentes instituições e organizações para que haja engajamento com toda a sociedade a fim de realizar uma mudança real e duradoura para a humanidade. A lógica por detrás do nosso sistema tem de ser superada. A única maneira para que haja reformas efetivas neste âmbito é por meio do convite de toda a sociedade a um pensamento inovador e transformador.

O nascedouro de novos tempos advém de uma consciência que reflita sobre os problemas coetâneos. A educação é, como sempre, a chave para o futuro; a chave para nossa transformação política, econômica e ambiental.

Continue Reading
Advertisement

Business

AG. PPLURAL nasce no Rio como nova agência de entretenimento

Published

on

A empresa, fundada por Caio Tupper e Thiago Barros, tem a proposta de um olhar plural sobre a cultura

Chega ao mercado a AG. PPLURAL, nova agência de entretenimento sediada no Rio de Janeiro que aposta na pluralidade cultural como motor de criação e conexão. Fundada por Caio Tupper e Thiago Barros, a agência nasce com a proposta de atuar de forma transversal em diversas frentes do entretenimento: da música ao esporte, da arte à gastronomia, do cinema às festas — reconhecendo que o entretenimento é tão diverso quanto as pessoas que dele participam.

A AG. PPLURAL surge com a missão de construir experiências autênticas, que dialogam com diferentes públicos e linguagens culturais. Mais do que criar eventos, a agência desenvolve estratégias que transformam projetos, marcas e ideias em vivências memoráveis.

“Ser plural é entender que entretenimento não é uma coisa só. É a resenha com os amigos, o show que emociona, a corrida no fim de semana, o prato que marca uma memória. A gente se propõe a atuar nesse ecossistema cultural amplo, sempre com respeito ao contexto e sensibilidade às identidades envolvidas”, destaca Caio Tupper, que soma mais de 10 anos de experiência no setor e passou 3 anos da carreira em Portugal, onde atuou em projetos globais de cultura e comunicação.

Ao lado dele está Thiago Barros, profissional com sólida vivência no mercado de eventos corporativos e de entretenimento. Juntos, formam um time complementar, que une criatividade, visão de negócios e sensibilidade cultural.

Com identidade visual forte, linguagem contemporânea e projetos autorais em desenvolvimento, a AG. PPLURAL representa uma nova geração de agências de entretenimento. Mais do que conectar marcas a públicos, a proposta é criar pontes entre o simbólico e o comercial, entre a vivência e a estratégia, entre o que se sente e o que se entrega.

Continue Reading

Business

Grupo Palatium celebra 17 anos com a inauguração de seu novo e sofisticado espaço: Palatium Hall

Published

on

Um novo capítulo esta prestes a começar!
Quem conhece o Grupo Palatium sabe que sempre será surpreendido com experiências inesquecíveis em cada evento. “ A sensação que tive foi de estar dentro de um sonho fantástico. Já sabia que o buffet era maravilhoso, mas quando entrei para a festa da amiga, Natália Varela, fiquei impactada com tanta perfeição” afirma a convidada, C. Sampaio.

Agora, para celebrar o sucesso consolidado com 17 anos de história, o Grupo inaugura o Palatium Hall — um espaço concebido para ser mais do que um local de celebração: um ícone de arquitetura, sofisticação e funcionalidade que valoriza a experiência do convidado desde a chegada.

Idealizado para atender às principais tendências do mercado de festas, o Palatium Hall une elegância e acolhimento, oferecendo uma experiência estética marcante.

A arquitetura segue uma linha contemporânea com toques clássicos, destacando-se pelo estilo Cozy Garden, paginação de piso amadeirado e grandes planos de vidro que proporcionam leveza e integração com o exterior.

O projeto também priorizou a harmonia com a edificação branca já existente no terreno para garantir um conjunto arquitetônico coeso e elegante.

O paisagismo foi cuidadosamente planejado criando um ambiente acolhedor e altamente fotogênico — característica cada vez mais desejada em espaços para festas, que se transformam também em cenários perfeitos para registros inesquecíveis.

Outra importante característica é a flexibilidade para diversos tipos de eventos, como casamentos, 15 anos, aniversários, formaturas e encontros corporativos.

Além da excelência arquitetônica, o Palatium Hall aposta em uma proposta gastronômica renovada, alinhada com as tendências internacionais. O cardápio destaca pratos inspirados na culinária francesa e mediterrânea e oferece opções fit, atendendo aos paladares mais exigentes.

Um dos grandes diferenciais é a comodidade e segurança da entrega de belíssimos projetos de decoração, já característicos no Grupo Palatium.

E a grande novidade de 2025 é a “Amazing Dessert”, uma experiência gastronômica interativa em formato de cooking show, na qual as sobremesas são montadas ao vivo, transformando o momento doce da festa em um espetáculo à parte. Além disso, os menus são personalizados de acordo com o tema de cada celebração, garantindo exclusividade e uma experiência inesquecível.

Com a inauguração do Palatium Hall, o Grupo Palatium reafirma seu compromisso com a excelência e a inovação.

Serviço:
Palatium Hall
Av. Hermínio de Castro 175, Parque Manibura

Continue Reading

Business

Ceará avança em estratégia de inovação com missão empresarial ao Parque Tecnológico de São José dos Campos

Published

on

Com o objetivo de conectar a indústria cearense aos mais avançados ecossistemas de inovação do país, uma comitiva formada por 32 empresários e representantes de instituições, participou, no dia 26 de maio, de uma missão ao Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT). A ação integrou setores estratégicos como alimentos, químico, energia, telecomunicações, construção civil, e pesquisa nas áreas de agroindústria e saúde, com foco no fortalecimento de alianças que transformem tecnologia em desenvolvimento econômico para o Ceará.

“Nosso compromisso é gerar conexões que tragam resultados reais. O Ceará tem capacidade produtiva, instituições sólidas e vocação para a inovação. O PIT está pronto para colaborar com esse processo”, afirmou André Siqueira, Business Advisor do PIT, responsável pela articulação da Missão.

“Durante a visita, os participantes conheceram a infraestrutura e os mecanismos de apoio do parque, que abriga mais de 500 empresas de base tecnológica, além de centros de pesquisa, investidores, startups e grandes corporações. A programação incluiu painéis temáticos, apresentação de cases de sucesso, visitas a empresas como Nestlé, Altave, Autaza, Agrotools, UAVI e ID-SUBSER”, registra Siqueira.

O PIT atua como parceiro estratégico de governos e prefeituras na criação de políticas de inovação, modernização de distritos industriais, capacitação de gestores e desenvolvimento de cidades inteligentes. Essa dimensão institucional foi destaque na missão, reforçando a importância de integrar a inovação à gestão pública e às estratégias regionais de desenvolvimento.

Segundo Marcelo Nunes, vice-presidente de Negócios do PIT, a aproximação com o Ceará é estratégica: “Estamos diante de um estado com enorme potencial produtivo. A parceria articulada por André Siqueira mostra como a inovação pode ser aceleradora de competitividade e transformação industrial.”

A visita também simboliza a consolidação de uma ponte entre o Ceará e o Vale do Paraíba — movimento impulsionado pela instalação do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza, ampliando ainda mais o intercâmbio de talentos e conhecimento.

De acordo com Alex Martins, presidente do Sindipan, “a visita ao Parque Tecnológico de São José dos Campos foi maravilhosa. Ampliou muito nossa visão e nos abriu a mente para buscar soluções que possam ajudar a resolver alguns dos desafios enfrentados na panificação.” A mesma percepção é compartilhada por Paulo Rabelo, presidente do Sindiroupas, para quem “a visita ao PIT foi uma oportunidade valiosa para enxergarmos, na prática, como a inovação pode ser articulada de forma eficiente entre governo, academia e setor produtivo. Essa experiência nos inspira a construir, no Ceará, um ecossistema forte, capaz de impulsionar a competitividade da indústria da moda por meio da tecnologia, da colaboração e de uma visão voltada para o futuro.”

Já para Beto Chaves, presidente do Sindquímica-CE e da Associação Industrial do Guaiúba Chemical Park, a missão representou uma oportunidade estratégica de aprendizado e inspiração. “Vejo como bastante exitosa a experiência da Missão realizada no PIT, em São José dos Campos, pois foi uma excelente oportunidade de aprendermos, conhecermos e nos aprofundarmos em uma ambiência de muita inovação e cases positivos. Trata-se de um equipamento maduro, com 20 anos de atuação, um polo industrial que respira inovação, com incubadoras para startups se desenvolverem. Hoje, nós temos o Polo Químico de Guaiúba em pleno desenvolvimento e o Polo Industrial de Maranguape saindo do papel, e a ideia foi aprender para trazer essas informações e um pouco da expertise de projetos já consagrados para aplicar nos nossos empreendimentos, visando acelerar o desenvolvimento dos nossos polos e o impacto na indústria química cearense. Só temos a agradecer o convite e parabenizar pela valorosa iniciativa.”

Para Gustavo Saavedra, chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, a missão também foi uma oportunidade de compreender a dinâmica prática de um ecossistema de inovação maduro. “O evento no PIT foi uma excelente oportunidade de conhecer como se constrói e opera uma estrutura dedicada a levar a inovação para dentro das empresas. Desde startups até grandes multinacionais, todos convivem em um ambiente desafiador, onde soluções e integrações são construídas e reverberadas na geração de empregos e faturamento.”

Com o apoio do Sistema FIEC, SEBRAE e SESI, a missão ao PIT representa mais do que uma visita institucional: é um passo concreto para posicionar o Ceará como protagonista nacional em inovação industrial, integrando tecnologia, território e estratégia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

Gestão11 horas ago

Sob gestão de Silze Kelly, SuperTotem cresce 140% e amplia operação para São Paulo

    Empresa especializada em totens carregadores amplia presença nacional com abertura de filial na capital paulista   A SuperTotem,...

Negócios11 horas ago

Toque Art Adesivos e Rótulos se Destaca em Maringá com Soluções Personalizadas para o Setor Farmacêutico e Nutracêutico

A Toque Art Adesivos e Rótulos, empresa sediada em Maringá, vem se consolidando como referência na produção de rótulos e...

Entretenimento14 horas ago

Turma da Mônica lança coleção de roupa íntimas infantis

A Turma da Mônica acaba de ganhar uma nova forma de vestir o dia a dia das crianças com a...

Saúde14 horas ago

Conforte-se Tangará da Serra: Um Novo Conceito de Conforto e Cuidado no Pós-Operatório de Cirurgia Plástica

Tangará da Serra recebe uma novidade transformadora para quem passa pelo delicado período de recuperação após cirurgias plásticas. A empresa...

Negócios15 horas ago

Lisoterapia: a rede de salões que revolucionou o alisamento sem formol e está conquistando o mundo

No coração da beleza moderna, onde saúde e estética caminham juntas, um nome vem ganhando cada vez mais espaço —...

Moda15 horas ago

Maior seletiva de modelos do Brasil chega a Bauru; saiba como participar

Max Fashion Tour será realizado nos dias 14 e 15 de junho com inscrições gratuitas  O Max Fashion Tour, a...

Negócios16 horas ago

Flexfab, fabricante global de mangueiras e tubos de silicone de alta performance, anuncia parceria com Agência Tipo para aumentar presença no mercado industrial brasileiro

Multinacional especializada em silicone e polímeros aposta na modernização do site e reforço da presença digital como parte de sua...

Negócios16 horas ago

Mais de 30 sabores e uma viagem ao Polo Norte: nova febre de milk-shakes chega ao Brasil

Com ambientação imersiva e cardápio criativo, Polar Shake chega ao Brasil para conquistar o público jovem e apaixonado por sabores...

Moda16 horas ago

Resellers de luxo projetam aumento da busca por presentes – e investimentos – para Dia dos Namorados

Desejo de “impressionar” a pessoa amada com itens de alto potencial de valorização aquece a procura por bolsas de grife...

Moda16 horas ago

Moda junina ganha releitura moderna em editorial infantil

Com looks divertidos e cheios de personalidade, ensaio celebra o espírito das festas típicas com crianças como protagonistas A agência...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed